domingo, 27 de novembro de 2016

História da semana:

História da semana:
Boa noite! Peço o anonimato.
Sou proveniente do Centro do País e trabalho no Sul.
Quando eu tinha 24 anos, e na altura solteiro, conheci uma moça dos seus 23 anos, lá mesmo do Sul. Ela já tinha uma filha. Estamos juntos há quase 1 ano. Damo-nos bem e, por sinal, somos colegas no serviço.
O que me deixa sem sono é seguinte: Quando vou à minha terra natal, Manica, passar as férias, os membros da minha família tem sempre insistido, até hoje, a dizer que eu não case no Sul, porque aquelas não são mulheres para ficarem no lar, visto que elas não aceitam formar família com alguém da Zona Centro nem Norte. Eles alegam que os habitantes do Sul discrimam todas pessoas que atravessam o rio Save, alegando serem chingondos. Os meus familiares acrescentaram que as mulheres do Sul são preguiçosas, nunca aceitam ir à machamba, nem mesmo lavar a loiça ou a roupa do marido, exigindo empregado. Acontece que, coincidentemente, a minha parceira já começou a exigir isso mesmo (ter um empregado, mas eu nunca aceitei). Os meus familiares alegam ainda que as mulheres do Sul matam maridos para se apoderarem da herança (dos bens). Além disso, os meus familiares alegam que eles não vão conseguir interagir com uma mulher do Sul, porque fala outro idioma e muitas coisas que eles me vão falando. Assim, eles dizem que devo regressar de Manica para o Sul com uma esposa Manica. Eles não sabem que eu já tenho uma namorada lá do Sul, porquê ainda não lhes falei disso, nem tenho coragem de começar com essa conversa, devido ao discurso deles.
Ajudem-me, por favor, o que eu faço!
Romed António Nhampossa, Felix Goia, Anjo Adelino Ágira and 38 others like this.
Comments
Martin Vilanova
Martin Vilanova Bom dia. É d louvar o programa e um forte abraço a todos perticipantes. Dizer ao nosso irmao ai k, kdo alguem ja tem 18 anos considera-se adulto e ja pod pensar por si. E nem todos tem o mesmo coraçao. Ai em manica, aki na zambezia ate mexmo nampula tem mulheres com essa mesma descriçao sitada pela sua familia. Ter um criado em csa nao altera nada. Se ama ela, siga em frente. Se caso nao a ama isso ja depend d ti. Abraço
2 · 9 hrs
Remove
Ditto Paulo Mocita
Ditto Paulo Mocita Seja heroi meu irmao. Siga o caminho do seu coração.
Remove
Feliciano Daússe
Feliciano Daússe A tua família nunca andou, apenas tem preconceito e medo de mudanças. Onde é que ñ se morre?
A cultura deles é de machamba, será que lá ñ há preguiçosas? Deixa de te agarares aos pensamentos da tua família que nem rio save conhece. Essa mulher que eles vão casar para ti, terás enormes problemas com ela
2 · 8 hrs
Remove
Sérgio Andrade FX
Sérgio Andrade FX Bom tema! Este tema é bom mas fere sensibilidades. 👏
Na minha opinião, o que fala sua família é uma verdade incontestável: casamento entre alguém do Norte ou do Centro com do Sul dificilmente "se cozinham". E isso veio desde os tempos remotos. Não sei
onde tudo começou. Infelizmente ninguém nunca nos revelou essa terrível história moçambicana.
Se quiser que a relação ande bem, então não ligue a família.
Estou a falar com conhecimento de causa: meu irmão legítimo foi obrigado, pela nossa própria família, a devolver a mulher que trazia de Inhambane.
Meu colega de Serviço, natural de Gaza, quando lhe perguntei o porquê de não casar na Zambézia uma vez que está aqui há mais tempo, respondeu-me: — Amigo, não porque não gostei de alguém daqui, mas quando fui falar isso na família (lá em Gaza), disseram-me que não querem saber...
Amigo anónimo, se quiseres casar lá no sul não conta com a sua família (principalmente os iletrados).
Boa sorte para ti e boa noite para todos
4 · 8 hrs · Edited
Remove
Silvia Odete Francisco Zuvane
Silvia Odete Francisco Zuvane De acordo com o arolado , percebo que voces procuram uma escrava e nao esposa!
Sera que na sua regiao nao existem empregadas/os?
O sr. Disse bem que sua namorada tambem trabalha e queres que ela trabalhe a dobrar? Valha me Deus,

ela deve ir ao emprego, fazer trabalhos domesticos todos e pela noite ser teu instrumento de satisfacao sexual?
E com o risco de ir a machamba no caso de morrarem na sua terra natal.
Gostava imenso de perceber sua questao da forma mais simples mas colocaste mal.
Percebo sim que existe essa rejeicao tanto pelos do sul assim como pelos do norte e centro,mas se for pelas razoes por si arroladas ate eu desistia.
Seus pais querem arranjar esposa p si como de costume ou o sr ja tem e precisa saber como avisar a moca.
Conheco varios casais que vem da mesma regiao (norte ou centro) vivendo no sul, com empregados e mesmo assim sao muito mas muito infelizes mesmo!os homens do norte e sul gostam de mulheres 'proibidas' (do sul).
Caso queira seguir o conselho de seus pais melhor que seja cedo ,n faca a moca perder mais tempo
7 · 7 hrs
Remove
Quitéria Ernesto Nhone
Quitéria Ernesto Nhone Tua família é tribalista. Acima de tudo tem desprezo pela mulher do sul. Não adianta mesmo. Procura uma mulher do centro porque certamente que você também pensa como tua família.
Assinado por: SAMITO MUCAVEL de chilembene
2 · 7 hrs
Remove
Manuelito Nhazilo
Manuelito Nhazilo Meu caro você é que vive no sul e sabes quase tudo que te dizem não corresponde a verdade por isso trate de clarifica-los e mostrar a eles que estão enganados não são todas as mulheres do sul talvez uma e outra possa ter esse comportamento que os seus progenitores não aprovam.
1 · 7 hrs
Remove
Nilza Fernandes
Nilza Fernandes ABAIXO TRIBALISMO.
3 · 7 hrs
Remove
Jerónimo A. Zane
Jerónimo A. Zane
Remove
Cabral Nhampule
Cabral Nhampule Meu caro ,o teu é grave ter uma mulher do sul ou de qualquer outra região do país, não é problema nenhum procura mostra a tua família que eles devem mudar a forma de pensar, você é quem deve decidir com quem deve ficar e mais ninguém deverá interferir nisso, o tribalismo já não se nos dias de hoje.
2 · 7 hrs
Remove
Leonid Marenço
Leonid Marenço Como disse o Sergio Sérgio Andrade FX, esse tema e bastante sensivel e carece duma analise muita profunda. Me desculpem, mas nao vamos atirar pedras ao nosso amigo, vamos ajuda-lo a ter uma saida porque essa situacao acontece em todo Mocambique. O preconceito no nosso pais vem dos tempos remotos. Isso aconteu, esta a acontecer e vai continuar a acontecer. Os do sul chamam os outros De chingondo sei la o que, os centros chamam os outros de makirikiti e ainda acrescentam que comem pessoas, os do norte nao sei, mas de certeza que tem um adjetivo. Agora, a outra coisa e que as mulheres que matam os maridos pra ficarem com os bens estao em todo lado, e uma praga que nalgumas vezes e alimentada pelas proprias familias da Mulher e noutras iniciativa propria. Temos que acabar com isso, como nao sei, mas temos que acabar. Quanto ao amigo, pense bem.
2 · 5 hrs
Remove
Angelo Pelembe Bunguele
Angelo Pelembe Bunguele Chamar outros, os diferentes, de nomes é resultado da alteridade (veja em Antropologia, identidades) e não descriminação negativa, mas orgulho de cada grupo. Sabia que entre os Matsuas, os da cidade chamam aos do sertão de mamandlas, os bitongas de inhambane céu se dizem tsungwanes, referentes dos outros... os rongas atribuem adjetivos pejorativas aos changanas e machopes e, vice versa.
1 · 4 hrs
Remove
Talyta Daniell
Talyta Daniell Desculpa irmão, se a sua família é analfabeta e resiste à mudanças não somos culpadas por isso. Mas não nos ofendam por conta da vossa ignorância. Então quer dizer que no sul só existem viúvas... todos os homens já matamos, ficamos na rua e não temos lar... as que estão no lar são invisíveis ou são do centro? Aí que está a descriminar os outros são vocês. Quanto a machamba será que todas as Mulheres de Manica vão à machamba? Todas fazem trabalhos domésticos? Nenhuma daí quer empregado? Xiiiiii, em que século vocês vivem phaaaa..? Os homens de Manica que se casam entre eles não morrem?
Hoje em dia só chama o outro de chigondo quem só fica estagnado num só lugar ou provocação. Quantas crianças nós temos nativas de Região Norte e Centro, arriiii. Eu que escrevo só de sul e meu marido de norte... Então assim vou lhe matar?
4 · 5 hrs · Edited
Remove
Abdul Remane Ibraimo
Abdul Remane Ibraimo Isso mesmo.Gostei
1 · 5 hrs
Remove
Délcio Alberto Nhantumbo
Délcio Alberto Nhantumbo Yap yap
1 · 5 hrs
Remove
Isaias Adelino Joao
Isaias Adelino Joao Talita nao venha com insultos aqui. Este sr esta indignado quanto voce e vem aqui procurar conselhos e nao insultos. Achas que nao ha gente do sul que tambem pensa como os familiares deste sr contra os do norte e centro? De que seculo tu te referes? Na...See more
1 · 4 hrs · Edited
Remove
Talyta Daniell
Talyta Daniell Olha Isaias Adelino Joao, ainda sobrou espaço pá tu opinares, okay? Seja maduro o suficiente, não se a pegue ao meu comentário... crie o seu próprio debate...lá longe do meu... Tanto que eu o fiz... e não me faça questões...
1 · 4 hrs
Remove
Silvia Odete Francisco Zuvane
Silvia Odete Francisco Zuvane Certinho mae!
Provocou sarna para se cocar!
Ele ainda tem a ousadia de dizer que a namorada ja comecou a exigir/a ser o que os pais disseram, esse dai tem outra e quer mandar passeiar a namorada.

A mim nao atrapalha.
Ele devia saber que mesmo entre casais do sul as vezes ha rejeicao portanto que nao tome o facto de ele ser duma regiao diferente da moca como desculpa.
1 · 4 hrs
Remove
Talyta Daniell
Talyta Daniell E pá ver que é provocação dele até diz já começou a exigir... certamente. Volta do serviço saturada, precisa descansar
1 · 3 hrs
Remove
Délcio Alberto Nhantumbo
Délcio Alberto Nhantumbo Mana você já disse o essencial para o nosso amigo tomar atitude. Sempre que as verdades vêem a ribalta parecem insultos. Acredito até que se ele tivesse conhecido a nossa mana desempregada nem ia permitir que ela trabalhasse. Não comentei lá porque o que escreveste é o que ia escrever
1 · 3 hrs · Edited
Remove
Isaias Adelino Joao
Isaias Adelino Joao Dona Talyta Daniell, o espaço que tomamos aqui todos é do nosso concidadão no mural de madrugada amiga. Nao é seu nem é meu. Se amadurecer é sinonimo de ofensas, então prefiro continuar verde do que atingir o seu nível de opiniões. Mais uma vez devo te...See more
Remove
Talyta Daniell
Talyta Daniell E você acha que nós as machanganas devemos recebe - lo alegremente depois dos insultos proferidos... e aconselha - lo... e se matarem a nossa conterrânea na região dele... e se continuarem a olhar as machanganas como assassinas... tem que cortar o mal pela raiz...certo? Em todo canto do mundo morre - se, há preguiça, tem famílias que ainda escolhem parceiros/a pá os filhos... mas nem com isso atiramo-nos as pedras... e se fores a reler o relato de dele verás uma passagem que ele em algum momento compactua das ideias dos familiares... Então stop pensar que nossas as machanganas somos tudo de ruim... porque pelo menos nós soubemos o quanto o homem de centro e sul é carinhoso...e eu pessoalmente sou esposa de um macua puro...
Remove
Isaias Adelino Joao
Isaias Adelino Joao Faça favor sra tenha um senso aceitável nos seus comentários. Se ele compactuasse com as ideias dos familiares haveria de viver com a machangana? Se ele aparace para desabafar aqui nao é porque ele sabe que as ideias dos familiares estão erradas? Quem disse que "VOCES TODOS MACHANGANAS" tem a obrigação de receber a ele? Ha declaração de guerra aqui contra "VOCES"? Olha para o caso dona e não eleve o regionalismo." VOCES MACHANGANAS" assim como todos nós somos irmãos moçambicanos e ninguém manifestou vontade de matar seus irmãos. Se você fosse a tal nora e comentando assim, o próprio autor deste post ja começaria a acreditar nas erradas ideias dos seus familiares. Viva a unidade nacional sra Talyta!
Remove
Ramos Armando Maduna
Ramos Armando Maduna Talita disse e muito bem, eu se fosse professor dar ti ia 20 valores
Remove
Fred Xina
Fred Xina O k percebo nosso amigo é: o Sr queria essa mulher para uma brincadeira, as coisas passaram do seu controle e agora ja não sabes como contornar a situação. Na verdade o problema não é sua família, mas sim queres usar esse protesto para te separares dela. Porque se realmente a quisesses como tua esposa terias dado a notícia de que já tens alguém logo que começaste a viver com ela. Se não o fizeste antes é porque não era para ser..."é o meu entender "
2 · 5 hrs
Remove
Silvia Odete Francisco Zuvane
Silvia Odete Francisco Zuvane Finalmente um homem percebeu isto!
Tambem acho.
Remove
Neusa Cossa
Neusa Cossa Também acho.
Remove
Piedade Imaculada Dimande
Piedade Imaculada Dimande So passei pra ler comentarios
1 · 5 hrs
Remove
Angelo Pelembe Bunguele
Angelo Pelembe Bunguele Contraditória essa ficção :é namorada ou já vive consigo é exige empregado? Trabalhando consigo como pode atender todas as tarefas doméstica? Ter tempo de ir à machamba? Você deve ir à machamba e partilhar tarefas domésticas com ela ou não diferencia esposa e empregada? Essa mulher de Manica vai viver com ela no campo ou na cidade? Não tem emprego formal? Ok se for do campo e desempregada pode ser a mulher que você sonha e diz que é sua família, está não tem poder de escolher sua mulher. Dizes que mulheres do Sul matam esposos e outros insultos regionalistas que pena!
3 · 5 hrs
Remove
Ercilio Absalao Rucuést
Ercilio Absalao Rucuést Ya pud perceber q v6 os nortenhos e nao gostam desses do sul mas uma pura verdade e q uma mulher nortenha centro ou sul se for assassina mata o parceiro oq pud perceber e o seguite teus famuliares querem controlar ou ficar com tua eranca em caso de (morte). Mas um conselho nao existe mulher nem homem q satisfaz a todos logo vai atras dos teus sentimentos. Bom dia falei
1 · 5 hrs
Remove
Sonia Heleninha Maria
Sonia Heleninha Maria Melhor eu calar para nao vomitar rãs
2 · 5 hrs
Remove
Pedro Nhone
Pedro Nhone Meu iramo, percebas k todo lado ha preconceitos, maniquieses nao aceitam casar com os cenas ou machuabos, é o mesmo k se diz para os de sul, e tu é k deves decidires akem deve casar consigo, nao sabemos k a sua namorada mae de um filho de outrem, te ama de verdade ou porque cobiça te tanto devido o su posicionamento no job, e ker a vida facil e depois te eliminar, veja bem. Tentes criar uma conversa com ela dizendo k podemos casar e temos k transferir de job para a provincia de manica se ela vai aceitar ou nao? Por outra deves abrir te dizer kal é a verdadeira sua proviniencia nao basta dizer sou de manica, tens k dizer se es por exemplo de mavonde, chazuca, chiala, mucombezi, zamu longome em macossa, catiquinzai, numa zona onde se calhar nem portugues se fala e nem corrente electrica nao tem, deves abrir te e nao supreender a sua namorada um dia desses ok, os k vivem directo na cidade de maputo alguns pensa k moçambique é igual a maputo.
1 · 4 hrs
Remove
Clemente Carlos
Clemente Carlos olha eu sou do centro mas acredito k mulher preguiçousa existe em todo lado do mundo. mas prontos acho k tu tambem tens mesmoa preconceitos da tua familia. uma ves k ela eh sua colega do serviço e isso significa k teem mesmo horario de trabalho como tu tens coragem de nao arranjar empregado? mulher nao so eh para ser servo do homem.
2 · 4 hrs
Remove
Dulce Banze
Dulce Banze Obrigada!
Remove
Nadia Marques
Nadia Marques Caro postante sou do norte Nampula com muito orgulho,vivo na capital do pais Maputo a mas de 20 anos,ja senti na pele a descriminacao,tribalismo etc.
mas qdo 2 kerem ninguem os para.....
Tudo dependi da tua forca de vontade se keres a menina "Maputeca"
fique forte e firme pos os parentes nunca vao ti perceber agora se comungas da mesma opiniao melhor levar uma" Mateu"
Porque numa ralacao nao pode haver desconforto.
BOA SORTE
1 · 4 hrs
Remove
Manuel António Mussaba
Manuel António Mussaba Sou jovem, do centro tambem, disculpa expreção mais voce é Parvo, vce ama sua namorada? Então prove a seus pais que eles estao errados, mude a consepçâo deles, tira esse espirito de renamismo, voce tambem oque é uma empregada atendendo a situação que vivem? voce faz parte da geração da viragem. mais, dentro disso tudo qual ë sua opniao? Nåo è possivel que nao tenha nada a dzer a respeito disso
1 · 4 hrs
Remove
Fafa Guale
Fafa Guale Caro postante, eu sou fruto de Xigondos e machanganas como dizem, meu pai é de Tete minha mãe é de Maputo, culturas totalmente diferentes mas estao juntos a 38 anos, digo mas nos os filhos falamos as linguas maternas dos dois, minha mãe nunca trabalhou mas sempre fez negocios dela, a quem diz na familia que nos puxamos a brasa para lado da minha mamae, do lado da minha mãe dizem o mesmo nao constitui a verdade, caro postante cabe a ti.
1 · 4 hrs
Remove
Zuba Chiguimbo
Zuba Chiguimbo irmao so de poucas palavras. faca o que a tua familia diz e melhor assim do que voce viver mal na tua vida e para depos falar daquele verbo patetico que se fala. se eu sobece nao me cazaria com ela. eu tambem tivi a mexma historia irmao nao ovia o que os meus pais falavao e acabei chorado. ela e tua namorado nao e tua esposa, entao muda de rota mais cedo pocivel se nao vai chorar em baixo da lua voce. meu tio danco marabenta por ser teimozo e moreu e os filhos dele niguem sabe onde estao a 4 anos.
Remove
Creva Dos Gandes
Creva Dos Gandes So vim ler 📚 os comentários
Remove
Meque Joaquim Tafa
Meque Joaquim Tafa D verdade, a família tem razão, pelas experiências muitos já voltaram do Maputo depois de tanto tempo de trabalho e construir família e bens, voltarem em casa simplesmente com roupa no plástico "TAX BAG" até chegarem a Beira, Manica, Quelimane, Nampula etc, então p evitar o pior acordas por enquanto é cedo p não voltares com roupa no plástico de 5mts. E nunca vais encontrar um homem d sul casar com uma mulher do centro ou norte, a residir lá mesmo, e ao voltar p Maputo volta com roupa na mala de alta qualidade e não no plástico TAX BAG como acontece de Maputo para centro ou norte.
1 · 3 hrs · Edited
Remove
Roberto Nhone Nhone
Roberto Nhone Nhone Bom dia, sua história é o que se vive em todo cantodo mundo e moçambique nâo fogi a regre; no entanto você ja é crescido pricisa aprender a dicidir por si proprio, principalmente quando se trata da sua felecidade.
1 · 4 hrs
Remove
Andoro Andorinha
Andoro Andorinha Ou casa porque ama, ou para agradar a sua familia. Meu pai era chingondo de Tete, e minha mae é de Inhambane. Familia dela nunca quis que els ficassem juntos, mas porque o amor deles falava mas alto, eles casaram se e foram viver bem distantes, em Nacala porto. Quero aqui dizer, que se a amas, fica com ela.
1 · 3 hrs
Remove
Mussa Calu Ali
Mussa Calu Ali
Remove
Durval Mazivila
Durval Mazivila Pos então case as do norte e deixe de aproveitar as do sul,
Remove
Chipenety Jose
Chipenety Jose MEU CARO OS TEU PAIS NAO ESTAO TOTALMENTE ERRADOS, ...BUSQUE O HISTORICO DE TIPOS DO CENTRO QE CASARAM NO SUL COMO terminarAM...EU TI ACONSELHO A MUDAR-se com essa tua sposa pra o centro, mas evite, evite no maximo fazer tua vida la no sul....as possibilidades de golpe na ultima hora sao grandes, isso pode demorar mas vai acontecer msmo qe seja aos 60anos, as mulheres do sul (80%) tem essa cultura ta no sangue.veja bem procura saber mais.
1 · 3 hrs
Remove
Edna Ivania Lamugio
Edna Ivania Lamugio Chipenety a minha avó dizia o mesmo em relação aos homens do centro e norte. Mas cresci e com a convivência descobri que as pessoas não são iguais.
1 · 3 hrs
Remove
Chipenety Jose
Chipenety Jose nem todas claro, mais o grosso tem sido assim, ao menos que vivam longe se casa dela
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Opah exagero das pessoas meu Deus. Meu pai e fez a vida ca n sul,nunca aconteceu algo d genero e nunca falou de algo parecido. Entao,evitem
1 · 2 hrs
Remove
Belarmino Cumbana
Belarmino Cumbana Tamos na época modernista ainda ha pessoas com esta mentalidade lamentável e sinto muita pena assim que eu sou sulista e vivo a 10 anos com uma mutiana orera tenho k me separar nem ate quando isso...
Remove
Chipenety Jose
Chipenety Jose NAO TO SENDO TRIBALISTA, O TERMO "CHINGONDO" NAO FOI CRIADO NO CENTRO NEM NORTE, MAS COMECOU LA NO SUL......VEJA BEM NAO SEJA ENGANADO....ABRE OLHO...UM DIAS VAIS DAR RAZAO TEUS PAIS.
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Evita meu caro amigo. Nao julgue o livro pela capa.Tem muita gente k saiu do norte e fez a vida ca n sul.Entao n fale do k n sabe ta bem
Remove
Durval Mazivila
Durval Mazivila Karamba esse chipenet tem cada palavrão. Ntlaaa
3 · 3 hrs
Remove
Angelo Mzawanga
Angelo Mzawanga o proprio nome ja diz tudo agulha so servi para ferir ,a ideia dele e influenciar os outros para o partido dele. so tenho a lemaentar o comentario dele
Remove
Chipenety Jose
Chipenety Jose Kkkkkk
Remove
André Beirão Mahumane
André Beirão Mahumane Bom dia amigos, olha isso parece ser difícil para quem não decidiu ainda o que quer, enquanto não aprenderes a ser DJ vais dançando a música dos outros DJs. Seja Homen, aliás, se achas que queres essa mulher enfrente eles fale da sua relação e dos seus planos. Quantos homens homens do sul já casaram mulheres do centro e norte, achas que isso que eles estão a fazer é unidade nacional? Não acredito que seja. Faça o que achas que sais a ganhar, seja DJ da sua própria vida.
4 · 3 hrs
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Falou tudo Andre. Uns ao inves d ajudar,so atrabalham e criam confusao n cabeça das pessoas. Sabias palavras,parabens
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Falou tudo Andre. Uns ao inves d ajudar,so atrabalham e criam confusao n cabeça das pessoas. Sabias palavras,parabens
Remove
Edna Ivania Lamugio
Edna Ivania Lamugio Quer esposa ou empregada?
1 · 3 hrs
Remove
Mussa Calu Ali
Mussa Calu Ali Esse pensamento me assusta !
Ainda se pensa assim ?
1 · 3 hrs · Edited
Remove
Dulce Banze
Dulce Banze Também fiquei pasma.
Remove
Edna Ivania Lamugio
Edna Ivania Lamugio Do mesmo jeito como conheço homens de centro e norte que trouxeram suas mulheres da mesma origem que quando chegaram em Maputo ficaram deslumbradas e deram um chute nos maridos para ficar com homens do Sul. Homens do Sul também saiam de Maputo em missão de serviço chegavam no norte e eram engarrafados e esqueciam a mulher e filhos em Maputo. A vida não é tão linear assim.
3 · 3 hrs
Remove
Neusa Hyrenyca Chinhama
Neusa Hyrenyca Chinhama eram engarrafados ? Porcausa de se encontrar no centro? no sul não se engarrafa ?
Remove
Neusa Hyrenyca Chinhama
Neusa Hyrenyca Chinhama As moças que abandonam os seus maridos quando lá chegaram ficaram emocionadas com as curtiçoes.e tudo que o marido não possuía.lembre-se que casamento não é pra emocionadas.
Remove
Neusa Hyrenyca Chinhama
Neusa Hyrenyca Chinhama E os homens do sul que foram pra centro e não voltaram.gostaram do jeito das moças de lá.lá não se vive de aparecia e nem de ostentação.nem querer ter uma vida mulata na pobreza
Remove
Maldy Nhalure
Maldy Nhalure Meu deus, país do centro sempre são assim. Eu sou do sul e passei por isso, meus sogros não queriam saber de mim porque sou Machanga,diziam todas essas palavras ao meu marido, mas como quem manda na relação somos nós 2, decidimos e casamos juntos. O engraçado, é que hje sou a nora muito gostada por eles, e tudo q diziam a meu respeito foi abaixo. Vocês os 2 trabalham, acha q é fácil fazer todos fazeres de casa e com o serviço ela sozinha só porque é mulher? Há necessidade de uma secretária sim dentro de casa, mesmo q ela n estivesse a trabalhar. Sua família n manda na sua vida
2 · 3 hrs
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Muito bem dito Maldy,gostei. Tem gente k devia tomar o exemplo. Parabens
Remove
Maldy Nhalure
Maldy Nhalure Ya, os mitos destroem relações
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Podes crer e como destroem.
Remove
Chipenety Jose
Chipenety Jose EU BEM DISSE NAO É IMPOSSIVEL UMA RELACAO DESTAS, MAS PRECISA TER CAUTELA, VCES TODOS QE NEGAM,,SERA QE NUNCA VIRAM OU PREASENCIARAM UM FACTO DESTES? CADA CASO É UM, MAS FAĆA BOA LEITURA DO SEU CASO.MAIS DO QUE NINGUEM VOCE CONHECE MAS VEJA BEM....
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Perdes a oportunidade de ficar calado.
2 · 2 hrs
Remove
Félix Zacarias Mutombo António
Félix Zacarias Mutombo António Kkkkkkkkkk alguns comentarios me deram vontade de rir.
Caro ilustre desconhecido e por sinal conterraneo! A vida sem dessas nao merece ser vivida.


1. Como tradicao pra nos maniquences, a familia e' a base do nosso estar, ela constroi e tbm pode desconstruir.
2. Vc nao vai edificar sua vida so sem a sua familia, pois neste caso podem ter razao no que estao dizendo.
3. Acredita no poder das palavras para uma accao.
4. Vc e' livre em decidir o que quer na vida, mas saiba que o que vigora no CENTRO e' o sistema patrilinear e no SUL?
5. Testa a tua namorada no sentido de transferirem e irem viver na tua terra, e veja a reaccao dela.
6. As familias [a maioria] de Manica, como de cultura, exigem que as noras consigam ter o respeito no topo, que vao a machamba, etc...Mas isso nao seria distincao?
7. Todos conselhos merecem ser analisados e cabe a si seguir o trilho, afinal as consequencias cairao sobre si.

Tenho dito, fim da causa.
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Meu caro Felix. Se ela for testada n sentido d ir viver la sabendo k aqui ela tem seu trabalho,a resposta sera sempre negativa.Eu vou dar exemplo usando a minha pessoa. Eu tenho meu trabalho,mha casa,mha vida e familia k é ele e as crianças,vou me mudar p la prk xta a familia dele.Terei trabalho?Quem me garrante?Terei minha casa? Quem me garrante?E sem contar k a todo momento xtao la sempre a se menter n vida d nos dois.Ele ja é pre crescido p tbm fzr a familia dele,todo mundo tem direito a isso. E fim da causa
Remove
Joao Bosco H. Luis
Joao Bosco H. Luis Meu amigo isso é DILEMA que estás a encarrar. E suas soluções sempre não são simples.
Porque pode acontecer e, pode não acontecer. Quem tem a resposta o nome dele é o FUTURO.
1 · 2 hrs
Remove
Solly Mkhonto
Solly Mkhonto E verdade mano as mulheres de sul são merda todas vai cazar lá na terra antas vc morer
2 · 2 hrs
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Se n tens nada a comentar,melhor seria limitar-se a olhar apenas.Limpe a boca antes d sair por ai despejando lixo dessa imundisse ok
Remove
Neusa Hyrenyca Chinhama
Neusa Hyrenyca Chinhama Bom dia.há muita opinião sem conhecimento de causa.as mulheres do sul podem casar com homens do centro e norte.desde que o homem trabalhe e vire escravo da família da esposa porque são eles que vão comandar a vossa relação.impedindo até de receberes tua família e ires visitar.alegando que ninguem gosta dela.mais os homens do sul são impedindo de casar com mulheres do centro e norte.e se assim o fizer essa mulher será escrava discriminada.ninguém irá apoiar.porque querem que o filho case com alguem do sul.uma coisa é verdade as pessoas do sul dão certo se casaram entre eles.
3 · 2 hrs
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Ola minha cara Neusa.Pelos vistos a tua opiniao tbm é sem nenhum conhecimento de causa. Melhor seria se n argumentasses muito e ti limitasses em dizer so " a muita opiniao sem conhecimento de causa." e so
Remove
Chipenety Jose
Chipenety Jose bravoh
Remove
Zuba Chiguimbo
Zuba Chiguimbo verdad uk falo neusia.
Remove
Joelma Da Paciência Florindo
Joelma Da Paciência Florindo Mano amarra teu burro onde achares capaz de aguentar com as consequencias do futuro.Agora quem avisa amigo é pk quem mantem o lar é a mulher de acordo com suas virtudes e qualidades agora se achas que ela tem exas virtudes e qualidads que se enquadram com sua realidade vai emfrente.Agora cuidado para nao construires teu lar com base a paixonites xem base solidas para aguentar a tempestade seja qual ela for.
4 · 1 hr
Remove
Zuba Chiguimbo
Zuba Chiguimbo nos 100% so 25% que sao boas + 75% hummm voces sabem que sao capas de fazer. falecido meu tio choro feito bebe, Deus que o tenha no seu paraizo.
2 · 1 hr
Remove
Salvador Domingos Daniel Domingos
Salvador Domingos Daniel Domingos Bom mano conteraneo, verdade sua familia tem razao e nao tem razao, pos se tem capacidade de analise analiza se nao tem peça apoio
Remove
Margaret John
Margaret John Este programa e para nos ajudar mas cada um tem opiniao q so deus vai ajudar,nao podemos ser tribalista.cada um tem o seu difeito e ha mulheres d sul precisam de lar encontra o homem de norte ca no sul e aceita viver em norte pk o amor bate forte.amigo faca o q o seu coracao manda p amanha nao se arepender.
1 · 1 hr
Remove
Anjo Adelino Ágira
Anjo Adelino Ágira Bom dia mano, pelos vistos já está a sentir na pelo o que os seus pais prevê(não gosta de trabalhar, quer empregada, falta de respeito e dignidade ou admiração por outrem) sendo assim pense com calma no que vai fazer, aceita ser feliz sendo escravo dela e da Serra família, ou siga as palavras dos mais velhos, mas eu aprendi o seguinte "Não gosto de cacana, mas começa a saber bem já na boca" isto é, pode sim ficar com alguém que não não a ame mas pode a amar se se a respeitar, o amor cultiva-se, germina e da frutos impressionantes. Mas lembre, você detém a maior percentagem da decisão do rumo para o se se rua e eu futuro.
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Antiguidade Santo Deus. Com nome de "Anjo" e com pensamento tao antigo. Leia bem o k ele escreveu,em nenhum momento ele falou isso dele,simplesmente disse k ela keria uma empregada,nada mais justo visto k eles dois trabalham e n mesma empresA,ela tbm cansa n é. Meu Deus coloque juizo na cabeça dos teus filhos
Remove
Zuba Chiguimbo
Zuba Chiguimbo amigos e irmaos as vezes ovir o que falao os nossos progenitor e muito bom siceramente, nao basta vc viver com mulher k so vc gosta e os teus progenenitor nao gostarem dssa mulher, essa relacao n sera confortavel, um lar uma familia, paz, alegria, amor e conforto. etc ja deu para pensar um lar sem filhos, como vc vai viver com a tua parceira? e da mexma maneira falar sem teus pais n concordas n a lar vcs todos k xtao a comentar sabem disso, nem Deus falo rexpeita o teu pai/mae e seus extatutos pork urexto e vaidad, Deus pork n falo rexpeitao ami em primeiro alem do teu pai e mae? se e mentira me digao.
Remove
Romed António Nhampossa
Romed António Nhampossa Sou do sul! Na sua maioria são preguiçosas e oportunistas, mas outras qualidades não confirmo!
Remove
Silvia Odete Francisco Zuvane
Silvia Odete Francisco Zuvane Kkkk, vc n ajuda mesmo.
Assim para mostrar que nao e preguicosa, a jovem deve sujeitar-se a escravidao?
Kkk,nunca!
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Um momentinho ai Romed. Manera nas palavras sim
Remove
Latifa Hassane
Latifa Hassane Um momentinho ai Romed. Manera nas palavras sim
Remove
Dias Cardoso Tuchu
Dias Cardoso Tuchu O tema da semana é muito sensível, e comentar sobre o mesmo pode machucar muita gente. E é preciso ser correcto

À semelhança do anónimo, eu também sou de Manica (distrito de Manica) e casei-me maritalmente com uma mulher da Cidade de Maputo. Sou muito
feliz.

Quando terminei com o ensino secundário em Manica vim a Maputo para prosseguir com os estudos. E foi neste ambito que conheci a minha esposa. Naltura era só um simples namoro. E nesta mesma altura descobri que a minha namarada (actual esposa), tinha medo de sair de Maputo (mas por razoes q eu entendo.)
Com base na minha relação posso dizer que AS MULHERES DO SUL NÃO SAO NADA DISSO Q A SUA FAMILIA AINDA PENSA. O que acontece é q dificilmente elas PODEM se fazer às outras provincias.
    HQH AJUDA-ME:
    Sou jovem de 24 anos. Em 2014, fiz sexo com uma moça. Depois de duas semana ela foı pra o lar e mais tarde, ela teve um fılho. Um ano depois, ela falou pra mım tıpo brıncadeıra a dızer que o fılho e meu. Nao acredıteı uma vez que ela estava o lar. No ano Passado, separou-se do marıdo e este ano prucorou-me alegando que o fılho nao come esta sempre a chorar, que ela ja foı ao hospıtal mas nao estao a dıscobrır a doença que a crıanca tem. Segunda feira, a ela foı pra uma Curandeıra pra saber o que tem o bebé, disseram que o fılho nao é do tal marıdo com o qual se separou. Eu pergunteı a ela dsseram que o fılho e meu? Ela disse o seguınte: dısseram que ela conhece o dono do bebé, assım vem ter comıgo a dızer que devo levar a crıança para mınha casa ır fazer cerimônıas. Eu dısse a ela que nós nao fazemos essas coısas porque somos crentes. Ela disse que ırá pra mınha casa ır contar a mınha famılıa. O que faço?
Comentários
Matias Banze
Matias Banze Converse cm ela veja se a crianca tem a ver ctg
Orquídea Da India
Orquídea Da India Curandeiro faz exame de DNA? É uma forma de te pressionar pra ficares com a criança, ela não disse antes pk?
Mas em todo caso devias procurar saber se é verdade ou não que o filho é seu. Filho é filho e não tem a ver se só fizeram sexo uma vez como dizes ou se fizeram várias vezes!!
Gosto · Responder · 6 · 2 h
Ermelinda Lourenço Francisco
Marlene Marinela
Marlene Marinela DNA em Moz sempre dá positivo kkkkkkkkk
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Anselmo Pedro Manungane
Anselmo Pedro Manungane Eu não sei quais são os truques usados por Curandeiros mas neste caso se duvidas tente fazer DNA pa sustentar a ideia de curandeira! Agora ñ precisa necessariamente fazer cerimônia meu irmão, caso necessário, levar a criança pa sua casa beber água de la ou comer qualquer coisa d sua casa é suficiente. São minhas sugestões
Gosto · Responder · 3 · 2 h
Joelma Da Paciência Florindo
Joelma Da Paciência Florindo Mano leva a crianxa pa tua casa que isso passa,na verdade pela tradixao ha exes tipos de caso mas é so questao d comesares a conviver com a crianxa.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Notiço D'Akeelaya
Notiço D'Akeelaya Os homens não foram feitos pra ser pais. Foram feitos pra serem dados filhos. Se fosse pra serem pais, teriam nascido com útero. Assim que estão te dando um filho, agradeça. Podiam não te dar nenhum e passares o vexame de não multiplicar o apelido dos teus avós...
Agora, cá entre nós, se fizeres um teste de DNA e der negativo qual será a tua posição? Ainda amas essa moça e ainda interessa-te levar a relação avante? Dependendo das respostas se calhar nem precises fazer teste nenhum nem cerimônias estranhas p/ assumires tuas coisas.
Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado
Toya Minaj'moza Barbie
Toya Minaj'moza Barbie Moço crente ou não as crianças choram e até ficam doentes quando não estão apresentadas a sua família, geralmente não se faz muita coisa" é só para a criança entrar na casa dos avós e ser reconhecida pelos familiares NTSEM" não se preocupe se a criança for sua veras se não for tbm verás! Mas isso não significa que és obrigado a casar com a mãe da criança pk isso depende ta sua vontade ou seja se vc gosta dela até ao ponto de querer casar.
Gosto · Responder · 4 · 1 h
Regina Machel
Regina Machel Yuh??? É mentira isso, tem muita criança que não chora e não fica doente sem conhecer o pai (eu) e tem muita criança que chora e fica doente até morre vivendo com o pai.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Calista Milane
Calista Milane E Complicado!
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Ilda Simiao
Ilda Simiao É possível que a criança seja sua
Melhor se inteirar desse assunto e leve a criança para ver se tem a ver com sigo e se realmente é sua
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai Complicado!! Mas quando fizeram o sexo ela dia seguinte foi se casar? E quando não viu período pela primeira vez te falou? Ya e complicado mas se te ofereceram criança isso é bênção não se nega criança
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Benildo Bié
Benildo Bié Obviamente, concordo plenamente contigo.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

ఌఎఐ ఌఎఐ
ఌఎఐ ఌఎఐ Esses depoimentos parecem filme de bonecos animados
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Helena Paulino
Helena Paulino Porque tu és insensível?
ఌఎఐ ఌఎఐ
Helena Paulino
Helena Paulino kkkkkkkkkkkkkkkk
ఌఎఐ ఌఎఐ
ఌఎఐ ఌఎఐ Já me começaste ai
Helena Paulino
Silvia Odete Francisco Zuvane
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Leonid Marenço
Leonid Marenço Complicado nao e. Um bebe recem nascido nunca dorme com um homem que sobe a mae, aquece corpo. Se ele esta sempre doente e porque na verdade aquele nao e o pai. Mas, tambem podes nao ser tu o pai, entao ajuda ela a descobrir quem e o pai, porque voce tambem nadou ai. Vai limpar a sujidade. Se for teu parabens, se nao for tambem parabens. So mais nada.
Sheinhani Waka Wetela
Sheinhani Waka Wetela "...ela foı pra uma Curandeıra pra saber o que tem o bebé...que devo levar a criança para mınha casa ır fazer cerimônias." Já começam mal as coisas, querem consagrar essa crianças a outras entidades?? Isso vão dar vos problemas sem fim. Orem a Deus é único " curandeiro" que vos pode salvar e procurem um pediatra se realmente a criança não está bem de saúde.
Ramos Muxlhanga
Ramos Muxlhanga Sangue do teu sangue
Thelma Manjate
Thelma Manjate nem tentes fazer teste de DNA,em África todo teste sempre dá positivo,
Silvia Odete Francisco Zuvane
Silvia Odete Francisco Zuvane Deixa ela, e receba a crianca mas nunca casar com ela, e' mulher desesperada essa. Em Cristo crescera a crianca se for sua. Caso nao ela que va procurar outro pai.
Essas manas dao raiva sabe!
Matin Sabin
Escreve um comentário...
HQH AJUDA-ME:
Sou uma mulher de 37 anos de idade, mãe de 2 filhos e separada do pai. Após isso, conheci um outro homem que prometeu ajudar-me a refazer minha vida só que, me escondeu que era casado e que para além disso tinha mais uma mulher. Quando descobri ja passavam 5 anos houve muita confusao delas para comigo, vivi um inferno mais do que vivi com o pai dos meus filhos. Paramos em tribunal, eu querendo minha liberdade mas ate aqui sem sucesso. Ele disse depois que se separou das duas mas descobri que era mentira, ele ameaça-me dizendo que se eu nao for dele nao serei de mais ninguem. Decidi aceitar a Jesus deixar tudo para traz mas nao pára de me perseguir, eu estava tendo uma boa evoluçao espiritual mas ele sempre tem sido a peça usada pelo diabo, minha casa faço de centro de oraçoes mas sempre que tem uma breixa entra e faz coisas imorais, no meu quarto que é canto de oraçao ele sempre entra e fica se masturbando la mas sempre o encontro e isso deixa-me mal disposta quase ja nao consigo voltar a orar intensamente e acabo ficando doente. O que faço? E eu ja fui vítima de bruxaria que deixou-me em coma, paralítica, cega mas superei, hoje estou destruida, nao trabalho ha mais de um ano, quero me refazer e ele sempre atrapalha. O que faço? Peço ajuda. Será que as masturbações dele em meu quarto terão algo a ver com bruxaria?
Comentários
Marcia Caetano
Marcia Caetano Hi irmã esse é um bruxo mesmo nem duvides
Não desistas de orar e nas tuas orações peça a Deus para te proteger
Marcia Caetano
Marcia Caetano Manda me msg no meu inbox
Jeremy Timbe
Jeremy Timbe Humm masturbação no teu quarto é desejo dele por ti. Mas se voce ja nao quer ele, o que ele continua a fazer é violência e deves tratar o assunto como tal. A policia trata do assunto
Yone Carneiro
Yone Carneiro esse e diabo em pessoa
Graca Rabeca Nhatugues
Graca Rabeca Nhatugues A irmã está no caminho certo, encontrou a solução para os seus problemas não deixa o diabo atrapalhar-te continua orando sem cessar busca a Deus cada vez que os problemas piorarem para que o diabo não tenha chance, faça da sua fé a arma para vencer.
Hilario Lange
Hilario Lange A Pergunta é: o que é que ele faz no seu quarto se ja não lhe queres? Que liberdade ele tem em sua casa ao ponto de se mastrubar?
Tania Cabral
Tania Cabral Você entendeu o espírito da coisa!! Como tem acesso a casa até ao quarto ele??
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Floconse Come Come
Floconse Come Come Aqui ha uma coisa que nao entendí melhor.Na casa onde ela vive é do ex-marido ou do actual?Se for tua casa nao deixe mais entrar.O que custa vc mandar embora duma vez por todas?Agora se a casa for dele é complicado minha irma.Nao tens como,apenas Deus será a soluçao querida.FORÇA.TENHA FÉ.KATEKA
Valodia Rafael
Valodia Rafael Deus tem grandes coisas para ti e o diabo que está nele sabe disso , ore sem parar força que ele não é nem 1/3 do que Deus é.venceras.
Alberto Boane
Alberto Boane Este e um demente.
Floconse Come Come
Floconse Come Come Para entrar no seu quarto,ele te amara?Irma,tens que abrir bem este jogo para te ajudarmos.2-Durante esses 5 anos vcs se encontravam ha qulquer momento?3-voce nao chegou de conhecer nem um dos familhares dele?Minha irma seja cincera ta???????????
Claudina Nk
Claudina Nk E pk nao muda das chaves?
Nito Cossa
Nito Cossa Primeira coisa que deves fazer minha querida é não abrir a porta para ele entrar se voce ja não quer mais nada com ele. Se ha algo que ainda lhe pertence devolva e faz de tudo para que ele nao encontra paz na tua casa. José quando foi tentado pela mulher de potifa não ficou no quarto a brincar com ela. Ele saiu correndo ate que a mulher pegou na túnica dele mas ele escapou das maos da quela traidora. Não basta so orar, tens que vigiar também. Jesus disse: orai e vigiais. Pede sabedoria e o senhor te dar. Suponhamos que Deus resolveu te dar o marido agora nesta situacao oque é que farias? Haverias de deixar o es vir praticar sua maldicao em frente do teu namorado ? O meu conselho minha irma e: ore e vigia, se ja não queres mais nada de verdade não permita a visita d'le na tua casa. Não ha nenhuma maldicao ou feiticaria que vai te atingir porque es filha do altissimo, a Biblia diz que onde o Espirito de Deus habita ha liberdade. Mas o Espirito do senhor so pode habitar na tua casa se você permitir e manter o lugar limpo.
Jeremias Muquito
Erlina Cossa
Erlina Cossa A sua doença pode não ter algo a ver com feitiçaria pode ser pressão e desespero por causa da situação... o stress pode causar esses sintomas que citaste. Se já não o quer porque é que deixa que ele entre no seu quarto? Na Sua ou vossa casa? Mãe... No dia que quiseres ele vai parar de te incomodar. Desculpa a sinceridade mas parece que se ele se mantém em sua vida você alimenta isso... pensa bem e procura se libertar porque de alguma forma parece que tu também és viciada ou dependente dele...
Erlina Cossa
Erlina Cossa Aconselho a levar isso de forma calma e resolva isso sem encasquetar muitas ideias negativas porque a sua doença só vai aumentar. Ele vai a sua casa mas você não le da sexo no entanto ele é tarado e só pode se masturbar. Quanto a. Ameaças vá a policia e determinará distância entre vocês
Amina Magaia
Amina Magaia A primeira coisa que deve fazer se é que já não a quer é expulsar da sua casa ou entrar num consenso em relação a casa.
Serafim Ernesto Neves
Serafim Ernesto Neves Tudo em dosagem demasiada é prejudicial. Orar só, não é solução! È preciso empreender uma acção.
Se já não o amas mais, leve o caso as instâncias judiciais, antes que aconteça-te o pior.
Viver sobre ameaças não vai ajudar-te em nada... NINGUÉM DE
VE SER PROPRIEDADE DE NINGUÉM. Quanto ao masturbar-se em na sua casa e na sua presença não significa necessáriamente "#bruxaria_nenhuma". Ele é um #maníaco_sexual". Ele aproveita-se do facto de estares económicamente debilitada, uma vez que actuamente não trabalhas, para submeter-te à essas "pancadas psicológicas".
Procure refazer-se, procurando fazer alguma coisa socialmente aceitável que permita acender lume em casa, ter água & luz. O resto virá com o tempo. O que não deves fazer é desanimar. LEMBRE-SE QUE TENS UM FILHO QUE PRECISA DO TEU AMOR.
Janete Jonas
Janete Jonas ola minha linda tudo bem. olha se realmente queres ajuda leia com atenção nas perguntas feitas por Floconse Come Come, na minha opinião e o que uma pessoa quer ajudar-te pode querer saber para saber se posicionar quanto ao seu problema e se busquei essas perguntas era para não repetir. CONTA A VERDADE
Gérsia Ricardo Moiane
Gérsia Ricardo Moiane voce ja nao o quer entrentanto ele entra ate seu quarto hiiii mana
Elsa Aurora
Elsa AuroraQuerida,
Isso Tem a ver com a tua atitude. Se ele faz isso, com certeza tem abertura para tal.
Pergunta: nao fiquei clara, voces tiveram filhos? Porque ele insiste em vir ter consigo?

Va a luta, procure um emprego e comece por aceitar o que conseguir, sem escolher. Oração deve ser acompanhada com acção.
E comece por agradecer a Deus pelas coisas boas na tua vida.
Muitos de nós queremos ter a liberdade para fazer as nossas escolhas, e nem costumamos chamar Deus para esses momentos de decisao. Quando as coisas se estragam, ja queremos seguir a Deus. Não se esqueça de argadecer a Deus pelas coisas boas. Tome decisoes correctas. Pense naquilo que quer de verdade em relacao a ele.
Cassiano Chilumbe
Cassiano Chilumbe Se nos separamos aos 35 em diante, será que esperamos encontrar uma mulher/homem que estava à nossa espera? Não vejo uma pessoa a ser enganada por outra a dizer que está livre à 'x' meses ou anos e dai se levar à onda de melhores dias. Tenho sempre, infelizmente, dito que as separações não são soluções para futuras felicidades. Se optarmos por este caminho, seria melhor sabermos gerir os proximos e semelhantes problemas.
Eis o seu caso amiga, entrou nessa convencida que era o Céu que sonhou alcançar. Porém, a realidade é que não preparou passar. Dois erros quase semelhantes. O meu comentário, só será comentário e não conselho. Muitos já falaram em retórica. Se nada tem com ele ha um tempo, porque é que tem acesso ao seu/vosso quarto? Que por sorte agora é núcleo das rezas. Devia ser um 'quarto sagrado' segundo por ai se propala. Se não o suporta, recorra à polícia. E nunca esperar mais por alguem que lhe venha a falar de ser "virgem", que esperava por si para junto irem ao mundo celestial.
Neto Machavane O Portista
Neto Machavane O Portista Quem aceita jesus desafia o diabo... Tiago 1:2/6 seja firme mana.. Digo mais a melhor forma d combater o diabo e' fugido.. Nao permita k o es marido frequente asua casa caso ja nao o queiras.. Renove suas forcas e viva a vida.. Veja galatas 6:8... E comeca uma edificacao nova pra asua vida.. Seja feliz cm Deus
Mevesse Obed
Mevesse Obed
Mevesse Obed
Stella Cuna
Stella Cuna Manda lhe prender esse, diabo em pessoa é a coisa mais fácil de destruir
Amelia Zambeze
Amelia Zambeze Vai a policia para proibirem ele de entar n a tua casa e confia em Deus contiua orando ele vai desaparecer e grande diabo mesmo mas nao desanima confia em Deus nao cometes o erro de votar para ele pois ai sera o teu fim
Isaura Ombe
Isaura Ombe homen maldoso, alguma coisa ele sabe da sua vida.
Hanif Potako
Hanif Potako mana tenha forças e continue orando ele é um demônio em pessoa ele te usava para fontes obscuras. se isso te ajuda eis; Senhor meu pai acalme meu coração me livra dessas angústias, pai me vusita agora e me encha com seu amor entra na minha casa trazendo benção e glórias. pai acalme a tempestade da minha vida enxuga minhas lágrimas creio em ti so o senhor pode me salvar desse redemoinho de tristezas, pai estende sua mãos e faz um milagre em mim. meu senhor coloca meus filhos minha família em sua fortaleza e os proteja dad flechas dos inimigos quebre todas as maldições e pactos feitos em meu nome e no nome dos meus filhos. livra me de todos os inimigos livra o meu corpo e a minha alma não deixe que o inimigo me vença. pai derrama sobre mim a sua unção. Amen
Hanif Potako
Hanif Potako mana tenha forças e continue orando ele é um demônio em pessoa ele te usava para fontes obscuras. se isso te ajuda eis; Senhor meu pai acalme meu coração me livra dessas angústias, pai me vusita agora e me encha com seu amor entra na minha casa trazendo benção e glórias. pai acalme a tempestade da minha vida enxuga minhas lágrimas creio em ti so o senhor pode me salvar desse redemoinho de tristezas, pai estende sua mãos e faz um milagre em mim. meu senhor coloca meus filhos minha família em sua fortaleza e os proteja dad flechas dos inimigos quebre todas as maldições e pactos feitos em meu nome e no nome dos meus filhos. livra me de todos os inimigos livra o meu corpo e a minha alma não deixe que o inimigo me vença. pai derrama sobre mim a sua unção. Amen
Socrates Cavalo
Socrates Cavalo Confie no senhor e faça o bem e ela atenderá os pedidos do teu coração. ...a oração é a arma de um cristao por isso continue orando e tenha fe e tudo dará certo e ele não terá mais poder sobre te....esteja firme e seja forte muito forte mesmo porque essa guerra ja está vencida é só acreditares
Nelia Madau
Nelia Madau Melhores rezar mesmo pk esse fulano algo de mal faz e usa mulheres p os fins dele. E não permita q entre na tua casa muito menos um centavo dele,teres muito cuidado cm ele ,e realize uma reunião cm tua família p pores ponto final no caso fulano! Boa sorte
Eurídice Anthony Chisholm
Eurídice Anthony Chisholm O Senhor disse para a gente resistir ao diabo e ele fugirá de nós. Orar sem cessar. Não deixe que o mal apague a luz de Cristo que está em você. Ore sem cessar e creia que o Senhor está contigo, pois, Torre Forte é o Seu Nome.
Nelo Artur Leo
Nelo Artur Leo E caso de Policia vá a Esquadra.
Ricardo Joao Joculevena
Ricardo Joao Joculevena Vai a igreja universal tenho acompanhado historias identicas
Ligia Felicidade Macamo General
Ligia Felicidade Macamo General Eu a pensar k tinha problema....
Armando Maculuve
Armando Maculuve coisas da vida tenha fe esse pesadelor vai ter fim
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai
Fidalgo Salomao Madeirao Mauai mana da bruxaria que ja sofreste ele que que fazia isso? voce aceitou a ele porque te prometeu ajudar da situacao em que se encontava e hoje ele e feiticeiro nao e? ficaram mais de 5 anos sem voce saber que ele tinha mais 2 mulhere, isso e verdade? ele a te enganar todos os dias e voce se sentir a unica dona dele. mana fala a verdade aqui para te ajudarmos
Gina Ginoca
Gina Ginoca So Deus acima de Tudo, tenha fe mana ponha Deus a Cima d tudo, vce cosigui
Alberto Junior Ussivane
Alberto Junior Ussivane A preocupcao colocada deixa me mais preocupado, como é k pode viver c um homem durante 5 anos sem conhecer intimamente a vida dele?Sera k ficou esse tempo sem saber disso? S deseja ajuda melhor esclarecer a sua preocupacao
Secinio Fernando
Secinio Fernando Volyem ao tribunal
Alfredo João Busse
Alfredo João Busse Minha irmã diabo não tme poder so é esperto então não arefessa por conta disso continue fervorosa que Deus não te abandonou, em relação a ele tem de com a intevecao da família ou das autoridades barar a entrada dele em sua casa
 

Sem comentários: