segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Banco Mundial corta previsão de crescimento económico de Moçambique para 3.6%

Início  Economia  Economia 
Instituição diz que “o país está a atravessar uma crise complexa”
O Banco Mundial (BM) prevê um crescimento da economia moçambicana de 3.6% este ano, abaixo de 6.6% registado em 2015. No relatório que publicou hoje na sua página electrónica, a instituição diz que “o país está a atravessar uma crise complexa”.
No documento, o grupo BM considera que o país registou uma desaceleração da actividade económica nos primeiros nove meses consecutivos de 2016 provocada pelos baixos preços das matérias-primas, seca e conflito armado, agravados pelas consequências da descoberta de dívidas ocultas da MAM e PROIUNDICUS em Abril.
Na pesquisa do BM denominada “Enfrentando Decisões Difíceis: Actualidade Económica de Moçambique” lê-se ainda que o elevado nível da dívida pública, aliados à revelação de 1,4 bilião de dólares em empréstimos “até então não divulgados”, fazem de Moçambique um dos países africanos com os maiores rácios dívida em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo o relatório, a imagem do país deteriorou-se com os cortes sucessivos das agências de classificação de risco, o que enfraqueceu a confiança dos investidores. O Banco Mundial adianta que o investimento directo estrangeiro e as exportações em Moçambique estão a cair e deverão reduzir em 17 e 8%, respectivamente, em 2016.

Sem comentários: