sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

ENTRE AS PERGUNTAS SEM RESPOSTA E O MAR DE ESPECULAÇÕES


Magazine CRVGostar da Página

Revista de Imprensa | Moz (De: “canalMoz)
ENTRE AS PERGUNTAS
SEM RESPOSTA E O MAR DE ESPECULAÇÕES
- Caso “Valentina Guebuza”
.
----- >> Na tarde de ontem, Zófimo Muiuane esteve no Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo, sob custódia policial, a tratar de um dedo fracturado. Queixa-se também de dores no braço, que se supõe que tenham sido causadas durante a briga com a sua esposa.
.
De: Canalmoz (nº 1856 – Pdf)
.
Beira (Magazine CRV) -- A Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo confirmou, na quinta-feira, o assassinato de Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente da República Armando Guebuza. O crime foi atribuído a Zófimo Muiuane, marido de Valentina Guebuza.

A Polícia disse que o crime aconteceu na residência do casal, na Av. Julius Nyerere.

O crime aconteceu por volta das 23h00. Segundo as informações disponíveis, Valentina Guebuza foi alvejada com quatro tiros, disparados pelo seu próprio marido. Quando foi levada para o Instituto do Coração, em Maputo, ia já sem vida.

“A primeira indicação que temos é de um caso autêntico de violência doméstica, que acabou desembocando infelizmente na morte da cidadã Valentina Guebuza”, disse o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique, Inácio Dina. “Imediatamente, o principal indiciado, que é o esposo, foi detido, e, neste momento, está em curso todo o processo que vai culminar com a devida responsabilização, se for concluído o envolvimento deste cidadão”, acrescentou.

Entretanto, há várias perguntas que ficaram sem resposta neste incidente que deixou chocada a sociedade moçambicana. Os tiros alegadamente disparados por Zófimo Muiuane não foram ouvidos nas redondezas, apesar de viverem numa zona bastante movimentada e onde está localizado um dos mais conhecidos restaurantes de Maputo. Teria usado um silenciador? Os filhos de Armando Guebuza têm agentes da Segurança do Estado nas suas residências. Onde estavam os agentes de segurança que protegiam Valentina Guebuza? Zófimo Muiuane deslocou-se por iniciativa própria à 2.a Esquadra da Polícia, próxima da residência do casal, para se entregar? Por que é que não fugiu, depois de um acto tão grave? Não tinha para onde fugir, possuindo os meios todos que têm? Ou arrependeu-se? São várias as questões que se podem colocar. Até aqui, só é conhecida a versão da Polícia. Normalmente, a Polícia, quando diz que os indiciados confessaram o crime, chama a imprensa, para que os suspeitos ou acusados falem na primeira pessoa. Zófimo Muiuane ainda não falou.

O “Canalmoz” apurou que Zófimo Muiuane esteve ontem detido na Esquadra do porto de Maputo. Mais tarde, foi levado sob custódia ao Hospital Central de Maputo, onde deu entrada nos serviços de traumatologia do Banco de Socorros, para tratar de um dedo fracturado. Segundo uma fonte médica, Zófimo Muiuane queixava-se de dores no braço, que se supõe que tenham a ver com a briga que teve com a esposa.

Até aqui não são estas as informações disponíveis sobre a morte de Valentina Guebuza, a filha de Armando Guebuza que mais se destacou nos negócios da família.

Um dado a considerar é a relação da família Guebuza com armas. Recentemente, Armando Guebuza colocou o seu filho Mussumbuluko Guebuza a tratar com dirigentes da Segurança do Estado o expediente de importação de armas de vários calibres, cujo destino nunca se conheceu, mas que se supõe que tenham sido expedidas para alimentar a guerra contra a Renamo. Em várias fotos publicadas anteriormente pelo semanário “Canal de Moçambique”, Mussumbuluko Guebuza aparece a negociar as armas em Israel e, depois, a experimentar as armas já em Moçambique, num campo de treino com peritos israelitas. – Redacção - -- (Redacção, extraído daqui: CanalMoz nº 1856 - Pdf)


umBhalane said...

Moçambique da frelimo está de luto.

A ser, suposta e alegadamente, verdade, perdeu-se uma grande combatente, uma esclarecida e dinâmica empresária, uma lutadora incansável pelo desenvolvimento acelerado da pátria que muito amava, uma também insigne democrata.

Um emblema da liberdade.

Moçambique da frelimo sofreu, suposta e alegadamente, uma incomensurável perda.

Portugal, a Tugalândia, também está na eminência de uma grande catástrofe.

Na luta do povo ninguém cansa.

FUNGULANI MASSO

LEMBREM BEM

QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE


A LUTA É CONTÍNUA

15/12/2016 at 09:33
2

JJLABORET said in reply to Francisco Moises...

Oportuna observação, meu caro Francisco Moises.
O MPT coloca outro artigo que pode dar uma idéia de como se juntam, se associam ou se casam pessoas sob o lema do interesse econômico:

..."Que interesses convergem no casamento de Zófimo Muiuane e Valentina Guebuza?(Recordando)
Amanhã, naquele que é considerado, em alguns círculos, como “o casamento do ano”, entre Zófimo Muiuane, um executivo da Mcel e da "empresária" Valentina Guebuza, a segunda filha do Presidente moçambicano, alguns interesses podem estar em jogo e deverão ser salvaguardados. É, e tem sido assim, nos casamentos que envolvem figuras de escolas e extractos bancários diferentes, como parece ser o caso."

Inobstante isso, vale que, ao histórico assassino Armando Guebuza, se lhe dirijam os pêsames. Portanto a ele os meus pêsames.
15/12/2016 at 01:35
3

Francisco Moises said...

Na mafia os mafiosos se baleam... os ladroes lutam sobre a divisao dos bens pilhados. A filha do gatuno e gatuna. Apesar de tudo isto, os meus pesames ao camarada Armando Emilio Guebuza. Ele foi combatente da primeira hora pela gatunagem e as suas accoes criaram a dor, o luto e a morte em milhares de mocambicanos, portugueses e outros. Se e verdade que ele conheca tambem a dor e o luto.
15/12/2016 at 01:00



Valter Chiziane Essa suposta morte dessa valentina vai causar muita falanca. NB; eu disse suposta morte, porque essa morte ta muito estranho.
Gosto · Responder · 7 · 15 h


Macome Antonio Vai ficando nas suas suposicoes. Mas o certo. Mocambique perdeu mais uma das suas filhas.
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Alexandre Andre Andre Chirinze Respeito para com essa família. Um dia sentirá isso no coração.
Gosto · Responder · 14 h


Valter Chiziane nao negou sentirei, mx ao menos todos q vão m dzer q sento muito pela tua perda, dirão de coração. mx ela dúvido
Gosto · Responder · 10 h


Valter Chiziane todos dias Moçambique perde seus filhos digno dessa pátria amada
Gosto · Responder · 10 h


Lucia Quitxuwe E eu que nem creio.
Gosto · Responder · 10 h


Macome Antonio Lucia Quitxuwe , fique com a sua duvida.
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Lucia Quitxuwe Claro que fico com minha dúvida. Há muita coisa que não está clara.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Lucia Quitxuwe Claro que fico com minha dúvida. Há muita coisa que não está clara.


Gusmão Peixoto Uma das especulações vem no próprio jornal que, sem exagero, é o rei das especulações, manipulação de factos e das "fake news":
"Queixa-se também de dores no braço, que se supõe que tenham sido causados durante a briga com a sua esposa."
Gosto · Responder · 5 · 15 h


Macome Antonio Certo ilustre.
Gosto · Responder · 14 h


Bartolomeu Chichava E quem garante que sejam especulações?
Gosto · Responder · 13 h


Gusmão Peixoto Senhor Bartolomeu Chichava, o próprio jornal garante tais especulações:
1. Ao declarar e admitir, no título da notícia, que há "um mar de especulações."
2. Ao usar a expressão "que se supõe," que como deve saber, significa uma hipótese, uma teoria, uma conjectura, etc.
3. Ao supor algo que ocorreu no quarto de um casal (no qual duvido que alguém deste jornal estivesse para testemunhar os factos);
4. Ao supor um facto de entre vários possíveis. Por exemplo:
- As dores no braço podiam ser resultado do desconforto da cela onde se encontra detido;
- Podem ser resultado de um mau jeito ao ser transportado pela Polícia;
- Podia já estar a sentir tais dores muito antes da fatídica noite;
- Podia ter caído depois da briga do casal ao se retirar do local;
Enfim, como vê, suposições não faltam.
Agora, tendo em conta que se trata aqui de suposição de um jornal, que tem como missão relatar factos (apenas isso), após uma aturada confirmação de fontes, não tenha dúvidas de que se trata de uma especulação.
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Quimunda Muzila CanalDoMNR Voz da Quizumba. Alguma dúvida sobre que tipo de pasquim é este,?
Gosto · Responder · 12 h


Livaningo Tembe Bem, eu não entendo que haja algum problema com o titulo deste jornal acerca do presumível assassinato da Valentina, muitas questões pode-se levantar e, sem a própria confirmação e explicação do próprio acusado, só podemos especular, o acusado ainda não-se pronunciou apenas a policia, o que não entendo porque, o que leva o jornal optar por esse titulo, penso eu. porque e que o acusado, a própria família de valentina ainda não deram nenhum pronunciamento? ora qualquer informação não confirmada pelo acusado não da segurança a ninguém.


Elsa Cuvula Isso é uma palhasada acredita quem nao tem nada a fazer. Ate especulam morte so Deus para nos perdoar de tantos pecados
Gosto · Responder · 3 h


Bartolomeu Chichava Acredito na legitima defesa
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Calton Basilio pagamento de valores.
Gosto · Responder · 15 h


Gomez Man Tsolo e so dizer agi em legitima defesa, eo homen sircula n cidade ea felecida nx pais europeu! akabou a historia d nhe nhe nhe nhe nhe.. filha d guebuza tem muito dinheiro swiku yini yine hiku zue tititi
Gosto · Responder · 11 h


Quimunda Muzila Vc Caro e Abençoado Senhor Tsolo precisa com rapidez de um banho cerebral, tem caspa neuronal a mais.

CanalMoz
15/12 às 8:14 ·

A edição (em PDF) do (#CanalMoz) desta Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2016. Seja assinante e passe a receber diariamente no seu e-mail.


Jamyla Abdulay Sera q isso é verdade?? Ha ums anos atraz disseram q nhinpine havia morrido, mas ja ouvi rumores de q esta vivo e encontra-se a viver no exterior. Eu acho q é mais uma extrategia pra fujir das dividas, pork a maior parte d dinheiro do povo o guebuza usou pa comprar accoes nas empresa para a filha valentina. Ha gato nesta mata.
Gosto · Responder · 6 · 15/12 às 9:09

Jorge Tovela Quando o assunto é morte ha que ter minimo de respeito e ser humano
Gosto · Responder · 1 · 15/12 às 9:28


Jamyla Abdulay Nao pedi sua opiniao meu caro
Gosto · Responder · 3 · 15/12 às 9:29


James Chiseko Os mortos nao preciasam do seu respeito:
Gosto · Responder · 1 · 15/12 às 9:53


Josefa Joe Os vivos sim....kkkkk......Jorge Tovela
Gosto · Responder · 15/12 às 10:24


Abel Mavura Pereira Sande Em nome dos municipes da cidade de Chimoio provincia de Manica e em meu nome pessoal solidarizamos com a familia Guebuza. estava destinado segundo a biblia na carta de atos. que diz que ha tempo de cultivar e de colheita, tempo de alegria e de tristeza, tempo de rir e de chorar.
Gosto · Responder · 15/12 às 16:00


Francisco Nabila ECLESIASTES
Gosto · Responder · 15 h


Macome Antonio Francisco Nabila , sim Eclesiastes e nao Actos.
Gosto · Responder · 15 h


Valdone Faquione Amone Amone sim eclesiastes sera um erro falta d dominio do livro mae (biblia)?


Valter Chiziane Tenho muitas dúvidas com essa morte, lembrando m da dita morte do filho d Chissano q ha rumores q ta viver no exterior. Será q nao a mesma história com a valentina??? Mx também se for verdade só tenho a dizer q, DEUS é justo para aqueles( povo) q o clamam e ela nunca falha
Gosto · Responder · 1 · 15/12 às 9:31


Ckaskweya Duartey oticia so e completa quando ha imagens e videos e aqui nao ha isso o que me deixa com ponto de interogacao.
Gosto · Responder · 15/12 às 21:52


Ckaskweya Duartey Eu n qualidade d ser pertencent do mund, proclamo paz, q deus lhe tenha dado um ar!!! Amen....m
Gosto · Responder · 15/12 às 21:54


Macome Antonio Paz a sua alma. Deus que conforte a familia Guebuza.


Suva Baptista Triste


Ilda Machava E VERDADE


Regalado Onofre As revoltas de Deus


Matamba Jaime Bento Salazar Como ser assinante, qual é o criterio? CanlMoz? ?
Gosto · Responder · 15/12 às 9:55


Danny Abu Man Moz MORTE FORJADA
Gosto · Responder · 15/12 às 12:07


Afonso Octavio Macuacua e ele onde se encontra
Gosto · Responder · 15/12 às 8:27


Rachid Said Dizem que o cara se enforcou na cadeia. A ser verdade haveremos de saber sobre esse assunto. Paz e a sua alma
Gosto · Responder · 1 · 15/12 às 9:10


Abdala Jacinto Hiiii


Amade Jamal Jamal Hum morto pelo seu próprio marido há batata quente por ai.
Gosto · Responder · 15/12 às 8:27


Valgy Mussacate fazer como vamos ter que acreditar sao fontes de noticias no pais
Gosto · Responder · 15/12 às 9:59


Nelson Junior Dercio Cláudio
Gosto · Responder · 15/12 às 8:45


Raimundo Chau RIP
Gosto · Responder · 15/12 às 18:37


Francisco Mangulenge fmangulenge@gmail.com
Gosto · Responder · 15/12 às 21:51


Nena Soares Não sei porque estão logo a dizer pelo próprio marido ! Se ainda está em investigação , eu não acredit q foi ele q matou ! Porque 4 tiros mãe da filha ? E dia antes rolarem mensagens em anonimato !!! Não !!!! Não foi ele isso foi uma armadilha !
4


Emmanuel Cortês said...
Estou escandalizado...

Ahmejed Komar Khan

A VITÓRIA DE AHMEJED KOMAR KHAN SOBRE A " NOTÍCIA DO CASAMENTO DA VALENTINA GUEBUZA EM PERIGO "

Em primeiro lugar, saúdo ao presidente Afonso Dhlakama e todos resistentes do Rovuma ao Maputo, e do Zumbo ao Indico. Ainda saúdo a todos internautas independentes, que apoiaram o Médico militar, Major Ahmejed Komar Khan, quanto a notícia do título acima citado.

Portanto, há controvérsias no seio de muitos internautas para saberem quem foi o precursor genial do post com o título CASAMENTO DA VALENTINA GUEBUZA EM PERIGO! Um post publicado no dia 11/12/2012, que rendeu duras críticas por parte de alguns pupilos desta rede social, por excesso de gongorismo desta complexa personalidade. Até veneráveis internautas, que por razões de privacidade os reservo, atacaram agrestemente a Ahmejed Komar Khan, uns por despeito de inveja e outros assomo de mocidade para com os mais velhos. Já não se precisa visualizar com magnificência, que as manifestações feitas por estes críticos, são injustas, purque a verdade veio a tona três dias após o post vir para esta rede social. É evidente que todo povo teria o gosto de ler o incrível post original da profecia de Ahmejed Komar Khan, mas por razões de segurança do autor, e o post para não entrar em vários órgãos de comunicação social, o post foi removido. Apenas existem partilhas e plágios, bastando ler até no final, verão que sempre termina por, Europa, Inimigo às portas e no final a assinatura do insigne autor Ahmejed Komar Khan. Como sempre já vo-lo disse, Inimigo às portas é Ahmejed Komar Khan e Ahmejed Komar Khan é o inimigo às portas!

Não vim procurar apatias e nem dar elogios a Ahmejed Komar Khan para ter credibilidade só porque o publicou na data acima citada despertou muita gente, mas sim em seu nome pessoal, vim esclarecer dúvidas de alguns dos seus amigos, que sempre não quiseram o acreditar, não só pela sua maneira surpreendente de como ele disserta os seus artigos, mas também por existir muita graça em seus temas. Não se deve negar que o post com o título CASAMENTO DA VALENTINA EM PERIGO, é uma matéria prima de Moçambique explorada em factos para a Europa por fontes anonimas para Ahmejed Komar Khan, e ainda devolvida em letras para o seu pais Moçambique. O mesmo post , pela minha observação é a chave de ouro que abriu de par em par, as portas de bronze de Ahmejed Komar Khan. Um facto assinalável: mais de 200 pedidos de amizades o Ahmejed Komar Khan recebeu, ainda esperam ser aprovadas ou eliminadas. Já dá para desconfiar desses pedidos de amizades não serem de boa vontade, numa altura em muitos consideram o inimigo às portas como um autêntico feiticeiro e não como um profeta. A vitória de Ahmejed Komar Khan, é a verdade que veio a tona, que envergonhou a todos os seus detratores abusivos, que de uma forma direta ou indireta, o atribuíram vários nomes. Para os seus admiradores fica uma obra imorredoura e para os defensores da teia do mal Frelimo, ficam com saudades da Valentina Guebuza para sempre.

Viva Dhlakama!
Viva regiões autónomas!

Europa

CO- PRODUTOR
UNKNOWN SYSTEM JAZEERA

ABRAÇOS AO

INIMIGO ÀS PORTAS

AHMEJED KOMAR KHAN


Francisco Moises said in reply to JJLABORET...

Sim pêsames ao papa Guebuza pela perda da Valentina. Pelo menos certos de nos lhes endereçamos pêsames sem sentirmos dores. Este monstro, assasssino, criminoso que se dedicou a vida inteira a chacinar os filhos de Moçambique nunca se sentiu mal ou teve pena dos familiares, pais e maes daqueles que ele, e outros grandes assassinos tais como Joaquim Chissano, Sérgio Vieira, que agora deve estar muito alegre pela morte da filha do seu inimigo actual Guebuza, Mariano Matsinhe, Marcelino dos Santos, Raimundo Pachinuapa, Alberto Chipande e tantos outros facinoras. Eles assassinaram ou mandaram assissinar centenas de milhares.

Afinal a morte chega tambem a eles! E para o bandido Guebuza que com outros facinoras andaram sempre a mentir que lutaram pela independência nacional, que é mentira autêntica visto que os bandidos e criminosos passavam tempo inteiro naquela cidade suja chamada Dar E Salaam a comer, beber, o tilitintim passear nas ruas, o combate armado entre a sua filha ladra e o marido ladrao, foi a unica guerra que ele conheceu e viveu de perto, se estava perto dos dois combatentes e aguerridos.

O tsotsi Guebuza nao lutou na guerra colonial nem na guerra civil para onde ele mandava os filhos dos outros para enfrentarem os homens da Renamo dirigidos por um outro vagabundo de nome Afonso Dhlakama, agora cobardemente enfiado algures numa toca em Gorongosa.

Ca esta uma pequena lista dos crimes contra a humanidade do Armando Guebuza:

1. Roubo do dinheiro e planeamento de chacinas dos militantes da Frelimo durante a chamada guerra pela libertaçao nacional, quandi ele ficava em Dar Es Salaam.

2. Chacina de militares quando o bandido era o comissario politico das forças armadas populares da libertaçao de Moçambique, as FPLMs, depois da independência.

3. Detençao massiva de populares e o seu despacho para o Gulag frelimista, principalmente na Zambézia, especificamente em Milange no caso dos testemunas de Jeova; e para a escravatura nos campos da concentraçao da Frelimo em Nampula, Cabo Delgado e Niassa ou algures dentro de Moçambique. A maior e pior rusga khmer rouge-esca por ele empreendida tendo sido a tal OPERAÇAO PRODUÇAO.

4. Enginheirou todo o tipo de crimes contra os internados naqueles campos de concentraçao, incluindo trabalhos forçados que esgotavam os prisioneiros a morte, a sede, a fome, a quentura, o frio, epidemias, falta de tratamentos médicos para os internados, o uso de cobras venenosas para morderem e matarem os internados, queimar e enterrar vivo pessoas detidas.

5. Nas cidades encher as prisoes com detidos que ele mandava prender e deixava nas prisoes, segundo Samora Machel num discurso publico em 1983 no qual ele mandou Guebuza e Matsinhe para se levantarem e disse: "estes dois sao os prendem as pessoas e as deixam apodrecer nas prisoes."

6. Expulsao de centenas de brancos e brancas nascidas em Moçambique principalmente para a Africa do Sul do Apartheid e Portugal.

7. Gatunagem massiva dos recursos do povo durante a sua presidencia, coisa que ajudou a sua filha Valentina a ser ladra e a fazer negocios.

8. Enginheirou a obtençao de dividas ditas ocultas cujos milhoes e bilhoes de dolares nao se sabe por onde passam. Desaparecidos nos bolsos dele, da Valentina e doutros gatunos da Frelimo.

9. Chefe de guerra com Nyusi contra o bandido-mor Afonso Dhlakama e a sua Renamo em 2014.

TOMANDO EM CONTA TODOS ESTES CRIMES CONTRA O POVO, A MORTE DA FILHA DELE NEM FAZ UMA CENTÉSIMA PARTE DAS DORES QUE ELE CAUSOU A OUTRAS PESSOAS. PORTANTO, A MORTE DA VALENTINA NEM SE PODE MESMO DESCREVER COMO UM PEQUENO PREÇO PARA ELE PAGAR. DEVE MESMO ACEITAR O EVENTO DE BOM GRADO E AGRADECER A DEUS QUE FOI BONDOSO EM LHE DAR O QUE PARECE SER UMA PEQUENA DOR, MAS QUE É NA VERDADE UM GESTO DE JUSTIÇA DIVINA QUE ELE DEVE ACEITAR E AGRADECER AO DIVINO POR CAUSA DE TANTOS CRIMES QUE ELE COMETEU CONTRA OS MOÇAMBICANOS. DEVE SER CAUSA DE CELEBRAÇAO, E NAO DE LUTO, PARA ELE VISTO QUE O DIVINO NAO LHES CORTOU OS CULHOES. O DIVINO PODERA LHE CORTA-LOS POR CAUSA DOS CRIMES QUE ELE COMETEU E QUE BRADAM AO CÉU.
16/12/2016 at 05:27
2

JJLABORET said in reply to umBhalane...

E eu aqui, deste lado safado do Atlântico, fico "morrendo de rir" com o amigo já de muitas lutas umBhalane!
Pois então:
..."Por outro lado, esse tal de Zifomo, no mínimo deve ser fuzilado."

ZIFOMO? HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE!
No nordeste desta "terrinha" que os "tugas" deixaram perder (como deixaram perder Moçambique...) diz-se: "MUDE O SEXO DO HOMEM MAS NÃO LHE MUDE O NOME".

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!

16/12/2016 at 03:51
3


umBhalane said...

NÃO, não será, não foi.
Então um empedernido ASSASSINO, um libertador, um audaz combatente, um político insigne, um enorme estadista e grande democrata,..., o melhor filho da "pérola" do Índico, ...,...
DESMAIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???

Por outro lado, esse tal de Zifomo, no mínimo deve ser fuzilado.

Ficou a dever ao Povo Moçambicano um impagável favor, um supremo dever.

Não acabou o serviço, não aproveitou a oportunidade ímpar que se lhe apresentou.

HOJE SERIA UM HERÓI.

Assim, como um cobarde, vai acabar mal.
O que poupou se encarregará disso.

"Quando cabeça não tem juízo, corpo é que paga"

Na luta do povo ninguém cansa.

FUNGULANI MASSO

LEMBREM BEM

QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE

A LUTA É CONTÍNUA

15/12/2016 at 12:55

Maurito Abreu Ussalila

SUPOSTA MORTE DA VALENTINA GUEBUZA NAO CONSTITUEM A VERDADE.

A suposta morte duma das mulheres muito rica Valentina Guebuza é uma farsa. A Valentina entrou na lista das 20 mulheres mais rica da Africa, ela ocupando o Setimo lugar isso foi em 2013. Valentina, planejado pelos membros da Frelimo pra ser sequestrado, seria retirado uma boa parte do dinheiro dela e do pai para resgate, que serviria uma opçao para alivio das grandes dificuldades financeiras que a FRELIMO enfrenta devido ao agrupamento presjudicial que o Gebuza fez com a filha, percebendo da Situaçao, Valentina e o pai planejaram morte de um e, prisao do outro. Como forma de escapar o sequestro e viverem bem longe do Paíz. Esperavam que o povo acreditasse sem existir pistas da verdade.

ALGUMAS PISTAS

1_ O criminoso sempre é entrevistado mas esse nao.
2_ Todas mortes criminalmente praticado por bandidos, familiares, etc. Tem sempre imagem na Tv, jornais, etc, como forma de garantir a verdade como notícia. Mas essa nao.
3_ Nenhum dos familiares entrevistado para pelomenos testemunhar os actos da Criminalidade...
4_As palavras no jornal sao do polícia nao do criminoso.

Nao resta sombras de duvida que é uma farsa. Vao la enterar pedras e boneca no caixao.

Armando Pangane Xto contigo nessa irmao
Gosto · Responder · 1 h


Iraliny Blanca Guerra É verdade. Jose Valentim Captine Manguel Navalha Agnaldo Navalha Kulupala Ngu Semba
Gosto · Responder · 1 h · Editado


Elton Ernesto Ruben Macie Eu tambem confirmo
Gosto · Responder · 1 h


Mandinho Luis Daniel Incrédulos
Gosto · Responder · 1 h


Felisberto Felizardo muito certo irmao sao pcos k acredta averdade
Gosto · Responder · 1 h


Rodrigues Viagem dessa o povo ja tem conhecimento que nao é verdade porque mesmo quando assassinam um demente celebral tem la caméras para as tvs e jornais , entao logo filha de presidente? porque isto nao aconteceu? estrategias mal desenhadas, essa é a mesma historia de xissano e nimpini.
Gosto · Responder · 1 · 57 min


Orlando Tembo É que eles vem nos como se fosse palhaços ou que ainda estamos em 1975
Gosto · Responder · 1 · 56 min


Norinha Neto Digo o mesmo
Gosto · Responder · 56 min


Rodrigues Viagem Eles devem saber que actualmente ninguem tem o nivel de escolaridade de xipande aquí em moz ou seja nao estamos em nachigueia na luta de libertação agora comparando moz e angola quanto ao número de academicos em moz temos 40% acima portanto formaram tantos e o moçambicano é um homem CIA investiga os factos nao o crime.
Gosto · Responder · 1 · 47 min


Jose Valentim Captine Manguel Palhaçada deles. We awake long time ag


Eugénio Celestino Becha ja nao temos a quem acreditar, falem ate que o diabo tire calças para vos mostrar o seu cu. o que muda em nós com a morte dela? e mesma viva? nao torturem a verdade muito menos desvia-la. bom dia
Gosto · Responder · 4 · 16 h


Elisio Abdul Escolha foi ele so
Gosto · Responder · 16 h


Eugénio Celestino Becha Voc J Pergntou?
Gosto · Responder · 16 h


Eugénio Celestino Becha Morreu!?
Gosto · Responder · 16 h


Enginheiro Barrote Celso Raul Carlos, Satar Sivite, a verdade verdadeira esta por vir, eu não acredito na morte da #Valentina Guebuza, essa história é a semelhante a do filho de #Chissano


Neclino Chaphata Pelo menos eu, não engoli essa história.
Gosto · Responder · 2 · 16 h


Mencalu Das Antas Perdeste o tempo de não teclares. Nós moçambicanos precisamos de pessoas sérias e que tem personalidade digna
Gosto · Responder · 1 · 16 h


Armando Jossefa Muche Muche Qual foi o motivo?
Gosto · Responder · 16 h


Maulana Abdala Ali Concordo
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Jackson Somar Morreu aí...
Gosto · Responder · 15 h


Raimundo Macoquera Fernando Também acho que não tenha morrido, porquê não mostraram o local do crime? Não mostraram o corpo porquê? Quantas personalidades já morreram e mostrados seus corpos e locais de crime? A morte de Valentina é uma pura mentira para desviar atenções do povo
Gosto · Responder · 8 · 15 h


Armandinho Da Filipa Cambuma Pena dos que acredita na morte dessa pessoa.
Gosto · Responder · 4 · 15 h


Benjamim Jose Ribaue Eu ja nao sei..
Gosto · Responder · 15 h


Alex Amur

Gosto · Responder · 7 · 15 h


Genyto Ernesto Saveca Eu não acredito nessa história mostre me as imagens
Não dizer que morreu pq estão nos matrecar
Gosto · Responder · 6 · 15 h


Eduardofernandofazbem Fernandofazbem Bom dia moçambique pelo k vejo eu nao da s meter nesta bobagem ha unica altrenativa de fugir neste pais devido da divida k ta demaziado atem k opova aida sofre por causa de algue k cometeu sua badidagem por vergonha ainda quer mentir k morreu en ves d...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Sergio Gonsalves Limpo Yaay
Gosto · Responder · 14 h


Carlos Manuel Freitas Há gato?
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Januario Paulino Bila Que se abra o caixão no dia de inteiro.
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Apocalpse Mateus Isaias Romanos Kkkkkkkk ya é melhor abrir se o caixao no dia do inteiro
Gosto · Responder · 14 h


Sergio Gonsalves Limpo Januario nao vais abrir caixao nem ...o truque ta montadi
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Januario Paulino Bila Claro. Eles também não, porque estarão a enterrar o dinheiro de moçambicanos para ser esquecido. E continuarmos a sofrer e no fim aprendermos que o crime compensa, e estaremos a viver um caus.


Denja Mimado Dos Santos nos mostre o local do crime i a imagem d corpo. no dia do intero dve abrir o caixao .
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Danúbio José Edimar Sianádia Eu ja xtava a dscofiar dxa merda dxd ki ouvi.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Valdmiro Cassamo Forjar morte isso sim
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Arnaldo Mucavele Ai,falou meu irmão.O maior problema é de sermos crentes.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Stefan Zweig Só fofocas e mentiras
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Joaozinho Vontade eu acredito nessa historia q é fantochada d guebuza
Gosto · Responder · 1 · 12 h · Editado


Marta Sibuie A pacividade dos moçambicanos faz deles otário,por isso acreditamos em tudo ,sem ao menos fazer valer a nossa opinião,ha que ficar de olhos bem abertos,nem tudo depende de deus.basta uma mentira vinda da parte elite.Acreditamos.,é como dar doce a um bebe .
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Joaozinho Vontade kkklkkkkkk veridico marta
Gosto · Responder · 2 · 12 h


Alex Amur Juntos ate ematum encerrar


Danúbio José Edimar Sianádia Vamox dormir como crocodilo,olhos abertox.


Eduardofernandofazbem Fernandofazbem KKKKKK ISSO MESMO
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Alpolino Massango Acredito nisso! Morreu uma pessoa que nao morreu! Politica.
Gosto · Responder · 2 h


Apson Lopez Manjate Calma!!!!! Diz se inteiro ou enterro? Aki ha gafes e alguns ja graduaram
Gosto · Responder · 1 h


Victorino Guilherme A verdade é verdadeira, pensaste no que eu tinha na minha mente, se bem que ela morreu entao que nos amostrem o corpo dela, se o marido dela esta na cadeia que nos amostrem como um assassino violador na televisao a lhe entrevistarem, a policia que nos traca a realidade e que saibam a esquadra onde ele esta, e nao sair na televisao a dizer que ele eatas numa das cadeias da cidade. Para tal queremos a realidade deste país, nao nos venham com mentiras porque ja estamos cansados de tanta mentira, como o caso de Nhimpine Chissico Chissano. Boa noite.

Manane Manane
Ontem às 14:40

ATENÇAO MEU POVO,

NAO SE DEIXE LEVAR COM ALEGADA MORTE DA FILHA DO PRESIDENTE GUEBUZA.
esta moça nao moreu a histaria é a mesma com aquela do NHINPIN CHISSANO.
o pai mandou a filha pra exterior nunca voltar a moçambique.demodo a cobertar a furtuna da familia.


Eusebio Bestana +porque ela faria isso?
Gosto · Responder · Ontem às 14:40


Eugenio Azarias Pra manter afortuna da familia guebuz,pk todo dinheiro k ela tem è do guabuza e é o mesmo dinheiro da ematum
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:44


Eusebio Bestana Entao achas k foi uma cena cmbinada?
Gosto · Responder · Ontem às 14:46


Custodio Julio Temos k ter visao gent.ja xega d sermos usads
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:46


Eugenio Azarias Tal como a do nhimpine chissano.Este pais anima pá
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:47


Eusebio Bestana Vamos ver o dia do funeral,cmo sera feito!
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 14:47


Iraliny Blanca Guerra realmente
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:50


Jeremias Chiriro Paulo Paulo PODE SER VERDADE MAS TEMOS KI SER VIGILANTE E PROCURAR INFORMACAO LA CASA MORTUARIO JA ESTAMOS CANSADO COM ESSAS PAULADA
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:50


Eusebio Bestana A verdade sempre vira atona gente
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:51


Iraliny Blanca Guerra Teatro de desagradavel igual a do Nhipine Chissano
Gosto · Responder · Ontem às 15:05


Cysca Aida Guirrugo Mintira tem pernas curtas
Gosto · Responder · Ontem às 15:07


Agostinho Joao Filipe Mabunda Descanse em paz
Gosto · Responder · Ontem às 15:11


Diolde Freeman A Valentina pode nao ter morrido,no dia de funeral eles vao comprar caixao e meter uma coisa qualquer k pode pesar 50-65kg para a gente acreditar que ha cadaver dentro e irao enterrar a tal coisa que vao meter no caixao
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:12


Cardoso Machai jura la?


Iraliny Blanca Guerra terao que abrir o caixao
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:16 · Editado


Erick Masinga Quem vai abrir?Se mesmo o do Nhimpine nao abriram.
Gosto · Responder · Ontem às 18:38


Iraliny Blanca Guerra Chissano nao permitiu


Barnabe Capece [15/12 11:02] Muhammad kalu: Guebuza esta ser investigado se calhar quer despistar essa ação, e a maioria dos desvios feitos foram para a filha... e com a morte dela nada será investigado.
[15/12 11:02] Muhammad kalu: A tvm esteve no icor e dizem que os segurancas do icor nao viram nenhum corpo que deu entrada durante a noite. Essa merda è tudo cagada p nos atrapalhar. Combinaram com o medico bem p gravar audio mas esqueceram de pagar o guarda jose e matavele para tb participarem do filme. Merda de ti mocambique
[15/12 11:02] Muhammad kalu: Por mim
Penso que foram lhe esconder
Porque essa gaja sabia de muita coisa
Porque foi morrer justo agora?
Hummm algo não bati ai
[15/12 11:02] Muhammad kalu: Para esqueceremos esse processo
E pensarmos que eles estão de luto
Enquanto querem nos enganar que abram o caixão tsem para termos certeza
[15/12 11:02] Muhammad kalu: Bom dia. Pessoal vcs nao aprendem mesmo. Acham que valentina esta morta. Pois estao enganados ela agora deve estar a caminho de Dubai. Forjaram uma morte para o povo e Moçambicano e a comunidade internacional desviar as atenções k esta contra o Guebas. Daki a alguns dias dirao k o Gebas ta doente nao pode ser julgado pelos actos cometidos durante a sua governação etc e etc. Axam mesmo que o marido seria capaz de matar a espoza sabendo de k o pai e um fora da lei??? Vamos pensar juntos e cada um de vcs vai dar o seu parlpite ok.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 15:22


Iraliny Blanca Guerra concordo contigo
Gosto · Responder · Ontem às 15:28


Barnabe Capece Está história está mal contada


Eugénio Bernardo Melo Verdade
Gosto · Responder · Ontem às 15:27


Zviripa Chena Machava Yaa.ocaixaodevesser.aberta
Gosto · Responder · Ontem às 15:28


Erick Masinga Vao obrigar a eles para abrirem o caixao?


Abdul Saide Sualei E isto mesmo meu mano voce sta enteder a historia.
Gosto · Responder · Ontem às 15:54


Manuel Dos Tetenses Tetenses Entao isso quer dizer qui as investigaçoes sobre escandalos vao apontar a suposta morta! moçambique é merda mesmo!!
Gosto · Responder · Ontem às 16:10


Emanuel Felizardo Nhokwe Nhokwe Ate que pode ser verdade.


Felixmatimbe B Matsimbe Concordo pleinamente todos baliamentos existem fotografias e esse?
Gosto · Responder · Ontem às 17:14


Samussone Luís Uma encomenda
Gosto · Responder · Ontem às 17:23


Paulo Ruben Cuna Continuarems nesta iniquidade ate kuando?
Gosto · Responder · Ontem às 17:39


Horacio Ramos Pereira Apoado.eu tambem tou d olhs aberts pra ver cmo vai terminar esaa merda.fizeram isso pra o povo nao ter coragem d envestigar os bis desaparecids.
Gosto · Responder · Ontem às 17:46


Paulo Ruben Cuna É justo isto?
Morre em moxambique e no 3o dia ressuscita na america? Estranho! Ja soms "Swizangisso"
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 17:51


Sevito Jhon Bungane Kkk força unidade, trabalho, vigilância. .....ela morreu pessoal não há como forjar se isso hoje em dia , talvez nos tempos da morte do Nhimpine. ...
Gosto · Responder · Ontem às 18:14


Dalton Luis Nhabezi Nhabezi É verdade mintirc
Gosto · Responder · Ontem às 18:32


Iraliny Blanca Guerra Quero ver as fotos depois do sucedido
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 18:35


Armandinho Da Filipa Cambuma Acredito
Gosto · Responder · Ontem às 18:45


Iraliny Blanca Guerra Eu nao a credito
Gosto · Responder · Ontem às 18:46


Jorge Domingos Sera?
Gosto · Responder · Ontem às 19:10


Iraliny Blanca Guerra Que a Stv nos traga as imagens depois do sucedido
Gosto · Responder · Ontem às 19:12


Lucas Matias isto pode ser a verdade pk nem ak nas redes sociair nao vim nenhuma imagem dela morta e sanguentada e nem mostrar o local onde ocorreu isto. quando eu assisto noticias como esta no balanc geral,eles mostram o local onde ocoreu e as provas concretas
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 19:27


Paulo Ruben Cuna Normal. Algo bem programado. Vera k ninguem tera acesso a nada
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 19:33


Felisberto Felizardo com certeza meu jovem
Gosto · Responder · Ontem às 20:09


Bernabe Jacob Ate k tem sntido ya
Gosto · Responder · Ontem às 20:12


Orlando Tembo É verdade meu
Gosto · Responder · Ontem às 20:34


Edson Romao Ate k pod ser verdade MA's Agra PRA forjar esse tipo de situacx e dificel o povo ja and a muito vislante.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 20:41


Egas Moniz Mucanar Maluzana Tas muito serto.
Gosto · Responder · Ontem às 20:43


Capite Miguel Zimba Bem falando
Gosto · Responder · Ontem às 21:02


Iraliny Blanca Guerra assim foi com Gil Sistac,e com a Valentina como é que foi?



Samussone Luís Aí está a imagem de Giles Cistac. E da valentina? Ninguém sabe. Mesmo o criminoso não saiu nas câmaras televisivas para confessar seu crime. Algo algum
Gosto · Responder · Ontem às 22:14


Lucas Matias pessoal nao gastem os vossos MB ou descaregar a sua bateria do telemovel por comentar algo que nao aconteceu,foi uma simulacao,ela fingiu da morte e assim ja esta no exterior para assegurar o tako k o pai roubou para o povo. essa historia nao difere como da NHIMPINI CHISSANO,essa gaja esta viva
Gosto · Responder · 3 · 16 h


Paulo Ruben Cuna È o melhor caminho encontrado pelas figuras moçambicanas. Roubar e se Esconder da Morte.
Ja k ta aprovado k Nao é Crime!
Gosto · Responder · 1 · 16 h


Pedrocas De Ana Kadzombe Todo o mundo ja descobrui k è uma fantochada.
Gosto · Responder · 4 · 15 h


Raimundo Macoquera Fernando Epah, essa tipa não morreu mais Deus irá castigá-los até à morte, a imprensa que veicula informações infundadas sem imagens dela estatelada, ensanguentada, coberta de lençóis do Instituto do coração. É uma mentira
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Jose Armando Bernardo Isso já passa pela cabeça de muitos.
Gosto · Responder · 14 h


Paulo Ruben Cuna A biblia ja preveu isto.
Havera momento d dor em k desejarao a morte e estara longe.
Axim, invocam-na pra safar das suas Consequencias..!
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Leonel Jacinto Eduardo Se morreu ou fingiu a morte ninguem sabe a verdade somente aquele que viveu no momento. Por isso nao vamos discudir algo que nao sabemos a sua verdadeira realidade.


Eugénio Bernardo Melo Não acredito
Gosto · Responder · 7 h


Abdala Jacinto Pode ser...
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Paulo Ramylo X-phata Concordo contigo
Gosto · Responder · 6 h


Johane Paulino Meque Fruta podre cai sozinho


Joaquim Guebuza Nyusi Dhlakama Em Moçambique ninguem precisa de fugir uma divida porque para nós a divida nao é crime.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Frank Tayob A história está p'ra si repetir novamente, no nosso belo Moçambique.
Todos nós sabemos como são esses MACACO🐒🐒🐒

Sem comentários: