terça-feira, 29 de novembro de 2016

Polícia moçambicana captura suspeito de assassínio de empresário português em Maputo

Moçambique


A Polícia da República de Moçambique (PRM) capturou na segunda-feira um suspeito pelo assassínio de um cidadão português na semana passada em Maputo.

O empresário português vivia em Moçambique há mais de oito anos
ANTÓNIO SILVA/LUSA
Autor
  • Agência Lusa
A Polícia da República de Moçambique (PRM) capturou na segunda-feira um suspeito pelo assassínio de um cidadão português na semana passada em Maputo, informou esta terça-feira o porta-voz da corporação.
“Há fortes indícios do seu envolvimento naquele ato criminal e, neste momento, a polícia continua no encalço de mais dois indivíduos”, disse Orlando Modumane, porta-voz da PRM na cidade de Maputo, durante uma conferência de imprensa.
O suspeito, de 21 anos, trabalhava com a vítima há mais de um ano e a polícia apreendeu vários objetos que pertenciam ao empresário em sua posse, entre os quais um telemóvel.
“Acreditamos que existem autores morais”, afirmou o porta-voz da PRM, sem avançar ainda as causas do crime, apenas que as operações continuam.
De acordo com a polícia, a vítima morreu sufocada e o seu corpo foi encontrado amarrado numa banheira na sua residência, nos arredores cidade de Maputo.
O empresário português vivia em Moçambique há mais de oito anos.
Alemanha

Governo alemão quer acabar com casamentos com menores

1
Alemanha quer acabar com os casamentos que envolvam menores, mas um projeto lei para regular o reconhecimento de casamentos feitos em países estrangeiros está a dividir opiniões.
Heiko Maas, o ministro da Justiça alemão, apresentou em outubro um projeto para facilitar a anulação dos casamentos com menores
Getty Images
Um projeto de lei para facilitar a anulação dos casamentos com menores de idade está a dividir a opinião pública na Alemanha. Em julho, havia pelo menos 1.500 casos de menores casados na Alemanha, segundo números do Ministério do Interior alemão referidos pelo El País. Trata-se sobretudo de famílias provenientes do Médio Oriente, e o número já deverá estar desatualizado, tendo em conta o fluxo de refugiados que chegou ao país.
No centro da polémica à volta do projeto de lei, proposto em outubro pelo ministro da Justiça, Heiko Maas, estão casos como o acontecido recentemente na cidade de Aschaffenburg, onde, como recorda o jornal espanhol, uma síria de 14 anos foi viver com o seu marido — um primo seu com mais seis anos que ela.
A questão levantada pela Justiça foi ambígua: deve a lei respeitar a liberdade e a tradição de quem chega de outros países, ou deve, por outro lado, intervir nestes casos para anular o casamento e proteger a criança? O tribunal de Aschaffenburg decidiu anular o casamento e nomear um tutor para a rapariga, mas a família apresentou um recurso à instância superior e a decisão foi revertida, pelo que o casal continuou a poder viver em conjunto.
A proposta de Maas para facilitar o processo de anulação do casamento está a dividir opiniões. Por um lado, o partido do governo, a CDU, exigem a proibição total e a anulação de todos os casamentos que envolvam menores.
Já a responsável do executivo para a Integração, Aydan Özoguz, defende que a proibição completa “condenaria ao vazio social as jovens mulheres”. Isto porque “se os seus matrimónios deixam de estar reconhecidos, elas podem ficar sem herança e sem fontes de rendimento, os seus filhos tornam-se ilegítimos e muitas ficarão impossibilitadas de regressar aos seus países de origem”.
Opinião contrária é a da organização feminista Terre des Femmes, que defende o não reconhecimento destes casamentos. No entanto, explica Monika Michell, da associação feminista, os casais não devem ser impedidas por lei a viver separados. “Conscientes das dificuldades para as raparigas já casadas, não consideramos conveniente obrigá-los a viver separados. Essa é uma decisão que deve ser tomada, caso a caso, pelos serviços sociais”, sublinha.

Sem comentários: