sexta-feira, 25 de novembro de 2016

OS PECADOS DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO.




Não vou aprofundar o raciciocinio, se bem que faço... Os Mais velhos se lembram dos projectos que desfilaram em cada mandato democrático no Ministério de Educação?

Um cheirinho para vós, a partir de nós chamados Sangue novo (isentos).

ARNALDO NHAVOTO (1995-1999?)

Descobriu que a guerra havia condicionado? as assimetrias regionais na distribuição do Livro gratuito para o Ensino Básico, ao ponto de em1990, toda região Norte com 60% dos alunos matriculados no país, receber 11% do livro da caixa escolar e a Cidade de Maputo 33% do total....(GGOLIAS, 1993).

Também, pensou que a fraca qualidade de ensino tinha relação com o nome das Instituições, que formam professores, extinguiu Institutos Médio Pedagógicos (IMP's) e criou Institutos de Magistério Primários (IMAP's)... instituiu os famosos Decretos 38 e 39?(Alunos e professores namorados ou consumidores de álcool)...

O tempo? A dinâmica? A vontade? Que motivos? Duvido bastante pois, minha mente ainda era infanto. Mas a realidade justificou a queda do então Ministro em Janeiro de 2000.

ALCIDO NGOENHA, (2000-2004), colecção Júnior - Para todo Ensino Básico, só os professores do EB sabem o que significou isso.
Nasceu o Novo Currículo do EB, sem necessariamente ter se feito uma pré-avaliação de base ou pre-consulta aos professores.

O mentor não teve pernas para aprofundar e cansado de voar, caiu sobre a terra e o currículo teve as suas repercussões. Cada um entendeu como quiz que entendesse. Os alunos foram se formando como se formaram com ou sem exceções cognitivas....

AIRES BONIFACIO BAPTISTA ALI...(2005-2009)

Deveria ele ficar sem projectos? É possível? No seu mandato teve a sorte? Até, de acumular a Educação e Cultura, com o Ensino Superior lá dentro omisso.

Adentrou a casa que não fora hospede, ordenou a mudança do famoso Regulamento do EB de Capa Verde, mudou os IMAPs, para simplesmente, Isntitutos de Formação de Professores (IFP's), encurtou o tempo de Formação dos Professores para apenas 1 ano.

Criou? muitas Universidades e Delegações; anuiu as alterações curriculares do Ensino Secundário Geral, Ensino Técnico Profissional e do Ensino Superior, o nosso modelo de BOLONHA, ainda gradua Doutores em 3 anos.
Aluno do ESG, aprende agropecuária, empreendedorismo....?

Sem dar explicações profundas aos próprios colaboradores (professores), simplesmente o mano sumiu e foi onde devia ir....

ZEFERINO MARTINS (2010-2012)
Eu não tenho registos da sua acção, sim prefiro ignorar, mas lembro que ele era contra a mobilidade desnecessária e prejudicial de Professores, sim um Professor primário, independentemente das suas qualidades bastava fazer licenciatura movido para ESG, a educação perdia um bom professor no EB e ganhava um pior no ESG. Ele era pela progressão da carreira....

A mentalidade menos adúltera que transportara no tempo do Saudoso, mudou radicalmente e tornou-se um ministro ausente e naquele andar ele tropeçou e caiu sozinho

AUGUSTO JOHNNY (2012-2014?)
Deveria andar mais alguém da casa que se fazia ingênuo dos deslizes do seu Mestre? Traria novidade? Não sei. Apenas deu naquilo que deu, veio para subjugar o seu antecessor e se ergueu com discursos triunfalistas. Devia renovar? Porquê e para quê? .... Escorregou e deixou a rampa livre...

O MINISTRO REITOR - JORGE FERRÃO (2015-20016?)

Este ministro eu apelidava-o de retro-escavador ou, simplesmente "BULDOIZER". Um projecto longo e exequível;

Auscultação dos seus antecessores para aferir os sucessos e fracassos; Reuniões com pais e ou encarregados de educação para colher seus palpites... Mega e micro reuniões com professores mais antigos e experientes...

E as medidas propostas nesses encontros não tardaram, a cada momento emergiam novas.... E onde o Ministro Reitor buscava aquelas medidas ou experiências? Se ele próprio apesar de ter o Doutoramento, era supostamente extra do MINED?

Um dos maiores pecados que marcou aos professores, foi aquele discurso de: " em nenhuma parte do mundo o professor é milionário".

Mentiu? Pessoalmente, achei que o tom da sua voz foi mais alto em relação a mensagem que pretendia transmitir.

A outra indignação da classe que suponho ser uma das que precipitou o seu retorno a reitoria pode ter sido: improváveis férias para 2016, desorganização do processo de exames no Ensino Geral, que vai durar quase 26 dias e sem subsídio para os professores. Acham pouco?

E como geriu as mini e max(saias)? E como geriu os desmaios? Como ele interpretou a lei sobre o esfaqueamento do aluno perante os encarregados? E como ficará o projecto de proibição do uso de celulares?

Contudo, o MINEDH, não se aliviou daquele MINISTRO-REITOR, antes irá eternamente clamar pelos seus préstimos.

Diga-se de passagem, os projectos deste ministro, são dos poucos que caiu, injustamente pela falta de noção de trabalho para o bem. Nesta geração de isentos, a qual faço parte conheci 5 dirigentes do seu calibre: Lina Portugal, Filipe Paunde, Felício Zacarias e PAULO IVO GARRITO.

O MINEDH, Perde um grande homem, a Universidade Pedagógica ganha um dirigente mais bujante e a opinião pública vai contradizendo-se.

Se eu fosse filósofo, diria Ja temos mais uma série de Utopias, e chamaria de "FERRAUIANAS"

Ler e aprender mais.

Adelino Inacio Assane Acho que em termos pessoais e profissionais o então ministro sobe e não caí. No ministério era extraterrestre, não era entendido acho eu. Podia apontar um dos pecados do agora meu Reitor , a problemática das mini saias nas escolas, a forma de gestão da guerra de facções numa das escolas da cidade de Maputo que culminou com a expulsão dos alunos depois de um discurso de reinserção dos "delinquentes", é outros. Acho que foi mais ousado que algumas figuras sonantes do Minedh.
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Wilson Profirio Nicaquela Concordo MA. Adelino Inacio Assane, a questão dos desmaios é outro deslize. Não caiu em pessoa e nem socialmente. Caíram os projetos. A proibição do uso de celulares desde ontem 24/11/2016, faz parte das Utopias "ferrauianas".
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Wilson Profirio Nicaquela O texto editado e, encaxei Mestre as ideias.


Leyani Ailin de Oliveira Obrigado professora. Eu sou o seu servo e executo seus mandamentos. Eu gostaria de levar seu nome nas costas e dignificar o valor duma mulher acima de muitos homens pelos seus ensinamentos. Eu não me sinto seu orientado, eu sinto que sou e serei seu filho adotivo.
Gosto · Responder · 2 · 5 h

Leyani Ailin de Oliveira Palavras escritas por um aluno nos deixa mas comprometidas.. temos novo desafios pk cada dia fazemos nossa propria historia grande abraço
Gosto · Responder · 2 · 5 h

Wilson Profirio Nicaquela Eu nem sei como escrevi, só vi os dedos inquietos e exigidos por este cérebro enfadonho alargando. Mas essa é uma parte do meu agradecimento que está ainda na fase embrionária.


Damusson Francisco Boa reflexão Wilson Profirio Nicaquela, eu nem me lembrava minunsiosamente dos feitos e fracassos desses outros ministros da mãe educação, mas me sentia acomodado com a dinâmica do PhD J.Ferrão, eu já enxergava profissionalismo e profissionalização num futuro não muito distante. De facto, J.Ferrão é do espírito do Paunde e Ivo Garrito nas suas eras. Que os outros não sintam, mas eu sentirei a falta do dinamismo e os projectos do Reitor Luis Jorge Ferrão.


Desde a Independência, nenhum Reitor nomeado saiu das propostas do Conselho Universitário desta mesma Universidade. A UEM, UP e outras universidades públicas gastam dinheiros em exercícios eleitorais que se comparam a meras masturbações. Realizam-se eleições, seleccionam -se precandidatos, esgrimem-se argumentos e depois o PR, no uso das suas competências constitucionais, nomeia outra pessoa. 

Eu sou contra exercícios sem consequência. Ou parem com essa palhaçada, ou muda-se a lei-mãe. 

Devemos abandonar o hábito de tentar a sorte, do "vamos ver no que vai dar" ou de fazer do processo, uma oportunidade para autopromoçãa.

Enquanto a constituição conferir poder ao PR para nomear Reitores, esqueçam que venha a ser diferente nos próximos 40 anos. Na prática, a figura do reitor é a extensão do poder executivo e não académico como temos vindo a nos enganar.


Isso é pecado, Deus tá vendo

Essas coisas de eleições nos Conselhos Universitários são brincadeiras de mau gosto. Não consigo entender por que ainda se mantêm coisas de vergonha nas universidades públicas. O que se ganha com isso!?! É para impressionar a quem!?! Deixar pessoas adultas e idôneas perderem seu tempo brincando de eleição para, no fim de tudo - pura e simplesmente - nomear-se um "mpathani" ao lado. Quer dizer, quando aqueles kotas estavam ali em acotovelamentos sonhando com reitoria da U-Pê, o tio de Florindo estava na varanda se divertindo e palitando bacalhau ingerido com vinho da Taverna. Isso é pecado... Deus tá vendo.

- Co'licença!

Kaldır
Mondlane Dzowo Kakakakakak. Me ganhaste amigo. Nesta pérola tem que ser "waka ntivane". Se você não e mphatane nao adianta aventurar.
Kaldır
Tesoura Júlio Tuboi Só olho.
Kaldır
Franciwilson Barros Debue Kkkk" tio de Florindo"
Kaldır
Domingos Chapungo Kkkkkkkkk ainda não perceberam da imprevisibilidade do PR!!!!
Kaldır
Nena Matavele Esta ver nem
Kaldır
Tili Ka Makane Juma Aiuba utani dlaya(...) " palitando bacalhau ingerido com vinho a taverna" kakakkakakakakakkakakakakaka
Kaldır
Estevao Pangueia No ponto de vista psicológico é isso que desmotiva na função pública! Uma verdadeira humilhação aos nossos quadros por causa da dita confiança! Respeito a relação entre Chefe de Estado e o novo Reitor da UP, mas quando é assim, nós o povo ficamos com impressão de abuso de poder, aqueles senhores na lista são idôneos que não merecem a humilhação que tiveram, na verdade é isso que deve ser combatido! compadrio.
Kaldır
Tass Sitoe Mesmo off!
Kaldır
Jacy Mboa Colocação oportuna, ainda esta manhã comentei a pertinência dessas eleições dos Conselhos Universitários, será que vale a pena continuarem?
Ou então que se altere a lei de modo a obrigar o PR escolher entre os três propostos.
Kaldır
Danilo Tiago Mocambique nunca esteve tao desorganizado como esta agora. A questao e' mesmo essa, porque abriram o tal concurso se previamente sabiam que quem seria o Reitor era o tio do filho do Rei? Aqui vou usar aquela tua expressao mano Juma Aiuba mas de forma adaptada "isto e' o mesmo que abrir o concurso so para o ingles ver enquanto ja se sabe previamente quem vai ocupar o lugar". Cenas de Moz.
Kaldır
Nena Matavele Presidente é quem?esperas oke?
Kaldır
Evito Andrade Dausse Mano Danilo mais do que muitos sabes que seguiu-se simplesmente a regra do jogo. Isso está estabelecido. O presidente perante a proposta pode rejeitar e indicar quem quiser. O erro não é de quem se aproveita das fragilidades é de quem desenhou com intuito de deixar justamente essas brechas para fazer valer os seus interesses.
Kaldır
Ricardino Jorge Ricardo Acho que agora é chegado o tempo de os os acadêmicos e os conselhos universitários refletirem seriamente sobre essas nomeações de cunhados ou tios. Isso chama-se o Cúmulo de Vergonha!
Kaldır
Emilio Francisco Chauque Uma prova viva do que penso e tenho dito sobre as eleições (para escolha de qualquer representante) - (que elas) não expressam a vontade da maioria ou dos votantes!

O que desta vez aconteceu foi apenas simplificar o processo e, claro, a perda da vergonha!
Kaldır
Armandinho Caula Falaste tudo mano Juma Aiuba. Estamos mal. So Deus pode descer para por ordem a isto.
Kaldır
Herminio Assamo Hehehehhehehe tio de Florindo
Kaldır
Ariel Sonto Coisas de merda.
Kaldır
Saguate Sussundenga Junior Meu amigo ha coisas que so acontecem em Moçambique juro...
Kaldır
Jorge Garfo Afinal o Prof Aleixo nao ganhou...?
Kaldır
Chengui Jaime Chumbo grosso!
Kaldır
Bartolomeu Alexandre E" uma apocalipse. Em vez de chorar, so posso rir.kkkkkkkkkk
Kaldır
Belunga Tembe 

Kaldır
Makwiza Filoafricano A nossa constituição deve ser revista urgentemente antes que isso se torne num caus total.
Kaldır
Jose Waite Kkkkkkkkkk, no comments!
Pensou que fosse so CC que burlou povo?
Kaldır
Andre Jorge Chifeche Brincadeiras de mau gosto. Fiquei bastante triste com esta situaçao. É isto que as vezes cria mau ambiente nas intituiçoes.
Kaldır
Juma Aiuba Egidio Vaz, carimbou a cena. Chamou de masturbação eleitoral. Fico por aqui.
Kaldır
Jose Waite Maningue, mas tambem e abuso isso!
Porque fazer de figura de urso os outros?
Kaldır
Egidio Vaz Kkkk
Kaldır
Juma Aiuba Dizem que até houve champagne depois da votação. Fizeram um txim-txim a punheta.
Kaldır
Helder Waka Moiane PORRA PAH
Kaldır
Catman Mandlazi kkkk !lustre, voce eh mesmo humorista! "palitando bacalhau..."




Kaldır


Júnior Carlota 


3 · 2 saat





Kaldır


Andre Lobo Negro Concordo planamente


1 · 2 saat





Kaldır


Manuel Moises Americo 


1 · 2 saat





Kaldır


Jeronimo Matsolo Concordo em parte, porque o Orlando Quilambo saíu do Conselho Universitario da UEM


3 · 2 saat





Kaldır


Egidio Vaz Quilambo como vice-Reitor desde o tempo de Mazula, aparece como sucessor natural.


1 · 2 saat





Kaldır


Egidio Vaz Não houve propostas. Guebuza antecipou este processo


6 · 2 saat





Kaldır


Brainer De Mello Até porque eu não percebi muito o porquê da saída do doutor padre Filipe couto!!! Terá sido por ter chamado Guebuza à academia para explicar o chavão "geração de viragem"?







Kaldır


Brainer De Mello Quilambo é mais um que esconde o diploma e entrega-se aos prazeres do sistema!!! Não me lembro do discurso dele aquando do assassinato do Dr cistac!!! Muito menos o baleamento do José Jaime macuane!!! É no reinado de quilambo que se atribuiu o nome cistac à biblioteca da faculdade de direito, e foi no mesmo que se retirou!!!







Kaldır


Eddy Prínce Simbine Plenamente d acordo cm esta sua posição ilustre Egídio Vaz







Kaldır


Nelson Junior Ps!...Essa vossa Constituicao eh a "mae" de tantos tantos problemas e o dito Presidente a usa pra o abuso do poder....Francamente, nem as instituicoes academicas se "salvam" do poder politico....Se, a sociedade mocambicana for sempre manipulada e controlada pelos politicos, voces nao terao futuro, pois eles( os politicos) sao o cancro de Mocambique....


1 · 2 saat





Kaldır


Carlos Edvandro Assis Sabes, em 41 anos depois da independêcia não se percebe porque o portifolio do PR continua ainda tão cheio assim e até com coisas menos (pouco) necessarias ao portifolio! Eu acho que o estado devia introduzir metas (targets) ao portifolio do PR anexos...Daha Fazlasını Gör







Kaldır


Proudly Felix Mondlane Parabens min ed.des. prof. Juliao Joao Cumbane o unico com qualidades para ministri de educacao e desev







Kaldır


Novais Jose Angolano Angolano Meu irmão, a nova ministra da educação desenv. Human.é Aconserta sornete, pra onhussy ,chumbou







Kaldır


Muchuquetane Guenjere Por favor, me elucidam uma coisa: Sei que o Dr Ferrao ja nao eh ministro da Educacao. Quem o substituiu? Juliao Joao Cumbane?







Kaldır


Mateus Mateus Jr. Novais, já disse o nome da Ministra que ocupou o lugar de Jorge Ferrão.







Kaldır


Novais Jose Angolano Angolano Chama-se conserta sortane.era deputada na AR.







Kaldır


Sofia Carimo A minha surpresa é ver te a fazer um trabalho, e não entender em que momento escreveste isto.


1 · 2 saat





Kaldır


Nelson Junior Ps!...so vejam isto: a nivel pessoal nunca gostei do Ferrao, mas como ministro era competente e estava mudando algo...o Maconde, dum momento pra o outro o exonera...Como eh que voces vao progredir: O Ferrao, tinha um plano e era nitido ver aonde ele queria chegar...enfim!...Presidentes do Terceiro Mundo


1 · 2 saat





Kaldır


Jasmin Rodrigues Mastrubacoes??







Kaldır


Carlos Edvandro Assis Percebeste bem o termo.







Kaldır


Jasmin Rodrigues Carlos Assis, qual de nos aqui e mentecapto? Porque aprendi MASTURBACAO e nao MASTRUBACAO!


1 · 1 saat





Kaldır


Egidio Vaz Erro. Vou corrigir


2 · 1 saat





Kaldır


Muchuquetane Guenjere KKKKKKKKKK. Outras coisas, mas a Jasmin entendeu o conteudo.







Kaldır


Delio Ernesto Massingue Mastrubação é um exercicio que proporciona prazer, por isso duvido que termine tal exercicio. kkkkk


2 · 1 saat





Kaldır


Jenito Florindo Andrade 







Kaldır


Jose Waite O caricato e dos proprios candidatos estarem cientes disto e inscrevem-se para concorrer.


5 · 1 saat





Kaldır


Egidio Vaz Kkkk



Kaldır


Tocova Amisse Eles nai concorrem, apenas se escondem com folhas de mandioqueira para o publico pensar q ha concurso o resultado esta a vista.


Kaldır


Tomás Dzeco O homem as vezes gosta de fazer exercicios desnecessarios. Lamento o facto de grandes ilustres terem ficado na expectativa para depois nenhum deles. Em fim.



Kaldır


Juma Aiuba E este triste e mastrubatório exercício eleitoral visa o quê mesmo? Porra, mas você está a ver cotas tipo malta Ronguane, Morais, Djedje, Aleixo a baterem uma punheta eleitoral!?! Muito humilhante.


Kaldır


Celeste Marllen Concordo. Porque vi panfletos colados nas vitrines da Universidade Pedagógica com o "suposto ex-futuro Reitor" derepente a escolha é aleatória. É duro ser moçambicano


Novais Jose Angolano Angolano Tiraram ojorge ferrão. Colocaram a conserta sorneta pra sector chave dum pais. Que absurdo neste governo...


Kaldır


Mahanguica Eduardo Caro Egidio e preciso ter estomago de Ferro pra te identificares como mocambicano. Eu sou dai nao me perguntes de k e feito meu Estomago. Quantas ainda teremos que engolir. Pais de 99,9999 % de matrecos


Kaldır


Rui Neves ha poderes que nao fazem sentido que ainda hoje estejam na mao do PR, O Presidente da Republica em Moçambique e tipo Superman, tem todos os poderes e mais alguns e por isso ha os desmandos que . E hora de se rever essa questao dos poderes do PR em Moçambique e fortalecer as nossas instituiçoes pois os homens se vao mas as instituiçoes essas ficam


Kaldır


Gulumba D. Mutemba A revisão constitucional é urgente,para reduzir os poderes excessivos do PR, acomodar interesses da Renamo,etc.


Kaldır


Juvêncio Flores Concordo



Kaldır


Álvaro Xerinda 



Kaldır


Carlos Domingos A vergonha é deles ,!


Kaldır


Nelson Badaga Badaga Estamos a ser controlados pelo poder político em todas vertentes.



Kaldır


Agostinho Ariande Dito



Kaldır


Dias Tembe Tudo dito. essa porra de democracia não existe em nenhum canto dessa merda de sociedade.


Kaldır


Eddy Prínce Simbine Eu já comentei em muitos debates neste fora deste forum, q é urgentíssima a reforma constitucional neste país, porque em moçambique um PR acaba sendo um deus mandão em tdo, e em democracias verdadeiras não existem estas tamanhas vergonhas. Unamo-ns em prol d uma nova constituição, prq se isto comtinuar assim ainda vamos gritar


Kaldır


Luis Jamissone palhaçada mesmo, eu nem vi esse nome na lista, democracia de faxada


Kaldır


Jorge Ferreira Este Sistema classifica-se como totalitário...O P.R. ,nomeia quem quer,mesmo em áreas que não domina...neste caso têm a palavra ,os académicos(todos,incluindo os que nunca contestaram,a modos que os "yes sir " )...



Kaldır


Edson Cumbula Concordo Egidio Vaz neste ponto de vista.



Kaldır


Afonso Dacosta Quem mais me decepciona é a oposição, sobretudo o maior partido. Aparentemente prefere que as coisas se mantenham assim, talvez na expectativa de um dia chegar ao poder e "comer" o mesmo "mel"




Kaldır


Nduma Waka Nkuna Ta tudo dito Dr Egidio. Isto mostra atitudes claras de um regime absolutista. Com isto acredito k nao vamos a lado nenhum. Essa vossa emancipacao delas esta a estragar tudo neste Moz.



Kaldır


Eddy Prínce Simbine Afinal quem é a tal sortuda amante do rei que vai ocupar o cargo que cunhado forçosamente abandonou???

Nduma Waka Nkuna Yuuuuuuuuuuu....afinal


Alito Gujamo BEM DITO OH DR. Egidio Vaz! Parabens pelo post

Elias Valente Langa Bricadeira de pessoas grandes.palhaçada,votos com mais de 400.não valeu e vai valer de uma pessoa?
Jemusse Abel Bem dito mano!

Weiss Mocalacha Também notei isso.... triste situação
Claudio Lombene A UEM, UP e outras universidades públicas gastam dinheiros em exercícios eleitorais que se comparam a meras masturbações.


Jasmin Rodrigues Voces reclamam ... reclamam.... reclamam.... sobre a constituição... sobre as cobranças do parque do aeroporto... depois vao beber cerveja...e esquecem dos problemas. Amanha estes nabos aprontam de novo.. reclamam... reclamam... reclama e vao de novo beber cerveja!! Um ciclo vicioso!! E porqur sera que o preco da cerveja/ alcool nao sobe tanto??? Porque ai.. os Mocambicanos iriam acordar!!


Delfino Teteia Vaz, apoiado.


Claudio Lombene O Presidente da República nomeou, através de Despacho Presidencial, Conceita Ernesto Xavier Sortane para o cargo de Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano. Ver mais em:



Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
opais.sapo.mz 

Delfino Teteia Um ex-pat disse: if we want you we will find a position and salary for you. If we dont want will fire you. De certa forma as posições já estão lá por default para as pessoas queridas.
Delfino Teteia Um político disse um dia desses: " não nomeiamos alguém pra cargos no governo por competências mas sim por confiança. Daí, vejam os subprodutos gerados.
Helder Mustafa Mustafa É assim mesmo. Num país de 'faz de conta' o quê que se espera de uma constituição mãe do Abuso no poder, mãe da Desgraça e da Miséria? Ela também é para fazer de contas porque só gera aberração!
Arlindo Francisco João Vicente No meu entender deve se reduzir o poder do chefe do estado.
É urgente alter algumas leis, se não tudo na vida dependerá dos políticos, e como não bastasse nos cargos que não lhes diz respeito.
Eduardo Matine Assim para a UP e a sociedade em geral, em função dos resultados daquelas Eleições temos na praça um ''Ex Futuro Reitor''!kakakakakakakakakakaakakakakaka, haja estomago para ser Moçambicano de Gema,hugs

Tocova Amisse Ja estamos a reconhecer o esforço da quele que qdo fala dissemos que esta desistablisar, afinal ele tem visao. Ben haja Moçambicanos q estam acordar.

Adelino Luis Leite Já estou cansado. Não comento .... O Ministro Ferrao estava a tentar organizar e fazer um belíssimo trabalho. A UEM não ousaram em mexer palha.
Zito Camilo Nihamaquela Isto revela que as universidades públicas estão politizadas

Tocova Amisse Acorda mano, ja faz tempo é só se lembrar a forma como sao colocados os dirigentes. O dr Namburete foi lhe retirado o cargo de director por ser da renamo.
Ayrton Cassamo Penso que está equivocado em relação a UEM Egidio Vaz... Veja bem os últimos tempos de onde tem saído o Reitor nomeado.
Egidio Vaz Não saiu de ninguém. Quilambo não sai do processo eleitoral. Ele foi antigo vice-Reitor e Guebuza nomeou-o findo o prazo do Padre Couto

Ayrton Cassamo Mas foi eleito pelo Conselho Universitário

Ayrton Cassamo So depois da eleição é que foi nomeado

Egidio Vaz Então o processo eleitoral morreu com Mazula, 3le próprio nomeado fora de esquemas mastrurbatorios

James Khumba Yoooo a escrever...

Ivan Maússe Nem mais, Egidio Vaz.

Alfredo D. Baltazar Então, o partido que advoca sobre a diminuição dos poderes do PR tem razão...
Vania Buque A nossa realidade

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook