domingo, 18 de dezembro de 2016

A celebração do crime contra Valentina significou para muitos não uma falta de compaixão e sentimento mas uma certa morte metafórica de AEG

A reação pública ao assassinato de VG mostrou um país dividido , com ódios recalcados e uma sede torpe de vingança. Como é de Homem, todo o mundo partilhou seu sentimento de pesar mas meio mundo celebrou usando o anonimato acovardado das redes sociais. Outros celebraram em privado. Mas uma morte não se celebra. Celebra se o que ela pode representar. Em Miami ninguém celebrou a partida de El Comandante mas sua morte representou o início do fim de um regime que atraiu ódios é paixões. Ninguém vai contestar que em Moz o antigo PR AEG cultivou ódios e repulsa. Recordam se da senhora da bomba atomica das Mahotas? Mesmo dentro da Frelimo AEG cimentou relações hostis. Depois a percepção de um certo enriquecimento ilicito no contexto de um consulado durante o qual o pais foi conduzido como um negocio familar. Quer se queira quer nao, AEG tem um percurso politico cuja etapa final remete para uma encruzIlhada onde poucos lhe reconhecem méritos e muitos lhe apontam accoes graves de lesa pátria, com a guerra e a crise da duvida como pano de fundo. No campo das representações sociais, a celebração do crime contra Valentina significou para muitos não uma falta de compaixão e sentimento mas uma certa morte metafórica de AEG. Quem morreu foi uma parte de AEG. É assim como alguns interpretam nas ruas.São sentimentos perversos mas eles representam as fissuras de uma sociedade sem justiça social, precarizada, empobrecida e muitos acreditam que AEG teve uma quota parte de responsabilidades neste percurso errático.
Comentários


Edio Matola Eu vi pessoas dançando a morte a morte do El Comandante e exactamente em Miami, era somente um reparo! Contudo, é realmente deplorável, celebrar uma morte, mas o Edgar Barroso, escreveu algo super profundo sobre esse fenómeno e faço as palavras dele as minhas!!!!!
Gosto · Responder · 4 · 3 h · Editado


Luciano Mapanga Eu vi pessoas, cubanos, a beberem cerveja como forma de celebrar a morte do Fidel Castro, isso em Miami.
Gosto · Responder · 2 · 3 h


El Patriota Ontem eu ouvi um funcionário das bombas, aqui na Ilha de Moçambique a contar a notícia ao telefone a um parente. O bombeiro estava todo feliz e dizia "bem feito pela morte". Não percebi o porque daquela reação. Enfim, reflexos de um país, por reinventar.
Gosto · Responder · 4 · 3 h · Editado


Helio Thyago Krpan Há várias ilações k podemos tirar e inúmeras interpretações para estes dois fatídicos acontecimentos.
Primeiro aquando do falecimento da esposa do Ex. Ministro CHANG (em acidente de viação) e, segundo o desaparecimento prematuro da Valentina GUEBUZA.
Tristemente acompanhei nas redes sociais, muitas pessoas celebrarem os dois acontecimentos. Associando o actual estado em que nos encontramos como país a estas duas figuras.
Ora uma morte é sempre uma morte. Uns moderados sentiram e pensaram (mas não exteriorizaram) ... usaram a táctica do camaleão.
Outros menos sensatos ousaram dizer q de justiça divina se tratara. Não consigo, no meu parco entendimento associar uma coisa com outra, mesmo pq foram circunstâncias diferentes e causas tb diferentes.
O que me oferece dizer aqui é o seguinte: o sofrimento e a privação na qual muitos milhares e até milhões de moçambicanos está passar faz com que percamos lucidez e entendimento sobre a vida. A vida é um bem único e sem preço . Mas qdo as análises são personificadas e temos textos "com" e por vezes "sem" contexto, caímos no erro de celebrar o que não celebra (a morte neste caso), porque ninguém está imune a ela.
No caso mais recente a mesma sociedade que celebrou o desaparecimento físico da VG, esqueceu-se que este assassinato veio mostrar que a violência doméstica existe, é real e custa vidas. Ela ganha forma e tira dignidade a vida pq é perpetrada de várias formas. Nós morremos todos dias pk somos violentados a cada metro cúbico.
Foi assim com a Josina (filha da mama Graça) e é assim com várias mulheres sem nome, sem estirpe e sem visibilidade.
Valorizemos a vida em vida pq depois da morte só teremos lamentações.
Abraços dominicais.
Gosto · Responder · 11 · 2 h · Editado


Rildo Rafael Ai esta a prova do que dizes Helio...

Gosto · Responder · 1 · Agora mesmo · Editado


Rildo Rafael A VD é real!

Gosto · Responder · 1 · 3 min


Helio Thyago Krpan Muito obrigado Rildo


Mauro Pacule Certo. Mas em relação ao regime cubano, a morte de Fidel Castro representa o início do fim do regime ou representa o início da mudança real da ideologia do regime?
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Chico Nuvunga Hummm hummm hummm para mim a reação do povo Moçambicano à morte de Valentina é motivo de reflexão de toda sociedade, e estudo profundo pelos Sociólogos
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Manjate Custodio Bem pensado MM.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Chico Nuvunga Porque este povo é humilde e caracterizado por uma civilização fora do comum no mundo
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Antonio A. S. Kawaria É isto. Os cientistas sociais deste país têm um trabalho urgente. É a sociedade que está doente.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Nelson Matsinhe Sim sim...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Dinis Miguel Machaul Podemos tocar todos os batuques ao mesmo tempo mas niguem nos ouve. (Dom Jaime)
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Beto Tembe E o fim dos tempos. Celebramos a morte do nosso irmão. Roubamos aos nossos irmãos que pereceram num acidente de viação....violamos as nossos próprias filhas....e o fim da picada....
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Neidy Ruth Jorge Um povo maltratador pela pobreza, aonde a juatiça dos tribunais é só para os privilegiados.
Com a morte da V.G e da mulher Chang, si fortificou a creença na Justiça divina.
Por que a creença divina é tudo ao que nos agarramos.
Nos nossos dirigentes ja sabemos que nao podemos confiar.
Cuanto a morte do "caudillo " Fidel, os Cubanos desde que entrou Raúl no poder (ñ democráticamente) experimentam una serie de progressos democráticos moderados (tibios) que ñ chegam a perpetuarse en su totalidade por estar presente a Figura de Fidel Castro (supuestamente).
Esta morte significa em Cuba significa que a democracia total é inminente.
No meu ponto de vista, com esta morte si morre cualquer vistigio do atormentados sec XX.
Vamos esperimentar progressos de adhesión de todos países no famoso sistema de globalizacão.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Affonso Guerreiro Eu já me retratei publicamente.
Gosto · Responder · 2 h


CLoves Boaventura Sim, trata-se de um fenómeno triste...mas expectável.
Quando se limita os canais de expressão popular (e temos testemunhado isso nas minguantes marchas/ manifestações de rua), esse povo encontra formas alternativas para o fazer...
quando se não encontra representantes populares legítimos, quando todos ícones sociais são engolidos pela política...não resta ao povo culto, senão a violência camuflada - ironia, hipocrisia, sarcasmo, etc...e aos menos cultos, salta-se-lhes a violência crua - crueldade verbal, etc
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Neidy Ruth Jorge Desculpem meu portunhol compatriotas *
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Abdul Remane Gimo Mendes Oi,eu também notei isso.Eu acho que na sociedade mocambicana notasse já a diferença de ontem e hoje. Há cinismo ,mentira e maldade. A música e a leitura dos acontecimentos actuas torturam a nossa cabeça
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Egidio Vaz A morte da VG foi recebida com muito repúdio e consternação a NÍVEL NACIONAL. Só um grupelho concentrado em Maputo e Matola, narcisistas doentios e analfabetos de cabeça lavada e com acesso às redes sociais é que vomitou. Há mais para além deste estúpido Maputo. Um país sério e moralmente vibrante
Gosto · Responder · 11 · 7 min · Editado


Nairinho Mabote Qual foi o estudo que fez pra constatar que foi " só um grupelho de Maputo e Matola"??
Gosto · Responder · 8 · 2 h


Luciano Mapanga Ilustre Vaz, tenho que discordar consigo. Cá na Zambézia, Mocuba em particular, houve um grupo de indivíduos que ate fizeram questão de ir sentar no bar para, segundo eles, "festejarem" a morte da VG. Não foi uma coisa de Maputo e Matola apenas. Alastrou-se pelo pais todo...
Gosto · Responder · 4 · 1 h


Melinho Manhiça Descordo totalmente
Gosto · Responder · 32 min


Egidio Vaz Um grupo. Repete
Gosto · Responder · 8 min


Lacerda Lipangue Não se devia festejar a morte, muito triste, mas esta defesa de Egídio sem base de fundamentação me cheira a G40 + 1.


Neidy Ruth Jorge Que continuemos com estes prejuisos, tribalismo radical é de risa. Nao entendo o que tem a ver este debate nesta plataforma.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Neidy Ruth Jorge Nao ao separatismo nacional. Si incurrimos em este debate , perdemos o foco de que realmente importa neste momento
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Solomone Manyike Uma analise a respeitar!
VAG DEP!
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Dinis Miguel Machaul Egidio. Não embeleze as coisas. É por isso que não resolvemos os problemas porque partimos de análises erradas. Eu estava num distrito do centro do país. Lamentavelmente, não vi nenhuma manifestação de repúdio. Esta sociedade esta doente. Temos que fazer alguma coisa quanto antes.
Gosto · Responder · 4 · 1 h


Arsenio Nhiuane Jose Respect.tiro chapeu.
Gosto · Responder · 1 h


Eliha Bukeni Creio que o MM deve ter andado distraido no acompanhamento das noticias internacionais, quando da morte de Fidel. As manifestacoes foram tais que lembram as ruas da capital, quando o dito "glorioso SLB" ganha a Liga portuguesa. Quanto VG, corroboro que e deveras insano celebrar a morte daquela jovem, mesmo porque, ela apenas, como qualquer filho bem educado, cumpria as orientacoes dos pais, verdadeiros donos do patrimonio que ela administrava. Quanto a AEG, julgo que a ser verdade que durante a sua audicao na CIP, reiterou que se tivesse de voltar atras, procederia da mesma forma no processo da contratacao das dividas ocultas, mostrou alguma falta de amor com o seu povo, a julgar pelo altissimo preco que esse povo esta a pagar por esse erro de governacao, sendo que, essa pode ser a razao de algumas pessoas estarem a celebrar nao a morte de VG, mas sim, a profunda dor de AEG!
Gosto · Responder · 5 · 1 h


Vassili Vassiliev Nao gosto do Guebuza. Mas isso nao me faz gostar de assassinatos passionais.


Limpo Zambo Meus caros a nossa sociedade esta sem valores penas que o assunto vem a tona agora porcausa da querida Cda VG mas se prestarem atencao poderao concluir que nao e aceitavel humanamente visto o fenomeno de linchamentos com recurso a pneus arder e pessoas em Volta a tirarem fotos que ja esta sendo pratica
Gosto · Responder · 1 h · Editado


Nelsoncarlos Tamele Subescrevo
Gosto · Responder · 1 h


Lucas Arnaldo Mazive Opah
Gosto · Responder · 1 h


Milton Machel "Em Miami, ninguém celebrou a partida de El Comandante". Como pudeste estar alheio a isto, MM!!??? http://www.aljazeera.com/.../people-celebrate-miami...



Miami: Cuban Americans celebrate Fidel Castro's death
ALJAZEERA.COM

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Milton Machel http://www.telegraph.co.uk/.../miamis-little-havana.../... ate CNN e USA TODAY passaram a mesma materia. Bem, se quiseste utilizar uma figura de estilo para dar a dimensao dos odios e vingancas no seio do Povo Maravilhoso (e repara que se trata talvez de uma franja amostral, dos habituais viventes no ''centro dos criticos") falhaste em redondo e ao quadrado, MM. Esse tipo de odio e sentimento de vinganca e' o ZEITGEIST pelo mundo todo...nao e' exclusivo da perola do indico.



Miami's Little Havana celebrates death of Fidel Castro in the streets
TELEGRAPH.CO.UK

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Vassili Vassiliev ZEITGEIST!
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Marcelo Mosse Milton em Miami as pessoas disseram que não estava a celebrar a morte como tal mas o seu significado. claro. ?


Mario Tique Duvido que haja sentimento de pesar quando Morre o filho do al Capone, do Pablo Escobar, do el chapo, do Saddam Hussein, do Idi amin dada, do hitler, do ze du...etc. em mocambique nao e diferente
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Kleber Alberto AEG mergulhou tanto nas entranhas do odio do povo que deve estar consciente que a cada vacilo sera esmigalhado!
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Mario Tique E digo mais MM, em angola houve farra quando morreu o irmao mais velho do ze du. Cada tirano com a sua sorted.
Gosto · Responder · 1 h


Luís Loforte Profundo, Marcelo Mosse. Ainda procuro interiorizar aquilo que um amigo me repetiu várias vezes, ontem: "Guebuza está sendo vítima de um erro capital que ele cometeu, para muitos deliberadamente, na prática ofuscado uma obra imensa que ele desenvolveu ao longo do seu mandato - a morte deliberada da confiança por Moçambique."
De facto, não há nada pior que o mundo perder a confianca pelos países. Passa a olhar para os seus cidadãos como um conjunto de depravados, e com uma grande parte destes povos possuídos de ódios descontrolados pelos seus dirigentes. Mas nós temos que ultrapassar tudo isto e nos reerguermos como homens de bem, antes que mergulhemos na barbárie.
Gosto · Responder · 3 · 39 min · Editado


Chissila Mazuze Triste situação
Gosto · Responder · 48 min


Evaristo Cumbane toda a sociedade incluindo lideres de todos os niveis nao ten compaixao com ninguem. nao foi so com a VG..tambem foi com muitos. muito triste porque a gente se maltrada..se humilha todos os dias. o resultado e este: cai um outros celebram..mas nao sao burros Estes k celebram Como podemos afirmar. os nossos lideres ek fomentam este espirito de odio e vinganca..sim sao eles k comecam a manifestar falta de amor e a sociedade aprende. EU lamento a morte de VG, e muitas outras pessoas assassinadas e que caiem na guerra desnecessaria em Mozambique entre outras pessoas vitimas da injustica e intolerancia. is to nao e Vida. que Deus abencoe nos..
.

MA Abdul Gafur Que se diga em abono da verdade. Sim, Mocambique está dividido e reina o ódio a classe politica e sobretudo ao cidadão Armando Emílio Guebuza. Ele é visto como a desgraça do pais. Foi e continua insensível para com o povo. A frelimo precisa de reflectir e retornar ao seu papel ideal. Se não, um dia isto vai aquecer. O ódio já atingiu uma dimensão gravíssimo. Alguns até rezam a morte do sr. Guebuza. Muito triste!
Gosto · Responder · 21 min · Editado


Gulumba D. Mutemba Não concordo contigo meu caro Egidio Vaz,no chapa,nos mercados,em tudo o que é canto a morte da VG foi recebida com muita alegria.
Senhoras jovens,senhores,muitos que sabem que este país está onde está por causa da família Guebuza festejou a morte da VG,não porque ela a maior culpada,mas porque a norte dela significa um golpe duro para Guebuza.
Gosto · Responder · 9 min


Inacio Arnaldo Mazive Festejar a morte de alguém é falta da decência moral.

Gulumba D. Mutemba O povo festejou sim,continua a festejar.
Agora aqueles que temem expressar os seus sentimentos que continuem assim.
Há razão de festejar,essa família transformou nos no que somos hoje.

Ouvi dizer que uma criança mal nutriada cresce com dificuldades,cresce com um cérebro atrofiado,e quem é culpado disso,a natureza?
ou aqueles senhores que preferem investir na guerra do que na agricultura?
Os problemas deste país transformam ou transformaram as pessoas no que são hoje.
Parabéns Marcelo Mosse pela sua observação,concordo plenamente com sigo,onde estou,aqui no Moçambique real,ande onde vive os mais desfavorecidos,a morte da VG é comemorada sim,porque ela significa sofrimento da pessoas que tida como responsável do sofrimento dos moçambicanos.
GostoResponder1 min
Pedro de Sousa Para mim, ki morram todos os desgracados desse pais. Kem eh do mal, vai p o mal e por mal. Mas nao disse e mt obrgado...
Edgar Barroso
16/12 às 8:13 ·

Quase que não temos, em Moçambique, uma só referência de pessoas que se guiam pelos mais supremo valores éticos e morais, em todos os níveis sociais. Temos gente que desvia fundos e recursos do Estado porque "têm direito de ser ricos", temos pessoas que atropelam a Constituição e que assumidamente dizem que voltariam a fazê-lo porque "libertaram este país", temos pessoas insensíveis às causas e consequências da vigente tensão político-militar porque os outros "são bandidos armados" ou porque o conflito "é localizado", temos pessoas a andar de carros topos de gama e a viverem em mansões do primeiro mundo bem ao lado da miséria colectiva... temos tudo, menos referências éticas e morais. Não temos um sistema nacional de educação que forma cidadãos que sabem ser e estar. As nossas igrejas são autênticos viveiros de hipocrisia e de exibicionismo materialista. Uma geração (ou mesmo duas) cresceu nesse contexto de imoralidade e depravação, de consumismo e de competição, de gana e de privação, de inveja e de intolerância... Culpa de quem?


Não se plantam laranjeiras para se colher morangos. A reacção "bárbara" e "desumana" das pessoas à notícia do assassinato da Valentina Guebuza, não só nas redes sociais, é reflexo de algo mais conjuntural e macro. Há responsáveis por isso. As pessoas não são más por si só... elas aprendem a ser más. Aprendem a odiar. Comecem desde já a pensar sobre as causas que fazem com que tanta gente celebre tamanha tragédia. É aí onde encontraremos o caminho para a sua solução. Acusar por acusar, denunciando, censurando ou lamentando consequências... não nos vai levar a lado nenhum. Nem nos deveria surpreender. Estamos a colher o que se foi plantando ao longo de décadas de políticas públicas falhadas na redistribuição de riqueza e na formação de cidadãos.
37 partilhas
Comentários


Sergio Z Sitoe Culpa de quem ?Boa pergunta
Gosto · 16/12 às 9:18


Fernando Costa Subscrevo quase integralmente porque temos em Moçambique pessoas de grande integridade moral e cívica...
Gosto · 2 · 16/12 às 9:21


Láilo Machava Como quem?
Gosto · 16/12 às 9:36


Fernando Costa Láilo Machava por todas as razões apontadas pelo Edgar, citar aqui nomes seria motivo para discórdia e discussão. .. mas eu e tu e todos nós conhecemos muita gente integra e honesta...
Gosto · 1 · 16/12 às 9:39 · Editado


Schauque Spirou Óbvio que existe gente de irrepreensível honestidade moral e ética. Meu pai por exemplo...
Gosto · 1 · 16/12 às 10:43


El Patriota Excelente... Na verdade, eu queria dizer isso ontem, naquele meu post sobre a necessidade de reiventarmos este país. O com que sonhamos é um fiasco. Falhou. Muito bem dito Edgar.
Gosto · 4 · 16/12 às 9:24


Sergio Z Sitoe concordo, Mas tenho que dizer algo, independentemente da sua origem, educação ou qualquer outra coisa, nos ainda podemos fazer a diferença, o facto de escolhermos fazer o mal ou o bem não pode ser atribuído a nossa família, isto é uma escolha pessoal, cada um colhe o que planta
Gosto · 16/12 às 9:26


Xavier Chirrime As escolhas pessoais são feitas a partir de um leque de elementos/critérios que os indivíduos adquirem ao longo do seu processo de formação. Em alusão a isso Edgar Barroso faz referencia a um problema que diz ser (e eh) estrutural, com ênfase particular as politicas publicas [ineficazes] para um objectivo que seja formar as pessoas para o pleno exercício de cidadania e, a discursos e posicionamentos (incluindo atitudes) de governantes. Ja acrescento, por exemplo, a imoralidade eh aprendida, e as pessoas não poderão escolher algo diferente ou distante do que sabem fazer a partir do que aprenderam. Os que veneram, idolatram e defendem algumas figuras que proferem os dizeres que aparecem entre as aspas no post de Edgar, fazem-no aprenderam a fazer assim e na estrutura das coisas que informam seu modo de pensar e fazer essa eh uma das coisas que sta na grelha de opções. A insensibilidade da maior parte das pessoas perante a trágica morte da Valentina Guebuza tem suas raízes e também encontra fundamentos na forma como a vida alheia tem sido publicamente banalizada tanto pelas elites politicas quanto pela media (veja a forma como são apresentadas as reportagens sobre assassinatos nas nossas TV), principalmente nos últimos 7 anos... Ha muito que se diga ainda.
Gosto · Ontem às 12:35


Linda Fernando Bem dito rapaz!
Gosto · 16/12 às 9:28


Nelson Badaga Badaga Eu acho que a culpa é toda nossa por temer começar tudo denovo, por medir muito as consequências e ter o mesmo resultado.
Gosto · 1 · 16/12 às 9:29


Américo Matavele Eu acho que a questão da educação não é institucional, mas é do íntimo foro familiar. O Estado não educa, ensina. Quem educa é a família. A má-educação é produto do ambiente familiar e não da sociedade, esta é somente receptáculo das deformações que são criadas nas famílias. Frustração como essas coisas que disse é legítima, mas a forma de encará-las vai depender da educação que cada mãe e pai deu ao seu filho. Não é justificação essa de dizer que porque fulano matou eu também tenho que matar. A maldade nunca é moda, e a boa educação leva isso como primeira e insistente lição. O que acontece, é que mergulhamos (pais, mães e educadores), numa socialização materialista narcisista que, pensamos que tudo o que o outro tem, eu tenho que ter. O verbo "ter" veio introduzir sentimentos que chocam de frente com toda a educação que os pais receberam dos seus pais, e transmitem aos seus filhos que um rico nunca é honesto, e daí que se cria esta cultura de ódio e perdição que se culpa outras pessoas pela nossa desgraça. A educação parte do berço. E se alguém festeja a morte de outra pessoa, é porque lá em casa já viu o seu encarregado a fazê-lo. Eu não acredito que a educação é feita por decreto.
Gosto · 15 · 16/12 às 10:14 · Editado

Ocultar 16 respostas



Elsa Do Rego Nao e nada cultura de odio e perdicao ...christmas baby jesus is born into u to make u fearless defying every gov ...its a time of celebration to make the people happy ...so ur people is happy now celebrating though u should celebrate everyday of ur life ...pls celebrate
Gosto · 16/12 às 9:42 · Editado


Osvaldo Maria A escola tem sim grande influência na educação, o q passa na TV, rádio, Facebook, etc têm também grande influência. Não é a toa q mesmo de famílias com costumes rígidos e com bons princípios "éticos" saem filhos completamente desviados devido a influência do mundo exterior.
Gosto · 6 · 16/12 às 9:44 · Editado


Elsa Do Rego Anda se na vida c o q e loyal e verdadeiro ...c o mais noble dos guerreiros rsrsrz.

A melhor edc is not from school or from home ...the best educ is to know when to stop what is wrong ...is to know to say No when its needed n to be brave for his people ...or u want more decades with no humildade caridade compaixao .
Gosto · 16/12 às 9:49


Elsa Do Rego Fundos e propriedades do estado a serem roubados a olho nu ..Deus as vezes faz actos tortos pra por caminhos direitos ...o meu povo beirense e o dono do porto da Beira entendes ...os lucros das minas deve ser entregue ao povo esfomeado do centro pra q nao haja enchentes a 40 anos ...e nao e e pra uma duzia de indevideos celebrarem o natal enqto o povo nao esta feliz
People prayed the entire yr no teu pais let them celebrate christmas
Gosto · 1 · 16/12 às 9:58


Elsa Do Rego Sabes q a nossa mae disse o tiro deveria ter sido ao pai e nao a filha enfim so Deus sabe porq nao a protegeu
Pai e genro devem estar ambos na prisao ou ambos soltos ...
Gosto · 16/12 às 10:05


Elsa Do Rego Sabes q o significado dum alivio ? E por pao na mesa qdo ja nao ha esperanca de o ter ...e a obrigacao dos gov de levantar o austral do povo por mais dificel q seje pra a familia ...we need people celebrating n happy
Educacao is nothing when the people are off
Gosto · 16/12 às 10:18


Muzila Wagner Nhatsave Mas a escola ajuda Americo. Nos somos do tempo que apartir da creche aprendiamos a historia e principios de sacrificio e respeito a dor dos outros. somos do tempo que na escola ensinavam as danças e cultura de todo pais. Somos do tempo que a historia e geografia do teu pais eram dados na primaria, independentemente do regime que viviamos. Os livros escolares tinha estorias que nos transmitiam valores e principios. Isso ajuda sim senhor a moldar os pais de amanha. O berço melhora com uma educaçao moralizadora tanto dos pais como da escola. Este pais perdeu valores e principios e doa a quem doer nao ha referencias morais que inspirem as pessoas. Mesmo sendo controverso para muitos, os discursos de samora hoje tem um peso grande, crianças perguntam , mas esse tio que estava falar morreu porque. vivemos numa sociedade corrompida e desprovida de valores. Somos africanois e nos regemos por formas peculiares de ser , a verdade doi, mas quando o mau exemplo vem de cima o povo segue. O que vivemos em parte e o reflexo dessa perda de valores e do mau comportamento de quem deveria ser o guardiao. A sociedade mudou para pior , somos materialistas, imediatistas, nao temos principios, nem valores e principalmente disciplina.
Gosto · 3 · 16/12 às 10:28


Muzila Wagner Nhatsave o nosso sistema nao forma cidadaos
Gosto · 1 · 16/12 às 10:28


Jay Cee Malôa Americo devia fazer um pequeno estagio em Cuba para ver como a educação institucionalizada faz muita diferença.
Gosto · 4 · 16/12 às 10:38


Schauque Spirou Um dirigente disse a poucos anos que nao devemos ter medo de ser ricos
Gosto · 2 · 16/12 às 10:46


Elsa Do Rego True but nacoes q foram ricas nao tiveram poor people ...levantar o nivel do povo only needs two yrs not decades
Gosto · 16/12 às 10:53


Américo Matavele Schauque Spirou , o que tem a ver isso com o que escrevi?
Gosto · 16/12 às 11:00


Schauque Spirou Ohhh. Se não vê nada, deixa.
Gosto · 1 · 16/12 às 11:01


Américo Matavele Jay Cee Malôa , Tenho que ir mesmo para perceber. Às tantas eu sou antiquado (mas gosto disto). Eh eh eh eh eh eh...
Gosto · 1 · 16/12 às 11:01


Elsa Do Rego True but nacoes q foram ricas nao tiveram poor people ...levantar o nivel do povo only needs two yrs not decades
Gosto · 16/12 às 11:02


Sisolhano Tovela "Eu acho que a questão de educação não é institucional, mas é do íntimo foro familiar". Concordo em parte porque acredito que o Estado tem o dever de dar continuidade a educação que deveria ser obrigatoriamente passada no seio da família. Uma nação que "instrui" e não educa é um verdadeiro ninho de seres humanos que constantemente atropelam simples valores de convivência...
Gosto · 3 · 16/12 às 11:05


El Patriota Mano. A questão da educação é sim institucional, social. País educados fazem filhos educados. É um ciclo.
Gosto · 12 · 16/12 às 9:32


Américo Matavele Pais educados por quem? Se olhar para o seu comentário, está a falar da família. É um ciclo sim, de pais. E pais estão na família e não no Estado.
Gosto · 16/12 às 9:34 · Editado


El Patriota Por um sistema de educação eficiente. Um Estado funcional. Este país já teve disciplina, bro. As pessoas eram educadas aonde?
Gosto · 1 · 16/12 às 9:35


Américo Matavele Nas famílias mano. Não era na escola. A sociedade, como disse, é um receptáculo da educação familiar.
Gosto · 16/12 às 9:37


El Patriota Então vamos eliminar o sistema de educação. Porque a família cobre essa parte.
Gosto · 1 · 16/12 às 10:09


Américo Matavele A educação é um desenvolvimento social. As família são primordiais à educação, e é por isso que o sistema de educação ensina, e a família educa. Há analfabetismo (sistema de ensino) e há falta de educação (família).
Gosto · 1 · 16/12 às 10:13 · Editado


Muzila Wagner Nhatsave El Patriota concordo. quando e que os valores se começaram a perder. eu fui desse tempo.
Gosto · 16/12 às 11:04


Eurico Rogério Roque Muito bem colocado, Edgar.
Gosto · 16/12 às 9:33


Eurico Rogério Roque Ou também pode ser uma mesclagem de institucional e social. Ao ponto de quando um estiver deficiente, o outro não estará na sua totalidade.
Gosto · 1 · 16/12 às 9:37


Américo Matavele Mano Eurico, o social não é automático. O social é uma cosntrução. A célula base do social é a família, assim o diz a CRM. Se a família está podre, idem a sociedade. Não há sociedade boa com famílias más.
Gosto · 4 · 16/12 às 9:39


Eurico Rogério Roque Entendo o seu ponto. Mas não é impossível que seja um sintoma de falta de educação familiar (que é, por si, muito importante), mas também da outra componente importante que é a educação provida pelo estado.
Gosto · 2 · 16/12 às 9:45


El Patriota Por isso a coisa chama-se educação... É para educar pessoas. Assim nós nem precisaríamos ter o sistema educacional, as famílias fariam essa parte.
Gosto · 2 · 16/12 às 10:08


Linette Olofsson Libertaram e destruíram a pátria amada!
Gosto · 3 · 16/12 às 9:42


Mario Albano Talvez seja "bom" estas reações para percebermos que estamos sentados num baril de pólvora. Este murro que estamos a construí na nossa sociedade não nos servirá de nada.
Gosto · 16/12 às 9:43


Nadinho Mate Muito bem ilucidado Edgar Barroso, que geração espera se amanhã se hoje os valores éticos foram atrofiados?
Gosto · 1 · 16/12 às 9:44


Myke Machava Sabia reflecao....
Gosto · 16/12 às 9:46


Alex Paulo Dos Anjos Surpresa pelo texto com verdades absolutas mas não sei se vai de encontro com o seu interior visto que nos seus últimos posts denotamos algo de vangloria perante a tragédia que domina a atualidade moçambicana. Mas pelo sim pelo não é deveras importante que salvemos a sociedade moçambicana dos males que as causas já identificadas estão a destruir este povo. A culpa é de todos os moçambicanos. Todos.
Gosto · 1 · 16/12 às 9:50


Martha Baloi Eu me pergunto porque? Mocambicano nao tira licoes de aAfrica do sul, nosso visinho, bem pertinho de no's. Cheio de corrupto sem vergonho. O Estado devia responsabilizar esses gatunos, mas enfim que Estado temos? Eu queria ter nascido em mocambique de hoje, de ontem sim.
Gosto · 16/12 às 9:51


Martha Baloi Falam falam e por fim votam errado
Gosto · 16/12 às 9:52


Inocencia Massango ...
Gosto · 16/12 às 9:52


Cris Kadima Muito certo Edgar Barroso, por isso eu pergunto qual é o nosso legado? Deixar para as futuras gerações o exemplo de que porque libertamos o país temos direito de saquear o estado ao belo prazer?
Gosto · 1 · 16/12 às 9:54


Julio Lacitela O que a Kroll & The Gang nos traz?!!! Vao morrer misteriosamente muitos. Aguademos.
Gosto · 16/12 às 9:58


Cléo Marley Mafu Gostei
Gosto · 1 · 16/12 às 10:02


Elsa Do Rego Q tamanha tragedia ...q eu saiba a maior tragedia q o meu pais teve so foi a guerra de 20 e tal anos .
Gosto · 4 · 16/12 às 10:09


Miguel Santos Falou e disse.🔝
Gosto · 16/12 às 10:10


Mito Devesse Jr. Obrigado ilustres por estas nobres palavras, que colocar a cada um de nós a refletir. De quem é a culpa? Boa pergunta. Pra mim não mais vale a resposta tipo é de todos nós, deviamos ter a vergonha na cara em dizer isso, porque se alguém começou com todo isto, sabendo que depois seria capaz de distrair nossas mentes e perder o foco! Assim a melhor resposta é aceitarmos que a culpa é de todos nós. Isso é batota. É Verdade que a família é a célula base de uma sociedade, sendo portanto onde começa a educação duma sociedade como um todo. Então porque existe ESTADO.
Gosto · 2 · 16/12 às 10:12


Mario Albano Mas não disse.. alguns querem subsistir o estado com família.
Gosto · 16/12 às 10:24


Belísio Aniceto Gunga knowlodje MUNDALAI
Gosto · 16/12 às 10:17


Vick Maverick Truth been told home boy....
Gosto · 1 · 16/12 às 10:20


Jeck Alcolete Falou tudo. 👏👏👏👏👍👍👍👍👍
Gosto · 16/12 às 10:20


Chitukulu Mucumba Ya
Gosto · 16/12 às 10:23


David Colaco Ribeiro Pois é..
Gosto · 16/12 às 10:24


Diva Dessai
Gosto · 16/12 às 10:25


Dino Sattar Alguma dúvida? ???corretíssimo. ...
Gosto · 16/12 às 10:26


Altino Mandlaze Edgar Barroso
Gosto · 16/12 às 10:29


Augusto Macie Bayeti texto para uma boa e profunda reflexão. Até onde chegamos celebramos tragedia alheia e com toda a pompa.
Gosto · 16/12 às 10:34


Ntsua Obus Neuara Edgar essa coisa de brincar de estatísticas já não está a ter graça.

Assim para ti todos os moçambicanos são políticos, frelimistas, gananciosos e etc.

O país tem mais de 25 milhões de habitantes. Como ousas fazer análises sobre éticas com base em políticos que não são nem 20% da nossa população?

No meu país, existem sim pessoas que são um manancial de moral e ética. Pessoas que acordam vão trabalhar e ganham a vida honestamente.

Que mal existe em a pessoa estudar, trabalhar e juntar suas migalhas honestamente e comprar um carrito.....?
Gosto · 1 · 16/12 às 10:40

Ocultar 12 respostas



Mito Devesse Jr. Verdade existem pessoas honesta, mas porque o sistema ta podre.... para sobressair tem que ser lambebotas. As empresas estão apartizadas ao partido no poder mano. Tem que ser amigo de chefe para não morrer auxiliar. Progressão nas carreiras não são atribuídas pelo mérito mas pelo apelido ou pagar mola
Gosto · 2 · 16/12 às 10:48


Mito Devesse Jr. Em Moçambique as pessoas não estão empolgadas, mas sim a phandar para viver.
Gosto · 16/12 às 10:50


Edgar Barroso Releia lá o que eu disse.
Gosto · 2 · 16/12 às 10:52


Ntsua Obus Neuara Meu caro Mito Devesse Jr. Vocês devem deixar de ter os Chipandes como vossas referências. Bem perto de vocês há moçambicanos de valor e não com valores.
Aquela simples professora da 2a classe com 18 anos de experiência não deixa de ser uma referência.
Gosto · 16/12 às 10:56


Edgar Barroso O post está contextualizado, Ntsua. Existem nele palavras-chave: crise de valores, assassinato da Valentina, "celebração" das pessoas.
Gosto · 5 · 16/12 às 11:02 · Editado


Mito Devesse Jr. Mano Ntsua Obus Neuara, quero eu acreditar que tem a felicidade ou a sorte de ter se dado bem na tua vida. Contudo eu também tou bem, embora talvez não como era de desejar. Acredite irmão o grosso modo de MOÇAMBICANOS, bem falaste cerca de 25milhões estão se arrastando man, porque as possibilidades estão dentro dum sistema que não é facil, você se impor. É por esses que nós tomamos referencias, e não em aos chipandes e companhia.
Gosto · 2 · 16/12 às 11:04


Ntsua Obus Neuara Então Edgar. Achas que todos celebraram a morte da Valentina como eu e o Eddy Lumasai.?
Porque generalizar!

Nesta sociedade existe algo chamado liberdade de expressão. As pessoas são livres de mover o sentimento que lhes convier, em relação a um certo acontecimento. E isso não faz delas pessoas sem valores.
Gosto · 1 · 16/12 às 11:18


Edgar Barroso É o que eu estou a dizer desde ontem, bro. Veja os meus posts de ontem. Quanto às "estatísticas", baseei-me apenas no que ando a ver no meu Facebook e no meu Whatsapp.
Gosto · 1 · 16/12 às 12:24


Cristiana Cuamba Está no post errado
Gosto · 16/12 às 12:25


Aida Bahule Acho que não se está a querer perceber este post.
Gosto · 16/12 às 12:25


Eddy Lumasai Heheheh
Gosto · 16/12 às 12:34


Omar Barros para mim, nos últimos anos, todos os políticos moçambicanos frelimistas são gananciosos e etc.
Gosto · 1 · 16/12 às 20:55


Tsutsi Fumo TF Ainda a colocar dinheiro em primeiro lugar nas nossas vidas viveremos isso. Ja não ha o Humanismo dentro da gente.
Gosto · 16/12 às 10:43 · Editado


Óscar Domingos Sitoe Bem colocado ilustre Edgar Barroso. Contudo, a nossa saciedade não é tão insensível quanto se pode imaginar, o é quando "necessário". Uma reação igual verificou-se, se estiverem recordados, quando Chang acidentalmente perdeu a sua esposa. Não é obra do acaso. A mesma sociedade foi sensível à tragédia de Tete, a recente explosão do Carro que transportava combustível. A questão seria: O que move está sociedade ser sensível e ou insensível, dependendo dos casos, onde há perdas de vidas humanas? Já temos a resposta.
Gosto · 4 · 16/12 às 10:58 · Editado


Avelino Namarrocolo Perfeito!
Gosto · 16/12 às 10:43


Homer Wolf Acima de tudo, eu chamo a isto sentido de oportunidade... lol
Gosto · 4 · 16/12 às 10:51


Paulo Ricardo Pereira Tina É por isso os países do primeiro mundo investem na educação.
Gosto · 1 · 16/12 às 10:53


Nilza Laice E verdade sim que um pequeno grupo de pessoas sem bom senso (talvez) exagerou na criacao de algumas msg, entretanto nao 'e a 1a vez que isto acontece nem nesta nem em qualquer outra sociedade, sao pessoas mais extrovertidas, criativas, que sublimaram e procuram atraves da satira se expressar. 'E de mau gosto, 'e sim sra. mas nao deixa de ser gosto estao so a usufruir da sua liberdade de expressao. Agora o que eu nao compreendo 'e porque tem que se chamar a um grosso de pessoas de maldosas, barbaras, etc etc porque simplismente nao estao sensibilizados com a morte de mais uma cidada mocambicana? Ai 'e que estamos a ser quadrados e intolerentes, o pais nao pode estar todo de luto 'e preciso trabalhar. Ate onde eu sei o conhecimento 'e resultado de reflexacao, analise, discussao, entao deixem nos crescer. 'E preciso sim ter ideais divergentes para chegarmos a algum lugar. Para aqueles que so sabem dizer debates imaturos bla bla...lembrem-se que 'e assim assim que a nossa sociedade se encontra, como bem disse o Edgar nao esperem Morangos!
Gosto · 4 · 16/12 às 11:00


Jorge Garfo Bem colocado irmão, vendeu-se a pátria a qualquer preço!
Gosto · 16/12 às 11:05


Ntsua Obus Neuara Nilza Laice obrigado.

Até porque nem todos saíram por aí a manifestar alegria pela morte da Valentina.
Gosto · 1 · 16/12 às 11:06


Inaiate Mansur Muito bem dito. Espero que os políticos ponham a mão na consciência e analisem a situação em vez vitimizações e aproveitamentos políticos
Gosto · 1 · 16/12 às 11:10


Affonso Guerreiro Nem é só por isso, meu caro.
A finada, se é que morreu mesmo, beneficiou de tudo o que o pai alienou em seu nome e ainda usou-a como testa de ferro a ponto de ela ser uma das mulheres mais ricas de África.
Não é insensibilidade por causa de uma revolta paralela contra o governo cleptocrata da FRELIMO, mas porque ela faz ou fazia parte desse grupo de cleptocratas desprezíveis.
Milhões vão pagar de forma criminosa por causa das roubalheiras do pai e do clube de amigos dele.
Quisessem os céus que fosse toda aquela família a morrer.
Não resolveria nada, mas eles já não estariam neste mundo a desfrutar de toda a desgraça dos moçambicanos.
Família lixo!
Gosto · 1 · 16/12 às 11:18 · Editado


Salimo Normomade TEXTO FABULOSO, Edgar Barroso....
PARABÉNS, em poucas palavras disse e bem...
Gosto · 3 · 16/12 às 11:20


Chitukulu Mucumba Essa senhora esta viva e a ver tudo em tela gigante.
Gosto · 16/12 às 11:22


Tina Franco Bem dito!
Gosto · 16/12 às 11:23


Lenine Daniel Muito bem dito Edgar Barroso!
Penso que esta tragédia e a morte violenta da esposa do anterior ministro das finanças deviam fazer soar os alarmes do poder político e da sociedade em geral. Não é de bom tom e de boa educação festejar-se a morte de quem quer que seja. Até onde me educaram sempre foi-me dito que mesmo que não gostes de alguém quando esta pessoa morre só deves falar das boas coisas da mesma, é só elogiar! O que acontece em parte da nossa sociedade é festejar a morte da esposa do ministro Chang (as pessoas que festejaram nem se quer conhecem a senhora), ou seja, festejaram simplesmente a morte da mulher de um ministro…. Hoje, os mesmos festejam a morte da filha do Ex- Presidente, e é claro que o objectivo tanto num ou noutro caso é festejar a dor do ministro Chang e do PR Guebuza.
Agora, que é feio e desumano, não restam dúvidas. A questão que se coloca é: Porque é que o cidadão comum festeja estas mortes? O que fez com que os angolanos há meses festejassem a morte do irmão mais velho de Eduardo dos Santos? O que fez com que os Iraquianos festejassem a morte de Saddam? Porque é que os Cubanos principalmente os que estão na diáspora festejam a morte de Fidel Castro?
As figuras acima são todas da arena politica, ou seja, o cidadão comum está a manifestar repúdio a liderança dos políticos em causa. E, não nos enganemos em pensar que o ódio é somente por estes políticos. No caso moçambicano se não pararmos para repensar o Pais, acredito, infelizmente que assim será daqui para frente.
Alguns dizem que é um problema de educação familiar, não penso que isso explique tudo. A educação familiar pode ser 10% da razão. As pessoas que festejam as mortes num e noutro caso são as mesmas que ficaram semanas a chorar a morte de Samora Machel e da Zaida Chongo…então, essas pessoas desaprenderam os princípios da boa educação? Claro que não!!!
Enfim, é lamentável que tenhamos chegado ao ponto de festejar a morte de um ser humano...a morte deve ser um momento de colocarmo-nos no lugar do outro e imaginar o que é perder um familiar. O que significa para aquela criança recém nascida perder a mãe…
Pessoalmente conheço pessoas da família Guebuza que são um exemplo de ser e estar!
Gosto · 7 · 16/12 às 11:26


Eurico Rogério Roque Eu estou completamente indiferente a morte dela, foi injusto sim, mas não me afecta em nenhum sentido.
Mas desde ontem venho observando alguns comentários feitos por Moçambicanos de várias camadas e posso afirmar com segurança que a maior parte deles não está a celebrar a violência perpetrada pelo marido, e nem o acto macabro que sucedeu. Estão a celebrar o possível sofrimento que a morte dela irá causar a família Guebuza em particular. Para muitos Moçambicanos a família Guebuza encarna a causa do nosso sofrimento nestes últimos anos, logo, testemunhar o sofrimento dele é algo prazeroso.
"Respeitar o sofrimento" dos membros da família Guebuza é apropriado se alguém é amigo deles, mas os protocolos são fundamentalmente diferentes quando se trata do resto do público Moçambicano.

Presidente Guebuza é odiado pelos danos que infligiu no povo durante seu mandado - pelo seu legado de desigualdade, ganância e ruptura social que nos afecta até os dias de hoje. É difícil separar ele da sua filha, até porque a imagem que temos da Valentina é de alguém que compactuava com as malandrices do pai.

Exigir que tudo isso seja ignorado neste momento só porque eles estão em dor, ou porque não devemos rir da morte de alguém é meio injusto e irrealista.
Gosto · 13 · 16/12 às 11:31


Eddy Lumasai #interessante
Gosto · 16/12 às 13:32


Eurico Rogério Roque O que é?
Gosto · 16/12 às 14:31


Amelia Firmino O MEU MUITO OBRIGADO VAI PARA SI Edgar Barroso...venho lendo textos e+textos de pessoas que+parecem estar a engraxar sapatos...dest ontem que so vejo bla,bla,bla.o seu texto sim...é digono de ser comentado...percebi que o ser humano em fracccao de segundos muda de ideias pois"é politicamente correcto"a minha opiniao nao mudou...simplesmente encontrei no seu comentario o que em mim venho sentindo em relacao ao assunto...APLAUSOS.
Gosto · 3 · 16/12 às 11:34


Chitukulu Mucumba Kkkkkkkk
Gosto · 1 · 16/12 às 11:35


Danilo da Silva Colhe-se o que se planta. Semeiam cinismo e ódio ao outro, colhe-se o cinismo e ódio para si mesmo.

Não venham dizer que é um problema "da família" em casa. Na casa de ninguém se ensina a celebrar a morte de alguém.

O problema é da família moçambicana que não se reconcilia, resultado da forma de estar de quem detém o poder. É resultado do
culto a exclusão, do desprezo, e do ódio para com o outro... isso é feito todos os dias, seja pelas instituições, seja na midia, seja nas escolas.

Ha um problema muito sério em Moçambique que as pessoas não querem prestar atenção,e conforme já disse outro dia, para andarmos as catanadas não falta muito.
Gosto · 18 · 16/12 às 11:36


Chitukulu Mucumba Falta pouco mesmo.
Gosto · 16/12 às 11:41


Anny Zunguze muito certo
Gosto · 16/12 às 13:14


Mario Albano Ruanda a moda Moçambicanos não falta muito , principalmente os políticos que gostam pintar Moçambique a cor de Rosa.. vão acordar contando mão externa por que vivem com óculos de madeira..
Gosto · Ontem às 10:48


Ellmana Jone 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bravo.
Sinto pela família enlutada, ninguém merece enterrar um filho, pai, irmão.
Mas Deus não é maluco, desculpem-me os mais sentidos. Se for mesmo verdade o que circula por aí, no que refere a causa da morte desta, só tenho a dizer que os pais, e mais gananciosos procuraram por isso. Ate hoje choramos as nossas perdas, por eles causadas. Ainda ha muita dor no seio do povo, vão dizer que não se paga o mal pelo mal. Pois bem, ninguém aqui, senão eles mesmo estão pagando pelos seus males. E não, não se trata de violência doméstica coisa nenhuma. Crescemos cantando os nomes dos nossos heróis, e morreremos chorando pelas nossas escolhas, nos dias em que colocamos um X dentro das urnas.
Gosto · 2 · 16/12 às 11:36


Amelia Firmino Hahaha..neste mesmo texto vejo likes de pessoas que nap pensam assim pois,postaram coisas e textos que sao o oposto do seu Edgar Barroso...é triste...sao do tipo deixa a vida me levar...melhor me calar se nao ofendo...
Gosto · 3 · 16/12 às 11:37


Chitukulu Mucumba Se aquela está viva. Kkkkkk
Gosto · 16/12 às 11:42 · Editado


Amelia Firmino Ivano.kkk
Gosto · 1 · 16/12 às 11:45


Holden Macuapa A gajos só põem o tal like não lê nem entende oque se pretende dizer apenas quer dizer eu deixei o meu like kkkk
Gosto · 2 · 16/12 às 11:48


Chitukulu Mucumba Totadizer eu
Gosto · 16/12 às 11:49


Ntsua Obus Neuara Kkkkkk
Gosto · 16/12 às 11:59


Holden Macuapa Falou bem falado... não se exibe Caviar Pra kem não tem carapau
Gosto · 1 · 16/12 às 11:46


Nicette De Amor Que o fabrico da nossa sociedade está doente...sem duvidas! Acho que para muitos é bom ver que os tais intocáveis afinal também são afeitados pelos problemas humanos ...ser humano é o complexo e não existe dinheiro neste mundo que vai mudar as atitudes imprevisíveis que nos tornam seres imperfeitos
Gosto · 16/12 às 11:47


Lameck Gama falou tudo irmão.
Gosto · 16/12 às 12:14


Melody Obc Nem mais meu caro. Está tudo dito.
Gosto · 16/12 às 12:21


Aida Bahule Eu já tinha dito que sou indiferente a esta tragédia e é verdade. A mim não me abala em absolutamente nada. RIP Valentina, mas não me peças que chore por ti querida. Não me lembro de alguma vez o teu pai, o Ladrahoudin Al Gatune Guebuza ter se importado com a dor dos moçambicanos.
Gosto · 9 · 16/12 às 12:28


Paula Martins Os teus Amores que me desculpem mas eu " rendo-me" ao teu intelecto. Este post é SUBLIME deveria ser publicado em jornal e lido muitas vezes. Parabéns, parabéns Edgar, por decifrares tão bem muitos dos teus irmãos😘😘😘
Gosto · 7 · 16/12 às 12:33


Thony Yarles Deus para todos e cada um por si! Aí está o fim da leitura das palavras, thank you good day
Gosto · 16/12 às 12:38


Valter Madogolele Disse tudo,
Gosto · 16/12 às 12:40


Cidadão Comum Argumento super! Intelectum homo est!
Gosto · 16/12 às 12:42


Lecuanhane Wa Mutxopi Este texto do Edgar é o melhor que li sobre esta tragedia Guebuziana. Não comentei sobre o assunto porque me chocou a carga de ódio visceral nas redes... mas este texto, sim Sra, é um exercicio útil porque tenta encontrar explicações para este vil fenómeno social. Parabéns, Nigga!
Gosto · 6 · 16/12 às 12:57 · Editado


Dimas Jose Minha felicidade é qui você já começa a ser referência nA análise e abordagem de assuntos de Moçambique isso significa qui ainda ha algo por aproveitar, sendo assim caminhemos juntos desse lado da margem para reaviver essa referência.
A mudança começa contigo.
Gosto · 1 · 16/12 às 12:45


Toms Gray Bem dito!
Gosto · 16/12 às 12:52


Yola Nhassengo Grande reflexão. Concordo que tamanha violência nao deve ser celebrada,porem hoje o pai da jovem pode sentir o que muitos moçambicanos tem sentido quando o sangue de seus filhos e derramado por razões inexplicáveis. Que sirva de aprendizado para todos que estamos susceptíveis a este tipo de violência, nao só os pobres, os da classe social mais baixa. Que a partir de agora as leis sobre violência domestica sejam levadas a serio, que haja vontade política e dos moçambicanos para combater qualquer tipo de ameaça para nossa paz.
Gosto · 16/12 às 13:01


Anny Zunguze Grande Reflexão Edgar Barroso...!Um abraço
Gosto · 16/12 às 13:15


Milagre Cumbe Cumbe É incrivel que algumas crianças acreditam no pai natal e certos adultos acreditam num partido politico.... F
Gosto · 1 · 16/12 às 13:20


Eusebio Jose Nao precisaste de mtos lencois brancos para dizer o certo parabens pelo texto...
Gosto · 2 · 16/12 às 13:26


Artur Manuel Artur Puxa pa gostei muito é assim Deus nos deu a massa cinzenta para faze- la funcionar pensando, analisando, opinando, comentando coisas reais da vida, mais infelizmente tamos numa sociedade em que a massa cinzenta ta sendo refrigerada pela ignorância.
Gosto · 1 · 16/12 às 13:26


Edgar Francisco Cumaio Todos somos iguais perante a lei. Somos diferentes segundo os recursos e oportunidades. E voltamos a ser iguais perante um sentimento de perda como a morte por exemplo. E somos iguais no fim, prostrados num caixão ou não descendo a terra e enterrados. Vivemos ilusões apenas e perdemos tempo com elas! Muita pena o estágio a que chegamos. Foi nossa escolha? O tempo sempre dá respostas.
Gosto · 6 · 16/12 às 13:33


Amandyo Leo Mundlovo Parabens Edgar por mostrares que concordas connosco e entendes porque isto està assim a aconter .
Gosto · 1 · 16/12 às 13:46


Massing Jaq Concordo, alias disse isto em outras palavras ontem! Este povo ja foi sensivel e respeitador. Foi ensinado a ser insensivel, a nao se importar com o proximo. Ficou sem referencias para fazer o bem. Tudo que ouviamos e tentar ser rico a qualquer custo! Hehehehehehe
Gosto · 4 · 16/12 às 13:46


Re Bila parabens Barroso ...bem dito
Gosto · 16/12 às 13:51


Raul Chambote citando, ispu verbi..."As nossas igrejas são autênticos viveiros de hipocrisia e de exibicionismo materialista. Uma geração (ou mesmo duas) cresceu nesse contexto de imoralidade e depravação, de consumismo e de competição, de gana e de privação, de inveja e de intolerância.." Edgar Barroso....
Gosto · 16/12 às 14:16


Giro da Fonseca Olha que os que pedem contenção são na sua vasta maioria membros daquele partido mas que aquando das mortes/cádaveres em Vundúzi não tugiram e nem mugiram. Na opinião de muitos moçambicanos esta família é a personificação da sua desgraça, acredito que alguns estão a repetir o hit do Alberto Machavela, (...ukumekile...wa devouu...)
Gosto · 3 · 16/12 às 14:36


Cristina Ussene O tecido social do Moçambicano encontra-se bem beliscada. Nos últimos tempos senão hoje ou ontem só se ouve morreu matamos. A vida já não tem valor parece que nos tornamos objecto. Pior ainda se o pensar e o olhar for diferente dos mais fortes aí tens o que mereces - o Mundo da escuridão. Só Deus pode salvar as nossas almas imploremo-Lo a Sua Misericórdia.
Gosto · 16/12 às 14:42


Zeiss Lacerda Well done bro. Texto bem conseguido. O que vivemos hoje é a ponta do Iceberg, existe uma base de podridão acumulada que precisa ser resolvida.
Gosto · 16/12 às 14:44 · Editado


George Mabuza Já lí, qual é a solução concreta para eu começar a "trabalhar" a mudança em "mim"? parece-me que, é mais fácil reclamar e criticar.
Gosto · 2 · 16/12 às 15:05 · Editado


Tatiana Mavume A crítica incomoda e gera uma consciência que nos prepara para a mudança. Nunca vi mudança sem consciência "cutucada" e motivada a tal. Acho eu.
Gosto · 1 · 16/12 às 14:57


George Mabuza "A crítica incomoda e gera uma consciência que nos prepara para a mudança" eu aceitei a crítica, agora quero a solução.
Gosto · 1 · 16/12 às 15:01


Tatiana Mavume Edgar Barroso. Não se esqueça da multidão de seguidores "desinformados" que acreditam piamente nos seus ideais sem Questionar, Criticar ou mesmo Discordar quando convém, por medo, ignorância ou apatia social. Arf ninguém aguenta! 😒
Gosto · 3 · 16/12 às 15:09 · Editado


George Mabuza a partir do momento em que se proferem palavras pejorativas e/ou injuriosas já deixa de ser debate, porque um passa um (ofendido) passa a responder á ofença e não á questão central (solução)
Gosto · 2 · 16/12 às 15:04


Tatiana Mavume Tem razão George Mabuza. Vou reformular a frase.
Gosto · 1 · 16/12 às 15:05


George Mabuza obrigado pela atenção
Gosto · 1 · 16/12 às 15:06


Nito L. Manhice Com sua licença Edgar Barroso, peço pa compartilhar seus pensamentos com os do meu mundo, porque este texto sim me fez pensar e pensar muito sob o rumo das nossas geraçoes ja que é uma
Gosto · 1 · 16/12 às 15:17


Arsenia Mate Bravo
Gosto · 16/12 às 15:49


Xavier Antonio Existem muitos para servirem de referências , porém não tem oportunidade. Na verdade os que detém o poder hoje não temos.
Gosto · 1 · 16/12 às 16:22 · Editado


Maria Lina Matule Excelente!
Gosto · 16/12 às 17:39


Elton Roque Pm Rapper Verdades duras
Gosto · 16/12 às 19:22


Marcos Langa essa e a realidade
Gosto · 16/12 às 21:24


Eugénio Camilo Nihonale Meus parabens! Tinha que ser portavoz da Frelimo na Assembleia da República. Substituir o.
Gosto · Ontem às 0:20


Roberto Julio Tibana Obrigado Edgar! Respirei fundo! Estava a apanhar uma asfixia!...
Gosto · 4 · Ontem às 0:24


Alfredo Macuácua O país está doente...
Gosto · Ontem às 10:20


Francisco Junior disse tudo
Gosto · 23 h


Fernando Costa Edgar olho à tua volta geracional e vejo uma ilha de esperança, cercada de ódio por todos os lados.
Penso saber quem foram os responsáveis por termos chegado aqui. Até encontro algumas das razões. Mas não sei como vamos sair desta. E isso me provocamedo. Porque não tenho idade para grandes lutas. Porque se calhar coloquei a fasquia demasiado alta. Sinto muito medo de um dia destes desistir... o medo é fodido de suportar para quem já travou tantas batalhas .
Não tenhas tu medo Edgar. A tua ilha de valorização da inteligência pela educação e solidariedade, é a única saída que resta...
Gosto · 2 · 23 h


Bone Waka Deus disse: COLHERAS O QUE PLANTARES... Estamos em festa... Boas festas ... Feliz quadra Festiva... Nao vai ser a morte de uma cidada e nem a CRISE que nos vai tirar a vontade de festejar as coisas boas da vida...Eles sempre disseram... "Problemas existem em todo MUNDO"
Gosto · 1 · 19 h


Dercio Nicolau So hoje pude ler este texto. Parabens moputo como sempre falou bonito👌👌👌
Gosto · 1 · 17 h


Sura Rebelo Colocou o dedo na ferida q sangra...
Afonso Chicuare Chicuare adicionou 4 fotos novas — com Eduardo Domingos e 6 outras pessoas.


BREAKING NEWS
BREAKING NEWS
A IGREJA PRESBITERIANA ESPULSA O PRESBÍTERO ZANDAMELAS SITOE POR PRESIDIR O VELÓRIO DA VALENTINA GUEBUZA!!

BOA NOITE MOÇAMBICANOS,
INFORMAÇÕES QUE NOS CHEGAM NA ULTIMA HORA, DÃO CONTAS QUE A IGREJA PRESBITERIANA LANÇOU UM COMUNICADO DE EXPULSÃO DO SR ZANDAMELAS.


LEIA; IGREJA PRESBITERIANA DE MOÇAMBIQUE
COMUNICADO SOBRE O VELÓRIO DA VALENTINA GUEBUZA.

Igreja Presbiteriana de Moçambique comprometida na construção da consciência de cidadania e valorização do povo Moçambicano, vem por meio desta, comunicar a todos Moçambicanos a expulsão do presbítero Zandamelas Sitoe, por presidir o velório da Valentina Guebuza, ocorrido na manhã de hoje, na Igreja presbiteriana de Chamanculo.
Tal acto manchou a nossa congregação aos olhos de Deus e dos Homens.
A Familia Guebuza não merecia ser velado em nossas Igrejas pois são responsáveis da morte de muitos Moçambicanos privados de assistência medico e educação, segurança e demais direitos fundamentais.
Temos a certeza absoluta que a Alma da malograda, não podera ser acolhida pelo Soberano, pois era muito gananciosa.
Um mal herdado na sua familia.
Estamos cônscios que a maior parte da divida publica foi canalizada nas empresas da Valentina, o que destrui a vida de muitos Moçambicanos.
Desde o segundo governo de Guebuza ate hoje. O maior exemplo da destruição de vidas por falta de esperança, registrou se este ano com a explosão do camião cisterna ocorrido em Tete, que ceifou quase uma centena de moçambicanos desempregados e que procuravam formas de combater a fome.
Concluímos o comunicado pedindo a todos que virem o mesmo, para que recitem o trecho de Salmo 109,7-15 para o Senhor Armando Emilio Gubuza e sua familia Somente assim, sentira a dor que sentimos nós o povo moçambicano quando perdemos os nossos ente queridos ao tentar atravessar o Save, pela fome que a pró savana, e, sobretudo pela crise da Ematum.

O Chanceler regional sul




Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
Partilhar

200200
17 partilhas
Comentários


Wayne Neves Napoleao Vidigal Kero mais informações do género. Procure saber mais, tou a ver k isso já vai animar
Gosto · 1 · 10 h


Costa Mabuiangue Será verdade?
Gosto · 10 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Muhove Tata OPAH
Gosto · 10 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal E sério eu kero mais informações, tou com fome. Adoro noticias frescas
Gosto · 10 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Afonso Chicuare Chicuare , ninguém está acreditar em ti,dizem k está carta da igreja não tem carimbo e é por isso k não é válido. E a igreja não podia mencionar o assunto da ematum, dado o efeito, a carta e falsa. Kero dizer oke vêm escrito na carta não pode ser escrito pela igreja.
Gosto · 1 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Mas eu acredito. E nunca ignoro uma informação, por mais k seja falsa, pork sei k não há fumo sem fogo
Gosto · 1 h


Monteiro ZA

Gosto · 1 · 10 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Compatriota Afonso Chicuare Chicuare,e unay cambuma,estou aguardando mais detalhes, eu pago a Internet só para ver vossas informações, não importa se outros duvidem das vossas informações, eu não. Estamos juntos pela mesma causa, libertar as mentes dos nossos irmãos. K não sabem oke fazem.
Gosto · 8 · 10 h


Àfrica Campo de Guerras Yah,este país os donos ja estão a sair do sono causado pela frelimo,cheeeeeeeeeeeeeeeeeega viva o povo sofredor.
Gosto · 2 · 10 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Jossias Maphosa Ainda s
Gosto · 10 h


Jossias Maphosa Eu pesava que e opai meu deus
Gosto · 10 h


Araújo João Muchare Tragam news
Gosto · 1 · 10 h


G Sagres Swaageer Bonifacio Não tens veracidade nas tuas notícias , toca manchar jornalistas sérios ou blogueiros credíveis 😐😐😐😐
Gosto · 1 · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 3 h


G Sagres Swaageer Bonifacio Mesmo que seja verdade nenhuma igreja negaria ou espulsasse o padre que presidiu o velório .isso não é igreja não ... é apenas uma que surge para burlar os crentes ... seja mal a pessoa como não ..ninguém tem o direito de negar enterrar os mortos é dever de Deus ..ou são uns dos 10 mandamentos da lei de Deus
Gosto · 2 · 1 h


Carlos Francisco Miranda nada de mucuentos ela morreu porque Deus todo poderoso tambem precisava dela, quem somos nos diante de Deus?
Gosto · 2 · 9 h


Leonel Pinto Duvido que seja verdade. Hoje em dia quem paga é que manda, até nas igrejas.
Gosto · 4 · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Pfumay Vasco Sabao Machinga Leia isso depois diz algo
Gosto · 2 h


Agostinho Joao Filipe Mabunda Nao vejo o motivo
Gosto · 1 · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Samyr Iqbal Abriram caixao?
Gosto · 5 · 9 h


Zeca Uchene ABRIRAM CLARO
Gosto · 1 · 9 h


Valgy Ayla Naooo
Gosto · 9 h


Bizmungo Arape Tuto Abriram para despedida sim.(
Gosto · 4 h


Sammy Gabriel Dos Santos Abriram o caixote pra despedida sim mas ninguem viu a cara da suposta defunta porque estava coberto.
Gosto · 2 h


Sammy Gabriel Dos Santos Daí ninguem tem certeza se o corpo da valentina estava mesmo la ou tinha o manequim apenas.
Gosto · 2 h


Bello Joaquim João Pereira procurem sempre apresentar provas concretas dessas publicações... tem coisas que não devemos acreditar... como pode uma igreja acusar tão claramente a familia Guebuza antes mesmo de um tribunal ou justiça competente ??? quais são as provas que a igreja têm ??? ( apesar de verdade )
Gosto · 4 · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 3 h


Bello Joaquim João Pereira obrigado meu presado amigo... acredito que a minha preucupação era tambem de muitos aqui... por minha parte passo a acreditar que até os crystals e assim como o povo em geral estão de olhos abertos
Gosto · 2 · 3 h


Ndipe Nguenha No meu ponto de vista, essa informacao nao e credivel.
Gosto · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Marques Abdala Yu
Gosto · 9 h


Marques Abdala Yu
Gosto · 9 h


Chris Pelembe Será verdade
Gosto · 9 h


Adérito Rabeca Uamusse Eish, tudo é possivel aqui no país de pandza! Kkkkkkkkk...
Gosto · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 3 h


Marques Abdala Haaa
Gosto · 1 · 9 h


Leonardo Pais Imbrigana Quem é zandamela Sitoe irmãos?
Gosto · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Mas nós moçambicanos temos problemas sérios em ignorar informações, kerem k provas mesmo?k vão vocês tirando vossas dúvidas lá na igreja. Eu não preciso, pork acredito na informação.
Gosto · 4 · 9 h


Gildo Armando Arone Ophssssss, ai ja exajero
Gosto · 1 · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Isso irrita muito alguém. Ora diz k a valentina guebuza não morreu, pork no velório não abriram caixão.se keriam a prova pork k não foram lá na igreja ver por si? Tirando dúvidas por vós próprio? Isso de ignorar informações, fika tipo k as informações dos jornalistas internauta não são plausíveis ?
Gosto · 7 · 9 h


Sammy Gabriel Dos Santos Hummm vce veja se reduz um pouco o seu tom d voz opah, opah, opah... Nao estamos aqui pra procurar dar ou nao crédito aos jornalistas. Vce e teus jornalistas aprendam isso que no mundo jurídico toda acusaçao é válida quando se possui provas e testemunhos oculares. Se todo jornalista trabalhasse nessa vertente com certeza ganharia crédito e aplausos sim.
Gosto · 1 h


Adolfo Matule Hummm! É ndzava isso
Gosto · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Adolfo Matule Não nada haver, ék velar os mortos, é uma acto de caridade espiritual
Gosto · 3 h


Afonso Chicuare Chicuare Meu senhor o culpado desta carta sou eu ou os próprios que escreveram isto?
Gosto · 3 h · Editado


Wayne Neves Napoleao Vidigal Ya.compatriota Adolfo Matule,isso é demais
Gosto · 9 h


Alex Semmy Ya pode ser
Gosto · 9 h


Azevedo Magobeia Boa noticia,uena afonso mina ta combela brigado ou kanimambo
Gosto · 9 h


Joao Nhampossa ja comecaram com as mentiras
Gosto · 2 · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Joao Nhampossa isso e invensao sua mentiroso
Gosto · 1 · 1 h


Tony Ndzawana Mentira sem cabimento. Tem algum carimbo da igreja nessa carta que circula? Etica é importante em qualquer luta.
Gosto · 9 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Tony Ndzawana Esta aonde carimbo da igreja ai? Emblemas posso achar de qualquer organizacao aqui na net e, imbuido de ma-fe, inventar esse tipo de carta. So o teor ja denuncia que foi qualquer pessoa que escreveu isso e com fracas habilidades na escrita.
Entao o funeral foi ontem e a carta ja circula desde ontem mesmo. Quando é que reuniu-se a direccao dessa igreja? Acta da reuniao?
Gosto · 2 · 3 h


Bernardo Félex Trump Sky kkkkkk
Gosto · 1 h


G Sagres Swaageer Bonifacio Tony gostei da tua veracidade. .Parece mais daquelas mentiras ... nenhum crente nega enterra os mortos, esse não é crente é burlador ... enterrar os mortos é um dos 10 mandamentos da lei de Deus
Gosto · 2 · 17 min


Tony Ndzawana

Gosto · 8 min


Belizariodossantos Beli Epah
Gosto · 9 h


Agamemnon Troy Nao se aleguem pela dor de qualquer homem k seja .olhem no rosto do velho guebas é repleta de muita angustia e dor .o popem de blasfemias
Gosto · 8 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Agamemnon Troy Kkkkk irmaos afonso Afonso Chicuare Chicuare é fudido.irmao vc é xateado ta bhonga ka kuruthu
Gosto · 2 h


Azarias Lino Jeque Pelo menos da para perceber tem igrejas k n lambem botas nesse pais
Gosto · 1 · 8 h


Bizmungo Arape Tuto Eu pessoalmente vi e senti que Guebuza está com dores mas ..... é bandido e pior ainda quando se sabe a própria falecida teria tirado a vida do seu EX .
Gosto · 4 h


Benedito Cangela não tem dor esse kota, são brinquedos dele que preferiu até envolver a família para ir quevar, era para matar quem, um farma que semeia ventos colhe tempestade
Gosto · 8 h


Joaquim Domingos Sr. Aranja outro argumento
Gosto · 8 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 3 h


Adolfo Matule Afonso Chicuare, a mentira tem pernas curtas
Gosto · 1 · 8 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Adolfo Matule Estranho, pelo k sei o pai da finada é crente da desta congregação
Gosto · 3 h


G Sagres Swaageer Bonifacio E não só não tem carimbo aí
Gosto · 16 min


Sergio Teixeira Dos Sat's É feio isso trazer-nos mentiras num momento em que a família da malograda chora. No lugar de endereçar pesames, apenas propagam mentiras.
Se for verdade, traga-nos a prova virídica desta suposta espulssao.
Gosto · 8 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 2 · 3 h


Antonio Massingue Massingue A informacao e real
Gosto · 2 · 8 h


Joaquim Gove Isto é de insensatez, cobardia e falta de ocupação. Ainda bem que a Facebook já começa a trabalhar no sentido de ajudar na denúncia e prestação de provas contra falsos informadores usando esta plataforma.
São pessoas que ñ se comparecem com a dor dos outros e se escondem atrás de uma bandeira partidária para dizerem que estão a desfazer a imagem da FRELIMO, estão a atingir a Guebuza, etc, divertindo-se com a desgraça.
Com sinceridade, nem acredito que o próprio líder da renamo tomasse o comportamento que vocês tomam, apesar de tudo o que ele tem demonstrado ser. Ao menos, creio que deve estar comparecido com a dor da família Guebuza.
Ainda vão longe a tentar acusar uma igreja... Desculpem-nos, divirtam-se de outro modo, Afonso Chicuare e seu comparsa(vo) Gomes Zapata...
Gosto · 1 · 7 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Customo Jo Jo Lambebotismo pah
Gosto · 7 h


Isaac AJ

Gosto · 3 · 7 h


Bizmungo Arape Tuto Por favor poste esse comunicado em grande porque há polêmicas por ai por aqueles que so acreditam depois de pôr o dedo na ferrida.
Gosto · 3 h


Bernardo Félex Trump Sky este comunicado não é credível. não tem carimbo emblema pode ser encontrado de kualkr forma na net. o velório realizou se ontem e a carta mesmo ontem já circula afinal kuando é k os membros da direção da igreja se reuniram pra tomar essa decisão?
Gosto · 1 · 1 h


G Sagres Swaageer Bonifacio São inimigos de Guebuza esses ... não constituem a verdade essa carta ... primeiro não tem data, 2 falsificaram assinatura, 3 não tem carimbo só um burro para acreditar ... tsk
Gosto · 1 · 12 min


Dionisio Paulo Vahanle Wauuu
Gosto · 7 h


Antonio Pombal Para quem viu a foto de Isac AJ no seu comentario,confirma com o post de Afonso Chicuare.
Gosto · 6 h


Afonso Raul SOU DA RENAMO 100% Nao è possivel uma direcçao duma igreja escrever assim....dece jeito e atè focar situaçoes de dìvidas na carta....nao concordo. Ñ gost e nunca gostei e jamais gostarei de Guebuza....mais ate chegar a esse ponto como igreija...NAO. a church esta errada se è k è verdade. Fui....a alma dela k descance em paz....pork ñ veremos + ela aki no porto da beira.
Gosto · 3 · 6 h · Editado


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Titos Sentinela

Gosto · 1 · 6 h


Titos Sentinela

Gosto · 1 · 6 h


Belizariodossantos Beli Isto é conforto essa pessoa k xta lá pode não estar morto
Gosto · 3 h


Sammy Gabriel Dos Santos La dentro tinha manequim nao tinha pessoa.
Gosto · 1 h


Titos Sentinela A incenaçao vai dar de fazer
Gosto · 6 h


Elitojohn Manhica Aki nao ha morte nenhuma e mais um show off de palhassadas,fikem para ver em adiante...
Gosto · 6 h


Ilidio Mussengue Bem feito
Gosto · 6 h


Salvador Artur Deus q o tenha como sua criatur como os pobres e os filhos q la estao e nao milionsria
Gosto · 4 h


Bartolomeu Rantao Exagero...
Gosto · 4 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Bizmungo Arape Tuto O comunicado passou pelas igrejas apenas ou pelas tvs tmbm?
Gosto · 4 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Gina Chauque Mentira
Gosto · 1 · 3 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 3 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 h


Emídio Bobola Custa me acreditar neste comunicado. Acho não ser verdade
Gosto · 1 h


Bizmungo Arape Tuto Há provas por aqui leiam todos comentários.
Gosto · 3 h


Antonio Macutcha se e verdade.bem feito..porque deus jamais receberia a alma desta prostituta ignorante e criminosa tina guebaz
Gosto · 3 h


Valeriano Saide Sera que alguem tomou chou ou maheu la?
Gosto · 3 h


Eduardo Alexandre Munguelez Manga Kkkkkkkk comentários ok ovimos, e o dinheiro das empresas como vai ser?
Gosto · 3 h


Elias Mavroleon

Gosto · 3 h


Marquisino Bernardo Covane È mentira isso.
Gosto · 2 h


Marcos Bissopo Bissopo Quem tem certeza nao morreu? deixams trigo e joia ambos cresce.
Gosto · 2 h


Alexandre Valente Joao Sitoe Abriu se a urna?alguém terá lhe visto?
Gosto · 2 h


Latifa Munguambe Abriu se sim
Gosto · 34 min


Latifa Munguambe E o rosto da pessoa que estava la era dela
Gosto · 34 min


Lypanga Rosariio Valenty Eu vivo ha 2km da casa do guebuza aqui nas mahotas e houvi os fogos de artificios.
Era festa ou intero?
Gosto · 2 h


Skyno Francisco Mondlane O discurso usado na carta é mais político do que religioso . Se a igreja agiu Assim está colocar se no lugar de Deus. Ao julgar
Gosto · 2 h


Da Cecilia Domingos Essa igreja não usa carimbo?
Gosto · 1 h


Adaghi Guemo Abriu se a urna no cemiterio, paz a sua alma, rezemos para a familia nesta altura de dor
Gosto · 1 · 1 h


André U Próprio Shakur Não julguem para que nã sajam julgado
Gosto · 3 · 1 h


Goncalves Chunga Pura mentira, carta inventada, onde está o carimbo?
Gosto · 1 · 1 h


Belito Maria Chimoio Wa paulada isso ai
Gosto · 1 h


Pato Ga Duna E mentira isso
Gosto · 1 h


Cremildo Jone Sim, concordo a causa k levou a populaçao d kaphirizanje a envadir o camiao é fome
Gosto · 1 h


Quizito Domingos Jo Guemba tm muit corag nm xorar
Gosto · 1 h


Rosa Maria Mas essa nao e_' a igreja do Sungulane??? Onde estava ele????? Como pode estar ausente sendo filha do seu amigo???? Nao se entende isto
Gosto · 1 · 1 h


Orlando António Morte e morte nao tem nada haver com a politica nem o mesmo guebuza quando morrer ireimos prestar condelencias nada disso
Gosto · 2 · 1 h


Roberto Adalmeida Não foi nessa igreja onde se realizou o casamento da falecida?
Gosto · 1 h


Orlando António Foi.
Gosto · 1 h


Arnaldo Soares Mendes Igreja isso???
Gosto · 1 h


Evane Jo Beste É paulada...(farinha do mesmo saco)eu sempre aceitei tods informações de " "mas dessa vez é mentira....Ela não morreu....ponto final
Gosto · 1 h


Mario Pulchand )
Gosto · 1 h


Adolfo Mussagi Chibaia Chibaia Achok ela nao morreu. Se guebusa nao vimos a chorar
Gosto · 57 min


Nidio Jose Nuro Pessoal viram a urna?
Gosto · 50 min


Infotecnogame Blogg ISSO É UMA VERGONHA
Gosto · 48 min


Edgarda Duarte Que Deus a guarde entre o resplendor da luz perpétua
Gosto · 47 min


Manuel Joaquim Luis Essa carta????
Gosto · 44 min


Zaca Uamba Mesmo k nao tenha morrido, mas a familia mediu o pulsar do nojo k o povo tem pela familia Guebuza, ai sim
Gosto · 44 min


Chitukulu Mucumba É mentirar isso
Gosto · 41 min


Laura Libilo Kkkkkkkkk. meu Deus só entrei mesmo pra ler comentarios
Gosto · 36 min


Eugenio De Alvaro Maposse ??????¿?????????????????????????????Voce é mentiroso...nos sabemos k a divida publica cometida pelo sr armando emilio guebusa dzgraço a vida de muitos moçambicanos ... Mas evir se aproveitar disso pra mentir... Voce pensa k xtudou sozinho e l pode engabar as pessoas a tua volta xta enganado tenha Vergonha ... O teu papel nao é esse d mentir pra nos...
Gosto · 34 min


Tatyosvaneyvald Cumbans Ixu e funeral ou festa?
Gosto · 30 min


Dilermando Quive Estamos a descer muito baixo quando divulgamos Imagens da tenda da festa do BCI no Campus da Universidade Eduardo Mondlane misturadas com o velório da Valentina Guebuza.

Vamos lá ter o mínimo de vergonha na cara,
vamos deixar de desenformar as pessoas,
isto é nojento!

Como pessoas,
merecemos ser melhores e fazer passar informação fidedigna para os outros sem distorcer a verdade. Q
Gosto · 2 · 25 min


Jorge Langa WAHEMBA ,SE VOCE NAO TEM NADA PRA EXCREVER É MELHOR VOCE DEIXAR OS TEM ALGUMA COISA PARA FALAR
Gosto · 24 min


Cufa Acuna Memba Nguenha Irmaos ou crents saibam separar as coisas jeová nao pod ser responsavel d receber ou acolher o espirito d gatuna valentina , pos a familia guebas é d pertensa d diabo satanas pos o satanas q o tenha asua dita alma d valentina guepato .essas igreja tambem sao cupri si ,quando era casamento o acolherao esqueceram q guebas era gatuno ..mas hoje como ê mort comesao afugir com aserinha nas nadicas.
Gosto · 18 min


Bernardo Félex Trump Sky isso é d inteira responsabilidade d deus se ela será ou não salva. nenhum d nós pode determinar isso. dizem agora k ela era gatuna purke não a prenderam kuando em vida?
Gosto · 9 min


Cufa Acuna Memba Nguenha Pesoal vamos ver bem esses q si faz adoradors d jeovà
Aminha pergunta q vai no ar é seguint

Esta igreja porq nao expulsou o singulane quando ele com o seu capanga o rosario foram no mato levar o dhlakama e o venderam pra ser assassinado nas palmeras na cidad d beira ?
Gosto · 2 · 13 min


G Sagres Swaageer Bonifacio São inimigos de Guebuza esses ... não constituem a verdade essa carta ... primeiro não tem data, 2 falsificaram assinatura, 3 não tem carimbo só um burro para acreditar ... tsk e não só enterrar os mortos é um dos 10 mandamentos da lei de Deus, esse autor passou nos limites de liberdade expresso. ..isso já é libertinagem 😕😕😕
Gosto · 1 · 1 min

Sem comentários: