sábado, 17 de dezembro de 2016

Acabei de prestar homenagem à Valentina Guebuza


Egidio Vaz
· Yesterday at 03:31 ·

Acabei de prestar homenagem à Valentina Guebuza, no velório em câmara ardente havido na Igreja Presbitriana de Chamanculo.

Um dos aspectos que marcam o seu legado é o que a muitos filhos desta terra escapa: lealdade e compromisso, obediência e total aderência aos ensinamentos e orientação do pai. É por isso que Valentina foi feliz em vida e morreu sem dever a ninguém.

Imagine um mundo onde os filhos obedecem aos seus pais e seguem seus ensinamentos? Isso é bíblico e constitui condição sine qua non para a felicidade.

"Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você. Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida"
Provérbios 6:20-23

Para além de uma carreia frenética e de sucesso, Valentina inspirou milhares de meninas e meninos, homens e mulheres e colocou a sua vida ao serviço da humanidade. Irei recorda-lá como o tipo ideal do filho que se deve ter. E é por isso que a sua partida à muitos fará falta, principalmente aos pais. Essa "chave-francesa, "bobojana" que combina o ser mulher à sagacidade de fazer as coisas acontecer, uma obcessão em pessoa, trabalhadora da família, política e executiva, parte com suas coisas, interinha.

Perdemo-la. A morte mais uma vez me fez recordar da minha condição humana: cobarde.



507 Likes228 Comments16 Shares

Flor Negra, Inacio Ito Faunistico Sitoe, Mahomed Lopes Momas and 504 others like this.
16 shares
Comments

Remove
Hi Mina SEM DEVER A NINGUÉM... Como é que sabe??
21 · Yesterday at 03:33Remove

Hide 20 Replies


Remove
Egidio Vaz Por favor, respeite também o meu estado de espírito. Estou triste pela sua morte e sem muita pachorra para discutir questiúnculas. Este texto visa olhar o lado BOM do que a Valentina foi em vida. Você entende isso?
15 · Yesterday at 03:38Remove

Remove
Hi Mina Entendo perfeitamente.
7 · Yesterday at 03:39Remove

Remove
Ilidio Malunguisse Meia palavra basta!
Yesterday at 03:47Remove

Remove
Jasmin Rodrigues Oh Vaz ...fez um post e Nao quer que ninguem questione Porque Nao esta com pachorra?? Com pachorra ou Nao tanbem questiono....morreu sem dever ninguem?? Carreira de sucesso?? Como define sucesso?? E primero que tudo...MORREU???
5 · Yesterday at 04:00Remove

Remove
Elísio Nhantumbo A Santa inquisição já começou. A quem estava a dever alguém sabe? E alguém ainda pergunta morreu mesmo? morresse de brincadeira?
1 · Yesterday at 04:07 · EditedRemove

Remove
Jasmin Rodrigues Elisio Nhantumbo- Pode ter morrido uma outra vivalma e Nao necessariamente Ela! Tratam se de milhoes de dolares envolvidos nestas jogadas..a mesma mente capaz de engendrar uma ematum para saquear dinheiros e a mesma que pode engendrar cenas destas!!
2 · Yesterday at 04:15Remove

Remove
Cadu Moreira Hou lala ó ilustre Egidio, com todo respeito, quer dizer, teve muita pachorra para elaborar esta publicação mas já não a tem quando se trata de algum confronto(num bom sentido) com os teus facefriens, sobre alguns pontos deste mesmo artigo!!? Hou lala, está complicado isto!!
3 · Yesterday at 04:17 · EditedRemove

Remove
Elísio Nhantumbo Jasmin Rodrigues entendo o seu ponto. como qualquer moçambicano condeno o pai, mas a ela não porque não era gestora do país. Não vejo a responsabilidade dela no caos em que vive o país. separemos as águas.
Yesterday at 04:18 · EditedRemove

Remove
Clara Vilanculos Morreu sem dever a ninguém 😬😬😬😬discordo
Uma pessoa k devia 24 milhões de habitantes incluindo gerações vindouras😂😂😂😂
Yesterday at 04:21Remove

Remove
Jasmin Rodrigues Nao podemos separar as Aguas meu Caro Porque para esta situacao Nao e possivel! A Valentina Nao morreu.... Isto tudo e uma encenacao...a mesma k nos encenaram sobre a Ematum...
Yesterday at 04:22Remove

Remove
Elísio Nhantumbo Clara Vilanculos a Valentina não devia isso k dizes. podia ter suas dívidas pessoais e não com o país. Isso é falacioso. Desde quando os filhos são responsáveis pelos actos dos seus pais? Não é justo.
1 · Yesterday at 04:28Remove

Remove
Elísio Nhantumbo A Jasmin Rodrigues sabe bem k esse papo de k Nympine não morreu é falso.
Yesterday at 04:29Remove

Remove
Jasmin Rodrigues Nao Sei Nao!!
1 · Yesterday at 04:33Remove

Remove
Elísio Nhantumbo Sabe sim Jasmin Rodrigues.
Yesterday at 04:36Remove

Remove
Jasmin Rodrigues Vou reduzi -lo a insignificância que merece ignorando- lhe! Acusa me de algo que nao sei.... pior insiste!!! Nada mais ha a fazer...
1 · Yesterday at 05:31 · EditedRemove

Remove
Elísio Nhantumbo A sua resposta é um indicador de que não leu o meu comentário no contexto certo. Reduza me ao que quiseres cara Jasmin Rodrigues.
22 hrsRemove

Remove
Sidonio Pedro Elisio Nhantumbo, sera que estas a ser honesto quando culpas apenas o guebuza pelo " caos" em que vive o pais?
3 · 20 hrsRemove

Remove
Sidonio Pedro Jasmin Rodrigues, voce e que e insignificante e ridicula, ao insistir no assunto de Nympine.
1 · 20 hrsRemove

Remove
Elísio Nhantumbo Sidonio Pedro não estou a analisar a situação do país no global. Estou aqui a tentar desculpabilizar a falecida Valentina porque senti que há aqui uma tendência de odia la e até profanar a morte dela por causa do que o país vive. Claro que saindo deste contexto a responsabilização é solidária de todo antigo governo, estando na cabeça quem o dirigia.
9 hrsRemove

Remove
Sidonio Pedro Elisio Nhantumbo, " claro que saindo deste contexto a responsabilizaçao e solidaria de todo antigo governo estando na cabeça quem o dirigia", continuas a ser parcial na tua analise, ignoras outros factores, tais como a pre-desposiçao da Renamo para os ataques e sabotagem das actividades do governo, que a crise e global, que as ditas dividas ocultas nao foram a razao da crise, quando elas surgiram, a crise ja estava instalada. Quanto ao resto, estou plenamente de acordo.
6 hrsRemove

Remove
Pedro Cristovao Mawai Jr. PAZ A SUA ALMA E MUITA FORÇA PRA FAMILIA.
Yesterday at 03:35Remove

Remove
Issumail Danane Que Deus lhe conceda um eterno descanso feliz nenhum humano tem direito de julgar a outro da vida eterna se nao Deus ate sempre Valentina
Yesterday at 03:37Remove

Remove
Inacio Ernesto Mazive "...É por isso que Valentina foi feliz em vida e morreu sem dever a ninguém."
Já é bom. Quem me dera passar pela mesma situação.
13 · Yesterday at 03:37Remove

Remove
Sidonio Pedro Trabalhe arduamente.
20 hrsRemove

Remove
Ana Prescilla Souto-Makina Sidonio Pedro or have a thief for a father.
19 hrs · EditedRemove

Remove
Xavier Antonio Infa siizembeka. Ikamuronja munthu imantenga, ngakhale oremela, waumphavi, odzivakuremba kwambiri...imantenga.
1 · Yesterday at 03:37Remove

Remove
Taty Zandas Traducao?
Yesterday at 04:55Remove

Remove
Xavier Antonio A morte não se esconde. Quando ela dirige-se a alguém leva, é rico, é pobre, estudou muito, escreve muito, a morte leva. Aí está ilustre Taty Zandas.
23 hrsRemove

Remove
Xavier Jorge Uamba Que Deus a tenha. o resto é resto pouco importa.
Yesterday at 03:38Remove

Remove
Zeiss Lacerda Paz a sua alma e que a família encontre conforto em Deus.
1 · Yesterday at 03:38Remove

Remove
Edgar Barroso heheheheheh...
10 · Yesterday at 03:38Remove

Remove
Notiço D'Akeelaya kikikikikikikikkkk teatro ou peça teatral?
4 · Yesterday at 03:41Remove

Remove
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai Pá a sua alma, deixou um legado e uma aprendizagem. Até sempre irmã. RIP
1 · Yesterday at 03:41Remove

Remove
Zeiss Lacerda Nesse post tem um erro básico: acreditar que nossos pais são sábios e que tudo o que nos ensinam é o correcto. Eu hoje sou pai e não me acho perfeito, daí que os meus descendentes devem tentar ser melhores que eu, buscando sabedoria no mundo que os rodeia, Não apenas no meu mundo.

"Entenda-se como uma afirmação na generalidade".
43 · Yesterday at 03:43Remove

Remove
Zé Joel O que te faz crer que há essa ideia de que todos são sábios, tudo que dizem é correcto no texto.?
2 · Yesterday at 03:49Remove

Remove
Zeiss Lacerda Espero que nao tenha sido mal percebido. O cerne do meu post é: se não sou perfeito como filho, quando eu me tornar pai isso não me transforma em perfeito. Só isso. E não falo deste caso em particular, falo no geral. O Egídio está coberto de razão quando diz que devemos ouvir aos pais, o que digo é que devemos também filtrar e nos enriquecer com outros ensinamentos para além do dos pais: padrinhos, amigos, igreja, chapa, escola, etc. Não pretendo levantar polêmica.
11 · Yesterday at 03:54Remove

Remove
Claudio Lombene Entenda o texto noutra vertente.
1 · Yesterday at 04:00Remove

Remove
Dias Manuel Concordo consigo Zeiss Lacerda
1 · 23 hrsRemove

Remove
Jose Baleira Zeiss Lacerda
LIKE .
1 · 23 hrsRemove

Remove
Ana Prescilla Souto-Makina The Bible also says "thou shalt leave you father and mother to follow the kingdom of God, we ought to obey God than mere mortals". In simple words, if your parents are doing wrong you should Obey God & follow God and not your parents who by their wrong doing are going against Gods commandments. With that said, may she Rest In Peace.
2 · 16 hrs · EditedRemove

Remove
Fauzio Mussagy Fernandes Caixão tava aberto
4 · Yesterday at 03:44Remove

Remove
Ivana Cossa Estas afirmando ou questionando? ?
1 · Yesterday at 04:35Remove

Remove
Fauzio Mussagy Fernandes Esqueci colocar interrogação...
Yesterday at 04:36Remove

Remove
Fauzio Mussagy Fernandes O CAIXAO estava aberto?
Yesterday at 04:36Remove

Remove
Fauzio Mussagy Fernandes A urna estava aberta ?
Yesterday at 04:37Remove

Remove
Ellmana Jone Também gostava de saber
Yesterday at 05:09Remove

Remove
Charles Viagem Sinceramente, que tamanha ignorância, o que têm haver caixão aberto?
1 · 22 hrs · EditedRemove

Remove
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Olha que ninguem te respondeu Fauzio. Que conclusoes tiras do silencio?
19 hrsRemove

Remove
Tina Lee No cemiterio o caixao estava aberto sim vi no jornal das 20 na stv
16 hrsRemove

Remove
Bitone Viage Kkkkk
6 · Yesterday at 03:46Remove

Remove
Aida Bahule Bitone Kkkkkkkkkkkkkkk
Yesterday at 04:26Remove

Remove
Hélder Nemésio Substitua "aderência" por "adesão".
6 · Yesterday at 03:46Remove

Remove
Cadu Moreira O fundamental numa língua é a comunicação, isto é, perceber o que o emissor quis dizer, portanto, questões de rigor é para os linguistas que são neste caso, os fazedores deste curso ó meu caro Hélder. Portanto, nada de a gente se comportar como "CAÇA ERROS" preterindo assim, o essencial da abordagem.
1 · Yesterday at 04:09Remove

Remove
Hélder Nemésio Cadu, tenho autoridade para proferir esse pronunciamento. Não sou caça erros, apenas julgo que a esse nível os termos devem ser bem empregues. NÃO vejo maldade nisso. Deixa de bajular.
4 · Yesterday at 04:16Remove

Remove
Benilde Mourana Já cometi o mesmo erro e alguém me corrigiu. Agradeci a pessoa afinal a vida é um aprendizado e diário. Paz a alma da senhora.
3 · Yesterday at 04:27Remove

Remove
Hélder Nemésio Benilde, ninguém sabe tudo. Eu tenho as minhas limitações. NÃO coloquei essa questão para pôr em causa o post de Egídio, mas sim para ajudar porque acredito que é assim que se progride.
3 · Yesterday at 04:30 · EditedRemove

Remove
Benilde Mourana Foi assim que eu percebi Helder. As vezes quando admiramos as pessoas ñ sabemos dissociar o contributo da crítica infelizmente.
2 · Yesterday at 04:35Remove

Remove
Cadu Moreira Costuma-se dizer que deves corrigir ou criticar em privado e elogiar publicamente, portanto, neste caso, penso que o ilustre Hélder devia ter mandado no inbox, a mensagem para o so Vaz, creio que assim teria sido melhor porque para mim, assim acabaste comentando algo que está fora do contexto do conteúdo deste post. Já essa questão de dizeres que estou a ser "ESCOVINHA" é a tua constatação, pois não tenho motivos para o escovar e se fores a prestar atenção aos meus comentários neste post, acredito que notarás isso.
Yesterday at 04:41 · EditedRemove

Remove
Hélder Nemésio Tenho muita admiração por Egídio, não é por acaso que sigo as suas contribuições nas redes sociais. Só queria usar os ofícios da minha formação para melhorar a performance. Sabiam que o Centro de Línguas da FLCS da UEM, cobra 700 Mt por página para rever um texto? Trata-se de uma questão técnica e aqui houve, na verdade, uma acessoria.
1 · Yesterday at 04:41 · EditedRemove

Remove
Hélder Nemésio Constatei bajulice.
1 · Yesterday at 04:47Remove

Remove
Jose Baleira Hélder Nemésio
LIKE .
1 · 23 hrsRemove

Remove
Ilda Candeia Que Deus lhe conceda um eterno descanso
1 · Yesterday at 03:48Remove

Remove
Ariel Sonto Só pode ser ironia e alguns condimentos de humor o que está aqui. Não misturemos os assuntos. RIP
9 · Yesterday at 03:50Remove

Remove
Aida Bahule Kkkkkkkkkkkkkkk. Eu só consigo rir
1 · Yesterday at 04:27Remove

Remove
Aniceto Rafael mano Egidio posso partilhar essa post?
1 · Yesterday at 03:51Remove

Remove
Erasmo Nelio Sábias palavras
Yesterday at 03:52Remove

Remove
Cheila Virgilio Mutombene Hehehe
3 · Yesterday at 03:53Remove

Remove
Filipe Primeiro Paz a sua alma
Yesterday at 03:53Remove

Remove
Pedro Inácio Fumo E toda a glória é para o dador da vida. Ele se é eterno! O que preocupa é para onde vão as nossas almas depois de morrer? Céu ou inferno?
Yesterday at 03:54Remove

Remove
Eduardo João Laxmidás Macucha Enfim. Não mais digo
1 · Yesterday at 03:54Remove

Remove
Claudio Lombene Egidio irónico.
1 · Yesterday at 03:55Remove

Remove
Cléo Marley Mafu É para rir ou para chorar? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
7 · Yesterday at 03:56Remove

Remove
Aida Bahule Amiga. Kkkkkkkkkkkkkkk
1 · Yesterday at 04:29Remove

Remove
Cléo Marley Mafu 🙈🙈🙈🙈
Yesterday at 04:35Remove

Remove
Ellmana Jone Rir mesmo.
2 · Yesterday at 05:10Remove

Remove
Cristina Samboco Que a sua alma descanse em paz 🙏
Yesterday at 03:58Remove

Remove
Fred Cossa A quem diz que não passou de mas um filme não ela está morta pq ninguém viu o corpo.... com todo respeito o povo Mocambicano já não acredita em nada ...... dos nosso políticos paz a sua alma......
1 · Yesterday at 04:01Remove

Remove
Elvino Dias Muito triste.
1 · Yesterday at 04:02Remove

Remove
Sura Rebelo Descanse em paz
1 · Yesterday at 04:02Remove

Remove
Aida Bahule Amém.
2 · Yesterday at 04:29Remove

Remove
Lopes Silica Jr. Carreira de sucesso? Não penso que seja o termo que se aplique a uma carreira sem fracassos, suor e transparência. Todos sabemos quais foram os alicerces da carreira empresarial dela. Quanto à questão da obediência na relação pai/filho concordo em pleno.
25 · Yesterday at 04:03Remove

Remove
Cadu Moreira Estou plenamente de acordo consigo ilustre Lopes Silica.
2 · Yesterday at 04:05 · EditedRemove

Remove
Aida Bahule Ilustre disseste tudo
1 · Yesterday at 04:29Remove

Remove
Jose Figueiredo Falou bonito
1 · Yesterday at 05:06Remove

Remove
Jose Figueiredo Mas eu acho q o Egidio quis destacar o caracter empresarial dela.

Apesar de ter tido todos os meios à suas mãos, ha muita gente que não teria tido a capacidade de gestão que ela teve.

Passariam a vida toda a torrar e esbanjar o dinheiro, mas ela soube aplica-lo bem em negócios.
3 · Yesterday at 05:09 · EditedRemove

Remove
Lopes Silica Jr. Meu irmão Jose, tudo se baseou na questão obediência/respeito/disciplina, tal como o Dr E.Vaz disse. Mas não é algo para se elogiar, quando sabemos que tal alicerce custou a saúde, educação, segurança, futuro e até vida de muitos compatriotas meus. Quero acreditar que o articulista está a ser irónico.
7 · Yesterday at 05:32Remove

Remove
Jose Baleira Obediência vs submissão .
1 · 22 hrsRemove

Remove
Mauro Dinis Figueiredo falou e disse Lopes Silica Jr..
1 · 22 hrsRemove

Remove
Lopes Silica Jr. Amad Canda Orlando Maceda
17 hrsRemove

Remove
Rebeca Cipriano Rip
Yesterday at 04:03Remove

Remove
Nelson Machava Só faltava Egídio Vaz neste filme de longa metragem, mas sei que tarde ou cedo a verdade voltará para os Moçambicanos. ......O mais caricato de tudo é usar a casa de Deus como palco para este filme!
10 · Yesterday at 04:04Remove

Remove
Andalito R. G. Kafka Muita literariedade...
Yesterday at 04:05Remove

Remove
Aida Bahule Hehehehehe. Estou sem palavras. Edgar Barroso alguma declaração a respeito?
3 · Yesterday at 04:06Remove

Remove
Nelo Muthisse Paz a sua alma
Yesterday at 04:07Remove

Remove
Abel Zico Abriram caixão? Eu não assisti...
Yesterday at 04:07Remove

Remove
Egidio Vaz Peço para que coloquem o vosso ódio de lado. Este post irá ajudar-me a bloquear meio-mundo malcriado. E até familiares. Agarrem-se, seus odiosos. Sabem o que é perder um filho? Satanás!
39 · Yesterday at 04:09Remove

Remove
Edumundo Pangara Sr. Egidio Vaz, o versiculo que fizeste mensao nao diz pra respeitar e seguir ensinamentos de qualquer Pai. Veja, Proverbios (escrito por Rei Salomao) advertia a filhos de Judeus que segissem os conselhos dos Pais, tendo em conta que os mais velhos tinham respeito e dominio sobre a lei de Moises. Recorde se que quando Jesus Cristo numa das vezes estava a pregar na Galileia, apareceu a sua Mae e seus irmaos, e um discipulos lhe disse, os teus familiares estao ai fora, e ele respondeu, minha familia eh aquela que houve os meus ensinamentos e os guarda pra o seu proprio beneficio. Por tanto, se os nossos Pais nao aplicam os ensinamentos de Cristo nas suas vidas nao temos porque os ouvir… Da proxima nao ponha versiculos que nao refletem assuntos de Cristianismo na sua essencia. Paz a sua alma…
19 · Yesterday at 04:33Remove

Remove
Jose Cossa Tem o meu total apoio ilustre. Anda muitos hipócritas por aqui. Pessoas que nao respeitam a dor do próximo. Enfim
Yesterday at 04:56Remove

Remove
Dinis Nhancume Belzebu...capeta...sathana...
23 hrsRemove

Remove
Anarella Guidion Mas entao nao entendo mais nada. Ha nas escrituras o seguinte: "honre teus pais para que vivas muito tempo na terra".

Ela morreu morreu muito jovem. Condolencias ao ex presidente e sua familia
5 · 18 hrs · EditedRemove

Remove
Uric Raúl Mandiquisse Morre a carne, fica o legado na terra.
1 · Yesterday at 04:27Remove

Remove
Anarella Guidion É?
1 · Yesterday at 04:35Remove

Remove
Edio Matola kikikikikkik, então......
1 · 22 hrsRemove

Remove
Anarella Guidion Ibraimo Assamo
Yesterday at 04:13Remove

Remove
Rudolfo Cossa Paz a sua alma e repouso eterno.
Yesterday at 04:14Remove

Remove
Atul Laxmissancar Paz a Sua Alma
Yesterday at 04:15Remove

Remove
Anabella Cumbe Muito triste
Yesterday at 04:18Remove

Remove
Hélder Nemésio Indo ao conteúdo do seu post, julgo que a Valentina só atingiu os níveis que todos conhecemos por ter sabido aplicar com racionalidade os recursos que lhe foram disponibilizados. Ela é sim um exemplo de integridade. Concordo.
2 · Yesterday at 04:20Remove

Remove
Nelson Rosario Defina integridade. Veremos se tem enquadramento na vida da Valentina.
2 · Yesterday at 05:11Remove

Remove
Hélder Nemésio Nelson, sem comentários!
23 hrsRemove

Remove
El Tangwe Kumkubwe Ironia.
Kkkkkk
1 · Yesterday at 04:20Remove

Remove
El Tangwe Kumkubwe R.I.P
Yesterday at 04:20Remove

Remove
Clara Vilanculos Morreu sem dever a ninguém 😬😬😬😬discordo
Uma pessoa k devia 24 milhões de habitantes incluindo gerações vindouras😂😂😂😂
22 · Yesterday at 04:23Remove

Remove
Schauque Spirou Eishh hehejeh
Yesterday at 05:01Remove

Remove
Aida Bahule Wakakakakakakakakaka Wakakakakakakakakaka Wakakakakakakakakaka. Estou a rir kilos
Yesterday at 05:07Remove

Remove
Infante Rufino Clara, isso é boato e falta de autoestima. Haja respeito.
18 hrsRemove

Remove
Hélder Nemésio Temos exemplos vivos de má aplicação dos recursos provenientes dos pais. A vida dessa senhora foi uma demonstração clara de como se deve aplicar os meios de que dispomos. Descanse em paz!
2 · Yesterday at 04:24Remove

Remove
Emidio Guila Paz à sua alma. O resto é só reconhecer que foi uma jovem que trabalhou duro, sofreu privações para amealhar recursos que os utilizou de forma íntegra, moral e transparente.
1 · Yesterday at 04:31Remove

Remove
William Damasio Mbeve Trabalhou duro aonde, meu caro? Tanta riqueza que se diz ela possuir de onde começou ela a produzir?
1 · 21 hrsRemove

Remove
Emidio Guila Kkkkkkkkkkk
21 hrsRemove

Remove
Albino Francisco Fumo Fumo Egidio Vaz achou melhor escrever em parábola deste vez?
2 · Yesterday at 04:35Remove

Remove
Matias Manhique O termo que se costuma usar quando não se tem a certeza de nada é "supostamente", mas a mídia que tem um papel importante de informar trazendo informações verdadeiras com provas, esqueceu de usar este termo. Eu também sou ceptico quanto à essa morte. O que nos leva a chegar a conclusão de que mesmo ela morreu??? Porque, a mídia reportou, porque as pessoas falam?? Quem testemunhou o baleamento, quem ouviu o som dos tiros, pelo menos os vozinhos como acontecem em outros casos. Quem lhe atendeu no hospital??? O local de baleamento, que vestigios tem, sim, porque tem de haver como acontecem em outros casos. E o assassino, está aonde, que esquadra, a imprensa pode ir lá pelo menos mostrar imagens??? Bom são várias perguntas que justificam que ela provavelmente na minha opinião não "morreu" mas poucas para justificar que morreu.
15 · Yesterday at 05:09 · EditedRemove

Remove
Mario Albano Egidio Vaz no seu estilo característico "caranguejo " se ela foi um exemplo de filho, então nós outros estamos condenados a morre pobres..
8 · Yesterday at 04:36Remove

Remove
Schauque Spirou Bwskakakaka
Yesterday at 05:00Remove

Remove
Aida Bahule

Yesterday at 05:05Remove

Remove
Liano John'Doe A Teatralidade e o Engano, são poderosos agentes para os não-iniciados. Egidio Vaz
7 · Yesterday at 04:38Remove

Remove
Nito L. Manhice Vou reservar a minha opinião pra mim mesmo, sob pena de Perder a companhia virtual do meu admirado Vaz
9 · Yesterday at 04:38Remove

Remove
Liano John'Doe ja ouviste falar em "liberdade de expressão" ??
3 · Yesterday at 04:42Remove

Remove
Nito L. Manhice Ja ouvi, e fez morrer Carlos CRdoso, calou o jornalista que relatou o caso vala comum, matou cistac, e vai me induzir a perder amizade virtual com vaz
10 · Yesterday at 04:52Remove

Remove
Aida Bahule É melhor Nito L. Manhice
2 · Yesterday at 05:05Remove

Remove
Andre Dimas tsc. kkk
2 · 22 hrsRemove

Remove
Liano John'Doe quer dizer vives numa autoditadura kkk. enfim (y)
1 · 6 hrsRemove

Remove
Edwin Hounnou Discordo do elogio que o meu amigo Egidio Vaz tece à finada Valentina Guebuza, por não corresponder à verdade. Como se explica que a Startimes, convidada pelo Governo de Moçambique, veio engrossar a fortuna da família Guebuza? Como se explica que a Valentina, através do seu pai, esteja na gestão dos portos da Beira, Nacala e Pemba, etc., etc. Difícil para mim será afirmar que não deve a ninguém. Uma afirmação forçada e até falsa. Ela era a gestora de tudo quanto o pai roubou ao povo e isso é, sobejamente, conhecido. Por isso, tomo a liberdade de discordar do meu amigo Egídio Vaz. Os exemplos da gestão fraudulenta do Estado moçambicano pelo seu pai deixa o país amargurado. Contudo, sinto muito pelo sucedido com a Valentina Guebuza.
Quem fez mal ao povo foi o pai e não a filha. O povo está revoltado com o pai e não com a filha que servia apenas como fiel depositária e não autora material dos roubos protagonizados pelo pai ou pelos colegas do pai. O pai que pague pelos seus pecados. A fortuna que a Valentina acumulava não era, de forma alguma, produto do seu trabalho nem da sua inteligência. O meu amigo Egídio Vaz disse que a Valentina Guebuza morreu pobre. Concordo no sentido de que a tanta riqueza que geria não lhe pertencia, pertencia ao pai que a conseguiu pelo facto de ter ocupado o cargo do mais alto.magistrado da nação, chefe de estado, presidente da república. Esse cargo permitiu ao pai da Valentina. A Valentina não roubou ao povo, quem roubou ao povo foi o seu pai e ela era uma trabalhadora do seu pai. acumular riqueza de maneira ilícita
Mortes violentas deveriam evitadas tanto de pobres como ricos, mas, infelizmente, assistimos a mortes violentas quase todos dias. Espero que o Estado moçambicano tenha percebido que a vida já na deve ser respeitada e assim evitar aldeamentos passionais, políticos, econômicos ou ideológicos como tem sido hábito no nosso país.
Valentina Guebuza não roubou mas o pai, este sim, roubou muito e até demais. A Valentina era empregada do pai que fez tanta riqueza com base em gatuno geminada.
Por isso, sinto muito e lhe desejo um descanso eterno.
34 · 16 hrs · EditedRemove

Remove
Bruno Morais Concordo, não percebo os argumentos do Vaz, entendemos que deve estar emocionado por ter estado lá mas melhor seria evitar tentar transmitir suas emoções pra os demais pois nos não temos esse sentimento por essa família porque nos deve parte do que é nosso, milhares de cidadãos não vão puder passar condignamente as quadras festivas por conta do empobrecimento precosse que estamos vivendo por conta da ambição desmedida dessa família Deus quis mostrar que a que se faz aque se paga,
2 · Yesterday at 05:29Remove

Remove
Jose Baleira Cúmplice perigoso . Qem administra negócios d ladrão tá sempre a corroborar q este roube cada vez mais pra melhor caudalizar a administração d cosa nostra .
1 · 22 hrsRemove

Remove
Edson Da Graça Machado A morte é, e sempre será, fenómeno aterrador para simples mortais. Ela causa misto de sentimentos porque sabemos ser das poucas coisas a que ninguém escapa. Tememo-la por haver consciência de que também nos aguarda, cedo ou tarde. Por isso, devemos valorizar a vida que é uma verdadeira bênção de Deus. Mas Egidio Vaz quis, de forma forçada, ignorar ódio que habita nos corações dos moçambicanos e que leva aos comentários menos abonatórios no FB. Porquê tanto ódio a esta família? Qual motivo pode suplantar a dor da perda de uma filha? O que corroeu os corações dos moçambicanos? Alguns nasceram odiando? Ou aprenderam? De quem? Como chegar-se a uma cultura de perdão? Onde deveria residir a paz? Num centro de conferências ou em todos corações dos moçambicanos? Somos uma nação de Deus? Abençoada? Então, o porquê das crises económica e de valores? O que nos afasta da glória de Deus? Hoje talvez não seja dia apropriado para se buscar respostas devido ao luto. Mas alguma altura terá de ser, se quisermos evitar morte precoce de mais filhas, filhos, etc... como agora acontece pelo país adentro. Esta nação precisa de cura para que o ódio cesse. E cura é o perdão! Só o perdão vence o ódio! Só o perdão nos trará paz social e espiritual!
20 hrs · EditedRemove

Remove
Charles AJ S esse historiador parece talentoso no oportunismo barato, não é necessário referenciar riqueza de uma defunta, seja quem for o/a herdeiro/a estará devendo alguém???
14 hrsRemove

Remove
Jaguar Ussene Momade Viste o corpo?faleceu mesmo?
2 · Yesterday at 04:40Remove

Remove
Schauque Spirou NakakakKakk
1 · Yesterday at 05:00Remove

Remove
Aldo Blaze Morreu sem dever ninguém??? O que tornou ela rica??? Hummm os patos???
2 · Yesterday at 04:42Remove

Remove
Arlindo Chissale Dos olhos do Egídio Vaz, faço crer os meus. Ela se foi mesmo: digamos aos incrédulos...
Yesterday at 04:44Remove

Remove
Mussa Abdula Sabe, mano Egídio Vaz, se calhar este tipo de situações nunca aconteceu antes em nenhum dos que criticam de forma desumana.
Guebuza, antes de ser presidente, já era um ser humano, com todos os defeitos que tem. A morte inferniza a nós os vivos k os mortos. Quem já perdeu um ente querido sabe do que estou falando.
8 · Yesterday at 04:44Remove

Remove
Aldo Blaze O respeito deve ser mútuo... Não para certas individualidades.
5 · Yesterday at 04:45Remove

Remove
Maenguera Tonny Caros! Vcs nao estão a entender o misterio que esta no post do Egidio Vaz, assim que o entender irao lhe dar razao.
1 · Yesterday at 04:48Remove

Remove
Samuel Simango Egidio Vaz, espero que não sejamos líricos a custa da desgraça alheia. Não fui ao velório por estar a milhares de quilómetros de Chamaculo, mas se tivesse ido seria só por solidariedade humana, sem adjectivos, verbos ou figuras de estilo. Ora verjamos: perder um filho doe a todas as famílias, perder um pai doe a todas as famílias, perder um ente querido doe a todas as famílias. Principalmente quando a morte é tão trágica como esta por baleamento à sangue frio. Por isso a nossa exigência ao nosso Estado deve ser de acabar ou minimizar ocorrência de mortes por baleamentos no nosso país, seja motivos conjugais ou passionais como parece ter sido este caso, ou, por motivos políticos, ideológicos e de intolerância como tem acontecido abundantemente noutros casos. Em comum morrem filhos, país, tios, sobrinhos o que provoca muita dor nas nossas famílias. Vai o meu consolo à família Guebuza pela perda da sua ente querida filha, aproveito a ocasião para estender o meu consolo as outras famílias moçambicanas que viram os seus entes queridos partir deste mundo assassinados por balas traiçoeiras. Paz a sua alma.
18 · Yesterday at 04:50Remove

Remove
Honorio Isaias Massuanganhe Essa passagem biblica me foi viementemente recomendada pelo meu pai antes de morrer...
2 · Yesterday at 04:51Remove

Remove
Jose Cossa Cobardia de quem um dia jurou protege lá.
2 · Yesterday at 04:52Remove

Remove
Carolina Da Conceiçao Machate Muitas vezes não comento em Seus postes para não criar inconsequentes entre nossa amizade virtual " Essa mulher trabalhou aonde para ser a mais Rica de Moçambique, Essa mulher foi vítima de VIolência doméstica semelhante ou igual à milhares mulheres do mundo" Julgo eu, e o caso dela não é Especial... Lamentamos a dor e lutemos contra a violência. Agora, essa coisa de ameacar em bloquear -nos sempre que descordarmos seus pensamentos, é o que mesmo? Não fica bem, vc pode brincar sozinho, se isso é uma social...
20 · 22 hrs · EditedRemove

Remove
Custodio Bernardo Esqueci meus oculos. Que Deus console a Família Guebuza.
4 · Yesterday at 04:53Remove

Remove
Nelson Wa Ka Maculetane Paz à sua alma, e que Deus lhe ofereça o eterno descanso! Permitam-me fazer um pequeno reparo que vem até da comunicação social... Aquela paróquia é IGREJA PRESBITERIANA DE MOÇAMBIQUE-Paróquia do Chamanculo. E não, "Igreja Presbiteriana do Chamanculo".
2 · Yesterday at 04:56Remove

Remove
Costa Enoque Enoque

Yesterday at 04:57Remove

Remove
Munguambe Nietzsche Que Deus dê o eterno descanso!
Yesterday at 04:59Remove

Remove
Aleixo Mandava Egidio vaz. O problema não é odio. Voça sabe que o pai criou esquadrão De morte e que dizimam centenas De pessoas nas zonas centro e norte. A perda De Valentina é visto Por muitos moçambicanos sem bom para o pai sentir a dor De perda duma Vida. Além disso é apenas uma Vida. Quantos pessoas morrem diariamente...? Será que a Vida De Valentina vale mais que outras Vida's...? Sinceramente Egidio veja as coisas em todos angulos.
10 · Yesterday at 04:59Remove

Remove
Schauque Spirou Colocou ao serviço da humanidade?? Nao sabia e alias nao conheci essa parte dela
10 · Yesterday at 04:59Remove

Remove
Egidio Vaz Awarding winning woman. Cada um de nós sabe pouco sobre esta jóia que se foi
Yesterday at 05:04Remove

Remove
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai Mano EV estou mesmo compreender que os adjectivos são de facto palavras q qualificam o sujeito
3 · Yesterday at 05:09Remove

Remove
James Khumba Awarding winning woman for hers family not for everyone or every Mozambican.
------sente quem sente.
------Nao sente quem não sente.
.....uma música quando toca, dança que gostar porque Nao é competition. That woman is not the first person dying in this country...so u pushing us to feel sorry on that. Deixem De lamber as botas...façam a vossa parte.
1 · 23 hrsRemove

Remove
Schauque Spirou Tsc.... Ate Gove ganhou prêmio!!!
1 · 23 hrsRemove

Remove
Jaconias Massango Se morreu sem dever a ninguém, dá para desconfiar. Eu tenho dívida moral com um amigo que me apoiou financeiramente quando fiquei sem dinheiro.
5 · Yesterday at 05:02Remove

Remove
Julio Bernardo Magenge Magenge E" por isso que Valentina em vida foi feliz e morreu sem dever a ninguem". Muito interessante.
10 · Yesterday at 05:05Remove

Remove
Elecas António Gerir dinheiro roubado talvez sejam esses bons ensinamentos do pai. Aconselho a todos que se for esse forma de seguir os ensinamentos dos nossos pais,nao sigamos porque estamos a desgraçar os outros. Parabéns amigo Egídio Vaz pela homenagem que endereçou a nossa ........
9 · Yesterday at 05:07Remove

Remove
Domingos Cherene Estou mesmo curioso: o caixao esteve aberto? Essa de nao dever ninguem, nao sei nao. O imperio de que ela era fachada, como foi construido? A probidade nao foi pontapeada? Divida nao e so material e tambem moral. Milhares de mocanbicanos deixaram de ter uma vida melhor porque o devia ser por direito e equitativamente distribuido pelo povo, foi desviado e abocanhado pelo famoso imperio do papai. Paz a sua alma.
9 · Yesterday at 05:10Remove

Remove
Egidio Vaz Quando virem um nome em preto é porque estáa bloqueado. Comentar nesse comentário é incorrer em risco sério de também ser bloqueado .
6 · Yesterday at 05:10Remove

Remove
Jasmin Rodrigues !???? Oh Egidio Vaz...
23 hrsRemove

Remove
Carolina Da Conceiçao Machate Bwakwakwakwakkkk....
22 hrsRemove

Remove
Homer Wolf ????????
1 · Yesterday at 05:11Remove

Remove
Ali Juhute hahahaha....mijei cana doce
1 · 23 hrsRemove

Remove
Fernando Muloiua

21 hrsRemove

Remove
Cidalia da Silva Paz a sua alma, que Deus a tenha
Yesterday at 05:12Remove

Remove
Alfiado Luìs Biosse Fernando Dos Santos, Júlio Mabuie, Alcides Fernando Chambul Madeinmoz, Jorge Margarice Cossa, Amino Ismael Meguigy Aprendam a dizer a verdade desta forma. :-D:-D:-D:-D
2 · Yesterday at 05:13Remove

Remove
Homer Wolf Náo devia nada a ninguem, como assim?
Afinal náo era moçambicana? Dividas de malta Ematum, Proindicus e MAM náo é para todos pagarmos???...
14 · 22 hrs · EditedRemove

Remove
Sura Rebelo Não é pra todos pagarem Homer Wolf. Q ingenuidade a tua my friend..
2 · 22 hrsRemove

Remove
Andre Gandi Gostei
22 hrsRemove

Remove
Eurico Rogério Roque 😂😂
20 hrsRemove

Remove
Aida Bahule

17 hrsRemove

Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela Sarcasmo é isto. kakakaka
14 hrsRemove

Remove
Emidio Saturnino Joaquim Aleluia... Se morreu de verdade paz a sua alma. .
2 · Yesterday at 05:17Remove

Remove
Fernando Dos Santos Pois! Gostei da verdade
Yesterday at 05:19Remove

Remove
Nelson Junior Eu prometi nao mais participar a estes debates, mas quando leio estes posts e comentaris o meu sangue ferve de tristeza e de raiva...sim, toda a morte eh violenta e ninguem ninguem merece ser morto, especialmente uma jovem senhora....mas vamos duma vez pra semprs sermos serios e um pouco humanos: eu nao vou e nem quero falar do monopolio economico que ela possuia ou por ser filha dum ex- presidente da republica...A Valentina, antes de ser uma emprasaria, filha dum ex- presidente, ela eh acima de tudo uma mocambicana...senhoras e senhores, cada dia que passa ha mortes identicas e se nao piores em Mocambique...mas, essas mortes ninguem tem tempo de comentar...la no centro e no norte ha mulheres que sao violadas e mortas de mesma forma pelos soldados do governo ou pela renamo, e ninguem ninguem e ninguem se preocupa de comentar...o que a Valentina tem diferente das outras mulheres que passaram nas mesmas circunstancias???...e ja agora vos digo: sim, a morte eh triste e ela nao merecia...mas, ninguem s ninguem sabe o que realmente sucedeu- todos especulam...sim, a Valentina morreu de violencia domestica( pelo menos assim parece) e as que morrem la no centro e no norte devido a situacao politica militar- tem ela menos valor?...eh esta brincadeira que me irrita, de divider mocambicanos da primeira classe e mocambicanos da segunda classe....que eu saiba, o marido nao era um homem violento...o que puxou a matar a mae da filha dele?..,Deve ser algo muito muito muito serio...dito isto, ele nao deveria usar a violencia pra resolver esse algo...
26 · Yesterday at 05:24Remove

Remove
Belarmino A. Lovane Ilustre entenda os princípios do "capitalismo". O seu pensamento resulta de sequelas do regime socialista, já ultrapassado. A "atenção" no regime que adotamos desde a época de #Chissano é centralizado no mercado e o mercado é dominado por aquela que detém o poder econômico. Podemos falar até cansar mas sempre será assim, os acontecimentos dos "ricos" sempre serão referência pela quantificação da abrangência informativa. É um sistema capitalista que suscita a diferenciação das camadas sociais. Se quer que isso muda, luta primeiro para mudança do sistema.
21 hrs · EditedRemove

Remove
Nelson Junior caro meu, como disse nao quero mais participar em comentarios do facebook, mas o caro amigo, conscientemente ou inconscientemente esta um pouco "equivocado" comigo pois ha mais de 20 anos que vivo em paises capitalistas e nao em "capitslismo selvagem"...nao vou debater o seu comentario pois esta cheio de misturas entre "allhos" e "bogalhos"....o sr diz e afirma"...eh um sistema capitalista que suscita a diferenciacao das camadas sociais"...esta completamente errado e com todo respeito sem o ofender, o senhor nao sabe o que diz-por contrario, o capitalismo bem aplicado reduz as classes socias pois a classe "operaria" transforma- se em classe media...mas, isto eh um outro caso...pra ja a era do Chissano foi uma era " do deixa andar"...um capitalismo sem regras e sem normas...pra ja nao sao os ricos que criam noticia, como o senhor quer dizer mas sim os ricos famosos-esta ver a diferenca!...bom fim de semana e abracao
1 · 21 hrsRemove

Remove
Belarmino A. Lovane Descordo completamente, o capitalismo é sim um campo de divisão de classes— em teorias sociológicas este aspecto fica mais claro ainda. Mas agradeço porque estamos agora no mesmo estágio "também estou cansado de debater sobre este assunto"— vou cuidar da minha machamba. Para já, só podemos concordar que descordamos. Boas festas meu caro Nelson Junior
21 hrs · EditedRemove

Remove
Nelson Junior Valeu, abracao e boas festas pra si e familia...
1 · 21 hrsRemove

Remove
Paulo Araujo Acho que se queres bloquear alguem da tua lista nem precisas de avisar ou repetir as ameacas. faça o a vontade afinal a pagina/perfil é teu/tua. Mas nao faz sentido andares insistentimente a ameacar pessoas de bloqueio por serem contrarias ao espirito do seu post. Lets grow up. Lets be mature.
41 · 21 hrs · EditedRemove

Remove
Homer Wolf Yuh!
2 · 23 hrsRemove

Remove
Speed McMacajo Junior 😀😀😀
23 hrsRemove

Remove
Ali Juhute a castanha esta pronta...o fogo eh o seu lar
23 hrsRemove

Remove
James Khumba THANKS PAULO ARAUJO
23 hrsRemove

Remove
James Khumba Because that guy sta lamber as botas...
23 hrsRemove

Remove
Lopes Silica Jr. Claramente, foi algo "mimoso" no seu comentário o Dr Vaz.
23 hrsRemove

Remove
Aida Bahule Gostei meu mano
16 hrsRemove

Remove
Chihuho Antonio Antonio Em África as pessoas e seus líderes são assim:
Discordar de ideias é crime;
Lamber algumas pessoas você virá estrela;
Os governantes pensam e fazem de tudo pra iluminar as redes sociais.

Eu pergunto:

Quando é que vamos ser independente ao ponto de respeitar as outras ideias?

Quando é vai sair essa mentalidade que nos temos de ditadores?
5 · Yesterday at 05:29Remove

Remove
Bruno Morais Concordo com digo Edwin Hounnou, não percebo os argumentos do Egidio Vaz entendemos que deve estar emocionado por ter estado lá mas melhor seria evitar tentar transmitir suas emoções pra os demais pois nos não temos esse sentimento por essa família porque nos deve parte do que é nosso, milhares de cidadãos não vão puder passar condignamente as quadras festivas por conta do empobrecimento precosse que estamos vivendo por conta da ambição desmedida dessa família Deus quis mostrar que a que se faz aque se paga,
5 · Yesterday at 05:31Remove

Remove
José Nbeua Ó #Egidio, caramba,a cobardia não é,nunca será uma condição humana.
3 · 23 hours agoRemove

Remove
Roberto Adalmeida Qual seria a finalidade do pai importar armamento do israel pra Mozambique?
1 · 23 hrsRemove

Remove
Moises Ernesto Jesus Roberto, independentemente do pecado cometido pelo pai sejamos solidários, uma filha, mae, tia, nora se foi.
21 hrsRemove

Remove
Inocencio Banze Paz a sua alma!!!! Uma morte é sempre uma morte!!!! Triste!!!
Que Deus a conceda o eterno descanso!!!!
2 · 23 hrsRemove

Remove
Egidio Vaz Meu mestre, gajos que odeiam não entendem isso. Entram para as redes sociais para saciar o seu ódio e amargura
4 · 21 hrsRemove

Remove
Maria Bernardo Egidio Vaz, muito bem dito!
18 hrsRemove

Remove
Inocencio Banze Totalmente de acordo irmão. Estamos a perder o humanismo. O bom senso. Isso também me preocupa!!! Muito. Felizmente temos algumas mentes sóbrias! !!
17 hrsRemove

Remove
Jaconias Massango Sr Chihuho, mais chato isso acontece com pessoas que, pelo seu nível de escolaridade, deveriam ser os candeeiros da maioria, mas fazem tudo para cega-los cada vez mais. Esta em período medieval.
23 hrs · EditedRemove

Remove
Geraldo Mandlate De facto, muitos aqui , nao entenderam este post.
1 · 23 hrsRemove

Remove
Khalid Bangal Bem falado Egidio Vaz....
23 hrsRemove

Remove
Mabecua Fastudo Jorge Paz a sua alma, que Deus lhe conceda o discanso eterno
23 hrsRemove

Remove
Ali Juhute Nao!
eh um poema muito famoso que se enquadra a todos.
23 hrsRemove

Remove
Speed McMacajo Junior Resumindo não é hora de escovar nem hora de criticar ...vamos só respeitar o luto ...
23 hrsRemove

Remove
Hilario Lange Bom txukutxu ai Meu Irmão! Esse senhor escolheu ser adversario do Povo, e qualquer golo k se marca contra a equipe adversaria comemora-se. Ja vi muitos a festejarem denteo de um estadio enquanto outros choram. É Golo é Golo.
23 hrsRemove

Remove
Vakatsur Litsur Falta de carácter e personalidade humana para alguns internáutas! Ela morreu, mas o triste é perceber que há os que festejam a sua morte.
2 · 23 hrsRemove

Remove
Fernando Striker Todo mundo tem um carácter: bom ou mau!
22 hrsRemove

Remove
Vakatsur Litsur Ética da vida: quando tem mau carácter é desconfiavel de ser um "humano" puro. Principalmente quando o assunto é morte, pois quando morre um seu familar mais próximo fica afectado.
22 hrsRemove

Remove
William Damasio Mbeve És humano puro?
22 hrsRemove

Remove
Vakatsur Litsur Questione-se primeiro depois faça essa pergunta a mim William!
1 · 21 hrsRemove

Remove
James Khumba Egidio Vaz TENS QUE DEIXAR DE LAMBER AS BOTAS.
4 · 23 hrsRemove

Remove
José Mucote Egidio Vaz estamos juntos nesta.
23 hrsRemove

Remove
Titos Sentinela Ela vive
23 hrsRemove

Remove
Titos Sentinela

1 · 23 hrsRemove

Remove
Titos Sentinela

23 hrsRemove

Remove
Ricardino Matusse Só quem já perdeu um filho/ a entende irá compreender este post
5 · 23 hrsRemove

Remove
Moises Ernesto Jesus Concordo Ricardino , há tanta gente insensível a morte.
21 hrsRemove

Remove
Iris Maria Monteiro Todos nós segundo a nossa conduta seremos julgados paz a sua alma
23 hrsRemove

Remove
Aldina Muthemba Eterno descanso.
23 hrsRemove

Remove
Sura Rebelo Ultimo paragrafo nao me faz sentido. Descanse em paz Valentina
2 · 23 hrsRemove

Remove
Morais Correia Grand(a) metáfora. Parabéns pela discrição.
1 · 23 hrsRemove

Remove
Julio Machava Uma filha leal, RIP Valentina.
23 hrsRemove

Remove
Jaconias Massango Esses caixões são iguais? Onde está a tira doirada nesse de velório?
23 hrsRemove

Remove
Zeliocarlos Carlos Kkkkkkkkk caro Jaconias Massango
22 hrsRemove

Remove
Teresa Da Silva Valente Bem dito Edigio vaz
23 hrsRemove

Remove
Feliz Silvia Paz a alma da malograda
22 hrsRemove

Remove
Zinha Cossa Festejar a morte de outro ser igual! E triste. Mto triste mesmo. Independentemente da tudo o que a filha tem haver com os erros dos pais! EU trabalho hoje; sacrifícios que faço do dia a dia é para o bem estar dos meus filhos. Que pena quanta perca dos valores morais na sociedade atual. A crise económica chegou em Moz. Em muitos outros países também está afectando. Ouvimos relatos da Grécia, Portugal e outros países tantos..... cada um que lute no seu dia a dia para garantir o bem da sua família. Para mim esses dois casos de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA que aconteceu ao alto nível no nosso país é uma ilustração de que ela acontece em todas classes sociais.
4 · 22 hrsRemove

Remove
Samuel Chacate Paz sua alma Valentina
22 hrsRemove

Remove
Samuel Chacate Paz sua alma ValentinaPaz sua alma Valentina
22 hrsRemove

Remove
Zinha Cossa

22 hrsRemove

Remove
Beleza Wa Ka Ngomana O momento é de pesar. O caixao foi aberto. Que Deus a conceda um eterno descanso em paz.
1 · 22 hrsRemove

Remove
Cynthia Ferrao Chegaram de abrir o caixão?
22 hrsRemove

Remove
Beleza Wa Ka Ngomana Sim.
22 hrsRemove

Remove
Cynthia Ferrao Não tou a perceber pq as pessoas não acreditam se abriram o caixao
21 hrsRemove

Remove
Vitorino David Paz a sua alma!
22 hrsRemove

Remove
Vitorino David Paz a sua alma
22 hrsRemove

Remove
Edio Matola "câmara ardente"..............Paz a alma da Valentina, e forças para a familia!!!
22 hrs · EditedRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Liliana Sulila

22 hrsRemove

Remove
Titos Cau Uma enorme perda para Mocambique. Gratos pelo post.
22 hrsRemove

Remove
Dji Mila Hermenegildo Paz
22 hrsRemove

Remove
Otilio Beijo Eu quando nao tenho nada a dizer, nao perco a oportunidade de ficar calado.
5 · 22 hrsRemove

Remove
Jose Eduardo Se nao ficasses calado acabarias identificando a "grande perda para Mocambique".
1 · 17 hrsRemove

Remove
Otilio Beijo No comment!
1 · 15 hrsRemove

Remove
Fatima Ferrao Paz a sua alma
22 hrsRemove

Remove
Gulumba D. Mutemba Não sei o que dizer,
melhor manter me calado,assim evito dizer
besteiras.
7 · 22 hrs · EditedRemove

Remove
Filho Do Cinzentinho Ficou o recado, muito inteligente.
2 · 22 hrsRemove

Remove
Alberto Pawandiwa Imagino
20 hrsRemove

Remove
Cadu Moreira Eu também.
5 hrsRemove

Remove
Moises Ernesto Jesus Que Deus lhe conceda eterno descanso.
1 · 22 hrsRemove

Remove
Haider Suca Paz sua alma
22 hrsRemove

Remove
Rui Alexandre Alojamento Que a sua alma descanse em paz.
22 hrsRemove

Remove
Rui Alexandre Alojamento Que a sua alma descanse em paz.
22 hrsRemove

Remove
KingKinho Vasquinho Muito forte eu acredito nos dias melhores no amanha. Esta nossa sociedade deve morrer toda e nascer oitra com valores morais adequados. Apenas focalizo a violência doméstica reiterada até a casa do mais alto magistrado da nação. Ele é pessoa e vive e respira o pulsar do povo e no fim do dia ele é. Parte desta sociedade doentia excrementada de maldade
1 · 21 hrsRemove

Remove
Alberto Pawandiwa Acho que o puto ficou saturado de engolir certos sapos.
1 · 20 hrsRemove

Remove
Elisio Trump R. I. P
21 hrsRemove

Remove
Evane Jo Beste Farinha d mesmo saco!.....""caranguejo"!se é vrdade.Valas comuns e a sua alma descance em Paz!
21 hrsRemove

Remove
Simione Mhula Não foi Valentina quem criou valas comuns mas sim o pai então é a eles que se deve derramar esse ódio
19 hrsRemove

Remove
Ab Abdul Remane Amino Que descance em Paz.
1 · 21 hrsRemove

Remove
Bizmungo Arape Tuto O Egidio Vaz usou indireitas. Mas faço-lhe uma pergunta não me dê o nome de incrédulo:
Dr Egídio alguém teve oportunidade de ver a cara da falecida?
3 · 21 hrsRemove

Remove
Bruno Pimentel No ponto
19 hrsRemove

Remove
Bruno Pimentel Se ela foi assassinada os meus sentimentos ... se nao que viva para sempre . ... eu ca nao sei de nada sou cobarde
1 · 18 hrsRemove

Remove
Navalha Agnaldo Navalha Pergunta pertenente
1 · 18 hrsRemove

Remove
Mario Carlos Tete VAZ,a gente q quer misturar trigo do joio,ela era uma mulher guerreira eu pessoalmente admirava-a,sinceramente as vezes o mundo é injusto,todos nós morreremos mais do jeito q ela partiu é muito triste,paz a sua alma,recordaremos te sempre menina!
21 hrsRemove

Remove
Ramiro Manjate Eu sou guerreiro, alias, muitos cidadaos sao guerreiros neste país, mas nao conseguem nem comida para os filhos. Ser guerreiro nao brota milionários do nada, senao todos seriamos. Ela foi a unica guerreira que ficou milionaria.
7 hrsRemove

Remove
Celso Guirimone Desculpas, mais eu não acredito nessa morte.
3 · 21 hrsRemove

Remove
Reinaldo Munguambe Esse assunto e seu
20 hrsRemove

Remove
Sergio Cheman R.I.P
21 hrsRemove

Remove
Paulo Melchior Focas Triste
21 hrsRemove

Remove
Ibraimo Assamo Prestem bem atenção neste post, há muitas verdades, para descubri-las basta um esforço lógico. Sem mais, os meus sentimentos a família enlutada.
4 · 21 hrsRemove

Remove
Dani Sitoe Celso Guirimone acredito que 90% das pessoas não acredita nesta morte encarra isso como um filme que gostaste ou não.

Fica na história de Mozyood filmes porque ninguém confirma essa morte só é falada e publicada pra nos entreter.
3 · 21 hrsRemove

Remove
Amilcar Vera-Cruz López Espero que alma dela esteja vivendo o maior inferno que o meu. Nunca desejei isso a ninguém, mas a alma dessa senhorita que vendeu a diabo, espero que caia na infinita escuridão. Não existe paz para alguém que mandou matar o jovem em plena discoteca sei la porquê. A que se faz a que se paga até que o chão se racha.
5 · 21 hrsRemove

Remove
Simione Mhula Ela não te fez nada meu caro irmão apenas é filha do senhor que fodeu a sua pátria vamos lá fazer uma coisa, cada um com seus pecados esse ódio entregue a guebuza não a filha ou filhos
18 hrsRemove

Remove
Lenucha Simango Não entendo porque tanto ódio nos comentários ,afinal todos vamos seguir o mesmo caminho .
1 · 21 hrsRemove

Remove
Antonio Muchanga Junior Meu Deus, em que mundo estamos,alegrarem-se com morte de alguêm mesmo?
Por favor meus caros ,deixem a alma dela descançar em paz e cuidem dos vivos,aqueles que realmente sao culpados por essa desgraça que o país està passar.
1 · 21 hrsRemove

Remove
Chamuari Naife Partimos de uma ilusão de que nunca esistiu e fora autêntico mito.
20 hrsRemove

Remove
Fredy Cau Paz a sua Alma! Mas sem dever ninguem???????!!!!!!
20 hrsRemove

Remove
Daniel Mabjaia Para mim, isto é uma morte fictícia, mas se for verdadeira, obrigado Zófomo!
Quantos foram mortos por encomenda neste país? Porque temos de lamentar agora? Os outros que foram mortos não são filhos de pessoas? Eu não vou mentir nem esconder, esta morte está sendo brindada em todo o país. O povo não lamenta coisa nenhuma. Pelo menos nos chapas, mercados, instituições de ensino onde se encontram o grosso que sofre pelas artimanhas dos políticos deste país, a notícia não é nem tão pouco lamentavada, antes pelo contrario!
6 · 20 hrsRemove

Remove
Crescêncio Manhique Obrigado meu caro pela bela análise. O que aconteceu com valentina tem acontecido com milhares de mulheres moçambicanas, muitas delas são anónimas, nomeadamente nossas vizinhas e familiares. Hoje porquê é que há tanta euforia de se transformar a morte da valentina em uma morte inédita e nacional?
1 · 18 hrsRemove

Remove
Simione Mhula É preciso ser um ser pernicioso para brindar pela morte de outrem é preciso ser doente para admitir que sua mente e corpo produzam a enzima da felicidade pela morte de alguém por mais perigosa que seja ou tenha sido essa pessoa aos sensatos lhes cabe apenas lamentar
2 · 18 hrsRemove

Remove
José de Matos Eu penso que nao se deve brindar pela morte seja de quem for! Podemos reflectir sobre essa morte, mas brindar nao! Minha modesta opiniao, apenas!
11 · 20 hrsRemove

Remove
Simione Mhula Apoiado
1 · 18 hrsRemove

Remove
Gaspar Buque VAz, bem dito ....
20 hrsRemove

Remove
Daniel Mabjaia Opinião lógica...
20 hrsRemove

Remove
José Puchar Puchar Diz se aqui que ela morreu santa (...) sem dívida? Como pode afirmar com total certeza ? Cuidado com a língua ela trail.
1 · 20 hrsRemove

Remove
Simione Mhula Santa não confirmo pois nem eu sou e muito menos tu então vamos respeitar os mortos e nos vinguemos dos vivos mas com classe
18 hrsRemove

Remove
Herculano Bambo Triste.
19 hrsRemove

Remove
Laurinda Cossa Jaime Judas Paz a sua alma? K alma? sera ela tem ou tinha alma?
2 · 19 hrsRemove

Remove
Simione Mhula Não descarregue tuas mágoas a quem nunca te fez mal essa sua revolta esta batendo em pessoa errada o alvo disso é AEG não a filha ela apenas obedeceu os ensinamentos do país e investiu dinheiro roubado
18 hrsRemove

Remove
Mario Tiago Sithoe hehehe ela nao tem culpa apenas obedeceu os ensinamentos dos pais e investiu dinheiro roubado? é isso mesmo que querias dizer?
2 · 17 hrsRemove

Remove
Honória Victor Nauana Que a sua alma descanse em paz
19 hrsRemove

Remove
Crescêncio Almeida Mucipo Paz a sua alma. Ninguem tem o direito de tirar a vida do outro por qualquer que seja o motivo. Pior ainda quando o assassino é alguém que jurou amar. A dureza do ser humano...
1 · 19 hrsRemove

Remove
Simione Mhula Meu irmão Crescêncio Almeida Mucipo um dia aprenderás que o.mundo esta cheio de motivos para o homem tirar vida do outro Senão não terias pena capital, mas bem, bem que encontre um arma encostada sobre a sua cabeça ou testicos ou de um seu familiar aí verás mil motivos para tirar vida sem pensar duas vezes.
18 hrsRemove

Remove
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Claro ilustre. Nalgumas vezes catanamos um ladrao armado despremenitadamente, mas por que sabemos que a unica oportunidade que tiver, morro eu. Eis a razao da defesa dos socos naquele desporto agressivo. O mal é que as informacoes sao muito escassas sobre o acontecido.
1 · 18 hrsRemove

Remove
Crescêncio Almeida Mucipo Que amor é esse? E nem pensou na criança menor que vai crescer sem mãe.
19 hrsRemove

Remove
Simione Mhula Imagine te voce e seu amigo perseguidos por um lobo você fraco e sem velocidade necessária e com uma pedra na mão, sabendo que o lobo pararia caso um de vocês se fizesse ao chão, o que farias ?
1 · 19 hrsRemove

Remove
Nelsoncarlos Tamele Bem dito. Paz a sua alma
1 · 19 hrsRemove

Remove
Kiko Macungo Mas dr diga uma coisa, morreu mesmo?
1 · 19 hrsRemove

Remove
Juvêncio Flores Eu tbm xtou em dúvidas
16 hrsRemove

Remove
Olivia Matavele Que a sua alma descanse em paz......
19 hrsRemove

Remove
Charles John Guebusa estava ☺ e com cara engraçada durante o velório. Não acredito. Queremos exumação para ver de verdade. Quando abriram caixao para último adeus, a cara estava cobert por um lençol branco.
18 hrsRemove

Remove
Homer Wolf eish!...
15 hrsRemove

Remove
Navalha Agnaldo Navalha Shi
18 hrsRemove

Remove
Ana Ouana Paz a sua alma.
Que descanse em paz entre o resplendor da luz perpétua.
2 · 18 hrsRemove

Remove
Paulo Silva Amen
18 hrsRemove

Remove
Ana Prescilla Souto-Makina Please forgive for the English, my Portuguese is not so good.

The Bible also says "thou shalt leave you father and mother to follow the kingdom of God, we ought to obey God than mere mortals". In simple words, first and foremost you should obey the God almighty who's is your first father, if your human parents are doing wrong you should Obey God & follow God and not your parents who by their wrong doing are going against Gods commandments. With that said, may she Rest In Peace
1 · 16 hrs · EditedRemove

Remove
Santinho J. Dos Santos Jr. Sendo paìs devemos refletir um pouquinho sobre o que falamos...nao fica bem .Ninguem merece ser tirado a vida
18 hrsRemove

Remove
Ana Maria de Sousa Que Descanse em Paz e que Deus proteja sempre e sempre o pequeno ser que ela deixou.
1 · 18 hrsRemove

Remove
Marta Muquinapir Bela parábola
18 hrsRemove

Remove
Kleber Alberto Como a morte, opinar aqui e cobarte e fatal, peco que md faca esse favor, se nao queria incorrer a incoveniencia de ser contrariado, nao opinava publicamente. Esta era uma verdadeira ladra, obediente a inequidade, insensivel e arrogante. E foi vitima disso, morreu porque era tudo isso no lar.
3 · 18 hrsRemove

Remove
Andre Jorge Chifeche Mano Egidio Vaz,é verdade que ela nao devia nada a ninguem? Quer dizer que ela ja havia pago a divida da MAM,PROINDICUS E EMATUM?
5 · 18 hrsRemove

Remove
Maria De Lurdes Nunes Na minha humilde opinião ninguém neste mundo e fiel e ninguém está na altura de julgar a ninguém Deus homonipote é um só que vai ou julga ao pecadores desta face da terra. Valentina a sua alma descansem em paz sem ter medo de um ser humano porque ele também é um pecador.
1 · 17 hrsRemove

Remove
Faruk Ibrahim In sha Alláh!
17 hrsRemove

Remove
Wayne Neves Napoleao Vidigal Bem dito Gulumba D mutemba. Eu digo mesmo
17 hrsRemove

Remove
Alves Chipe Chipe Caro Egídio, foste lá para te inspirar ou para dar condolências?
3 · 16 hrsRemove

Remove
Salomao Jaime A morte apesar de ser uma das poucas verdades absolutas a acontecer a todos seres vivos, nunca nos habituamos.
1 · 16 hrsRemove

Remove
Aira Rui Passei para ler e nada me agradou. Lembrai vos allah da aquilo que voce procurou. Paz a sua alma
16 hrsRemove

Remove
David Jairosse Alfredo Mano Egidio,o Povo Ti Respeita Muito! Agora Si Começar Falar Coisas Qui Nao Tem Cabeça,vais Cair Na Boca Do Povo Com Lambe Bota! O Sr Guebuza Quando Roubou O Dinheiro Quem Guardava,nao Era Valentina,na Conta Do Ozófimo! Si Essa Morte Qui Levou A Valentina Subsaiu Na Discuçao Do Dinheiro! Ozôfimo Pediu A Valentina Para Falar Com O Pai Para Retirar O Dinheiro Roubado Ki Estava Guardado Em Nome Do Ozofimo! Porki Ele Nao Si Sentia Livre Na Conçiençia!! Agora Hoje Esta Dizer Nao Devia A Ninguem! Deixa De Lamber Botas
6 · 16 hrsRemove

Remove
Homer Wolf Rafael
15 hrsRemove

Remove
Eunicio Jeje 😂😂 lmao O Ozofimo keria concertar
14 hrsRemove

Remove
João Baúque Não se brinca com a morte ela espreita e entra em casa de todos. A ser verdade condeno o facto de justiça pelas próprias mãos e todos os,catos de violência doméstica. Agora, quando vamos as cerimônias fúnebres seja de quem for, vamos confortar, consolar, dar força etc. Não vamos fazer outro papel que na esse. Caro amigo não seja lambe botas nem puxa saco. Foste infeliz meu caro. Me parece que teu semblante não espelha isso. Sentidas condolências a família Guebuza
3 · 16 hrsRemove

Remove
Lilian Avranches Quando alguém morre fala-se muitas inverdades, qualificando o antequerido...
4 · 15 hrsRemove

Remove
Fauzio Mussagy Fernandes Quando morre um VIP assim
15 hrsRemove

Remove
Fauzio Mussagy Fernandes Se não deixaram o povo manifestar prontos esse atitude redes sociais
15 hrsRemove

Remove
Sheila Nhampule Que Deus refrigere os corações da família Guebuza.
1 · 15 hrs · EditedRemove

Remove
Manuel Gulube Manucho A grande defesa das familias é a oraçao seria e verdadeira. Tudo com Deus na se transfirme em tragedia. Por vezes nao afredito o velho dutado de qye na casa onde falta pao todos ralham e ninguem tem razao. O qye me parece no seio do casal nao havia falta do pao do cirpo. Havia falta do pao em Cristo. Vamos rezar. Celebremos missas em memoria de boa convivencia nas nossas familias. Ultimamente as igrejas envhem de gente de todas categorias. Porque?continuamos verificando violencia no seio das familias? Rezemos com muita fe para que confiemos os nossos parceiros. Pelo que me parece o crime desce por ciumes.ganancia de riqueza e falta de respeito. Tem sudo edtes motivos que cefam vidas de muitos concidadaos. Muita reza seria sem hipocresias pode ser a solucao. Ver os mandamentos da lei de Deus sem interpertacies politicas. Sinto muito a morte da Valentina Guebuza nao por ser fidalga mas porque a sua parencia dizia estar cheia de vida e de projectos para gerar empregos para nossas familias moçambicanas. Morte macabro e permatura nos transmite odio. Mas a oracao vai decidir por nos. Paz a slma da Valentina.
1 · 15 hrsRemove

Remove
Homer Wolf «É por isso que Valentina foi feliz em vida
E morreu sem dever a ninguém.»...

Dá o que pensar...
5 · 15 hrsRemove

Remove
Poeta Levianno muito mesmo
11 hrsRemove

Remove
Aurelio Jorge Será que se foi mesmo??
15 hrsRemove

Remove
Mulandi HI Mina Kheni De facto ela foi muito obediente aos ensinamentos do pai. Mas fica uma pergunta no ar, esses ensinamentos por ela acatados são dos melhores?
6 · 14 hrsRemove

Remove
Ester Domingos De que ensinamentos de refere Egídio vaz? Daqueles pelos quais o pais vive as consequências? Sempre lhe admirei pelas suas intervenções mas desta vez perdestes a oportunidade de te calar. Uma coisa é e sentir e lamentar por uma vida que se foi (se é que realmente se foi) outra bem diferente é falar para seguir os ensinamentos deste progenitor a um povo que vive a maior crise de sempre causada por rombos não explicados do referido "Progenitor" que naturalmente os usou para enriquecer a sua família enquanto o povo vive a maior penúria. Estou consigo Jorge Fernandes.
6 · 12 hrsRemove

Remove
Poeta Levianno realmente
11 hrsRemove

Remove
Ester Domingos Sem contar com a dúvida que paira. Qual é a prova de que esta senhora morreu? Porquê tanto segredo a volta deste assunto? É a primeira vez que vejo uma imprensa tão inoperante, onde anda o jornalismo investigativo? O que nos indica que de facto o zofimo esta preso???? O povo não é burro. Se estavas lá, então responda ao que o povo quer saber. Mande—nos as provas. Com Jorge Fernandes
2 · 12 hrsRemove

Remove
Niklas Lehmann ULTIMA NOTICIA - ULTIMA NOTICIA - ULTIMA NOTICIA
Ouvi d'uma fonte segura na paragem do Museu que, na tarde de ontem, a Valentina foi vista com Nyimpine num shopping em Dubai!
5 · 10 hrsRemove

Remove
Aderito Elias Buakakaka
8 hrsRemove

Remove
Mauro Pacule Acho que foram vistos no Brasil!!! Sem nocao......................!
1 · 4 hrsRemove

Remove
John Luanda Piadinha sem graça essa. Lembra-te, ela era filha, mãe, irmã etc. Igual aos seus próximos...
3 hrsRemove

Remove
Constantino Chonze Paz a sua alma!
10 hrsRemove

Remove
Felizberto Pinto EGIDIO VAZ, EXISTE PAIS QUE NÃO SÃO EXEMPLO A SEGUIR, IMAGINE A VALENTINA POR ACASO UM DIA SE TORNA-SE PR E SEGUI-SE O EXEMPLO DO SEU PAI ? POR ISSO LHE DIGO, OS ENSINAMENTOS BIBLICOS SÃO PARA SEGUIR SIM, MAS A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL SÓ O SER HUMANO PODERÁ DESTINGUIR EM VIDA, PORQUE DEPOIS É O VERDADEIRO JULGAMENTO QUE NENHUM DE NÓS ESCAPA...
8 · 10 hrsRemove

Remove
Celso Mapsanganhe Bom ensinamento, se o meu pai me ensina a traficar drogas, e a minha mae me encoberta dos crimes praticados por mim. Serei um bom filho e irei morrer feliz porque cumpri com o ensinamento dos meus pais. Se isso eh divino, entao Deus esta aposentado.
13 · 9 hrsRemove

Remove
Melinha De Melo Melo

4 hrsRemove

Remove
Rabeca Jenesio Jasten Egidio cala-te e nao irrita o povo q ja esta no limite
5 · 8 hrsRemove

Remove
Chaida Nicaca O que ele está erritar, dizer a verdade? Era para trazer ou escrever mentira? Tudo que ele disse é pura verdade. Eu esteve lá e confirma.
4 hrsRemove

Remove
Luisa Chirindza RIP
8 hrsRemove

Remove
Claudio Zeferino Sambo Procure desvincular a mensagem subjacente no post, focando na metafora. Bem no fundo ocorre uma chamada de atencao aos herdeiros da corrupcao.
2 · 8 hrsRemove

Remove
Zulu Alexandre D'accordo contigo Claudio. O Egídio foi directo nessa indireta. Algumas pessoas não perceberam.
1 · 2 hrsRemove

Remove
Ivan Maússe Nem mais, Alexandre.
1 hrRemove

Remove
Djtelmomoz Telmo Nem abriram o caixão
.Para a última confirmação. .
8 hrsRemove

Remove
Chaida Nicaca O caixão foi aberto
4 hrsRemove

Remove
John Luanda Não especulem. O caixão foi aberto sim.
1 · 3 hrsRemove

Remove
Fernandes Muchanga O caixa foi aberto sim....
3 hrsRemove

Remove
Fernandes Muchanga Assista o vídeo na YouTube
3 hrsRemove

Remove
Brainer De Mello Desta vez conseguiste causar inveja aos escovas oficiais! Não será de espantar se nas próximas sessões do parlamento, o Galiza matos pedir palavra para plagiar este teu post!!! Egídio Vaz
3 · 7 hrsRemove

Remove
Bergio Alberto Dr. Egidio Vaz, so confirme para este maravilhoso povo, "como dizia A.Guebuza", sim confirme se ela estava la, Ou se e' a continuacao do filme "Nhimpine Chissano". Pois mal consigo acreditar!!
7 hrsRemove

Remove
Ramiro Manjate RIP...Ela era guerreira, por isso conseguiu construir o império que tinha...Minha mae é guerreira, alias, todo povo moçambicano nem dorme por ser guerreira, mas não consegue nem se alimentar, entao o que falta no ser guerreiro para o povo virar milionário??? Basta ser guerreiro para ser milionário?
1 · 7 hrsRemove

Remove
Homer Wolf Falta ter um papá chamado Guebuza...
1 · 4 hrsRemove

Remove
Homer Wolf Falta ter um papá chamado Guebuza...
2 · 4 hrsRemove

Remove
Edmu Joao Panguene Esta medida que o Egidio Vaz quer executar de bloqueio de amigos virtuas. Não se difere da medida que o governo da RDC tomou sobre o bloqueio das redes socias.
1 · 7 hrsRemove

Remove
Inocêncio Samuge pensei que ao assistir o filme "O Poderoso chefao" ja tinha visto tudo sobre gangsteres. Al Pachino tem vir aprender em Moz
2 · 7 hrsRemove

Remove
Mario Pascoal Comege A probreza é que nos põe minhoca na cabeça, o que é que nos deixa com duvida da morte dela. Ela é criminosa ate criar maneira de desaparecer do país. Sejamos humanos.
7 hrsRemove

Remove
Elsa Matula Sempre disse que gosto de ti porque és Justo e sabes ser e estar ...
2 · 7 hrsRemove

Remove
Star Neves Kkkkkkkk.....será????
1 · 4 hrsRemove

Remove
Nando Ramos Deve sim a si e todo moz
1 · 7 hrsRemove

Remove
Célio Gaspar Ruco Rendi com Ev ...quando diz k ela não deve nada a ninguém ....como sabe disso ? Ou será k foi amante dela ? O zofimo ainda está vivo cuidado ....essa forma de escovar vai criar feridas pah.
5 · 6 hrsRemove

Remove
Cadu Moreira Hou lala kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka
5 hrsRemove

Remove
Homer Wolf "Foi feliz em vida"... eh eh ehy
4 hrsRemove

Remove
Homer Wolf "Foi feliz em vida"... eh eh ehy
4 hrsRemove

Remove
Albertina Sitoi Descanse em Paz Tina
1 · 6 hrsRemove

Remove
Carlos Carlos Uma matrecada visivel a olho nu. Todos esses mafiosos estao vivos, olha Sr. Egidio gente quer prova da morte desta fofa, deixa de; contos, fabulas, versos estrofes por aí. Mocambicanos a imagem da primeira mao feita no terreno e não politiquices.
1 · 6 hrsRemove

Remove
Homer Wolf Mas na TV mostraram o caixão bem aberto...
(PS: náo estou a defender nada)
4 hrsRemove

Remove
Carlos Carlos Uma matrecada visivel a olho nu. Todos esses mafiosos estao vivos, olha Sr. Egidio gente quer prova da morte desta fofa, deixa de; contos, fabulas, versos estrofes por aí. Mocambicanos querem a imagem da primeira mao feita no terreno e não politiquices.
6 hrsRemove

Remove
Varanda Alberto Ali Quando não há nada pra escrever! Apenas um reparo: diz se adesão e não aderência. Há diferença entre aderir e aderente/s ...
6 hrsRemove

Remove
Alcenio Benedito Alfandiga No fundo sempre foi um escovinha esse tal de E. Vaz... nao me surpreendeu com essa.
Ou talvez esteja a falar de uma forma figurada.
6 hrsRemove

Remove
Charles AJ S esse historiador parece talentoso no oportunismo barato, não é necessário referenciar riqueza de uma defunta, seja quem for o/a herdeiro/a estará devendo alguém??? sabe que aquisições ilegais feitas no mercado internacional foram averbadas pela maioria parlamentar e se tornaram dívida pública, será que historiador sofre amnésia??? os devem dinheiro de terceiros são os que sucumbem nas mãos dos esquadrões da morte, os que morrem em Caprizhange-Tete... paz essas almas todas e para a de Valentina Guebuza também "morto não faz declaração de imposto de renda"
5 hrsRemove

Remove
Fabricio Sabat Madiba Egidio Vaz tem veia poetica...E preciso ler duas vezes pra entender.hehehe bom domingo.
1 · 5 hrsRemove

Remove
Nucha Orlando Interpretei de outro jeito... Recadinho ao contrário
1 · 5 hrsRemove

Remove
Carlos Nuno Castel-Branco "Se os filhos se limitassem a seguir sempre as pegadas dos pais, ainda estaríamos na idade da pedra" (Albert Einstein)
10 · 4 hrsRemove

Remove
Egidio Vaz Einstein não é Deus. Eu sigo a Jesus. Não Einstein
1 · 3 hrsRemove

Remove
Carlos Nuno Castel-Branco Exactamente o que Einstein estava a tentar dizer era para não seguir a ninguém, mas inovar continuamente. Ele ficaria bastante preocupado se alguém o tratasse como se fosse um dogma anticientifico. Além disso, o argumento dele é historicamente válido. Como um outro cientista disse, citando de memória, a electricidade não nasceu de melhorias incrementais da tecnologia das velas. Aprender de outros não significa segui-los. O meu comentário, apesar de estar em desacordo com o teu texto - aliás, estou em desacordo com uma boa parte do teu texto - não se destina a impor uma posição mas a apresentar uma posição diferente. Logo, cada um é livre de seguir ou não seguir quem lhe apetecer e isso nunca esteve em causa aqui.
6 · 3 hrs · EditedRemove

Remove
Edson Da Graça Machado Egidio Vaz, discordo em interpretar bíblia ao pé da letra. Por exemplo, os versículos dos discípulos de Cristo sofreram várias alterações ao longo dos tempos para servir os poderes instalados desde o Império Romano até os dias de hoje. Alguns versiculos nem foram incorparados por decisão de um concílio qualquer da Igreja Romana. better read between the lines. Obedecer os pais pode ser interpretado como seguir os bons ensinamentos. Quais são esses bons ensinamentos!? Somente Deus pode lhe dizer numa conversa individual. Talvez, sejam mesmo os de seus pais. Cada caso é um caso. Sorte dos que têm bons ensinamentos dos pais. Mas aqui falo de adultos recebendo ensinamentos. As crianças na nossa sociedade não têm escolha. Noutras sociedade mais "organizadas", pais incapazes perdem guarda dos filhos para o sistema de assistência social, porque maltratam filhos, têm conduta pouco exemplar, etc.
2 · 2 hrs · EditedRemove

Remove
Josué Tambara Egidio Vaz good
27 minsRemove

Remove
Gidi Fakanimoto Incrível como pessoas dão credito em autenticas mentiras. É incrível como às pessoas tornam se fãs incondicionais de pessoas de conduta duvidosa. Inacreditável admiramos pessoas más, sem coração, insolidarias, enfim, insensíveis para com as causas do próximo. Tudo inicia dentro da familia. Um bom dirigente, um bom líder, deriva duma boa familia. É um bom pai, bom filho, boa mae. Admiro muito o Egidio Vaz, mas esta dissertação sua não bate com a verdade. Nunca um pai deve ensinar um filho a ser corrupto, egoísta, safado, malcriado, hipócrita, insensível, cruel, arrogante mau,etc. Porque no final da nisso. Se é que na verdade a Valentina morreu, Deus a tenha.
4 · 4 hrsRemove

Remove
Adérito Do Rosário Arnaldo Meu caro Vaz, estou preocupado com teu estado clínico mental! Outrora mostrou-se um activista social de punho forte, e actualmente adoptou uma postura típica de bajulador e defensor do diabo. Sugiro que visite ao médico, sua sanidade mental está poluída...! Não quero criar de forma alguma ebulição na sua mente.
4 · 4 hrsRemove

Remove
Inês Miambo Miambo Hummm fala a sério?
4 hrsRemove

Remove
Inocencia Massango Falou o" psiquiátra"
2 hrsRemove

Remove
Sergio Vaz

2 hrsRemove

Remove
Rita Mondlane kikikikikiki,ni ku nga
1 · 3 hrsRemove

Remove
Infante Rufino RIP camarada valentina. Que Deus nos ouça camarada Egidio Vaz, belo texto. A luta continua.
3 hrsRemove

Remove
Ivan Maússe Uma indirecta bem directa. Gostei, EV. Nem sempre seguir a conduta dos nossos pais constitui regra. Aliás, já dizem os entendidos em Direito que "não há regra sem excepção". Isso funciona para a vida quotidiana, também.

Bem-aventura foi a Valentina, diga-se.

Descanso eterno à finada!
1 · 1 hrRemove

Remove
Eurico Rogério Roque Meu sensor de indirectas deve estar com falhas. Não consigo detectar nenhuma indirecta oculta no post do Egidio. Me parece que ele quis dizer, e acredita exactamente no que escreveu.
1 hrRemove

Remove
Ivan Maússe E quem disse que quando se lança uma indirecta, o autor não quis dizer e não acredita exactamente no que escreveu?

Ou melhor, o que senhor entende por INDIRECTA? Se calhar esse seja o ponto de partida para nos entender!
1 · 1 hrRemove

Remove
Eurico Rogério Roque Provavelmente a mesma coisa que o senhor entende por INDIRECTA - quando alguém expressa algo diferente daquilo que acredita com intenção de criticar ou denunciar.
No caso do post Egidio, eu (pessoalmente) não consigo detectar nenhuma distância entre aquilo que ele escreveu e o que ele realmente pensa.
32 minsRemove

Remove
Eugenio Justo Vitorino Hehehehe....mas como uma pessoa que foi muita feliz em vida morre perde a a vida baleada pelo seu proprio esposo por falta de entendimento no seu lar?Por vezes usam escovas grandes e acabam saindo mal na fotografia
2 · 1 hrRemove

Remove
Rosmina Momade Quando nao é sua familia,o resultado é este que estamos a ler aqui
Paz a sua alma
1 hrRemove

Remove
Beth Assamo Que a sua alma descanse em paz. Amem
52 minsRemove

Remove
Elias Matusse R.I.P
33 minsRemove

Remove
Osvaldo Jocitala "(...) colocou a sua vida ao serviço da humanidade (...)" [E.Vaz, 17/12/2016]. Hum, Mbuya também pha!!!...Nos concentremos no essencial: a dor familiar da perda e a nossa solidariedade!

Sem comentários: