quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Carta aberta ao governador do Banco de Moçambique

Momade Assife Abdul Satar adicionou 5 fotos novas.
Ontem às 6:26 ·

Excelência senhor Rogério Zandamela. É a primeira vez que eu, Nini Satar, tomo a iniciativa de lhe escrever. Tenho emitido opiniões sobre a situação económica do país, eventualmente algumas delas lhe devem ter chegado já que as posto para o consumo de todos, aqui mesmo no Facebook.

Numa dessas opiniões, recordo-me de ter escrito que a sua nomeação, como governador do Banco de Moçambique, foi, provavelmente, uma imposição do FMI tendo como objectivo, acabar com os esquemas da elite política nacional. Espero não estar errado. É preciso uma verdadeira limpeza!

Vamos ao cerne da questão: saúdo a sua iniciativa de ter intervencionado o Moza Banco e de dissolver o Nosso Banco (ex-BMI). Só que tenho cá as minhas reservas: até que ponto a atitude irá ou não afectar alguns bancos nacionais sérios- não sei se os há-?

Em Janeiro de 2015, o dólar estava a 33 meticais. Em Agosto de 2016, disparou para 79 meticais. Como se pode ver, a subida foi de 100 por cento.

Tenho dúvidas de que o BCP e Caixa Geral de Depósitos, accionistas do BIM e BCI respectivamente, ainda possam injectar dinheiro nesses bancos numa perspectiva tão adversa.

O INSS injectou até 2015, no Nosso Banco, 447.668.088 meticais (na altura correspondia a 13.5.milhões de dólares ). Hoje, o mesmo valor significa 5.7milhões de dólares. Ou seja, em um ano, o INSS viu o seu investimento a reduzir em 7.8milhões de dólares. Existe algum investidor, senhor governador, capaz de injectar o seu dinheiro em Moçambique nestas circunstâncias?

Recordo-me que há quatro ou cinco meses atrás, antes de o senhor ser nomeado governador do Banco Central, o seu antecessor, Ernesto Gove, promoveu uma feira da banca em que participaram todos os bancos moçambicanos. A tónica dominante era a bancarização da economia moçambicana. Havia até palavras de incentivo para convencer qualquer pobre camponês a guardar o seu dinheiro no banco ao invés de enterrá-lo, como tem sido prática.

E muitos aderiram. Abriram as suas contas. Mas, na perspectiva actual, com as medidas tomadas contra o Moza Banco e o Nosso Banco, não se convence a nenhum cego a guardar o seu dinheiro no banco. Não vai acreditar que é seguro. É preferível tê-lo por debaixo do colchão.

Há dias, um dos administradores do Banco de Moçambique falou em programa televisivo, denominado “quid juris”, dizendo que naquela sexta-feira em que o banco emissor resolveu intervir no Moza Banco, se o não tivesse feito, na segunda-feira imediata, o banco já estaria com problemas de compensação.

Isto é muito grave, senhor governador. E a minha pergunta é: qual é o banco sólido em Moçambique? Ao responder esta questão, creia, não estará a agradar Nini Satar, mas, sim, a milhares de moçambicanos sobressaltados.

Em menos de dois meses temos dois bancos problemáticos (Moza Banco e Nosso Banco). Pior: no caso do Nosso Banco os clientes, muitos creio eu, ficaram prejudicados. Que confiança terão os moçambicanos com relação aos restantes bancos? Não será questão de tempo para também sucumbirem com o dinheiro dos clientes?

Duvido muito que a estas alturas ainda exista quem tenha vontade de depositar o seu dinheiro em qualquer banco moçambicano. Os que já lá tinham as suas economias, poderão preferir retirá-las para guardá-las em casa ou qualquer esconderijo. É mais seguro!

Posto aqui uma foto que mostra claramente que o Nosso Banco foi selado. Foi uma medida drástica. Faliu. Até que ponto chegamos, senhor governador?!

Que eu saiba, o Banco de Moçambique está informatizado. O que significa que qualquer compensação é por via electrónica. Ou seja, o Banco Central tem conhecimento de quaisquer transacções feitas pelos bancos comerciais. A pergunta é: como é que o Banco de Moçambique deixou com que a situação do Nosso Banco se tornasse insustentável?

Presumo eu, que alguns administradores do Banco de Moçambique estão conluiados com alguns gestores de bancos comerciais para aldrabarem os pobres moçambicanos. Deveria haver uma sindicância no Banco de Moçambique, de maneira a saber-se quem são esses administradores prevaricadores para que sejam responsabilizados criminalmente.

Tenho pena de alguns pobres empresários moçambicanos ou de qualquer outro cliente do Nosso Banco que dormiu sabendo que tem dinheiro, e acordou no dia seguinte sem nada. Acordou empobrecido. Uma vergonha condenável.

Por hoje termino aqui. Espero, sinceramente, que nenhum outro banco precise de ser intervencionado ou dissolvido, nos próximos dias. É que já está a virar moda!

Nini Satar



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários principais
425425
44 partilhas
49 comentários
Comentários

Escreve um comentário...



Dércio Hunguana Até que o grave problema nâo é a falência dos bancos, mas éssa cultura de falirem e sumirem com o dinheiro de pobres moçambicanos, e os deixarem na desgraça. Bem haja nini satar!
Gosto · Responder · 13 · Ontem às 8:09


Paulino Benjamim Acacio Nos todos podemos ser cegos, mas as politicas monetarias deveriam assegurar os cegos. Nesta vertente a crise por dia ira-se multiplicar e a corropcao ira se adicionar. Qual a maldade dos NATOS? Por estar neste miseravel Continente? Lembrem-se que os Homens do cativeiro irao sair e continuar com o processo que acessivelmente a 1ano atraz ja tinhamos ultrapassado. Os crimes vao se aumentando.
Paguem as vossas dividas e baixem o cambio do dolar ou valorize o metical.
Pos vejo tantas casas inacabadas por subida de material de construcao. Aonde vamos terminar.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:34


Soares Pedro Pedro Estas de parabéns nini satar, por nós ajudar a despertar as nossas mentes,com boa notícia....
Gosto · Responder · Ontem às 10:16


Alcidio Romao Já que colonizar denovo o País à semelhança daquilo que o Português fez não é mais possível, foi encontrada esta forma para nos escravizarem. Aliás, foi tirado um colonizador em troca do outro, mas bem camuflado do que aquele nos enganou com a BÍBLIA.
Gosto · Responder · 9 h


Álvaro Xerinda O senhor Zandamela veio piorar a situação dos pobres
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 6:50
1 resposta


Zacks Caetano Ainda aparece alguem na televisao a dizer que as pessoas nao podem ter o abito de gurdar dinheiro em casa porque podem ser roubadas..o dinheiro deve ser guardado no banco.. que banco que oque?
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 9:35
1 resposta


Chiquinho Ilustre Senhor zandamela está sim a mostrar a real situação do país coisa q poucos tinham coragem!! Pk vamos dar a mão a sujidade? Vamos limpar a filareiras! E trazer de volta a dignidade dos moçambicanos, por esse aspecto já tenho certas dúvidas do seu resgate!
Gosto · Responder · Ontem às 8:00


Jodac Jodac Viva caro Nini, confesso que só entro no FB apenas para ver os seus artigos, continue assim Jovem empresário e sábio! JC
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 6:49
1 resposta


Zacarias Tandique
Gosto · Responder · Ontem às 10:21


Pedro Tungadza Cada vez mas alto o juros, não se sabe onde vai ser parar
Gosto · Responder · Ontem às 7:53


Antonio Vieira Tony Eu sou gostaria de saber qual é o próximo banco que vai fechar as portas?
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 7:27


Chambers Andre Alex estao a cacar Moza Banco eu ja tirei toda minha mola la!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:59


Antonio Vieira Tony Eu tabem tenho q tirar toda mola...
Gosto · Responder · Ontem às 15:09


Costantino Mondlane Moza banco e banco abc
Gosto · Responder · Ontem às 17:31


Escreve uma resposta...





Muswahili Aqshay Bay Horas vivas caríssimos ilustres, eis a questão que ode, "qual é realmente o banco sólido cá na banda?????"
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 7:30


Blaka Junior Mucha O nosso governo e esquisito,o guebuza roubou ninguem fez nada.
Agora o nyusi vai sair d maos vasios a temer o que ? Vai robar tambem.
Oladrao e o governo e a mesma folha d canabis.
Coruptos ladroes aldraboes satanas.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 12:21


Esmenio Cipriano Vamx ter fe k este Governador traga confianca d FMI assim o Dolar deprecia se em relacao ao metical. N temx outra saida . Deve haver captaxao d investmen estrang. Mas a economia kmo diz Nini tem k retomar o seu funxionamento normal. VAMX ESKECER OS K ATROFIARAM A ECONOMIA PRECISAMOS DE UMA MAO INVISUCEL
Gosto · Responder · 20 h


James Lugard Instituições de segurança social em todo mundo quando são accionistas maioritários de determinadas empresas ou bancos, tem sido usados pela elite política para angariar mais fundos e posteriormente simular ou decretar falência, isto é,muito tempo que levam burlando cegamente os contribuintes.
Gosto · Responder · 19 h


Alimamad Motani Cambada de gatunos, tudo isso foi premeditado por causa do saco azul.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:49


Adamo Chauale Viva bay Nini tdo teus posto são sorteiro no qui tangem a governação desses camaradas. ....ker eu dzer tdo que escreves mexi com clareza esses governante pena que eles não são ouvidos..por isso esse país está assim. <Bem >
Gosto · Responder · Ontem às 7:20


Bernardo Bernardo Samora Machel disse um dia um ano o país vai falir e tá acontecer.
Gosto · Responder · 5 h


Isac Francisco Malache É isso ai, nesse momento prefiro guardar meu lote num agent do M-PESA ate k a poeira baixe.
Gosto · Responder · Ontem às 14:42


Henriqueta Egnis Cristo Isto e mais que um jornal hii tens muita vontade mereces o meu pespeito
Gosto · Responder · Ontem às 9:34


Noé Mugabe Mensagem lida por Noé Mugabe,,; umas boas perguntas espero q apessoa q é dirigida esta carta leia nem q seja todo o dia p ver se responde oq é da preocupasao de nós Moçambicanos;
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Gito Da Luisa Lihahe SÓ espero k a resposta da pergunta venha ao consumo de todos nós. Bem Haja Nini.
Gosto · Responder · Ontem às 7:16


Arone Joao Confiaram nos capacitados, agora é a nossa vez a camada mais vulneravel para sofrer. O nosso estado o governo negou ou nega a direcção de Deus para guiar os destino do pais, dizem k o estado moçambicano é Laico, se o estado confiace a direção divina não teriamos problemas desses nivel, so para dar um exemplo, o envagelho havia sido confiado
Isrealita particularmente aos Fariseus, mais eles nao cumpriam com seu pepel de ensinar ou anuciar a boa nova, mais o que eles faziam eriqueciam e se orgulhavam das suas posiçoes, o que Deus fez, Deus veio pessoalmente na pessoa do Senhor Jesus Cristo, e identificou os 12 incultos disciplos e esses por seu turno responderam posetivamente o chamado e voces conhecem a historia qual é a dimensao do envagelho? O problema é nao recolher que falhamos nas nossas politicas. Quem diria que o Moza Banco estaria na situação que esta, os seus dirigentes sao considerados bons gestores, o que esta falhar esses nossos gestores? Vamos entregar nossos caminho na mao do Senhor.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:29


Rosario Sampaio Falencia? Desde k se devolva o valor dos depositantes...nao aconselho ninguem a confiar na banca neste e no proximo mes.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 8:21


Chambers Andre Alex Eu ja nao confio ate os gigantes...
Gosto · Responder · Ontem às 15:00


Chambers Andre Alex a mola to a distribuir no xitique "ageotas"
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:00


Rosario Sampaio Bem melhor ao inves de oferecer de mao beijada....
Gosto · Responder · Ontem às 15:04


Rosario Sampaio Faca isso mano, tao a atacar os nossos bolsos direto...fim a cabo nao ha sitio para queixar. Prefiro assaltos dos atletas
Gosto · Responder · Ontem às 15:08


Natercia Martins Langa Ate mola dos supostos chineses o BM trancou e a populacao chora!
Gosto · Responder · Ontem às 15:12


Chambers Andre Alex k moz e' este mano!
Gosto · Responder · Ontem às 15:22


Telma Chaichai Nhaca Alguém chegou a ver os tais chineses? Prenderam? Ou o dinheiro do povo é que ficou preso?!
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Escreve uma resposta...





Manuel Dos Santos Chegara momento em que seremos forçado depisitar os nossos valores nôs bancos nacionais , é o que esto prévendo com essa robalheira .
Gosto · Responder · Ontem às 7:03


Gil Lino Lino Assino por baixo, fora esses incompetentes, onde ek estava a suprevisao do banco de mozambique
Gosto · Responder · Ontem às 9:35


Marshal Vasconcelos Nhone NAO GOSTO DE LER .... MAS QUANDO VEJO ALGO QUE O SENHOR PUBLICA .. EU PARO TUDO QUE TOU A FAZER PARA LER . GRANDE VISAO , ESPERO QUE OS NOSSOS IRMAOS ESTEJAM A LER E COMPREENDER ESSA CARTA .. LEIAM E COMPREENDAM POR FAVOR , TAS DE PARABENS NINI.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 12:11
1 resposta


Hagy Ibraimo Preciso de uma ajuda!! Qual e a diferenca entre um grupo de libertadores corruptos e uma arma mortífera??
Gosto · Responder · Ontem às 11:25
2 respostas


Chauque Armando Oliveira Nantamigo De facto queremos saber qual será o proximo banco a fechar as portas?
Gosto · Responder · Ontem às 9:11


Joaquim Magaia Mabjaia Millennium bim já está quase, podem crer
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 10:51


Emidio Bila SIM SENHOR
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 14:02


Jose Chirruco Espero que chegue ao destinatário e ele leia
Gosto · Responder · Ontem às 8:42


Rui Virchand Falou e disse tudo caro Momade Assife Abdul Satar
Gosto · Responder · Ontem às 6:50


Edson Chivale
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:36
2 respostas · 6 h


Soares Francisco Essa é pergunta d todos moçambicanos, queremos resposta.
Gosto · Responder · Ontem às 7:56


Cadacio Mussane Força atodos é o k precisamos nexte momento
Gosto · Responder · Ontem às 10:23


Valdimiro Vilanculo Este paiz esta cheio de curuptos partindo da base.ladroes de........
Gosto · Responder · 22 h


Eugenio Silva Mazive Pois é
Gosto · Responder · Ontem às 8:42


Lerato Vs Tymas Chiburre
Gosto · Responder · 1 h


Albert Mambyrysse E se a moda pega?! estamos mal...
Gosto · Responder · 6 h


Djicaze Dzovo Dzovo Bem dito Nini.
Gosto · Responder · Ontem às 11:19


Messy Miambo Triste.
Gosto · Responder · 10 h


Erick Pensador 😡
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 11:13


Alcidio Romao Já que colonizar denovo o País à semelhança daquilo que o Português,

Sem comentários: