segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Hélder Muteia nomeado coordenador su-regional da FAO para África Central


Muteia ingressou na FAO em 2005
O Director-Geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), José Graziano da Silva, nomeou Hélder Muteia para o cargo de coordenador sub-regional da FAO para a África Central com efeitos a partir do dia 1 de Dezembro de 2016.
Com a sede localizada em Libreville (Gabão), este escritório sub-regional coordena as actividades dos países da África Central, entre os quais Camarões, Chad, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.
Hélder Muteia ingressou na FAO em 2005, tendo cumprido a função de Representante da FAO na Nigéria, sendo em 2010 sido transferido para o Brasil, também na qualidade de representante da FAO, e desde 2013 chefia o escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP.
O despacho de nomeação do Diretor-Geral da FAO refere-se também à longa carreira de Hélder Muteia em Moçambique, que teve início em 1982 como Co-Diretor dos Projectos de Avicultura na Província de Gaza e Maputo. Foi Chefe do Departamento Técnico de Avicultura, igualmente em Maputo, entre 1989 e 1990; Membro do Parlamento e Presidente da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Regional, Administração Pública e Poder Local da Assembleia da República entre 1994 e 1998; Director Nacional do Centro de Formação Agrária de 1997 a 1998; Vice-Ministro de Agricultura e Pesca entre 1998  e 2000; e, Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural entre 2000 e 2005.
Recebeu ao longo da sua carreira algumas distinções e condecorações, entre as quais se destacam o Golden Ark Award, em reconhecimento da sua dedicação à conservação da natureza, nomeadamente à enorme contribuição para a criação e desenvolvimento do Parque Transfronteiriço e Área de Conservação - Gaza Kruger Gonarezhou (GKG) e um Diploma de Honra (2005), entregue pelo Presidente da República de Moçambique, em reconhecimento da contribuição para a Paz, Democracia, Economia, Desenvolvimento Social e Cultural de Moçambique durante o seu mandato como Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Hélder Muteia tem também uma vasta carreira literária, com a publicação de 4 livros, participação em várias antologias, e publicação de artigos técnicos e de opinião em diversos jornais e revistas em Portugal, Moçambique, Angola e Brasil. Como escritor, Hélder Muteia também exerceu o cargo de Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, entre os anos 1992 e 1996.

Sem comentários: