quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

As duas faces da mesma justiça!

Momade Assife Abdul Satar
Provavelmente algumas pessoas- de mente tacanha- entendem-me mal quando digo que a nossa justiça é de faz de contas. Pune os pobres e limpa o chão da casa de banho dos ricos, sobretudo quando estes tiverem ligações com a nomenklatura política do dia.

Há dias, um documento do Ministério Público Federal do Brasil denunciou José Viegas (antigo PCA da LAM) e Mateus Zimba (antigo director da Sasol Moçambique) como estando envolvidos num esquema de pagamentos ilícitos pela empresa brasileira Embraer no processo de compra de dois aviões, pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

São milhões de meticais de meticais, saídos dos cofres do Estado, que foram cair ao bolso alheio. Ou seja ao bolso de José Viegas e Mateus Zimba, segundo a justiça brasileira.

Para ser mais claro, o caso já foi julgado e os implicados (Embraer) condenados tanto no Brasil assim como nos Estados Unidos da América (EUA). E tiveram que desembolsar balúrdios de dinheiro por causa dessa ilicitude.

E cá temos o José Viegas e o Mateus Zimba impunes. Não estou a dizer que eles sejam efectivamente culpados, mas devido ao manancial de provas existentes contra eles, a justiça devia agir preventivamente: mandar prender estes dois senhores.

Sabem porquê a Procuradoria-Geral da República ainda não os prendeu e, provavelmente, nunca os irá mandar prender? Porque é subserviente do poder político. Estes dois senhores são membros do partido Frelimo, logo gozam de imunidade.

Se o mesmo tivesse acontecido com o Zé Povinho (eu, Nini Satar, não me excluo), já estaria preso há muito tempo. O Ministério Público até já teria deduzido a acusação provisória. Isto não acontece ao Zé Viegas e ao Mateus Zimba porque em Moçambique a justiça tem duas faces: engraxa os ricos e pune os pobres. Isto está claro. Quando se é dirigente e ainda com ligações ao partido Frelimo, pode-se roubar até à fartura que nada acontece.

Há um episódio que ainda está bem registado na minha memória- e creio na de muitos moçambicanos. Quando António Siba-Siba Macuácua foi assassinado, a Polícia investigou até à exaustão e deu como culpado o antigo PCA do lesado Banco Austral, Octávio Muthemba.

Octávio Muthemba era amicíssimo de Nyimpine Chissano e pertencia ao partido Frelimo. O Procurador-Geral da República à altura era Augusto Raul Paulino. O que ele fez? Nada. Absolutamente nada. Ouviu Octávio Muthemba em declarações para “inglês ver” e no fim mandou-o para casa. Havia ordens superiores para que Muthemba não fosse preso. Aliás, muitos sabem que foram indivíduos ligados à Frelimo que se beneficiaram indevidamente dos dinheiros do extinto Banco Austral.

Augusto Paulino, para desviar atenções, mandou prender Parente Júnior, um banqueiro sério e que foi convidado pelo próprio Siba-Siba Macuácua para o ajudar a resolver o caso do crédito mal parado.

Porque Parente Júnior era de facto inocente, o Tribunal Supremo mandou soltá-lo e no dia em que saiu da cadeia estava à sua espera o

Ermigildo Gamito, actual presidente do Conselho Constitucional, porque sabia da sua inocência.

A Parente Júnior coube-lhe a detenção porque não tinha ligações partidárias. Foi tudo para desviar atenções. Deixou-se o alvo principal, Octávio Muthemba, e foi-se buscar o elo mais fraco. É assim que funciona a justiça em Moçambique.

Mas atenção: com este meu post, não quero dizer que José Viegas e Mateus Zimba sejam culpados. Gozam de presunção de inocência até que a sentença condenatória transite em julgado. Mas a justiça devia agir preventivamente: mandar prendê-los. Há indícios bastantes para isso.

Se fosse eu ou tu meu amigo vendedor ambulante, camponês, cobrador do “chapa”, motorista deste, trabalhador honesto, já estaríamos encarcerados há muito tempo.

Arrisco a dizer que este caso, assim como o dos que nos empurraram para a catástrofe com as dívidas ocultas, jamais terão um desfecho satisfatório. Os culpados continuarão por ai a respirar ar fresco, de barrigas avantajadas e bochechas rechonchudas por sugar inescrupulosamente o Estado.

Este país assim não vai para frente!

Nini Satar


Reproduzir
-3:15
Reativar
Definições Visuais AdicionaisEntrar no modo de ecrã completo




1,2 m visualizações

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar


Ladrões de confiança, gatunos de boa conduta
Os termos não são originalmente meus. Li-os no mural do Juma Aiuba. Todavia é sobre essa gente que quero falar.
São gatunos de confiança os que mais beneficiam do acesso à justiça e dos direitos de cidadania. Agora que estamos a falar do escândalo da LAM /Embraer, são os gatunos de confiança e ladrões de boa conduta que beneficiam da "presunção da inocência", dos bons advogados e da protecção da imprensa.
Falamos dos suspeitos envolvidos na falência do Nosso Banco à boca pequena, pois seus gestores, esses gatunos de confiança, também devem gozar do princípio de presunção da inocência.
Falamos dos que tiraram proveito a partir das dívidas soberanas, mas não devemos chama-los nomes, pois os casos, ainda em segredo da justiça, impõem silêncio e presunção da inocência.
O nosso estado pequeno e com tanta gente por atender, dedica paradoxalmente, grande parte das suas energias e recursos escassos, protegendo os gatunos de confiança. É a eles que dignos magistrados, doutos juristas e iluminados comentadores dedicam seu engenho para salvaguardar a sua "honra e o bom nome".
Mas a honra, o bom nome e as próprias vidas dos milhares de cidadãos estão em perigo outras perdidas em consequência dos actos destes gatunos de confiança. Não há dúvida que estamos encurralados em consequência das dívidas ocultas. Não há dúvidas que os aviões Embraer custaram caro. Não há dúvidas que o Nosso Banco faliu em consequência da gatunagem. E não há dúvidas que são milhares de afetados, outros mortos em consequência da guerra.
Paradoxalmente, é todo um aparelho do estado que se ERGUE PARA DEFENDER ESTE GRUPELHO de malfeitores, fazendo NADA.
E sabem o que estes gatunos de confiança estão a fazer?
Enquanto as notícias vão aparecendo aqui e acolá, eles vão fazendo o que podem: pagam articulistas, compram editores, compram políticos e o mais grave, vão matando os outros cidadãos que publicamente se mostram indignados.
Quando finalmente estes tipos forem à barra da justiça, meio-mundo terá morrido, processos viciados e alguns factos eliminados. É o preço que um povo pode pagar quando a justica é lenta.
Um dia serei judicialmente processado por ofender o bom nome da PGR. São uma vergonha.
HONREM A TOGA QUE VESTIS OU TROQUEM-NA POR PLUMAS DE MOCHO!
GostoMostrar mais reações
Comentários
Juma Aiuba
Juma Aiuba Presunção de inocência por conveniência.
Meque Magira
Meque Magira Hà filhos e enteados no nosso seio.
Matias Lucas Vinte
Matias Lucas Vinte O sistema protegue estes bandidos.
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não há sistema. Há isso sim, cartéis de malfeitores.
Macvildo Pedro Bonde
Macvildo Pedro Bonde O país dos outros, o sitio do pica-pau amarelo!
Gosto · 4 h
Cleto Goncalves
Cleto Goncalves Honrem a Toga k vestis ou troque n por plumas de mocho...prontos
Assino por baixo
Nelson Badaga Badaga
Nelson Badaga Badaga A nós so temos que recorer a violência verbal.
Julio Lacitela
Julio Lacitela É sim... Isso explica porque os assassinos de politicos nunca sao encontrados e os do Portugues empresario, mesmo tendo sido á calada da noite sem testemunho foram presos.
Pinheiro Junior
Pinheiro Junior Este país Cinseramente, vejo que não é suficiente mudar o dirigentes. Deve-se fazer mudanças profundas no sistema, porque isto n pode continuar assim. Uma autêntica pouca VEGONHA.
Valdemar Usta
Valdemar Usta Mwa longa pyantsene, mano E.V! Takhuta!
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane Tenta roubar galinha, electrodomesticos ha-de ver aonde irAs parar!
El Patriota
El Patriota Bota plumas de mocho nisso.
Nelson Matsinhe
Nelson Matsinhe E há quem diz que não se fala nada, que nos revoltados à porta fechada, aqui está o grito de indignação... Pena que vai tudo pelos ares, aos visados isto não passa de tolice, baboseira e abuso. A justiça só virá quando em Moçambique aprender se a separar os poderes.
Benjamim F. Malate
Benjamim F. Malate É uma vergonha, enquanto que em países que consideramos irmãos por questões históricas como Portugal e Brasil, por ter o mesmo idioma oficial que o nosso, e por fazermos parte duma mesma comunidade (CPLP), os órgãos de justiça prendem: ex. PM, Presidente do congresso (parlamento), põem ex. presidente da república e presidente em exercício do senado ( que está na linha sucessória da presidência) como réus por envolvimento em casos de corrupção, prendem empresários antes considerados intocáveis, 
aqui faz-se o inverso, criam-se tudo quanto é manobras para proteger gatunos do erário público, mesmo existindo evidências de ilícitos criminais nos casos em que estão envolvidos...pior são esses Pseudo-ANAListas de meia tigela defensores, quando tem oportunidade de mostrar seu sentido patriota ao povo, mostram que só estão preocupados com questões estomacais particulares.
Fernando Striker
Fernando Striker Tens que perceber que os mesmos presos não mandam o esquadrão da morte para abater juízes, procuradores. 
São realidades distintas que deves abster de fazer uma comparação exacta.
Nos diferimos por completo.
Gosto · 1 · Ontem às 12:43 · Editado
Benjamim F. Malate
Benjamim F. Malate Meu caro acho que estamos mesmo a falar de países diferentes, em Brasil não mandam matar juízos, procuradores e várias pessoas que lutam para levar a barra dos tribunais políticos corruptos e gatunos do erário público? 

Peço para averiguar bem essa in
formação. 

Nota: tudo que acontece cá tbm acorre lá, interferência do executivo no judicial. A diferença é que lá existe separação dos poderes prática e os que estão no judicial gozam de garantias verdadeiras, que faz com que a interferência do executivo muitas vezes não alcance os seus objetivos. E o povo lá não é "masoquista" como nós sabe lutar pelos seus direitos.
Benjamim F. Malate
Benjamim F. Malate Se não devo nos comparar com os que estão a lutar para estar no bom caminho, com quem entao devo nos comparar os piores ( Angola)?
É exactamente por nos espelharmos nos maus da fita que estamos assim. 


Qual é o delema de almejarmos ter juízes e procuradores, como os que têm em Itália, Brasil e em outras partes do mundo, que enfrentam os ditos intocáveis. Se continuarmos com esse pensamento nunca vamos sair do buraco em que nos encontramos. 

Sabe para mim, o grande problema em Moçambique nem é dos políticos e do governo, o verdadeiro problema é o POVO, que é "masoquista" gosta de sofrer, nem nas eleições tem coragem de arriscar eexperimentar o "novo".
Fernandes Muchanga
Fernandes Muchanga Enquanto continuarmos a escrever isso nunca terá efeito temos que partir para pratica, ação, executar para que as gerações vindouras não façam o mesmo.
Manuel Nelinho Cossa
Manuel Nelinho Cossa "... e nós ainda lhes pagamos salários..." SM
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa A minha questão é: nós como povo que sofre com esses escandalos todos o que devemos fazer para mudarmos o cenário ao envez de limitarmos em chama-los nomes que não lhes atinge em nada.
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Conhece FIR,GOE,CINZENTINHO quando ver?
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Será que todas essas forças que mencionaste não são pessoas como nós? Eles nao sofrem com o custo de vida protagonizado pelos nossos grandes gatunos?
Evanex Saboroso
Evanex Saboroso Infelizmente nós povo temos muita culpa pelo que acontece neste Pais mesmo, somos acomodados, somos covardes, sempre digo que tem uma parte jovem neste Pais que mata e se esfola por causa do Futebol e acha que o melhor e não se meter na política. Outros que se interessam pela política gritam que o povo é ignorante e não sabe votar até tem razão em parte, porem como nos livrar dos maus políticos, imagine se a justiça e as Leis que regem a política em Moz eliminasse de vez todo político corrupto e não por alguns anos, quanta gente hoje estaria fora do cenário político, e se também a tal lei não permitisse que pessoas com fichas sujas ou processos, não pudessem concorrer, eliminaria em muito a possibilidade de votar mal, mas não é assim que funciona... olhe, e outros tantos que saíram da política foram ficar deputados tudo bem estudado para nao serem presos porque gozam da imunidade, outros são governadores etc
Graças Raul Braça Uahia
Graças Raul Braça Uahia ate quando estaremos incertos? qual sera a vida que o meu filho vao vai ter? que farei e que faremos entao todos noos os oprimidos por causas injustas? prefiro um colono doutro mundo que da minha propria terra
Francisco Wilson
Francisco Wilson '' Um dia serei judicialmente processado por ofender o bom nome de PGR '' ........gostei da passagem. Ha muita coisa que deve mudar na nossa justica
Jaime Chambule
Jaime Chambule Isto está mal!
Nelson Junior
Nelson Junior Estes gatunos por anos e anos nos convenceram ou tentam nos convencer que sao mais mocambicanos do que o resto...o resultado eh este: feriram e destruiram um inteiro povo...a integridade dum povo esta em jogo
Mondlane Calane Dzovo Kito
Mondlane Calane Dzovo Kito Isso chamamos de massacre verbal.
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde O sodotor falou na melhor maneira hoje. Veja :"Enquanto as notícias vão aparecendo aqui e acolá, eles vão fazendo o que podem: pagam articulistas, compram editores, compram políticos e o mais grave, vão matando os outros cidadãos que publicamente se mostram indignados." E o sodotor bomba a melhor logo la para o fim do texto
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde E o sodotor bomba a melhor logo la para o fim do texto "HONREM A TOGA QUE VESTIS OU TROQUEM-NA POR PLUMAS DE MOCHO"!
Chemane Enoque
Chemane Enoque Roubalheira sem limite
Dias Carlos
Dias Carlos Cada dia, semana ou mes, acordamos com essas noticias.....o quem falta ainda por descodificarmos senhores donos de tudo?????
Nelson Charifo
Nelson Charifo O Acesso a Informação pelo Público ou a Publicidade é Peça Chave no Combate a Corrupção Não há um só caso de sucesso no combate à corrupção, no qual a regra de ampla publicidade das etapas de investigação e processo não tenha sido observada. A transparência e o fim do sigilo a acobertar os poderosos que tentam se esconder sob o manto da privacidade ou do segredo de estado é, com certeza, uma condição absolutamente necessária ao sucesso das ações de combate à corrupção. Foi assim em Hong Kong, Cingapura, na Georgia, em Botswana e na Estonia, apenas para mencionar alguns casos de sucesso mais que razoável.
Benjamim Muaprato
Benjamim Muaprato O barco é o mesmo, a viagem também tambem. Há que vigiar e proteger todos compartimentos desta embarcacão pra que nao haja ressumação de algum líquido; Ou morremos todos ou chegados juntos. Coragem de enfrentar as ondas gigantes precisam-se. Caso esta embarcacão submerge, mesmo os que safarem, ficarão molhados. DEVE SER ESTA A LADAINHA DOS ENVOLVIDOS.
Fran Saia
Fran Saia Sublime ilustre.
Naine Mondlane
Naine Mondlane Bem dito!!
Mais eu penso que não há Como ilustre Vaz. o bandido e quem controla tudo. É só fechar boca e mais nada? Ainda que os mesmo fossem levados a barra da justiça, que impacto isso terá? Ainda te lembras dos antigos ministros dos transportes e in
...Ver mais
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo A honra e bom nome constroi-se pelo trabalho arduo.
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Este post a par do Juma Aiuba conforme disse Cal Barrosoconcorrem para os melhores deste ano. Muita verticalidade e conteudo bastante forte.
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Interpretando no espirito e na letra, a "recolonizacao" da Africa como defende Trump, faz todo sentido. Isto ja nao da!
Raúl Barata
Raúl Barata Antes fosse lenta, a justiça, ela é inexistente,meu caro!
Vernisto Adelino
Vernisto Adelino Bem dito. Quando existe é como lotaria ou totobola.
Gosto · 18 h
Nelson Junior
Nelson Junior Bem bem bem visto Sr.Egidio...bravo
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Gostei do ultimo paragrafo.
Abdala Chery
Abdala Chery Viva a FrelimoMarrome, Partido que salvou o povo do jugo colonial. Que fez estudar filhos de operarios e camponeses que hoje tem a chance de a criticarem . O que seria deles. 
Viva a liberdade de expressao , que permite os os invejosos/infelizes poder tudo falar.
Nelson Junior
Nelson Junior O senhor nao percebeu e nunca vai perceber-talvez seja dos que beneficiam tudo-todo o mocambicano eh grato a frelimo por ter lutado pela liberdade..,mas o lutar nao eh condicao suficiente e necessaria pra a frelimo apderar-se do povo e do Pais...A frelimo nao devia e nao deve ser a proprietaria do povo e do Pais...Sim, critica-se a Frelimo e deve-se criticar pois esta "desviou-se" ou se esqueceu os ibjectivos da luta: a luta tinha o objectivo de dar a todo mocambicano uma dignidade e honra....e nao esta fama de corrupcao e gatunagem
Gosto · 22 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps....nao se esqucer de que os invejosos/infelizes sao tambem mocambicanos....gostaria de corrigir-lo: nao sao invejosos e nem infelizes mas sim atonitos e incompreensiveis: estao atonitos de ver os libertadores se terem transformados em gananciosos e incompreensiveis pois nao compreendem como eh estes todos libertadores se transformaram em milionarios...
Gosto · 22 h
Abdala Chery
Abdala Chery Nao compete a si fazer-me perceber como percebeste,por isso, viva a liberdade de expressao!
O grande problema da lingua portuguesa e a interpretacao, sendo,entretanto, o fulcro de desentendimento entre seres humanos pouco eruditos. Bem haja!..
Gosto · 22 h
Vocoto Bauss
Vocoto Bauss Tudo quando está no fim anima...
Podem nos fazer do vosso uso e desuso(aproveitem),mas lembrem- se o fim está próximo.. Deus é organizado.
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Li o texto atentamente,sabe; a minha revolta triplicou e me perguntei:sera que sao aqueles madalas que fazem isso? Presducar toda juventude,juventude essa que um dia esses cotas disseram nao si pode entregar o poder aos jovens pork podem vende-la! E agora?? Parabens DR.VAZ pelo artigo.
Gosto · 1 · 22 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Egidio Vaz, nota 1000!! Faco das tuas palavras minhas!! Mas, duvido muito que estes gatunos possam vencer todo um Povo que esta' ja' a fervilhar de raiva! 

Quanto a PGR, os que estao a frente dela agora um dia podem vir a ser responsabilizados! Tudo o que e' bom tem fim, e tudo o que e' mal idem. Nao ha' nada eterno! A ver vamos! Mas parabens pelo teu post, e' galvanizante!
Gosto · 1 · 16 h · Editado
Nelson Junior
Nelson Junior Desta vez o ilustre Sr.Egidio foi o maior- e merece meu grande grande respeito...se, esses ladroes sujos pensam que os mocambicanos sao uns estupidos, estao bem e bem enganados...ate a mamana do distrito analfabeta sabe que temos lideres gatunos e cheirosos
Gosto · 19 h
Nelson Junior
Nelson Junior Estes cabroes fuzilaram um comerciante em Quelimane so e so por contrabandear camarao- e hoje estes sacanas de merda sao os maiores contrabandistas do Pais...so em Mocambique
Gosto · 19 h
Dani Sitoe
Dani Sitoe Falou tudo mano Egidio Vaz nossa justiça é fantasma pra alguns casos PGR , Tribunais e todas outras instituições de direito bando de incompetentes não passam de manequins do sistema.
Gosto · 2 · 15 h
Abdur Rahman Rassul
Abdur Rahman Rassul Vamos sacar esses gatunos.
Gosto · 1 · 11 h
Kito Etava
Kito Etava Verdadeiros apostolos da desgraça
Gosto · 10 h
Albino Francisco Fumo Fumo
Albino Francisco Fumo Fumo Subscrevo com alta estima.
Gosto · 9 h
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Meu irmao estou plenamente de acordo com o que diz. E o pior disso tudo e que parece haver aqui tambem um proteccionismo racial. Desculpe a franqueza e frontalidade, nao ouvi o Castelo Branco, o Mosca, O Sergio e outros tantos criticos, mesmo o Lima foi brando nos pontos de vista do ultimo domingo,a falarem do assunto. ha uma tentativa clara de sujar mais o Zimba que foi um peao no assunto, do que o antigo PCA. E nos outros escurinhos achamos normal e fazemos parte do coro. Isso revolta me. ladreo e ladrao independente da cor. Que complexo de inferioridade e essa.
Gosto · 3 · 8 h
Nelson Junior
Nelson Junior Nao seja ignorante e nao seja assim tao baixo de acusar os outros so pela cor da pele...mocambicanos sao mocambicanos independemente da cor da pele...O Cardoso era branco e foi assassinado...O jose francisco era de raca mista tambem foi assassinado...se voce eh racista como o Trump, que o seja-eh seu direito mas nao venha ca com essa atitude em publico: envorgonha Mocambique e os mocambicanos- e pra sua curiosidade, se ha economistas criticos ao governo eh o Mosca...e se ha jornalistas critico( critica construtiva) eh o Lima...se, nao sabe, sabia que o Lima esta nessa famosa lista negra dos individuos a abater?...sabia voce, que no dia que balearam o jose jaime , o alvo que realmente procuravam era o Lima?..o lima, sobre esse caso da lam foi muito critico e ate apresentou outros detalhes provaveis...nao seja racista, nao seja baixo...somos todos mocambicanos..,Mocambique nunca foi, nao eh e nunca vai ser so pra a raca negra.....infelizmente, voce defende os gatunos negros da frelimo...
Gosto · 3 h
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave sou e comigo isso, e nao mudo de ideias. ha corporativismo racial sim. se protegem esses branquinhos. me prenda se quiseres. arri
Gosto · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Gracas a Deus o Sr.representa uma minoria...se o Samora estivesse vivo, o Sr.acabaria no campo de reeducacao la nas matas de Niassa...
Gosto · 3 h
Wild Antonio Alfredo
Wild Antonio Alfredo VERDADE "É o preço que um povo pode pagar quando a justica é lenta".
Gosto · 7 h
Justino Jose Filipe
Justino Jose Filipe Eu diria que são diabos a soltas esses gatunos protegidos, alias se são diabos protegidos só podem ser protegidos por diabos também. A nossa justiça tem tudo para sair do marasmo que se encontra mergulhado caracterizada pela sua inoperância.
Gosto · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...repare de que esses brancos mocambicanos que voce critica sao extremamente bem qualificados e bem preparados profissionalmente-sao individuos que podem trabalhar em qualquer parte do mundo sem dificuldades...mas, preferem viver e trabalhar nessa republica de bananas com o desejo de contribuir no desenvolvimento de mocambique...e voce lhes critica so por serem brancos???...francamente!...eh por isso que voces nao avancam...mas, quando se trata de roubar ou pedir dinheiros aos brancos ai sim-o branco eh bem vindo...assim nao, camarada!...viva a frelimo!..eh ou nao eh?
Gosto · 3 h
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Dr, Pegaste pesado, mas te garanto que vou passar a usar essa expressao made in #EgidioVaz: "HONREM A TOGA QUE VESTIS OU TROQUEM-NA POR PLUMAS DE MOCHO!"



Lerry Good Agora sei como o sr.Octavio Muthemba foi parar a lista dos 10 mais Ricos "corruptos" de Mocambique! Gostei Nini, so' posso te pedir pra continuares a ilucidar_nos com suas imformacoes. Abracos!
Gosto · Responder · 9 · 10 h


Hilario Rafael Sitole Primeiro gostaria de elogiar a coesao e coerencia que ha no teu texto, escreves mui bem caro Momade Assife Abdul Satar, e por fim dizer que concordo pelnamente com a sua explanacao. A justica Mocambicana so tem olhos para os pobres e aqueles que nao sao menbros da Frelimo.
Gosto · Responder · 3 · 9 h


Isidio Saraiva Pura verdade, povo moçambicano não sabe o que quer tudo é sim, sem querer ofender a ninguem. quando é que nos tornaremos virmes e tirarmos todos esses politicos que não querem trabalhar para o povo mas sim para benefício próprio.
Gosto · Responder · 3 · 10 h


Ernestino Candido Albino infelismente essa e uma cruel realidade o pao nosso de nos mocambicanos.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Raul Novinte Momade Assife Abdul Satar, falaste pura verdade! Em Moçambique " justiça" é algo raro..... não se encontra. Quem encontra é quem pode!........
Gosto · Responder · 1 h


Olga Ross É cada coisa que escreves Nini e tudo certo, mais infelizmente o nosso país é assim mesmo, quem sofre sempre somos nós, o povo enquanto eles vão respirando ar puro.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Pap Lazy Meu irmao Nini, força...eu ja perdi esperança de um dia ver isto mudado, mas tudo esta nas mãos do Povo nas urnas e da oposição seria, que seja capaz de produzir sem que esteja no poder(individualmente) e que tambm seja incorruptivel, noutros Pais a gente vee coligacoes de Partidos de oposição para fazer frente o governo de dia( Posição) aqui nao! todos querem tudo so pra eles...assim fica complicado, pois por um lado temos um povo que pensa com estomago, aletrado com nivel de ignorancia ao extremo por outro lado temos oposição famita que so quer ganhar vantagens, sociedade Civil de boca mas que esta fardada de alguma cor, querem que o povo faça greve enquanto eles estao no gabibenetes, Yeah.......UFF
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Jorge Machavate Tens razao a nossa justiça esta para punir pobres. Até da verganha.:-X
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Claudio Vembane Concordo Ilustre e, confessar que leio todas as tuas publicações, admiro-lhe cada véz mais pois, têm linguagens tão conexas e elucidativas. O Sr., é Jurista ou Economista? Todavia, bem haja Ilustre.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Djicaze Dzovo Dzovo Caro Cláudio Vembane, o Nini não é nem Jurista nem Economista. Ele é rico. Paga para escreverem para ele. Mas o que manda escrever, é verdade.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Mauro Silva Djicaze porke nao pode ser ele a escrever ,ter ki pagar pra escrever.Moz esta pior com gente ki pensa como o Sr.vamos mudar atitude .Ele está a escrever pra ilucidar os compatriotas coisa ki o Sr nao o fez nem o faz.continua calado ki será melhor
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Djicaze Dzovo Dzovo Eu não disse que estou contra o que Nini manda escrever e nem disse que não é verdade. O Nini, de certeza que tem os seus acessores e conselheiros. Só um burro é que não pode perceber isso.
Gosto · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...





Umberto Sartori Vidock
Gosto · Responder · 10 h


Lionete Leona Nunca mesmo, esse país não vai longe, quem não conhece compra
Gosto · Responder · 9 h


José Amor Mudjadju Tovele Engraxar os ricos e punir os pobres,
Gosto · Responder · 9 h


Puto del Boss Bom dia ilustre, boa abordagem mas em fim em Mozambique a vida e assim
Gosto · Responder · 10 h


Joaquim Domingos Pessoas que lesam o 24milhoes de nao vao a cadeia e eu sapateiro basta furar mal o sapato ja motivo pra estar na BO. Them
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Hobety Luys Muhamby Moçambique está entregue aos ladrões, corruptos, assassinos e bandidos.
Gosto · Responder · 5 h · Editado


Arcénio Isaías porque se não és da frelimo não podes ocupar um cargo importante neste país?
Gosto · Responder · 10 h


Nico Voabil (...) de barrigas avantajadas e bochechas rechonchudas (...)Risos 😂😂😂
Gosto · Responder · 8 h


Tatyosvaneyvald Cumbans U pior e sergio sitoe nao dizer a eles n sabado k u lugar d bamdido e na cadeia,quand soms nx memu n suspeit vamx preso,porcaria d merda dessis tds pha ixu tira d serio
Gosto · Responder · 9 h


Zimba JC NÃO SE CAÇAM "TUBARÕES" COM ANZÓIS.
Gosto · Responder · 2 · 10 h · Editado


Alves B. Naete o meu maior erro na vida e nancer não africa si vc não tem partido n tem bom cargo n trabalho pod ser muit intelectual
Gosto · Responder · 6 h


Jorge Bush Ilustre,este país n vai mesmo pra frente,pena minha k n posso nem mudar d país pois n tenho condições pra tal,ladrões d merda esses nossos governantes,mas um dia tudo terá fim.abraços
Gosto · Responder · 6 h


Ercidio Machava O nome já diz pais de pandza
😂😂😂😂😂😂😂😂
Nos pobres estamos mal quem irá nos defender só Jesus apenas
Gosto · Responder · 7 h


Marshal Vasconcelos Nhone NO FIM O POBRE E QUE SOFRE.... UNS SETEM OUTROS NAO, DIGO A CRISE ,,POVO MOCAMBICANO VAMOS HONRAR A MEMORIA DE SAMORA MACHEL.
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Pascoal PL Pro sao dirigentes lambe botas
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Dengura Luiz Deus nos acuda
Gosto · Responder · 9 h


Gabriel Mazuze triste nini
Gosto · Responder · 4 h


Falk Eugenio Política tirânica. E tanta hipocrisia neste país!
Gosto · Responder · 10 h


Muhove Tata Esse governo nos leva até ao extremo
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Dani Sitoe É sem sombra dúvidas assim que funciona a nossa dita "justiça"
Gosto · Responder · 4 h


Amade Mabunda Verdade mano tamos a ser usados.
Gosto · Responder · 10 h


Edmilson Dos Nicetos Uitissone OBRIGADO POR MaNTER-NOS INFORMADO.
Gosto · Responder · 8 h · Editado


Alfredo Chirinda Nini os teus pontos são uma realidade. Escreves muito bem.
Gosto · Responder · 9 h


Cassimo Cassamo Chicombe Ya esta mal isso.
Gosto · Responder · 8 h


Cadacio Mussane Bando de Macacos
Gosto · Responder · 10 h


Jaime Chambule Nota 20!
Gosto · Responder · 8 h


Wanns Windek HEEE N NOS VIAJAO VCES, SI CUNHECEM TODOS ESSES,HEEE
Gosto · Responder · 10 h


Aldilson Rodrigues Mateus Joaquim Não vai mesmo
Gosto · Responder · 10 h


Salimo Momade Momade estamos ferado!
Gosto · Responder · 9 h


Fernando Sande eu concordo com vc,nao para continua assim nini
Gosto · Responder · 5 h


Briginalda Rosa Não irá a frente mesmo
Gosto · Responder · 22 min


Borno-g Borno Cadeia pa esses dois
Gosto · Responder · 5 h


Idarzão Idar 1000 valores👍
Gosto · Responder · 10 h


Ziz Cumaio Certo.... impunidade
Gosto · Responder · 8 h


Anildo Chitlhango Concordo contigo
Gosto · Responder · 10 h


Dimo Lumia Mugabe VERDADE...

O POVO TRANSPIRA E PAGA A FACTURA... MAS TODA CULPA ESTÁ EM NÓS COM MENTES ESTAGNADAS... SOMOS ENGANADOS FACILMENTE E DEIXAMOS NOSSO PAÍS SER DESTRUÍDO POR UM BANDO DE AMBICIOSOS...
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Belgiano Cuco Belas palavras Nini Satar...
Gosto · Responder · 4 h

Sem comentários: