sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Exposição de infidelidade



Julião João Cumbane adicionou 2 fotos novas — com Homer Wolf.


Sabeis? Eu discordei do Alexandre Chivale (à esquerda, na imagem), quando ele me disse que Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique, cometeu uma ilegalidade ao permitir que Armando Guebuza, membro do Conselho de Estado, fosse ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sem que antes o Conselho de Estado se tivesse reunido para deliberar sobre a convocação do ex-estadista àquela audiência. Na nossa conversação, eu disse ao Alexandre Chivale que ele ACONSELHOU MAL o seu cliente (Armando Guebuza). Pequei por expressar este ponto de vista, de forma aberta e clara. Alexandre Chivale não acolheu bem a minha colocação e começou a misturar-me com as pessoas que ele não gosta, incluindo o Filipe Nyusi. Vede que ele até me chama "Cumba", em vez de "Cumbane".


Isto justifica a divulgação, por Alexandre Chivale, de partes das várias conversas que ele travou comigo, via WhatsApp. Esta exposição é reveladora de quão AMIGO INFIEL Alexandre Chivale poder ser, quando não se sentir à vontade com algum confidente seu. Claramente, o desiderato desta exposição de infidelidade é provar uma suposta incoerência de Julião João Cumbane. Ocorre, porém, que Alexandre Chivale não se apercebeu de que ao proceder como procedeu, publicando excertos da nossa conversa, mostrou a todo o mundo que ele não é digno de confiança. É por isso que eu considero que ele deu tiro no seu próprio pé.

Quem pode confiar em alguém que quando tem algum desentendimento com um interlocutor seu, recorre à exposição do conteúdo de conversas privadas com este? E para piorar a dúvida, Alexandre Chivale é advogado: será que sabe guardar sigilo dos seus clientes?

Imagino que alguns dirão que estou a discutir pessoas. Errado. Eu estou a denunciar um comportamento público que não abona a quem o tem. Os detalhes de uma conversa privada devem permanecer privados. Se uma das partes os publica, por qualquer que seja o motivo, então essa parte expõe-se como não-merecedora de confiança de qualquer um; e pior quando se trata de um profissional do Direito.


Minha opinião!


---


PS1: Quem for atento deve ter reparado que no excerto de conversa que Alexandre Chivale publica nos screenshots (à direita na imagem), eu coloco dúvidas (pergunto), para obter melhor esclarecimento. Esse esclarecimento que ele deu a mim não o publica porquê? Aqui eu não o farei por ele!

PS2: Alexandre Chivale também já teve um desacordo de opinião com Gustavo Mavie, num programa da Rádio Moçambique. Constou-me nesse programa, Alexandre Chivale insinuou que Gustavo Mavie é "bajulador" de Filipe Nyusi. Ou seja, já que hoje o Alexandre Chivale está decepcionado com Filipe Nyusi, então TODO o mundo tem que estar igualmente decepcionado. Isto ilustra que, para além de "amigo" desleal, Alexandre Chivale é também excessivamente intolerante para com a diferença de opinião. Definitivamente, ele não merece confiança de ninguém.


Novamente, minha opinião!



Comentários


Josue Mucauro Dr. Julião João Cumbane uma das melhores maneira de resolver um assunto é o silêncio, esse post (funalização dos problemas/coisas de comadres), na verdade não vos ajudará em nada... O importante não é um dizer assado ou guizado, até PK o mal já foi feito, o que deve acontecer é manterem se sereno e FIRME perante o sucedido, e se calhar criarem bases do primeiro congresso dos comentadores pró...
Gosto · 2 · 3 h


Julião João Cumbane Josue Mucauro, eu respeito a tua opinião, se souberes respeitar a minha decisão. Firme, eu sempre estive firme!
Gosto · 1 · 3 h


João Langa Muianga No penúltimo paragrafo da sua opinião, que passo a transcrever, "Quem pode confiar em alguém que quando tem algum desentendimento com um interlocutor seu, recorre à exposição do conteúdo de conversas privadas com este?...", esta pergunta retórica, temum sentido de assumir a autoria das mensagens ora exibidas que sobremaneira depreciam a figura do Chefe do Estado denegando-lhe a autoridade ao lhe reduzir a pequenez por apelidar-lhe de "Filipinho"!
Aqui o Prof. utilizou a tática de avestruz de esconder a cabeça e deixar a descoberto todo corpo mas infelizmente só os vesgos não conseguem ver.
Vezes melhor o silencio!
Gosto · 9 · 2 h · Editado


Edy Gulas Jaime Magumbe
Gosto · 3 h


Lyndo A. Mondlane Professor tenho q estar de acordó contigo, as conversas privadas deveriam permanecer nessa condicao..
Gosto · 5 · 3 h


Alexandre Zerinho E olha que Cumba significa Porco... Trágico!!
Gosto · 6 · 3 h · Editado


Josue Mucauro Lyndo o AC errou e foi muito infantil, mais esse post do prof. não deveria ser feito. A que se aprender em cada coisa que fazemos, a origem dos screanshot foi causado por um post de funalização, entre EV e AC, acredito que se continuarem assim virão mais screanshot
Gosto · 1 · 3 h


Julião João Cumbane Deixa que venham mais screenshots, Josue Mucauro!
Gosto · 1 · 3 h


Homer Wolf eh eh eh...

Gosto · 23 min


Zito Tomas Eishhh... ainda tenho esse disco.
Gosto · 7 min


Lyndo A. Mondlane Isto demostra p estado geral da nacao, as pessoas nao Sao capazes de separar as opinioes políticas das relacoes, em paisea normais os adversarios políticos nem sempre Sao inimigos...
Gosto · 2 h


Cremildo Maculuve ha indivíduos que apareceram e acham que são deuses e os outros meros consumidores sem opinião. achei que não devesse intervir em casos vergonhosos e fofoca e intriga, mas alguns temam em pensar que o país só existe porque eles apareceram na esfera pública. ignoram ou o fazem por tal que este país sempre existiu antes e durante a sua vergonhosa ausência. não somos burros nem consumimos produtos acabados. temos consciência e capacidade de análise e leitura. continuem com as vossas atribuladas e vergonhosas agendas que nós, Atentos e inexpectaveis mirones, estamos a ver.
Gosto · 2 · 2 h · Editado


Hilário Tsope Crise de uma identidade académica dá, basicamente, no seguinte male: "violência verbal". Deixem as vossas "balas verbais" e nos brindem com as vossas ideias de humanismo...PLEASE.
Gosto · 4 · 2 h


Juma Aiuba Ai, ai, ai, ai, ai...! Where are we going, guys!?!Ver Tradução
Gosto · 2 h


Rildo Rafael Por isso vale a pena investir na competência no debate!!! ForçaJulião João Cumbane: Ninguém merece isso!!!
Gosto · 1 · 2 h


Lyndo A. Mondlane Nao se faz isso.. Se perde confianca...
Não gosto · 2 · 2 h


Joaquim Gove O que é privado deve permanecer privado até que seja rigorosa e vigorosamente necessário (extrema e justificadamente necessário) que venha à público. Nisto o público e o propósito tem que estar claramente bem definido e a exposição deve ser devida e cuidadosamente orientada.
Discussão em privado é discussão em privado (ñ importa o tamanho de exposição dos interlocutores -figuras públicas ou zé ninguém).Só os irresponsáveis, traidores, infantis recorrem à truques baixos como é o de expor o interlocutor!! Os ignorantes também podem fazê-lo por ignorância mas, ñ me quer parecer o caso do Alexandre Chivale, pois ñ é ignorante, uma vez douto nessas matérias.
É falta de respeito, falta de fidelidade, falta de pudor!!!

P.s.: o conteúdo, torna-se fofoca por causa disso e, daí, menos importante para o debate, chamando assim mais atenção, a atitude, o comportamento, etc, dos indivíduos - a meu ver.
Falar em privado é como pensar em voz alta e julgo que todos atribuímos símbolos às coisas que vemos, referimos, etc... Neste caso, só minimiza a figura do Chefe do Estado quem expõe o que ñ foi tratado ao nível de ser assim partilhado...
Gosto · 1 · 1 h


Lyndo A. Mondlane Isso mesmo...
Gosto · 1 · 1 h


Xavier Jorge Uamba Esse assunto é exclusivamente dos fanáticos da frelimo, por isso que me parece ser complicado dizer alguma coisa. Para mim esse grupoinho por mais que seja de alas diferentes não deixa de ser ds frelimo, em Setembro de 2017 estarão juntos no congresso a concorrer para alguns cargos dentro do partido. Mesmo o mano Alexandre Chivale assim como prof Julião João Cumbaneambos poderão juntos partilhar mesmo espaço lá no congresso, pese embora não forem delegados, mas duma ou doutra forma não nos baralha, vocês se conhecem bem. Resolvam os vossos problemas em of.
Gosto · 1 h


Homer Wolf Profe, em minha opinião, acho que é melhor passar uma borracha sobre este assunto. Quem quis perceber já percebeu: houve deslealdade e muita má fé do sodotori das leis (jogo muito baixo)...
Mas tambem houve excesso da confiança da sua parte ao confiar no seu "amigo infiel" (é essa coisa de se confiarem uns aos outros só porque tocam batuque e comem maçarona juntos).
Que lhe sirva de lição para nunca pensar que "tudo que é da Frelimo é bom"...
Gosto · Agora mesmo

Sem comentários: