segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Como se Debate em Moçambique!!



Gabriel Muthisse

February 22, 2015 ·



Como se Debate em Moçambique!!

O meu amigo Marcelo Mosse publicou um texto na sua página de facebook em que basicamente defendia que Armando Guebuza despachou os membros da Comissão Política do seu Partido para manipularem aquela que é a mais recente posição da Renamo em relação às regiões ou províncias autónomas. Dizia ainda o Mosse que, tanto quanto ele se lembrava, esta era a primeira vez que, fora de campanha eleitoral, toda a Comissão Politica sai para as províncias para se barricar contra qualquer coisa.

No seu texto, Marcelo Mosse sugeria que a Comissão Política da FRLIMO estava, naquele exercício, a se barricar contra o Presidente Nyusi, "que já nos havia brindado com o seu pragmatismo e disponibilidade para um diálogo frutuoso (pacificador) com o DHL". E que o Presidente da República se estava a esbarrar com uma torrente oposicionista dentro da Frelimo. E, como solução, avançava a ideia de que a "transicao geracional devia ser a ferros...tipo um golpe de Estado geracional..."

Num debate que me pareceu fraternal eu coloquei o seguinte comentário:

"Parece-me que as mesmíssimas pessoas que estavam contra Filipe Nyusi na Campanha o querem isolar da FRELIMO. Apresentando-o como melhor do que a FRELIMO. O pior erro que um militante da FRELIMO pode cometer, é acreditar nessa peregrina ideia de que é muito melhor e superior do que a Organização que o projectou. Filipe Nyusi fora da FRELIMO fica igual a Raul Domingos.
As brigadas centrais da FRELIMO, dirigidas pelos seus Chefes, que são esses membros da comissão política dirigem-se com muita regularidade às províncias. Não é verdadeira a sugestão de Marcelo Mosse de que esta é a primeira vez fora de campanhas eleitorais.
Insisto numa coisa, isolar Nyusi de Conceita, de Verónica, de Vaquina, de Comiche, de Chipande, de Pachinuapa, de Talapa, de Pacheco, de Mulembwe, de Alcinda, de Paunde, de Muthemba, de Pantie e de outros é isola-lo e neutraliza-lo a prazo. Nyusi só é forte dentro da FRELIMO.
É estranho que até a Renamo, através dos seus mais destacados líderes defende a ideia de que o PR é muito melhor do que o seu Partido. Ele deve acreditar nisso?"

Nada nesta reposição foi editado. Quem quiser pode ir conferir na página de Marcelo Mosse.

Estou fora do país, e não tenho acesso à STV. Vários amigos me telefonaram dizendo-me que Geremias Langa e os seus convidados tergiversaram grosseiramente o meu comentário (um dos quais Tomás Mario, que participou no debate à postagens de Marcelo Mosse). Tiraram as minhas palavras fora do contexto, projectaram a ideia de que elas encerravam falta de respeito ao Presidente Nyusi e que, até, teriam sido encomendadas por Armando Guebuza.

Triste quando pessoas que eu respeito muito descem tão baixo. Repito, estou fora de Moçambique, não assisti ao tal "debate", mas os amigos que me ligaram, mandaram mensagens inbox e sms's a se solidarizarem comigo merecem-me fé. Foram muitos e de locais diferentes.

Recoloquei o meu comentário para os meus amigos saberem o que efectivamente eu disse. Se esse comentário estiver errado serei verberado dentro do contexto.



Gabriel Muthisse

February 23, 2015 ·



Caro Dr. Jeremias Langa

Também nutro um imenso respeito por si. Considero-o, sem favor, um dos nossos melhores moderadores. Por isso mesmo a desilusão. E por isso mesmo que, também, não pretendo deixar-lhe sem resposta.

Concordo consigo em que o leitor tem plena liberdade para construir seus próprios entendimentos, mas ele também é limitado pelos significados trazidos pelo texto e pelas suas condições de uso. Assim, conforme também se ensina, interpretar um texto implica reconhecer a intenção do autor, evidenciando a força do enunciado através dos recursos gráficos e léxicos. Para tal, é importante que o leitor seja capaz de diferenciar o leitor real que é, do leitor pretendido pelo autor.


Existem, obviamente, instrumentos que regulam essa relação autor/leitor. E a transgressão desses procedimentos pode revelar, até, intenção dolosa. Quais são esses instrumentos? Como, o Dr Jeremias Langa seguramente sabe melhor do que eu, estamos a falar do processo inferencial! Este pode ser descrito como o método que permite o estabelecimento da relação entre as partes do texto e entre estas e o contexto, fazendo dele uma unidade aberta de sentido. Ou seja, relações de significado dentro de um texto não são aleatórias. Elas se originam no encontro-confronto de dois polos em situação de leitura: o do autor e o do leitor.

Alguns autores, como Marcuschi L. A, falam do que consideram inferências sem base textual, isto é, falseamentos e extrapolações infundadas. Foi isso que senti quando "leu" aquele trecho em que supostamente eu teria escrito que o PR "não vale nada". Falseamento e extrapolação infundada. Se o caminho que se for a seguir for este, talvez tenham razão os que insistem que devo sair do facebook. Na verdade, muitos amigos parecem preocupados com o que chamam gestão da minha imagem. E com as possíveis repercussoes na minha relação com o PR

Não pretendo fazê-lo, por ora, porque ainda acredito que esta pode ser uma ferramenta importante para o crescimento da nossa cultura do debate. E, também, porque sei que a FRELIMO ee um Partido adulto. E o meu relacionamento com o PR ee aberto e são.

Aliás, este mesmo caso mostrou como a nossa sociedade tem crescido nos últimos anos. Não pretendo, muito menos, auto-censurar-me como algumas pessoas "bem intencionadas" me ensinam nos seus timelines. Todo o prazer da interacção esvair-se-ia.

Estamos juntos.
Share
133133
29 shares
Comments


Abdul Magide Sidi Hassam Gabriel Muthisse nao precisava escrever que Nhuzi fora da Frelimo seria um Raul Domingos. Bastava dizer que Nhuzy sem o apoio do partido nao eh nada. E ai parece que Muthisse nao foi simpatico ou inteligente se quisermos.
February 23, 2015 at 7:03pm · 8


Tomo Junior O Jeremias Langa falou disso no ""Pontos de Vistas""?
February 23, 2015 at 7:12pm


Cesar Ngozo "Um sábio não diz tudo o que pensa"

Embora, haja um pequeno exagero na comparação, existem pequenos circuitos que estejam a tentar dramatizar... muita calma Irmãos!
February 23, 2015 at 7:16pm · 1


Guidion Wilson Sou de opiniao que dr Gabriel Muthisse nao usasse este meio para debates ou interacoes desta natureza principalmente quando entra nome do chefe de Estado e outros da elite. Tenho muito respeito de si o que temo e' que nao lhe entendam como pretendes que a msg chegue ao receptor. Saudacoes Especias.
February 23, 2015 at 7:17pm · 2


Abdul Magide Sidi Hassam Guidion Wilson...mais uma vez, la vamos nos para o conclave! Deixa a democracia e o direito de livre expressao, fluir.
February 23, 2015 at 7:19pm · 3


Guidion Wilson Reitero "que a msg nao seja deturbada" sou a favor da democracia e libetdade de expressao.....e sr Abdul Magide Sidi Hassam e' minha opiniao em relacao ao respeitado Gabriel Muthisse. Saudacoes.
February 23, 2015 at 7:23pm


Grace Zitha Desculpe nao sou politico, mas acho que devias mesmo cair fora do fb. para te preservares.
February 23, 2015 at 7:24pm


Grace Zitha o ser umano e complicado.
February 23, 2015 at 7:26pm


Guidion Wilson Congratulo dona Grace Zitha.
February 23, 2015 at 7:26pm · 1


Abdul Magide Sidi Hassam E cada vez mais aumenta o espaço entre os votantes e os votados.
February 23, 2015 at 7:29pm · 1


Nenexu Carimo O Debate aberto e franco so demostra o quao os mocambicanos estao num crescendo intelectual isso so faz bem..bem haja!
February 23, 2015 at 7:39pm · Edited · 4


Brazao Catopola Umberto Eco "os textos admitem várias interpretações mas não quaisquer interpretações, pois, as corelações de sentido entre e dos os significantes limitam existência de outros sentidos não presentes nos enuciados"... Ntlha
February 23, 2015 at 7:45pm · 2


Socrates Mayer Devemos falar de qualquer figura que seja, desde que haja evidência do que tratamos.
February 23, 2015 at 7:49pm · 1


Socrates Mayer Devemos falar de qualquer figura que seja, desde que haja evidência do que tratamos.
February 23, 2015 at 7:49pm


Julião João Cumbane Gabriel Muthisse, eu não tenho dúvida que houve intenção dolosa da parte tanto do moderador como do comentador. Não foi elegante. Mas não seja por isso que vais ser forçado a saires do Facebook. Talvez é isso mesmo que querem. Se for, saires é oferecer-lhes vitória. O Facebook vem revelando-se como uma plataforma muito útil para a interacção social em larga escala. Como sociedade, podemos aproveitar muito bem esta plataforma para a educação e formação reciprocas, mutuamente vantajosas, e deste modo contribuir para o crescimento da cidadania responsável no nosso país. Não dá muita importância ao incidente. Vai corrigir-se.
February 23, 2015 at 7:50pm · 3


Sergio Chongo Fiquei triste com as palavras de Sr. Gabriel Muthisse em relacao ao PR. Nunca medires 1 ser humano a palma da mão!!
February 23, 2015 at 8:11pm


David Elias Eu penso que não podemos "fugir com seringa no rabo" pode ser fatal a verdade é o que o povo menos escolarizado entende... repare as ideias deixadas aqui é parq ser entendidas por todos nos incluindo aqueles como eu nao formados em linguas: portug, frances, alemao e em diante, o recurso a figuras estilistica podem n ajudar o entendimento de ideias postas pela maioria do povo la em Mueda que ja usa fb......
February 23, 2015 at 8:14pm · 1


Initovitch Gulupov "Realmente Nyussi, Gabriel Muthisse...Guebuza jamais serao simples cidadaos". Primeiro foi naquele post do Marcelo Mosse sobre os jornalista presos em Massingir/caça ilegal, que o Muthisse foi logo endorsed de Ministro (ou ex Ministro). Ele fez questao de realçar que tratavasse de um comentario daquele cidadao de Chonguene (?), e nao de um Ministro nem ex Ministro. Logo notei que nao ia longe com esse singularismo. De facto nao tardou...comentario de "simples cidadao Muthisse" virou manchete de jornais, telejornais...e redes sociais. De facto so um individuo muito inteligente (e talvez de má fé) pode "querer entender" o post do Muthisse diferente do simples facto de que "presidente Nyussi é o que é com a força da Frelimo...". Ter carregado consigo o Raul Domingo, era apenas uma comparacao, por este estar "sem forca" depois de ter saido da Remano (ele foi negociador chefe da Renamo). Por isso meu concidadaos nao vamos fazer de simples palavras "cavalo de batalhas" e criar crispagens sem razao.
February 23, 2015 at 8:19pm · Edited · 6


Dércio Tsandzana Depois de ler as respostas e contra-respostas, concluo:

Estamos mediante duas falácias lógicas argumentativas:

1. Espantalho : Você desvirtuou um argumento para torná-lo mais fácil de atacar.

Ao exagerar, desvirtuar ou simplesmente inventar um argumento de alguém, fica bem mais fácil apresentar a sua posição como razoável ou válida. Este tipo de desonestidade não apenas prejudica o discurso racional, como também prejudica a própria posição de alguém que o usa, por colocar em questão a sua credibilidade – se você está disposto a desvirtuar negativamente o argumento do seu oponente, será que você também não desvirtuaria os seus positivamente?

2. Ad hominem : Você ataca o caráter ou traços pessoais do seu oponente em vez de refutar o argumento dele.

Ataques ad hominem podem assumir a forma de golpes pessoais e directos contra alguém, ou mais sutilmente jogar dúvida no seu carácter ou atributos pessoais. O resultado desejado de um ataque ad hominem é prejudicar o oponente de alguém sem precisar de facto se engajar no argumento dele ou apresentar um próprio.
February 23, 2015 at 8:21pm · Edited · 4


Gaspar Americo Gove Dr Muthisse devia admitir que exagerou um pouco, o Jeremias Langa ate nem queria dizer o nome, mas o Tomas disse que nao havia problema porque era uma publicacao do facebook, admiro o Jeremias Langa excelente profissional.
February 23, 2015 at 8:23pm · 5


David Elias Concordo com Gaspar as gravacoes do programa podem ilucidar isto......
February 23, 2015 at 8:28pm · 2


David Elias Me parece nesta transicao dita historica e geracional vao sendo criadas feridas e inconformismo do modo operando de alguns grupos que acham que o pais deve continuar no slogan " Deixem gritar a caravana avança", camaradas vamos adoptar uma nova pagina num Moz Prospero e onde todos estejamos engajados pela Paz e harmonia-equilibrio social .......
February 23, 2015 at 8:34pm


David Elias Perigoso algumas mentas lider ouve, analisa, procura participacao e toma decisao conveniente atencao pensar em kestoes da nacao todos tem direito de ser ouvidos, a nacao é de todos Moçambicanos pobre, rico, academico e/ou analfabeto.....
February 23, 2015 at 9:01pm


Celia Chirindza Eu especialmente dou da opinião que debates podem sim ser discutidos no Facebook. Penso ke os criadores do face fizeram isso para esse espaço de debate tbm.
Porke razão o sr. Gabriel Muthisse teria de sair do face ele está apenas a dar a sua opinião. ...See More
February 23, 2015 at 9:22pm · 3


Marcelo Mosse Sao os estertores da morte, Homer Wolf, o tormento do fim. A coisa dos Calados Kalashs e a tirada do Gabriel Muthisse sobre o Nyusi cairam mal na Frelimo. Eles sentiram o golpe violento da pedra na testa, o efeito cinico do boomerang. Nao foi tiro pela culatra... foi golpe de ricochete da bala disparada no peito de quem premiu a kalash...agora no Partido se sente tamanha dor e querem impor ordem...dizem me que o assunto vai a Comissao de Verificacao e que no futuro a propaganda do Partido vai estar mais controlada...Eles podem ir arrumando as maldosas kalashs...
February 23, 2015 at 9:32pm · Edited · 14


Orlino Zibia dr muthisse coragem garra tranquilidade seja heroi nao sai d fb pos nem sequer um dia t deixe ferver com pouca agua forca mano
February 23, 2015 at 11:14pm


Jorge Albino Manungo Olhe, moçambicans cada casa ou familia tem o seu principio e o principio da FRELIMO é a cultura da critica e auto-critica, num espaço e tempo nao n rua , optems plo estatuto do Partido FRELIMO e nao plas nossas mentes e tem k saber k o cda Muthisse foi Ministro dos Transportes e Comunicaçoes , sabe do significado do sigilo, confidencia e zelo plo aparelho d estado .
February 23, 2015 at 11:49pm


Nelson Matsinhe Eu penso que como Jornalista e naquele caso moderador de um debate televisivo o Jeremias não agiu mal. É natural que queira criar o drama e explorar ao detalhe o debate. Não esqueçamos a razão subjacente ao seu comentário, houve uma atitude do partido que aos olhos do povo não estava em concordância com a do presidente, foram várias as vozes tanto de dentro como fora que procuraram desdramatizar o "mal entendido" do povo, o Jeremias já vinha com a intenção de explorar o assunto a fundo, visto que era o assunto do momento. Foram ali citados comentários de outras pessoas, e claro, pela sua importância e posição na sociedade. O problema pra mim pode ser o facto de ele apenas citar um passagem do seu comentário e não no seuntodo, o que de forma isolada parece grosseiro mas convenhamos que não deturpou de todo o sentido do comentário, aliás, repito, fazer o drama é o natural do jornalista, afinal é um debate de ideias. Penso que se deve deixar ao bom senso de cada um e em particular dos visados interpretar o texto e perceber o seu alcance do que tentar limpar o quadro com apagador sujo.
February 24, 2015 at 2:30am · 5


Idrizio C. Augusto Paulino Admirado Camarada Gabriel Muthisse, Sou de opiniao que este tipo de debate nao pode ser propalado em estas circunstacias, atendendo que esta mencionado o nome do PR o mais alto magistrado da nacao e que a FRELIMO tem forum proprio para estes debates.
February 24, 2015 at 10:29am · 1


Basilio Muhate Sempre viveremos nesta confrontacao (no bom sentido da palavra) de classes: midia, politicos, academicos, empresarios, etc...
As teorias de conspiracao muitas vezes têm origens obscuras e transformam-se numa construçao de todos que nos rodeiam ...por isso é que a comunicaçao permanente dessas forcas de confrontacao eh muito importante para nao dar azo a situações que podem (podiam) ser melhor conduzidas...

February 24, 2015 at 10:54am · 3


Jorge Albino Manungo Olha, meu irmao Idrizio Augusto tou d acordo c a sua opiniao , ha lugares p estas palavras . A FRELIMO é uma familia e os pais d uma determinada devem dialogarem ou discutirem em pleno os flhos ou outrem, tem um quarto p tal ...
February 24, 2015 at 12:30pm


João Machungo Aconselhar X ou Y a abandonar este rápido e flexível "Círculo de Viena", simplesmente porque apresenta uma ideia oposta à dos outros parece-me uma falácia grotesca. Ademais o que confere qualidade aos debates, na minha opinião é a participação de todos, independentemente do título ou brasão heráldica passado ou em curso. Não me afigura coerente aconselhar seja quem for (no lugar de apresentar seus argumentos), a cair na fraqueza de abandonar a sala de debate. Seria menos ilógico respeitar opiniões dos outros (mesmo sem concordar) e acima de tudo evitar submete-las no âmbito de conotações descontextualizadas.
February 24, 2015 at 12:31pm


Emilio Francisco Chauque O que custa ao senhor Gabriel Muthisse admitir o erro? eh normal, todos erramos.
February 24, 2015 at 4:06pm · 1


João Machungo Respeitado Nkulu Wa Munu, pode-me ajudar a identificar o erro de que se refere?
February 24, 2015 at 4:37pm · 1


Abdul Jabaru He caro sr Muthisse retra-se vai ficar bonito na foto, deixe de lado o Jeremias Langa, da proxima nao se precipite a expor-se, he he he as suas palavras ja foram consumidas
February 24, 2015 at 7:49pm · 1


Bernardino Conselho Dr. Gabriel Muthisse foi um dos ministros de que admirei nos ultimos anos, mais devo confessar mais uma vez, porq já o teria feito no seu post anterior, o que motiva a comparação entre o Chefe de estado e Raul Domingos. Na qualidade de um dos mais modernos governantes que o país já teve nos últimos 10:anos, esclareça a duvida que eu tenho e muitos outros compatriotas têm.
February 24, 2015 at 9:11pm · 1


José Luís meu caro e admirado ex-Ministro, na minha modesta alusao, quero dizer que nao mediste gravidade das palavras sendo leitor, ficou clara e sublinhada a comparaçao entre PR e R.Domingos e pareceu-me infundado e descabido. Espero que tenha aprendido a liçao, Nao saia do Facebook, os debates que impulcionas sao utis e didaticos. abraço.
February 25, 2015 at 1:00am · 1


Paulo Chaúque Fique no FB Gabriel e exprima-se, pois...

"Aquele que se deixar ultrapassar pela tecnologia será punido pela vida"...See More
February 25, 2015 at 1:29am


Golarde Joao Marcoa meu amigo Muthisse,as pessoas entendem de diferentes maneiras um certo paragrafo ou um periodo.o que voce queria dizer nao e o que o jeremias entendeu.Acho que voce se recorda quando lhe disse em cabo delgado,no congresso.a Frelimo esta se dividir com a eleicao do guebuza como presidente do partido.outros irao para o lado do presidente da republica,outros do lado do presidente do partido no poder e muitos outros ficam com o presidente honorario,chissano.Agora o melhor sera escolher o seu lado perferido e pedir a boleia
February 26, 2015 at 2:25pm


Hari Domingos Camaradas todo mundo ja cometeu uma gaffe na vida. Todo mundo ja erro. Camarada Gabriel Muthisse sempre escreveu bem e sempre criou o bom ambiente de debate. Vamos parar de cruscificar. Todo grande homen erra.Forca Camarada. Um abraco
February 27, 2015 at 7:31am


Filimao Suaze Mano Gabrie, nao seria esta novela provocada e sem qualidade que te iria abalar. Sei que desta lado, estamos mais preocupados com o assunto do que tu mesmo porque te conheço forte o suficiente. Mais ainda, na minha igreja costumam dizer que antes de te chateares, afira da qualidade de quem te diz mal pois, pode ser que so nao te diga bem por incapacidade e como dizer mal sai sempre mais facil, faz assim e nao por ter motivos para isso. Muita forca e estamos juntos.
March 1, 2015 at 11:03am · 1


Oswaldo Menezes Não sei porquê tamanha admiração... há um certo momento em nossas vidas, mesmo formatadas, que a verdade se solta as vezes sem querermos. Não adianta tapar o sol com a peneira. Fazemos tempestade em copos com agua.
March 2, 2015 at 3:29pm


Oswaldo Menezes Muita boa gente quer dizer verdades. Não as diz por hipocrisia e covardia...
March 2, 2015 at 3:34pm

Comments


Muhamad Yassine Hoje somente esteve o Jeremias Langa e o Tomás V . Mário
February 22, 2015 at 11:44pm · 1


Muhamad Yassine Vi e já fui também vítima de um posto que fiz, tive muitos problemas porque alguém não tinha entendido e correu a dizer o que lhe veio na cabeça.
February 22, 2015 at 11:46pm · 2


Gabriel Muthisse ieira Mario até comentou no debate. Parece-me ter sido um caso típico de desonestidade intelectual. Misturado com agendas inconfessaveisCreio que os dois são amigos do Marcelo. O Tomas O TomásV
February 22, 2015 at 11:46pm · 2


Gabriel Muthisse Os dois entenderam bem, Yassine. Caso típico de assassinato de caracter
February 22, 2015 at 11:48pm · 1


Muhamad Yassine achei também um pouco estranho num telejornal se ler passagens do Facebook de alguém. epah. não ficou bem
February 22, 2015 at 11:49pm · 2


Murrade Bay Forca Doctor Muthisse, ta mais k claro um bom politico sabe disso k kem projectou o Nyusi foi a frelimo e mesmo k nao fosse este fosse um outro quandro iria brilhar dentro da frelimo pork fora da frelimo e metira nao e nada um pequeno exmplo se tivesse corrido como independent e a frelimo com um outro quandro Nyusi nao xegava a ponta vermelha entao o Marcelo Mosse nao pode trazer ideias sem nexo o Nyusi ta dentro do assunto ha Ministros e Vice Ministros de Nyusi k estiveram ou estao nas provincias dentro destas brigadas a fazazerei trabalho do comite central isso k o Mosse traz e mais uma intriga depois de varias k algumas pessoas trazem nesta rede
February 23, 2015 at 12:01am


Benício Da Cruz Baulo A qualidade do debate do programa de hoje deixou muito a desejar, parecia que o moderador nao estava inspirado, trazendo ate um trecho do fb que foi expresso num contexto especifico, o que acabou induzindo a que Tomas Viera Mario fizesse um comentário desastroso sobre o mesmo.
February 23, 2015 at 12:04am · 2


Elson Guila O Tomás V. Mário foi muito cauteloso ao tecer o "ponto de vista" em relação ao seu comentário. É minha opinião. Eu vi o programa e parece que será repetido amanhã. Houve um pouco, sim, de exagero por parte do Jeremias. Se alguém pudesse gravar e disponibilizá-lo para si e daí tirar os seus próprios "pontos de vista".
February 23, 2015 at 9:06am · Edited · 4


Adelson Rafael https://www.youtube.com/watch?v=KjtZUuup5Z4



STV PontosdeVista 22 02 2015
Momento político
YOUTUBE.COM
February 23, 2015 at 12:07am · 15


Gabriel Muthisse Obrigao Adelson Rafael. Nao Não teria como avaliar por mim mesmo porque estou fora do país. Estou a ver agora.
February 23, 2015 at 12:12am · Edited · 5


Juvêncio Abilio Comé Não julgo que haja algum problema em se ler passagens de facebook no telejornal, se o objectivo for necessariamente informar. O problema pode ser, sim, a viciação do texto original para tomar outros sentidos que não condizem com a opinião do seu autor. Outrossim, eu acompanhei o debate da STV e notei um claro exagero, de facto, na abordagem do comentário de Gabriel Mutisse ao post de Mosse. Não houve boa-fé nem honestidade ao se analisar apenas algumas passagens do comentario e excuir-se outras complementares.
February 23, 2015 at 12:11am · 7


Raul Novinte Caro ex Ministro Gabriel Muthisse. Você está absolutumante correto quando disse que "O Filipe Nyusi é só forte dentro da Frelimo. Adverti os meus amigos da Renamo num dos coment´rios que fiz a dias atrás sobre este assunto, sobretudo a relação entre o próprio Nyusi e a Frelimo. O que eu disse foi que nenhuma coisa que estava ocorrendo em Moçambique e dentro da Frelimo que o Nyusi não saiba. Eu acredito que a ida dos tais mmbros da comissão politica da Frelimo as provincias é do conhecimento do Nysui e o que eles fazem é do conhecimnto do Nyusi. A Renamo precisa se acautelar em pensar que o Nyusi está sendo vítima ou isolado detro da Frelimo. Isso nõ é verdade, porque o Nyusi está jogango o Xadres limpo. Eu disse, não podemos esquecer que o Nyusi foi escolhido e não eleito e ele como um escolhido , garanto que sinceramente está colaborando eficientimente com os que o escolheram. Não fiquemos enganados irmãos. O Nyusi sabe tudo e está dentro de tudo assim exatamente como o eis ministro Gabriel Muthisse afirmou..... Abram os olhos caros colegas e líderes da Renamo. Eu não sei o que vos fez pensar que o Filipe Nyusi era um inocente e que estava sendo confrontado dentro da Frelimo. Nada disso. Nyusi é da Frelimo, foi escolhido pela Frelimo para ser Presidente de Moçambique e que tudo que ele faz é do conhecimendo da frelimo e a sua comissão politica age em consonancia com Filipe Nyusi.
February 23, 2015 at 12:17am · 2


Vicente Macuacua Dr Mutisse, quem se faz a água arisca - se a molhar. Não vi o programa, mas se alguém interpretou mal seu comentário no Facebook, isto não é extraordinário, embora não seja agradável. O próprio Marcelo Mosse, postou "o quarteto bárbaro ou os novos inimigos de Moçambique" muitos interpretaram mal seu post, alguns de má fé, outros por pura ignorância (sobre a sátira). O importante é As pessoas de relações de trabalho de Dr Mutisse sejam maduras para não se emocionaram e lhe prejudicarem quando a intenção do comentário não é maliciosa para o seu "lado político"
February 23, 2015 at 12:17am · 3


Malik El Shabbaz Caro Gabriel Muthisse, um comentário é sempre um comentário; penso que o importante não é estar errado ou correcto, mas apenas estar convicto do seu posicionamento.
February 23, 2015 at 12:24am · 2


Calton Cadeado Muito triste. Era muito facil ver que aquele comentario estava a falar de elefante, mas na verdade so estava a ver a orelha. Tudo falado sem apresentar todo o contexto! Alem disso, achei deselegante alguem pegar um texto do facebook que, sumponho sem autorizacao do autor, para discutir num programa televisivo...!
February 23, 2015 at 12:31am · 2


Filimao Suaze Mano Gabriel Muthisse, aceite a minha solidariedade. Desonestidade intelectual sim e grosseira. Confesso que de nenhum deles, moderador e comentador, apesar de tudo, eu esperava tanta baixaria. Muita saude e bom trabalho onde estiver. Ainda aprenderemos a interpretar os outros e a lidar com as redes sociais versus televisões. por agora, assistamos a esta vergonha. Boa noite
February 23, 2015 at 12:34am · 5


Osvaldo Faquir O pior de tudo foi tentar esconder o "autor" de tal trecho incompleto (diga-se descontextualizado) por parte do Geremias. Julga até que o Tomas foi encontrado na ratoeira... Logo ele, que muitas vezes é ponderado nas posições, caiu na "cilada" do "colega". Tristemente, esta forma de fazer televisão é, no mínimo, assustadora. Mas vamos ver para onde caminhamos. Um abraço!
February 23, 2015 at 12:43am · 2


Nhecuta Phambany Khossa Lamentável. O assunto começou no jornal da tarde. O mesmo trecho foi objecto de noticia as 13 H.
February 23, 2015 at 12:55am


Eulalia Nhatitima Acompanhei o programa pontos de vista e fiquei mesmo com a sensação de haver uma má fé por parte de moderador. Quanto ao tvm não o ouvi tecer qualquer comentário em seu desabono até porque ele teria dito que a renamo estava a aproveitar se da situação para manipular a opinião pública quando. Na mesma ocasião o analista tvm até chamou a atenção da frelimo por causa desta brecha. Um bom político sabe o que está por detrás das suas palavras Gabriel Muthisse.
February 23, 2015 at 1:03am · 1


Daniel Andicene Pra conhecer rato e' preciso ver no seu todo e nao apenas o rabo, alias, ultimamente, o tal apresentador so' esta' decepcionando
February 23, 2015 at 1:05am


Artur Jorge Cecilia Capitao Bom, nem sempre é por comprir uma agenda incofessavel, as vezes é por mera ignorancia, ou mesmo pblema de percepcao. E mais, nao creio que uma linha editorial esteja contra um Homem, é facil autovitimar-se. Todos nós em algum momento da nossa vida especulamos, ou ate julgamos palavras de uma dada figura, é um "vicio", um habito inevitave, embora em algumas vezes nao exteriorizando...
February 23, 2015 at 1:10am


Daniel Andicene Mano Gabriel Muthisse, um grande politico nao se preocupa com as intrigas, defamacoes e manipulacao de palavras tortas contra si mas quarda tudo no "guarda-fato do seu coracao" sem no entanto, levar e (re)levar a debates. NB: Eu mesmo, sou exemplo disso.
February 23, 2015 at 1:10am · 1


Nelsoncarlos Tamele Ya, houve algum exagero na interpretacao do comentario. Mas trazer como noticia nao vejo como problema nisso! So q a questao pouco abonatoria tem a ver com as vieses q caracterizaram a pergunta do #Jeremias #Langa e a respectiva resposta pouco refletida pelo #Tomas#Mario!
February 23, 2015 at 1:35am


José Luís As Brigadas sao inoportunas e discabidas.
February 23, 2015 at 1:43am


Marcelo Mosse Gabriel Muthisse ja deve ter visto o Pontos de Vista atraves desse link para o you tube que o Adelson Rafael facultou. Eu calculo que, depois disso, ficou mais descansado. E reparou que os seus amigos dramatizaram excessivamente pois nem o Tomas Mario nem o Jeremias Langaforam desonestos. Cada um cumpriu o seu papel. Um comentario de um antigo membro do Governo e proeminente no actual dialogo politico nao pode ser debatido em tv? Em qualquer parte do mundo, comentarios de proeminencias colocados no facebook ou tweetados sao material noticioso. Se a sua pagina eh publica ou se comentou numa pagina que eh publica entao o que disse nao disse em priivado...disse em publico. Por outro lado, nao houve nenhuma descontextualizacao. O debate ao seu comentario centrou se sobre o essencial dessa opiniao:" Filipe Nyusi fora da FRELIMO fica igual a Raul Domingos."' Creio que o Jeremias fez o devido enquadramento. Que outra contextualizacao esperavam? E o Tomas Mario fez um comentario dentro dos limites da decencia. Nao gostam? Ok, mas foi o comentario dele,
February 23, 2015 at 2:18am · 21


Gabriel Muthisse Creio que Marcelo ouviu o Jeremias Langa a afirmar que eu disse que Nyusi não é nada. E disse isso enfaticamente. Mais ainda, o meu comentário não foi contextualizado, nem no contexto da sua totalidade, nem tendo em conta o que se debatia. Passou-se a imagem de que, do nada, eu decidi postar uma afirmação a dizer que Filipe Nyusi não vale nada e é igual a Raul Domingos. Se isso não ee desonestidade, então já não sei o que isso é! E já agora, Marcelo, onde viu falta de respeito com o PR no meu comentário? Aquilo foi assassinato de carácter sim!
February 23, 2015 at 2:49am · 9


Gabriel Muthisse Mais ainda, Marcelo Mosse, na parte em que Jeremias Langa me acusa de ter dito que o Presidente Nyusi não ee nada, finge estar a ler, ipso verbis, algo escrito por mim. Nao Não viu isso?
February 23, 2015 at 3:17am · 6


Faruck Jussubo Daudo Gabriel Muthisse discordo quando fala de desonestidade intelectual, sabe muito bem que em qualquer canto do mundo, seja quem for, ao expor suas ideias nas redes socias caso seja de interesse público,pode ser reetwitado, partilhado e até discutido nos órgãos noticiosos, daí que é importante saber oque escrever, uma vez partilhado torna se público, exemplo típico na Europa existem alguns que comentam no seu mural atos de racismo e viram manchetes de jornais,e chegando até a serem julgados e presos por postarem algo que é de interesse público.
February 23, 2015 at 3:55am · 2


Warren Pirex A Frelimo è Frelimo, parem de se meter no partido do povo seus mal educados...falo dos k nao procuram noticias....
February 23, 2015 at 6:04am · 1


Heleno Bombe Mas sera que esse tipo de comentários que fazemos no facebook precisam de chegar a imprensa
February 23, 2015 at 6:24am · 1


Kim Fausto Naftal Heleno Bombe experimente confessar um crime ou contravenção no Facebook, de certeza que irás ver com quantos paus se faz uma jangada. Facebook é uma rede aberta meu amigo, por isso susceptível de debate
February 23, 2015 at 7:07am · 7


Gerson Mechisso É sempre o mesmo órgão de informação que promove discórdia, desinformação e sensacionalismo medíocre. Si não tem informação, convém colocar vídeos de músicas. Em vez de usar o tempo de televisão para desinformar e fomentar intriga e discórdia entre os os moçambicanos. Estamos a lutar pela unidade nacional e desenvolvimento do país, porém há esses jornalistas medíocres que tentam reduzir o esforço de milhares de moçambicanos.
February 23, 2015 at 8:13am · 4


Tony Ciprix Gabriel Muthisse, vi o debate e agora estou a ler o texto donde o trecho foi retirado. Tentemos ser frios e objectivos: acredito que houve tambem exagero da sua parte. Poderias ter feito a colocacao com o mesmo sentido sem usar aquela expressao. Qual o...See More
February 23, 2015 at 8:29am · 10


Celso Timana .
February 23, 2015 at 8:35am


Nelson Haji O que entendi é que o Gabriel Muthisse quis dizer, é que nenhum militante está acima da FRELIMO independentemente do cargo que ocupe. Isso não pode ser ignorado na minha Opinião, e acho que todos que são titulares de cargos através da FRELIMO sabem muito bem que sozinhos não vão longe. É preciso também perceber que em Moçambique, o Presidente da Republica é também Chefe do Governo, e em toda parte do Mundo os Governo são suportados por Partidos. Eu também não vejo o problema do assunto ter sido levado a TV, mas achei exagerado o Comentário de Tomás Vieira Mário pelos adjetivos todos que atribuiu ao comentário.
February 23, 2015 at 8:53am · Edited · 5


Hercilio Waka Chinguvo Depois de ouvir o debate ate cheguei de acessar o seu perfil para ver os teus post,mas emfim nada parecido emcontrei...alguem anda raivoso e me parece que anda a consumir saliva de canino
February 23, 2015 at 8:59am


Talhada Ac Dr. Saiba que estamos numa fase pesada cada um usa as armas que tem para disparar,entao aconselho a manter se sereno perante esses comentarios tendeciosos...
February 23, 2015 at 9:03am · 3


Benjamim Tomas A ideia que muitos tendem a trazer, é fazer entender que o Presidente Nyusi está dissociado das ideias da Frelimo, ou de quê Nyusi terá dito a Dlakhama que se submetesse a proposta para as regiões autônomas na Assembleia da República, a Frelimo concordaria! Ou melhor, que Nyusi concordou com as regiões autónomas, a vontade do líder da Renamo! Essa ideia não passa senão de uma utopia.
February 23, 2015 at 9:28am · 1


Gisela Fernanda Sitoie Parece que alguém começou a pensar. Senhor Haji Jose foi o que também entendi do comentário do Dr. Gabriel Muthisse. E também partilho da mesma opinião , que qualquer membro esta acima do partido Frelimo.
February 23, 2015 at 9:29am · 1


Avelino Namarrocolo Mais o Dr Teodato Hunguna diz que ninguem esta acima do chefe de estado, sera contradicao? Este eh o resultado d nao se separar o partido do estado (governo).
February 23, 2015 at 9:41am · Edited


Elidio Cuco A figura do Chefe deEstado eh uma instituicao de Direito Publico e os partidos politicos sao do Direito Privado, eu acho que eh preciso deixar o Presidente da Republica trabalhar. Calton Cadeado qual eh o problema de fazer uma citacao de um texto publicado no FB?
February 23, 2015 at 10:05am · Edited


Calton Cadeado Eu ja vi pessoas dizerem que nao autorizam a publicacao de seus textos ou ideias onde quer que seja, mesmo que os mesmos tenham sido colocados neste espaco publico!
February 23, 2015 at 10:18am · 1


Mouzinho Zacarias insultou meu padrinho Raul Domingos ao fazer comparações rediculas,homem do bom e nunca fez mal a ninguém.
February 23, 2015 at 10:31am · 2


Elidio Cuco Estao errados, o FB eh um espaco publico, caso contrario Castel-branco nao teria chegado a PGR, processado pelo Estado.
February 23, 2015 at 10:33am · 4


Alfredo D. Baltazar Sr Gabriel Muthisse escreveu de forma voluntaria ninguem se queixou, incluindo o proprio Sr Raul Domingos. Hoje, aparece com cara de vitima de desonestidade, etc... Que orgao publicou na integra comicios onde lider da Renamo chegou a anunciar revoltas populares ou divisao do paiis, como forma de contextualizar o pensamento dele?
February 23, 2015 at 10:35am


Frederico Pereira por acaso acompanheio debate, mas sem este esclarecimento ficava o dito por nao dito. bem haja o esclarecimento
February 23, 2015 at 11:28am


Marcelo Mosse " Filipe Nyusi fora da FRELIMO fica igual a Raul Domingos.", diz Gabriel Muthisse. E eu pergunto: entao porque 'e que nao lhe entregam a maquina ao Nyusi para ele nao ser como o Raul Domingos?
February 23, 2015 at 12:29pm · Edited · 8


Alice Mabota Tanto omentário para nada "Njussi se a Frelimo igual a Raul Domingos" fim da citação esta comparação reduz ou eleva a quem ? a que proposito foi chamado Raul Domingos ? G40 o que é? um ditado português afirma quem semeia ventos colhe tempestades. Assisti o debate Jeremias Langa não exagerou e nem o Tomás Vieira Mário insultou comentou quanto a mim uma comparação que se fez ao Raul Domingos tendo dito que foi negociador.... e ao reduzir o presidente eleito a zero era falta de respeito e eu digo é é é falta sim único que mesmo sob protextos foi escrutinado ou não será que é só a frelimo que o pos lá a força . Então é verdade que a sua eleição foi fraudulenta? Quem semeia ventos colhe tempestades
February 23, 2015 at 12:27pm · 5


Gracio Flausino Cutana vou aqui trata lo por camarada Gabriel Muthisse, olha se não quer ser falado ou mal interpretado pela media ou pelos eleitores através das redes sociais aconselho o a reler ou pensar muito bem antes de publicar, pois todos nos estamos atentos e analisamos palavra por palavra. letra por letra e ideia por ideia, pedia que me explicasse o sentido desta frase ou meio frase. " Filipe Nyusi fora da FRELIMO fica igual a Raul Domingos.", quando publicou queria que fosse analisado e o Sr. esqueceu do Marcelo mosse> que esta sempre atento
February 23, 2015 at 12:39pm · 6


Notiço D'Akeelaya kikikikikikikikikikikikikikikiki... talvez devia ter dito "Filipe Nhusi fora da frelimo fica igual a Hermínio dos Santos". Meus facefriends, é facto, o que se escreve no facebook pode levar-nos à imprensa e até à esquadra...
February 23, 2015 at 12:57pm · 2


Pukussa Chipe Eu assisti no youtube. Infelizmente, fiquei com a impressao de que houve um exagero por parte do Jeremias Langa. Coisas de jornalismo, as vezes um trechozinho de uma frase, dentro de um conteudo maior, vira manchete de Jornal...
Se o comentario era tao util, o tema de debate poderia ser o mesmo. E comecou implicitamente uma discussao sobre pessoas...tipo, fulano disse k...e foi baixo, e faltou respeito e etc., porque disse "Nyusi", se referindo a alguem que eh uma instituicao, etc. Ha coisas que nao nos devem saltar a vista so quando nos convem.
Concordo que se chame pronunciamentos e comentarios ao debate, mas sem perder a essencia do que o(a) autor(a) pretende transmitir. Isso eh dar um tiro ao pe e aos poucos um programa com tanta audiencia pode comecar a ficar sem interesse.
February 23, 2015 at 12:59pm


Balanelanga Langa Quero confessar antes que percebi que há riscos enormes em entrar neste debate mas, trata-se de assuntos da minha ala. Sö tenho único comentário, sobretudo dizer/pensar em Nyusi ser ou não ser melhor que a Frelimo. EU ACHO QUE SÃO COMENTÁRIOS QUE TEM EM VISTA CRIAR UM MAU AMBIENTE NO RELACIONAMENTO ENTRE A DIRECÇÃO DA FRELIMO E A DIRECÇÃO DO ESTADO. MAS QUERO GARANTIR AOS ASSIM INTENCIONADOS QUE, ESTÃO A QUEIMAR TEMPO , A FRELIMO SABE MUITO BEM COMO AGE O INIMIGO NAS SUAS DIVERSAS FACES E ESTÁ ATENTA E A CUMPRIR A SUA AGENDA. AS INVESTIDAS DO INIMIGO, FAZEM A FRELIMO REJUVENESCER AS SUAS ESTRATÉGIAS DE TRABALHO E TORNAR-SE CADA VEZ MAIS FORTE.
February 23, 2015 at 1:04pm


Armistício Mulande Mas qual é o espanto aqui? Será que é tão difícil perceber que a Frelimo dirige o Nyusi? E mesmo que em algum momento ele seja presidente do partido, se for contra os ideiais e princípios do mesmo pode ser "varrido"? Será que não sabemos como isso funciona? Será que Chissano queria mesmo deixar o poder em 2004? O partido manda sobre os seus militantes, sejam eles presidentes, ministros, seja lá o que for. Uma moção de censura no parlamento pode fazer cair o governo; e isso já aconteceu várias vezes em muitos países do mundo. Seria sim um erro Nyusi ir contra os princípios do seu partido; nesse prisma, o povo, a imprensa que o idolatra e tudo o mais não o ajudariam de forma alguma. Mas parece que Jeremias Langa e TVM não se concentraram neste aspecto fundamental e foram ao supérfulo. Há quem já falou das partes baixas do Nyusi e isso não mereceu nenhum comentário no programa dominical. Foi a Frelimo que levou o Nyusi à ponta vermelha. Pode doer a muitos, mas isso é verdade. E é a Frelimo que tem maioria no parlamento; e a Frelimo já mostrou que é superior a cada um dos seus membros, independentemente da posição que ocupam nas estruturas do próprio partido ou no governo. O resto é conversa!
February 23, 2015 at 1:29pm · 2


Issufo Francisco Gabril Mutisse não perca seu temos com esses mercenários...eles tem agenda obscura e deve perceber que a FRELIMO é FRELIMO sempre pelo trabalho e pelo povo e não comentadores encomendados e piratas. Obrigado
February 23, 2015 at 1:46pm · 2


Cesar Ngozo Assunto!
Temos uma grande missão...

Cda Gabriel Muthisse,haja bom censo!
February 23, 2015 at 1:54pm


Muzila Wagner Nhatsave Calma camarada, as tentativas de nos dividir serão muitas. A ter quehaver mudanças serásempre em forum proprio . temos orgãos de tomada de decisão. Naose chateie com isso.
February 23, 2015 at 2:55pm


Bernardino Conselho Também achei estranho essa comparação, Nhysi vs Raul Domingos, taves pudesse se explicar melhor para melhor agente entender. Porque digo, fiquei supreendido, principalmente com a comparação. Dr Gabriel Muthisse, o que quiz dizer?
February 23, 2015 at 2:58pm


Gracio Flausino Cutana reconheço a inteligência do Dr. Mutisse, mas desta não gramei, porque o senhor tentou chamar o presidente da Republica de um futuro fracassado, acho que nao seria correcto alguem por exemplo compara-lo com o EX- MINISTRO DE TRANSPORTE O Dr. Muguambe, então não venha choramingar aqui,
February 23, 2015 at 4:08pm


Augusto Magaure Para onde vai o meu amigo Calton Cadeado? Pois, no ano passado o academico Nuno Castelo Branco viu se confrontado com um processo crime movido pela procuradoria da Cidade de Maputo, pelo facto de ter postado no facebook uma carta aberta aos seus amigos onde comentava sobre o ex-chefe do Estado, sera que o Castelo Branco e que autorizou a procuradoria pra agir daquela maneira?
February 23, 2015 at 4:32pm


Gracio Flausino Cutana lkkkkkkSee Translation
February 23, 2015 at 4:33pm


Horacio Joao Antonio Debates mostram crescimento democratico e espero k haja desfecho frutuoso
February 23, 2015 at 4:42pm · 1


Felix Penicela Por favor, vamos abrir portas e dar "chances" de governação ao FJNyusi.

Se a FRELIMO o deixar de apoiar (cá por mim nunca acontecerá isso) , nós. ...o POVO faremos a questão de o apoiar.

Não vejo motivos para essa brenha e comparação por parte dos camaradas.
February 23, 2015 at 5:38pm


Gracio Flausino Cutana boa penicela, eu tambem lhe darei meu voto de confianca
February 23, 2015 at 5:59pm


Daniel Andicene Eu e Presidente Nyusi estaremos juntos pra sempre
February 23, 2015 at 6:37pm


Cesar Ngozo Paradigma da diversidade!

February 23, 2015 at 6:45pm · 3


Arnaldo Tembe "O SABIO NUNCA DIZ TUDO O QUE PENSA, MAS PENSA SEMPRE TUDO O QUE DIZ" - Aristoteles, filosofo grego
February 23, 2015 at 7:05pm · 5


Afonso Beula Gabriel Muthisse, a Zenaida Machado deu uma aula sobre isso. Sugeria ler as palavras dela.
February 23, 2015 at 7:12pm


Afonso Dete Era bom que explicasse a STV e a nós o contexto real do comentário então.!!
February 23, 2015 at 9:00pm · 1


Tony Ciprix Gabriel Muthisse, desculpa, nao se auto-vitimize. Uma hermeneutica do sujeito de acordo com as regras da lógica da linguagem na análise de argumentos, uma das tuas principais conclusoes em todo o texto é mesmo essa: "Nyusi fora da FRELIMO não é nada". Por isso até o equiparas a Raul Domingos: será que ele virou um nada fora da RENAMO? É isso o que você quiz dizer? Nem a dignidade como pessoa humana o Nyusi e o Rau Domingos nao podem ter fora dos partidos politicos? Enquanto você não nos esclarecer o sentido da comparacao da tua principal conclusao perdida dentro do longo texto, vou continuar a pensar que o sentido é aquele mesmo: sao um Nada, sem direito a dignidade como pessoa humana.....fora do partido.
February 23, 2015 at 10:27pm · Edited · 5


Cipriano Dos Santos Cda. Relaxa a FRELIMO é cinquentenária, gloriosa e astuta. Somos unidos na diferença, abertura, frontalidade... E, todas tentativas de desinformar e colocar na rota de colisão os camaradas nunca e jamais resultará.
February 23, 2015 at 11:34pm · 2


Daniel Andicene Putos vao gritando enquanto os camaradas estao bem
February 24, 2015 at 12:43am


Daniel Andicene fodido
February 24, 2015 at 12:47am


Beneficio Monjane Realmente o Jeremias Langa foi injusto ele nao fez mencao ao que o Mosse escreveu tlz por ser da mesma classe
February 24, 2015 at 8:33am · 1


Onesimo Muiocha Perdoa os excelencia
February 25, 2015 at 7:59am


Saide Atumane Saide nos conhecemos os manos sempre foram desse jeito nos da classe baixa sempre somos prejuticados pelas vossas bocas kerem criarem coisa por vosos interesses se falou pork hoje dizer meus amigos me ligaram xtou fora do pais haaa ek o mano é uma pessoa idonia ou keres tirar o langa na stv força jermias e tomas mario xplica o povo vivi
February 25, 2015 at 10:12am


Nelson Belecuane Manjate caros este é um verdadeiro exercicio de democracia??. Porem, dois galos nunca vão cantar na mesma capoeira, mesmo nas relações ecologicas dos animais da selva sempre um Macho lidera o resto da manada depois de briga sem arbitragem que resulta no desaparecimento de um...analogia... veremos neste caso dos Humanos Homo sapiens sapiens.
February 25, 2015 at 5:50pm


Nelson Belecuane Manjate Esta dualidade é um sinal vermelho da falta do poder do PR sobre o Partido, porque teria logo tomado a melhor decisão para evitar estes debates, ansiedades e receios.
February 25, 2015 at 5:52pm


Salomao Manjate 1. Nao posso acreditar que tanto doutor junto tenha compreendido assim tal tendenciosamente a comparaçao ou paralelismo estabelecido. 2. Pouco se debateu sobre: 2.1-Governo de Gestao; 2.2 - Divisao do pais a partir do Save; 2.3-Comícios de governação Federalista.
February 27, 2015 at 7:27am


Salomao Manjate Um partido tem a liberdade de fazer pérpulo pelo país e devulgar as suas ideias mais quando o outro faz o mesmo já é contra a paz!
February 27, 2015 at 7:31am


Salomao Manjate Acho que todos(partidos,cidadãos,etc.) deviamos ter o mesmo direito de devulgar as nossas ideais sem algemas nem nem ameaças de espécies nenhuma.

Sem comentários: