segunda-feira, 21 de novembro de 2016

GOVERNADORA DE SOFALA SABOTA CMB



Conselho Municipal da Beira - CMB adicionou 14 fotos novas.
18/11 às 20:09 ·

A Governadora Helena Taipo tem vindo, de forma sistematica, a sabotar os esforços do Conselho Municipal da Beira, CMB, com o objectivo de tirar proveitos políticos, muitas vezes, com base no sofrimento do povo.
O CMB construiu, na zona de Marocanhe – Posto Administrativo de Manga Loforte um Centro de Saúde para servir as comunidades circuvinhas, tendo sido inaugurado pelo respectivo Edil e a seguir solicitou à EDM para fazer a ligação da corrente eléctrica tendo para o efeito de pagamento passado um cheque no valor de 13.542,00 meticais.
Admiravelmente a EDM devolveu o referido cheque alegando que já havia recebido uma solicitação para a ligação de energia eléctrica por parte da Direcção Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social da Beira e que o CMB entrasse em coordenação com a Direcção Distrital da Saúde para evitar a duplicação de esforços.
Ora vejamos:
1. O Centro de Saúde é pertença do CMB, pois, foi contruido por esta entidade e encontrasse registado no seu património;
2. Como tal o CMB é o seu legitimo proprietário, por isso, a EDM deve celebrar o contrato com o CMB e não com a Direcção Distrital da Saúde;
3. A EDM ao recomendar o CMB a entender-se com a Direcção Distrital da Saúde está, claramente, a violar um dos principios elementares de acesso ao abastecimento de energia eléctrica a qualquer cidadão ou entidade;
4. A Direcção Distrital da Saúde ao proceder deste modo está a sobrepor-se ao CMB e esta atitude enquadra-se numa luta política de obstrução desnecessária que faz sofrer as populações que demandam os serviços de saúde em Marocanhe.
Uma equipa do CMB deslocou-se, semana finda, a este Centro de Saúde e verificou que continua sem energia eléctrica e, nas noites, a situação torna-se mais complicada ainda porque o atendimento aos pacientes, incluindo os partos, sao assistidos à luz de velas e de telemóveis, enquanto o CMB tudo fez para que o Centro tivesse a corrente eléctrica normal.
Porque o Governo age assim?
Não é pela primeira vez que o Governo faz obstruções irracionais por motivações políticas, como forma de tapar as visibilidade do CMB. Muitas vezes quando o CMB faz entrega de ambulâncias aos Centros de Saúde da periferia da cidade, o Governo instrui o pessoal – enfermeiros e outros funcionários – para se esconderem como forma de inviabilizar a entrega desses meios circulantes. Igualmente o Governo instrui a professores com as respectivas direcções das escolas quando o município vai fazer a entrega de salas de aulas reabilitadas ou construídas de raiz.
Helena Taipo, Governadora de Sofala, ainda não entendeu, por mera obsessão política, que os serviços que o CMB presta as populações complementa as obrigações do Governo e acha que tudo quanto o CMB faz é por mera propaganda política.
É interessante reparar que, na noite de 17/18 de Novembro, a equipa do EDM foi instalar a corrente electrica monofásica ao Centro de Saúde de Marocanhe para permitir que a Governadora Helena Taipo podesse inaugurar as instalações e proceder a visita, hoje a tarde. A isto se chama em política, oportunismo.

Abaixo os documentos comprovativos e as imagens que demonstram o Centro de Saúde às escuras.

+11



Agostinho Augusto Eusébio A. P. Gwembe come here.Ver Tradução
Gosto · Responder · 18/11 às 20:31


Beneficio Rabia Coutinho Xxi outras coisas pa analfaburrice
Gosto · Responder · 18/11 às 20:51


Estimacao Cassicassi Do tipo nao estudo é lele
Gosto · Responder · 18/11 às 22:21


Paito Oliveira Massada A frelimo é inimigo do povo
Gosto · Responder · 19/11 às 8:55


Observador da Justiça O CMB é que favorece a esse tipo de atitude em nome da vossa alegada boa convivência, mas saibam desde já que uma jiboia nunca foi animal de estimação.
Gosto · Responder · 1 · 19/11 às 8:57


Queludio Clínico Saudável Frelimismos e uma doenca purulenta e com prurido de 4 grao.
Gosto · Responder · 19/11 às 9:37


Zebinho Znd Znd Muinto triste
Gosto · Responder · 19/11 às 9:56


Cristiano Jeronimo Mateus Triste ixo....


Conselho Municipal da Beira - CMB adicionou 3 fotos novas.
4 h ·


O governo provincial de Sofala está a fazer vergonhas. Mandou instalar corrente eléctrica no Centro de Saúde de Marocanhe, contra todos os princípios. O Centro pertence ao CMB e cabia a ele, e apenas a ele, celebrar o contrato de fornecimento de energia ao Centro, mas para satisfazer os apetites da governadora, às corridas, ordenaram que a EDM fosse fazer ligações com corrente monofásica para a governadora aparecer nas câmaras.
Depois da visita da governadora, a EDM cortou o fornecimento da corrente e está a espera que seja o legitimo proprietário(CMB) a assinar o contrato. Fazer política parede não ser algo fácil....




Conselho Municipal da Beira - CMB adicionou 6 fotos novas.
5 h ·


EDM CORTA ENERGIA NO CENTRO DE SAÚDE DO CMB

Um dia depois da Governadora da Província de Sofala, Helena Taipo ter inaugurado Posto de Transformação, em Marocanhe, que dista cerca 20 metros do centro de saúde, construído pelo Conselho Municipal da Beira, a Electricidade de Moçambique, EDM foi desligar a corrente elétrica naquela unidade sanitária. Desde ontem os profissionais da saúde estão a atender os doentes por via de velas e lanternas de celular.
De salientar que tudo isto têm a ver com as cores partidárias, o CMB é dirigido pelo Movimento Democrático de Moçambique, MDM, e todos municípios na alçada deste partido estão fora da gestão de saúde primária, mas têm apoiado fortemente este sector.

+3



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Ordem cronológica
3434
14 partilhas
Comentários


Mário Almeida Vergonha!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Silvio Pessana mais que brincadeiras são essas?????
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Maria Dulce António Chidengo
Gosto · Responder · 4 h


Paulo Gundana Pia manhadzo!
Gosto · Responder · 3 · 4 h


Betinho Benjamim Verniz Vadios!
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Mandinho Luis Daniel Política também não é assim prejudicar o povo se o governo provincial inaugurar uma corrente eléctrica no hospital feito pelo cmb não vejo mal nisso o povo não interessa quem fez o q o povo é os dirigentes cumpram com promessas não interessa quem faz q cor partidária. ..
Gosto · Responder · 3 h


Mandinho Luis Daniel Se for verdade equívoco por parte de mandantes para cortar a energia
Gosto · Responder · 3 h


Ferreira Armindo EDM , ife taneta na imwe tchitane pinango...
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Domingos Sande Estamos a dar mimos a essa senhora que de governadora não parece ter
Gosto · Responder · 2 h


Mapossajoaomateus Mapossa Piamanhazo pepio...
Gosto · Responder · 2 h


Iraliny Blanca Guerra Dor no cotovelo
Gosto · Responder · 2 h


Ballas BSete
Gosto · Responder · 2 h


Nuro Hassan Vergonha Nacional
Gosto · Responder · 2 h


João Chissiua Simão Uango
Gosto · Responder · 2 h


João Chissiua Simão Uango CV
Gosto · Responder · 2 h


Jorge Santos Vergonhoso.. .falta de respeito pelos princípios da independência e da democracia..... força beirenses.....o melhor mesmo é serem independentes do resto...
Gosto · Responder · 1 h


Carlos Mairoce Esses senhores nao crescem mesmo. Sera' que nao percebem que estao a prejudicar ao povo simples?
Gosto · Responder · 1 h


Fernando Sandramo Quanta maldade. Ease pais nao vai avancar. Isto nao eh politica......

Gosto · Responder · 1 h


Muhammad Esmail Processem a EDM
Gosto · Responder · 51 min


Gonty Songs Essa vadia ta pensar que e quem aqui na beira?
Gosto · Responder · 50 min


Deoclancio Rafael Nhatsave É mau isso
Gosto · Responder · 44 min


Jaime Mutomojua Isso não é bom. É essa forma que querem que o país desenvolva?

Sem comentários: