quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O poder com que acabam cinicamente connosco


Comments


1
Francisco Moises said in reply to niconava...
Olha, vamos nisto. Viriato Caetano Dias matou-se por si mesmo. Mas Egidio Vaz é muito perigoso visto que ele faz a propaganda da Frelimo manhosamente chegando mesmo de regurgitar falacias de que nada se revela quanto as matanças diarias e continuas da Frelimo e outros visto que os rumores antecedem investigaçoes. Sera que Moçambique é unico pais onde has rumores? Ha mais rumores nos paises ocidentais do que em Moçambique.
Lembro-me servir de jury num caso de violaçao sexual aqui no Canada e antes do nosso jury de 12 pessoas ser sequestrado e metido num hotel com a nossa equipa completamente isolada para decidirmos o caso, o juiz alertou-nos no tribunal, dizendo: "façam conta de que nao leram nada nos jornais sobre caso. Esqueceçam daquilo que leram. Considerem os factos sobre o caso e perante o tribunal e decidam o vosso verdicto e tragam-mo aqui amanha quando o julgamento resumir."
Dito e feito, fomos discutir e tiramos o nosso verdicto que apresentamos ao juiz que o aceitou. Chegamos aquilo que em inglês se chama "hung jury" (verdicto sem decisao unanime de culpar ou absolver o acusado) visto que havia indices de que a rapariga tinha incitado a agressao sexual.
O jury considera factos e deve voltar 100% para condenar or absolver um arguido. Ficamos divididos. Era a terceira vez que o homem estava a ser julgado e cada vez com o mesmo caso de hung jury e podia ser julgado indefinitivamente na medida em que nenhum jury chegasse a um verdicto unanime de 100%. O juiz considera a lei em relaçao ao caso.
O Juiz pode discordar com o jury e decidir contrariamente se quizer. Mas em geral, e segundo a tradiçao inglesa que o Direito Comum ingles (Common Law) que vigora no Canada inglês, o juiz aceita a decisao do jury.

2
niconava said...
estamos mal,a unica esperança e da promessa de deus sobre os melhores tempos da governaçao sub seu comando. neste pais ser-se serio vale morte ou amputaçao de membros e meios a dispor.as regras nesta terra contrariam-se com os ensinamentos da etica e moral. depois vira o Viriato Caetano Dias e Egidio Vaz por concidencia conteraneos a apontar as vitimas como culpados. quando as mesmas vitimas, sentido-se nos direitos de cidadania reclamam sao abatidas e nunca a justiça aparece a esclarecer. e os visionarios acima mencionados dirao que a culpa e de toda a sociedade, deus valha-me. acredito nas escrituras biblicas, que os bons tempos estao para chegar.
de facto como e possivel endividar um pais e deixar seus cidadaos com fome? e o sr. grande mestre chefe, patrao, heroi chipande , dizer de boca cheia que e normal e que as dividas continue, sera que ele pensou de verdade para falar aquilo? vamos esperar para ver

Sem comentários: