segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Jovens desafiados a deixar de ser “apenas idealistas”

Presidente da República dirigia-se aos membros da OJM
O Presidente da República, Filipe Nyusi, esteve ontem no distrito de Boane, província de Maputo, onde assistiu à abertura oficial do acampamento provincial juvenil, evento coordenado pela Organização da Juventude Moçambicana (OJM), no âmbito da celebração dos 39 anos de existência deste que é o braço juvenil da Frelimo.
No seu discurso, o Chefe de Estado desafiou os jovens a deixarem de ser apenas idealistas e irem ao terreno produzir, para se eliminar a fome e desenvolver o país.
Segundo Nyusi, o próximo ano constitui uma oportunidade para a juventude investir o seu potencial na produção agrícola, tendo em conta a campanha lançada recentemente no distrito de Mopeia, província central da Zambézia.
“O próximo ano é época da agricultura e os que produzem são os jovens. Não há tempo para palavras, mas sim para o trabalho. Falar, analisar, observar, é fácil, lá no ar condicionado. Mas aqui, no terreno, tem de se produzir. Só assim se distingue a juventude da Frelimo da juventude de outros quadrantes”, disse Nyusi.
“Não queremos juventude idealista, aqueles que só falam. Queremos jovens que fazem, para entrarem na história”, acrescentou o Chefe de Estado, perante jovens filiados à OJM.


    A juventude da Frelimo de que país é? Os jovens que não são da Frelimo, que são a maioria, são, então, preguiçosos? Qual é, afinal, o conteúdo da expressão "Ser Presidente de Todos os Moçambicanos"?
    "Quem não é da Frelimo, o problema é dele", um dos slogans da Frelimo nas Eleições Gerais [Legislativas, Presidenciais e para as Assembleias Provinciais] de 2014.
    "Para ter oportunidade, é preciso ser patriota. Comentar, murmurar, analisar, não resolve nada. Produzir, estar no terreno a explicar como se usa cloro, rede mosquiteira...é nisto que a juventude da Frelimo se distingue da juventude de Moçambique", Filipe Nyusi, a 27 de Novembro de 2016, em Mahubo, Boane.
    "Assumo as minhas funções como presidente de todos os moçambicanos", Filipe Nyusi, na sua investidura, a 15 de Janeiro de 2015.
Comentários
Juma Aiuba
Juma Aiuba Eu ainda estou a tentar digerir o discurso. Estou a tentar entender. Senti-me insultado e abandonado.
Inocencio Alegre Vieira
Inocencio Alegre Vieira Mano jovens que são de moz já estão cansados com a frelimo, só pra vce ver em Gaza onde sai a frelimo neste momento o MDM já tem membros nos distritos, em chokwe vi cheio de jovens na sexta f a si entregar-se no MDM.
Nelio Nhampossa
Milton Machel
Milton Machel Meu Deus do céu! O Presidente de todos os moçambicanos disse isso!? Ho hanta, no mínimo...ou, no máximo, virou anta pois o PR de 16 de Janeiro terá algures se suicidado ou sido homicidado...por quem não sei! Vou escutar Jimmy Dludlu: "My Lament".
Mel Matsinhe
Mel Matsinhe Digam oque disserem, somos todos deste pais, e pedra a pedra estamos a construir o pais. Essa discriminacao que objectivos tem? Um grande absurdo, senhores.
Gosto · 4 · 4 h · Editado
Neolina Avelino
Neolina Avelino PR chamou-me de preguicoso so porque nao fui jogar futebol e voleibol com ele no acampamento? Porque quanto ao resto nao e verdade. agente trabalha, so que nao chamamos a televisao para nos filmar...
El Patriota
El Patriota O tempo é mestre!
Liliana Sulila
Liliana Sulila Eishiiii! Yaaaaaaa. Aqui ha gente preparada. Eu faco a seguinte pergunta: Os Jovens dos outros partidos alguma vez convidaram o PR para fazer acompanhamento dos seus projectos?
Eu penso assim: Eu vou fazer diferente, vou parar de criticar e trabalhar mais e mais. O que os outros dizem ou fazem nao me afecta. Sei que um dia serei reconhecida. Apenas a minha maneira de pensar.
Gosto · 1 · 3 h
Milton Machel
Milton Machel desculpa pa la, Liliana Sulila, o problema nao esta' nos jovens de outros partidos ou agremiacoes sociais ou socio-politicas fazerem ou deixarem de fazer algo e depois convidarem o PR. O problema esta' somente nas palavras e actos do Presidente de todo...Ver mais
Gosto · 8 · 3 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Milton Machel que eu saiba, o acampamento era ou melhor, foi organizado pelo braço juvenil a Frelimo, Nyussi é convidado como presidente da Frelimo e não chefe de estado - ou seja, não era um acto de estado.

Dai todo e qualquer comentário que fez, faz
er sentido, na medida em que insta jovens da OJM a serem diferentes de outros jovens que passam a vida em lamúrias e críticas sem nunca indicarem o caminhos. Próprio de quem reconhece os erros (próprios de processos governativas) que tem ter solução, pois, mas a vida não deve parar.

E a prova disso: é o presente post e outro feito a madrugada a criticar o facto de PR que é também presidente da Frelimo ter aceite o convite e dar o gostinho ao pé - é a este tipo de situações que o presidente a Frelimo instava os seus membros a serem exemplo e diferentes dos que passam a vida a diagnosticarem só problemas, e não alinharem nas distrações e choramingos de esquina.

Maos na massa irmãos.
Gosto · 3 · 3 h
Liliana Sulila
Liliana Sulila Eu nao vejo outra saida senao trabalhar.
Adolfo Condo
Adolfo Condo Bom trabalho, use seus recursos e trabalhe mana Liliana, depois compartilhe com a malta, queremos nos espelhar em você, pois, vais nos provar que os camponeses que madrugam e vão as suas machambas todos dias não produzem muito porque trabalham pouco, que os professores trabalham pouco ....
Gosto · 1 · 3 h · Editado
Milton Machel
Milton Machel Lenon Arnaldo Entao, quando vai a eventosna qualidade de Presidente da Frelimo nao pode andar a dar essas declaracoes publicas como Presidente da Frelimo...quando sabemos que Presidente da Republica nunca tira folga e nem ferias...eh presidente 24 horas sobre 24 horas. Que fale em privado para os jovens da frelimo e para seus camaradas e nao na televisao-show para o publico. logo, o Presidente nao tem bom aconselhamento sobre Relacoes Publicas...pensa que e' tudo Marketing Politico e Propaganda, falhou redondamente!
Gosto · 2 · 3 h
Emidio Beula
Emidio Beula Lenon Arnaldo O eterno problema de termos Presidente da República com "outras qualidades", nomeadamente presidente da Frelimo. Já agora, caro Lenon, se ele foi convidado na "qualidade" de presidente da Frelimo, em que condições viajou até lá. Usou meios do partido?
Gosto · 4 · 2 h
Nelson Sadoque Manhice
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Emidio Beula esse é outro debate, do qual, ha aspectos que concordo com a maioria das críticas que é feito. Mas nem toda

Ele foi de caro pessoal - ou seja, de afectação e não protocolar.Emidio Beula
Gosto · 1 · 1 h
Adolfo Condo
Adolfo Condo podes provar? A frota de caros que vi ali não parecem ser pessoal
Gosto · 2 · 1 h · Editado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Adolfo Condo ilustre FJY e chefe de estado moçambicano. As actividades particulares, incluindo de índole partidária, os serviços mínimos do estado sempre se farão presente mas de forma reduzia/mínima - sem aquele protocolo observado.

Os carros que ele
usa para fins particular (religiosa, familiar e política) são ou foram lhe afecto pelo estado, para uso pessoal. Do mesmo modo, e lhe dispensado número mínimo de segurança do estado para os seus afazeres. O que não deve é usar o carro protocolar da presidência ou melhor, aquele aparato protocolar que é dispensado enquanto chefe de PR em serviço para assuntos particulares.

Se me disseres que cá, por vezes, esses princípios são ponteados, aí posso concordar consigo.
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Juventude mentalmente sequestrada, sem ideais próprios
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine Iso d chamarem OJM aquele grupinho d lambinhos vai terminar, logo que o país passar a ser uma democracia jenuina aquilo será tramsformado em liga, prk a sigla OJM engloba os moçambicanos e não um grupinho.
Gosto · 1 · 3 h
Justina Lieque
Pascoal Isaias
Pascoal Isaias Donald Trump disse no dia da confirmação dos resultados, "I will be the President of all Americans", manifestando a inclusão e retirando os "ditos propagandistas " contra imigrantes .
Gosto · 2 · 3 h
Ismael C. Gocaldas
Ismael C. Gocaldas Este é o princípio do fim do regime do dia.
Gosto · 1 · 3 h
Liliana Sulila
Liliana Sulila Melhor esperar deitado
Gosto · 1 · 3 h
Ismael C. Gocaldas
Ismael C. Gocaldas kkkkkkkkkkk
Josinataipo Taipo
Josinataipo Taipo E mais eu não disse.
Gosto · 2 · 3 h
Mahamad Hanif Mussa
Mahamad Hanif Mussa Muita confusão para quem não sabe com que linhas se costura o país!
Gosto · 3 · 2 h
Nelson Sadoque Manhice
Nelson Sadoque Manhice Primeiro a designação do grupo é muito errada. Organização da juventude moçambicana. Que absurdo! Todos os jovens são da Frelimo? Devia ser Organização da Juventude da Frelimo.
Gosto · 1 · 1 h
Monica Tonhiua
Monica Tonhiua Então Moçambique tens dois grupos de Jovens? Eu com certeza faço partes do dos preguiçosos por acordar de manhã e ir ganhar o meu pão de cada dia sem precisar bajular ou passar por cima de quem quer que seja.
Gosto · 2 · 1 h · Editado
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba "Quem não é da frelimo o problema é dele"

O slogan só veio confirmar o que é do conhecimento de poucos atentos deste Moz.
Gosto · 3 · 1 h
Vitorino David
Vitorino David Cool, cool , cool ! Think ahead andar smartly!

Sem comentários: