terça-feira, 22 de novembro de 2016

Até sempre Carlos Cardoso

Regressei de uma palestra na UFICS à redação do Metical depois das 19 horas. Ainda no passeio, havia uma concentração de gente espantada pelo que tinha acontecido. Uma amiga ligou-me e perguntou-me onde eu estava, se já sabia que haviam morto o Carlos Cardoso. O Mário Jorge Rassul, que trabalhava na Impacto ali ao lado, abordou-me para partilhar sua tristeza e indignação. Decidi então que meu caminho era mesmo ir ligar os computares e fazer algumas chamadas pontuais. Abri a porta e acendi as luzes. Vi a cadeira do editor vazia mas ainda com as marcas dos seus movimentos, sinais de uma extremamente ativa presença humana que subitamente se transformara em ausência. Podia imaginar ve-lo, os olhos intensamente fixos no computador, os dedos a bater o teclado. As lágrimas desciam-me pelo rosto. Liguei os computadores e comecei a escrever a estória mais triste da minha vida. Que palavras seriam suficientes para anunciar a morte do nosso editor? Ou antes, não apenas a sua morte violenta, mas celebrar sua vida, o homem que foi, suas lutas e suas paixões?
As pessoas começavam a chegar ao jornal. Era verdade?, perguntavam. Algumas já tinham visto as horrendas imagens do dilacerado corpo do editor no noticiário da televisão. A Advogada Lucinda Cruz, sua amiga muito chegada, perguntou-me: “ele sofreu?”. E eu não sabia o que dizer.
Não tinha forças para escrever. Chegou o Machado da Graça e pedi-lhe para transcrever as minhas notas na notícia fúnebre. Ele acedeu e o nosso texto declarava que, embora tivessem assassinado Cardoso, a sua voz não se tinha calado, a sua caneta nao tinha caído.
Mbate Pedro, Messipo Matimbe, Danilo Valle Kinloch e 183 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Janeth Laice E Hamela
Janeth Laice E Hamela E não caiu mesmo....onde ele está, está orgulhoso do seu pupilo. Força nesta tarefa de "não por algemas nas palavras".
5 · 4 h
Eliminar
Francisco Vilanculo
Francisco Vilanculo Muita força MM continua com esta luta que é de todos nós. "Justiça "
1 · 4 h
Eliminar
Bolha Ita
Bolha Ita Obrigado Marcelo Mosse keep the fire burning...
2 · 4 h
Eliminar
Célia Claudina
Célia Claudina Lembro me como se fosse hoje. A Herminia Machel dizendo em directo na TVM, com lágrimas nos olhos... mataram Cardoso. Chorei junto...
4 · 4 h
Eliminar
Rui Helder Guilaze
Rui Helder Guilaze Ela passou pelo local instantes depois do sucedido...
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel minha prima, Herminia Machel, ligou-me a chorar aos solucos, a chorar mares de indignacao...sem acreditar...chorou tanto como se o Cardoso fosse uma daquelas pessoas muito queridas da nossa familia...e depois perguntou-me pelo meu amigo Marcelo Mosse. Foi um dos dias mais tristes da minha ainda entao imberbe carreira de jornalista (desportivo).
1 · 3 h
Eliminar
Samarate Chembene
Samarate Chembene Eu ainda pequena, Chorei e chorei pelos filhos que a partir daquele dia não teriam mais pai! Mas Deus é grande! Descanse em paz Carlos Cardoso!
4 · 3 h · Editado
Eliminar
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule Bayete. A verdade Não morre.
2 · 3 h
Eliminar
Naiman Osman
Naiman Osman A notícia chocou a todos...
1 · 3 h
Eliminar
Yoma Mimi
Yoma Mimi Marcelo Mosse força que os ensinamentos dele perduram. Nunca perca esse timbre de jornalista investigador . Sincero. Directo

Bem haja Carlos Cardoso
1 · 3 h
Eliminar
Rogerio Manuel Uelemo
Rogerio Manuel Uelemo Semente lançada em terra fértil...
Eliminar
El Patriota
El Patriota Até sempre, Cardoso.
Eliminar
Jose Alexandre Faia
Jose Alexandre Faia Meu saudoso primo ..
Eliminar
Maya Montanha
Maya Montanha Eu me lembro bem dessa história foi a minha inspiração para seguir o Curso de Direito para poder julgar os grandes criminosos desse País. Logo depois á morte Carlos cardoso, veio o Siba Siba, e ai os Barões da Mafia Moçambicana começaram a mostrar mais quem tinha o poder neste país. Triste triste...
1 · 3 h
Eliminar
Anabela Adrianopoulos
Anabela Adrianopoulos Suspiro profundamente ou como diria um poeta" inspiro e digo profundamente ...Pàtria" .Bem hajas pela resistencia Marcelo Mosse
4 · 3 h
Eliminar
Mario Meque
Mario Meque Paz à sua alma. Ele deve orgulhar-se muito do discípulo. Continua firme Marcelo Mosse
1 · 3 h
Eliminar
Sidonio Bras
Sidonio Bras Pois é foi terrível e ficamos a saber que era início de abate dos INCÓMODOS. ... A Façanha ainda continua. Paz à sua Alma
1 · 3 h
Eliminar
Nilza Batista
Nilza Batista Bem haja Carlos Cardoso.
Eliminar
Milton Machel
Milton Machel Que o Ibo Cardoso e o Ibo Mosse perpetuem o legado que te ficou tatuado na alma, Marcelo...entrega-lhes o archote, nao carregues sozinho essa cruz. Somos Cardosianos!
5 · 3 h
Eliminar
Arlindo Cossa
Arlindo Cossa Só estive com ele uma única vez, e ainda estava no ensino secundário.
Era um simpósio sobre jornalismo.
Estavam lá colossos do jornalismo, mas o Moyane e o Carlos Cardoso foram os que impressionaram não só aquele moleque ali sentado, mas também muitos
outros que lá se encontravam.

E não foi apenas pelo fanatismo exacerbado do Samora de quem também sou fã, mas pelo carisma e convicção contra o que mais tarde entendi ser "White color crime in Africa".

Força Marcelo Mosse, força a família do Carlos Cardoso, força a todas vítimas desses males, força Moz...
2 · 2 h
Eliminar
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba No ofício da verdade é proibido pôr algemas nas palavras.
Eliminar
Ercilia Graciete Prostamo
Ercilia Graciete Prostamo Que a sua alma descanse em Paz.
Eliminar
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Cardoso vivi,assim como Samora vivi,Deus vai fazer a justiça
Eliminar
Teo Nhangumele
Teo Nhangumele A pior cobardia não é dos que mataram a Carlos Cardoso mas será a nossa se deixarmos a tocha da liberdade apagar - se. Ela já foi carregada por homens grandes como Mahazule, Ngungunhane, Maguiguana Khossa, Eduardo Mondlane, Samora Machel e vários outros renomados que ainda a carregam
2 · 2 h · Editado
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Carlos Cardoso, a voz da verdade que os assassinos e bandidos "desconseguiram" silenciar.
2 · 2 h
Eliminar
João Niquice Júnior
João Niquice Júnior Descanse em Paz, Carlos Cardoso!
Eliminar
Sandra Urceira
Sandra Urceira 😘
Eliminar
Circle Langa
Circle Langa VÊNIA.
Eliminar
Stefania Servidio
Stefania Servidio 22 novembre del 2000. un giorno tristissimo.
1 · 2 h
Eliminar
Nelo Txuma
Nelo Txuma lembro do corredor e da varanda ao lado do ex-O METICAL.perguntou-me:estas aborrecido?leu-me o pensamento...pois não percebia o porquê de interromper as minhas "peladas"ali na Manyanga,ir ter com o kota as vezes no MUSEU para lever o dinheiro,e ir comprar aquelas "FOLHAS A4!"disse-me:um dia irás perceber...força Mosse.
Eliminar
Banina Omar
Banina Omar K DESCANSE EM PAZ, CARLOS CARDOSO...
Eliminar
Fernando Afu
Fernando Afu As tristes coisas do meu país....
Eliminar
Maximino Costumado
Maximino Costumado Eh proibido por algemas nas palavras.O legado ficou e a luta p vencer as inequidades no Pais continuam.Nao foste em vao Cardoso.
Eliminar
Sérgio Fernando
Sérgio Fernando Marcelo Mosse, a luta continua na busca permanente da verdade. Acredito que a nossa força irá esgotar todas as estratégias de nos silenciar. Unidos jamais vencidos.
Eliminar
Adelino Buque
Adelino Buque Os Os grandes homens são sempre referências, no jornalismo Cárlos Cardoso e é essa referência, por isso, a luta continua!
Eliminar
Mariaolinda Silva
Mariaolinda Silva Ainda hoje me chiedo perché? No ho parole enfim paz la sua anima
Eliminar
Abdul Remane Gimo Mendes
Abdul Remane Gimo Mendes Descanse em paz amigo de todos
Eliminar
Elvino Dias
Elvino Dias Muito triste

Sem comentários: