terça-feira, 18 de outubro de 2016

O TEMPO DA COMUNICAÇÃO

O TEMPO DA COMUNICAÇÃO
Prometi a Sura Rebelo que voltaria a reagir a nomeação da Senhora Klemens para o pelouro de recursos minerais e energia. Que não hajam dúvidas aqui. Foi surpreendente. Pelo SIM, pelo não, a senhora Klemens é um desvio padrão em termos de nomeações presidenciais e rompe com qualquer memória desta nação. Mas quero ser útil e conceder o benefício da dúvida como se confere à qualquer recém-nomeada. Porém, este benefício da dúvida é muito mais caro comparado a qualquer outro por mim dado. É que a Senhora Klemens não tem carreira, não tem obra e não tem profissão que se lhe conhece. Pode ter dinheiro, como qualquer outro endinheirado ou formaçao profissional. O seu breve CV é mesmo feito de duas folhas em branco e uma foto colorida. Não atrapalha a ninguém.
Em situações de crise como a nossa, uma nomeação presidencial deve comunicar o sentido da solução. Em algumas nações, esta nomeação era capaz de agitar mercados. No nosso caso, não temos nada para ser agitado. Está tudo de rastos.
Se existe alguma coisa que podemos aprender desta nomeação é a ineficácia da comunicação. As nomeações presidenciais têm cobertura constitucional. Mas em tempos modernos, tal provisão não é bastante para a legitimidade de qualquer decisão. Os ministros do Governo não são empregados do Presidente Nyusi. São seus colaboradores e prestam contas tanto a ele como ao povo inteiro. São servidores públicos. Por causa disso, qualquer que seja a decisão, carece de uma justificação convincente.
A Senhora Klemens de certeza é conhecida do Presidente da República. O PR é o pai da nação e o primeiro responsável na condução dos destinos do país. É possível que tenha visto algo especial nela; algum activo que acrescentará valor ao ministério, dentro de contexto de urgência em que nos encontramos. Ora, qual é este activo? O que ela acrescentará? O que nós cidadãos não sabemos da senhora Klemens que o PR tenha conhecimento e que seja útil para o ministério?
Em alguns países com sistemas de comunicação governamental eficazes, os comunicados de imprensa são autênticas teses em que se clarifica o potencial do nomeado, o que traz de novo e qual a nova visão que se pretende com a pessoa; as suas valências e com quem conta dentro do ministério.
Dizer apenas “no uso das competências que a Constituição da República me Confere, nomeio ABC” não funciona, principalmente em contextos de muita incerteza e suspeição em que nos encontramos. É preciso convencer o cidadão, dá-lo certezas de que o que está a fazer, as decisões que está a tomar são as mais acertadas e as pessoas as mais apropriadas para o momento.
A forma como se faz a comunicação – comunicação minimalista e legalista asséptica, diga-se - pode levantar mais problemas do que soluções, agitar mais pessoas e provocar rumores desnecessários e evitáveis, como aliás, se especula em relação a senhor Klemens.
A Senhora Klemens vai enfrentar um ministério que obviamente não conhece. As pessoas irão sorrir para ela, mas no fundo estarão a desdenhá-la, principalmente nos primeiros dias do seu mandato. Porquê? Porque ela é desconhecida, uma grande ilustre desconhecida e o Presidente não lhe deu o necessário “backup” no seu discurso de tomada de posse, muito menos em outros comunicados. Ela terá que desbravar sozinha a confiança que pretende e o engajamento necessário para o sucesso da sua missão (Isto significa muito tempo sem fazer nada de concreto).
Não nos convençam que não bastam as competências profissionais para ser dirigente ou merecer a confiança dos que nomeiam. Convençam-nos em relação as opções que tomam para que continuemos a trilhar juntos, em direcção ao sucesso que todos almejamos.

Helder Lucilio Matsena, Maura Xiv, Susana Laice e 247 outras pessoas gostam disto.
3 partilhas
4 comentários
Ordenar por
Adicionar um comentário...
Moreira Junior ·
À percepcão que sde pretende transmitir é de haver o interesse por parte do executivo de tomar de assalto o bem público (povo) por interesses privados, negociantes burros ou sejam empresarios sem capacidade e nem experiência técnica. para dizer que no momento de assalto a recursos é indispensavel saber qual o calibre da arma.
Nelson Da Lina
Não espero nada da nova titular da pasta de Energia. O Pais precisa de outras soluções e temos muitas
GostoResponder15 h
Carmen Rodrigues
sempre os jogos de interesses dictam estas nomeacoes....o pensar no bolso proprio....Uma pessoa que tem empresas do mesmo ramo..?!!
GostoResponder13 h
Hercilio Manave
O sector que a titular vai assumir precisa de exprencia, nao empresarial mas sim de mais olho nos cotratos de mega projecto com vista a sairmos das mas valias (impostos) para recitas do estado, com isso possa contribuir na balanca do pagamento muito mais no aumento de divisas no pais. A producao dos recursos minerais devem servir para o povo e serem consumido pelos mesmos moçambicano.
Dionisia Gloria
Dionisia Gloria Hei
Eliminar
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Bravo Egidio Vaz, e digo mais:

1-O seu CV, mostra claramente que é uma pessoa sem experiência na área de Recursos Minerais. Confunde-se com uma pára-quedista!

2-O Ministério dos Recursos Minerais é um sector chave e estruturante da nossa economia, pior ainda numa altura em que há descobertas de gás, petróleo e diamantes. Julgo que, seria bom, se fosse nomeado alguem com experiência comprovada na área, capacidade de negociação e com elevado nível de integridade como é o seu antecessor. E, penso que nesta vertente, o Partido no poder tem quadros até de sobra.

3-Atendendo e considerado as suas ligações empresarias com a classe elitista no poder, fica claro que pode facilmente ser manipulada para defender interesses de grupos.

4-Documentos oficiais confirmam que a Sra Klemens é detentora de uma empresa mineira virada para a exploração de areia em Moamba, o que pode ser entendido como conflito de interesses .

Posto isso, a meu ver, a sua nomeação enquadra-se na reprodução do poder na base do clientelismo e nepotismo, o que é mau para a construção de uma nação que se preze, pior ainda num contexto de crise.
352 hEditado
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Bravo, bravo Rogerio Antonio! Sem mais!
12 hEditado
Eliminar
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Obrigado mano.
22 h
Eliminar
Jony Freitas Fernandes Fernandes
Jony Freitas Fernandes Fernandes vamos colocar o Guebas tem muita experiência
Eliminar
Schauque Spirou
Schauque Spirou Jony colocar aonde? Se ele nos deixou sem chão? Yuuuu nomeia vc o guebas pra administrar teus bens... kkkk
21 hEditado
Eliminar
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eliminar
Antonio Timbana
Antonio Timbana Realmente o PR tem que nos convencer nas suas nomeações. Para o estágio em se econtra o País não dá para ter Ministros "Estagiários".
11 h
Eliminar
Sura Rebelo
Sura Rebelo Egidio Vaz sim senhor. Bebi o teu pronunciamento e em abono da verdade algumas vezes os nossos desvios padrões distanciam-se mas claro q sem ruturas. Somos democraticos de verdade. Como bem dizes em situacao de crise uma nomeaçao deve ser bem alicerçada e esta certamente não foi. Por ultimo eu q ja estava a exonerar-me do cargo de "patrão" ponderei e deixarei a carta em cima da mesa. Ultimando desta a saida do Sr Couto ficará por perceber um dia. A comunição é curta fria e sem anestesia. Merecemos mais
153 hEditado
Eliminar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Se esta nomeação for para fazer politiquice esta bem
13 h
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Eu diria mais, estamos em momento de austeridade. Porque trocar ministros? Não vi até então a falha do Couto. Só ele é quem sabe. Esperemos pelos resultados. Mas ei, ai há algo
23 h
Eliminar
Ntsua Obus Neuara
Ntsua Obus Neuara Fiquei a saber que o paraquedismo será a nova modalidade para os próximos jogos olímpicos. Acho que o PR já está focado nas medalhas.

#Viva_aos_paraquedistas
83 h
Eliminar
Eddy Lumasai
Eddy Lumasai Hehehe
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba "O seu breve CV é mesmo feito de duas folhas em branco e uma foto colorida." Eu fico por aqui.
73 h
Eliminar
Jony Freitas Fernandes Fernandes
Jony Freitas Fernandes Fernandes ao menos ela tem duas folhas, há ministros que tem muitas folhas verdinhas provenientes do saque ao povo
Eliminar
Cremildo Juvenal
Cremildo Juvenal Nos tempos do antecessor do presidente F. J Nyusi que prefiro não citar o nome para não criar inimizades, tivemos o caso da nomeação duma vice-ministra da agricultura, apenas pelo então presidente ter sido hospedado pelo pai dela a quando da luta contra o colonialismo la nas bandas do planalto dos makondes, nomear alguém sem conhecimento nenhum para uma area vital e/ou chave do nosso desenvolvimento por mera retribuição de favores.....haaaaaa . Obrigado Egidio Vaz
33 hEditado
Eliminar
Julio Lacitela
Julio Lacitela Olhando para o grupo da sua socializaçao (Nomenclatura & filhos) facilmente se entende que algumas nomeaçoes sao feitas nas socializaçoes, ditos TXILINGS.
13 h
Eliminar
Euridice Manhica
Euridice Manhica Kkkkkk
Eliminar
Moisés Arlindo Valério Sitoe
Moisés Arlindo Valério Sitoe Egidio Vaz subscrevo totalmente o teu texto me parece que em tempos de crise ainda tempo espaço para andar em ensaios de ministeriaves para um pelouro chave para o nosso desenvolvimento, que venha outro argumento mas esta não...
Eliminar
Saidoskitas Iglesia
Saidoskitas Iglesia Troca-se, troca-se de ministro e no fundo sai mais enriquecido... diante dos olhos dos pobres. Companheiros eu Sou da ideia de que precisamos de enfrentar uma revolução por nós motivada...
Eliminar
Jaime Jose Chambule
Jaime Jose Chambule Não estou a reconhecer o presidente Nyusi! Me parece não ser um presidente que está em altura de resolver os problemas que o país enfrenta! Infelizmente em africa não é como na europa, onde um dirigente quando não está em altura de resolver um determinado problema demite se! Eu encorajo o presidente Nyusi demitir se ou aceitar as ideias dos outros. Ele disse que iria aceitar as ideias de todo povo moçambicano, mas na verdade não estamos a ver oque nos prometeu!
13 hEditado
Eliminar
El Padrinho
El Padrinho Mas, é bela e tem os seus contornos, mano Vaz. Admitamos.
23 hEditado
Eliminar
Luisa Almeida
Luisa Almeida Sim, é bela. Mas de que serve a beleza no meio de todos esses apagões da EDM? Queremos luz no fim do túnel.
12 h
Eliminar
Sousa Jamba
Sousa Jamba E se fosse feia?
32 h
Eliminar
Inocêncio Samuge
Inocêncio Samuge E para embelezar o conselho de ministros
Eliminar
Delma Comissário
Delma Comissário Plenamente de acordo Egidio Vaz! Na situação em que o país se encontra, não estamos em altura de experimentar coisas e muito menos pessoas. Queremos coisas e pessoas que potencialmente representam soluções para os problemas, que enfrentamos como muito bem dizes. Já li de tudo quanto pude sobre a senhora e efectivamente nada consta sobre a experiência dela em matéria de governação ou gestão pública, muito menos na área do pelouro que vai dirigir. É caso para dizer : Deus nos acuda....
63 h
Eliminar
Cristiana Cuamba
Cristiana Cuamba Da medo isto, qualquer um pode dormir cidadão comum e acordar Ministro de algum Mininsterio....
43 h
Eliminar
Pedro Manguene
Pedro Manguene Se é capaz, que venha o PR (ou Governo Mocambique) com uma ANTÍTESE a altura!

Com esta TESE não preciso de muito esforço pra ter a minha SÍNTESE!!!
12 h
Eliminar
Inacio Fernando
Inacio Fernando penso eu de que ....
Eliminar
Mendes Mutenda
Mendes Mutenda “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. Li isto em algum lugar. Bem vindo a nova ministra dos Recursos Minerais. E nos dias de hoje “acreditar é imprescindível”. Que venham as pedras
22 h
Eliminar
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Aplausos... quando não se tem nada para elogiar, só podemos criticar. Este é o risco que pessoas desconhecidas têm quando ascendem a lugares altos. Passado algum tempo algumas dessas pessoas surpreendem. Será o caso? Numa altura que este povo clama por um milagre, pois não tem um palmo de mão à frente que lhe assegure VIDA pelas circunstâncias impostas por até experimentadas pessoas e com grande nome na sociedade. Enfim!
Eliminar
Isaquias Nhaca
Isaquias Nhaca Boas onservaçao Egidio
Penso que voltaremos a situaçao dos ultimos 2 mandatos em que trocava se ministros como se de cassete tratasse.
Eliminar
Marcolino Alexandre Zucula
Marcolino Alexandre Zucula A opinião pública já tinha lhe sugerido uma fórmula pacífica, transfeir o Tonela para os Recursos M.e Energia e no MIC subir o Ragendra...Simples e querendo, colocava a Klemens como vice.
12 h
Eliminar
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Quando o PR foi nomeado Ministro da defesa dizia-se que nunca foi militar e não entendia nada da área militar, qndo foi escolhido para ser candidato a concorrer eleições dizia-se que não era candidato ideal pela falta de experiencing propós-se vários nome
12 h
Eliminar
Cremildo Nhalungo
Cremildo Nhalungo Por isso ele intensificou a guerra.
Eliminar
Francisco Maingue Jose
Francisco Maingue Jose Pisca a esquerda e vira à direita.
12 h
Eliminar
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Maning basta alguem ter o poder em Moçambique faz e desfaz não lhe interessa as consequencias
Eliminar
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Pedro Cristovao Mawai Jr. E provou-se o dito.
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga De facto ate' a opiniao publica estava certa! Veja o que e' Mocambique desde a tomada de posse dste predidente: caos total, falta de direccao, etc., etc!
Eliminar
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Será que é isto que o Cossa quer ouvir?
Eliminar
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Buene Boaventura Paulo aqui toda ideia é válida manda vir a sua.kkk
Eliminar
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Francisco De Assis Cossa, já dei a minha opinião acima, veja nos comentários gerais. Resumindo: a crítica é exequível face ao desconhecido, porém o futuro pode provar em quanto estava - se equivocado. Alguns experientes já sacrificaram o seu povo, como nunca
Eliminar
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Neste País agora temos que esperar tudo.
Eliminar
Claudio Lombene
Claudio Lombene A árvore vê-se pelos frutos amigo.
155 min
Eliminar
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Aahahahahahahah para se ser Ministro tem que ter uma formação especial. Ou melhor, há quem nasça já ministro, e o resto é fauna acompanhante. Os que hoje são estrelas ou nascidos para ser dirigentes, algum dia, foram anônimos. Alguém arriscou e apostou neles.

Qual era a experiência de Calisto Cossa; Do edil de Nampula.
Eliminar
Tsutsi Fumo TF
Tsutsi Fumo TF Em todas as nações democráticas e onde regem os princípios de estado de direito, qualquer nomeação chama atenção e vasculha-se o passado e o presente da pessoa nomeada. Portanto, o questionamento sobre a nova ministra de recursos minerais é legítimo.
52 h
Eliminar
Vernisto Adelino
Vernisto Adelino Se calhar o Presidente não conhece outras individualidades para o Ministério! O Ilustre Egidio Vaz vaz pode indicar o nome de algumas personalidades para o Posto? Se ao longo do tempo probatório verificar-se a incompetência da empossada exonerar e nomear outro(a).
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ilustre, este é outro debate. Dr Vernisto Adelino, o ministério não está a ser fundado. É um ministério cheio de gente competente e já no flow do trabalho. De novo, não digo que não merece. Apenas exijo que me convençam. Por favor, se entende o que escrevi
52 h
Eliminar
Vernisto Adelino
Vernisto Adelino Perfeitamente Ilustre Egidio Vaz.
Eliminar
Titos Cau
Titos Cau Esta nomeacao e preocupante, muito preocupante.
Eliminar
Yacoob Hafsa
Yacoob Hafsa Ler nas entrelinhas, mensagem com muito conteúdo Dr. Egidio. 👌🏽
Eliminar
Nilsa Cesar Fernando
Nilsa Cesar Fernando Parabéns sr. Egidio Vaz pelos seus sábios post's. Actualmente as redes sócias tornaram se a melhor via de comunicação social infelizmente. Tem lá os seus benefícios mas a população moçambicana é constituída na sua maioria por indivíduos que desconhecem esse meio de comunicação. Fazendo com que continuemos afundados a cada dia na ignorância da real situação do nosso país. Quanto a nomeação no ministério dos Recursos Minerais até ontem quando recebi a circular no watsap eu descubri que desconheço a minha localização e mal sei do meu país**** que ela traga nos surpreenda positivamente pois mais nada se pode dizer já foi nomeada mesmo... assim tem funcionado o nosso Governo....
22 h
Eliminar
Rui Antonio
Rui Antonio Obrigado Egidio Vaz por partilhar o seu ponto de vista. Penso que reflecte o sentimento da maioria. Bem hajas. Para quem interessar, a edição de hoje de hoje de @ Verdade Newspaper tem mais subsídios sobre o assunto.
Eliminar
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Não se admirem se um dia saberem que Robert Gabriel Mugabe foi nomeado como ministro de Economia e Finanças de Moçambique.
12 h
Eliminar
Jaconias Massango
Jaconias Massango Tudo funciona com base em marketing, lobby(eufemismo de corrupçao) e advisory, e essas pessoas parecem em público mais inteligentes que outras. Antes da indicaçao de Nyusi para candidato a PR pela Frelimo, quem poderia pensar que ele seria presidenciavel! Todavia, quando o marketing começou a funcionar, todos saímos a cantar à idiotas, incluindo minha avó lá nos cajueiros, na minha terra natal: Eu confio em ti Nyusi...Esses países com sistema de comunicação eficientes são os que vilipendiamos quando estamos com as pansas cheias de arroz de Paquistao(que entra com um nome e recebe vários nomes) e cerveja de mandioca. São meios de comunicaçao social do país onde nasceu Aristóteles, Maquieval, Adam Smith, John Keynes, Karl Max, john Stuart Mil, David Ricardo, Emmanuel Kant, Jean Jacques-Rousseau, Euclides, Renes Descartes que vós citais quando tentam passar a ideia de serem eruditos e acolher aplausos deste POVO idiota. Vos confesso que nos tempos que viveram as figuras que citei aqui como exemplo, o meu avô só pensava na caça de dia e esconjurar espíritos no anoitecer! Das próxima vez citem Manicusse ou Monomotapa. Não é falta de auto-estima.
21 hEditado
Eliminar
Rafa Rangue
Rafa Rangue Nunca vi tanta raiva de expressão na minha vida e com razão do tamanho do mundo. Amigo #Jaconias #Massango, quem ler esse comentário tenha certeza que só irá ganhar com isto. Falo mais do desconhecimento das figuras que viriam ser os grandes senhores, os ilustres, os poderosos, os excias pra não citar nome de ninguém.
Eliminar
Mario Carlos Tete
Mario Carlos Tete Nem sempre aquele(a) q dirigi bem é da aréa,deixemos ela trabalhar,se formos por conhecimento da aréa,temos muitos incompetentes nas aréas de formação,na conjuntura actual é preciso quem conhece negócios,quiça pra vendermos bem os nossos recursos!
22 h
Eliminar
Paula Maria
Paula Maria Só podemos olhar Egidio Vaz
Eliminar
Eliseu Soares
Eliseu Soares É uma pena. Moçambique real
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Egidio Vaz, boa analise esta! Tens 100% na analise/argumentacao valida sobre a nomecao daquela senhora! Sem duvidas que seu CV nao mete respeito nenhum e sera' mesmo um "espantalho" bem vestido e a exalar perfumes caros nos corredores, mas nao vai acrescentar nada de valor naquele Ministerio! E' uma pena! La' existem pessoas de peso que bem conhecem o Ministerio!
12 hEditado
Eliminar
J Edgar Hoover
J Edgar Hoover PR quer nos atrofiar juro ........
Eliminar
Imerson Lucas
Imerson Lucas No futebol, se estas numa final a 5min dos 90, e perdes por 1-0. Tiras os 2 Centrais, e metes 2 avançados, de preferência os mais experiêntes. Se não tens alternativas no banco de suplentes, mandas os 2 Centrais ficarem pontas de lança.
Eliminar
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Pedro Cristovao Mawai Jr. COMPARANDO QUEM SAIU E QUEM ENTROU,DÁ VONTADE DE VOLTAR PRA TRAZ.MAS SE CALHAR...
Eliminar
Novo Combatente De Moz
Novo Combatente De Moz Estamos a construir uma sociedade de efectividade, se gostarem de ti por mais que sejas incompetente chegas a Ministro e se nao gostarem de ti mesmo que sejas competente nao chegas a secretario de um ministerio.
Eliminar
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Agora, ser Ministro neste Pais ja' nao mete respeito!! E' dificil para nos os outros ver nesta gente qualquer sentido de Estado!
12 h
Eliminar
Cossa Khossa
Cossa Khossa Se calhar ser presidente também.....
Eliminar
Benjamim F. Malate
Benjamim F. Malate "Uma grande ilustre desconhecida" 😂😂😂😂😂😂😂😂, mas aqui nessa nomeação não se trata só de ineficácia da comunicação, nem dum desleixo da parte de quem elabora esses comunicados que sempre são vazios, apenas dão-nos conhecer que alguém foi exonerado ou nomeado porque o PR, tem esse poder, as razões nunca são expressas, mas o povo depois sempre tem alguma ideia de mais ou menos qual foram as causas dessa decisão, através dos mídia ou de especulações. Nesse caso é que não pode-se inventar nada, o CV é esses que anda nas redes sociais, ela não têm nenhum histórico em cargos públicos, o PR não pode inventar um "backup" que não existe, mentir seria pior. Esse é um caso atípico as causa e os "imputs" que ela vai trazer ao ministério, somente são conhecidos por quem a nomeio, não há nenhuma outra razão que podia ser acrescentada no comunicado, se não essa de que a CRM confere ao PR, o poder de tomar essa decisão.
42 hEditado
Eliminar
Imerson Lucas
Imerson Lucas Nós estamos a 1min do fim do prolongamento, perdemos por 1-0, e o treinador ainda perde tempo a subestituir o ponta de lança por um Central que durante a época toda nunca sequer foi convocado ....Isso doi.
12 h
Eliminar
Paulino da Silva
Paulino da Silva Caro Egidio Vaz, muito interessante o seu posicionamento. Concordo consigo em boa parte dele inclusive entendo o raciocínio geral que quiz transmitir. Porém não concordo com a frase... "Senhora Klemens não tem carreira". De acordo com o CV que se pode ver no link: http://inst.millenniumbim.co.mz/.../C.V.Leticia_Klemens.pdf, ela tem sim uma carreia, embora na minha opinião, suas competencias e experiência profissional não sejam muito relevante á gestão de pelouro da energia, o que realmente também me preocupa.
11 hEditado
Eliminar
Novo Combatente De Moz
Novo Combatente De Moz Dr. Vaz eh preciso saber estar/ser vigilante. Abracos!
Eliminar
Dulcidio Matusse
Dulcidio Matusse ...Quero antes de mais, respeitar o post do Egidio Vaz porem vamos dar tempo ao tempo, o facto de nao ter experiencia na area nao a inibe de nos trazer bons resultados enquanto peloira do Ministerio. Alguma qualidade o Presidente viu nela, boa ou ma, mas foi visto a;guma coisa que a fez merecer a tamanha confianca. Vamos aguardar atentos tal como temos feito com os outros...
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Tal como afirmei, o que pretendi desconstruir aqui é a justificação limitadora segundo a qual o PR apenas usa de forma indiscriminada as competências que lhe são conferidas pela constituição. Todos outros presidentes do mundo têm as mesmas competências. Mas vão um pouco par além disso.
42 h
Eliminar
Alice Mungomane
Alice Mungomane Tem razão!
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo E tem mais, em algumas paradas os nomeados passam pelo crivo de outros òrgãos para de facto averiguarem a maturidade da pessoa. Acho que o chefe se esquece que o mandato foi-lhe confiado.
Eliminar
Vagner Basilio
Vagner Basilio Tambem fikei surpreso.
Eliminar
Yan De Narvik Milange
Yan De Narvik Milange Tenho a certeza de que ela irá desempenhar papel de papagaio, repetir o que será dito, isso mesmo. Aproveitar explorar o maximo possivel nesse imperio decadente, de modo a acumular o excedente que lhes sirva no tempo de crise. Daqui a dias, mais outro ministro com suas competencies será desmontado em substituiçao de quem quer que seja, alguem com laços parentais, para permitir que o novo imperio emergente tenha raizes e possa prosperar rapoidamente. "Chili ndi mitu, chili ndi nzeru"
Eliminar
Ibraimo Assamo
Ibraimo Assamo Sinceramente não percebo que potencial, a nova Ministra trará ao Ministério, enquando isso não acontece, só e só nos resta observar a ultima parte do enredo.
Eliminar
Sana Maria Chivurre
Sana Maria Chivurre Desde a entrada do nosso chefe da nacao, tenho verificado que algumas momeacoes nao se enquadram na realidade do cargo na vetrine, o que de certa forma deixa reticencias no criterio das nomeacoes.

So aguardar a saga desde filme
Que nao seja como do M. da Cultura e Turismo.
22 hEditado
Eliminar
Massada Comissario
Massada Comissario Subscrevo, o país está de rasto!!!
Eliminar
Belmiro Marrengula
Belmiro Marrengula ... fiquei intrigado pela bandeira que porta noutra foto... será ela portuguesa?
12 h
Eliminar
Damiao Seventine Massingue Massingue
Damiao Seventine Massingue Massingue Os contra deixam o cda Presidente trabalhar cabem simba voces na qualidade de cidadaos usufruirem dos resultados bons que serao o fruto de bom trabalho de quadros nomeados nao se metam nisso vejam as vossas coisas por favor
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo yhuuuuu??? Então votamos nele e não podemos nos indignar?
128 min
Eliminar
Sura Rebelo
Sura Rebelo Estranho kikikikkki
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Muito estranho. E depois o termo "Os contra" como se não fossem moçambicanos e como se cometessem algum crime em expressar sua indignação.
Eliminar
Sura Rebelo
Sura Rebelo Ok ja vou meter-me na minha vida porque a vida do país não nos diz respeito? Surreal
121 min
Eliminar
Alfredo D. Baltazar
Alfredo D. Baltazar Egidio Vaz é MULIMBA, animal mal cheiroso mas com carne muito saborosa...
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu sou mulimba? Sou comestível eu? Kkkk
11 h
Eliminar
Sana Maria Chivurre
Sana Maria Chivurre Estamos num momento em que competencia nos cargos das instituicoes publicas e um factor primodial, tendo em conta a situacao actual do pais. Principalmente em areas chaves como esse ministerio.
12 hEditado
Eliminar
Eddy Waku Lombëla
Eddy Waku Lombëla Aqui na pérola mano ainda comtinua a luta contra transparência, este regime ainda vai ns afundar n místico índico. Veja que o PR Nyusi não nomeia ninguém ao seu critério lhe ditam cm Chipanzé e Guepatum
Eliminar
Xidakua Francisco
Xidakua Francisco hum sempre digo pela boca morreu o peixe.
Eliminar
AG Fortes
AG Fortes A nomeação dessa Ministra, talvez Nhusy quer colocar dirigentes YES MAN que, por não terem posicionamento, vão repetir os seus discursos. Mas o Pais quer pessoas com punho para retirar o Pais nessa desgraça que Nhusy, Guebusiness, Chang e outros camaradas nos colocaram e não conseguimos sair. Triste o destino de Moçambique. Credo!!!
11 h
Eliminar
M-du Dulomite
M-du Dulomite O #Mc_Roger deveria tratar de fazer-se amigo, ou conhecido do Nyusi, pois a avaliar pelos critérios da nomeação, até ele pode ser ministro.
21 h
Eliminar
Manuel Mageta Taque
Manuel Mageta Taque Voltem a ficar tontos quando receberem os boletins de voto em 2018 e 2019. O fim será este. Eu só olho. E não me surpreendo por mais nada...
11 h
Eliminar
Eddy Waku Lombëla
Eddy Waku Lombëla Amigo, está mais que claro que a gang já não colhe nenhuma simpatia n ceio da maioria do povo, razão pela qual fazem os resultados eleitorais n gabinete da CNE, e hoje em dia recusam-se quando o povo exige uma nova constituição pork a actual já não serve.
11 h
Eliminar
Jony Freitas Fernandes Fernandes
Jony Freitas Fernandes Fernandes tem razão, não deviam nomear essa senhora não tem experiência em dividas, deviam nomear alguém do cunho do Guebas, ficaríamos todos contentes
Eliminar
Vsaiete Saiete
Vsaiete Saiete Egidio G. Vaz Raposo aqui na Perola do Indico será sempre "nomeavel" quem concordar que 1+1=10 ou qual;quer outro resultado errado e defender esse resultado com todas suas forcas.
21 h
Eliminar
Zee Mavye
Zee Mavye e nao vejo isso de forma errada, afinal a pessoa pode ter errado no resultado final mas os procedimentos serem correctos...
Eliminar
Vsaiete Saiete
Vsaiete Saiete Nao sei em outras ciências mas em exatas os passos conduzem ao resultado sim senhora. porem, nao te da cotação máxima pois para nao ter o resultado correto eh por que erraste em algum passo do seu calculo. Logo tens problemas, pelo que precisa prestar mais atenção e te dedicares.
11 h
Eliminar
Herminio Assamo
Herminio Assamo É um curto circuito de Gigavolts
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Circuito viciado e sujo
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Carissimos, nao tenhamos medo pois Mocambique eh e bem nosso tambem-digam o que dizer, tenham armas que tenham, tenham esqudroes de morte que tenham-ninguem pediu pra nascer em Mocambique e como tal somos ou iguais...por isso afirmemos que somos conscientes dad razoes a nomear esta gorduchinha de jovem senhora: a nomeacao dela vai permitir que a riqueza dos recursos minerais e energia seja ela conduzida aos grandes da frelimo, simpatizantes da frelimo e aos cofres da frelimo...a unica qualificacao que esta gorduchinha tem eh de ser pessoa de maxima confianca do partido frelimo e do Nyusi...Period!
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!!!...we are not so naive....neither stupid!
Eliminar
Xavier Antonio
Xavier Antonio As principais qualidades para ser nomeado para esse cargo no nosso país é filiação partidária e/ou estar ligado a uma rede de negócios com a elite política. O resto é mera coincidência. Se não encontrarem fundamentos no seu CV, procuram na rede de negócios. Perdem tempo os que comentam como se vivessesm noutro país.
Eliminar
Inocêncio Samuge
Inocêncio Samuge porque se exige tanto que um individo tenha uns tantos anos de esperiencia profissional numa determinada area para ser indicado para um determinado posto? pra quando Mr. Bow ministerio da cultura?
Eliminar
Alberto Bache Chango
Alberto Bache Chango É verdade que fiquei perplexo que tive a informação da nomeação desta ministra para o cargo de recursos minerais e energia,até que não é primeiro caso,ouvimos gritos dos moçambicanos a quando da nomeação da Stela Novo Zeca para gornadora para além de outros ministérios.
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Mas voces sabem por que tiraram o Pedro Couto deste ministerio?..,por uma razao simples: o Pedro Ccouto tinha e tem principios de moralidade- nao aceirava os grande "matabichos" ou comissoes das empresas estrangeiras e nacionais...comissoes essas que eram ou sao divididas entre os camaradas- toda a gente sabe da seriedade, honestidade e profissionalidade do Pedro....em Mocambique , a frelimo desde 1975 grorificou e continua a glorificar os que permitem roubos e corrupcao....nao eh preciso que alguem seja um analista,mas ja se pode imaginar como esta gorduchinha vai trabalhar:..
11 h
Eliminar
Fernando Domingos Peleve
Fernando Domingos Peleve Isso arrepia o corpo todo,
Pois esses cursos ou Certificados da Vantagem ou NEBOSH que ela têm - penso eu que custou lhe mais caro as passagens para Portugal, Hotel e etc etc do que o próprio curso que nem é leccionado mais do que 15 dias.
Ja temos à ...Ver mais

11 h
Eliminar
Schauque Spirou
Schauque Spirou Subscrito meu caro, mas vale lembrar que não é a primeira vez que temos pessoas sem "obra" ou CV o "suficiente " no governo... Nkutumula e Petersburgo e outros também eram ilustres desconhecidos e sem experiência conhecida... mas as vezes vale a pena apostar neles do que nos mesmos velhos e antigos homens que entram e saem do governo sem deixar boa coisa.
O que choca nesta nova ministra são as suas prováveis ligações a gente da nomenclatura : e aqui faz lembrar como alguns cidadãos chegaram a altos cargos como diz o povo povoa boca grande; connections, ways, pagar pra ter os lugares chorudos... quero acreditar que não seja o caso.
11 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Senhor Spirou, a nomeacao desta gorduchinha eh simplesmente e muito simplesmente pra que a riqueza dos recursos minerais e energia continue nas maos dos mesmos...nada mais nada menos
11 h
Eliminar
Jeque Cauio
Jeque Cauio Recordo me as palavras do Rafael Marques no Programa "Grande Entrevista", em que diz: Criou se uma cultura em que o cidadão pode ser extremamente inteligente, pode ter melhor educação possivel, pode ser o mais honesto, o mais competente se não tiver a chancela do partido,não é nada, hoje em dia temos intelectuais por procuração...
Eliminar
Gentil Braga
Gentil Braga A pérola do indico
Eliminar
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Vamos deixar as coisas fluirem como tem dito o Presidente da República
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Cadê os sabichões para virem aqui dizer que nestes momentos a experiência não conta. Aqui ninguëm esta com jealous da senhora como muitos tentarmaqui fazer entender. Apenas chama-se atençao que neste momento turbulento que o país vive seria prudente o chefe no seu mais alto critério trazer alguém mais experimentado.
Eliminar
Nelito Joaquim
Nelito Joaquim
Eliminar
Germano Milagre
Germano Milagre Não será que tem experiência em auditorias internacionais ?
Eliminar
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Damião Seventine Massingue,este país é nosso,aquele teu nyusi admitiu ser empregado do povo,portanto estamos livres de o questionar quando faz nomeações na base de clientelismo.
O nosso país está hoje no retrocesso por causa de dirigentes sem mérito,que ocupam cargos por serem simplesmente fulanos.
Eliminar
Lourenço Cuanda
Lourenço Cuanda Penso que nestas situações em que nos encontramos, muitos países com dirigentes iluminados, colocam pessoas da área, que conhecem a área, que não criam grandes dúvidas sobre as suas competências....

Mas parece que no nosso caso, "colocamos" pessoas que são por si só uma dúvida que, vão dirigir um dos ministérios chaves da nossa economia. Vai procurar aprender aí nesta crise.

Sem comentários: