quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

AS ALDRABICES DO "MINISTRO" DA DEFESA N'TUMUKE


Unay Cambuma

Os frelimistas já nao têm escrúpulos e andam de cabeça perdida. O primo e amigo do Nyusi, o maconde "ministro" da defesa Salvador Ntumuke, fez declarações acusando a Renamo de estar civis e as posições das forças da frelimo. Este Ntumuke e um aldrabão e mentiroso. Quem desloca se 1300 km para atacar as posições das forças da Renamo na Gorongosa sao os militares da frelimo e quem queima casas e celeiros e rouba os bens da população em Pandja, Dacata, Sabe, Honde, etc, tambem são militares da frelimo.


Aliás, é o próprio Ntumuke que dá ordens aos militares da frelimo para atacar as bases da Renamo, depois de receber orientações do seu primo e conterrâneo Nyusi. Nas suas declarações infelizes e cinicas o Ntumuke deu a entender qua Renamo não quiz o cesar fogo o que um total absurdo, ja que ha 2 semanas atrás ele mesmo esteve a coordenar pessoalmente a partir de Maputo as operações militares contra a Serra, numa altura em as negociações versavam justamente sobre o cessar fogo.

Ja relatamos neste espaço que entre os dias 6-10 deste mês, um grupo de forças especiais da frelimo tentou fazer uma incursão no interior da serra mas foi vaporizado com tremendas baixas. Isto acontece numa altura em Dhlakama havia mandado cessar as contra ofensivas durante 60 dias porque estava muito animado com o processo negocial e quiz mostar boa vontade a frelimo só que os militares da frelimo interpretaram este gesto da Renamo como um sinal de fragilidade ou derrota e lançaram mais ofensivas que felizmente foram prontamente repelidas mas a rádio Moçambique não "grunhiu" em relacao a estes acontecimentos (apenas teria cantado se as forças da frelimo tivessem sucesso).

Temos informaçoes de que o Nyusi prometia retirar as suas tropas na região da Gorongos durante o mes de Dezembro mas ao invés, aumentou os efectivos e agora incluiu mercenários do Zimbábue, Angola e chineses. Isto tudo para acabar com o presidente do partido Renamo, a mesma pessoa que o Nyusi diz que quer encontrar se. Estes da frelimo so sabem mentir cinicamente. É nisto que dá quando se é fraudulento até aos cabelos.
Portanto, a partir desta semanas vao travar se batalhas campais a volta sa Serra da Gorongosa, numa altura em que uma massa de tropas da frelimo e armamento esta concentrado na vila da Gorongosa. Soubemos de fontes das perdizes que tem conhecimento desta ofensiva das forças da frelimo e mercenários estrangeiros e estao prontos para "limpar tudo" e também "agradecer" pelo "presente do natal" (armas que serao capturadas).

A frelimo sabatou o diálogo porque ainda tinha esperança que conseguira derrotar a Renamo com esta super ofensiva mas Unay Cambuma antecipa dizer que o resultado sera desastroso para as forças da frelimo e a renamo vai retaliar imediatamente com uma contra ofensiva de larga escala. A frelimo vai chorar, os rangers estao muito aborrecidos com as brincadeiras das forças da frelimo.

Unay Cambuma




GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

130130
23 partilhas
Comentários


Maulana Augusto Augusto O meu pais esta torto e para indireitar nao sera facil mas basta votando no meu presidente Dlakama tudo mudara duma vez
Gosto · 6 · 7 h


Paulo Cruz Ussufo Estas certo força ai
Gosto · 1 · 7 h


Zacarias Matope Matope Cada coisa nas cabeças dos frelimistas
Gosto · 1 · 7 h


Pires Calembo

Gosto · 7 h


Pires Calembo

Gosto · 7 h


O Tall Tyga Massingue

Gosto · 7 h


Be Focus E ate Ntumuke ja mandou seus comandantes para assaltos aos carros civis em colunas. Todos ja testimunhamos isto
Gosto · 2 · 7 h


Zina Ngorinenhi Thomas Desta vez si atacarem a serra onde encontra si presidente dhlakama para alem de chambokeiar os pirikitos outra resposta tem si sentir na zona sul pah arriii chega de abuzo.
Gosto · 1 · 7 h


Nicolao Semo Não se batem a vitória é do povo
Gosto · 1 · 7 h


Lamerci Aurelio Assane Matem todos
Gosto · 7 h


Gulumba D. Mutemba Assim querem matar civis acusando os de serem da Renamo a paisana.
Gosto · 1 · 7 h


Bento José Tem razao nhusi porque etnia maconde Sao povo tanzaniano se fosse ele era mocambicano 100% nao iriam contractar forca estrangeira so para vir matar povo mocambicano ,o negro quando trabalhar na lugar ha mais dinheiro so pensa em roubar, encher mulher, bebedice , vejam em Moza Como sta agora um presidents eleito com povo tem coragem de comprar arma pesada para matar mesmo povo que li colocou no poder
Gosto · 4 · 7 h


Mulandi HI Mina Kheni Aquela história de que os militares devem produzir géneros alimentícios foi uma figura de estilo. Na verdade estava a dizer que os militares devem se virar pois cada um tem sua enxada (arma) para puder roubar nas machambas das populações, celeiros incluindo assalto a camiões na via pública. Sobre estas incursões serão perdas de vidas a toa o Nhussy e o seu ministro de consciência disso mas como não são familiares deles que enfrentam os rangers não se preocupam. Eu insisto para que os pobres militares ponham a mão na consciência porque a vida é só uma, que quiser ir em frente, boa sorte.
Gosto · 2 · 7 h


Simao Francisco Matavele O problema é q esses tais militares estão a cumprirem ordens. é difícil rejeitar as palavras de comandante na tropa. Mas só que já no terreno a realidade é outra. a voz do comando é Bala.
Gosto · 2 · 6 h


Mundirwa Gazitua Dhlakama dz q anda ocupado. Mas ocupado c uqe?será a fugir o B11 d gruta em gruta? Cedo ou tarde o homem será encontrado no Malawi. Acreditem!
Gosto · 5 h


Mulandi HI Mina Kheni #Simao eu largo a arma e vou me embora e depois de terminar o conflito reapareço e conto um filme de ter sido capturado.
Gosto · 5 h


Afonso Chicuare Chicuare É UM PODRE AQUELE MAKONDINHO SABE!
Gosto · 6 h


Joaquim Mutatiua Vam pagar tudo isso aqui na terra.
Gosto · 1 · 6 h


Manuel Zunguze E tens razao
Gosto · 1 · 6 h


Jose Francisco Almeida Unay discança.semana passada minha colega ligou recebeu irmao vindo d gorogosa sta maluco andaram fazer malandrisse la agora q t falo sta d baixa num kota
Gosto · 1 · 6 h


Romeu J Maluleque Maluleque Pirou?
Gosto · 6 h


Jose Carlos Barbito Essa coisa de andar a roubar coisas da populaçao da nisso maluquisse
Gosto · 1 h · Editado


Romeu J Maluleque Maluleque Estado geral
de protidao das perdizes
na Serra da Gorongasa.

E FIRME!
Gosto · 3 · 6 h


Fernando Fernando O unico remedio para acabar com burrice de frlmo e so atacar sul. Sem isso esquece. Vao continuar a gingar e a nos matar nos do centro.
Gosto · 2 · 6 h


Fernando Limpo PORCARIA ,CAES, PORCOS DA GOVERNSÇAO DOS ANALFABETOS MACONDEZS
Gosto · 2 · 6 h


Walker Jaime So falam
Gosto · 6 h


Nurdine Ibn Amisse Maulana Agente tem acompanhado atentamente as publicacoes do Cabuma.e hj prestei atençao a aparti que diz"o makonde".
Nao quero falar da publicaçao mas quero toma-lo atençao onde quer chegar quando diz"o makonde"exemplo eu sou makonde e outros sao ate alguns votaram na Renamos.oque esta em causa é a ideologia polita dele ou o facto de ser makonde.e se fosse.makuwa, masena, manyugue, machangana..etc?
Gosto · 2 · 6 h


Pedro Franiss Parruque Boa questão
Gosto · 6 h


António Menete Unay não ofender os da etnia maconde. Até pk a RENAMO tem Deputados oriundos do Círculo Eleitoral de Cabo Delgado o ki ker dizer ki a RENAMO granjeia uma certa simpatia no seio de uma facção de moçambicanos de origem maconde. O problema não é com os ma...Ver mais
Gosto · 1 · 6 h


Unay Cambuma Até que vocês tem razao. Muita razao mas a ideia nao e ofender os irmãos macondes apenas apanham por tabela. Passarei a evitar esta expressão.
Gosto · 3 · 5 h


Unay Cambuma realmente a renamo tem grande apoio em Cabo Delgado e os Chipandes, Pachinuapas e outros nao representam os povos macondes apenas foram imbecis e burros que foram usados como caes de caça pelos sulistas da frelimo. O grande Lázaro Nkavandame era o verdadeiro maconde patriota.
Gosto · 8 · 5 h


Luis Madjadire verdade irmao .ha muitos membros oriundo d cabo.
Gosto · 1 h


Amilcar Antonio Esdor Triste
Gosto · 6 h


Carlos Manuel Dias Isso é mesmo dum cambuma. Aliàs, sabes o que é ser kambuma (com k e não com c?), sabes?
Gosto · 6 h


Bento José Nao sabemos
Gosto · 5 h


Zito Antonio seu selvagem mocondes nunca foram gentes,coloca seu filho nessa guerra pra sentir a dor duma bala que mata um irmao mocambique.alunos estao em greve fugiram das carteira por vossa causa.cinico gente sem coracao.morram assassinos,ladros,corruptos fora daqui vermes.
Gosto · 1 · 6 h


Domingos Welela

Gosto · 6 h


Reino Reino

Gosto · 6 h


Eusebio Paulo Luane Gente sem amor ao outro.
Gosto · 2 · 6 h


Regalado Onofre A Renamo, deve retalhar e determinação de brincadeiras com a frelimo, o povo Moçambicano, principalmente de Centro e Norte esperam uma ofensiva da Renamo.
Gosto · 5 · 5 h


Rosario Francisco Chagaca O povo sempre aguardando a governaçao da renamo nunca perdmos a esperança tard cedo vencera.
Gosto · 4 · 5 h


Sergio Maguidja Muhlanga Vatakarala.e o dinheiro também vai acabar para contratar as tropas,força resistentes a vitória está quase.
Gosto · 5 · 5 h


Alberto Vubil Mintir para um inocente e' crime.
-A minha pergunta e' : as televisoes cheios no pais, kuando a frelimo leva FADM, FIR , GENERAIS ,CORONELIOS, TENENTES, ALFERES. De mocambique & os dos continentes siguintes:
-Americano, Europeu, Asiatico & os Africanos para irem atacar o lider dos RANGER, Ninhum radio ou televisao que fala.
-Mais quando os RANGER dar so uma chapada, As televisoes & os radios custumam incomodar muito. Porqqqqqqqqqqqqqqqqqqueeeeeeeeeeeeeeeeeee?
Gosto · 2 · 5 h


Joaquim Antonio Viva perdiz.

Gosto · 5 · 4 h


Matatane Armando Matatane Obrigado pelas informaçoes ,continua a nos alertar muito grado, renamo ohyeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Gosto · 4 · 4 h


Arune Arisse diga o Dlakama para nos salvar
Gosto · 2 · 3 h


Zeferino Alexandre A. Nanrye Grato pela atenxao mano #Unay.
Gosto · 1 · 3 h


Alves Selemane Selemane

Gosto · 3 h


Customo Jo Jo Nao ha pao pra malucos...vao acabar
Gosto · 3 h


Alberto Vubil

Gosto · 1 · 3 h


Alberto Constantino como de sempre temos dito! o qui começa termina, existiram pessoas k fizeram a frelimo mas à maioria deles já não existem; o samora tenteu muito para acabar com a renamo mas nem por pouco não conseguiu! não venham à me dizer k a frelimo k fez nhussy presidentinho será capaz acabar com o líder. temos certeza k Deus tem dado proteção total a este grande líder, visto k ainda tem afazeres neste país; todos nós esperamos por ele! tenham à certeza k para a frelixo já não tem + 5 anos de desgovernação nesse país, k fiquem claro.
Gosto · 3 · 3 h


Tedy Edgar Nguiraze

Gosto · 3 h


Antonio Junta Gandule Ke venham a nossa fadm xta pronto
Gosto · 2 h


Nelson Januario Januario Chexen Obrigd mn sepre cnntinuas assi com boa informacç
Gosto · 2 h


Gote Rafa Limpem por total os lixos da FRELIMO é o melhor é fazer correr os barrigudos concentrados no Maputo. 2017 queremos ver a RENAMO governando.
Gosto · 2 h


J Oaquim Muchanga Auuto ainda como dizia a minha mãe
Gosto · 2 h


J Oaquim Muchanga Ainda é só um cheirinho vai chegar a vez de levantar a mão e por fim vão levantar os pés
Gosto · 2 h


Naltaf Altaf Obrigado caro unay
Gosto · 1 h


Mr'Peter Casimiro Macondes é uma geração de diabo n são pessoas
Gosto · 1 h


Mateus João Domingos Matepo Os frelimista ja perderam,(o jogo )feliz natal pra os rangers...
Gosto · 35 min


Manuel Dos Tetenses Tetenses O lider nao pode confiar palavras do maconde qui possui memoria curta, é so avançar com ataques
Gosto · 1 · 33 min


Julio Amade Andrade Rangerx tenque pegar estes putos contratados queimar xom gasolina mostrar que nao sao nada. Xega de piedade a estes franguitos
Gosto · 17 min

Sem comentários: