sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Instabilidade política em Moçambique afasta os turistas e o investimento estrangeiro

Pretendemos que a recolha de armas seja contínua, e sentimos que os resultados são encorajadores e recordar que este processo de recolha de armas não se destina, exclusivamente, aos homens residuais da Renamo que detém as armas e as usam de forma ilegítima cometendo crimes, incide também sobre criminosos”, disse.
Inácio Dina, O PAÍS – 18.11.2015


Mariamo_AbdulaO investimento estrangeiro no turismo em Moçambique está em queda e a recente instabilidade política entre o Governo e a RENAMO está a prejudicar a chegada de turistas ao país.
Ouça aqui
Há cerca de dez anos, o turismo era tido com um dos principais motores de desenvolvimento de Moçambique. O setor ocupou o topo das preferências dos investidores estrangeiros que procuravam oportunidades de negócios em Moçambique. Mas há alguns anos, o cenário mudou. O turismo perdeu relevância e os políticos parecem estar mais orientados para os recursos naturais.
A DW África conversou com Mariamo Abdula, professora da Universidade Eduardo Mondlane da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane que esteve no seminário do Comitê Coordenador Moçambique-Alemanha (KKM) em Bielefeld, Alemanha, cujo tema foi o Turismo:
DW África: O turismo foi durante alguns anos, em meados dos anos 2000, a principal fonte de receita através de investimentos estrangeiros diretos em Moçambique. Agora caiu em termos de posições relativas e ficou atrás de setores como os recursos naturais. Qual é a importância atual do turismo como motor de desenvolvimento?
Mariamo Abdula (MA): Tem razão quando diz que realmente em 2000 o turismo foi eleito como o setor principal para investimento. Mas houve vários fatores que influenciaram a baixa do turismo e um dos grandes fatores para essa diminuição pode estar estar ligado aos conflitos que, de certa forma, criaram uma instabilidade politica no país criando esse refreio do fluxo de turistas para Moçambique.
DW África: O conflito entre a RENAMO e o Governo não deixa o turismo em Moçambique expandir. Tem de se resolver este problema antes do turismo voltar a crescer?
MA: Pode ser que sim, pode ser o principal fator, quando falo no turismo internacional principalmente. A questão de estabilidade dos destinos turísticos é o principal fator que vai de certa forma incentivar a deslocação de turistas para aqueles locais.
DW África: O investimento até agora foi principalmente no setor de turismo de luxo: hotéis muito caros, até para um europeu, e segmentos como os "lodges" em lugares muito exóticos ou hotéis para empresários nas capitais provinciais. Onde haveria mais potencial para crescer para além deste segmento?
MA: Acredita-se que seja também a mudança de motivação na escolha de destino turístico um pouco virado para as áreas de conservação e realmente apostar-se no transporte para dar acesso a esses lugares. É a segurança sim, mas também é como chegar a esses lugares tão recônditos do país.
DW África: Nos últimos anos houve um aumento explosivo da caça furtiva em algumas zonas moçambicanas. Por exemplo na reserva do Niassa desapareceram grande parte dos elefantes. Isto não coloca em perigo o potencial turístico das reservas naturais?
MA: Claro que sim, até porque vamos perdendo a população de animais, que são o principal atrativo nessas áreas de conservação. Mas existem grandes esforços locais internos para combater a caça furtiva. Existem investimentos nessas áreas de fiscalização e a manutenção dessas áreas e creio que a longo prazo poder-se-á restabelecer esta segurança dentro das áreas de conservação.
DW África: Até que ponto o turismo pode servir para ser uma alternativa à caça furtiva para as populações locais?
MA: Essa é realmente uma questão bastante pertinente porque se a comunidade não reconhece que os animais vivos vão de certa forma render mais do que o animal morto vai criar um desincentivo. Mas se a população for integrada na gestão dessas áreas de conservação e reconhecer os rendimentos e os valores que possam vir desses animais, que vão incentivar a visita às reservas, então a população, não vai ter nenhuma motivação para combater em conjunto com as instituições legais a caça furtiva.
DW África: Cenas como a caça ao tubarão, que matou um pescador na província de Inhambane nas últimas semanas, não estragam a imagem de um país que tenta preservar o seu meio ambiente nomeadamente numa zona em que há muitos turistas que mergulham principalmente pela presença dos tubarões?
MA: Sim, esses são casos isolados porque a presença desse tubarão “assassino” é estranho para o local porque se trata de uma baía e não é normal a existência dessa espécie em águas calmas e fechadas como numa baía. Sim, em primeiro lugar está a preservação. Mas também o ser humano que está a ser de certa forma violentado. Temos de escolher, em algum momento, através das prioridades e ver o que vale mais a pena conservar. E como dizia um dos responsáveis por essa movimentação da caça, se conseguirmos manter o animal vivo muito bem mas se não conseguirmos, infelizmente vamos ter de optar pela vida humana.
DW África: Em Inhambane existe o maior centro de turismo de Moçambique mas quase não há possibilidades de viajar de Inhambane para o centro e norte do país. Isto não tira muito do potencial turístico para o resto do país para interligar as várias zonas moçambicanas. Por exemplo quem quiser viajar de avião tem de voltar a Maputo ou até mesmo à África do Sul?
MA: Sim e isso é bastante discutido a nível local, tanto mais que há a tentativa de se encontrar mais companhias áreas que possam fazer frente às que existem agora para criar competitividade e o consumidor possa escolher a companhia que satisfaça as suas necessidades. Mas também há que ter em atenção que a ligação entre o norte e o sul, a partir de Inhambane, se pode fazer por via terrestre e as estradas neste momento encontram-se seguras.
DW – 17.11.2015


PARA QUÊ A RENAMO PRECISA DE ARMAS?
Há muitos compatriotas que defendem que a Renamo deve manter as suas armas. Há várias justificações para tudo isso, mas o problema é que as justificações que são usadas são sempre buscadas no passado.
O que eu acho caricato no facto de se buscar essas justificações no passado, é que essas pessoas que as fazem, nunca dizem qual é a serventia das armas para a Renamo no futuro. Qual é o bem (ou o mal) que essas armas podem trazer no futuro.
Para mim, não pretendo nenhuma solução angolana ou americana, o que quero é que discutamos o futuro, e deixemos os rancores e as emoções acumuladas que nos cegam e sigamos rumo a um estágio de civilizados, num país normal como outro qualquer.
As armas nas mãos dos partidos políticos só existem em Moçambique, e achamos isso normal porque recorremos ao passado para justificar isso. Nunca queremos discutir o que essas armas vão acrescentar de bom para o país no futuro, porque isso choca com as nossas emoções totalmente narcisistas que não tem nada a ver com o bem comunal.
Eu sempre disse que o facto de a Renamo portar arma por um lado, e por outro ser um partido político é batota. Os que justificam a posse de armas não sabem sabem justificar essa contradição.
Para mim, ou a Renamo assume que é movimento armado ou assume que é um partido político.
A posse de armas num país por um grupo que tem locais específicos para se reunir e receber ordens diversos dos que o Estado pretende, é subversão. Em qualquer parte do mundo.
Essa de que são "forças residuais" não cola, porque forças residuais não crescem, e tem um objectivo regressivo e não progressivo como estamos a ver com os homens armados.
Essa também de que são guardas do líder do partido não cola, pois mesmo a guarda do PR tem uma e única sede, onde estão toda a tropa adstrita a essa missão. Não estão espalhados e nem fundam quartéis.
Portanto, espero que alguém que defende a posse de armas pela Renamo dê-me uma justificação para o futuro, falando-me da vantagem que representa a posse de armas pela Renamo para o bem de Moçambique daqui para a frente. Aceito exemplos.
José de Matos
José de Matos Nenhum Partido deve ter armas, a Renamo e a Frelimo devem ser desarmadas, e isso vem nos Acordos que assinaram!
Vasco Dos Santos Mauelele Posso saber isto? Nad FADM há somente simpatisantes da Frelimo? Dhlakama generel das FADM, como parou ali? Obrigado !
José de Matos
José de Matos Quantos da Renamo ainda estao nas FADM e quantos em posiçao de chefia? O que diziam os Acordos assinados ?

Obrigado!
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele Não se requer um nivel academico para ser militar em Moçambique? Eu sai em 1987 quando o nivel academico, para ser um soldado simples era de 6 e joje deve ser de 0 classe? Os que não têm a qualificaçao, vao desmobilizados, e considerados antgos combatentes, justamente.
José de Matos
José de Matos Apenas se requer que a Frelimo cumpra acordos !Simples!
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele Isso é dever de todos. Um pais um Exercito. Um coisa como foram os casos de :R. Raul Domingos, D.Simango e Namburete? São estupidos?
José de Matos
José de Matos A Frelimo nao cumpriu os Acordos e as forças de defesa e segurança funcionam como braço armado da Frelimo!
PONTO FINAL!
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele A Renamo não justificou (justifica) como sao guardas de Dhlakama? Mas por quantos homens é composta a guarda do chefe ? 1 pelotão, companhia, batalhão, brigada, regimento ou um Exercito? Fiseste militar? A onde? Desde a ......?
José de Matos
José de Matos A Frelmo nao cumpriu o Acordo, Protocolo 4, sobre a integraao da guarda de Dhlakama, irrelevante o numero, nao cumpriu os principios que eram a Paz e democracia e nao integrou em igualdade os homens vindos da Renamo, segundo o que foi acordado!
FIM DE PAPO!
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele Esse acordo, foi assinado quantos atraz? Hoje
devemos ser refens no nosso pais? Ha gato escondido atraz da renamo. Ha gente que não está satisfeita com o desenvolvimento desse pais. Como é que foi possivel o abandono de: D.Simango e Raul Domingos?Abandonaram a renamo, porque faltava alguma coisa dos acordos de Roma? Porque foram fundar os seus partidos? Numa intervista de Simango, pontualisou os motivos.Dhlakama, tem bons, e maus conselheiros.Ele neste momento, esta ficando edcravo de maus conselhos.Atraz não volta ninguem, quando se nasce se vai em frente, no mal e na boa sorte.
José de Matos
José de Matos Os acordos perdem validade? Poupa-me, esta bem ?
Simango e Domingos abandonaram a Renamo? Mentira!
Nyusi nao tem maus conselheiros? O que tem a ver com o que estamos a discutir?
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele Porque os acordos foram alcansados em Santo Eggidio em 1992.Ha quantos anos? Quantos presidentes que se foram?
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele Desculpa o Simango RaulDomingos ainda estão na RENAMO? Estou desatualizado mesmo, se ainda continuam na renamo.
José de Matos
José de Matos Eu ja sai da conversa, Vasco, disseste que eles sairam! MENTIRA! Quando souberes do que estas a falar, chama-me, eu nao perco tempo com pessoas que nao sabem do que estao a discutir!
Faysal Sayyid
Faysal Sayyid Sou povo e não quero a Renamo, muito menos uma Renamo armada. A Frelimo não tem quarteis, a Renamo sim e esses tem que ser desmantelados. Quarteis, armas e o correspondente direito, tem o Estado cuja formação politica que a dirige é a Frelimo. Nada de misturar as coisas.
José de Matos
José de Matos Nada de misturar as coisas, a Frelimo nao é Estado! O Estado, incluido as forças de defesa e segurança, nao pode ser frelimozado!
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Adoraria não misturar,mas perante a uma realidade tão crua como esta,estaria a ser um parvo,se admitisse a existência de uma separação entre estado e a Frelimo.
Faysal Sayyid
Faysal Sayyid Mas é claro que não é Estado e é precisamente por isso que não é armada! A Frelimo está no Governo deste Estado por mais que isso lhe faça confusão. Fique calmo e continue acreditado, talvez em 2040 a Renamo forme governo e aí os bisnetos possam reclamar suas propriedades perdidas no tempo colonial.
Faysal Sayyid
Faysal Sayyid Bom, talvez sejas parvo mesmo. É que se ESTADO se circunscreve a POVO, PODER POLÍTICO e ESPAÇO TERRITORIAL, sendo tu POVO, estás a admitir que és Frelimo.
Eduardo Matine
Eduardo Matine Clap clap clap Américo Matavele, boa tentativa mas sabes que nao e tao linear assim!!!Nao irei alinhar por um discurso politicamento correcto como sugere a ocasiao mas deixa-me mostrar outro prisma...
Suponhamos que tenhas contraido uma divida com um camarada intolerante que recorre a capangas e a violencia para cobrancas coercivas e enquanto ela (a divida)persiste sempre que cruzam contigo chovem xutos e pontapes, o que te resta fazer?
Viver fugindo?
Apresentar queixa?
Ou saldar a divida e evitar sofrer represalias?
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires
José de Matos
José de Matos Eu entendi muito bem o Eduardo Matine e o exemoplo faz todo o sentido no contexto do que se esta a passar no terreno!
Américo Matavele
Kuyengany Produções
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba A Renamo deve manter se armada,porque Frelimo está armada também. Não me venha com a canção de que são forças armadas de Moçambique,porque não sou nenhum parvo para cair nesse conversinha desassociada com a real situação. As FDS estão ao serviço da Fr...Ver mais
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane entao soluçao, armar-se e ameiaçar tambem os outros ameiaçados pelo camarada coercivo...esta claro... Eduardo Matine... mas a soluçao nao é essa
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Quem està a Armar-se é a Frelimo a Renamo està Legalmente Armada desde os Acordos de Roma nawéni manoo Lindo pah
Eduardo Matine
Eduardo Matine Entao por enquanto deixem as armas fora do barulho e esgotem todas alternativas possiveis e imaginarias para ultrapassar os diferendos que opoe Frelimo e Renamo depois disso quem continuar recorrendo a armas pra fazer politica deixara claro as suas reais intencoes...
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos E porque as ditas FDS recebem ordens da Comissao Politica da frelimo?
Américo Matavele
Américo Matavele Eu não entendi essa da dívida, mano Eduardo, porque não vejo quem deve a quem. Peço que falemos dos nomes e deixemos as parábolas nos livros do evangelho. Quero que falemos aqui de uma clara e consciente e sem emoções e nem suposições enraizadas. Please.
Eduardo Matine
Eduardo Matine Mano Lindo A. Mondlane nasci e essas ditas armas ja estavam com a Renamo,tenho 38 anos e estamos em paz a 23 anos portanto vivi mais tempo em paz do que em guerra!Essas armas nao sao o motivo da instabilidade socio-politica...
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane por isso, ja que as FDS, recebem ordens da CP.. entao barra livres, descarga nos automobilistas Eduardo Domingos..
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Fiz pergunta e repito: Porque as ditas FDS recebem ordens da comissao politica da frelimo? A resposta a essa pergunta todas outras terao resposta.
José de Matos
José de Matos Nao vale a pena andarem as voltinhas e a repetir argumentos antigos, a soluçao para o conflito é simples: dialogo serio e cumprimento escrupuloso dos acordos assinados! A unica questao é esta: ha vontade para isso? Enquanto insistirem no desarmamento coercivo , unilaral e incondicional, na savimbizaçao, no terrorismo estatal, etc.,o conflito vai continuar!
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Lindo A. Mondlane nao comece com tuas trafulhices. Os camionistas vimos a exigir em frente as camaras da TVM que nao queriam escoltas das milicias da frelimo porque a Renamo nao tinha problemas com eles. Pergunte ao Eusébio A. P. Gwembe, Américo Matavele confirmam o que estou a dizer.
José de Matos
José de Matos A pergunta do Eduardo Domingos é pertinente, foi a CP da Frelimo que decidiu a via do terrorismo estatal e depois o desarmamento coercivo, unilateral e incondicional da Renamo!
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane kakakakakaakak Eduardo Domingos... e aqueles jogadores??? nao me digas que eram da CP??? por certo foram indeminizados?.. mas prontos, as armas em maos alheias devem ser entregadas.. prefiro ser ameiaçado por 1 so grupo (se existe tal ameiaça) que por 2 grupos, por cima se o outro é dirigido por alguem que mal conheço e pode cambios de humor...
Eduardo Matine
Eduardo Matine Insisto que somos independentes a 40 anos dos quais 23 em paz,facam contas e percebam que mesmo estando a Renamo armada passamos mais tempo em paz do em guerra!O argumento "armas" e valido num contexto de politicas exclusorias e intolerantes.A Renamo deve ser maior grupo armado mas nao e o unico no pais,circulam abundantemente dentro e fora das localidades individos altamente armados que ameacao a tranquilidade doa agentes economico e a populacao!!
Vamos ser serios senhores.
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Sempre dissemos que quando as vitorias escasseiam o povo paga o mico. Os camionistas acabaram descobrindo que quem os atacava e queimava seus camioes eram as ditas FDS. Lindo A. Mondlane Pergunte ao Américo Matavele sabe disso.
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Well without comparing with any country.
Renamo c armas no inflaction
Renamo without it =high inflaction
Ver Tradução
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Américo Matavele o que me dizes dos homens da renamo que a FIR/UIR. Foi buscar na suas residência no bairro de Chamanculo, estavam armados? O que a polícia fez com aqueles coitados homens quando estavam a serem métidos no carro e quando chegarem na esq...Ver mais
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane eu recomendaria ao governo que permitisse que qualquer cidadao,em pleno exercicio dos seus direitos civicos, pudesse ter seu grupo armado (eu quero ter tambem)... Eduardo Domingos, por mais que fosse assim (por certo DHL, reconheceu em entrevista e ha videos aqui que mandou fusilar aquela empresaria) nao sei a que te referes que as FDS queimassem autocarros, se depois o DHL assumia...
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego If u dont want to compare to Angola ou America pls also dont vompare ur political parties in Mz with the rest of political parties around the world - its my rewuest fair n justVer Tradução
José de Matos
José de Matos O Senhor Lindo Mondlane vem sempre falar de carros e camioes mas se esquece que os camionistas recusaram ser escoltadas pelas forças governamentais! Sejamos serios, é lamentavel mas ha danos colaterias em conflitos e em guerra, e a Frelimo e Renamo nao sao inocentes!
Alem disso, houve uma amnistia que abrangeu a Renamo e a Frelimo, foram amnistiados os envolvidos nesse conflito! Entretanto, os bandidos da Frelimo que fizeram emboscadas em Manica, onde morreram cidadaos, nao foram amnistiados!
Eduardo Matine
Eduardo Matine Lindo A. Mondlane nao defendo uma Renamo armada, nem qualquer outro grupo que nao sejam as FDS o que insisto em dizer e que a via que optaram para desarma-la nao e a melhor porque sao publicas e oficiais as reivindicacoes da Renamo, alguns orgaos do estado tem-nas la depositadas!
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos O problema do cidadao Lindo A. Mondlane nao eh da justica e coerencia. O problema de Lindo A. Mondlane eh renamo e Dhl.
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba A frelimo que assassina os Carlos Cardosos tem que continuar armadas? Os que compra armas ao invés de camprar comida para alimentar as populações de Funhalouro,Massangene,Mabata,etc devem continuar a comprar aramas? Vou trabalhar para alimentar parasitas da frelimo,que me sugam nos impostos que sobem que nem elevadores,ao invés de gastar o meu pobre tempo com preguiçosos que vivem das custas dos pobres.
Adeus.
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Mano Américo Matavele dele acendeu o fogo e esta numa esquina assistir!
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Its not fair as from the election time the gov refuses to grand Renamo all his demands
No election wining
No economia de gestao ...Ver mais
Ver Tradução
Américo Matavele
Américo Matavele Eu acho que estão a fugir ao meu post. Fala-se de uma dívida, mas não me dizem que dívida é essa e quem está a dever a quem. Falam de que as FDS são da FRELIMO, mas não há nenhuma ligação factual sobre. O meu post fala da valência das armas que a Renamo tem para o futuro do país. Isso ninguém quer falar, porquê? Qual é o contributo objectivo que o porte das armas pela Renamo pode trazer para o país?
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego O porte das armas pode trazer a paz ao pais Como trouxe nos ultimos 15anos ...estabilidade politica e economica making Mz perform on 10% again like before while Au Nz on 2%

A renamo nao se sentira ameaxada e nem c furia vulneravel de medo da frelimo
Eduardo Matine
Eduardo Matine Américo Matavele e mais facil provares as menos valias que estas armas tem trazido ao Pais...
Eduardo Matine
Eduardo Matine O Estado tem sido saqueado com recurso a desvios de fundos publicos,negociatas mal paradas que mergulharam-nos neste descalabro da divida externa e ressentimo-nos da desvalorizacao do metical causada por politicas falhadas sem nunca se ter disparado um tiro!Insisto que nao sao as armas da Renamo o calcanhar de aquiles deste Mocambique...
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Nos estamos a dizer que a frelimo se serve das FDS como seu braco armado por isso o desarmamento tem ser para a frelimo tambem logicamente.
Homer Wolf
Homer Wolf Cumbanices, ntsem!...
Américo Matavele
Américo Matavele E como vais desarmar a FRELIMO nas condições que você acusa?
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego A pergunta e a mesma pra tds ...num pais q igualde e pra tds
Como desarmar a frelimo
Como desarmar a renamo
Entao q vivam.satisfeitos e tds c armas
Ve o symbolo nacional duas armas pra os dois maiores partidos nacionais ...arma pra frelimo e a outra arma pra renamo
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Eduardo Domingoss..o problema é nao querer ser ameiaçado pelo estado e por outros..so isso.. ja me arranjarei de que o estado nao me ameiaçe, contra o estado é mais facil actuar que contra outros grupos
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Partilhar o comando das fds do topo a base, eh o bom principio.
Américo Matavele
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Frelimo e Renamo
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane E o MDM??? E o livaningo? E o PAMOMO??? Mas se o vice do estado maior é da renamo, compartir o que mais!???
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Mano Lindo você......psaku phùntìssa psa-frelimo phélàssi wéni
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Nos conhecemos quem eh Kalau na frelimo, quem eh graca chongo na frelimo, e todos patetas provinciais e distritais. Ou acham que nao conhecemos?
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Numa das viagens que fiz para o norte os camionistas e motoristas dos autocarros foram unânimes em dizerem que não queriam escoltam da FIR porque estao 22 anos sem ser atacados pela renamo e nunca atacaram ninguém, aliás um Até foi corajoso e disse que a FIR é que queimava os carros, a frelimo sempre manipulou a polícia e a mesma é ordenou para compra de armamento ao invés de se preocupar a população que está sem água e comida nas zonas que se gabam que ganham folgadamente as eleições, é a mesma população que a Frelimo manipula para vandalizar as campanhas e as sedes da oposição criando ódio entre os moçambicanos para os dividirem, hoje estão sem água e comida porque não vao com camiões para ajudar los
Américo Matavele
Américo Matavele
Américo Matavele Mano Eduardo, como vamos desarmar a FRELIMO?
Américo Matavele
Américo Matavele Ok. FRELIMO e RENAMO? E os membros doutros partidos como é que ficam?
José de Matos
José de Matos Ficam tambem desarmados, como a Frelimo e a Renamo!
Américo Matavele
Américo Matavele Não entendeu donde parte esta resposta, mano Jose? Parte da minha pergunta sobre quem vai partilhar o comnado das FDS, e o mano Eduardo Domingos disse que é entre a FRELIMO e a Renamo.
Américo Matavele
Américo Matavele Não entendeu donde parte esta resposta, mano Jose? Parte da minha pergunta sobre quem vai partilhar o comnado das FDS, e o mano Eduardo Domingos disse que é entre a FRELIMO e a Renamo.
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Other parties are secundary they nevervhad guns n wont have capital yo buy it
But if we have grouos of people with guns in Mz why the main two poliyicsl parties cant have ?
Ver Tradução
José de Matos
José de Matos Mano Américo Matavele, os Acordos que foram assinados entre a Frelimo e a Renamo devem ser cumpridos e todos os outros Partidos apoiam que as forças de defesa e segurança nao podem funcionar como braço armado da Frelimo!
A partir dessas premissas, e com o envolvimento de outras forças, nao deve ser dificil chegar a um entendimento!
Américo Matavele
Américo Matavele O que prevêem os acordos? O que deve fazer o Governo e o que deve fazer a Renamo?
Eduardo Matine
Eduardo Matine A pergunta seria o que deve fazer o governo "da Frelimo"?
Américo Matavele
Américo Matavele Afinal este Governo não depende do acordo para fazer?
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos O pateta de Nyussi foi gozar com os Manhambanes que estao a sofrer de seca, nao tem agua, mas o gajo esta a gastar milhoes de dolares para comprar tanques e blindados que a renamo vai queimar em fraccao de segundos.
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Num estado de direito tal como ploclamam..its wise for both to remain with guns

A frelimo muda de Presidente vem o presente ministro da education a liderar o pais tal como ja esta previsto no symbolo nacional
Both parties with guns a
Free books n instructed manuals free of charge in Mz cortesy of the new President M Ferrao
Why its all wriiten on the Mz scriptures ( no emblema )
Free guns
Free books n edc with no fees
Free macarrocas forbthe remaining 12% of ur pop hungry
Free water n energy
Ver Tradução
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Outros partidos tambem querem que a frelimo seja desarmada. Estou dizer que partilhar o comando das FDS eh bom principio. O que nos queremos eh que nenhum partido seja perseguido com um outro partido, Américo Matavele.
Américo Matavele
Américo Matavele As FDS são republicana, isto é, são da República e não pertencem a nenhum partido. Isso de partilha soa a partidarizar. A inclusão dos homens armados nas FDS é que faz parte do acordo, mas não há lista que a Renamo queira entregar. Como se faz então?
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos A frelimo ja aceitou partilhar o comando das FDS?
Lyndo A. Mondlane
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Se as FDS nao se metessem nas eleicoes nos teriamos recontagem ou repeticao de eleicoes mas como se metem em defesa dum partido, o que outros partidos devem fazer? Ate temos sorte se fosse em sodoma e gomorra teriamos M1, M2, M3.....M23, M50. todos Ms armados.
José de Matos
José de Matos Esse é o vosso argumento, mano Américo Matavele, mas isso nao corresponde a realidade, e as emboscadas e a CP da Frelimo desmentem tudo isso que afirmas, essas forças funcionam como braço armado da Frelimo! facto!
Egidio Vaz
Egidio Vaz De novo, voltamos ao debate de miudos. O mais velho Américo Matavele apresenta o assunto das "armas" como um caso isolado. Para já, penso que as armas são um grande fardo para a própria Renamo. O que está acontecer com a sua liderança é um contratempo, que o impede explorar melhor o campo político. Mas o mano Américo Matavele sabe perfeitamente porque e onde reside o problema. Não sabe?

Vamos lá, por partes:
1 - O mano Américo Matavele aceita que os homens armados são da responsabilidade da Renamo e de Dhlakama? Se a sua resposta é SIM, então, como justifica que se proceda o desarmamento compulsivo. A proposito, a Renamo já entregou ao governo a lista dos seus homens? Se a sua resposta é NÃO então o governo declarou guerra contra homens armados individualmente e Afonso Dhlakama não é responsável por qualquer coisa que venha a acontecer, logo, não meta a Renamo na retórica política.
2-Sabe o mano Américo Matavele que a Renamo fez propostas cocnretas para os pontos 3 e 4 do diálogo? Paridade e inclusao nas chefias militares e nas empresas publicas. Se a sua resposta é SIM, então, diz-me qual é a oferta do governo ou qual deveria ser. Se a sua resposta for não, então diz-me porque o governo renunciou ao diálogo?
3-Na sua experiência de militar sabe quão dificil é desarmar pessoas sem comando, pois não? Se a sua resposta é SIM então diz-me porque o estado vai atrás de pessoas singualares. A proposito, quando pensam em terminar? Se a sua resposta é NÃO, então saiba que é muito dificil. Se esta guerra não é mero negócio, então estamos a lidar com líederes nescios e imbecis; ganaciosos.

Concordo numa coisa: a Renamo atrasa muito a "processar". Tudo o que está acontecer agora eu já tinha escrito e previsto na primeira semana da divulgação de resultados eleitorais. A esta altura, a via negocial é melhor para todos do que a resistência. Também o governo deve tomar iniciativas concretas e não jogar à cabra-cegas. Nunca em 40 anos de independência o estado moçambicano foi tão mesquinho como o é agora, no confronto de ideias. EMBOSCAR um homem com quem deve se negociar é cobardia. Homem que é homem, avisa que vem atrás de ti e luta de frente.
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Thanks Egidio u said everythingVer Tradução
Florencio Amade
Florencio Amade Obrigado irmão Egídio Vaz,é pena eu estou cheio de erros ortográfico teria comentado mas não posso.obrigado pela ajuda.
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Aplauso prezado Egidio Vaz, so peca por algo, o DHL emboscou tambem cidadaos, , pelo q nao deveria queixar se.. O resto nao tenho como nao estar de acordo
Kuyengany Produções
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Se a Frelimo quer a Renamo sem guns lets change the President pra o Ministrobda educacao e so entao a Renamo pode entregar as armas
Enqto este Presicdent fornproveniente dum carisma militar
E sinda naocedeu nada a Renamo since elections n its not fair
We have a nations of
No Deals : no wining
No territorial governance a renamo
NO GOV of gestao
NO GUNS

ALL Ns of Mr Nuysi No No No
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Estamos prontos a debater soluções meu irmão. .conta comigo
Américo Matavele
Américo Matavele Finalmente mano Egidio tráz algo concreto. Quanto ao número 1, os acordos da Cessação das Hostilidades previam que a Renamo entregasse a lista dos seus homens, e esta, como fez depois do AGP (para enquadramento da guarda de DHL na polícia), não entregou nenhuma lista. Logo o Governo não tem lista. Fazer o quê? Viver numa sociedade bi armada? De quem é a responsabilidade para a criação de um ambiente de segurança? Sobre o seu número 2, não vou falar da inclusão que está já respondida acima. Quando a "partilha" das empresas públicas e chefias militares, isso acho impraticável. Como sabe há pessoas que não são da Renamo e nem da FRELIMO (exceptuando percepções generalistas e contraditórias). Onde pôr esses quadros? Sacrificá-los por não pertencerem aos partidos? Logo esta solução é por si antidemocrática, o que a Renamo propaga que não é. O número 3 eu acho que esta é uma forma de pressão, porque não é solução a longo prazo essa prática. Acho que há necessidade de o Governo fazer algo numa situação de inércia quanto à resolução deste problema. Em suma, a Renamo sempre procurou sabotar todas as tentativas de alcance de entendimento, ou sabotar a execução dos entendimentos alcançados. A revisita forçada ao AGP é uma das maiores bóias de salvação que a Renamo sempre usa para influenciar os processos, embora saiba que o problema partiu da sua parte quando não quis integrar os homens da guarda do seu líder na Polícia, e escondeu alguns efectivos numa atitude de má fé. Essa desresponsabilização da Renamo, essa infantilização da Renamo é que estraga os processos, mano.
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Eh renamo que disse que nao havia dinheiro para se formar um exercito de 30.000 homens Américo Matavele?
Américo Matavele
Américo Matavele Nunca houve tal situação, mano.
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Um gov ciente jamais faria integracao alguma sem aumento de salario das forcas armadas

E um pais infantil...mas acham mesmo q os homens grds da frelimo na fDM haveriam de perder os lugarespra conceder as chefias a renamo ? ...Ver mais
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Se existe possibilidades de dialogar porque é que existem uma ala da frelimo muito preocupada em desarmar a renamo a força? mano Américo tens a certeza no que dizes, as fdm são republicana? Então se sao a renamo tem razão não ha motivo do governo negar a partilha na chefia das Fds e na Polícia
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego A ala do desarmento wstac receio dum Golpe de estado hehehe pokitica de porcaria e o povo continua a sofrer

Ha q haver aumento salarial
Jorge Macassane
Jorge Macassane Pork afrelimo foje para estado quanto sabe muito bem qui nao e estado e frelimo qui esta armado em nome do estado
Amilcar Machado
Amilcar Machado Decisões terão que ser tomadas para se colocar as coisas dentro da "ordem", certo? Moçambique em algum momento vai ter que deixar clara a sua situação politica-militar... se não vejamos: se sofrermos um ataque externo a RENAMO vai estar do lado dos invasores? Se na nossa região africana tiveremos que nos unir para debelar invasores RENAMO vai-se unir ou vai desestabilizar a união? O Mundo em si não está bem e é momento de esquecer-se as "desavenças" e em conjunto prepararmonos para o pior que possa constituir ameaça para nossa região africana, não achas mano JAH Américo Matavele? Esperemos que os chefes de estado que estarão cá tragam as melhores ideias para resolução deste problema por quem de direito. De outro modo o "dividir para reinar" continuará a "reinar"...
Américo Matavele
Américo Matavele É exactamente isso, mano Amilcar. As armas nas mãos da Renamo não contribuem em nada para um futuro estável em Moçambique. É uma ameaça ao futuro, quaisquer que sejam as razões. Não vejo pertinência de a Renamo continuar armada. Ou se continuar armada, deve decidir se é um partido ou um movimento armado para se saber com quem se está a tratar e a forma de tratamento. Não se trata da mesma forma um partido e um movimento armado.
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Oh oh oh preferes a Renamo desarmada e um Boko ARAMc II in Mz ? Ja pensou nisso meu caro compatriota ?
Esposa Acp
Esposa Acp para se defender, como qualquer 1
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego E entao c estes ataques intwrnacionais em Franca absolutely nao se desarmem
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Mano Americo Matavele, aqui ha desconfiança mutua,ha falta de vontade por parte da frelimo de cumprir com tudo oque vem no AGP ha ainda muita arrogancia por parte da frelimo. Que as fds estao ao serviço do partido frelimo isso é pura verdade. Ja viajaste de carro de maputo a inhambane? se sim,para que servem as bandeiras do partido frelimo que foram içadas ao longo da linha de alta tensao electrica que vai ate massinga? este é apenas um exemplo de partidarizar oque é do estado.
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Qdo trouxerem o M Ferrao a presidencia a arrogancia diminuir ainda mais .
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Aqui em Moçambique ha falta de convivencia politica. Sera que os homens catana atuam em plena luz do dia?. Eu que vivo nos arredores da cidade de maputo tenho catana,machado fisga,faca para o meu uso domestico,no entanto se a policia for a entrar na minha casa encontrar esses instrumentos e me declarar de homem catana sera isso justo?
Kudumba Root
Kudumba Root Já vim tarde mas é díficil comentar um post que parte do pressuposto de que a FRELIMO é um Partido desarmado. E não falo apenas daquele membro que de uma sede do Partido se pôs a disparar contra manifestantes no 1/2 de Setembro mas também da orientação claramente politizada do Comandante Geral e de toda a cadeia de comando. Se ainda houver dúvidas é só ir ver quantos membros da FRELIMO já morreram nas celas como resultado de processos políticos (não politizados como quererão dizer)
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Kudumba Root boa observaçao
Delça Amavel Speechless
Delça Amavel Speechless Por mim deviamos dar armas a todos partidos politicos para garantirem a sua seguranca. E passar DUATs para onde eles quiserem se estabelecer,,, afinal democracia é assim ném? Cada quali fajukiapetece. Ntlha
Florencio Amade
Florencio Amade Caro AméricoMatave essas armas da Renamo que tanto achas não terem vantagem essa é a perceção do sul de Moçambique onde a Frelimo não oprime o povo.
Cá no Norte do país a população conheceu as cidades capitais por mérito das armas da Renamo,por irmão não nos faça cair lágrimas de novo.
Hoje a Frelimo é uma ameaça para o povo porque no passado humilhou este povo.(Especialmente Norte e Centro)
Américo Matavele
Américo Matavele Mano Kudumba, como disse que é percepção, eu entendo. Pois essa percepção de que a FRELIMO é um partido armado, despe o Estado da sua atribuição constitucional de se armar, uma vez que essa capacidade é transferida para a FRELIMO. Isto é, afirma-se que...Ver mais
Kudumba Root
Kudumba Root PRESSUPOSTO é diferente de "percepção". Aquele indica um ponto de partida, um princípio e esta uma determinada representação da realidade
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Querem desarmar a renamo para voltarmos no tempo das guias, de marchas, operações produção, aldeias comunais, cooperativas, chamar vos camaradas a força, prisões por falta de B.i, reuniões obrigatórias nas células do vosso partido, quem for a falar mal da frelimo e reclamar da péssima governação vai ao fuzilamento, o desempregado será chamado chicononhoca,não é essa a intenção?
Manuel Carlos Zacarias
Manuel Carlos Zacarias Renamo precisa de armas par defender seu povo e seus lideres das garras de marxistas assassinos
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Em Moçambique nao so as leis que faltam. Temos leis em excesso mas essas leis so servem para alguns. Ja viste a quando da campanha do Mdm em Gaza? Disponibilizar 2 senhoras para garantir a segurança de Deviz Simango!! Viste o aparato de segurança que Nyusi levava na sua campanha? Onde estava a diferença entre os candidatos? ou havia "CANDIDATOS" e "candidatos"
Andre Jorge Chifeche
Kudumba Root
Kudumba Root 1. Aquele que disparou podia até ser polícia mas não estava fardado (a sua camisa branca era bem visível no video). 2. Concordo contigo em relação a uma abordagem que privilegie a(s) decisão (ões) que ainda podemos tomar sobre o futuro no lugar das amarras a um passado que cada vez vai sendo familiar para menos pessoas. Todavia, olhar para o futuro com objectividade passa por fazer algo que te negas a fazer no próprio post: reconhecer que as nossas forças de defesa e segurança estão fortemente partidarizadas. Esse seria o primeiro passo para a criação de forças republicanas e de Estado sob protecção das quais todos os partidos se sentissem confortáveis a ponto de dispensar segurança própria. A começar com a ladainha do "Estado de Direito e Democrático" não chegamos lá irmão, ambos sabemos
Américo Matavele
Américo Matavele Mano Kudumba, essa percepção de partidarização do Estado, conjugada com a necessidade da sua despartidarização, não vai nos levar a um "vazio de segurança"? Porque se cair nessa percepção e aceitar despartidarizar, isso quer dizer que devemos desmobilizar todas as FDS e criar novas. Não acho isso praticável, além de isso não ser real. Dentro das FDS há pessoas que pertencem a outros partidos, e isso é real.
Kudumba Root
Kudumba Root Começando pelo fim e por onde parecemos concordar: de facto "há pessoas que pertencem a outros partidos" nas FDS. Isto para mim é uma indicação clara da proveniência da maioria e dos residuais nas FDS. Há que inverter esse cenário e garantir uma equidistância e isso pode ser feito de várias maneiras a serem discutidas a posteriori. O que não podemos é avançar apenas UMA forma de se fazer isso para depois desqualificá-la porque não eficaz, ou seja, tudo na mesma. O resto é que são percepções, apenas percepções...
Virgilio Matavele
Virgilio Matavele Liberdad + Libertinagem= Demo × Cracia. TIRO so beneficiara os politicos k nao vao ser atigidos nem os seus familiares. Eu nao stou a favor da via Armada. Mas aceito toda descucao verbal.
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio A Renamo deve continuar armada enquanto a frelimo nao se desarmar, nao me venham com xiliques do tipo a frelimo nao tem armas, porque nos todos sabemos e e' um facto, alias a prova inequivoca do que digo, sao as perseguicoes e movimentacoes de armamento belico, pelos generais da frelimo camuflados em estado. Resumindo falta confianca entre as partes.
Aguinaldo Chidudu
Aguinaldo Chidudu Não faz sentido.que num estado de direito haja partidos armados.
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine O mano #Américo #Matavele não trousse nada pra debate apenas cm este post quis testar a capacidad d análise que os moçambicanos tem com relacção as pretensões do seu partido ditador. Se parar e pensar francamente acha que existe n seio da sociedad moçambicana póbre alguém disponivel pa ser marginalizado, torturado e ou fuzilado a luz do dia??? Pois, não queira resçussitar os mortos em gargalhadas, prk todos sabemos que as FDS estão a servir o partido frelimo e não o povo. Aqui nós ñ queremos viver o drama que se vive em Angola onde tossir ou peidar dá direito a tortura, mordida canina, prisão e ou mesmo fuzilamento, aqui é moçambique não é Korea do Norte........hoje em dia ha dismandos nas instituições d estado e nenhuma justíça se faz valer prk os protagonistas são do partido n poder.hahaha discansa cm essa sua conversinha rasgada, a RENAMO deve permanecer sim cm armas para defender aqueles todos que seguem a sua ideologia e não so, cmo também defenderá os perseguidos e indefesos.
Rogerio Antonio
Pedro Muana Bobo Bobo
Pedro Muana Bobo Bobo E a frelimo que tem arma para que? Amigos nao confundem partido e governo nao e mesma coisa.
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Aguinaldo o estado e direito esta aonde mesmo?
Aguinaldo Chidudu
Aguinaldo Chidudu Não seja grosseiro até esse ponto ó Andre jorge.
Aguinaldo Chidudu
Aguinaldo Chidudu Ou não sabe o que é isso de estado de direito?
Kuyengany Produções
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Américo Matavele, nunca houve que situação? Quando matam delegados e membros da renamo nao é perseguição? Quando prenderam os membros da renamo no polana caniço e Chamanculo e montaram catanas, machados, pistolas etc, etc nao e perseguição? Quando queimam sedes e carros da oposição não é perseguição? Conta outra paranóia mais novo, tu bem sabes apenas postaste para um papo do fb
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Hehehehehehehe, nao aguentei mano foste forte
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Compulsando as opinioes aqui dada a tese do mano Américo Matavele cai por terra. A frelimo verdadeiramente eh um partido armado que deve ser desarmado urgentemente. Mas mano Américo Matavele vai perguntar quem pode desarmar a frelimo? a resposta sera logicamente: a Renamo.
Aguinaldo Chidudu
Aguinaldo Chidudu Conversa de cafê isso meu sr, queria falar isso? já viste a força a ser orientada pelo partido FRELIMO? aonde e em que circunstâncias?Pensa que caso a renamo e o ríder tivessem ganho as eleições o governo que viria a ser formado por eles não faria o uso da mesma força? ou diria que pretende usar os 16 frangotes que fora desarmados na beirra?
Pedro Muana Bobo Bobo
Pedro Muana Bobo Bobo Kikikikikikiki aguinaldo voce nao esta em Moçambique mesmo. Chidudu em meu dialeto significa VAZIO
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Kalau nunca assim com toda escamulha que tortura o povo nas povincias, distritos e localidades a renamo nunca usaria, a menos que mude a postura de sanguinarios e foras de lei que sao.
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana A mim o que me preocupa não se a Renamo tem armas em si, mas, a forma que a pretendem desarmar.
Zikomo Abhale
Zikomo Abhale Kota Américo Matavele, acha que as últimas eleições foram justas?
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Para se defender dos comunistas.
Kuyengany Produções
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Américo Matavele prefere não responder para não ser gago...
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Caro Américo Matavele, obrigado pelo post deu para entenderes Como o povo desacredita na frelimo e consequentemente na sua juventude e o seu governo, se o seu post fosse eleições on line juro te que neste momento estariam a procurar Como viciar las com pesada derrota que levaste, em todo caso valeu para veres que já estão para levar um cartão vermelho aliás já levaram graças a este homens armados que defendes que não são da frelimo que estão no poder, N. B vi camiões com muito armamento com inscrições no vidro (Instruções) este armamento é para que fim se não estamos em guerra? Apenas vão abastecer a renamo se lhe provocar
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Desmilitarize a Frelimo e depois exija a Renamo que será fácil ter a razão. Veja a Frelimo usa a PRM-Frelimo para fazer passar as fraudes eleitorais. Nas última eleicões a PRM-Frelimo matou cidadãos que fiscalizavam as eleicões na Beira e Ilha de Mocambique. Em quase todo o lado viu-se a PRM a servir a Frelimo.
TAMBÉM O QUE É QUE A FRELIMO FAZ NAS INSTITUICÕES PÚBLICAS?
Ariel Sonto
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Se a Renamp Não tivesse Armas estàvamos numa Merda Pior que esta ôh mano Américo.....A ALA "Gangster" da Frelimo Aqueles Ex-Herois Ex- Marxixtas-Leninistas Transformados em Capitalistas Selvagens Empresàrios de Sucesso Donos dàquela Ak47 na Nossa Bandeira Esses é que São um Perrigo meu Querido pah! ". PARA QUÊ A Frelimo PRECISA DE ARMAS?
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções
Américo Matavele
Américo Matavele Como disse, há aqui muita suposição e emoções que são levados como factos. Nessa condição não há espaço para discussão. Não se discute crenças emocionais, discute-se factos. De todos que interagiram neste post, só houve duas a três pessoas que quiseram discutir seriamente sem emoções e suposições. A esses tentei responder e semear um debate.
Paulo Sixpence Camadzicunga
Paulo Sixpence Camadzicunga Irmao Americo Matavele, o teu pensamento nao ta perdido mas ha uma coisa coisa que nao estas entender: Sao dois partidos armados Frelimo e renamo. As forcas armadas devem ser republicanas. Entao, o partido no poder nao quer despartizar as fadmos e nem os funcionarios publicos porque e o garante de fraudes nos pleitos eleitorais de modo a ter maioria no parlamemento. Ha bem pouco tempo ficou acordado no palacio da conferencia Joaquim Chissano a despartidarizacao no aparelho dos estado, meia volta o comite politico da frelimo viu que ja estava entregue o poder a oposicao e recuou. E, esta e uma das pre-condicoes da renamo para a entraga formal das armas. Depois de muita porrada entre eu e voce e depois logo de manha te apareco na porta da tua casa com machado bem afiado a pedir conversa contigo e voce aceita? Com que confianca? A minha pergunta e: quem e que nao quer ser desarmado? Os dois partidos armados senao vejamos. Amigo, pare e repense como cidadao mocambicano sem cor paridaria. Mais nao disse.
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Ele tá Formatado para não perceber essas cenas o bom do mano Américo
Ismael C. Gocaldas
Amosse Macamo
Amosse Macamo Enquanto a situação de posse de armas da Renamo não perturbar a ordem dos senhores doutores do Facebook, enquanto que a guerra que a Renamo move matar moçambicanos distantes de suas famílias, enquanto não sentirem o peso nas suas vidas da posse dessas armas continuarão a legitima-las como se fossem normais....
Kuyengany Produções
Jjoseta Antonio
Jjoseta Antonio E o Américo Matavele, calou-se,Paulo Sixpence Camadzicunga.HEHEHE, prk provocam debates.
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele Há pessoas que confundem a DEMOCRACIA com ANARQUIA. Aqui só duas coisas para fazer: os da Frelimo nas CIDADES e os da RENAMO nas matas. Nos paises DEMOCRATICOS, quem perde vai para casa. Aqui em Moçambique temos Dhlakama desde 1994 até quando que continuará a concorer? Aqui há gato. Alguem falou de emboscada . Mas sabem quem é que toma esmboscadas,entre o exercito e guerrilheiros? Jovens usem a vossa sabedoria e,não cópias. Eu estou para dar o meu contributo,para a pez e DEMOCRACIA deste belo Moçambique.

Mano Djakas
Hoje lembrei-me do mano Djakas. Li um post de Ercilio Zacarias, e lembrei-me dele. Muitos de nós nem dedicamos um segundo ou três do dia para nos lembrarmos dele, e só nos lembramos dele nestas circunstâncias: quando alguém fala dele ou quando dá aquelas entrevistas ao seu biógrafo.
Nem os seus correlegionários, aka deputados ou outros que vivem à custa dele, raramente recordam-se que o velhote está algures no mato a penar e a comer assados e minimamente guisados, com um grande problema de apanhar sal e água de qualidade como a que eles bebem.
Talvez seja melhor assim? Não, não é melhor coisa nenhuma. É melhor para aqueles que não estão lá. Para aqueles que vivem à custa dele, e por isso inventam desculpas esfarrapadas para manter o velhote lá, assustando-o e criando monstros para manter o status quo.
Esses que vivem a custa dele (o biógrafo para entrevistas "exclusivas", e os deputados da Rena e outros quadros que usam a situação dele como um poço de discursos), não vão permitir que o mano Djakas saia dali. Eles é que ameaçam-no com as ameaças que acham que ameaçam o velhote.
Eles vão argumentar que o mano Djakas não pode sair dali, mas não vão dizer que é porque faz bem a eles, mas que há ameaças que ameaçam a ele. São espertos, mas isso é pecado.
Hoje lembrei-me dele como um ser humano que precisa de cuidados, principalmente naquela idade dele, em que o físico tem das suas, como malta "nhamacaze" (reumatismo), diabetes, tensões altas e baixas, e outras avarias pontuais do corpo provocadas pelas vivências acidentadas da vida.
Hoje rezo pelo mano Djakas para que esteja bem, e que tenha matabichado e que esteja, neste momento, a olhar para a lenha a arder a cozinhar o seu almoço, enquanto sorri com sinceridade, sentado em duas cadeiras de plástico sobrepostas.
Hoje pensei nele, sim. Pensei nele e na sua capacidade humana de poder sentir. De poder recuperar esta capacidade humana.
Hoje lembrei-me dele sim.
Nhanisse!
Comentários
Nhecuta Phambany Khossa
Nhecuta Phambany Khossa Hei. Mara Nyanisse
João Ferrão Júnior
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane maprovoco so..kikiki
Homer Wolf
Homer Wolf Senhor, com esta crise, as pessoas tem coisas mais sérias em que pensar... tsc
Américo Matavele
Américo Matavele Pensa você. Não induza as pessoas a isso.
João Ferrão Júnior
João Ferrão Júnior estamos todos a pensar mas o agente 21 não deve saber o que fome deve estar degustando dos vinhos de 400000.00 mt
Homer Wolf
Américo Matavele
Américo Matavele Exactamente. E te garanto que é bom vinho, mano.
Homer Wolf
Homer Wolf Teu adjunto Djone Lenon descobriu, e postou, um outro muito melhor... Feito com uvas sei lá daonde....eh eh eh
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Kakakakakakaka adjunto?
Homer Wolf
Homer Wolf Aliás, agora já nem sabemos bem quem é quem!... Parece que andam a se "acotovelar" entre eles, lá nos corredores....

De acordo com o Canal de Moçambique, agora contrataram um reforço de vulto, um historiador (quem é mesmo?), que vai abafar guengue Jah Yahwah e companhia... eh eh eh
João Ferrão Júnior
João Ferrão Júnior o G40 agora tem banco de suplentes caro Homer Wolf??
Carlos Da Fonseca
Catman Mandlazi
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Enquanto o DHL vive n'as matas se sacrificando pelo Povo os da Frelimo na Cidade vão ficando cada vez mais Ricos, Delapidando Bancos e Levando o Povo a Miséria
João Ferrão Júnior
João Ferrão Júnior roubando dinheiro do povo para pagar dívidas e no fim o BM declarar solvência e depois devolver 20 mil a quem foi retirado milhões sem se quer haver investigação
Homer Wolf
Homer Wolf Ntsém!... E ainda querem que percamos rempo a pensar em Dhlakama?!...
Eles masé é que deviam passar 24/24 horas a pensar no velho, que lhes "troca as voltas" há 39 anos... eh eh eh
Américo Matavele
Daniel Omar
Daniel Omar não há nada a fazer o homem gosta de viver na mata. Fica desconfortável com a vida rotineira da cidade. Na cidade não há bombardeamentos, fugas por trilhos nas motorizadas, homens que lhe obedeçam cegamente ou que digam senhor general é a melhor coisa que aconteceu a humanidade.
Aziza Throne
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Sem DHL estaríamos numa ditadura Absoluta.....e o Bom do General sempre disse: "são ladrões esses miúdos da frelimo".......
Américo Matavele
Daniel Omar
Daniel Omar Sem Dhlakama Moçambique e a humanidade vivia em paz e melhor. Para quando um mandato do TPI para esse facinora?
Mendes Mutenda
Daniel Omar
Daniel Omar O TPI esta ao serviço do Ocidente tal como o "rider" por isso jamais sera levado ao tribunal mesmo sendo responsável por milhares de mortes na guerra fraticida dos 16 anos Mendes Mutenda
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Quer nos distrair só. Djaka qual quê, a Kroll vem aí para destapar tudo.
Homer Wolf
Américo Matavele
Américo Matavele Estou feliz pela sua vinda. Aliás, foi seleccionado num concurso público.
Homer Wolf
Homer Wolf O Profe Julião até vai mais longe: sugere que "já que a Kroll está aqui" era bom aproveitar auditar Nosso Banco, EDM, TDM etc... eh eh eh
Náo sei é onde se iria arranjar dinheiro para construtir tantos presídios... eh eh eh
Américo Matavele
Américo Matavele Seria muito bom, sim.
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio 😃😃😃😃😃😃
Daniel Omar
Daniel Omar Somos um caso de estudo, único país do mundo em que o "suposto" lider da oposição em vez de estar no parlamento vive acossado, acuado de mata em mata como rato de esgoto. E os seus fãs consideram isso normal hehehehe
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Precisas de informar sobre o mundo
Daniel Omar
Daniel Omar Não meu caro o senhor é que devia pedir ao seu lider para estar no parlamento. Se quer provar que é democrata e lá no parlamento que deve fazer valer os seus pontos de vistas. Pelo menos é assim que eu vejo alguém que se auto-intitula "rider" da oposição
Sergio Buque
Sergio Buque Muhamad yassin , não perca o seu tempo em pessoas que dizem oque não sabem .
Daniel Omar
Daniel Omar Os adeptos do Dlhakama FC esses sim é que sabem tudo, é um desperdício vocês é que deviam governar o mundo. Estaríamos melhor, não havia desemprego, nem pobres, nem corrupção... nem homens armados espalhados por ai
Sebastiao Bernardo Mufana Mufana
Américo Matavele
Américo Matavele Kakakakakakakakakakakaka...
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Nem tem sal este post há há há
Américo Matavele
Américo Matavele Não está a confundir com o outro, mano? Que não tem sal?
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Este teu post aqui mano. Tem muito pouco sal há há há há nem chegou ao teu anterior . Imagine se alguém decide escrever algo sobre o teu presidente do partido ?
Daniel Omar
Daniel Omar Escreva Muhamad Yassine se fores capaz
Américo Matavele
Américo Matavele Que escreva. Não limito liberdade de expressão eu. Para além de que eu falei do mano Djakas como pessoa e não como presidente de sei lá quantos.
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Daniel Omar o meu brada Américo Matavele sabe muito bem que sou capaz . Se calhar existe uma diferença.
Homer Wolf
Sebastiao Bernardo Mufana Mufana
João Ferrão Júnior
João Ferrão Júnior Daniel Omar tinhas de primeiro estudar o país que um ministro das finanças da aval a dívidas públicas sem aprovação da AR e fica impune e o povo paga pelo divida dum dinheiro que ninguém viu, um país em austeridade que não vai pagar 13o salário e nem tem dinheiro para pagar salários de Dezembro mas aprovou o aumento de salários dos deputados, um país em que todas as empresas públicas não geram lucros mas pagam salários milionários a administradores não executivos, e até tem direito a viver em hotéis de luxo. Deixe o Dlhakama fazer o seu safari a vontade. .
Marcelo Machava
Marcelo Machava Sem a luta de Dhkama teriamos que pedir guia de marcha para circular na nova circular eh eh eh. As dividas entao, seriam aos montoes. Moçambique teria dividas ate de couve sul africano
Américo Matavele
Américo Matavele O grande problema na visão das coisas é esse: tu falas de um tema, e outros vão buscar outras coisas alheias, aparentemente para "empatar", porque como o postante é daquele lado, então vamos lhe mostrar os podres daquele lado. Triste isto.
Muhamad Yassine
Marcelo Machava
Marcelo Machava Vejam so um Estado que compra armas ao filho do presidente da Republica. Ridiculo, nem!!!
João Ferrão Júnior
João Ferrão Júnior Mas só aprendemos com o mestre bombeiro essa é a sua principal arma de trabalho agente 21.
Américo Matavele
Américo Matavele As pessoas já não analisam as coisas. Procuram furos. Já não lêem os posts, procuram o lado dele. Já não debatem, desmentem. Meu Deus! Dentro de um post pode se debater ene temas, e assim queremos resolver os nossos problemas. Nós pensamos assim: estou mal? Se tu também estás mal, que mal faz eu estar mal? Eh eh eh eh eh eh eh... regressão intelectual. Substituimos o cérebro pelos sentidos. Triste isso. Poxa!
Homer Wolf
Homer Wolf Tadinho!... Está melindrado é?... eh eh eh
Daniel Omar
Daniel Omar O problema dos adeptos do Dlhakama FC é esse João Ferrão Júnior vocês convivem mal com a critica ao vosso Deus Dhlakama, sempre que isso acontece desviam o assunto, meu caro o assunto é Dhlakama não são as dívidas ocultas. Já agora se puder manda um abraco meu a sua excelentíssima, sua sapiência, inteligentissima, o "general" Dlhakama
Marcelo Machava
Marcelo Machava enquanto DHL esta na mata outro bebe vinhos de 38 mil cada garrafa
Daniel Omar
Daniel Omar O senhor dos esconderijos do mato é unico cidadão moçambicano após uma guerra sai rico e beneficiado financeiramente. O problema é que é mau gestor. Torra o dinheiro todo e volta de novo a mata
El Patriota
El Patriota Afinal Djakas tem um biógrafo? Quenhé?
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Wacko Brother! Será que para alem fo Djoni Lenon o bom do Jah Yawah Man tem um outro adjunto um tal de Daniel Omar? Podes me responder em privado Just in case
Rogerio Antonio
Homer Wolf
Homer Wolf Alguem aqui está a pregar no deserto...
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele ... Onde a intelingência falta,reina a ignorância. Muitos gostariam de viajar por via terrestre,mas não o fazem porque têm mefo dos ataques. Mas porquê desse medo se são do mesmo movimento ? Não se conhecem? Mas veja o Moçambicano,gosta de fazer as coisas sempre do modo contrario. Não se cospe no prato onde comes !
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh eh...
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele .... De Moçambicano que sou,tenho medo de dialogo com os meus compatritas. Dialogando,se incurtam as nossas distâncias visuais. Não me escondo estou aqui a dizer,de que sai de casa em 1976 para o exercito e,só sai em 1987 . Nesses anos,conheci Gaza,Sofala,Tete, Nampula,Inhambane e de novo Maputo. Para uns podem dizer de que era turismo todas essas deslocações. O qui vivi nesses anos,quem sabe su eu com as pessoas que juntos estavomos. Aqui não estou para ofender as pessoas que não viveram a mesma esperiência de vida. Recordei-me agora de Dikson,quando disse que completamos 10 de luta armada,mais quatro sem vencimento,mas nunca fizemos greves. Mas hoje um jovem que vive defeso,mas que volta a insultar o que lhe defende,são coisas modernas( DEMOCRACIA). Só que não é mais possivel vever da mesma maneira. Os que apoiam tudo e,tudo o que a Renamo faz iriam ver como se vive nas matas para voltarem a falar do mesmo modo. Os que apoiam tudo e tudo da Frelimo, também para a mesma esperiência. O que sei,ninguém gosta de ser pontada de uma arma de fogo. Mas há os que gostam de pontar as armas ás outras pessoas e,até mesmo disparar,assim se sentem com razão e muito fortes. Eu falo de bom senso " DIALOGO". E não de mil acordos que depois não trazem a paz defenitiva. No trabalho há reformas,mas na politica,alguns ficam derigentes até no infinito,mas falam de serem (DEMOCRATAS). Nos paises DEMOCRATICOS,quando se perde se vai para casa,e deixar o espasso para os outros. Jovens falem de vocês, como querem que seja este Moçambique, e não de velhos que pensam que tudo o que querem,só se pode alcançar com a força das armas. Tudo errado.
Homer Wolf
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Foi bom saber que o Américo Matavele ja tem novo recruta,pelo visto entra com muito gas. Ja tens dois suplentes em dia.
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Para já nao é melhor se preocupar com o roubo perpetrado no "nosso banco" aos clientes?
Marcelo Machava
Marcelo Machava Governar nao para qualquer um: 41 anos depois FMI socorre Moz, apesar do carvao, gas e atum
Américo Matavele
Américo Matavele Por exemplo, os três últimos comentários o que têm a ver com o post? Nient! Emoção sobre cérebro. deixaram de pensar e agora só sentem. Nhanisse?
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Taj a falar do Comentario do Senhor Vasco dos Santos Mauelele né mano Américo?
Américo Matavele
Américo Matavele três últimos você. Não sabe contar?
Daniel Omar
Daniel Omar Kuyengany Produções a melhor de secar o debate é ver com essa desculpa esfarrapada de que sou "alegadamente" adjunto do Djon Lenon. Fica te mal muito mal. Aposto que o almoço do grande "rider" hoje vai Tseke com Kakana e vocês aqui em Maputo a degustarem de um boa lagosta e um champanhe francês.
Daniel Omar
Daniel Omar O velho lá nos confins da Gorongosa a viver uma vida de privações, sobressaltos, de gato e rato com a FADEMO e vocês aqui na Sommerschild nas piscinas. Tenham pena dele
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Huuuummmm mano Américo

Sem comentários: