quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Mais quatro mortos elevam para 84 vítimas da tragédia de Caphiridzange; PRM não sabe paradeiro do motorista do camião-tanque




PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira  em 23 Novembro 2016
Share/Save/Bookmark
Mais quatro cidadãos moçambicanos, feridos na explosão de um camião-tanque com gasolina na localidade de Caphiridzange, no Centro de Moçambique, na passada quinta-feira(17), perderam a vida elevando para 84 pessoas o número de vítimas mortais. A Polícia da República de Moçambique(PRM), sempre eficiente a deslindar crimes quando é para atribuir culpas ao partido Renamo, não conseguiu identificar os motoristas das duas viaturas, que agora se sabe terem estado envolvidas num roubo organizado do combustível, e até perdeu o rasto da cabine do camião que está no epicentro da tragédia.
O Luto Nacional de três dias terminou mas os óbitos continuam a ser registados entre os sobreviventes da tragédia de Caphiridzange, no distrito de Tete, na província de Tete. Entre segunda(21) e terça-feira(22) quatro cidadãos que estavam internados com queimaduras graves não resistiram e perderam a vida.
De acordo com a directora provincial de Saúde, a Dra. Carla Lazarus, citada pela Rádio Moçambique, entre últimas vítimas mortais está mais uma mulher grávida.
O balanço de pacientes é de 67, dos quais 30 são considerados em estado grave devido as queimaduras de segundo grau profundas e outros ainda têm queimaduras de terceiro grau em mais de 80 por cento do seu corpo, segundo as autoridades médicas do Hospital provincial de Tete.
Aparentemente o número de vítimas poderá subir pois a directora provincial de Saúde fez um apelo para a identificação de “pessoas que ainda não tenham se feito presentes às unidades sanitárias por forma a que toda a gente que foi afectada tenha observação e depois poderá decidir-se se é um caso para internar ou se é para tratamento ambulatório."
Tragédia despoletada por roubo organizado de combustível
Continua no entanto por apurar a causa do incêndio que terá originado a explosão do tanque de combustível mas a edição desta terça-feira do jornal Notícias aclara que o camião de Mercedes-Benz deixou a sua rota para o Malawi não no dia da tragédia mas sim na véspera.
Albertino Guerra, um dos sobreviventes internado no Hospital Provincial de Tete, relatou que no final da tarde de quarta-feira(16) o camião da empresa malawiana Walkers, transportando dois tanques com gasolina acercou-se da localidade de Caphiridzange acompanhado por uma carrinha de marca Toyota Hino, de cabine branca, e que na carroçaria azul trazia vários recipientes de plástico vazios.
Com recurso a uma moto-bomba o combustível começou a ser retirado de um dos tanques do camião até que, por conta de um curto circuito que não está claro onde e por que motivo aconteceu, teve início um incêndio no tanque e na carrinha.
Incapazes de debelar o fogo os envolvidos no roubo do combustível desengataram a cabine do camião dos tanques mas não conseguiram fugir do local pois a viatura imobilizou-se alguns a alguns metros do local. Já a carrinha que também ficou em chamas foi retirada do local, não se sabe como nem por quem, para parte incerta(não confundir com a parte incerta onde está o líder da Renamo)!
O jornal Notícias afirma que a carrinha para onde a gasolina foi inicialmente roubada é propriedade de um cidadão conhecido e residente na vila de Moatize, no bairro 12, e que exerce há bastante tempo a actividade de venda ambulante de combustível roubado.
“Começámos a retirar a gasolina por volta das 10 horas e às 16 horas esvaziamos o tanque todo. Nisto iam chegando mais pessoas. Para aumentar as quantidades de gasolina, resolveram atacar o reservatório que estava a arder. Quando os corajosos conseguiram abrir a boca do tanque, já em chamas, espalhou-se um jacto de fogo que atingiu toda a gente nas imediações. Vi o meu amigo a cair já com o corpo todo em chamas, o mesmo acontecendo com outras pessoas. Era impossível socorrermo-nos uns aos outros”, contou Albertino Guerra ao diário estatal.
Polícia desconhece venda ilegal de combustível em Tete
Mas a Polícia, através do seu Comando-Geral em Maputo, revelou desconhecer a prática de roubo e venda de combustível na província de Tete(que acontece também em várias outras regiões do País em plena luz do dia e nas bermas das estradas), “não sabíamos, é uma informação nova a juntar à investigação” declarou Cláudio Langa, o porta-voz da corporação nesta terça-feira(22).
A fonte declarou ainda que a PRM não conseguiu identificar, nem deter, os motoristas tanto do camião malawiano como da carrinha moçambicana. Mesmo a cabine do camião, que foi desengatada e esteve avariada no local da tragédia durante longas horas depois do primeiro incêndio acontecer, desapareceu misteriosamente e o Comando-Geral da PRM não tem dados de onde possa estar.
Entretanto o Conselho de Ministro estabeleceu em 15 dias o prazo para a a Comissão de Inquérito multisectorial que criou apurar as causas da explosão e encontrar os seus responsáveis.
E depois da tragédia o Governo de Tete, que ignorou durante mais de uma década o roubo e venda ilegal de combustível, pretende “tomar medidas” para acabar com os crimes.
Canal de Moçambique, nr. 384 - 23 de Novembro de 2016.
Comentários
Antonia Cuna
Antonia Cuna A perseguição do semanário Canal de Moçambique à família Nyusi é demonstradora do quão as forças internas e externas estão desesperadas em ver o país caminhar na normalidade.
Entenda como funciona o esquema desestabilizador
1. Primeiro apresenta-se o
dirigente como não tendo poder e sofrendo de pressões internas
2. Segundo apresenta-se o dirigente como fraco em casa e incapaz de cuidar da família
3. Terceiro apresenta-se um país sem saída, amarrada com as dívidas
4. Quarto apresenta-se um país em guerra e sem recursos para sustentá-la
5. Quinto apresenta-se um país e um povo a mercê dos doadores
6. Quinto apresenta-se um país sem saída e condenado a morte.
Agora entende o que é verdade
1. Primeiro, o dirigente máximo deste país está bem com todos: com o partido, com o seu povo, com os outros dirigentes do país e da Frelimo, gozando deste, total apoio e alinhamento.
2. O dirigente máximo deste Pais, Eng Filipe Nyusi possui uma família feliz e goza do total apoio da sua família, em especial a Primeira-dama e seus filhos, com os quais convive. A propósito, sabiam que o nosso PR é já avó? O filho mais velho deu-lhe ainda há meses, um lindo neto que lhe alegra durante todo serão.
3. Este país não é inviável. Este país tem sim saídas. Apenas está neste momento a enfrentar bloqueios em resultado as dividas não declaradas ao FMI mas que neste momento correm processos para remediar.
4. É decisão pessoal do Presidente Nyusi e do governo da Frelimo não atacar a Renamo e o seu líder. O país possui condições bastantes para reduzir a Renamo à insignificância. Mas é decisão da Frelimo derrotar Dhlakama nas urnas por acreditar que só assim é que se pode punir os inimigos da Paz. Por isso que o diálogo vai continuar como mecanismo de aprofundar a democracia e o nosso sistema político. Há progressos que estão sendo feitos e brevemente teremos notícias boas em relação a Paz.
5. O governo e os doadores não estão de costas voltadas. Prova disso é que os acordos bilaterais, os acordos programáticos e os negócios entre o nosso estado e estes não pararam. O que parou momentaneamente são os desembolsos ao orçamento do estado. É verdade que o pais está enfrentado problemas. Mas é igualmente verdade que o nosso governo está resolvendo paulatinamente e de forma sustentável estes problemas. E mais, está também a fortalecer sistemas internos para impedir que no futuro problemas similares venham acontecer.
6. Este país tem futuro e está condenado ao sucesso. Recentemente a Eni anunciou o seu pleno de investimento. Brevemente irá anunciar a sua decisão final de investimento. A Anadarko irá próximo ano anunciar a sua decisão final de investimento. O investimento social no campo não parou de crescer. a PONTE para Macaneta está sendo inaugurada. A linha férrea Cuamba Lichinga já foi inaugurada. A estrada Cuamba-Lichinga já começou a ser reabilitada; na Zambézia, a barragem Moamba-major iniciará brevemente; tantas outras infraestruturas estão projectadas para este ano, mesmo antes de testemunharmos grandes influxos financeiros.
Em uma única palavra, há quem tem medo que os problemas acabem em Moçambique. Há quem tem medo que os moçambicanos avancem. Há quem se zanga por Moçambique estar a conseguir enfrentar os seus problemas de frente e sem preconceitos. Mas estes não tem outro remédio. Estao votados ao fracasso.

Manuel dos Santos
António Botelho de Melo
António Botelho de Melo Ah bom, então está tudo bem.
Gosto · 1 · 39 min
Toix Dasilva
Toix Dasilva é este que é o corredor de automóveis?
Aziza Throne
Aziza Throne Qto disparate ó Manecas... Ontem comprei um frango a 320 mts. Em agosto eram 120. Não lhe chega isso? Só pq vc come os frangos de borla pensa q todos o fazem. aRRI
Matin Sabin
Escreve um comentário...

Luiz Pereira
Luiz Pereira Feio shit.... com cara de quem transpira doencas (hipertensão, diabetes e sei la mais o que sem falar do tamanha de roupas extra large, apenas têm dinheiro que nunca ganhou com suor..... é uma pena que os pais deixam que isso aconteça...... por isso nao se pode exigir que o povo tb pense diferente.....
Gosto · Responder · 11 · 4 h
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Há como provar tudo isso (cópias de facturas, imagens, som áudio, etc.) ou é mais uma daquelas "poor shit" típicas de invejosos, fofoqueiros e agitadores?
Gosto · Responder · 4 · 5 h
Edwin Isac Mugabe Insano FDP
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Mitch Back
Mitch Back Siga ele nas redes sociais
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Essa é sua opinião Edwin Isac Mugabe.
Infelizmente.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Não acredite em tudo o que as pessoas postam nos seus perfis nas redes sociais, senhor Mitch Back.
Podem ser só aparências. E, como sabe, as aparências enganam.
Alfiado Inacio Ranjo
Alfiado Inacio Ranjo
Alfiado Inacio Ranjo Shit shit man
Binito Mawai
Binito Mawai Senhor Gusmao acredite se quiser, mesmo a dívida você deve ter começado acreditar na semana passada.
Gosto · Responder · 10 · 4 h
Wanda Marilia
Wanda Marilia Lamento tanto a sua intervenção... Eu vi com os meus próprios olhos às excentricidades do " filho do rei" mesmo aqui bem de lado no restaurante Zambi rodeado de Mulheres e esbanjando facturas avultadas na conta... e não é novidade o quanto de exibicionismo vivido por este na nossa capital... chega a ser insulto num País em que já mal se consegue comprar 1kg de açúcar branco...
Gosto · Responder · 10 · 4 h
Issufo Chona
Issufo Chona Binito Mawai
Issufo Chona
Issufo Chona Acho gusmao nao vive em mocambique...
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Armando Bigpuco
Armando Bigpuco Não, não vive, ou se calhar nao paga as suas contas. Tsc, muito infeliz
Gosto · Responder · 4 · 4 h · Editado
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe Peixoto, nao passa de um desinformado. nao tem ideia de nada, so vive.
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Tsutsi Fumo TF
Tsutsi Fumo TF Esse post foi escrito por um E.T. Humano não escreveu isso.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Tomas Aires Inhambizo
Tomas Aires Inhambizo Este pais precisava de Governantes serios e uma justica indenpendente para acabar com os desmandos.
Belino Nhalungo
Belino Nhalungo Quando a mente está bloqueada, ou quando há um esforço típico de engraxate, é normal pedir provas de notícia, sendo um leitor desconhecido pelos "reis". Sendo desconhecido, o j vale pedir provas em nome de quem não ti conhece, e nem sabe nada tua existência?
Leidito Florindo Armando Leidito
Leidito Florindo Armando Leidito Muita maldade um grupo de fofoqueiros vamos ao trabalho envez de estar a comentar merdas
Bruno Costa
Bruno Costa Gusmão Peixoto...se for mentira o próprio irá negar...essa é a pura verdade...enquanto ficas a rastar ele ta gastar e tu cacarejar aqui
Holden Macuapa
Holden Macuapa Leidito tem razão, embora trabalhar calados para pagarmos as despesas do príncipe. Kkkk
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Atenção:
Há um bando de "stressados" que nem perceberam que o meu post está na forma de PERGUNTA.
Eu não disse que o que se diz na notícia é falso ou verdadeiro, apenas perguntei se haviam provas dos factos alegados. Só isso.
...Ver mais
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Bruno Costa, e se for verdade e o próprio negar?
Acha que um jornal pode vir à público com mentiras só para o visado vir negar e as pessoas terem certeza que era mentira?
Se ele está a gastar o dinheiro dele porque é que o jornal publicou a notícia?

Se eu estou a cacarejar o que você faz aqui?
Bruno Costa
Bruno Costa Abre as fotos e vê sozinho. .acorda pra vida
Bruno Costa
Bruno Costa Dinheiro dele uma pinoia...quem tem dinheiro trabalha e n te esqueças que o pai dele é nosso empregado. Empregado cm mais dinheiro q os patrões?
Bruno Costa
Bruno Costa Ps: fotos que ele próprio tirou e vê se q um dedo dele é possivelmente maior que a tua perna
Gusmão Peixoto
Gusmão Peixoto Bruno Costa, lamento que a inveja esteja a te consumir. Não posso fazer nada.
E quanto às fotos. De que fotos se trata? Onde estão?
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Onde há fumo normalmente há fogo.
Bruno Costa
Bruno Costa São fotos que ele meteu no snapchat e um amigo dele espalhou pra o povo abrir os olhos. Inveja de que?
Bruno Costa
Bruno Costa Compra o jornal e lê...deixa de ser cacata ou nem jornal consegues comprar?
Wanda Marilia
Wanda Marilia Continuo lamentando.. agora pergunto se não é de se questionar a proveniência desses valores e ostentações sendo ele filho do Chefe de estado que a cada comicio grita pelo fim da fome e é associado a um filho ostentador!???
Wanda Marilia
Wanda Marilia Na verdade pouco importa como ele decidiu levar a sua vida..mas que não gritem que a fome está a matar se os mesmos se quer sabem o que ñ ter um prato de comida "á mesa"
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Holden Macuapa
Holden Macuapa E triste! Já diz o ditado "Os pais fazem os filhos "Conheço a família Ferrão (família da Sr. Isaura mãe dele )gente educada e com princípios.. oque terá falhado neste menino?
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Solange Bauque Azam
Solange Bauque Azam Dinheiro subiu a cabeça e os pais n aconselham a vez de isufruir dinheiro do povo
Holden Macuapa
Holden Macuapa Triste.. porque.. d verdade é uma família com princípios.. gente com educação, respeito.. e solidaria...O comportamento deste menino de ostentação e humilhar os outros não se identifica com a família Ferrão..
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Arlindo Alfredo Macheque
Arlindo Alfredo Macheque São poucos casos de filhos de grandes chefes bem comportados e humildes em Moçambique. Mas com razão, eles seguem os seus pais. F Nyussi também é assim.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Raima Eunice
Raima Eunice Nos outros países o teu pai estaria a passar mal com processos na justiça ou ja estaria nas grades
Amade Jamal Jamal
Amade Jamal Jamal Se isso tudo ser a verdade,que a provei te porque um dia cairá na lama e verás o que é sofrimento.
Bolha Ita
Bolha Ita Foi para isso que fizeram a tal divida??? Quero desde ja informar que eu não pago divida nenhuma...não devo dinheiro a ninguem...portanto se o estado pensa que me vai ao bolso para pagar esti tipo de merdas vai haver merdas
Africa Asia
Africa Asia Sinto muito mas todos vamos pagar de uma forma indirecta
Bolha Ita
Bolha Ita Ja estamos...
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Marcos Macheque
Marcos Macheque Deus que lhe perdoe de todos os pecados q esse inocente comete enquanto opovo sofre ele a desfrutar do bom e do melhor
Sunil Maugi
Sunil Maugi Espero que o Povo não começa a fazer justiça com as suas próprias mãos de tanta raiva contra os abusados.
Neto Ndzawana
Neto Ndzawana como é que o PR vai impor ordem no paiz se não consegue impor em casa?
Gosto · Responder · 6 · 4 h
Apolinário Wa Ka MaBurleza
Apolinário Wa Ka MaBurleza Nós escolhemos as pessoas que devem nos roubar...
Gosto · Responder · 3 · 5 h
Teixeira Teté
Teixeira Teté Tudo que voa vem para baixo!
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Andries Lauryn
Andries Lauryn Ate pode ter razao porque na verdade a crise está com o povo.
Joy Coulson
Joy Coulson Está a seguir os passos do Uday Saddam Hussein que acabou vítima da furia do povo
Tsutsi Fumo TF
Tsutsi Fumo TF "O FILHO DO REI" :-D :-D :-D
Tetao Da Silva
Tetao Da Silva Temos que ter vergonha das pessoas que governam moçambique
Reginald Carlos
Reginald Carlos E verdad sim
Sandro Almeida
Sandro Almeida Boa vida essa.
Precildo Alexandre Doho
Precildo Alexandre Doho Dinheiro do povo!
Andre Berns
Andre Berns Nao tem vergonha...
Nena Soares
Nena Soares Realmente tudo isso eh verdade !
Frank Manuel
Frank Manuel Em muz Filho d boss è boss
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Amisse Carlitos Samajo
Bendito Mazive Simeao
Bendito Mazive Simeao Vem aí a resposta deste desmandos

Sem comentários: