quarta-feira, 9 de novembro de 2016

28 MILITARES DA FRELIMO ABATIDOS ONTEM EM SANDUJIRA (GORONGOZA)


Unay Cambuma
21 min ·

BREAKING NEWS!
* Forças da frelimo continuam a desertar em massa

A planeada "super ofensiva final" para "acabar de vez" com o mítico lider da Renamo Afonso esta a enfrentar graves revés antes do seu inicio. Ontem, 8/11/16, por volta das 6 horas da manhã, uma companhia das forças da frelimo que saiu da sua posição das "Mangueiras" em direcção a Mazembe (última residência conhecida do lider da Renamo), foi interceptado pelos temíveis rangers da Renamo nas proximidades do rio Nhanguo, a poucos quilômetros de Mazembe.
No ataque surpresa, feito a mui curta distância, os militares da frelimo sofreram pesadas baixas, sendo 28 mortos e 23 feridos graves mas nao houve perda de armas porque o homens verdes de Afonso Dhlakama usaram a táctica "shot and run" (dispara e foge).
Devido a este desastre, as deserções das forças da frelimo intensificaram se e caso a planeada ofensiva demore mais tempo, não haveram efectivos suficientes para a empreitada.
Aliás, nos últimos dias ocorrem muitas desercoes nas forças da frelimo. Em Morrumbala, os militares de duas posições na zona de Muera desertaram em bloco ao longo do último fim de semana. Também no fim de semana 14 militares fugiram da sua posição em Pandja (Mangomonhe).

COMBOIO VOLTA A SER ATACADO EM NIASSA
Na madrugada da segunda feira o comboio da Vale foi atacado na zona de Mutuali/Malema, junto ao rio Lurio. O maquinista da primeira "cabeça" foi atingido mortalmente mas o tripulante da segunda máquina conseguiu continuar com a marcha, o que evitou a destruição das valiosas máquinas que custam mais de um milhão de dólares cada.
Outras informaçoes indicam que a companhia indiana Jindal, soldou placas blindadas a todas suas máquinas para evitar possíveis ataques pelos homens da Renamo.

AMANHA ARANCA A "ÚLTIMA" RONDA NEGOCIAL
Tudo indica que os mediadores já se encontr no pais desde segunda feira para ajudarem a resolver o diferendo político-militar que opõe os partidos frelimo e renamo. O processo negocial esta estagnado devido ao "mutismo" da frelimo que ainda nao apresentou nenhuma contra-proposa aos 14 pontos sugeridos pela mediação internacional comandada pelo italiano Mario Raffaelli.
A frelimo reluta em aceitar as demandas da Renamo porque tem consciência que isso resultará no normal funcionamento das instituições democráticas e muitos frelimistas serao levados a justiça pelos crimes praticados ao longo dos últimos 25 anos.
De fontes ligadas a ala militar da Renamo soubemos que caso a frelimo "gingar" nesta ronda, as forças militares da Renamo passarão a usar exclusivamente a estrategia militar que culminará com a tomada das 6 provinciais e também Cabo Delgado. A Renamo anda muito impaciente e nervosa devido aos assassinatos em massa dos seus membros e simpatizantes protagonizados pelos esquadroes da morte da frelimo e quer fazer vingança. Por estas alturas, o lider da Renamo ja esgotou todos os argumentos para amainar os ânimos dos seus militares e membros e esta sob uma tremenda pressao. So a equipa de Mario Raffaelli e que pode evitar o pior.
Certa imprensa, como o Savana, insinuou que a frelimo aceita de facto a nomeação dos 6 governadores da Renamo mas que a nomeação dos directores provinciais, administradores, etc, e um assunto a ser discutido num encontro entre os dois lideres, que absurdo e este? Porque esta "ideia fixa" da "obrigatoriedade" de uma cimeira Dhlakama-Nyusi? Afinal qual e o papel da equipa negocial da renamo? A Renamo ja deixou claro que primeiro a frelimo deve cumprir o que concordou na mesa negocial e so depois e que se assina o cessar-fogo (acordo final). Dhlakama não vai sair da Gorongoza de jeito nenhum enquanto não for resolvida a questao da reestruturação das forças de defesa e segurança.
A imprensa baseada em Maputo tenta "fazer figas" para influenciar a opiniao publica, quica, a mando da frelimo mas eu, Unay Cambuma, não irei permitir isso. Até já ninguém menciona o facto de que estas negociações visam resolver a crise pós eleitoral resultante da espectacularmente escandolasa fraude eleitoral da frelimo. Que ninguém esqueça que a frelimo e o seu candidato Filipe Nyusi perderam as eleições de Outubro de 2014.
Os jornais baseados em Maputo, exceptuando o CanalMoz, estão contra a governação da Renamo porque beneficiam se da pilhagem dos recursos das regiões centro e norte.

UNAY CAMBUMA



Nitafa Nitafa Nomo com Angela Maria Serras Pires e Afonso Chicuare Chicuare.

SERÁ QUE OS MANCEBOS DA FRELIMO FUMAM FOLHAS DE PAPAEIRA MESMO?! NÃO É POSSÍVEL!

Já notaste que é difícil acordar e ver o dia passar e sem nada por fazer? Cada um, procura sempre algo para ocupar-se, pois, o tempo passa mais rápido sem que se aperceba. Mas há um porém, tens que ver o caminho por escolhido. Atendendo e considerando que cada um, traça a sua meta em função das suas capacidades. Foi o que aconteceu com tropas da Frelimo que encontram numa das bases de panja, no distrito de Muxungue. Estes acordaram nas primeiras horas do último sábado (5) sem nada por e optaram em provocar as temíveis abelhas do Mano Afonso que encontravam se numa das posições localizada no interior das matas de uma zona chamada Mararanhe. Aliás, até porque já era costume, sairem da sua base para semear terror nas populações do povoado de Marrombe até Mararanhe sob o comando do comandante Macuacule e este é natural de Machecue. Para o efeito, as tropas da Frelimo quando chegam nas cercanias dos povoados, disparam armas pesadas e ligeiras horas a fio contra o vazio, preferencialmente contra uma floresta, para que o barulho seja ouvido de tal forma que dê impressão de estar a ocorrer um grande combate ao mesmo tempo em que um deles liga para os comandantes e estes ao escutar os estrondosos disparos acabam acreditando que realmente uma base da Renamo esta sendo atacada. De seguida, os militares da Frelimo passam a queimar as palhotas da população e a pilhar tudo o que lhes interessa é mais tarde apontam nos relatórios que destruíram uma das posições/bases da Renamo.
Entretanto, nas primeiras horas do dia 5/11/16 tentaram fazer mais uma incursão contra as populações mas deram se mal porque porque foram interceptados por uma patrulha das perdizes na mesma e tentaram desbatar as perdizes com tiros mas foi impossível porque estes estavam firmes e responderam a curta distância. Os militares da Frelimo tentaram resistir mas os tiros certeiros dos com a dos da Renamo estavam criando baixas e este acabaram correndo para o local onde haviam deixado as suas viaturas mas mesmo assim foram poucos que alcançaram as viaturas visto que as perdizes não paravam de lhes perseguir, o que culminou com a captura de alguns. Durante a operação, 28 militares foram alvejados mortalmente, 3 contraíram ferimentos graves e 6 foram capturados pelas perdizes. De salientar que o comandante que dirigia a operação, conseguiu escapulir pois tinha em consciência que aquela área está totalmente sob o controlo das perdizes. Até porque o mesmo comandante é nativo daquelas bandas e este, diante dos seus colegas faz se muito pois mente dizendo que pode capturar o líder da Renamo porque lhe conhece desde a infância, o que não passa de uma mentira grotesca. E importante referir que o Macuacule não passa de um varrido mental e super medroso, visto que mesmo no campo dos combates não entra com profundidade e este limita se apenas em ficar nas proximidades do BTR e mal que se apercebe que os colegas estão sendo varridos pelas perdizes sobe no BTR, dando sinal que podem recuar e ao mesmo tempo em que abandona o local. O comandante Macuacule já perdeu vários batalhas e homens em um número considerável mas nunca teve a coragem de ir recolher os cadáveres.

General Nitafa.
09 de Novembro de 2016.





Isabel Joao Joao adicionou 2 fotos novas.

DESCONHECIDOS ATACACAM CARRO MILITAR NA ZONA DE CHIRIMANDZI DISTRITO DE CAIA.
9-11-2016 #Mocambique

Um carro militar perecente as forcas de frelimo foi atacado hoje em CATAPU concretamente no povoado de Chirimandzi,esta viatura estava acompanhar escolta de Caia para Nhamapadza.Os desconhecidos abriram fogo contra a viatura pelo congestionamento de viaturas foi obrigado parar para responder,mas ja era tarde nao deu tempo,porque o grupo desconhecidos estavam muito proximo.
Os tripulantes de viaturas sivis foram mobilizados para nao descer nas suas viaturas temendo de balas perdidas.
No local ficaram feridos 5 soldados de frelimo mais 2 em estado de como,segundo ultimas informacoes dadas pelos meus colaboradores estes morreram antes de chegar no hospital.
Depois de horas de tiroteiro os desconhecidos sairam do local,mas prometeram que aquela ponte de Chirimadzi tarde ou cedo vao destruir caso os soldados da frelimo passear a classe por aquela via.
De salientar que na ultima semana do mes de outumbro as forcas de frelimo incediaram varias casas nesta povoacao alegando que as mesmas pertence aos soldados de renamo.Isso acoteceu depois das forcas de frelimo serem atacados quando saiam de Nhamapadza,neste local tiveram como o prejuiso de destruicao de 1 beter que veio ser rebocado no dia seguinte para Nhamapadza.


Por isabel joao



Albertina Jose Manuel bons gajos



Isabel Joao Joao adicionou 2 fotos novas.
Ontem às 20:46 ·

OS INVESTIDORES SO VEM EM MOCAMBIQUE PARA VISITA MAS NAO AGUENTAM INVESTIR DEVIDO A CORRUPSAO DO ESTADO.

Os instidores so vem em Mocambique em termo de visita mas para investir nao aguentam devido a corrupsao do governo Mocambicano.Ora vejemos os seus produtos se chegam nos portos para envacuar ate nos seus armazens tem muito custo.S o para sitar dentro do porto para fora tem mais de 5 instituicoes que sao pagas num unico produto carregado no carro e o valor pasgo para os investidores nao ve qual o significado,TemKUDUMBA,ALFANDEGA,CORNELD e mais todos esses cobram por cada viagem que o carro carrega no porto para o armazem.Ai se formos a ver todo lucro vai para dispesas.A Kudumba foi criada em 2010 enquanto que a Corneld foi em 2008,estas instituicoes sao monitoradas por figuras de estado no caso concreto o ministro dos transporte Carlos Mesquita enquanto que a Kudumba la esta o Guebuza com a sua filha vadia,mas tambem esta na falencia.
Os impostos cobrados sao brutais,por ser mais alto e isuberante,so para ver as pequenas industrias,como moageiras, neste caso pagam uma lincenca anual mais tambem sao obrigado a pagar taxa de lixo 3 em 3 meses nas financas,e a taxa de producao economica.O que e isso?
Este governo da frelimo se fala que estao tentar minimizar a situacao de custo de vida e uma pura mentira,os impostos simultaneos tem haver com dividas que andaram a cometer onde que grande parte deste dinheiro foi usado na compra de armas para desafiar o maior partido da oposicao de Mocambique que reevendica os resultados do ultimo pleito eleitoral que deram vantagem esmagadora a RENAMO mas o tribunal supremo promulgou a favor da frelimo partido sanguinario do pais e da Afreica Autral.
Muitos investidores que foram surprendidos por este delema viram-se gazetado do mercado interno optando por paises vizinhos no caso de Zambia,Malawe e Africa de sul.E nenhum investidor vai por seus projectos em Mocambique.Outra coisa estranho que acotesse e que se os investidores vem com um plano de investir muitos do partido frelimo aderem em massa com titulo de doctor ou outra coisa aparecida so para roubar os fundos.Alguns ainda de frelimo obrigam os investidores para serem socio sem maquinheta so para aproveitar de custa de outro ou seja pendureiro.Esta e outras causas sao motivo de abandono total e investimedores,Nyuse escancara a boca a gritar que queremos investidores em Mocambique por envao.


Por isabel joao



Frenk Paulo Paulo Obrigado pela informaçao colega isabl
Gosto · Responder · 1 · 23 h


Customo Jo Jo Certo



Isabel Joao Joao
Ontem às 19:34 ·
CAMAS DE BAXAS NOS HOSPITAIS CUSTAM MAIS CARRO QUE MEDICAMENTOS-MOCAMBIQUE O INFERNO TOTAL.

Em Mocambique a vida esta pesima,vive-se parece que nao tem governo,as instituicoes do estado trabalham como que fosse individuais.Os funcionarios de aparelhos de estado sao contado como quinquilharia do estado o governo faz e desfaz.
A saude neste caso tem 2 meses sem salario,outros viram seu salario a ser descontado 500 mts sem justa causa,e sao muitos que sofreram este descontoe niguem deu resposta quando tentaram procurar saber acerca de desconto.
nestes ultimos dias nos hospitais de todo pais ( Mocambique),para o doente que esta de baxa o preco da cobrado por dia esta mais carro que os medicamentos dado ao doente.Por dia nos hospitais de Mocambique cobram 10 mts,para os doentes que mostram nao ter codicoes de pagar cama sao jogados no chao com um ferro em forma de pendulo para agarar garafa de sorro,no lugar dele e posto um doente que tem dinheiro.
Quem sao mais maltratados sao pessoas de idade avancada ou velhos,ate dizem que voces com esta idade nao pagam imposto por tal sao inuteis,para lhes tratar condignamente acham que estao gastar medicamentos.
Por outra medicos,enfermeiros nao tem directo de nao ter salario,mas o governo mocambicano nao consideram nada destes,outros nem tem transporte para deslocar ate no posto sanitario,anda a pe longas distancia,nao tem casa,nao tem custo de vida dia,o enfermeiro passa todo dia sem almocar nem matabichar,o resultado tem sido esse de maltratar os doentes.Acham que se cobrar as camas pode recompesar algumas dispesas,dispesas estas que o governo da frelimo esquecer em dar aos necessitados.
Os doentes nos hospitais morrem por deslecho dos serventes,enfermeiros,vem pessoa grave mas nao se prontam em emergencia para o salvar.
Algumas maes nascem na porta do hospital porque nao tem niguem para lhe receber fica horas e horas a chorar e gritar pela,mas tem ai enfermeiras,parteiras a jogar game,facebook e watsapp pelos celulares em casos criticos eles ingnoram e fogem da responsabilidade.Mas tudo isso o culpado e o governo da frelimo partido no poder em Mocambique.A sabotagem dos medicamentos nos hospitais isso tem haver com a politica de frelimo de usar o curiclo dos funcionarios para o bem das figuras do estado,vivendo pelo custo zero ou seja bonanca.


Por isabel joao


Ver mais 1 comentário

Zina Ngorinenhi Thomas Isto esta qkler maneira,alguem ai para nus ajudar??do mal a pior
Gosto · Responder · Ontem às 20:57

Ferrao O. Krocovisk exe pais e uma bosta.
Gosto · Responder · Ontem às 21:04

Aurélio Simao A verdade é que ha muita coisa pior nos serviços do estado mas, falar da cama hospitalar vamos exagerar, ora vejamo: a cama inclue comida e sabão para lavar os lençois agua etc, vamos reconhecer esta parte. Mas falar de mau atendimento sim, jogar doentes no chão, insultar doentes e acompanhantes aí sim
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 21:27

Customo Jo Jo Confirmo..vi sozinho a dias...doente bem grave pede comprimido nunca e dado...

Tocova Amisse Mas teimam em guerra porque?
Gosto · 17 min

Eguinerio Mamudo pela paz
Gosto · 15 min

NicriSs Manejo Jr. Esta se mal no terreno
Gosto · 13 min

Lino Mosalino Governo n deve negociar nada cm esses gajos ate deviam prender todos akeles q xtão nas cidades
Gosto · 1 · 12 min

Sergio Jose Kantimaleka Mano ja foi militar.?Todos somos mocambicanos...Melhor e a paZ
Gosto · 7 min

Lino Mosalino Paz qndo xtäo a matar civis
Gosto · 7 min

Claudio Manso Meu irmao nos que andamos de carro estamos mal
Gosto · 5 min

Sergio Jose Kantimaleka mas km xta provocar?
Gosto · 2 min

Sergio Jose Kantimaleka PRK GUERRA MATA
Gosto · 9 min

Constantino Chilambula forca unay
Gosto · 7 min

Nelsonvictorsozinho Sozinho Mas q frelimo é esse q nao se arrepend
Gosto · 7 min

Sergio Jose Kantimaleka nao esta a morrer,e o pobre povo k morre
Gosto · 3 min

Sem comentários: