sábado, 12 de novembro de 2016

Juncker diz que Trump é um risco para as relações entre União Europeia e Estados Unidos

Jean-Claude Juncker
611
19
Perante estudantes, Juncker admitiu que o novo presidente americano pode prejudicar relação entre União Europeia e Estados Unidos e chamou Trump de "ignorante" quanto ao funcionamento da UE.

Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia
YouTube/European Commission
Jean-Claude Juncker afirmou esta sexta-feira que a eleição de Donald Trump para a presidência norte-americana é um risco para as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos. A opinião do presidente da Comissão Europeia foi emitida durante uma conferência para estudantes no Luxemburgo em que Juncker adjetivou o magnata de “ignorante” no que toca ao modo como a União Europeia funciona.
A posição de Juncker, embora reflita o choque manifestado pelos europeus com o resultado das eleições nos Estados Unidos, é diferente da manifestada por outros líderes europeus, escreveu a Reuters. “A eleição de Trump é um risco de perturbação nas relações intercontinentais na sua fundação e estrutura”, disse Juncker esta sexta-feira. “Vamos ter de ensinar ao presidente eleito como funciona a Europa. Penso que vamos perder dois anos antes de Trump visitar o mundo que ele não conhece”, continuou.
Ainda na última quinta-feira, Jean-Claude Juncker pediu a Trump que explicasse suas posições sobre temas como o comércio global, a política climática e as relações futuras com aliados da NATO. Durante a sua campanha, o agora presidente-eleito elogiou as políticas de Vladimir Putin e questionou os princípios da NATO.

Sem comentários: