quarta-feira, 23 de novembro de 2016

GOVERNARDORES DA RENAMO PODERAO SER NOMEADOS EM DEZEMBRO PRÓXIMO


Unay Cambuma
2 h ·



BREAKING NEWS!
Confirmamos que os mediadores encontraram se com o presidente da Renamo na serra da Gorongoza. O encontro ocorreu na passada sexta-feira e durou cerca de 9 horas consecutivas. Não se sabe o que discutiu - se mas segundo as nossas fontes, dentro desta semana poderá haver um grande acontecimento, visto que a frelimo continua com as suas manobras para retardar o processo. A frelimo aceita uma coisa hoje e volvidas poucas horas volta atrás.
Isto é resultado da bicefalia que reina neste partido. Existe a frelimo "civilizada e consciente" que almeja a paz e tranquilidade e esta é constituída por intelectuais e ex dirigentes dos governos anteriores e que já tem a vida feita e não tem antecedentes criminais. A outra é a actual frelimo "sanguinária e de macondes" que se chafurdou no escândalo das dívidas bilionárias e que acha que é a sua vez de comer também porque os machanganas já o fizeram por 40 anos, para além de evitar ser responsabilizada pelos crimes de burla aos bancos internacionais e a matança de críticos do seu regime e membros e simpatizantes da renamo. Nesta última frelimo pontificam o Guebuza, Chipande, Pachinuapa, Ntumuke e Lidimo, o Nyusi é um simples simulacro de presidente e pau mandato e não sabe nada.
Mas vamos esperar para ver aquilo que vai acontecer até sábado, porque neste momento está em discussão a submissão a Assernbleia da Republica de um documento que contém os princípios de leis que serão aplicadas após as eleições gerais de 2019 mas também há um princípio de lei das autarquias que vai permitir que os distritos sejam autarquias, isto é, tem que haver eleições para eleger o presidente do conselho distrital, assim como a assembleia distrital e isto tem que entrar em vigor até 2018, antes das eleições autárquicas.
Também serão submetidos outros princípios que serão transformados em lei, como a lei para a nomeação dos governadores, a lei para a eleição das assembleias provínciais e a lei das finanças provínciais, isto tudo insere se no pacote da descentralizacao da administração do estado. Estes princípios deverão entrar na Assembleia da Republica dentro de dias. A Comissão Mista está neste momento a tratar do assunto.
Simultaneamente está a se discutir que os governadores da renamo sejam nomeados e empossados pelo menos até o dia 5 de Dezembro próximo, enquanto a frelimo por sua vez quer que o assunto dos governadores da renamo seja discutido até 15 de Dezembro mas a renamo rejeita esta proposta e diz que é longe demais porque até la as pessoas estarão em preparação da quadra festiva e naturalmente os mediadores também terão que passar as festividades nos seus países de origem. Porque o pensamento da renamo e que se até dia 15 de Dezembro não serem nomeados os seus governadores o ano passa e isto não pode acontecer, porque a frelimo só quer ganhar tempo.
A frelimo também propõe uma trégua ou seja um cessar-fogo temporário por 30 dias mas a renamo exige que primeiro sejam nomeados e empossados os seus governadores só depois é que dará a trégua, já que os governadores não podem ser empossados em ambiente de guerra. A renamo acha que não faz sentido conceder o cessar-fogo por 30 dias. Vai cessar se fogo para quê exactamente? - indaga a renamo. Portanto, há um braço de ferro entre os dois arqui inimigos em relação a esta matéria e a renamo ameaça nomear a força os seus governadores caso a frelimo continue com as suas atitudes faraónicas e que depois ninguém venha acusar a renamo de ter iniciado a guerra. A renamo acha que quer governar exemplarmente onde sempre ganha em todas as eleições e não está a negociar para pedir autorização a frelimo.
Porque na verdade a frelimo está a governar ilegalmente visto que perdeu as eleições gerais de 2014 com cerca de 20% dos votos (contra mais de 70% da renamo) mas manipulou os resultados e manteve se no poder, tendo de seguida iniciado uma ferroz perseguição ao partido vencedor e seu candidato com recurso ao exército republicano. A frelimo fez tudo, mas tudo mesmo para aniquilar política e militarmente a renamo e o seu lider, tendo até contratado 2000 comandos especiais estrangeiros da China, Vietname, Tanzania, Zimbabwe e Angola. Também foram contratados curandeiros de elite do Malawi, Tanzania e Nigéria mas tudo resultou num tremendo fracasso.
Daquilo que temos ouvido das nossas fontes, a renamo neste momento já convocou para todas as suas actuais bases milhares de ex-guerrilheiros que do principio são para ser integrados nas forças de defesa e segurança mas caso hajam brincadeiras nas negociações, o desastre será de grandes proporções para a frelimo em particular a zona sul. O desejo da grande massa dos ex-guerrilheiros da renamo é de resolver as coisas por via armada para vingar se dos crimes hediondos do regime maconde no do Nyusi e "arrancar tudo" a frelimo. Para os rangers da Renamo, combater o resto das desmoralizadas e combalidas tropas da frelimo será uma brincadeira de crianças.
Mas como os macondes são teimosos, a frelimo vai escolher o desastre.

Unay Cambuma


GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
126 126
22 partilhas
73 comentários
Comentários

Jeremias Papasseco Domingos Espero atenciosamente
Gosto · 2 h

Mãe De Sariela Fjf Tbem tou ansiosa por este momento histórico para zona Centro é Norte...o dia L "dia da Libertação"😃😃😃😃😃😃😃
Gosto · 4 · 2 h

Augusto Munasse Meque Meque Tudo preparado p governar
Gosto · 2 h

Mulungen Maua Aquardamos boa resposta da frelimo
Gosto · 2 h

Bernaldo Tomas VC TEM BOA HISTÓRIA
Gosto · 2 h

Sacuro Romao Foram enganados novamente i caíram na malha como se idiotas vces fossem, não haverá nomeação de governadores da renamo em ligar nenhum irmãos, são apenas manobras pra ver vos trankuilo.
Gosto · 1 · 2 h

Josemangue Mangue E isso mesmo
Gosto · 1 h

Carlitos Carlos Voce nao pode ser pessimista entao achas k isso ja mais tera seu fim? as mortes que estam acontecer contra gente pobre nao te fazem sentir?
Gosto · 1 h

Agostinho Myhusband Maporissa Sempre apto pra observer!
Gosto · 2 h

Sant Samuel Samuel Não se sabe oq vai acontecer isso pode mudar daq para q eeeeee ta complicado isso e qm q ta sofrer é o povo
Gosto · 2 h

Humberto Simoes Bene Bene Será uma data na historia, estamos ansiosos
Gosto · 1 · 2 h

Guido Banco Ijidor Ijidor a expera d nomeiacao pra boa governacao
Gosto · 2 h

Batista Ndlayani Vou vender aminha cama na governaçao da renamo por alegria.....vamos governar
Gosto · 2 h

Saimon Ynhasena Ynhasena quem podia mais organizar o pais ao nao ser a renamo e o seu lider viva dlhakama
Gosto · 2 h

Batista Ndlayani Dlhakama foi inagurado a muito tempo

Gosto · 2 h

Alfredo Muianga

Gosto · 2 h

Nhangodha Paca Cundjandje A propósito mbuya Unay, quem e como será feita a nomeação dos Governadores resistentes? E porquê os Mediadores insistem no cessar-fogo imediato primeiro? E durante este período ainda haverão colunas militares?
Gosto · 1 · 2 h

Ergilio Julio Muito bom...que seja, mas que ñ brinquem com o povo pq ele é inocente, so sabe ser aldrabado, manipulado, as suas vontades são sobrepostas aos anseios dos auto governantes. Então o alvo que seja bem claro, nao às propriedades do privadas do cicdadão, mas sim, ao regime actual que nos deixa enlutados em todas facets[social, politica , e economica ]
Gosto · 2 h

Nhangodha Paca Cundjandje Parece ser um dos momentos extremamente críticos e tensos na arena política nacional...mas aguardando ansiosamente para ver o desenrolar dos acontecimentos...
Gosto · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma A esper.
Gosto · 2 h

Armandinho Da Filipa Cambuma A espera
Gosto · 2 h

Alfredo Muianga So queremos a Paz.
Gosto · 2 h

Carlitos Jose Aguardando
Gosto · 2 h

Osvaldo Salvaterra Rezado para a ponte do rio save caia
Gosto · 2 h

Tocova Amisse "Nao se sabe oq tava se descutir" isso quer dzer q ainda nao ha provas mas uma sugestao. E nao podemos nos esquecer q a fredex tem 3 presidentes, 1 duvida, 2 outro nao quer,3_ outro aceita, 4 outro diz o dido por nao dido.
Gosto · 2 h

Jenete Nelson Nelson M i
Gosto · 2 h

Aziza Throne governos anteriores e que já tem a vida feita e não tem antecedentes criminais... ????? ser eleito fraudulentamente não é criminal?
Gosto · 2 h

Hassan Nordin Nordin Enginheiro
Gosto · 2 h

Joao Phaza Aguardamos até dia 5 de dezembro do ano corrente
Gosto · 1 h

Xavier Clinton Xavier Tou agostar
Gosto · 1 h

Francisco Joao Moiana O povo espera pela nomeação dos governadores da renamo e ver se vamos avançar ao desenvolvimento,a frelixo se continuar com a mediocridade merece uma lição bem profunda.
Gosto · 1 h

Flavio Condula Será isto verdade? Não acredito que os "macondes sanguinarios" irão aceitar esta proposta! Já convivi c/ makodecos por mto tempo! Tenho minhas duvidas pra não dizer q isso é impossivel!
Gosto · 1 h

Santos Chakhala Mas os 2000 comandos especiais emclusiveis curandeiros era para trazer a tal PAZ gritada nos comicios???? Asim ainda estao la nas matas da Gorongoza a procura deste menino bonito de Chibabava??? Mas adimiro bastante: Sera que ate hoje ninguem conhesse desse menino bonito , Mandawu de Chibabava????
Gosto · 1 · 1 h

Suriar Eduardo Estamos confiantes. Lixo tem seu destino que é a lixeira. Viva a resistencia e os resistentes
Gosto · 1 h

Saimon Ynhasena Ynhasena sacuro e voce uk estas a fazer para mudar o sistema politico no pais so sabes falar merdas
Gosto · 1 h

Nicolao Semo Xtamos contigo
Gosto · 1 h

Adolfo Matule É so esperar pra acreditar, Dezembro faltam so 9 dias
Gosto · 1 h

Araujo Manuenca Jose Nao tenho palavras força,a vitoria eta se esperar cm espetativa o povo quer houvir isso
Gosto · 1 h

Be Focus Renamo tem que governar e melhorar a vida social dos mocambicanos. Pois e unica opcao que o ppvo tem
Gosto · 1 · 1 h

Rafa Barroso A vitória é certa, a RENAMO já compriu tudo mas essa não deão trégua. Força
Gosto · 1 h

Manuel Inacio Paulino Joaquim talves em dezembro de 2020
Gosto · 1 h

Santos Chakhala Pneu da bicicleta naoentra na janta de carro.Nem pneu de carro naoentra na janta de carro. Proprios donos nao aguenta com rangers Esses de Majolijo aguentam??? Assim voltaram todos os 2000 para sua terra natal Ou ainda estao a comer mangas nas mangueiras da Gorongoza???
Gosto · 1 h

Joao Stambuli mentiras tem pernas curta e amigo cuidado com o fogo di saize em mz quem tem boa ideia e soprado
Gosto · 1 h

Mínio B Nguluve Espero que seja mais papo patético desses frelimacacos
Gosto · 1 h

Juma Rachide Good New mister Unay. Thanks bro!Ver Tradução
Gosto · 1 h

Zina Ngorinenhi Thomas Nada de cessar fogo agora,a frelimo nao muda mais muda de tactica,cessar fogo sera oportunidad da tropa frela penetrar nas zonas ja libertada e ira si reforcar e brokeiar o inimigo,as autarquias provinciais e o imperativo nacional.
Gosto · 1 h

Micas Zacarias Misteras A espera até que a fome me leve...
Gosto · 1 · 1 h

Mitu Atansio Damiao Damiao Esperando
Gosto · 1 h

Almeida Antonio
Gosto · 1 h

Almeida Antonio
Gosto · 1 h

Satar Patricio Avaria Good news for meVer Tradução
Gosto · 1 h

Dionisio Paulo Vahanle HappyVer Tradução
Gosto · 1 h

Ivanildo Mucavel Lá vem mais uma promessa, Dezembro, já se esqueceu do Março não sei de que ano. Por mim, não precisa fazer promessas devia apenas deixar que aconteça, se realmente tem de acontecer terá. Essas promessas à toda hora tiram-te boa parte de credibilidade.
Gosto · 1 h

Pedro Zibane Ja xtamos a governar
Gosto · 1 · 1 h

Pedro Zibane Nao para at no último dia
Gosto · 1 h

Jasty Mulima Entao ja podem parar com os ataques.
Gosto · 1 h

Bizmungo Arape Tuto O povo continua a acreditar na Renamo e no seu Lider mas antes que o entretenimento vá mais longe é preciso que saíamos dele; ou arrebenta-se com a guerra ou antes do fim do ano tenhamos nossos administradores.
Gosto · 1 h

Joel Manhiça Zondiwane Nomeacao dos governadores provinciais da Renamo esta ano e mentira.
Gosto · 1 h

Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna
Gosto · 1 h

Bebeto Muabsa Adelina Pedra no sapato incomoda
Gosto · 1 · 59 min

Carlitos Mario Eu quero ver governador da RENAMO dai poço morrer a vontade xtou cansado com a merda da FRELIMO juro.
Gosto · 1 · 58 min

Benjami Pedrito Estamos à espera de nomeação
Gosto · 56 min

Rafael Nivele Novele Eu gosto muito das tua notencias som quando vc ment Nome d matxangana ai xta a érar por que pra me matxangana forao bem na sua governação xtou afalar d chissano e machel
Gosto · 49 min

Evaristo Emidio Baptista O mesmo papo d sempre.
Só falta dizer que natal foi adiado
Gosto · 47 min

Rafael Nivele Novele Unay é racesta
Gosto · 44 min

Nurdine Ibn Amisse Maulana Nem um bebe cre nisso
Gosto · 41 min

Mbalamanje Uzende Chanunkha
Gosto · 36 min

Abdul Hafido Carlos Mecanico Onde ha vida ha esperanca, pra nós pode nao ser dezembro mas sempre estamos a espera dessa governacao dos ranjeres do povo.
Gosto · 35 min

Angelo Mualo Se a nomeação dos governadores será uma lei submetida na assembleia e pra ser aprovada isso nunca será aprovada pk a frelimo como do maioritario vai chumbar essa lei.
Gosto · 33 min

Joao Carimo Ja cansamos dessa ladainha de vamos governar e nunca mais então k a RENAMO faça e dai saberemos.....falsos
Gosto · 27 min

Costa Paiva NATuralment a frlimo n muda d ser mas d mascara
Gosto · 20 min

Vintoso Luis Bem vindo a liderança da Renamo em Moçambique. K marcara o fim de muito tempo do autoritarismo
Gosto · 18 min

Fernando Miguel Jose Mentira.
Gosto · 17 min

Virgilio Zandamela A luta continua
Gosto · 15 min

Antonio Estanislao Estanislao Eu ja nao sei cm esses macacos macondes brutos
Gosto · 5 min
Valeriano Saide Ok

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook