quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Celso Correia, o irmão de Nyusi e as Quirimbas


Pediram-me para comentar esta badalada nomeação do novo responsável pelo Parque Nacional das Quirimbas, um importante santuário ecológico na profunda Cabo Delgado, um lugar que corre todos os perigos de agressão por tudo o que rodeia a exploração de gás natural em Palma.
Não sei a razão dessa insistência. Em tempos elogiei a inclusão no Mitader de personalidades de relevo como o Carlos Serra Júnior e do Roberto Zolho, talismas da conservação e creio que aí se justifica parte do trabalho brilhante que está a ser feito na vertente ambiental do ministério. Mas não creio que eu tenha de estar a opinar sobre tudo o que o Celso Correia anda a fazer. No caso vertente, nem tenho bases para emitir um tal juízo de valor. Nepotismo? Mas a nomeação não foi presidencial...mesmo que tivesse sido, seria de bom tom analisar-se à lupa as credenciais da figura nomeada.
Há meses, todo o mundo vociferou contra a nomeação de Isabel dos Santos para PCA da Sonangol, mas os sinais que recebo de Luanda são os de que a Sonangol está já a sair de uma quase certa falência técnica e que ela fez uma limpeza profunda aos esquemas de corrupção, tendo desestruturado a teias que faziam daquela empresa um Estado dentro do Estado angolano.
Escovismo? Mas o posto das Quirimbas não me parece lá de uma grande relevância para se esperar um quid pro quo de relevo por parte do clã Nyusi. Não creio que possa ser por aqui. A relação entre o Celso Correia e o PR Nyusi parece muito bem consolidada que a indicação de um Nyusi para as Quirimbas não me parece acrescentar valor ao capital de influencia que o ministro tem no Governo. Creio. Posso estar errado, mas esta é a minha opinião.

Bartolomeu Alexandre, Helio Edmundo, Alves Macuacua e 67 outras pessoas gostam disto.

O "NOSSO BANCO" - Alguns números

O 'O Nosso Banco' era uma unidade muito pequena e o seu colapso não terá prejuízos directos em muitas pessoas. Tinha uma sede, três agências e oito caixas automáticas, todos em Maputo. De acordo com o seu relatório anual para 2015, o banco tinha 2.399 clientes (apenas 466 dos quais tinham cartões de débito) e 76 trabalhadores.
Um bom número de clientes deve ser pequenas empresas ou outras instituições, já que o total de depósitos de clientes em 2015 foi de 3,438 bilhões de meticais (44.783.120,36 dólares norte-americanos), o que representa uma média de 1,4 milhões de meticais (18.236,29 dólares) por cliente.
A grande preocupação reside no facto de o INSS ser o accionista maioritário da instituição extinguida, o que significa que investiu largos milhares de Meticais para se assumir como tal.
A estrutura accionista do então Nosso Banco indica o INSS como o maior accionista com um total de 166.093 acções, a 2.695 Meticais cada. No global, as 166.093 acções que o Instituto Nacional de Segurança Social detêm no Nosso Banco equivalem a qualquer coisa como 448 milhões de Meticais no capital social, o que corresponde a posse de 72.20 por cento do banco extinguido.
A Electricidade de Moçambique, empresa pública que continua a necessitar de dinheiro para concretizar os investimentos que possam contribuir para a melhoria da qualidade e cobertura da rede eléctrica, apresenta-se como o segundo maior accionista, com 32.554 acções, totalizando 88 milhões de Meticais e uma participação accionista na ordem de 15.13 por cento. Já a SPI-Gestão e Investimentos, a vaca leiteira do partido Frelimo, aparece como o terceiro maior accionista, com um total de 4.09 por cento, seguidamente aparece o empresário Alfred Kalisa, com 2.14 por cento e, por fim, um grupo de pequenos investidores a assumir os remanescentes 1.44 por cento.
(Na imprensa)
John Wetela
John Wetela Coisas da perolaematum.
Eliminar
Ariel Sonto
Ariel Sonto Mosse, só a Isabel é que podia tirar a Sonangol do buraco? Penso que o debate é mesmo pela promiscuidade na sua nomeação e não essencialmente pelos seus créditos. Penso haver muitos quadros em Angola.
Eliminar
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Na mosca
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola Grande contra-argumentação!!!
Eliminar
Abel Zico
Abel Zico E depois a Isabel dos Santos já conhecia bem tais esquemas, alias sempre viveram, ela e sua familia, desses esquemas... Por isso, depois das contestações todas ela teve que desfazer as suas próprias teias para mostrar serviços, e poderá montar outras talvez mais controlaveis...!
3 · 19 h
Eliminar
Ariel Sonto
Ariel Sonto Só para enganar incautos.
1 · 18 h
Eliminar
Naine Mondlane
Naine Mondlane Bem dito!
Eliminar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Tem que pensar concursos para se ocupar vagas em empresas públicas
Eliminar
Ana Baptista
Ana Baptista E simples, com o acordo feito com Anadarko do qual não sabemos nada deve incluir impacto ambiental irreparáveis la no arquipélago. Logo e melhor que isto fique entre nós. Esses não dão ponto sem nó.
Eliminar
Miro Guarda
Miro Guarda Marcelo Mosse, acho que em paises como Angola ou o nosso onde a fraqueza das instituicoes e notoria, a corrupcao e o nepotismo andam de maos dadas, esse tipo de nomeiacoes podem ate ser beneficas. Sendo Isabel filha do Presidente, ela estara e melhores condicoes de tomar medidas drasticas pois ela tem o apoio do mais alto magistrado da nacao. Acredito que o mesmo pode acontecer com o irmao do nosso Presidente. Claro que o contrario pode acontecer...
Eliminar
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Penso que o exemplo que Marcelo Mosse dá sobre Isabel dos Santos é para provar o compadrio, nepotismo.
Eliminar
Edio Matola
Edio Matola Mano Mosse, não foste feliz, ao trazer o exemplo da Isabel dos Santos, aqui, alias, acho que foste muito infeliz. A contestação a nomeação da Isabel Dos Santos na liderança da Sonangol, deve-se ao facto de alegar-se que a mesma viola a Lei, e a única desculpa aceitável, é a de que a mesma não viola a Lei, e não o argumento que trazes aqui, que na verdade, parece assumir que a mesma realmente viola a Lei, só que ha uma causa justa por detras dessa violaçåo. Lei é para se cumprir irmão, e ponto final!
Eliminar
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Na construção de um estado forte, no combate ao nepotismo, compadrio tudo isto nos obriga a clamarmos por concursos públicos. Eu não sei porque os governantes negam a promoção de concursos públicos. Os irmãos, filhos, amigos e namorados, podiam vencer, mas com esforço próprio.
Eliminar
Maria Margarida Chaves Marques
Maria Margarida Chaves Marques Será que alguém conhece o CV da pessoa nomeada e a sua experiência em matéria de conservação ambiental? Eu, pessoalmente, gostaria de saber mais sobre este assunto.
Eliminar
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Seu nome completo?
Eliminar
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive E eu pergunto:Onde é que a família do Presidente da República irá trabalhar?
Eliminar
Faizal Jamal
Faizal Jamal São filhos da nação e devem trabalhar por aqui todos sabemos e não há margem para dúvidas mas Numa época conturbada como está é muito complicado expor-se ao nepotismo...
Eliminar
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Promovam-se concursos públicos e os familiares do PR concorrem em pé de igualdade com os filhos do camponês e daí vença o melhor.
Eliminar
Maria Narotam
Maria Narotam Concordo Inacio
Eliminar
Elves Arnaldo
Elves Arnaldo Quem é o dito cujo? Que valores irá acrescentar? Experiências anteriores nesta ou noutras áreas? Tem perfil confiável?, enfim, e em jeito de remate, quem é o dito cujo?
Eliminar
Faizal Jamal
Faizal Jamal " Entrando num quarto escuro a procura dum gato preto que não esta lá"

Voltaire...
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel esperava que falasses mais do VALOR ESTRATEGICO do Parque Nacional das Quirimbas, para a ecologia do nosso desenvolvimento (ou seria nosso desenvolvimento ecologico?) vis-a-vis exploracao desenfreada de recursos naturais em Palma. O irmao mais velho do Nyusi para mim eh acessorio aqui...o essencial eh perceber como o Ministro/Ministerio da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia se relaciona institucionalmente com as ANADARKO, ENI e a futura mandona EXXON MOBIL. A nao ser que na minha perspectiva assessorialista da nomeacao devamos fazer ''jogos de luzes'' entre a nova MIREM e o novo Administrador do Parque Nacional das Quirimbas, o muito defendido como competente e meritório pelo meu mbuya Egidio Vaz...e nesse jogo de luzes quem SEMAFORIZE a relacao seja o todo-poderoso MITADER. Seja como for, vou ter com o meu professor Leonardo Adamovicz, o ecologista-ambientalista e padrinho dos Escuteiros mocambicanos, para saber como esta' o PNQ...vou ja a correr, com caixa de ressonancia, cinco bloco de notas, dez canetas e uma Ricoh Theta. Fuuuuuuiiiiiiiiii!
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Um SNAPSHOT da Ilha de Quirambo, no PNQ: https://www.facebook.com/Mozaimagens/photos/a.1654918848059023.1073741827.1654911834726391/1753548558196051/?type=3&theater
MozaImagens
Ilha de Quirambo (Arquipélagado das Quirimbas, norte de Moçambique.
Foto de Lya King (12/11/2016)
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Ilha do Ibo ( nome do teu filho e do filho do Catoja), nas Quirimbas. Natureza super rica: http://mitimiwiri.com/.../todas-as-atividades-na-ilha-do-ibo

Miti Miwiri pode organizar para você uma série de atividades na Ilha do Ibo e seus arredores. Da caminhada para ilha Quirimba numa maré baixa ou para navegar em dhow para ilha de Matemo numa maré alta..
mitimiwiri.com|De Miti Miwiri - Jes Trading
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Os Safaris Dhow, oh quanta riqueza, quanta beleza...ao alcance da vista...talvez de binoculos, quica dos olhos da imaginacao. So close, yet so far away: http://www.mozambiquedhowsafaris.com/.../quirimbas.../

The Quirimbas Archipelago National Park. Explore this remote and undiscovered region with a Mozambique dhow safari. Packages with flights available.
mozambiquedhowsafaris.com
Eliminar
Macvildo Pedro Bonde
Macvildo Pedro Bonde E esta agora? Olhemos para as competências [ara que não haja outra tentacão.
Eliminar
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Alguém anda a provocá-lo, Marcelo Mosse, esse assunto não desperta qualquer interesse. Temos outras preocupações ou inquietações como é de moda dizer-se: roubalheira de comissões nas dívidas secretas; banditismo na criação de bancos; aproveitamento de benefícios escandalosos nas construção civil; banditismo armado de partido com representação na AR; falta de esclarecimentos que levam a sociedade a especular e a agitar-se... tanta coisa mais, Marcelo!
Eliminar
Luis Mucave
Luis Mucave Tudo no Mato.
Vai lá ver o curriculum do Baldeu...a pessoa substituida pelo irmão do chefe e depois elabora mais please.
Quanto a Isabel salvara Sonangol,outro mato....como é que Isabel enriqueceu?Sacou dinheiro da Sonangol para comprar unitel,banco BIC e outros quejandos....
1 · 19 h
Eliminar
Otilio Beijo
Otilio Beijo Epoche'!
Eliminar
Isac Naiene
Isac Naiene Eu reitero que nos temos por habito confundir "Transparente" com "Traz Parente". Tinha necessariamente que ser um parente do PR? Este problema nao ee so nosso, mas de quase toda a Africa.
1 · 9 h

Sem comentários: