domingo, 23 de outubro de 2016

Título regressa à Beira 35 anos depois


Título regressa à Beira 35 anos depois

Moçambola 2016
O Ferroviário da Beira entra na lista dos campeões nacionais de futebol, ao sagrar-se o mais novo detentor do troféu, mercê da sua vitória diante da União Desportiva de Songo, por uma bola sem resposta.
É o regresso da festa da conquista do título nacional à cidade da Beira, 35 anos depois do Têxtil de Púnguè ter conquistado o troféu, em 1981.
Ferroviário da Beira que perseguiu este título há sensivelmente quatro anos, quando se sagrou vice-campeão por duas ocasiões, nomeadamente, em 2012 e 2013, perdendo o título para o Maxaquene e Liga Desportiva de Maputo, respectivamente. E porque a direcção dos “locomotivas” queria chegar a este título, foi a Zâmbia buscar o técnico Wedson Nhyrenda para montar uma estrutura forte, tendo garantido a manutenção de grande parte dos seus jogadores para esta época, casos de Gildo e Maninho, e ainda Paito, Edson, Dayo, Willard, Jacob e Fabrice.
Da equipa que perdeu a final da Taça de Moçambique ano passado, o Ferroviário da Beira perdeu apenas quatro jogadores, nomeadamente, Mário, para a Liga Desportiva, Elísio e Mambucho, que foram ao Ferroviário de Maputo e Reinildo, que está no Benfica B, sem contundo perder o foco e a ambição de chegar ao título. Mesmo com a saída de Nhyrenda para treinar a selecção da Zâmbia e a chamada de Aleixo Fumo, a convicção do título esteve sempre patente e hoje a equipa conquista o seu primeiro título. Moniz é, sem dúvidas, o herói de Chiveve. E teve uma campanha bastante regular a formação campeã nacional, tendo conseguido até este momento 17 vitórias, 5 derrotas e 7 empates.
Mas as últimas quatro jornadas foram bastante importantes para esta conquista dos “locomotivas” de Chiveve, que venceram todos jogos e beneficiaram das derrotas da União Desportiva de Songo, em todas as quatro jornadas.
No final desta jornada, o Ferroviário da Beira soma 58 pontos, mais seis que a União Desportiva de Songo, que está na segunda posição. Chibuto e Liga Desportiva ocupam os lugares imediatos com 50 pontos cada um.

Sem comentários: