terça-feira, 25 de outubro de 2016

Turquia detém desenvolvedor de software de Moçambique por de ligações ao movimento Gülen


10:04 CAT | 24 de outubro de 2016
malambafatih-696x398

Minuto Turco / Helton Malambane

Helton Silva Malambane, um desenvolvedor de software de Moçambique que já trabalhou com a Universidade Fatih agora shut-down-, foi detido pela polícia em sua residência no bairro Küçükçekmece de Istambul através de ligações ao movimento Gülen, cujos simpatizantes do governo acusa de planejar um golpe fracassado tente em 15 de julho.

Vinte e sete anos de idade Malambane foi detido depois que a polícia recebeu denúncias anônimas sobre ele. A polícia acusam Malambane de desenvolvimento de software para o movimento Gülen, o pró-governamental Sabah Daily.

De acordo com a história em Sabah, a polícia descobriu que Malambane estudou em uma escola Gülen-linked em Moçambique e, em seguida, frequentou a Universidade de Fatih, que foi recentemente encerrado por decreto governamental sobre links para o movimento Gülen. Ele começou a trabalhar como desenvolvedor de software na universidade após sua graduação.

Sabah também informou que Malambane tinha participado nas internacionais idioma turco Olimpíadas, organizado pelas escolas criadas por simpatizantes Fethullah Gülen em mais de 170 países ao redor do mundo.

As Olimpíadas foram muito popular na Turquia e no exterior como eles foi assistido por quase todos os membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), incluindo o presidente Recep Tayyip Erdoğan, até 2014 de dezembro, quando o AKP e Erdoğan acusou o movimento de orquestrar uma ampla -ranging sonda enxerto que implicados membros do AKP e familiares de Erdogan em corrupção.

Em outubro autoridades turcas deportados cinco estudantes iemenitas em universidades que foram fechadas para baixo sobre links para US-based estudioso islâmico Fethullah Gülen, que inspirou o movimento Gülen.

Em 01 de outubro, mais de 50 estudantes nigerianos, principalmente pela Universidade de Fatih, foram detidos pela polícia turca em Istambul, por supostamente ser alunos de uma "organização terrorista".
Fonte: Minuto Turco

Turkey detains Mozambican software developer over links to Gülen movement

10:04 CAT | 24 Oct 2016

Sem comentários: