quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

“A paz não deve ser condicionada pela força das armas”,

Verónica Macamo

Encerramento do ano parlamentar
A paz voltou a ser a base do discurso da presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, no discurso de encerramento das sessões ordinárias anuais do maior órgão legislativo do país.
No último discurso da IV sessão ordinária da VIII Legislatura, Macamo, que é a segunda figura do topo da hierarquia política nacional, disse estar na expectativa de ver a paz chegar à Moçambique dentro de pouco tempo, tendo deixado palavras de encorajamento, em particular, ao Governo e à Renamo, para trabalharem neste sentido.

“Estamos expectantes de que a paz chegue a breve trecho. Encorajamos que se encontrem soluções duradouras, para que jamais haja guerra e que prevaleça a união e coesão na família e na sociedade”, disse.

Ainda assim, aquela dirigente parlamentar realçou que  a paz não deve ser condicionada pela força das armas, mas com uma forma de viver em família entre moçambicanos.

De acordo com Verónica Macamo, “os moçambicanos aguardam da Casa do Povo uma atitude mais proactiva nos esforços que visam buscar a paz, uma vez que a magna casa deve servir de exemplo na promoção e transmissão dos valores da paz, tolerância, concórdia, irmandade e convivência pacífica”.

O parlamento moçambicano, segundo Macamo, tem acompanhado os trabalhos decorrentes entre as equipas do Governo e da Renamo, ao nível da Comissão Mista, e manifestou esperanças de que o trabalho feito seja útil para a pacificação nacional.

A sessão através de números

No encerramento das plenárias anuais, Verónica Macamo apresentou, em jeito de balanço, os números que fizeram as sessões desta segunda metade de 2016.

Os números revelam que a quarta sessão ordinária aprovou 30 leis, um total de 42 pontos que constaram na agenda da sessão, destacando que 12 colheram consenso das três bancadas parlamentares.

A presidente salientou que a aprovação das leis representa vitalidade da democracia e o empenho dos deputados, bem como dos funcionários do parlamento.

De entre as leis aprovadas, Macamo destacou a lei de áudio-visual e do cinema, a revisão da lei que cria a taxa de sobrevalorização da madeira, a revisão do código do IVA e a Pauta Aduaneira.

O Plano económico e Social (PES) e o Orçamento do Estado para 2017, são outras notas de destaque entre as matérias aprovadas durante a sessão que iniciou na segunda quinzena de Outubro.

Para além dos instrumentos legais aprovados, a sessão, ontem encerrada, ficou marcada por interpelações ao Governo, que, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, foi várias vezes ao parlamento, para sessões de esclarecimentos e informações sobre matérias de interesse nacional.
A próxima sessão ordinária do parlamento deverá iniciar na segunda quinzena de Fevereiro de 2017.

Liliana Jose da Silva

Uma manifestação de REPÚDIO ao post pubicado ontem por NINI SATAR e YAQUB SIBINDY (PIMO - Bloco da orientação Construtiva)

Repudiu categoricamente o post destes senhores.

Sr NINI SATAR o povo moçambicano não é e nunca será cobarde e louco como você disse.
O povo dá condolências a quem merece você não imagina quanta gente morreu e está morrer em só para preservar a riqueza da família GUEBUZA e seus outros camaradas. Quantas mortes já aconteceram e nenhum de vocês já deu condolências?


Será a família a família GUEBUZA é quem merece condolências? Porque é rica? A vida da VALENTINA é mais valiosa que a vida dos pobres que perderam a sua família e estão nos campus dos refugiados em MALAWI?
ACHAM QUE O POVO VAI DAR CONDOLÊNCIAS ALGUÉM QUE ASFIXIOU a nossa economia com os empréstimos astronómicos? Sabes quantos estão a passar a fome? Sabes quantos vivem entre a espada e a parede?

Sr YAQUB SIBINDY há vezes que precisa raciocinar antes de escrever. Que fique bem claro DJAKAMA não é o povo, se ele perdoou MARCELINA DOS SANTOS não é um exemplo que o povo deve seguir mas sim DJAKAMA tinha seus motivos para perdoar um deles que todo povo sabe é naquele tempo a FRELIMO dava dinheiro ao DJAKAMA e hoje não acontece isso por isso fugiu para as matas accionar seus homens.
O vosso maior problema é confundir quando alguém crítica a FRELIMO confundem que somos da RENAMO ou MDM foi por isso que SR YAQUB SIBINDY deu exemplo de DJAKAMA quando defendia post de NINI SATAR.
DJAKAMA ou DAVIS SIMANGO não representam o povo fique bem claro isso.

Para terminar quero mais intervenção das MULHERES neste post.


Ahmejed Komar Khan

O HEROÍSMO A ELEGÂNCIA, E O AMOR DE ZOFIMO MUIANE

Zofimo merece um prêmio nobel, por depositado a sua confiança ao povo Moçambicano em abater à sua porca traidora. Existem teorias, que dizem forjou-se a a morte da Valentina, a pessoa que vem no caixão não é ela. Será verdade? Eu nem tão pouco acredito nessa...
Zofimo, não aceitaria entrar num truque de sacrifícar a sua vida, de ir à cadeia, só para defender interesses do seu sogro, por seguintes motivos:


1- Na cadeia, saí-se vivo ou morto ( não é um lugar turístico para brincadeiras ); é por isso que ele não aceitaria deixar uma vida confortável só para sacrificar-se viver na cadeia por 20 ou 30 anos;
2- Não aceitaria manchar o seu bom nome na família Guebuza e aos seus parceiros nacionais como Internacionais, por uma morte forjada pela esposa;
3- Zofimo já é podre de rico, não aceitaria defender uma fortuna suja do Sogro;
4- Não aceitaria deixar a sua filha viver sem pai nem mãe.

Queiram como não, a Valentina morreu e já está a comer areia do Lhanguene!

Embora, alguns consideram a Zofimo como um cobarde, isto é com eles. O importante, é dele ter mudado a história do planeta em não se oferecer morrer à bandeja por um amor falso da esposa. Se, o São são e Jack Dawson do filme Titanic, como outros, morreram por amor, então Zofimo, mudou essa história por ser outro herói, que conseguiu imprimir o gatilho de uma pistola Macarov e acertar o alvo com quatro tiros certeiros, sem usar o órgão de pontaria que é a ponta de mira.Zofimo, está de parabéns. Se alguém queira desejar uma nova vida para a Valentina Guebuza, que invente a, é mais segura! Gostaria que todos genros dos camaradas de NACHINGWEIA, seguissem o exemplo do Zofimo, como uma fonte de inspiração!

Europa
Inimigo às portas

Ahmejed Komar Khan



Barao Cuambe Viva Zofino. 😃😃😃
Gosto · 1 h


Aly Assuad Sued Kkkkkkkkkkkkkkk. Ahmejed Komar Khan. Voce não existe
Gosto · 1 h


Volta Samora kkkkkkk, Gostaria que todos genros dos camaradas de NACHINGWEIA, seguissem o exemplo do Zofimo, como uma fonte de inspiração!
Gosto · 1 h


Melo Antonio Odanene Viva Zófimo,os 24 milhões de moçambicanos estarão cntigo pra sempre
Gosto · 1 · 1 h


GS Ndlovu



Fdr Faculdade da Rua Fazer o que nesse mundo k gira movido de Dinheiro, Sangue, Ganancia e nunca Revolta aos k Oprimem minha Classe social e economica pk eu nao tenho dinheiro kanto mais nivel so tenho DEDO pra colocar Vampiros no Poder
Gosto · 1 h


Ras George Gates GENTE CRUDELISSIMAVer Tradução
Gosto · 1 h


Volta Samora please pessoal gostaria de saber s alguns gangster(Chipande, Chang, Gove, Nyusi,Pachinuapa) tem filhas? o Tio Guebaz tem uma sorte do carralho acabou d perder a Mana Tina e já caiu do céu outra Mana Marlene ya só pode ser obra d Deus.
Gosto · 1 h · Editado


Boko Haram Morre Afinal ainda tem gente que nao sente nada na perda de uma vida de um fulano? Lamentavel.
Gosto · 59 min


Avelino Matusse Este jovem merece o apoio d todo povo Mocambicano
Gosto · 1 · 22 min

Comentários


Manuelito Jaime bem falado
Gosto · 1 · 7 h


Milton da Cruz Enfim...
Gosto · 7 h


Felizberto Pinto NINI SATANAS TAMBEM PERTENCE A ESSA MAFIA
Gosto · 5 · 7 h


Regalado Onofre Muito esses mwenhes são eles que praticam mais corrupções em Moçambique, compram os dirigentes da frelimo
Gosto · 2 · 7 h


Felizberto Pinto NÃO É ASSIM, É O GOV. QUE LHES COMPRA A ELES
Gosto · 1 · 7 h


Dynah Culete Esses só veem as coisas quando acontece aos que tem posses...quantos estão a ser ir morrer no Muxungué, Gorongoza? Será que algumas vez escreveram falando disso? Agora que aconteceu isso a essa classe que a eles preocupam-se em querer aparecer aparecer bem na foto...f$dam-se.
Gosto · 1 · 7 h


Helder Mario

Gosto · 3 · 7 h


Muemede Anselmo Liliana vce tns k aprender mto saber dividir as coisas,prke existe o pobre e o rico,existe familia nobre e familia varenciada,sera k isso a pssoa pede ou deus e k destina.
Gosto · 1 · 7 h


Liliana Jose da Silva Em fim para a nossa sociedade são poucos ricos. Mas a família GUEBUZA é sim Rica reconhecida mundialmente pela revista Forbs
Gosto · 6 h


Iraliny Blanca Guerra Ha leswo
Gosto · 5 h


Capite Miguel Zimba Meu país nao ha paz
Gosto · 7 h


Regalado Onofre Meus patos e meus atums , e meus recursos.

Gosto · 7 h


Luis Manuel NÃO DISSE NADA, JÁ VOU DORMIR.
Gosto · 2 · 7 h


Bento Naiene correto o povo nao e bajulador como esses dois., cobardes
Gosto · 1 · 7 h


Maylene Paulo Este post esta cheio de emoções e paranoia ....Nini satar nao é o tal Momade Assife Abdul Satar! - Que eu saiba uma panela nao tem dois fundos. Nini Satar é um cidadão com suas razoes uma vez que foi victima da sua própria arte . Tal como Yaqub Sibindy o profeta disfarçado. O que este dois dizem so faz ruído e nada de impacto.
Gosto · 7 · 7 h


Rafael André Detesto m meter em pulitica.. Mas deixa m dizer q ele ten razao. ....muita gente murreu e ainda ta murrer por causa da atitude do antigo presidente.... E nao é justo q venham até nos xamar de cuvardes so poork falamos o nosso ponto de vista. Cada um é livre d dizer oke pensa sobre qualquer coisa.... Alias e aonde reside a DEMOCRACIA
Gosto · 1 · 7 h


Sara Kaly Deixei esses matumbos
Gosto · 7 h


Capite Miguel Zimba DEMOCRACIA
Gosto · 7 h


Paulo Mugare Esse mini satar ta depender para nao voltar na prizao pork e' criminoso, o povo nao tem crime nenhum parae merecer guerrra nao declarada, fome propositada, crise etc etc.
Gosto · 2 · 7 h


Rafael André Ja viste também irmao... Depois vem indiano xamar mocambucanos no seu Pais de Cubardes.. Jente Burra pá
Gosto · 1 · 7 h


Maylene Paulo

Gosto · 7 h


Paulo Mugare Sao da mesma alla! Mas nos ja os descobrimos
Gosto · 1 · 6 h


Navalha Agnaldo Navalha Shi
Gosto · 7 h


Puzzle Nuvunga Bem dito.
Gosto · 7 h


Jorge Domingos Falo bonito
Gosto · 7 h


Paulo Mugare A luta continua! Contra oque?: contra mentiros, des informadores, contra lambebotas, contra o beija mao, aqeles k causaram crimes, foram perdoados, outros formaram partidos k nao tem pe nem cabeca, hoje des informao o povo, a favor dos k venderam a patria, acabemos com essas actitudes no pais, sam criminos. Todos aqeles k apoiam o grupinho de gente k empurrou o pais para a crise economica, endividaram o pais, para compra inlegal de armamentos k de tanto matar os inoscentes, ja se matam entre eles, pelas suas proprias armas, acabemos com isso. Ouviram??? Hem?!
Gosto · 1 · 7 h


Amos Fernando Mselela E mesmo muita gente ta morrer no nosso pais,e nunca ja enviaram condolencias so pra lembrar, o a explosao ki houve em tete sao poucos ki lamentaram porki sao pobres,mais morre alguem ki xta envolvido na crise economica dum pais e manda condolencia em kipais nunca vo pessoas ki gostam de sofrer como nos mocambicanos....dessa morte eu diria bem feito.....
Gosto · 1 · 6 h


Star Neves Achei esse post um absurdo.
Gosto · 1 · 6 h


Nito Americano a escrever.
Gosto · 6 h


Iraliny Blanca Guerra Certo Liliana
Gosto · 2 · 6 h


Evanex Saboroso A Liliana Jose da Silva eh uma doente mental....Assim diz o Senhor dos exercitos: O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.
Eclesiastes 7:4
Gosto · 1 · 6 h


Amos Fernando Mselela Tem razao liliane muitos pensa ki kuando mensagens como essas pensa ki somos da MDM,RENAMO ou PDD enquanto ki e ao cntrario dixo....apenas nos nao somos tao tolos de aceitar kualker mentira ki vem por ai,como em Mocambique nao ha diretos de xpressar akilo ki pensa muita gente teme,por isso muita nao xta a comentar,muito tem medo de comentar,porki o nosso pais nao gostadalguem ki critica o Governo,somos obrigados a aceitar kualker coisa para nao morrer...Eu Amos digo aconteca ki acontecer sei ki Deus xta comigo e nunca vai me abandonar..
Gosto · 2 · 5 h


Iraliny Blanca Guerra Ainda existem Chineses pra fabricarem coisas falsasYolanda Da Costa Zita Carlos Come Stella Mabote Laura Ramos
Gosto · 3 · 5 h · Editado


Amos Fernando Mselela E verdade
Gosto · 5 h


Julia Ernesto Esses dois k vão a merda, porke ki não foram ficar de plantão em lhangene?? Dois bostas
Gosto · 1 · 5 h


Iraliny Blanca Guerra Ha leswo
Gosto · 5 h


Eduardo Galmoto Modesta parte estou de acordo com as palavras do Nini...
Gosto · 1 · 5 h


Bia Naiene Estas de acordo com Nini??. Esse que a meses atrás estava a comemorar pk o juiz Paulino estava muito doente e a beira da morte e ele dizia em letras bem grandes "A JUSTIÇA DIVINA TARDA MAIS NAO FALHA" entao isso quer dizer que o juiz Paulino se tivesse morrido ele teria ficado feliz entao ele que deixe o povo manisfestar a sua felicidade tambem do seu geito.
Gosto · 1 · 3 h · Editado


Julia Ernesto Falou bonitoooouuu Bia
Gosto · 1 · 2 h


Iraliny Blanca Guerra Intervencões de mulheres nao de Gays
Gosto · 2 · 5 h


Carlos Manuel Freitas

Gosto · 5 h


Carlitos Florindo Amade Vim tar gostos só.
Gosto · 3 h


Raul Novinte Concordo e apoio a sua manifestação de repúdio a respeito de pessoas na base de suas classes sociais e econômicas, pois Deus não respeita pessoa.....todos somos importantes diante de Deus independentemente de ser rico ou pobre. Diante de Deus todos somos iguais e temos o mesmo valor. Entretanto, não concordo quando diz que o Afonso Dhlakama e Daviz Simango não representam o povo. Isso não é verdade! Porquê esses dois senhores, Dhlakama e Daviz Simango duma forma directa ou indirecta representam algum povo moçambicano. Então não é bom quando tentamos tornar uma verdade em inverdade.......Dhlakama e Daviz Simango de algum modo ou de outro representam o povo.
Gosto · 3 · 3 h · Editado


Liliana Jose da Silva Exactamente. Isso só foi para chamar atenção o SIBINDY que não pode usar nome de uma figura da oposição como forma de pensar que todos que criticam o governo são ou simpatizantes dele.
Gosto · 1 · 3 h


Raul Novinte Mas também concordo que nem todos que criticam o governo da Frelimo são da Renamo ou de MDM. Não! Pois existem moçambicanos mesmo da Frelimo ou que não se filiam a nenhum partido mas que possam criticar a Frelimo e seus dirigentes.....
Gosto · 1 · 3 h


Liliana Jose da Silva Exacto. Concordo consigo. Se o SIBINDY ver esse comentário certamente irá reflectir melhor.
Gosto · 1 · 3 h


Volta Samora Querida disseste tudo, existem muitos sapateiros que faz-se confundir d politico um dele é este tal Sibinde, qto a Nini acredito q tinha bolada com a falecida Mana Tina.
Gosto · 2 · 3 h


Lucas Matias lambebotismo tudo isso que esta fazer estes senhores.
Gosto · 3 h


Bia Naiene Esse mesmo Nini a meses atrás estava a comemorar porque o juiz Paulino estava muito doente e a beira da morte. A minha questao é....se tivesse morrido ele mesmo teria mandado condolencias a família do juiz Paulino?
Gosto · 2 · 1 h · Editado


Liliana Jose da Silva Certo. Havia me esquecido de que o Sr NINI SATAR fez sim esses pronunciamentos.
Gosto · 1 · 2 h


Bia Naiene E fez aqui mesmo nesta plataforma e volta a contradizer suas proprias palavras.
Gosto · 1 h


Artur Jordao Mufume Alguns foram baleiados após o julgamento Carlos Cardoso, aliás não é obrigatório prestar condolências.
Gosto · 1 · 2 h


Eugénio Celestino Becha Tao Criar Barulho, Voces Conhecem Situaçao Real Deste País, Deixe Exes Perder Tempo
Gosto · 1 h


Anibal De Sousa Esteves Inflisment.so obrigado pasivament.a concordar.com o comentario.e melhor n confundirem as coisas.e decharem d ser escovinha e pucha sacos.das riquesas inlicitas.e procurem solucoes a dequadas.pra tiramos o pais.em situacao alarmant.k s encontra.milhaes d mocambicanos morrem e estao morrendo.vces n aparecem.pra honrarem esas familias
Gosto · 1 h


Celso Mangue Líliana adiro a tua capacidade de análise dos factos e como expões de uma forma educada, imparcial e inteligente (sem escovismo). Não tenho muito a dizer pois já está tudo dito por si, força e mais coragem para abrir a mente dos que não conseguem olhar a frente por ter lá uma agulha

Sem comentários: