quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Nyusi mantém contundência discursiva contra Dhlakama

Dia da Paz
- E reitera inaceitabilidade de violação constitucional para acomodar a “governação das seis”
O país comemorou ontem, a passagem de mais um dia reservado à celebracão da assinatura, a 4 de Outubro de 1992, do Acordo Geral de Paz, um evento histórico que marcou o fim de 16 anos de uma guerra civil, que resultou na morte de mais de um milhão de moçambicanos.
Comemorado num momento particularmente mau, tendo em conta a tensão política e militar que, actualmente, tem estado a resvalar para ataques protagonizados por homens armados da Renamo, o Presidente da República não poupou críticas a quem o considera mentor-mor do actual cenário de instabilidade. Para Filipe Nyusi, a actual situação tem como responsáveis a Renamo e o seu líder que, para o Presidente da República, definitivamente se pode perceber que não querem a paz e o desenvolvimento do país. Ou seja, Filipe Nyusi entende que, os últimos acontecimentos têm estado a provar que Afonso Dhlakama e a Renamo não estão interessados em andar por vias que possam trazer de volta um ambiente de paz e tranquilidade públicas.
“Mesmo estando evidente que a Renamo não quer a paz, não nos podemos cansar de manifestar o nosso repúdio à matança do nosso povo” - anotou o Presidente da República assegurando, seguidamente, que continuará a mostrar e a fazer tudo que for possível pelo restabelecimento da paz efectiva em Moçambique.

Mostrando-se bastante crítico ao que considera de “acções inaceitáveis”, o PR recordou que foi a Renamo que, em 1976 iniciou com as acções armadas que destruíram quase tudo que se tinha conseguido construir. Em todo o seu discurso, o PR usava claramente os termos “acções de desestabilização”, uma terminologia linguística que nunca foi aceite pela Renamo.
“Comemoramos a data sob a nuvem de desestabilização levada a cabo pela mesma força que em 1976 mudou pela negativa o rumo do país: a Renamo. Portanto, no lugar de estarmos em celebração, estamos num momento de reflexão” - disse o PR.
“Quando o governo moçambicano escolheu o caminho do diálogo para pôr fim à guerra de desestabilização, movida pela Renamo, materializou a vontade dos moçambicanos de como irmãos podemos encontrar os melhores caminhos para a solução de diferenças. Com mais de um milhão de mortos durante a guerra de desestabilização, o povo moçambicano continua a ser sacrificado por um grupo de moçambicanos que, mesmo estando inserido na nossa sociedade, vê, de forma diferente, a importância da paz” - censurou Filipe Nyusi.
Suposta violação constitucional
Como um dos assuntos que marca a actualidade política, o Presidente da República voltou a refugiar-se na necessidade de nunca se avançar para concessões que representem violação da Constituição da República. Quando se aborda este assunto, vai-se claramente ao ponto sobre a governação das seis províncias exigida pela Renamo.
“O que não podemos permitir é que na nossa busca pela paz efectiva e duradoira nos seja imposto violar a Constituição da República (CRM)” - avançou o PR, depois de reiterar disponibilidade para a busca da paz.
Entretanto, do ponto de vista constitucional, a indicação, pelo Presidente da República, de elementos da Renamo para a “governação das seis” não implica qualquer violação da Constituição da República. A possível violação constitucional surge pelo facto de o líder da Renamo exigir que seja ele próprio a indicar os governadores, através das Assembleias Provinciais que atribuem maioria à Renamo, assim como o facto de a Renamo exigir que estes governadores trabalhem com um programa próprio e não no âmbito do Plano Quinquenal do Governo.
Para se ultrapassar pacificamente esse ponto, o grupo de mediadores e facilitadores internacionais já avançou uma proposta indicando o que considera “governação transitória” da Renamo, cujos detalhes ainda não se conhecem ao detalhe.

MEDIA FAX – 05.10.2016

Dhlakama, manda madumbe para o irmão Chissano


Canal de Opinião por Adelino Timóteo
Caro Irmão Dhlakama, ouvi dizer que na parte segura há muito madumbe, designação dada a inhame, e que deve provir do zulu amadumbe, pela forma anglicizada madumbi. Pois bem, irmão Dhlakama, não apareceste no dia 4 de Outubro na Praça da Paz. Deves ter matabichado os vinte e quatro anos dos acordos de paz comendo madumbe com chá. Era bom que mandasses pelo menos alguns quilos de madumbe para o irmão Chissano, como brinde daquele acordo de entendimento.
Julgo que, pelo que tenho deduzido das tuas entrevistas, tens um correio que te leva os jornais todos com actualidade, não custa nada enviares isso. Não sei se dá jeito de ao irmão Chissano enviares cabanga com que certamente brindas os teus guerrilheiros, para manteres o moral em alta, como bom anfitrião que sempre foste, não seja por isso que no assalto a Satungira em Outubro de 2013 deixaste lá uma carrinha cheira de bebidas secas e espirituais, de alto requinte.
Falo da cabanga porque, pelo que sei, esse “doro” joga um papel muito importante até na tesouraria da administração local. E era óptimo que, junto ao correio do madumbe, enviasses uma carta ao irmão Nyusi, propondo-lhe um projecto de industrialização de “doro”, no pós-guerra, pois o país ganharia mais com a exportação da cabanga e madumbe do que com as guerras cíclicas.

Considerando que o milho é aí a principal fonte da tesouraria e rendimento das famílias, irmão Dhlakama, escreve ao Nyusi e diz-lhe que não custa nada distribuir uns sete milhões pelos guerrilheiros e desta forma reinseri-los na vida social.
Irmão Dhlakama, os meses de Setembro, Outubro e Novembro são essenciais para a cultura do milho, manda um correio urgente a Nyusi, para que tenhamos urgentemente a paz e se restabeleça a vida normal, pois é à Gorongosa que as mamanas de Maputo vão buscar quantidades industriais do cereal, que alimenta o negócio na capital. Em Janeiro, já o povo começava a colher o milho a granel, para fazer “doro”, pois o custo de vida subiu, subiu o preço da cerveja, e o “doro” seria uma alternativa em face da escassez de liquidez.
Irmão Dhlakama, em Nhazoé e Nharirosa, pode-se fazer irrigação por gravidade e alimentar quase todo o país com batata reno, mas, para que tenhamos a batata no mercado, é necessário que tenhamos muito urgentemente a paz.
Voltando ao madumbe, irmão Dhlakama, as crianças em casa já não têm pequeno-almoço, pois, desde que se deixou de escoar o madumbe da Gorongosa, a vida cá em casa complicou-se. O preço do pão subiu mais do que a altura do prédio de 33 andares, enquanto o salário continua na cave.
Vai, assina depressa o acordo com o irmão Nyusi, nós queremos comer também esse madumbe que tu estás a matabichar com chá.
Irmão Dhlakama, quero ir à Gorongosa comprar madumbe, milho, para fazer a minha fábrica de “doro” na Beira. O Banco deu-me um crédito de vinte mil meticais, e eu penso multiplicá-lo, pois levarei tépuè e peixe seco da Beira para os magorongosianos. Se não consigo ir à Gorongosa até ao dia 15 de Outubro, os juros logo começarão a subir.
Por favor, assina urgentemente um acordo com o irmão Nyusi. E por favor, também, não te esqueças de mandar alguns quilos de madumbe para o irmão Chissano, para o irmão Guebuza, para ele saber também que madumbe dá mais saúde do que o dinheiro da EMATUM, da “ProIndicus” e INAM.
PS: Irmão Dhlakama, disseram-me, depois de acabar este artigo, que na Gorongosa há “cannabis sativa”, na língua do lugar, bangui, de primeira. Isso faz mal às pessoas.
Mas em Amsterdão cheira até na rua. Escreve urgentemente a Nyusi e propõe que a exportemos para a Holanda, talvez isso ajude no pagamento da dívida pública, antes de dois anos. (Adelino Timóteo)
CANALMOZ – 05.10.2016
Poderá também gostar de:
  • Nyusi manda farpas à Renamo
  • Chissano burlou Dhlakama na assinatura do Acordo Geral de Paz
  • Governo manda encerrar mina de Afonso Dhlakama em Manica
  • Gostaria de ver Moçambique em paz!

    Listen to this post. Powered by iSpeech.org

    Eu gostaria que o meu país tivesse paz para permitir ao povo fazer as suas machambas, visitar seus parentes e amigos. Beber Pombeiro e dançar sem temer que seja baleado ou raptado por encomenda de alguns chefes que tivessem inimizades porque não foram convidados à sessão de dhoro.
    Gostaria de estivesse em paz o meu país e sem discriminação nem exclusão pelo facto de não ser portador de cartão de um determinado partido político. Que da face da minha terra não houve mais massacres nem valas comuns. Que as listas dos adversários a eliminar fossem rasgadas para sempre.
    Que as forças de defesa e segurança fossem republicanas e nunca ao serviço de um partido político como tem sido até agora. Que os adversários políticos não é eram vistos como inimigos sedentos do poder mas irmãos com outros olhos de ver as coisas.
    Que a riqueza que Deus nos concedeu sejam exploradas em benefício de todos e não de um grupo que se acha no direito de ficarem podres de dinheiro por terem participado da luta pela libertação da pátria.
    Gostaria de ver Moçambique livre de gente corrupta que roubam o bem público e contrai avultadas dívidas para as suas empresas e obrigam ao povo a pagar o prato que não comeu.

    Queria ver os culpados pelo afundanço económico-financeiro do país presos, julgados e condenados porque eles merecem a prisão e deixem de andar a dar lições de moral às pessoas que desgraçaram.
    Hoje temos a economia falida e o país atirado para o cesto da vergonha porque permitimos que sejamos governados por gananciosos e gatunos. De uma economia promissora passamos a não ter dinheiro para comprar peixe seco de mercados informais.
     A saga da gatunagem não pára por aqui - delapidaram as empresas públicas. A Mcel faliu. A Petromoc faliu. A Mabor, Maquinag, Textafrica, Texlom, Texmoc, etc., etc., faliram mesmo assim não largam o poder.
    O país nada produz, mesmo com terras férteis extensas não produzimos nem cenoura nem batata nem mandioca. Aqueles que criaram esquadrões da morte para eliminarem os seus adversários políticos, à custa do erário publico, constituem um enorme obstáculo à paz efectiva.
    Fazem o açambarcamento das oportunidades de negócios, "bolando" negócios do Estado para as suas empresas e de seus familiares constituem um perigo à paz.
    Que vergonha, meu Deus!
    Edwin Hounnou
    Poderá também gostar de:
    • SOBRE A PAZ EM MOÇAMBIQUE: ALGUNS DADOS
    • COMEMORANDO O DIA DA PAZ, SEM PAZ
    • Líder parlamentar da RENAMO otimista sobre as negociações de paz em Moçambique
      Assinou acordos de Paz e...desapareceu de novo. Kkkkkkkk.
      Vamos dizer Viva o quê hoje?

      GostoMostrar mais reações
       
      Comentários
      Antonio Pescoso Viva a PAZ armada
      Gosto221 h
      Egidio Vaz Kkkkkkkk.
      Gosto21 h
      Fernando Mazanga Mas Vaz, honestamente, nao sabes porque o presidente Dhlakama esta no mato? Seja franco...
      Gosto821 h
      Isac Cossa Max outrax coisax pa.
      Gosto20 h
      Fauzio Mussagy Fernandes Viva a paz sem paz... Paz e amor nas famílias
      Gosto21 h
      Observador da Justiça De quem fugiu esse "fujão", oh Egidio !!
      Gosto121 h
      Ramalho Edson Paris Kkkkkkkk viva mais um feriado tbm nao sei de quê.
      Gosto21 h
      Fauzio Mussagy Fernandes Belissistas, bandidos, sanguinários, políticos com mentes comerciantes... Por isso país está doente... Só resta o povo humilde e sereno
      Gosto121 h
      Delfina Suzana Viva a desordem
      Gosto121 h
      Jaime Jose Chambule Eu acho que o Nyusi não consegue resolver os problemas de moçambique, o certo era vir ao público falar passoalmente a verdade e pôr o lugar a disposição. Ele estudou não pode se comportar como alguns comaradas.
      Gosto420 hEditado
      Lenon Arnaldo Ele não consegue, quem na sua óptica consegue, o fujão.
      Gosto21 h
      Jaime Jose Chambule Em moçambique ja não existe outros partidos com capacidade de governar Lenon?
      Gosto21 hEditado
      Eddy Waku Lombëla Ele não estudou apenas so fez mecânica básica
      Gosto20 h
      Lenon Arnaldo Jaime Jose Chambule neste momento tenho sérias dificuldades em encontrar um partido com condições de pegar o Leme. O MDM até dá sinais nesse sentido, mas, falta alguma maturidade.

      A questão não é só chegar ao poder. E depois lá chegar
      Gosto20 h
      Gulumba D. Mutemba Lenon Arnaldo é um anti-democracia.
      Gosto12 h
      Lopes Obadias Viva a Fuga dele.....
      Gosto221 h
      Helder Hugo Viva a PAZ para ver se o devolvemos ao nosso convívio meu prezado. Há há há há há há
      Gosto21 h
      Rogerio Antonio Afinal não foi forçado a refugiar-se para as matas? Lembro-me do próprio Egidio Vaz quando isso aconteceu, até chegou a publicar um texto a tratar deste assunto e hoje esqueceu-se facilmente. Hehehehehehehe!
      Gosto3920 hEditado
      Nico Voabil #Egidio é um vad** politico. Niguem ira lhe satisfazer ele quer apenas ganhar tempo. Quanto maior for o numero de clientes maior é valor a levar pra casa quando o sol erguer-se/ por outra quanto maior for a proposta esse ganha anoite toda. Marstrubar até o patrão ejacular...
      Gosto1120 hEditado
      Jose Goncalves Nassabe Meu irmão Rogerio António, para ser Académico não precisa se intitular, nem basta ter certificados ou diplomas. O ser Académico é aquilo que somos, não o que gostaríamos que fôssemos. Dum simples discurso ou publicação nota-se o perfil do indivíduo. Se calhar nós nem devíamos sofrer em fazer comentários em textos e publicações incongruentes de certas individualidades que logo a prior sabemos o alcance das suas acções.
      Gosto620 hEditado
      Egidio Vaz Nico Voabil, este essencialimso buscou aonde? Entendeu o quero saber?
      Gosto120 h
      Carlos De Sousa Tivir Tem problemas de amnésia
      Gosto120 h
      Egidio Vaz Amnésia eu não tenho. Só não quero vos diagnosticar. Não sou médico.
      Gosto20 h
      Avestino Augusto Fundai Vaz. Esta arasca de popularidade so, um falso activista da sociedade mocambicana
      Gosto220 h
      Nico Voabil Da sua temporalidade #Egidio. Fui endagando sobre a sua essencia( O que seria de você se não fosses o que es?)
      Gosto220 h
      M-du Dulomite O sr dr gosta de protagonismo.
      Gosto17 h
      Egidio Vaz Você chegou tarde. Eu sou protagonista. Não gosto de protagonismo. O senhor, com este seu comentário é que gosta de protagonismo. Porque, provavelmente vem do.....
      Gosto17 h
      M-du Dulomite "protagonista" hehehehege
      Gosto16 h
      Tamires Rachide Pra mim não ha paz.triste triste
      Gosto21 h
      Mario Carlos Tete Esse esta debilitado,devia é vir cá apanhar um bom vinho e lazanha,até um cozido de bacalhau assim como esta devia render ao povo.fui! viva a paz
      Gosto120 h
      Cleto Goncalves Rogerio Antonio o Egidio Vaz se esqueceu...e não percebo como um historiador k sabes dos Nhamuzimba Mutota, dos Nhanhewe Matopes ou dos Capraziness nos anos 1400 hoje se esquece do evento de 2015.... e não foi apenas um.ataque foram tantos.... Se ser analista ou académico equivale a esquizofrenia então prefiro a malária e continuar a ver os ataques de Zimpinga como se fosse ontem....
      Bem bem o Egidio já falou tanta coisa provavelmente deixando espaços para k outros pensadores se exprimam
      Gosto2220 hEditado
      Rogerio Antonio Eu até chego a pensar que os hackers envandiram a conta do mano E.V, porque não estou a reconhecer-lhe, lembro-me como se fosse ontem, quando ele teria feito um post a criticar seriamente os autores da embuscada feita ao líder da Renamo. Enfim, esses são os novos ventos!
      Gosto1220 hEditado
      Pablo Osvaldo Osvaldo O E.V chama hoje de acidente
      Gosto120 h
      Egidio Vaz Esqueci-me? Manuel Araújo sofreu atentado e diretamente foi dito que merecia um tiro na cabeça. Fugiu para onde? José Jaime Macuane foi baleado. Fugiu para onde? A Ivone Soares foi ameaçada se morte, fugiu para onde? Tantos outros inclusive eu. Vamos fugir para onde? Ao tentarem justificar as vossas posições pensem que outros, tantos, não têm para onde fugir. Morrem tentando encontrar o seu lado positivo da vida.
      Gosto220 h
      Rogerio Antonio Egidio Vaz, este seu comentário é hilariante, com que então essas todas pessoas que mencionou estão a ser perseguidas pelas FDS?
      Gosto420 hEditado
      Egidio Vaz Só é perseguido pelas FDS quem estiver armado.
      Gosto220 h
      Egidio Vaz Hilariante é palavra muito pesada. Não posso retribuir. Mas peço que explore até o fundo o seu argumento sem fugir da lógica. Vai ver.
      Gosto120 h
      Rogerio Antonio Então estamos a voltar para o primeiro ponto. Ele refugia-se porque um grupo armado teria atacado a sua caravana em Gondola. E, quando o homem saiu da mata, pensando-se que iria ter um encontro com o chefe do estado, voltam a cercar a sua casa na Beira com todo tipo de armamento. Acha que ele deveria fazer o quê, continuar cercado com todo material bélico? É isso mesmo?
      Gosto1120 h
      Nelson Rosario Meus caros, o Egídio Vaz foi infeliz e incoerente. Todos esses que ele menciona não fogem porque não têm alternativa. Aliás, penso até que a expressão "foge" não é apropriada, ele está a defender-se onde não possa ser esquartejado. Ele escondeu-se e luta pela sua vida e de todos nós.
      Gosto920 hEditado
      Genki Desu Egidio Vaz reconhecer que foste infeliz neste post te tornara mui forte. Tu perdeste a oportunidade de estar calado mas nao o fizeste. Os outros incluindo a ti nao sao a quebra cabexa para o regime do dia. O problema da frelimo nao eh a renamo nem uma outra entidade, eh DHL.
      Gosto520 h
      Abel Zico Hehehe volt faces... Os esquadrões da morte matam pessoas armadas? Hoje so são perseguidos pelas FDS quem estiver armado? E é ridiculo como uma pessoa que aparenta ser inteligente compara Dlhakama ao Macuane, Ivone Soares, etc. Egidio Vaz acha mesmo qu...Ver mais
      Gosto1420 h
      Kamal Sabino Jose Está muito indiferente o Sr Egidio Vaz nós últimos dias.foi ameaçado de morte possívelmente anda armado também.
      Gosto120 h
      Gosto20 h
      Egidio Vaz Eu gosto de vos ver a defender o vosso líder. Isto é bom. Aproveitem as minhas provocações para afinarem os argumentos. Há pessoas que querem perceber bem porque devem ser membros da Renamo. Certifiquem que o que estão a dizer faz sentido e se pode de facto convencer alguém a mudar de opinião.
      Gosto120 hEditado
      Genki Desu Kkkkkk.. agora percebo que calado es um poeta, continue com o teu trabalho…
      Gosto220 h
      Abdul Jabaru lider ??? qual ???? as troca txintxa .???? kiiikikikiki
      Gosto220 h
      Nelson Rosario Afinal o Egídio corrobora com a ideia de que "quem não está connosco está contra nós ". O que te faz pensar que quem concorda com a luta pela liberdade é da Renamo? Triste! Agora percebo o porquê.
      Gosto319 h
      Egidio Vaz Nelson, empurraram-me para a Frelimo. E os que defendem indivíduos sem saber bem, sem conhecer bem as entranhas das coisas é fanático.
      Gosto119 h
      Abdul Jabaru Egidio Vaz , empurrado para onde ??? para o partido ???
      Gosto19 h
      Abdul Jabaru Egidio Vaz empurrado ???? por quem ??????
      Gosto19 h
      Julio Lacitela Money talks - diria o ingles.
      Gosto19 h
      Beleza Jay-ar Jr. Egidio Vaz hehehehehe, passei só para 👀👀👀👀👀👀. Quem te viu, quem te vê. Até parece que a página foi invadida por hackers. Meu irmão mais novo diria esse é um "Troca Txintxa". 

      Não sei quais as motivações da mudança, mas desejo força nessa nova caminhada. 


      🙄🙄🙄🙄🙄
      Gosto18 h
      Manasseis Nhachungue Simplesmente triste!
      Gosto6 h
      Homer Wolf E tem graça que alguem aqui até (nos disse que) votou nele... eh eh eh
      Gosto2120 hEditado
      Eddy Waku Lombëla Sim disse ele que o voto dele foi para o líder Paz
      Gosto120 h
      Salvado Novela Preparando uma possível ascensão a um cargo políticou. O que agente não faz para por cavia na mensa. Depois de tantos anos a passar refeições no tangará, self e etc...
      Gosto420 h
      Egidio Vaz Eu votei nele. Sabe porquê? Eu expliquei. Não me lembro ter votado pela guerra. O Homer Wolf sabe perfeitamente o que me separa de Dhlakama. É guerra e desorganização do seu partido. E conhece perfeitamente o teor das minhas críticas a este partido da mesma forma que conhece o teor da minha critica à Frelimo. Atrapalhe os outros. Eu estou claro no que estou a pensar.
      Gosto220 h
      Homer Wolf Mas quais foram as mudanças de fundo operada no interior de Renamo de Outubro de 2014 a esta parte, que te levaram a dar essa cabalhota de 180 graus? 
      Se em Oct. 14 confiavas cegamente o teu voto à Renamo, o que houve de tão negativamente marcante para virares o disco?... só para ver se eu percebo...


      (Acho que ambos estamos de acordo que a guerra-guerra começa quando alguem dá o primeiro tiro - que nem Chipas....)
      Gosto419 hEditado
      Egidio Vaz Guerra. Foi a Renamo que iniciou a guerra.
      Gosto19 h
      Adriana Dos Santos Qualquer um que sofre ataque, a tendência sempre é de fugir e se esconder só e mais nada.
      Gosto219 h
      Homer Wolf Bem... nem vou discutir isso de quem começou a "guerra efectiva"!
      Mas voltando à questão da desorganização, eu até acho que (de Outubro de 2014 a esta parte) a Frelimo é quem tem estado a demonstrar um nível de desorganização de bradar aos céus - ora é
      bicefalia, ora é Guebas que náo quer sair, ora é Chpande, ora é Talapa, ora sáo alas, ora é Luisa Diogo que já náo pode falar.... tsc
      Já a Renamo (partido) está aí, sem fazer ondas, nas calmas... eh eh eh
      Gosto619 hEditado
      Egidio Vaz Kkkkk
      Gosto19 h
      Rogerio Antonio Homer Wolf kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Gosto118 h
      Rogerio Antonio Mano Egidio Vaz, não estou a entender bem essa parte de ter sido a Renamo que começou com a Guerra. Porque não minha forma de ver, iniciar a Guerra pressupõe disparar. Ou está a referir-se a Guerra das Palavras? Pelas informações que disponho, o braço armado da Frelimo é que teria começado com a Guerra. Podes explicar melhor esse seu ponto de vista? Se possível podes desenhar…
      Gosto18 hEditado
      Egidio Vaz A Frelimo não tem forças armadas. A Frelimo influencia as FDS através da sua práxis. Quando a Renamo ganhar também fará o mesmo. A sua filosofia não é sustentável. Estou cansado, pessoalmente, de comer peixe podre.
      Gosto18 h
      Star Neves Egidio Vaz gosta de protagonismo, ultimamente tem se revelado incoerente.
      Gosto218 h
      Egidio Vaz Se eu ou o senhor andar armado será perseguido pelos homens armados do estado para o desarmar. Atenção, estou a falar no mero cômputo teórico. É preciso racionalizar as vezes. Quando e sempre que eu defendi algumas ideias de Dhlakama porque elas estavam certas. Até quando votei nele. Mas quando foi para o mato estragou tudo. A sua decisão não é replicável, sabe porquê? Porque não é possível. Você não é capaz de fazer do que Dhlakama faz, de doutrina, do tipo, sempre que alguém sofrer ameaças de morte deve refugiar-se para as matas e iniciar a guerra. Você sabe quantas vezes Daviz Simango sofreu antenados concretos? Seis, nas minhas contas. E sabe quem salvou? FIR. Sabe porquê FIR salvou? Porque o Estado tem a certeza que ele é um homem civil. Bolas, Dhlakama é um político armado meu. Não se deve exigir do estado a serenidade com que é tratado Daviz ou Manuel Araújo. Se quiser entender vai.
      Gosto18 hEditado
      Rogerio Antonio Ok, mesmo insistindo que a Frelimo não tem forças armadas, deixemos esse ponto de lado. Voltando ao assunto em debate, porque dizes que a Renamo é que começou com guerra? Quero entender melhor este seu raciocínio.
      Gosto118 h
      Homer Wolf FIR salvou vida de Daviz 6 vezes?...
      Conta lá bem essa Egídio. Mas salvou já numa de quê? Como? Interceptaram os meliantes... nunca nos foram apresentados. 
      O proprio Daviz tambem fechou-se em copas!... tsc
      Gosto818 h
      Gulumba D. Mutemba O mano Egidio Vaz será o último acadêmico,historiador,intelectual a merecer a minha admiração.
      O que o mano meu ídolo está a escrever nos últimos dias me faz perder ar,que em muitos casos prefiro não comentar,limitar a um link,por não saber o que argum
      entar perante a um post que nada tem a ver com o seu raciocínio.
      Ser fã de pessoas "CABEÇAS" da nossa pátria mal amada,é o mesmo que tatuar o nome de uma amante no seu corpo.
      Confesso que já não sei a quem me vou inspirar ,quando as feridas que malta Calton Cadeado,Yaqub causaram nos já estavam a sarar ,o mano meu ÍDOLO vem causar me ferimentos novamente.
      Vocês não são pora mim defensores da Renamo ou de uma outra força política,vocês são defensores do povo.
      O maior problema deste país não é a Renamo,MDM,etc.,o maior calvário do povo moçambicano é a Frelimo. Agora vocês que são tidos como as vozes dos sem vozes passam para o lado dos nossos opressores sentimos nos totalmente perdidos.
      Muito bem,são vítimas de ameaças,todos temos direito a vida,dá para entender,mas o certo para não nos ferir os corações nós que vos temos como nossas fontes de inspiração seria o vosso silêncio.
      Quando o mano meu ÍDOLO(Egidio Vaz) diz que votou no Dhlakama e não na guerra tem razão,mas é preciso se lembrar que quando Dhlakama mereceu o seu voto,vinha das matas,o mano até sabia que havia probabilidade de regressar às matas no caso de não haver a transparência no processo eleitoral,mas mesmo assim o mano o votou.

      Ps: Mano peço para evitar fazer comentários em resposta de outros comentários,porque contradizem o que o mano escrevia anteriormente.
      Gosto11 hEditado
      Claudio Nunes Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk depois vao dizer k voce é lambe botas
      Gosto20 h
      Eddy Waku Lombëla .kkkkkk também não sei se vamos dizer viva oquê?porque aquele acordo d Roma foi rasgado em 2013
      Gosto220 h
      Tesoura Júlio Tuboy Kkkkkkk....essa me ganhou. Hathawa gaju. Kkk
      Gosto20 h
      Amancio Sergio Senderriane Tem motivos para estar desaparecido !!! 4 de Outubro está desactivado. Where is that peace ????
      Gosto20 h
      Imtiaz Vala Celebraram desta forma a paz hoje nas banda's de Santhugira!Depois grita Democracia e amor pelo povo!Demencia...

      Foto de Imtiaz Vala.
      Gosto120 h
      Alito Gujamo OLHA ROGERIO ANTONIO! É so hoje que descobriste que Egideo está cheio de paradoxos?
      Gosto620 h
      Custodia Stela Cuambe Apenas tou partilhando

      Foto de Custodia Stela Cuambe.
      Gosto1320 h
      Evaristo Cumbane Cada homem tem a sua história na face da terra. A gente nao deixa de fugir porque o A ou B nao fugiram por causa de atentados similares...Essa tese nao pega. Somos diferentes...e sempre seremos.
      Gosto220 h
      Zeca Becane Felisberto Sibia Egidio Vaz fazendo história do mesmo modo que o regime fez. Se ontem dizia que Dlakama foi empurrado para as matas, hoje ele pergunta onde está o homem que assinou os acordos.

      Bom em Moz e sempre assim. Vou a Somália e volto já já
      Gosto1320 h
      Luis Nhachote Seja intelectualmente honesto irmão: quantos AGP ele esteve por aqui? Quando fugiu e porque?! Dia 25 de setembro, isto eh nas vésperas do última vez meio livres tentaram lhe matar com nossos impostos
      Gosto2420 h
      Mario Fiosse Boa reflexão, Sr. luis!
      Gosto20 h
      Adriana Dos Santos Kkkkkkkkk....... com os nossos impostos
      Gosto19 h
      Daerbas Trindade Concordo plenamente com o Luís Luis Nhachote. Está faltar honestidade ao nosso historiador
      Gosto18 h
      Arlindo Francisco João João Te respeito muito, mas aqui foste infeliz.
      Gosto320 h
      José de Matos Afinal nao estao a falar de Joaquim Chissano ? Ele teve parte activa nas celebraçoes de hoje? Nao foi ele que assinou o tal Acordo da nossa discordia ?
      Gosto920 h
      Gosto120 h
      Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Fugiu ou afugentaram-lhe? Jogo de esconde, esconde. Mas ha aqui um equivoco relevante: Alguem vem e me bate, saio. Depois me persegue e de novo me bate. Vem em minha casa, ainda me bate. Solucao: Escondo me, na vinda ao vir me bater, lhe bato muiiiìto. Eu bato bem quando estou escondido. Lamentavel neste Mocambique.
      Gosto820 h
      Egidio Vaz Estas narrativas parecem fáceis. Tentem pensar um pouco mais. Se fosse exatamente como pensam ele não teria se refugiado lá. Pensem, pensem, pensem. Aquele não é qualquer mortal. É homem com soldados e muitas munições. Quando escrevem da forma como escrevem, omitem muita coisa. Pensem.
      Gosto220 h
      Vasco Bento Jose Quando lhe votou não sabia que ele tem militares e munições!? 
      Me parece que o tal de Dhlakama tem militares e munições desde que ele fugiu da FRELIMO e nunca deixou de ser o que é!!!
      Gosto418 hEditado
      Arlindo Francisco João João Eu ainda insisto, nesste post foste infeliz.
      Gosto119 h
      Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Nkulu. Alguem me disse que melhor evitar provocar um "maluco", por que no julgamento o Juíz te condenara. Quando se junta factos de Amatongas, Zimpinga e Beira, distingue-se o causador da "amarga" PAZ.
      Gosto419 h
      Mussa Albino Viva orgulhol
      Gosto20 h
      Sol Macie Talvez acordos de "assassinatura" da paz! Ntlha
      Gosto20 h
      Egidio Vaz Comemoramos a assinatura dos acordos. Kkkkkk
      Gosto120 h
      Sol Macie Kkkkkkkkk epa!! Nada neh!!
      Gosto20 h
      Noe Jose Penete Jr. Eis a questão.
      Gosto20 h
      Novo Combatente De Moz Antes da dar nomes feios aos membros da Renamo e seu lider, devemos saber qual foi o acordo? Tenho a certeza que muitos ainda nao leram incluindo alguns academicos. O Prof. Dr. Lourenco do Rosario ja disse que as revindicacoes da Renamo sao legitimas e so perde razao quando recorre a armas.
      Gosto120 h
      Vernisto Adelino Boa pergunta Ilustre Egidio Vaz.
      Gosto20 h
      Novo Combatente De Moz A intolerancia politica, a recusa em aceitar as diferencas, em aceitar que eh possivel fazer-se alternancia politica conduziu-nos a mais uma guerra que era evitavel.
      Gosto120 h
      Sura Rebelo Queremos conciliação. Somos todos moçambicanos de gema
      Gosto19 h
      Blessed Paulo Simbe Um post infelizmente insano...! Forcaram-lhe a desaparecer isso sim...!
      Gosto319 h
      Sousa Jamba havera de certeza outro acordo....outra data, e ai....teremos 2 feriados ?
      Gosto119 h
      Egidio Vaz Kkkk
      Gosto19 h
      Nelson Junior ......e eles assinaram os acordos mas nao cumpriram o que se tinha estabelecido-e com malandrices e manhas pensavam que enganariam o outro.....o outro eh mais malandro e manhoso....Que gente e que Pais!!!!...
      Gosto19 h
      Mozolande Languitone Viva a crise.......
      Gosto19 h
      Março Yakuzaa Mainote Pacta Sunt Servanda. O acordado deve ser pontualmente cumprido!
      Gosto19 h
      Ematum Falido Doente mental dono do post! Não coaduna aos ideais de um narrador dos acontecimentos. Caiu a sua máscara Egídio Vaz não eis nenhum historiador...
      Gosto319 hEditado
      Falk Eugenio Hehehehe....,!
      Gosto19 h
      Antonio A. S. Kawaria Caro Egidio Vaz não acredito que tenhas sido tu a escrever isto. Preciso de rever o que escreveste quando Dhlakama foi atacado em Manica e na Beira.
      Gosto919 h
      Jojoch Filha Reina o espírito Matsangaisas.
      Gosto19 h
      Domingos Guiamba Sr Egídio Vaz,eu digo viva o povo moçambicano!
      Os regimes políticos surgem com os seus própositos,belicistas,democráticos,golpistas,etc,etc,etc,e as vezes,o povo tem que pagar um preço muito alto com o seu bolso e até com seu próprio sangue para que es
      ses regimes logrem os seus intentos.Em algumas décadas ou séculos os mesmos regimes podem se extinguir mas fica o povo.
      O povo sempre é verdadeiro e até diria puro e sensato.
      O que o povo vive é reflexo das manobras políticas dos governantes.
      VIVA O POVO MOÇAMBICANO
      Gosto219 h
      Zacarias Matope Matope Acredito que o Vaz escreveu isso para nos ouvir.
      O Vaz sabe bem mesmo o que aconteceu em Zimpinga se fosse você acredito que neste momento estaria no Malawi fingindo.
      Gosto519 h
      Jorge Antonio Calane Kito Percebo que Tas revoltado!!

      E não Tas só nessa!!

      O dia de hoje não passa de uma fantochada pra aquilo que é a nossa realidade!!
      Gosto19 h
      Francisco De Assis Cossa Devem ressuscitar este pombo.

      Foto de Francisco De Assis Cossa.
      Gosto19 h
      Manuel Juliao Vilanculo Viva a guerra.
      Gosto119 h
      Brigido Muhosse O post só é "bom" quando vai de encontro aos nossos pontos de vista e quando contraria o que achamos " correcto", é " infelíz"!! Aonde está a tolerância?! Como exigir dos outros o que nós mesmo não conseguimos fazer?!#CelebrandoApaz
      Gosto19 hEditado
      Lucy Machava Foi o Dr. Egidio que publicou isso? Ja nao o reconheco
      Gosto119 h
      Oscar Pereira Sempre teve uma capa vermelha, so nos e k nao sabiamos
      Gosto14 h
      Alito Gujamo MEU amigo Brigido Muhosse! Tolerancia não é igual a obediencia cega. Tolerancia é o reconhecimento da coerencia do pensamento alheio. Pelomenos eu critiquei a incoerencia do pensamento. Ate que podes mentir, mas nentir com coerencia.
      Gosto118 h
      William Malandeira Os dois desapareceram
      Gosto18 h
      Fernando Veloso Estás mesmo com discurso de esfomeado ah Egídio Vaz...
      Gosto618 h
      Egidio Vaz Posso manter o seu comentário ou posso apaga-lo. Mas antes quero avisa-lo que sei insultar também. Somos os dois subprodutos da mesma cultura. Vai continuar assim?
      Gosto218 h
      Fernando Veloso Não estou a insultar. Estou embasbacado
      Gosto218 h
      Egidio Vaz Está. Nutro um irrevogável respeito por si. Estou a protestar.
      Gosto118 h
      Fernando Veloso Egidio Vaz não concebo a consideração sem franqueza. Não tive nem tenho intenção de "insultar"... Apenas me move a surpresa que obviamente me embasbacou.
      Gosto317 h
      Egidio Vaz Estou a ser franco. Deve estar a confundir opinião com compreensão. Fernando Veloso deve compreender a minha opinião. Só isso não lhe cabe fazer juízos de valor.
      Gosto117 h
      Cleto Goncalves Bela gestão de emoção ohhh Egidio Vaz. Well done. Entre a Acção e Reação existe o maior problema, a emoção.... controla lo é uma dádiva
      Gosto115 h
      Boa Favorito Lambebotaaaaaaaaaaa isso poxo chamar
      Gosto18 h
      Egidio Vaz Pois é. A violência é a arma dos fracos. Este espaço é para partilhar ideias. Onde está a tua? Oco
      Gosto18 h
      Boa Favorito Na terceira classe aprendi o cadavento e pensei k se trata se de aulas simple, agora me lembro k ha pessoas k parecem como cadavento
      Gosto118 h
      Egidio Vaz Cata-vento. É assim como se escreve.
      Gosto218 h
      Boa Favorito Obrigado
      Gosto18 h
      Xidakua Francisco sera armas dos fracos......................................
      Gosto18 h
      Anidia Tacaiana Será que não interpretaram mal ? Assinou acordos de Paz e (a Paz) desapareceu de novo...... Não será isso?
      Gosto118 h
      Nelson Junior Caros meus, qualquer Pais do mundo governado por malandrinhos que pensam de serem super humanos e super inteligentes , esse Pais acaba na miseria e numa constante e continua confusao...estes frelimistas quando entraram em Mocambique, dizian eles que so eles e so eles eram os farois da Nacao..,A bala lhes caiu pela culatra...Estes frelimistas um dia eram refugiados( por razoes justas)...e hoje, infelizmente criaram outros milhares e milhares de refugiados...e nem se preocupam deles...shame and shame of them
      Gosto218 h
      Nelson Junior Ps!...As organizacoes financeiras internacionais nao confiam na frelimo....a maioria ( quase todos eles) dos paises democraticos do Ocidente nao confia na Frelimo,as grandes instituicoes religiosas mundiais nao confia na frelimo e acima de quase todo o centro e o norte( 2/3 do Pais) nao confiam na frelimo, mesmo assim, estes senhores ainda continuam a ser arrogantes....francamente, camaradas!
      Gosto118 h
      Lucia Jose Machaeieie Tens toda razão
      Gosto18 h
      Jose Chirruco Viva nada. Vai o 4 acordo. Campeão em acordos De guerra
      Gosto17 h
      Atumane Muenhe Muenhe Veja a esperteza onde foi deixar o país!
      Gosto117 h
      Nelson Junior O que esta acontecer hoje em Mocambique era muito muito muito prevesivil.....kkkkkkkkkkkk!..bem eu me recordo nos anos meados dos anos 70-pra ser mais preciso la no ano de 1976, muitos muitos jovens que estudavam nos liceus eram criticos a Frelimo...e em muitas reunioes, comicios vinham chamando a atencao de nao criar lideres lambebotas ou oportunistas...infelizmente,a maioria desses jovens acabaram nos campos de concentracao( alguns sendo devorados por leoes) outros pararm nas prisoes da snasp onde sofreram grandes torturad tais como choques electricos nos penis e nas vaginas...e uns poucos- os que tiveram a sorte, abandonaram o Pais....A situacao actual mocambicana eh o resultado dum passado....Sem homens corajosos nao se faz um Pais-Period!
      Gosto117 h
      Nelson Junior Correcao:...sorry! Leia-se la nos meados dos anos 70-sorry
      Gosto16 h
      Hobety Luys Muhamby Ele refúgiou-se as matas porque o tentaram aniquilar aquando a sua digressão pelas Províncias
      Gosto216 h
      Jordão Bertino Cosme Mpinicamula Quando o Dr lh votou nao sabia do seu passado d k era infectada/armado/bandido? Ja tem outro namorado? Imagine so no dia k est saira da cadeia? Somos todos d moz. Com est tipo de posts, taremos a plantr mais intrigas ness belo pais de crises. 
      DR, CADA
      ...Ver mais
      Gosto216 h
      Teixeira Teté Imprudente
      Gosto14 h
      Mauro Pacule Se quiser ter "problemas" na vida, expresse uma opiniao!
      Gosto114 h
      Edmilson Dos Nicetos Uitissone Mas eu ví com os meus olhos , não sei se estava a sonhar! O Dr. Egídio Vaz declarando-se que votou no Dlakhama e na RENAMO, foi num dos programas do Emerson Miranda na STV. 

      Quem também viu bota um like ai!
      Gosto214 h
      Mauro Pacule Kakakakaka, mudar faz de nós pessoas visionárias. Não condeno o facto de ele(Dr. Egídio Vaz) ter votado no Afonsinho. Nós é que mudamos as nossas opiniões em relação ao que pensamos ontem e hoje para que o amanhã seja aquilo que ansiamos.
      Gosto13 h
      J Edgar Hoover Kkkkkkkk, aqui acho que o tiro saiu pela culatra kkkkkkkk,

      Foto de J Edgar Hoover.
      Gosto13 h
      Armando Nzucule Jr. Aquele Sr. foi obrigado a estar no fomoso "local incerto"! Mas, parece que há quem não se recorda desse facto. Se é amnésia não sei, suspeito que seja má fé.
      Gosto12 h
      Djoka Vamassico Vamos dizer viva , viva, viva o percequido, mas amado e mais votado.
      Gosto8 h
      Heleno Bombe ele não desapareceu foi forcado a desaparecer depois do ataque que sofreu em zimpinga caro Egidio Vaz
      Gosto27 h
      Agnaldo Cornelio Acussaca Cornelio Kkkkkkkkk......viva pais d marrabenta
      Gosto6 h
      Adilson Chicote Mr.Vaz honra o diploma que tens please...tas com comportamento de carangueijo isso saira te caro...O brazileiro diz que "de Boca fechada nao entra mosca"siga xte conselho e melh

Sem comentários: