terça-feira, 1 de novembro de 2016

E-mails revelam que Clinton já sabia algumas perguntas de debates nas primárias




Há várias semanas que o candidato republicano, Donald Trump, tem acusado a sua rival de ter tido uma vantagem injusta sobre Sanders
A CNN anunciou hoje a dispensa da estratega do Partido Democrata norte-americana Donna Brazile depois de o site Wikileaks ter divulgado e-mails que mostram que Hillary Clinton teve conhecimento prévio de perguntas em debates desta estação de televisão.
Brazile, que trabalhou durante anos como analista para este canal de informação, estava fora desde julho, quando aceitou o cargo de presidente do Comité Nacional Democrata, mas a estação de televisão anunciou que ela se demitiu.
Hoje, o site Wikileaks revelou que Brazile tinha enviado para os principais conselheiros de Clinton nas vésperas de um debate nas primárias com Bernie Sanders, organizado pela CNN em Flint, uma cidade no Estado do Michigan, que enfrentava uma crise por elevados níveis de chumbo nas águas.
"Uma das questões direcionadas a HRC [Hillary Rodham Clinton] é de uma mulher com urticária", disse Brazile a dois elementos do topo da campanha de Clinton, John Podesta e Jennifer Palmieri, no e-mail.
"A sua família tem envenenamento por chumbo e ela vai perguntar se e o que vai Hillary fazer como Presidente para ajudar as pessoas de Flint", disse Brazile no e-mail.
Durante o debate no dia seguinte, uma mulher disse a Clinton que a família tinha problemas de pele, mas a pergunta foi bastante diferente, diz a agência AFP na notícia que escreveu sobre este tema.
A CNN disse estar "completamente desconfortável com o que soube sobre as suas [de Brazile] interações com a campanha de Clinton enquanto contribuía para a CNN", e acrescentou que a estação de informação "nunca deu a Brazile acesso a quaisquer questões, material de preparação, lista de participantes, informação de contexto ou reuniões prévias a um debate ou reunião municipal".
Há várias semanas que o candidato republicano, Donald Trump, tem acusado os seus rivais de terem tido uma vantagem injusta sobre Sanders, incluindo o conhecimento prévio de questões em debates, mas até agora essas acusações tinham sido consideradas largamente infundadas.
As mensagens de Brazile foram tornadas públicas no seguimento de um ataque informático aos e-mails de John Podesta, e o Partido Democrata ainda não confirmou nem negou a sua autenticidade.

Sem comentários: