sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Off the wall of Idriss Ali Nassah on missing Malawi President Mutharika



Off the wall of Idriss Ali Nassah on missing Malawi President Mutharika


What did you do when the president of your country went missing without explanation? Here is what I did;
Mutharika: This nonsense  must stop
Mutharika: This nonsense must stop
I wrote to the UN Secretary General and President Obama. I also wrote the Presidents of Rwanda, Uganda, South Africa and AUC Chairperson Dr Dlamini Zuma, to inquire if perhaps President Peter Mutharika had mentioned anything to them about his plans when they met at the UN in New York.
I wrote to the Mayor and Police Commissioner of New York City, where Mutharika was last seen, in case anything untoward had happened to our dearly loved leader within their precinct.
Twitter has been an important tool in the search for answers. And I have been on it since the day the President vanished. The hashtag #BringBackMutharika was quickly picked up by BBC, Reuters, M&G, The Economist, News24, VOA…and many others who shared with the world Malawi’s concern for their missing 76-year-old president.
I fielded interviews with the BBC & Voice of America and Power FM of South Africa, who generously gave half an hour of live radio, where I again told of the anguish of a people left to guess and second guess the whereabouts and wellbeing of their leader.
I also lamented how useless and inept government communications had been throughout this period and that the Minister of Information had turned himself into a joke that it was hard to take him seriously anymore.
The problem he faces is that nobody will now want to believe a liar, even when the liar is telling a truth.
So, we wait for Sunday.
Procura-se ...
Peter Mutharika, Presidente malawiano, deixou o país para Nova Iorque, EUA em Setembro deste ano, para mais uma ASSEMBLEIA-GERAL das Nações Unidas de onde nunca mais regressou até hoje.
Os malawianos estão desesperados pelo seu presidente e a presidência fala coisa com coisa. Para piorar, o governo anunciou que ia processar judicialmente todo cidadão que espalhasse rumores sobre o paradeiro deste ou sobre a sua condição de saúde.
Lá no Malawi, as más(?) Línguas apontam que Mutharika (76 anos) está em coma nos EUA, ou no mínimo, muito doente e busca nestas terras melhor tratamento.
Tem sido normal que líderes mundiais aproveitem o Setembro para tratar doutros assuntos como aliás foi o caso do nosso Presidente Nyusi, que foi lá semana antes do início da AG das NU. Mas no caso deste, não se conhece nenhuma atividade pública.
E as coisas estão difíceis. Pela segunda vez que o governo anunciou o regresso do presidente e falhou. O último anúncio dá conta para o dia 16. A ter que se efetivar, ele terá ficado fora do país 36 dias inteiros, ou seja , um mês e uma semana.
PS: Esta é uma desvantagem de ter presidentes idosos. Para além de serem muito onerosos (mantê-los operacionais exige uma logística apreciável) eles simplesmente deixam em suspense várias vezes o seu povo. E quase que as mortes ou são sempre súbitas ou previsíveis, depois de várias recaídas e gastos em cuidados paliativos presidenciais. Estamos abençoados com o nosso Nyusi.
Agradece-se quem poder dar alguma informação, que os nossos irmãos estão mesmo apreensivos.
Comentários
Cofe Emanuel Vilanculos mantê- los operacionais?? kkkkkkkk...lol
Egidio Vaz Sim operacionais ou seja, a trabalhar normalmente.
Cofe Emanuel Vilanculos entendi mas gostei como colocaste
Juma De Alzira Paulo Ouvi que o kwanza subiu em relaçao o nosso metical...
Aurélio Simao Não é Kwanza mas sim, Kwacha
Daniel Costa Kwanza que moeda é essa? Nao dos ngolws?
Ivany Ranger Da Cunha Kikikiki tudo tem suas desvantages, atençao eu sou falei de desvantages
Egidio Vaz Mano Carlos Candeado, are you with President Mutharika?Ver Tradução
Otilio Beijo Mais um na parte incerta? Isso já está a virar moda na África austral
Egidio Vaz Isto é mesmo preocupante
Otilio Beijo E é mesmo. Ainda mais na terra do olho que tudo vê. Onde uns vão com uma decisão é voltam com outra.
Jemusse Abel Egidio Vaz nanga wapita kuti.. Kapena wathawa!!
Egidio Vaz Ali ndi matenda amenewo
Jemusse Abel Kkkkkkk wakulu!
Egidio Vaz Akungo wa abisa basi.
Yan De Narvik Milange Akulu, inu mwadziwa zimenezi bwanji?
Egidio Vaz Ntima wanga uli ku Malawi
Yan De Narvik Milange Kkkkkkkk! Okey ngati kuli abale ndi zoona!
Samuel Chacate Kkkkk Vaz você é louco!
Ser - Huo E aquela hashtag #BringBackMutharika é demais
Egidio Vaz É sério mano. É pai da nação aquele.
Alfredo D. Baltazar Terá ele uma ficha limpa ao ponto de não ter sido detido?
Tavares Zabuca Kkkkkk.faz duas semanas já xta no país pessoalmente vi,xtou de férias aqui no Malawi a mais de três semanas.
Ismael Chutumia Presidentes idosos, melhor, de certa idade, é problema em Àfrica
Mavuto Cachingamba Viola Provavelmente esteja a gozar da sua vida privada julgo nao ser pertinente ou é meu dever respeitar vidas dos outros em qualquer situação. Portanto. Nao vejo o alarme acionado por meu amigo Egidio Vaz , mesmo se esta doente ele reserva do seu direito em nao falar da sua saude.

Mas a verdade é que temos um presidente cheio de saúde e com energia para governar o moz.
Ivan Stelio Cuamba não e verdade q a saúde d 1 presidente d estado não seja d interesse público.
Faustino Cumbe Mavuto Cachingamba Viola , alguma vez alguém de sua casa este fora sem dar satisfação? E para um Presidente da república. Mas também faz parte de hábitos e costumes de algumas pessoas saírem de casa sem dar satisfação. Hi taku yineeh.
Álvaro Xerinda A saúde de um PR é assunto público
Mavuto Cachingamba Viola Para África ja nao é o dominio do público. Pork os candidatos nao apresentam o seu estado de saúde como acontece nos outros pais. Logo. Sao assuntos privado.
Ademas, ser presidente de uma nação naos segnifica dar satisfação ate assunto pessoais. Julgo eu.
Tavares Zabuca Kwacha subiu mui,agora troca se 100 a 99 mt cada MK.por isso aqueles agricultores de Tsangano e Lizulu quem vende batata no Malawi xtao em grande vantagem.
Nando Mais Estamos abençoado com o nosso presidente Nyusi kkķkkkkkkk Grand Vaz
Álvaro Xerinda O único problema é ele não perceber que é presidente da república
Massada Comissario Presidente velho ou jovem isso é relativo e incomparável.
Massada Comissario O que importa Dr sao resultados, temos varios em Africa só andam em passeatas sem nada apalpavel nem para um dia servir de recordação.
Dias Tembe Como ele disse no seu post, não se conhece nenhuma agenda governativa.
Filho Do Cinzentinho Egidio Vaz Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ya estamos Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eipaaa!!
Tocova Amisse So devia ser porq nyussi é jovem! E as ideias sao de q ano? Deus q ajude a esses irmaos malawianos, é sempre triste qdo um filho nao chega em casa na hora abitual. Que deus dé saude aos nossos lideres.
Massada Comissario Existem outros com saude, mais u q fazem!!!! Desgraça só para o povo.
Tocova Amisse Mano massado, quem sabe ler ja sabe q oq a mensagem ta querendo transmitir. Eu ja vi muitos velhos com 5anos. E jovens com 65anos. Oq dzer nesse sentido. Ninguem esta para sempre aq na terra, ate adiantam crianças. Kkkkk
Nelson Junior O caro Egidio Vaz diz que estamos abencoados com o nosso Nyusi...Sera?...Ha individuos que sao jovens mas pensam como velhos...Oxala, o Nyusi sendo ele jovem, nos explique as razoes destes vergonhosos e estranhos assassinatos......
Marcos Luis Rabo Não sinto essa bênção dita por Egidio Vaz cadê?
Innocent H. Ab O pais esta andando..se quiser pode ficar mais um mes..ou ate pode pedir "green card" e ficar de vez.
Tavares Zabuca Malawi e um País pobre mas nos hospitais distritais tem mais de duas ambulâncias.nem mesmo quando morre um doente carregam até na sua terra natal. Tenho exemplo de meu primo morreu em Lilongue carregaram até na fronteira de Calomue,mas chegado lá xtava uma carroça de boi a xpera.triste
Titos Mota Secundando a ideia, doentes moçambicanos da provincia e cidade de Tete Sao tratados no Malawi, Segundo eles, la as condicoes de tratamento Sao melhores. Vivi um caso Na semana passada
Nelson Junior Ps!..Os Malawianos nao sabem da situacao do presidente....e os mocambicanos?...sabem onde estao os dois bilioes de dolares?........
Nando Mais Kkkkkkk ja sao 3bs
Nelson Junior ja 3 bilioes?...e estes sao os que foram descobertos...e os que nao foram descobertos????!!!!!!......
Dércio Tsandzana Duplo sentido aqui nessa publicação, ou eu estou lendo mal?
Egidio Vaz Você leu o meu post bem. Não o leia mal.
Pedro Jose Formigao Ele trabalhou 40 anos lá, a esposa e os filho nasceram lá, não vejo piada. Lá é tratado avô.
Andre Mahanzule Kakakakaka mas também porque tem q andar a escolher presidentes moribundos estes vizinhos também? É verdade q não se pode rir da desgraça alheia mas outras coisas haaaa. Quem deveria aprender é Ndlakama q teima em querer governar-nos. O tipo mal consegue segurar um xixi vai conseguir segurar um País? Haaaa, enfim melhoras Professor Peter Mutarica.
Eugenio Patime Andre..
Kkkkkkkkk,o gajo mal consegue segurar o xixi. Haha
Caetano Morais Quantos anos tem Dlhakama????
Alzira Magalhaes Andre Mahanzule kkkkkk voce vai nos matar de tanto rir kkk o velho basta tossir ja molhou as calcas kkk
Andre Mahanzule Kkkkk eu até prefiro não entrar em pormenores porque como a vida dá muitas voltas o tipo ainda nos governa. Aí a chuva virá da presidência só q ácida e nenhum guarda chuva nos irá protegem mas enfim vamos contar os dias.
Jorge Jemusse Phir Wapita kuti?...wathawa moc..
Brainer De Mello Yeah,se o arsénio Henrique chegou à presidência por tão pouco,o nosso amigo Egídio Vaz caminha a passos de galope no mesmo sentido! Força aí mano.
Raul Chambote Mais um para o meu artigo...heheheheheh
Raul Chambote Tenho que mais que motivo suficiente para adicionar mais um no meu artigo
Mano DU Zedú também tem tido umas "escapadelas" longas para Espanha, com agenda desconhecida.
Alberto Joaquim Temos jovem Presidente sim, mas estar doente nao tem idade.
Sainda Sainda Existem vários tipos de doenças e nosso jovem sofre da doença de obstrução pela velha guarda.
Eduardo Paulo Sengo Egidio Vaz, algumas constituições da república prevêm que se o Chefe de Estado ausentar por um determinado tempo sem explicação, perde o poder. O Zé Du teve uma pressão similar por causa das suas constantes ausência para Barcelona, supostamente, visita não oficial e nem férias. O que prevê a constituição do Malawi nestes casos?
Egidio Vaz 40 dias. Está quase. Hehehe. Por isso chegará ha quatro dias de perder. Ele é Doutor de Leis.
Ilidio Malunguisse Certamente está a contar os dias e está ciente do deadline que não deve ultrapassar.
Buene Boaventura Paulo Eu vejo que os Presidentes velhos são uma vantagem para a democracia, uma vez que a probabilidade de caírem fora (naturalmente ) é maior e o povo tem sempre oportunidade de escolher outro e quem sabe melhor, kkkkk
Ramalho Edson Paris Pelo menos temos um jovem que parece nao ter vontade ou alternative para envelhecer no poder. Kkkkkkkk
Alfredo D. Baltazar Prefiro presidente velho ou doentio do que jovem e insensível, incoerente, telecomandando e muitas das vezes falso...
Jose Chirruco Há rumores dele estar doente. Até a última informação da rádio estatal diziam que regressava ontem. Mais detalhes depois
Delfim Guivala Eu trabalho em Milange fronteira com o Malawi e o povo la ja fala numa possivel morte do presidente mas sao apenas especulacoes
Adolfo Caetano Para que serve um Presidente " jovem " , com ideias caducadas ??
Este " jovem " è pior Presidente que Moçambique podia ter , Gostei muito da novela dos " deslocados " enquanto a Oposição insistia em dizer que eram refugiados e o "Jovem " teimava em dizer Deslocados , tempos depois assumiu serem refugiados .Lol
Ciso LG Machava Pois é, tens razão a "juventude" não revela competência... Se assim fosse já terias saido desta tremenda confusão ( político-militar) que se instalou nessa pátria armada, dizia AMADA por muitos e odeiada por alguns.
Leonel Muchano Acho que o problema de saúde deve ser coisa de família, porque o falecido irmão também começou a andar nos mesmos trilhos e, pouco depois, o povo malawiano era chocado da trágica notícia da sua morte. Espero que desta vez as coisas sejam diferentes.
Egidio Vaz Estes devem escolher alguém relativamente jovem. Nos paises sérios já nao se escolhem velhos para liderar governos. Faça sua pesquisa básica.
Leonel Muchano Atenção Egídio, olha que mesmo os votantes da mais poderosa nação estao na eminencia de escolher um presidente nessa faixa, porque apesar de Hillary Clinton ter levado alguma vantagem nos dois primeiros debates, nada garante que na boca da urna a sorte...Ver mais
Joaquim Manuel Coisas de doença existem em qualquer familia quando se chega a uma certa idade
Edio Matola Como assim Egidio Vaz? EUA não são um País sério? A data das próximas eleições Donald Trump estara com 70 anos e Hillary Clinton com 69 anos. São eles jovens? Honestamente falando, penso que idade não é o maior problema, mas sim a aptidão fisica e o estado de saúde, que também podem ser precarios em alguém relativamente mais jovens!
Edio Matola Leonel Muchano a diferença de idade entre Trump (70) e Hillary (69), a data das eleições é de 1 ano, sendo assim tecnicamente é da mesma idade da Hillary, assim, o próximo presidente dos EUA, sera na pratia um setentão!Leonel Muchano
Marcos Luis Rabo Cadê a bênção?
Satar Atumane AS VANTAGENS DE TER UM PRESIDENTE JOVEM SAO INUMERAS, ENTRE ELAS: Nao se preocurar com o sofrimento do povo, simplesmente apresentar o seu EU. Pessoas a dormirem nas matas, fugindo de assassinatos inexplicaveis, pessoas a chorarem noite e dia por nao c...Ver mais
Joaquim Mavone presidentes africanos tem esse hábito,não sabe prestar contas ao seu povo.
Claudio Lombene Esta é a desvantagem de ter presidentes idosos kikikiki.
Francisco De Assis Cossa Do que nos vale termos Presidente jonvem a nos afundar a cada dia que passa, desdramatizando os assuntos sérios.
Jose Pires o mais correcto é ter presidente sadável que dedica a sua força ao serviço do povo. nós tivemos presidente jovem onde estamos..........
Ananias Rosario Crupula Triste noticia e posicionamento academico!a doenca e a morte chega a todos e toda faixa etaria,vams resgatar a moral gente.
Renato Sale Concordo consigo anania. As pessoas perderam certos aspectos morais
Guebuza Robet GENTE PORQUE PERDEMOS TEMPO EM LER COISAS ESCRITAS POR ESTE PSICOPATA ACADEMICO DE MEIA TIGELA, SEM CARACTER!!!!!!
Egidio Vaz Com analfabetos funcionais como tu...nada feito.
Elísio Nhantumbo Motivos pra insultar neste post não existem. Apenas exibição de boçalidade. A culpa é sua Egídio por teres amigos assim.
Elísio Nhantumbo Tá zangado com a vida e vem descarregar aqui.
Nherr Joaquim Por nada nos insultamos e depois reclamamos dos deputados.
Elísio Nhantumbo De facto há concidadãos nossos que deixam muito a desejar.
Filipe Sande Porque perdeu seu tempo a ler. Kkkk
Outras coisas
Renato Sale Não adianta ofender os outros em vão. Acredito que o dr. Egídio Vaz nunca lhe obrigou a ler o que ele escreve. Se não gosta da opinião dele é simples bloquear a ele. O que adianta você ler e ficar irritado sozinho? Quem fica psicopata nesta caso? Neste caso quem apresenta sinais duma pessoa desletrada? Sinceramente não vejo o motivo de ofensas. O dr Egidio Vaz escreve porque gosta de escrever e esprimir o seu ponto de vista, daí que, quem pretender opinar opina, quem achar que pouco lhe interessa fica no seu canto. Vamos evitar ofensas, este espaço não está criado para isso...
Rebeca Cipriano Tá a contar os dias.
Fauzio Mussagy Fernandes Esses velho estão cansados, Mugabe ressuscitou ao pouco andou em tratamentos fora sem informar
Fauzio Mussagy Fernandes José Eduardo dos Santos sai às escondidas para tratar se, usa as bases áreas P ir tratar se...😂😂😂😂
Rui Jose de Carvalho Egídio Vaz levanta um debate. Não vejo problemas quando ele opina e deixa para cada um de nós o debate. Fica feio, sinceramente ofenderem pessoas através do Facebook. Se não gosta da pessoa, então não comentas...
Mulumbua Ramu Junior Se de facto é de saúde que ele foi tratar nas terras do Benjamin Franklin, ao meu Custaria mais barato se se pode-se modernizar o sistemas nacional de saúde com equipamentos de ponta e recursos Humanos sabe-se que é um sonho, mas "grão -a-grao enche a galinha o papo" . Agora se foi com esse objetivos obscuricimos está complicado. . .
Alberto Bache Chango Fiquei mesmo sem entender onde o Egídio vaz quer chegar essa publicidade,porque mesmo quando estava no poder o antecessor não apareceu publicamente a manifestar sua indignação sobre sua idade e agora. ..
Francisco Wilson Assim prefiro joyce banda na presidencia

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook