domingo, 27 de novembro de 2016

A mensagem preocupante de um presidente-simpántico



    A mensagem preocupante de um presidente-simpántico
    Quando se começa promover imagem de um Chefe de Estado simpático a jogar futebol é caso para ficarmos preocupado. Normalmente este tipo de propaganda aparece em momentos de desespero, de grande esforço pra mostrar trabalho inexistente. Está a começar a ficar escasso o tempo e acções concretas, nada feito!
    É verdade que herdou um país espoliado por aves de rapina mas levar dois anos sem acção notável é de grande preocupação.
    E o recurso a propaganda de presidente-simpático pode ser prenúncio de que acções objectivas dificilmente surgirão.
    Esclarecimento urgente e cabal do dossier das dívidas ilegais; restauração da paz e de livre circulação de pessoas e bens a nível nacional; redução de gastos públicos, principalmente cortando as gorduras dos dirigentes, é isto que a maioria quer ver e não imagens de um presidente-simpántico


Não precisamos viver chorando porque estamos em crise...

O texto que partilho a seguir é da autoria do Américo Matavele. Eu gostaria de o ter escrito, mas não sairia quanto o autor o conseguiu fazer sair. Sim, são mesmo dementores. E deles está identificado, o Borges Nhamire que inspirou este lindo texto do Américo Matavele.

------ INÍCIO DE TEXTO PARTILHADO ------

Os Dementores
Por :Americo Matavel
Dementores são criaturas que são descritas num dos livros da saga Harry Potter. Estas criaturas vivem dos medos das suas vítimas, e chegam a tomar a forma daquilo que mais a vítima teme, quando querem aterrorizá-la. A sua fraqueza é uma única: a sua vítima não ter medo e apresentar-se descontraído.
Se tu ficas feliz ou sem medo, o dementor reduz-se à sua própria insignificância, semelhando-se a um cahorrinho assustado que precisa de protecção. E chega ao cúmulo de recorrer à sua suposta vítima para se esconder do seu próprio medo que queria transmitir a este.
Vejo uns posts dementorizados aqui no facebook, a propósito das fotografias do PR a dar uma peladinha e a jogar vólei. Aquela alegria que o PR demonstra, a jovialidade que emana das fotos, são constrangimentos para os dementores, pois aquilo enfraquecem-os, e destrói o momomo que há neles.
Explico: os dementores do facebook e não só, precisam de imagens tristes, de imagens constrangedoras, de imagens que demonstrem fraqueza, para poderem se sentirem "seguros".
Vai daí que dizem que o PR não pode estar alegre, e devia estar triste porque as dívidas ainda não foram pagas, porque a Renamo continua a atacar pessoas em Muxúngue, e outras coisas que não passam de táctica dos dementores para poderem viver.
Ouve lá, quer dizer que assim que eu devo pessoas tenho que estar triste? Não posso jogar a minha peladinha aos sábados? Não posso conviver com os meus? Kámon!
Com as imagens que andam por aí no facebook do PR a dar uns toques (simples toques), os dementores estão a experimentar o seu próprio veneno, estão a ferver e a reduzir-se aos seus próprios medos, aquele medo que queriam que a sua vítima experimentasse.
Deixem-se disso, pá. Dementores, deixem-se disso. Nós somos mais que isso, e podemos ser ainda mais. deixemos desses sentimentos negativos e avancemos.
Nhanisse!

------ FIM DE TEXTO PARTILHADO ------

As crises constituem sempre uma oportunidade para a satisfação da mais sublime na pirâmide das necessidades humanas: a autossuperação. Os moçambicanos não devem permitir que os "dementores" desvirtuem as oportunidades que crise que Moçambique seja usada para desacreditar a sua liderança. Uni-vos mos em torno da figura do vosso Chefe do Estado, Filipe Nyusi, e sejais rigorosamente vigilantes para repelir a acção dos "dementores" e bajuladores.
Enfim, é meu entendimento que o mérito do texto aqui partilhado está em que o mesmo denuncia os "dementores"; e o demérito está em que tem potencial para ser entendido como bajulação tácita. Não existe mal nenhum em o Presidente da República juntar-se à juventude do seu Partido, num acampamento concebido para reflexão sobre os problemas que Moçambique enfrenta. Existirá, quiçá, algum mal se do acampamento não nascerem ideias que ajudem a aprimorar a acção governativa de quem está a governar. Aí é que a colocação do Borges Nhamire faria muito sentido e o texto do Américo Matavele, aqui partilhado, poder teria conotação de bajulação. Mas neste momento, tal qual estão as coisas, enquanto o acampamento não termina sem recomendações úteis, o Américo Matavele está rico de razão, e Borges Nhamire pobre dela.

Minha opião, "nhanisse!"
GostoMostrar mais reações
3 comentários
Comentários
Américo Matavele
Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakakakaka... Mano JJC, eu a bajular? Nhanisse! O que fiz foi a colocação daquilo que acho pertinente para uma visão mais desapaixonada do dia a dia. Não acho que os constrangimentos possam ter poder de amarfanhar a vontade de viver...Ver mais
Gosto · 2 · 4 h
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane ...
«Mano JJC, eu a bajular? Nhanisse!»
Não foi essa a minha mensagem, meu irmão Américo. "Nhanisse"!. O que disse foi que se o acampamento não produzir ideias inovadoras, há o risco de poder a ser entendido como um acto de bajulação. E como o teu belo
texto está inclinado para o mérito da aparição do Chefe no mesmo, há a POSSIBILIDADE de um mal-entendido associar o texto com um acto de bajulação. Só isso, "nhaisse"! Mas do resto GOSTO da reflexão que fazes. "Nhanisse"!

Agora o nosso amigo Homer Wolf & sua "Turma" podem dizer: «até que enfim!»

"Nhanisse"!
Homer Wolf
Homer Wolf Profe, Profe... com a verdade me enganas!... eh eh eh

Minha opinião sincera (já que estamos a falar em méritos e deméritos):

O seu mérito foi ter arranjado uma maneiira "ardilosa" de passar a mensagem, tipo «att. Jah Yahwah, tás a seu um bajulador do caraças, ntsém!".
O mérito do Jah foi ter topado o "estratagema", na hora!... eh eh eh

PS: já agora Profe, essa de «a autossuperação ser a mais sublime das necessidades, na pirâmide das necessidades humanas» é que me está a fazer confusáo. Qual é essa piràmide? (a de Maslow é que náo é de certeza)...
Gosto · 1 · 2 h · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf E não que o profe está a atacar os "bajuladores" (agora) na GunguTV?!
Matias De Jesus Júnior
Matias De Jesus Júnior Deixem o homem continuar a beber e a jogar futebol.
Gosto · 15 · 11 h
Cléo Marley Mafu
Andre Dimas
Andre Dimas Férias que não acabam...nossa sorte é um caso de estudo.
Naine Mondlane
Naine Mondlane Concordo e Subescrevo com o Autor do Post. Bem haja mano Nhamire!!
Gosto · 2 · 11 h
Batista Cole
Batista Cole É o nosso Pierre Nkurunziza
Gosto · 3 · 11 h
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Kakakakakakakakakakakakaka... São dois anos de um fracasso
Gosto · 1 · 11 h · Editado
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria E ainda bem que tal simpatia tenha sido com grupo perto dele e não que simbolize de um presidente para todos os mocambicanos. Quem não brinca com seus filhos, seus netos?
E na verdade, jogar o futebol todos nós podemos fazer e temos como fazer, mas resolver os problemas os actuais de Moçambique, há quem não deve perder muito tempo com o que agrava a situação.
Gosto · 6 · 11 h
Antonio Nhamuave
Antonio Nhamuave Subscrevo
Cléo Marley Mafu
Cléo Marley Mafu O filho tem mostrado a tal simpatia, mandadomas facturas para presidencia pagar.
Gosto · 2 · 2 h
Jossias Ramos
Jossias Ramos Ishi!... Na mosca.
Mario Nhantumbo
Mario Nhantumbo Dois anos de: "Estamos empenhados na busca de soluções"
Gosto · 10 · 11 h
Júlio Massango
Júlio Massango Pessoalmente vou ao futebol quando meus filhos têm comida, renda em dia , e demais obrigações cumpridas. Mais ainda, só vou a brincadeiras quando estou em paz. É uma questão de gostos e de prioridade. Cada qual joga pelo que lhe é prioritário. '
Gosto · 7 · 11 h
Boa Matule
Boa Matule Estava a pensar nisso a instantes! Um tipo incapaz de propor soluções para a paz é no mínimo estupido! Sem menosprezar que foi um dos mentores da guerra e dívidas
Gosto · 8 · 11 h · Editado
Mateus Mateus Jr.
Mateus Mateus Jr. Hummm, lembre que as SMS ofensivas passam a ser crime, a lei foi aprovada recentemente pela AR.
Gosto · 1 · 4 h
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Devia se preocupar com o cenário politico, após o cessar fogo!

Que tipo de convivência, surgirá nas seis províncias caso o acordo de paz com a Renamo, vir concretizar à nomeação de Governadores da Renamo?
Gosto · 1 · 10 h
Edgar Machava
Edgar Machava Bem eu julgo q haverá tipo d comvivencia de descomfianca e perseguição das duas partes, pk a renamo governar significa destituir algumas figuras é nomear os da sua comfianca.
Gosto · 1 · 2 h
Mahamad Hanif Mussa
Mahamad Hanif Mussa E como tudo isso ocorrerá a ser essa verdade não ventilada por quem o devia e se mantém no silêncio quanto a essas inverdades?
Gosto · 1 · 2 h
Edgar Machava
Edgar Machava Subscrevo
Gosto · 1 · 2 h
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Quer dizer que por ser PR o Filipe Nyusi não DEVE mais ter fim-de-semana para se divertir e até aproveitar ouvir pessoas que ele serve?

Outras "críticas" só revelam cegueira por inveja que quem as faz sente pelo criticado....Ver mais
Gosto · 10 · 6 h
Moisés Arlindo Valério Sitoe
Ivan Tembe
Ivan Tembe Com licença, Homer teu amigo... Vou nê retirar para não ser chamado de invejoso do presidente
Gosto · 2 · 2 h
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh
Gosto · 1 · 2 h
Américo Matavele
Américo Matavele Subscrevo mano JJC. In toto. Analisar com emoção.
Gosto · 4 · 4 h
Jose Jeco Jeco
Jose Jeco Jeco Kikikikkkki l, outras coisas pa. Este Pais a segos que vê e ignorantes pela verdade, nao se justifica os comentarios que eu vejo apois um lindo texto de Borges Nhamire. Por isso que se diz que cada povo merece os dirigentes que tem e os politicos sabem de verdade onde é que ficam este povo patetas.
Gosto · 3 · 4 h · Editado
Cintya Torres
Cintya Torres Facebook é rico em intelectuais... só 👀
Borges Nhamire
Borges Nhamire Cara Cintya Torres,
As pessoas estão na sociedade e não no facebook. O Facebook é apenas uma das plataforma através da qual as pessoas que chamas de intelectuais se expressam. Então me parace um equívoco da tua parte. Se há riqueza, essa é da sociedade e não do Facebook.
Gosto · 4 · 3 h
Cintya Torres
Cintya Torres Parece-me que quer "bater boca". Escusa-se a perder seu tempo. Obrigada pela atenção.
El Patriota
El Patriota O meu medo é que nesses futebóis surja um engraçadinho que se aproveite da oportunidade e ponha Sua Excelência coxo. Todo cuidado é pouco.
Gosto · 2 · 3 h
Mario Nhantumbo
Mario Nhantumbo Isso nunca vai acontecer. Até a equipe adversária é escolhida à dedo quando se trata de assuntos daquela natureza.

O problema não é jogar futebol ao Domingo/Sábado sei lá. A questão que se coloca aqui é a propaganda e o aproveitamento que se pretende tirar disso como se fosse uma acção que tirar os moçambicanos da pobreza (mental - como dizem). Temos tantos problemas que tentam mos distrair com um jogo de futebol, enganam-se os que assim pensam pois os distraídos estão cada vez mais a reduzir o número, os moçambicanos estão a acordar e espero que não seja tarde para devolvemos a dignidade e soberania deste povo tão sofrido e sempre pagou pelos luxos da minoria predadora!
Gosto · 1 · 2 h
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine .êish! Juro nesta república ja vi um não presidente o primeiro na história d todas nações mas a viver alí n edifício e terreno para presidentes.
Gosto · 1 · 3 h
Borges Nhamire
Borges Nhamire Julião JoãoCumbane não quero acreditar que seja tão curta a tua compreensão para entender que o problema não é jogar futebol em si mas fazer disso uma agenda nacional, que deve ser propagado como grande feito;
2. Mostre-me os resultados e não me descreva acções prometidas. Já ouvi muito de PAPA (sabes o que é isso?) mas os alimentos nunca chegaram!
A terceira parte do teu comentário está muito acima da minha capacidade. So podes debater com sua malta mano Américo Matavele
Gosto · 6 · 3 h
Euclides Flavio
Euclides Flavio "A terceira parte do teu comentário está muito acima da minha capacidade. Só podes debater com sua malta mano Américo Matavele."

Borges Nhamire (2016:11-28).

Tsc. Estou a me fartar de rir.
Gosto · 1 · 32 min
Mondlane Dzowo
Mondlane Dzowo O Presidente da Republica esta em pleno direito de lazer como um ser humano. Isso não pode merecer critica alguma. O que se torna preocupante centra-se exactamente na falta de soluções de todos os problemas que neste momento infernizam o nosso Pais. Julião João Cumbane mencionou uma serie de acções que aparentemente estão a ser desenvolvidas, porem nenhuma delas já trouxe algum resultado visível. Ja la vão mais de 2 anos a tentar esclarecer e responsabilizar os mentores das dividas que sufocam os moçambicanos. Ja la vão mais de 2 anos a tentar trazer a paz e boa convivência ao moçambicanos. Meus caros, este tempo e muito demais. O PR precisa terminar mandato com pelo menos um deste problemas resolvidos. A questão da agricultura deve ser tratada com seriedade. Os milhões e milhões de dólares que hoje deixam-nos sem fôlego, se tivessem sido investidos na agricultura estaríamos no mínimo com comida. Ha ou houve sim mexidas no governo mas o sector da agricultura precisa de uma reforma profunda e urgente.
Gosto · 5 · 3 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Se ele quer carisma/ simpatia popular é só resolver problemas concretos que o país atravessa!
Gosto · 9 · 3 h
Jorge Garfo
Jorge Garfo Nem mais...
Batista Cole
Batista Cole As quatro linhas como a fonte de inspiração, vamos esperar novidades apartir de hoje segunda-feira
Mario Nhantumbo
Mario Nhantumbo Pra mim jogar futebol não é problema.
A questão que se coloca aqui é a propaganda e o aproveitamento que se pretende tirar disso como se fosse uma acção que tirará os moçambicanos da pobreza (mental - como dizem). Temos tantos problemas que tentam mos distrair com um jogo de futebol, enganam-se os que assim pensam pois os distraídos nunca estão cada vez mais a reduzir o número, os moçambicanos estão a acordar e espero que não seja tarde para devolvemos a dignidade e soberania deste povo tão sofrido e sempre pagou pelos luxos da minoria predadora!
Gosto · 2 · 2 h
Elecas António
Elecas António No mínimo devolver o dinheiro roubado pelos criminosos. Porque tenho certeza que ele como Presidente da república tem noção da gravidade do assunto. E o mínimo.
Mario Nhantumbo
Mario Nhantumbo Fez parte do Governo que roubou (principalmente o Ministério que ele dirigia), então será difícil ele entregar o próprio rabo
Gosto · 1 · 2 h
Gabriel Armando Chihale
Gabriel Armando Chihale Meia palavra basta para um bom leitor. infelizmente os companheiros não perceberam a mensagem do Borges, lamentavel.
Gosto · 1 · 2 h
Teixeira Teté
Teixeira Teté O povo de ontem não é o mesmo com o de hoje.
Avelino Namarrocolo
Avelino Namarrocolo Assino por baixo, triste e lamentável.
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Acertaste na mosca Borges Nhamire. Algumas pessoas nesse forúm esquecem-se que aquele senhor é presidente de todos e é funcionário público eleito para nos servir.
Mukatikale Luciano
Mukatikale Luciano Julião João Cumbane , não tem vergonha na cara? Quem esta sendo investigado no caso das dividas publicas? Conhece o agente C que recebeu 800 mil dólares de comissão? Quando que começou o dialogo politico em Moçambique? Os governantes já estão a falar da fraca produção nesta campanha agrícola 2016/17 por falta de água (chuva). Mexidas no Governo podem trazer maior dinâmica neste País?
Desafio o senhor a percorrer de carro Maputo à Tete ou Maputo à Nampula e veja a realidade deste País, o povo esta a sofrer e não vem oque o Governo faz. Inaugurar uma escola, Hospital, Ponte que bem sabemos quem patrocinou não se trata obras do Governo. O Povo esta sem medicamentos nos centros de saúde.
Não podemos ver Moçambique sentado num café ai no Maputo ou numa esquina qualquer.
Gosto · 3 · 1 h
Wa Pessoa
Wa Pessoa Acho que a questão não é jogar futebol. Faz parte da prática do desporto. Talvez o conforto em nós seria ele ficar em casa e ninguém mais vê- lo. Acreditem que mesmo se tivesse ficado em casa num Domingo como ontem talvez iria a Igreja e mais Nada, porque o rumo das coisas não seria e nem serão definidas com 2 horas de jogo do futebol. Aliás, no início do ano 2016 começou- se a desenhar o cenário econômico do País e já sabemos o que deve ser feito para que isso seja ultrapassado. Primeiro esclarecer o escondido, a PAZ para garantir estabilidade econômica. Assunto campanha agrícola 2016/2017 eu pessoalmente avalio como um processo que não é novo. Tivemos muitas campanhas e qual foi o resultado? Será que agora por causa da falta de ajuda financeira vamos conseguir alimentos produzindo para os mais de 23 Milhões de Moçambicanos?

Américo Matavele adicionou 3 fotos novas.

Provérbio: "Uma imagem vale mais que mil palavras". Matemática: Três imagens valem mais que três mil palavras.




Amelina Jose Nhachungue Top...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Homer Wolf ???
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Américo Matavele !!!
Gosto · Responder · 2 h


Homer Wolf Está a "campanhar" fora do tempo porquê?... A ala da "Mafurreira" (lá para as bandas das bombas da Marliza) está a ganhar terreno?



Jossias Ramos Acho que o mano Américo Matavele demorou postar isto, mas, como diz-se: 'mais vale tarde que nunca'. Ai vai o meu 'Laiki'.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Américo Matavele Thanks. O tempo é e será sempre uma medida de crítica.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


David Nhassengo Grandes imagens
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Mussá Roots Nyusi jogando voley,Nyusi jogando futebol e Nyusi simulando que está cozinhando...e depois?
Gosto · Responder · 5 · 2 h


Homer Wolf Ntsém!



Francey Zeúte Bonitas imagens. Dá gosto ver.
Gosto · Responder · 2 h


Homer Wolf Né?... eh eh eh
Gosto · Responder · 2 h


Francey Zeúte Sim, da gosto de ver.
Gosto · Responder · 2 h


Rafael Ricardo Dias Machalela kakakaka Epa.



Lazaro Bamo Legend
Gosto · Responder · 2 h


Rogerio Antonio Imagens interessantes. Espero que transmita esta forma de Ser e Estar ao seu Filho, que pelos vistos parece que queimou Placa.
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Homer Wolf rsrsrsrs... são as más influências dos amigos. O puto escolheu mal os "G40" dele
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado


Rogerio Antonio Afinal! Hehehehehehehehe nao sabia dessa....



Francey Zeúte Mano Rogério, misturar assuntos mesmo?
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Rogerio Antonio Nada meu irmão, tanto mais que acho interessante essa postura do Chefe do Estado, só que acho que o filho deve beber um pouco do Pai.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Wa Pessoa Uma coisa que vi nele é que de facto teve Boa infância. Sabe jogar
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Francey Zeúte Não. Não concordo que o filho seja para aqui chamado. Olha as imagens e faça o comentário dentro do que elas informam e caso queira ir mais longe, análise o trabalho do presidente. Agora, chamar para aqui esse ponto do filho...hummmm.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Homer Wolf Desculpa lá, mas o clâ de qualquer presidente é (deve ser) sim escrutinado everywhere, feliz ou infelizmente....
porque é que o provérbio fala da "mulher de César" e náo da mulher de um madjembene qualquer?
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Francey Zeúte O meu problema não está em não se discutir o comportamento ou não do filho do presidente. O que defendo é que não se misturem os assuntos. E é notório que ao chamar para aqui o assunto filho do PR é uma tentativa de diminuir o próprio PR. Abram outro momento para discutir o filho do PR.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Homer Wolf Hmmm?!... acho que foi um comentário "au passant", inocente, sem quaisquer 2ªs intençóes... náo é assim Rogerio Antonio?
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Francey Zeúte Se fosse um aspecto positivo não o trazia para aqui. Espero estar enganado.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Homer Wolf Eu pelo menos traria! Diz-me lá uma coisa positiva do Florindo a ver se eu náo faço post graaaande!....
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Francey Zeúte Não sou amigo nem próximo dele para o saber.
Gosto · Responder · 1 h


Homer Wolf ah ok, só estavas a advogar em seu favor... eh eh eh



Observador da Justiça Aspecto positivo é de não trazer a paz e a as dividas que nos atribuiram, tudo bem assim Francey !!!
Gosto · Responder · 1 h


Francey Zeúte Desculpa-me Observador, já não estou com disposição para esse assunto.
Gosto · Responder · 1 h


Liano John'Doe ue?? o.O ja estamos na campanha eleitoral??

Os Dementores
Dementores são criaturas que são descritas num dos livros da saga Harry Potter. Estas criaturas vivem dos medos das suas vítimas, e chegam a tomar a forma daquilo que mais a vítima teme, quando querem aterrorizá-la. A sua fraqueza é uma única: a sua vítima não ter medo e apresentar-se descontraída.
Se tu ficas feliz ou sem medo, o dementor reduz-se à sua própria insignificância, semelhando-se a um cahorrinho assustado que precisa de protecção. E chega ao cúmulo de recorrer à sua suposta vítima para se esconder do seu próprio medo que queria transmitir a este.
Vejo uns posts dementorizados aqui no facebook, a propósito das fotografias do PR a dar uma peladinha e a jogar vólei. Aquela alegria que o PR demonstra, a jovialidade que emana das fotos, são constrangimentos para os dementores, pois aquilo enfraquecem-os, e destrói o momomo que há neles.
Explico: os dementores do facebook e não só, precisam de imagens tristes, de imagens constrangedoras, de imagens que demonstrem fraqueza, para poderem se sentirem "seguros".
Vai daí que dizem que o PR não pode estar alegre, e devia estar triste porque as dívidas ainda não foram pagas, porque a Renamo continua a atacar pessoas em Muxúngue, e outras coisas que não passam de táctica dos dementores para poderem viver.
Ouve lá, quer dizer que assim que eu devo pessoas tenho que estar triste? Não posso jogar a minha peladinha aos sábados? Não posso conviver com os meus? Kámon!
Com as imagens que andam por aí no facebook do PR a dar uns toques (simples toques), os dementores estão a experimentar o seu próprio veneno, estão a ferver e a reduzir-se aos seus próprios medos, aquele medo que queriam que a sua vítima experimentasse.
Deixem-se disso, pá. Dementores, deixem-se disso. Nós somos mais que isso, e podemos ser ainda mais. deixemos desses sentimentos negativos e avancemos.
PS: Se fosse o Obama!?!?!.. Hé-he-heeeeeeiii..
Nhanisse!

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Homer Wolf
Homer Wolf eish, pessoas pah!... nhanisse mesmo...
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Chil Emerson David
Chil Emerson David hehehehehehheeh eu sabia que viria um remate....
Dercio Nicolau
Dercio Nicolau Obhama não tem dividas OCULTAS, nem EMATUM nem MAM nem PROINDICUS e nem Dlhakama no seu pé a querer dividir america, esta ja esta dividida 😂😂😂😂😂😂
Gosto · Responder · 7 · 55 min
Zee Mavye
Zee Mavye eishy, bem atento voce
Zee Mavye
Zee Mavye Hehehehehehehe essa assemelha-se aquela de teres uma divida com o vizinho e não poderes queimar nem cebola para "ntsunsar" um pouco que estas a assar frango...
Gosto · Responder · 2 · 32 min
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche A desempenhar o seu papel com afinco mano Américo Matavele( debelar o fogo que está ardendo nas costas boss). A ser eu que tenho algo que me roe no coraçao nem conseguiria dar aqueles toques referidos no post.
Gosto · Responder · 2 · 8 min · Editado
Dercio Nicolau
Dercio NicolauBwakakkakkakakakakakakkakkakakakakakaakakkakkaak
Gosto · Responder · 8 min
Américo Matavele
Américo Matavele Essa é minha missão. Cada uma cumpre com a sua.😂😂😂😂😂😂😂

1 comentário:

silte83 disse...

Temos das maiores baragens hidroeletricas mas a energia está mais barata nos países a quem vendemos, estamos locallizados na costa mas os países do interland (que usam nossas vias para escoamento) tem combustiveis mais baratos que nós, temos terra infinita e produtiva mas produtos alimentares de primeira necessidade são importados de países com mennos terras que nós, temos uma infinidade de recursos naturais e minerais mas vivemos na miséria a tal dita pobreza absoluta......sinceramente eu não percebo.