quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Empresários ameaçam retirar depósitos dos bancos nacionais



Empresários indignados com o facto de não poderem recuperar o dinheiro que depositaram no Nosso Banco
Os empresários estão indignados com o facto de não poderem recuperar o dinheiro que depositaram no Nosso Banco, encerrado a dias por apresentar graves problemas financeiros, segundo o Banco de Moçambique.
O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, que falava ontem a jornalistas, na cidade de Maputo, disse haver a possibilidade de os empresários retirarem os depósitos que efectuaram nos outros bancos nacionais, devido à falta de confiança em instituições de crédito que operam no país, situação que, caso aconteça, poderá desestabilizar ainda mais a economia de Moçambique.
“As empresas vão decidir o que é que vão fazer. Se é para desincentivar as empresas a fazer depósitos nos bancos comerciais nacionais, isso vai acontecer, porque ninguém vai querer fazer depósitos em bancos nacionais para, dia seguinte, acordar e perceber que já não tem dinheiro”, adianta Rogério Manuel.
O presidente da CTA informa, ainda, que os empresários nacionais estão a ser muito prejudicados com o encerramento do Nosso Banco e problemas financeiros do Moza Banco. Como consequência, há registos diários de empresas que fecham portas. Manuel não avançou nomes, nem o número de firmas, mas revela que as mais afectadas são Pequenas e Médias Empresas (PME).
A direcção da CTA vai reunir, próxima semana, com o governador do Banco Central, Rogério Zandamela, para esclarecimentos. Os empresários sentem-se traídos pelo Banco de Moçambique, que durante dez anos não revelou os problemas da banca.
“As empresas estão a ser prejudicadas, mas temos um regulador chamado Banco de Moçambique. Ao longo de 10 anos, os bancos comerciais projectaram lucros que de alguma forma incentivaram as empresas a fazer depósitos nesses bancos comerciais e, em um ano, esses bancos foram à falência. Simplesmente, os individuais é que vão ter retornos de 20 mil meticais e as empresas não terão nem um metical de retorno daquilo que depositaram nesses bancos”, lamenta o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique.
Os empresários receiam que mais bancos caiam na falência e até dão exemplos. “Se formos a olhar para aquilo que é o índice que fez com que o Nosso Banco fosse à falência, tem um que é UBA (United Bank for Africa Moçambique SA), que está mais ou menos ao nível do Nosso Banco, com uma diferença de 1% ou 2%. Pode ser o próximo, como outros que estão na praça que podem ser os próximos, daí que há uma insegurança total”, prevê.
A CTA é uma organização económica não-governamental, criada em Abril de 1999. Actualmente, congrega 128 membros, entre federações sectoriais, câmaras de comércio e associações económicas de todo o país.

    Quase qualquer um agora tenta perceber conceitos complexos não dá economia mas das leis e das regras de solvência dos bancos.
    Meus senhores, julgo este exercício inútil, e só faz sentido a gente não focada. Se tem algum investimento ou poupança nos bancos, aproxime seu gestor de conta para melhor se informar sobre a segurança das suas poupanças. Se não acredita no que diz, busque aconselhamento de alguém que confia para lhe guiar na tomada de decisões vantajosas para si.
    Discutir o trabalho do outro, neste caso, do Banco de Moçambique e dos banqueiros nacionais é típico de quem se intromete em assuntos alheios quando os seus não estão abordados.
    Se também não tem dinheiro, ou tem apenas 20 mil como é o meu caso, melhor seria cogitar em formas alternativas para o aumento da renda e assim conter a corrosão do seu poder de compra. Isto chama-se foco. Se está na iminência de perder emprego procure requalificar-se também.
    Ora, também existe um debate intelectual que me interessaria, que era conhecer os fundamentos da insegurança destes bancos e como é porquê eles caem em tão pouco tempo. Ou, como proteger os depositantes nestas situações ou similares.
    Em situações de incerteza como estas, safa-se quem não se distrair com o fogo mas busca identificar de onde vem ele pois assim estará em melhores condições de encontrar o ponto de fuga.
    Não basta ter megas e WhatsApp. Faça bom uso deles, para o seu próprio benefício, para amanhã poder comprar outros megas.
    Ed Mazive
    Nosso Banco (ex-BMI): Falência

    Pode até ter sido novidade para muitos, o anúncio feito sexta-feira pelo Banco de Moçambique sobre a liquidação do Nosso Banco. Eu, Nini Satar, em Novembro do ano passado, numa matéria sobre o colapso, já havia escrito sobre a falência de muitos bancos moçambicanos. Aos poucos o véu se vai destapando e coloca a nu toda a realidade em que chafurda a economia moçambicana.
    O Nosso Banco é detido maioritariamente pelo Estado. Senão vejamos: o INSS tem 77,2%, EDM 15,1% e SPI (uma empresa ligada à elite frelimista) 4%. Como se pode ver, o maior capital era do Estado, ou seja, dinheiro do povo que foi mal empregue usando os mecanismos obscuros de sempre para o turbinar.
    O Nosso Banco tinha quase cem trabalhadores, alguns balcões e uma perspectiva de expansão para a zona norte do país, concretamente em Nampula onde estava prestes a inaugurar um balcão.
    A falência do Nosso Banco não só jogou os trabalhadores ao desemprego, mas mostrou o que se faz neste país com o dinheiro do povo. Dinheiro esse que o pobre trabalhador desconta mensalmente sob forma de imposto. São as velhas trafulhices de sempre. O compadrio e a promiscuidade ainda são tónica dominante neste país.
    No vídeo aqui postado, o administrador do Banco de Moçambique diz que os detentores de contas individuais vão receber apenas 20 mil meticais. Não interessa se alguém havia depositado 100 mil, 500 mil ou um milhão de meticais. Do Fundo de Garantia só se desembolsa 20 mil meticais por cliente. O que isto significa? Roubalheira!!!!
    E não temos nada que crucificar Rogério Zandamela pelo que está acontecer. Esta podridão é dos tempos da outra senhora. Ernesto Gove sabia de tudo isto e andou a passar paninhos quentes. Gove prejudicou o povo (clientes menos afortunados do Nosso Banco). Devia ter colocado freios a isto. Deixou andar sabe-se lá porque cargas de água. E cá estamos: só 20 mil meticais.
    E o dinheiro do povo que o INSS colocou lá, como recuperá-lo? Pode-se dizer que em termos de investimento, a atitude do INSS foi mal pensada. Foi um fiasco. Como é que uma instituição que guarda o dinheiro do humilhado povo moçambicano investe esse mesmo dinheiro numa num banco com pouca expressão como o Nosso Banco?
    A intenção do INSS era mesmo de assegurar um investimento rentável? Desconfio que este foi um dos muitos esquemas existentes para drenar o dinheiro do povo. Quanto é que ganha mensalmente um pensionista? Quer dizer, alguém desconta a vida inteira e ao cabo recebe miséria quando o seu dinheiro alimenta uma burguesia sedenta de explorar cada vez mais o pobre moçambicano?!
    Por outro lado, a catástrofe no sector bancário ainda está longe de se dissipar. Instituições como o BIM,BCI,Barclays ou Standard Bank, há muito que não apresentam lucros apenas apresentam números falsos para enganar os clientes que o Banco e Solido.
    E mais: até ajoelham-se aos seus clientes para fazerem um DP (Depósito a Prazo). Os bancos não têm dinheiro. Vivem de aparências. Querem manter o nome na praça mas lá dentro a podridão é extrema.
    Voltando ao INSS, asseguro-vos que se tivesse comprado obrigações do tesouro ou emprestar o dinheiro ao Banco de Moçambique cobrando juros modestos, teria feito um bom investimento. Isto não é porque os gestores do INSS não sabiam. São interesses obscuros. É a promiscuidade. O saque ao Estado, que caracteriza a elite governamental.
    Até sempre
    Nini Satar
    -3:38
    11 m visualizações
    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    201 comentários
    Comentários
    Matin Sabin
    Escreve um comentário...
    Lidia Macamo Macamo
    Lidia Macamo Macamo Agora diga me cá uma coisa mama de Momade Assife Abdul Satar agora será que os devedores devem pagar as suas dívidas uma vez que os depositantes sairão em prejuízo?
    Aníbal Elias Jibbs
    Aníbal Elias Jibbs Essa é a melhor pergunta mana
    Francisco De Assis Cossa
    Francisco De Assis Cossa O banco de moçambique baseou-se na lei para difinir esse valor.
    Dionisio Manjate
    José Romeuane
    José Romeuane Francisco De Assis Cossa Infelizmente essa lei favorece o Estado e penaliza o cidadão.
    Gosto · Responder · 1 · 9 h
    Francisco De Assis Cossa
    Francisco De Assis Cossa É verdade jose José Romeuane eles preve essas situações só para veres é um decreto aprovado pelo conselho de ministros para protegerem suas empresas, mas só o povo pode mudar o cenário, enquanto o povo não dispertar eles ainda vão brincando conosco.
    Gosto · Responder · 1 · 8 h
    Amisse Gabriel Rapaz
    Amisse Gabriel Rapaz Caramba! Esses gajos arrastam isto cada vez mais às aguas profundas. Mas creiam numa, este é o "PRINCÍPIO DO FIM".
    Jaime Antonio
    Jaime Antonio Yhaaa e ainda ha quem ha de votar nesses senhoresss kikiki ophaaa e mto cmplicado
    Gosto · Responder · 1 · 6 h
    Francisco De Assis Cossa
    Francisco De Assis Cossa Jaime Antonio o povo moçambicano nao demora esquecer vais ver na epoca de campanha
    Gerson Fe
    Gerson Fe Estamos a errar em massa isto não é culpa do Governo mais sim do novo colono que usa o dinheiro como o novo xicote fingiram ajudar nos a tirar das mãos dos Portugueses ontem financiaram Renamo com o lema Democracia que já foi dito e digo é a pior forma...Ver mais
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Issufo Florindo
    Issufo Florindo Até dói ouvir ele dizer isso.. Tá imaginar quem usou esse banco p guardar dinheiro duma vida toda e agora dizer que terá só 20 mil meticais.. Isso é matar o povo
    Milton Cabir
    Milton Cabir Bom dia; Caros Amigos o que tens passado nestes últimos dias _ aqui é Moçambique provas mais uma vez que e não a seriedade : estado cria banco e não oferece nenhuma segurança aos seus clientes dos valores que lá são depositados ou que são guardados de pois implementam as leis maquiavélicas isto provas mais uma vez que é uma Pátria de tiranos já não temos a quem e onde confiamos sendo assim vemos que este governo a partir do topo até a base está formado de ladrões são os tais que comandam o crime organizado ; como é que se explica um cidadão vai guardar as suas poupanças no banco e quando chega a hora de querer usar não podem reembolsar? Aonde queremos chegar desta forma? Já chega chega e parem de roubar o pouco que o povo tem É uma vergonha muito grande; infelizmente este país é governado por uma cambada de ladrões Goiás por isso que nunca vamos ter da pobreza cada vez a sugar o cidadão até onde vamos chegar com isto?
    Lerry Good
    Lerry Good Triste e', mas este mal veio por bem pra pessoas que insistem nos gatunos da FRELIMO ficarem a saberem em que se meteram. Ta mais do que na hora da mudanca pensem nisso...!
    Florencio Manjate Sergio
    Florencio Manjate Sergio Eu ja mudei so stou a spera das elençoes
    Lerry Good
    Lerry Good Entao ja somos dois
    Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula
    Ilda Eveline Simbine
    Ilda Eveline Simbine Enquanto nao houver democracia ou melhor enquanto nao pararem de roubar os votos. Isso nao vai mudar. Uma atitude deve ser tomada por tdos nós. E nao nas eleiçoes
    Jessicah Adams
    Jessicah Adams Será que n há maneira de antecipar as eleiçoes?
    Lerry Good
    Lerry Good Existe, mas so' a uniao dos partidos da oposicao a sociedade civil e direitos humanos e' que podem movimentar esse processo, coisa essa dificil por falta de solidariedade politica...
    Abdul Perreira
    Abdul Perreira E verdade irmao. Ate porque estamos a demorar cm esta revulcao. Coitado dakeles k ainda acreditao q pondo pexi podre no conjelador pode se recuperar
    Maulana Augusto Augusto
    Maulana Augusto Augusto Unay falou e Nini satar tambem,e agora e a minha vez:no standard bank,tem a mesma mafia mas vou falar daquilo que acontece comigo: vejamos o seguinte: neste banco ha seguro pra os clintes que querem mas o tal seguro e valido depois de 6 meses de contri...Ver mais
    Manuel Horacio Majane
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...

    Francisco De Assis Cossa
    Francisco De Assis Cossa Está na hora de mudanças em Moz, até americanos fizeram isso, será que estamos felizes com esses escandalos que viraram nosso pão de cada dia? Politicos que brincam de empresários as nossas custas, partidos que fundam bancos, com dinheiro do pobre povo, esses dirigentes aventureiros armados a empresários que ja nem respeitam o povo, está na hora de dizer basta.
    Albino Jose Maute
    Albino Jose Maute É por isso que Donald Trump disse que África precisa de nova colonização para mudar de mentalidade. Tudo para nós é normal e olhamos com tranquilidade.
    Maulana Buanamade
    Maulana Buanamade Lamentavel, e tenho duvidas sobre a efectividade dos reembolsos imagine se um que tem um deposito de 100mil venha a receber somennte 20mil os tais ditos, e um que tinha 25/35/75..miil venha receber tambem 20mil ? ate quando compatriotas?????'
    Silu Ch
    Silu Ch Triste. Triste e triste pelos compatriotas que perderam seus empregos e outros vão perder o dinheiro pelo qual haviam confiado ao banco pra movimentar e ou fazer poupança.
    Dias Marcos
    Dias Marcos Quando um povo não se revolta contra uma situação vive humilhado. Umilhado porque lhe falta coragem...ele vê a situação mais ainda apoia o que lhe faz sofrer..ainda se alegra com a sua propria distruição. Existem momentos na nossa vida em que devemos tomar uma decisão...uma decisão de mudar de vida.
    Só os revoltados intenderão isso.
    Gosto · Responder · 1 · 18 h
    Ricardo Tomas
    Ricardo Tomas O país está mesmo em colapso , quando o próprio estado abocanha as quinhentas do pacato cidadão , sem direito a reclamação !
    Sheinhani Waka Wetela
    Sheinhani Waka Wetela Nao e justo...o remanescente fica perdido numa altura destas...tsc.
    Abdul Amid Omar Omar
    Abdul Amid Omar Omar Resumindo isso é um novo tipo de burla que se crio pra deixar os pobres mais pobres ,como é possível alguém q depósito 100mil só poder ter d volta 20mil? Nova burla criar um banco 1ano depôs decretar falência iiiiii
    Golden Boy Diamond
    Golden Boy Diamond Eu me lembro como ontem quando avisaste.muitos discordaram
    Celestino Cebu
    Celestino Cebu Por mi este Banco foi empobrecido,,querem usar dinheiro para pagarem Dividas escondidas, abram olho.. uma vez que o dinheiro. Do povo mesmo
    Carlos Patricio
    Carlos Patricio A culpa não pode mais uma vez morrer solteira. Tem que haver responsabilidade. E isso não é difícil. Basta que os lesados se unam e façam um processo a sério e não queixinhas. O povo moçambicano tem que aprender a usar os meios jurídicos disponíveis. Basta de lamentações.
    Gosto · Responder · 3 · 22 h
    Rosmina Momade
    Rosmina Momade Disseste tudo Momade Assife Abdul Satar
    E o povo nao vai fazer nada por temer represalias
    Sinto vergonha deste pais
    Salomao Mutemba
    Salomao Mutemba Sincerament meu Deus poque ek nasci neste pais se eu podese ou por outra se eu tivese dinheiro ia mudar de nacionaldade, Moçambique so merece servir de machamba so nao residir ningue
    Pierre Yves Chiniah
    Pierre Yves Chiniah Ainda bem que esse banco não abrio em Nampula
    Fretino Sempre A Roubares O Povo De Todas As Formas E Maneiras.
    Espero quê em 2017 os moçambicanos saberão com clareza a quem devem votar.
    ...Ver mais
    Issufo Faquira
    Issufo Faquira Este país é muito triste o que estamos a passar, parece que temos a lei da selva o mas forte come outro. Um estado desorganizado de governantes desumanos sem pena do povo mas acredito em Deus...
    VG Mathavel
    VG Mathavel Entao quer dizer que os que la tinham ''Mola'' ja era, estao na tanga? hahahahah, eu ainda digo, estamos a espera do colapso final para ir a rua pedir explicacoes ao governo, deixa-me louco ver os militares a defenderem com unhas e dentes a escoria dos coruptos quando acham que o povo a de ir a rua manifestar-se em relacao a crise que assola este pais
    Álvaro Xerinda
    Álvaro Xerinda Ninguém quis te ouvir Nini
    Reinaldo Cossa
    Reinaldo Cossa De várias obrigações que o estado tem para com o seu povo, é proteger a propriedade desse mesmo povo, com este fenomeno absurdo em que o mesmo estado abocanha recursos ínfimos do seu povo, de que estado se trata este? Qual é a sua missão para com o seu povo?
    Paulino P. Muandule
    Paulino P. Muandule É muito triste levar à vista o pouco que o povo sofredor consegue e ainda acima de tudo determinar que são e serão 20.MIL a levar, mas o que é isso??
    Não basta pelo custo da vida que somos sujeitos??
    Não há mais necessidade de o BANCO levar à vista o dinheiro dos concidadãos, porque o BANCO DE MOÇAMBIQUE autorizou para que o tal "NOSSO BANCO" funcionasse sem devidas condições??

    Alguma coisa não está bom aqui.
    Sergio Gujamo
    Sergio Gujamo ser um povo pacufico, longanimo e menos inteligentes, com o espirito d deixa andar e um problema.....olhem onde estamas,...as vezes tems ki ter espiritos d mazulus.....mesm situacao k zuma fez mas sta pagar...porq eles nao pagam????? filhos deles nao param d gastar andar d carros d luxo num pais ki nao ha estradas para tal diz ns ajuda....
    Edson Congolo
    Edson Congolo Parem de crucificar MC Roger pois até os bancos vivem de aparências.😂😂
    Antonio Francisco Tonela
    Antonio Francisco Tonela Nossa assembleia da republica deve funcionar a semelhanca dos mazulus ai o povo tera coragem, que haja alguem da oposicao como malema, e chega desse partido vitalicio p as coisas comecarem a andar
    Edmilson Dengo
    Lamarck Samuel Guila
    Lamarck Samuel Guila Povo humilde sempre em desvantagem, sempre em sacrifício.
    Havenilson Faquira
    Havenilson Faquira Vamos guardar os mt em casa. Esese testiculos são todos sem noção.
    Mulumbentas Teo
    Mulumbentas Teo Ninguém deve ser prejudicado como cliente se o banco fexar ki se prejudique sozinho o cliente devedor tem prazos e contrato e se o banco rescindir tem ki ressarcir o segundo outorgante e o depositante tem estrato o banco deve devolver o valor . Isso é brincadeira de burladores, onde já se viu isso ? Claro só mesmo no país de pandza
    O Cota Dhlakama
    O Cota Dhlakama Eu tenho divida no banco, nao pagarei mais querro ver esse banco que vai me cobrar, porque os mesmo também roubam dinheiro do povo.
    Mebanze Joao
    Mebanze Joao afinal deixar no banco não é tão seguro como se diz por ai.
    Mavuto Cachingamba Viola
    Ngonhamo Ngonhamo
    Ngonhamo Ngonhamo Ser mocambicano sobre tudo de sul,eh ser parvo palhaco e espantalho .Ora vejamos : esses gangstars roubam ,mentem e matam e nada fazemos pra a defesa da nossa honra como pessoas .O povo de Maputo conhece bem quem faz esse mal propositado ,sao pessoas c...Ver mais
    Gosto · Responder · 2 · 2 h
    Suneida Gafur
    Suneida Gafur Meu Deus! Em que banco vou guardar o meu dinheiro!
    Hummer Boy Martins Martins
    Hummer Boy Martins Martins Esses esquemas das empresas públicas devem acabar.
    Paulo Jorge Ouana
    Paulo Jorge Ouana Se eu tivesse 500mil bem suados nesse banco nao pensava duas vezes em atar fogo e ser morto de uma vez por todas
    Azarias Machava Azarias Machava
    Azarias Machava Azarias Machava Tem muinta rasao nini voce avia falado.
    Naine Mondlane
    Naine Mondlane Isto ainda Vai Animar pah! Ehehehehehe...
    Angelo Francisco
    Angelo Francisco vale a pena os ladrões me espancar em casa e me levarem o meu cofre do que engordar esses esses senhores que se dizem ser governantes disfarçados em lobos.
    Gosto · Responder · 2 · 10 h
    Luis Bila
    Luis Bila Maleiane previu tudo
    Salvador Mandlate
    Salvador Mandlate Minha ignorancia me dificulta perceber onde o dinheiro parou? O gerente fazia o que?
    Epahhhh!
    Raul Ganda
    Raul Ganda Uma vez que o senhor e expert nesta materia qual seria a solucao para metigar a situacao?
    Zacks Caetano
    Zacks Caetano NINI avisou em novembro do ano passado..que Bancos na patria amada iao falir nao sei porque as pessoas continuaram deixando dinheiro deles la,resultado os bancos tao a falir com o dinheiro do povo..O povo ja vinha sendo roubado indirectamente agora ja ta sendo roubado directamente...e para aqueles que ainda guardam seu misero dinheiro nesses bancos e melhor ir tirar porque todos bancos vao falir..O nosso banco que vai dar 20 mill val apenena ha quem nao vai apanhar nem uma quinhenta..nao enteressa o nome do teu banco..ja nao e seguro deixar dinheiro no banco
    Filho De Deus Mutondo
    Filho De Deus Mutondo O primeiro comentário é só escova da Frelimo... que vá a Rádio ou TV de Moçambique...
    Stemba Samuel Chipanda
    Stemba Samuel Chipanda Me parece k guardar dinheiro em cofres caseiros nessa crise pode ser uma solução. É triste mesm... só 20mil?
    Linette Olofsson
    Linette Olofsson Edgar Gonoury aqui tens parte do assunto
    Angelo Francisco
    Angelo Francisco Vamos voltar a depositar nossas economias em cofres caseiros(vulgo latinhas).
    Livia Regina
    Livia Regina Cuidado Sr. Satar com o que escreve, é interessante mas por vezes desliza mais Do que deve!! viu o caso do semedo? Teria como provar que os bancos supra mencionados forjaram as suas demonstrações financeiras ??
    Zina Ngorinenhi Thomas
    Zina Ngorinenhi Thomas Este pais tem um povo bobo e cumplice so e so;oh grande NINI, esses bancos ja nao si confia,ou o exemplo desse banco nus deixa lenga lenga,olha tenh um alguem drenou taco conta prazo:ppergunto: nessas situacoes de pingpong dos bancos k medida pode si tomar antes k seja tarde?????
Ed Mazive O Banco de Moçambique emitiu um mau sinal aos depositantes e empresas ao não garantir 100% de recuperação dos depósitos a empresas e singulares. Na verdade, ao manter a licença do banco o BM estava, na verdade, a dizer que esse é de confiança, o que induziu as pessoas a manter os seus depósitos nesse banco. A culpa é do próprio BM e os depositantes não deveriam, em qualquer circunstância, serem penalizados. Agora, mais pequenos bancos vão falir porque as pessoas vão evitá-los e de lá vão retirar seus valores. Por fim o sector bancário vai ficar um oligopólio, que já quase era, e trazer mais abusos ao consumidor!
Gosto · 21 · 7 h
Jose Baleira
Jose Baleira Desavisados , os clientes ñ só mantiveram os depósitos d véspera como até fizeram mais depósitos e abriram novas contas...!
Gosto · 1 · 4 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu julgo que é mau apostar em bancos nascentes. A não ser que tenha dinheiro por lavar. A razão é simples. São caros
Gosto · 1 · 4 h
Jose Baleira
Jose Baleira Egidio Vaz porqê ñ contas o conto todo...? Eu ansioso !
Egidio Vaz
Egidio Vaz Jose Baleira, estes não eram bancos sérios. E provavelmente os BiGS da nossa vida estejam no mesmo esteio. As pessoas estão a olhar para o lado errado. E se esquecem que anualmente estes mesmos bancos anunciavam lucros de mais de 100%. Tudo uma mentira ou bolha
Gosto · 1 · 4 h
Ed Mazive
Ed Mazive o problema é que se um banco nascente não receber depósitos vai cair. a unica razao para esses bancos existirem é a crenca de que as pessoas vao depositar lá os seus valores. o BM é que autoriza a entrada de novos bancos e se os autoriza está a sinalizar que devemos confiar neles. quanto a confiar ou não nos novos bancos, o que é válido para um nem sempre é válido para todos. é bom evitar generalizacoes!
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ed, esta generalização é válida. Não conheço nenhuma crise que foi batida por bancos mafiosos.
Ed Mazive
Ed Mazive Egidio Vaz , "apostar em bancos maus é mau": só há bancos maus porque o regulador do sector (BM) é mau regulador
Gosto · 1 · 2 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Estas a fazer associações espúria. O Banco de Moçambique é doa melhores bancos centrais. O problema não é esse
Leia a legislação e o estudo do Banco de Moçambique antes.
Zeca Becane Felisberto Sibia
Zeca Becane Felisberto Sibia Nem mais. Dinheiro no banco corre mais risco do que na almofada
Gosto · 2 · 7 h
Mauricio Guiamba
Mauricio Guiamba Meio caro o que me i
Entristece mais é saber que neste país você pode fazer todo esforço trabalhar e fazer poupança até 100 mil 500 mil ou mesmo acima de 1 milhão e de repente no smples telejornal te anunciarem de que só terás de volta 20 mil meticais, ...Ver mais
Gosto · 3 · 7 h
Cleto Goncalves
Cleto Goncalves Me.espanta k mesmo os erros do governo ou do banco de Moçambique alguns colocam no povo a culpa
Gosto · 8 · 7 h
Zeca Becane Felisberto Sibia
Zeca Becane Felisberto Sibia Ja viu nem. Tudo idiotice mesmo
James Chiseko
James Chiseko Ao sr vaz, as teorias economicas interexam a tdos, mxm aos iliterados. O argumento falacioso com suporte no essencialismo nao constroi naxao nenhuma.
Gosto · 3 · 7 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu jamais irei perder tempo com discussões estéreis. Continue o senhor nesta senda. Avante
James Chiseko
James Chiseko Luto pela imparcialidade. No entanto, mxm k. Nao concorde com seus argumentos lutarei ate ao fim pra k o sr tenha o direito de dize- lo.
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Não é bem verdade, o Banco nunca em algum momento pode revelar ao cliente a sua situação de falência, os lesados do Nosso Banco até último momento não sabiam em que situação financeira o Banco se encontrava.
A culpa continua a ser do BM e do Gov que não deram sinais de alarme, se o fizeram não foram do domínio público.
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não é verdade o que o senhor está a dizer. E não é isso que disse aqui. Ora se acha que é com este tipo de discussão então força.
Gosto · 1 · 7 h
Ed Mazive
Ed Mazive Penso que, de facto, o BM não divulgou para o povo, as suas preocupacoes sobre o Nosso Banco, embora fosse possível, para pessoas muito bem preparadas, aferir isso dos relatórios de auditoria do banco, relatórios do BM e dos avisos do banco. Quem conhece esses documentos?
Gosto · 1 · 7 h
Ed Mazive
Ed Mazive Eu iria mais longe, o BM iludiu as pessoas com a história de bancarizacao da economia chamando o povo a confiar as suas economias e poupanças aos bancos.
Gosto · 6 · 7 h
Jorge Carlos Cavele
Jorge Carlos Cavele Nao concordo quando o Dr. Vaz diz que tentar perceber das leis e da solvencia dos bancos, é um exercicio inutil. nao é bem assim, nós temos que perceber que um raio nao cai no mesmo sitio duas vezes, se hipotequei o meu futuro nas maos de um estranho, tenho que saber como vai agir esse mesmo estranho perante adversidades, neste caso insolvencia, onde e como fico em relaçao as parcas economias neste tempo de crise, se retiro o meu dinheiro das maos deste estranho ou nao e uma serie de cuidados tenho que ter em relaçao a este fenomeno, tentar impedir que os codadaos exerçam os seus direito nao é nada bom para o pais e nem para ninguém, por mim nao é justo que quem tenha soado a vida inteira para garantir o seu futuro e dos seus tenha 20 mil meticais, e o resto do dinheiro vai para onde? A Cesar o que é do Cesar, ou isto se transformou em republica das bananas , obrigado.
Gosto · 11 · 7 h
Simão Nhambi
Simão Nhambi "Discutir o trabalho do outro, neste caso, do Banco de Moçambique e dos banqueiros nacionais é típico de quem se intromete em assuntos alheios quando os seus não estão abordados." Nao e verdade. Esse assunto vamos dele falar porque nos diz respeito. as incertezas ja foram criadas. agora ha alguns bancos que vao se achar mais seguros e se conseguem transmitir isso, vao receber depósitos ate certo ponto e os outros, em cadeia, vao fechar
Gosto · 6 · 7 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz A segunda parte só seu argumen é mais útil e complementa-se com a minha.
Gosto · 1 · 7 h
Ed Mazive
Ed Mazive concordo plenamente. afinal quem mete dinheiro nos bancos senão o zé povão?
Celso Cossa
Celso Cossa Perder o valor do dinheiro depositado nos bancos comerciais por causa da inflacao e' normal. Mas perder o direito de levantar o valor nominal, ninguem tolera. Temos que debater. Ate alguem nos esclareca.
Benjamim F. Malate
Benjamim F. Malate Estranho, é possível um banco revelar aos seus clientes a sua situação precária, ainda os aconselhar a retirarem seus valores. O banco de Moçambique devia disponizar informação sobre situação financeira de todos bancos e os clientes com ajuda de entendidos na matéria podiam analisar e tomar decisões acertadas, tanto os bancos comerciais como o banco de Moçambique estão a agir de má fé.
Gosto · 1 · 7 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quando os gregos acharam-se na incerteza, foram tirar o dinheiro dos bancos. Não perderam tempo pelo WhatsApp ou Facebook a discutir o papel do Banco Central. Aconteceu o mesmo com os portugueses, que pegaram nas poupanças e migraram ou com os sul africanos. E acredito que quando de facto tivermos que fazer alguma coisa mudarmos da mentalidade e abracaremos a seriedade
Gosto · 3 · 7 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Egídio, a incerteza em si já é factor de abrandamento da economia. Quando os Gregos e portugueses caíram no mesmo fenômeno pegaram nas suas poupanças migraram, e viste o que aconteceu?! e numa economia frágil qual a nossa imaginas o que pode suceder?! Bem, acho que o BM não deseja o mesmo. É por isso que é importante discutir a situação da nossa banca aqui no Facebook, porque mexe com a nossa economia, nos serve de lição para melhor exercício de cidadania nas finanças e economia em geral no futuro.
Gosto · 2 · 6 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Estevao Pangueia, entenda antes então o que o Banco pretende com tais medidas. Antes disso dificilmente seremos produtivos
Ed Mazive
Ed Mazive o BM pretende melhorar a saúde do sistema financeiro, certo, mas que estude bem os remédios e seus efeitos colaterais porque podem ser piores que a doença
Gosto · 2 · 6 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Egidio Vaz o que o BM pretende ja discutimos, havendo outra contribuição partilhe.
Fernandes Muchanga
Fernandes Muchanga Se o BM diz que so vai devolver 20mil aos clientes que tinham esse valor ou acima disso onde o cliente vai reclamar? Se é BM a dizer isso a entidade que devia zelar pelos clientes de todos os bancos comerciais.

Nao é o primeiro caso tivemos o caso dos "chinens" que davam juro de 30% o Banco de Moçambique o que fez? congelou o dinheiro do pobre cidadão e nunca mais se falou no assunto.

Afinal o banco de Moçambique nao faz auditoria nos bancos comerciais trimestralmente para apurar a saude finaceira dos bancos. Porque nâo descubriu isso a tempo?

E é assim que estamos a construir a nação?
Gosto · 1 · 6 h
Altino Mungoi
Altino Mungoi Nao meu amigo axo que estamos a destruir a nossa nação,é um golpe fatal e infelizmente ninguem nos acude
Kleber Alberto
Kleber Alberto Diambula se em criticas e analises mx perde se a essencia, o BM esta a forcar o fecho de bancos pequenos e fortalecer os grandes para melhor controlar os fluxos de capitais. Estes pequenos bancos "marginais" fomentam a especulacao, veja que a avalanche do dolar estacionou, mx tantos outros devem fechar para o bem da economia. Cabe ao pacato cidadao agir e rapido, so os "big five" sobreviverao (BIM, BCI, STANDARD BANK, BARCLAYS E FNB), MOZA vai ser vendido, nao e seguro.
Gosto · 3 · 6 h
Ido Alfred
Ido Alfred Esse gestor de conta sabe aconcelhar devidamente
Xavier Jorge Uamba
Xavier Jorge Uamba Eu so tenho a agradecer a nomecao do novo governador. Ele mostra claramente que conhece as coisas e tem uma orientacao muito forte do FMI.
Gosto · 1 · 6 h
Bachir Abav
Bachir Abav Egidio sera mesmo que o banco foi a falencia? Eu tenho as minhas duvidas. Vejamos por pontos
1° O pais enfrenta uma catastrofe de dividas
2° sera compensado os cliente com apenas 20 mil meticais mesmo com 200mil em conta os 180 irao pra onde.
3° sera que o dinheiro remanscente dos clientes deste banco nao sera para pagar divida ou pagar os salario atrasados dos funcionario publico e deputados.
4° e um caso de robalheira na nossa cara. Vamos pensar meus amigos.
Gosto · 1 · 6 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz São várias perspectivas. O melhor é mesmo cuidar do que é seu
Gosto · 1 · 6 h
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Egidio Vaz,oque é meu é aquilo que fui aldrabado e estou a reclamar.
Gosto · 2 · 5 h
Otilio Beijo
Otilio Beijo Reclamar aqui?
Altino Mungoi
Altino Mungoi Concordo contigo
João Pedro Muianga
João Pedro Muianga O Banco de Moçambique não fiscalizou a banca, de modo a conhecer e vedar as actuações ilícitas e criminosas.
A crescente bancarização da economia a que vimos assistindo entre nós encobertava actuações ilícitas e criminosas, esta criminalidade foi exatamente para tirar dinheiro do povo, falo dos pacatos contribuintes do INSS, dos cidadãos anônimos, das pequenas e médias empresas, dos empreendedores e entre muitas outras pessoas que confiaram suas economias nas mãos de criminosos e por recompensa acordarem com uma má notícia de que já não tem mais nada ou seja, estão nivelados aos objetivos do Estado que é a pobreza generalizada.
So quem perdeu dinheiro nestes bancos sente na pele o que digo!
Gosto · 4 · 6 h
Nelson Junior
Nelson Junior Carissimos Mocambicanos, o que voces ainda nao notaram eh que o sistema financeiro mocambicano, desde 1975 esteve e continua a estar nas maos de incompetentes e controlado pelo crims organizado...Recordam-se que o vosso ex- governador do Banco Central fora recebera um premio de melhor governador da Africa...recordam-se?...recordam-se que o vosso crescimento economico era la nos redores 7%?...sera que realmente era?..mas, nao havia o melhoramento do bem estar e nem a diminuicao da pobreza...Voces tem a tendencia de se enganarem uns aos outros e dos vossos lideres de vos enganarem...A verdade sai sempre pra fora: e a verdade eh que voces tem um Pais sem rumo e sem objectivos-semopre a espera das doacoes e dos dinheiros faceis do IMF,BM e do Ocidente...eu nao sei como voces vao sair desta situcao...a nao ser que mais uma vez voces aceitem de serem economicamente colonizados e "escravizados"...Porem, tem um dos paises mais ricos do mundo em recursos naturais-shame on your leaders!
Gosto · 1 · 5 h
Macade Mafavisse
Macade Mafavisse A escrever......
Jaime Chambule
Jaime Chambule Eu acho que o assunto dos bancos é do enteresse público! Ninguem deve ser impedido de saber este assunto!
Gosto · 2 · 5 h · Editado
Ussene Aboo
Claudio Lombene
Claudio Lombene Ya,gramei.
Ussene Aboo
Ussene Aboo O meu amigo victor ja disse tudo
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Bwakakkkkkkkkk
Nelia da Silva
Nelia da Silva Esse post!!! epa desta vez podia ter poupado o seu tempo Dr. Eu perco o meu dinheiro e o assunto é alheio? ?? Vou a mesmo banco buscar aconselhamento??!!!??sob risco de não ser focada...
Gosto · 11 · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..a maioria dos paises do Ocidente nao tem recursos naturais que Mocambique tem,mas tem bons e competentes lideres e politicos....
Gosto · 1 · 5 h
Salomao Jaime
Salomao Jaime Eu discordo completamente com Egidio Vaz porque trata-se de suor de pessoas que alguem ao assistir ao telejornal de repente descobre que a sua popanca (talvez de uma vida) ja' foi embora e so' recebera' uns miseros. Como procurar saber mais sobre a actuacao do BM e' se meter em assuntos alheios se trata-se de um suor de alguem que se perde de um momento para outro? Haja razoabilidade nas nossas ana'lises!
Gosto · 2 · 5 h
James Chiseko
James Chiseko Quase qualquer um ...Sr vaz pensa k o conhecimento pertence a um grupinho de mandarins k ele considera de Experts. Nao existe ixo de debate esteril em ciencias sociais.a greja nao te ensinou ixo. Defenda a vida social e o interesse colectivo: common . good. Ixo de kalker um bla bla bla nao e cientifico. O saber pertence a alguns. Km sao exes. The so called privileged few: wht a nosense. Matam o saber ker k agente bata palpas. Nao aceito numca o intelectualismo umbilical. Lhe consideram scholar: o sr scholar nao passa pela negacao do subjectivismo (a ideia d qualqr um k o sr defende).
Gosto · 1 · 4 h · Editado
Abel Vilanculos
Abel Vilanculos O Banco de Moçambique não tinha nada que informar o publico, pois, o seu cliente são os Bancos Comerciais e sabe-se segundo proprias informações do BM de que várias vezes os tais Bancos, foram chamados a atenção do que se estava a acontecer nos seus bancos! O resto não é comigo.
Gosto · 2 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quando você descobre que está a falar com pessoas com dificuldades. Kkkkkk. Isso devia ser o título do meu texto. Espero qe possam ler o seu comentário
Gosto · 1 · 4 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não é o suor das pessoas que está em causa. O que está em causa é saber se.o debate leva alguém a recuperar o dinheiro, proteger o que ainda não foi perdido e ou evitar futuros casos. E isso não se faz perscrutando as medidas do banco central. Faz-se reavaliado as opções individuais de investimento ou poupança, da legislação e da seriedade dos bancos.
Há quem gosta de abrir contas a caba novo banco que abre. Tem 20 mil em todos, cheio de cartões e acaba pagando taxas evitáveis. Podemos encorajar este tipo de atitudes? Vocês conhecem os empresários lesados que falam a toa na TV? Se soubessem vocês revoltae-se-iam contra eles e não contra medidas do banco central que pretende salvaguardar o que é possível.
Gosto · 3 · 4 h
Elson Guila
Elson Guila O Sr. Rungo disse vai ao Banco tirar o seu dinheiro para guardar no colchão. Enquanto isso, o meu vizinho, o pedreiro Rafael de 53 anos, disse que vai repartir o dinheiro dele da poupança em cinco contas. As dos 3 filhos, incluindo a conta dele e da Esposa. Depois vai recolher os cartões e alterar os pins. Quando perguntei como vai fazer de agora em diante para continuar a depositar suas poupanças fora da margem do risco, ele respondeu: "Vou abrir duas contas com os nomes dos meus netos".
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Para mim, devíamos analisar o alcance do Diploma Ministerial que fixa em 20000mt o limite da garantia de reembolso pelo FGD. Este fundo foi aprovado pelo Conselho de Ministros em 2010.
O limite dos 20 paus foi fixado em Setembro do ano em curso.
O que me intriga é este "limite"... com que bases o MEF fixou este "plafond", claro que, sob proposta do BM.
Gosto · 2 · 4 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Debate sério esse. Aqui sim, deviam vir os nossos legisladores esgrimir os argumentos.
Gosto · 1 · 4 h
Julio Lacitela
Julio Lacitela "A vitória organiza-se, a vitória prepara-se". - Entendeu Alfredo?
Gosto · 1 · 3 h
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Não entendi essa mano Julio Lacitela.
Gosto · 1 · 15 min
Luis Neves
Luis Neves Vai de ferias Egidio Vaz......
Gosto · 2 · 4 h
Rainha De Ivan Semedo
Rainha De Ivan Semedo Esses gestores claro que vão falar que esta tudo bem! Confio não 😝😝😝😝😝😝
Gosto · 1 · 4 h
Mondlane Dzowo
Mondlane Dzowo Caro Egídio Vaz, não passa assobiando pela casa onde ha infelicidade. Tenha um pouco de moral neste momento. Quem seria o qualquer um na sua opinião? Sabe muito bem que sou fã das suas opiniões mas para o dia de hoje, o melhor seria falar calado.
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Dr. aconselhar-se dos gestores de contas dos Bancos em que tem investimento ou poupança é um exercicio inutil, pois, vao dizer que estao bem nao problemas de insolvencia ou eminencia desta. Aconselhar-se das pessoas entendidas e independentes em relação aos bancos estou de acoedo.
Chacate Joaquim
Chacate Joaquim Eu prefiro estar a rezar para que caia chuva e a Guerra pare para meu gado continuar a multiplicar-se do que entregar dinheiro a irresponsáveis.
Julio Lacitela
Julio Lacitela "O BM interveio para salvaguardar os interesses dos depositantes". Ë... no minimo terao 20 mil.
Gaspar Celio
Gaspar Celio Estamos numa fase em que por causa da insegurança em todos os campos precisamos de ter uma visão global dos assuntos pois a qualquer momento somos expostos ao ridículo ... Hoje em dia precisamos ser intelectuais de tudo pelo menos para entender porquê nos fazem de malucos
Gosto · 1 · 3 h
Filho Do Cinzentinho
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Eu nao entendi e aonde o Sr "Pompa fanhana" foi buscar autoridade moral para proferir amecas a despeito da exclusao dos entidades colectivas no reembolso dos depositos, quando ele proprio foi "mamar" da teta do dono banco para obter cash para adquirir as avionetas para a empresa dele, num processo obscuro, tendo ja sido solicitado pela titular do MITESS a devolver o cash!
Salomão Mambo
Salomão Mambo Nao eh a banca que estah mal. Ate LAM antes de embarcar procure saber se o piloto estah bem saude com ou nao tem problemas conjugais. Isto em resposta ao segundo paragrafo do texto.
ABílio J. Conge
ABílio J. Conge Eu me pergunto o seguinte sera que a decisao tomada em prejuizo dos depositantes com quantias acima de 20mil e outos nao e' inconstitucional? Nao havia outra alternativa que salvarguardasse os interesses dos depositantes? Oque o ministro das financas e o presidente da republica e o tribunal constitucional tem a dizer? Vejamos o caso do banco BES em Portugal que ate hoje lutam pelo oque e' seu por direito, meus caros irmaos lesados lutem pelo que e' vosso levem isso ate as peneultimas consequencias, voces merecem o vosso dinheiro.
Gosto · 2 · 2 h · Editado
Claudio Lombene
Claudio Lombene Diga isso a aquele senhor que vendeu a casa, depositou o dinheiro neste Banco é zás dia seguinte só tinha 20 000,00.Esteve a chorar numa das televisões ainda ontém.
Otilio Beijo
Otilio Beijo Alguem dizia que aqui so' faltava chover de baixo para cima. E ja esta chover!
Observador da Justiça
Observador da Justiça Olha Vaz, deveria ser um motivo de orgulho da sua sociedade, pois, se todos ou a maioria soubesse o que está na CRM , a postura dos nossos ggovernantes seria outra, aposto.
Ernesto Marcelino Nhamuave
Ernesto Marcelino Nhamuave papá demorou muito ai, ja não ha dinheiro nos bancos, quando vc quer levantar vão te mandar esperar para ver se chega alguém que tem dinheiro que quer levantar ou acumular o valor dos depósitos do dia, um jovem k faz campanha de castanhas nos Distritos chegou no banco Ecobank queria levantar 300000mt trezentos mil e eles responderam lhe na cara o banco não tem esse dinheiro. Isto é Moz não se brinca, matam te a ver, e roubam te a ver. Agora é so procurar por veneno nas mentes dos fir e polícias para não defender esses abusos de poder que está acontecer em Moz, a constituição muda também as leis e ordens mudam, polícias e soldados acordam vocês é que aceitam essas brincadeiras de mau gosto, unem se com o povo havemos ter solução dessa crise.
Gosto · Responder · 6 · 3 h · Editado
Macuacua Massiquele Roberto
Macuacua Massiquele Roberto A coisa vai de mal a pior...É o que da tudo que se vincula ao enriquecimento sem causa...no mundo não ha milagres milionários conseguidos com o dinheiro do bolso alheio...É mais fácil enriquecer produzindo carvão do que enriquecer à custa do suor de quem produz o carvão...sobrevive-se mas se enriquece...Moçambique não pode ser uma excepção à regra.
Antonio Chioze
Antonio Chioze Eles até podem estar certos e não são só empresários nos também já nos sentimos ameaçados parece depois do que está acontecer com os clientes do nosso banco, o banco deixou de ser lugar seguro para poupar as nossas finanças. Seguirei Conselho do meu tio que Deus o tenha" enterra o dinheiro e por cima deixa o cão morto ninguém vai desconfiar"
Luis Munguambe
Luis Munguambe Mas que porah. Quem não sabe que vocês os empresários Nacionais a maioria faz parcerias com esses políticos corruptos lesa-patria. Esse Rogério Manuel não o tal dos 7milhoes do INSS? Isso e uma cúpula. São os próprios empresários que se roubaram kkkkkkkkk
Adriano Novela
Adriano Novela É papo isso. Que bancos irão usar? Os internacionais? Isso obrigaria todas empresas a ter uma conta lá fora, o que na prática é um sonho. Por outro lado as empresas não teriam como fazer as transaçoes entre elas de forma segura. Teríamos que recuar uns 20 anos para nos adaptar a isso.
Orlando Maceda
Orlando Maceda Roubalheira da nisso... vamos retirar nosso dinheiro desses bancos...
Gosto · Responder · 5 · 3 h
Ginoca Ramos
Ginoca Ramos Porque não pedem justificações ao anterior Governador do Banco de Moçambique que a única coisa que sabia fazer era aumentar as taxas de juros?
Nuro Ossumane
Nuro Ossumane Os dirigentes governamentais e seus lambibotas tem culpado um certo partido e seu lider pelos problem as vividos no pais, dessa vez à quem irão lançar a culpa desta LEGITIMIZAÇÃO DE ROUBO? AutenticAutentica falta de vergonha e incapacidade de actuação.
Joao Angelo Figueiredo
Joao Angelo Figueiredo Acabou a mama pare este e outros.
O governador do BM esta a fazer um excelente trabalho. Ha que purificar a praca e acabar de uma vez por todas com a roubalheira no INSS ministerios e outros instituicoes. Agora temos que viver de acordo com o que produzimos e nao com o que roubamos ao povo.
Edgar Dos Santos
Edgar Dos Santos Kkkkk.. para porem a onde!???
Eles fazem parte do sitema! Isso jamais ira acontecer..
David Parente
David Parente A situação bancária vai de mal a pior. Os meticais, os dólares, os randes e os euros por onde andam?
Gaide Casanova Casanova
Gaide Casanova Casanova Moçambique está a mergulhar em dias " funerários" , mesmo assim é preciso unirmos forças pós este país é todos nós. não vale só olhar e lamentar é preciso que cada comece a sentir se parte disto. repito este país é nosso.
Moysesh Scossene
Moysesh Scossene Mas na verdade ja nao dá pra comfiar em nenhum desses bancos. Eu aconpanho noticiário de muitos países em crise, mas nunca acompanhei ninhuma situaçao idéntica. Uma istituiçao bancaria dar golpe nos seus clientes?
Jorge Jose Sousa
Jorge Jose Sousa Tem toda a razão agora os nosso banco vai ser os buracos hahahaha 😂 😂 😂
Algidio L. Puto
Algidio L. Puto Quero acreditar que se aquele titio tinha algum valor depositado nesse banco foi informado da citação antes e retirou todo seu valor é nos a aguentar com a desgraça. Moçambique real
David Jeremias Macuvele
David Jeremias Macuvele Afinal ,a mercedez luxuasa que ofereceram ao excelentíssimo kkikikikikik PR(GUEBUZA) não era reconhecimento do trabalho dele? Então aguentem. Tiveram a corragem mesmo de dar mais à alguem que já tem á mais,agora vejam passou-vos a perna,desculpa a expressão....70% da crise q Moçambique tem foi criada pelos dirigente e não internacional como ele dizem
Abubakar Anvar Ali
Abubakar Anvar Ali FAZEM MUITISSIMO BEM.E MELHOR MANEIRA ASSIM DE ACABAR COM POBREZA.
Arnaldo Mussalafo Jr.
Arnaldo Mussalafo Jr. Devemos fazer um crash em Moçambique! Tudo devia parar
Osvaldo Palha
Osvaldo Palha A partir de agora dinheiro guardado só no meu colchão !
Mário Laura Chemo
Mário Laura Chemo FAST FURIOUS versão EMATUM. kkk...
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Narcisio Moises
Narcisio Moises Guardem em casa
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Osvaldo Matlava
Osvaldo Matlava Para pôr aonde.
Ou já tiraram por isso k os bancos estão falidos

Sem comentários: