quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Imagem do Comboio queimado pela Renamo



Egidio Vaz adicionou 2 fotos novas.
8 h
Este é mais um trabalho daqueles democratas.
Em 2018 e 2019 ouviremos acusações de vária ordem inclusive a falta de transporte ligando Tete e Sofala e a falta de desenvolvimento nestas províncias. Virão também dizer que o governo não capta investimento para estas regiões.
Um ferro como este, conseguiram queima-lo!

GostoMostrar mais reações
Comentários
Dércio Tsandzana Democratas? Os verdadeiros democratas não vao gostar de ouvir isso.
Gosto48 h
Simao Benzane Verdade meu caro Egidio Vaz! nessa altura quererao o voto do povo e se nao conseguem saira a mesma cantiga de sempre que houve fraude. Voltando para a parte incerta e de la recomecar as destruicoes enquanto os outros ficam ca em Maputo a conviver com os seus amigos.
Gosto38 h
Cleto Goncalves Mesmo aqules que saquearam biliões irão querer voto
Gosto108 h
Muzila Wagner Nhatsave so nao muda de ideia que nao pensa.
Gosto48 h
Edgar Barroso Warfare. Normal. Querias marchas pacíficas numa condição de guerra?
Gosto128 h
Egidio Vaz Estas a dizer o quê Edgar Barroso?
Gosto8 h
Cleto Goncalves Egidio Vaz enquanto o governo não abrir espaço para as pessoas se reunirem ou chorar de forma livre ..... A desordem e a manifestação baseado em desmandos irá prevalecer...
Repare k membros dp MDM são. Igualmente torturados e não pela renamo....
Gosto78 hEditado
Edgar Barroso Que o país está em guerra (de intensidade significativa, na região onde se deu esse evento retratado na tua foto). Cenas como essas vão continuar a acontecer, infelizmente, enquanto se estiver em estado de guerra. Simples.
Gosto88 h
Cofe Emanuel Vilanculos houve dolo nisso ai não foi acidente, não se justifica so deve condenar
Gosto8 h
Belito Mb Eu acho que Cleto Goncalvescleto esta num curso de terrorismo, ou e um fanatico.
Gosto17 h
Jorge Jone Pessoalmente eu já disse isso várias vezes Edgar Barroso. Guerra tem consequências. Ao invés de se lamentar sobre as consequências da guerra é mais sábio lamentar-se sobre a guerra em si. É normal alguém esperar construção e desenvolvimento em tempo de guerra?
Gosto77 h
Senito Dalas Cadango Falou e disse Jorge Jone
Gosto6 h
Gito Katawala Edgar, two wrongs do not do right! Our friends, mine and yours should be in position to use common sense at this point in time!! Even if the idea is to call for attention, there are bigger things to consider about our political future as a nation!Ver Tradução
Gosto44 h
Lenon Arnaldo Muitos confundem exercício da cidadania, democracia com actos de terrorismo.

Já vi muitas marchas e tentativas de marchas contra o estado e o governo legalmente constituído e nunca vi repudio da parte da dita sociedade ou monitoria da sociedade civil 
aos actos macabros e vis protagonizados pelo braço aramado da Renamo. 

Impiedosos com os erros do governo ou dirigentes da Frelimo mansos e cordiais com actos terroristas da Renamo.

A paciência tem limites.
Gosto58 hEditado
Manuel Domingos J. Cossa Se nao viu é porque não ha necessidade. E se existe essa pretensao da tua parte, vá em frente, marche.
Gosto17 h
Zito Tomas Organize uma marcha mano, ou agora queres equiparar o governo e a Renamo? Tem os dois a mesma responsabilidade perante o cidadão? Esse disco já está riscado djoni Lenon.
Gosto27 h
Lenon Arnaldo Não se compara nada. Cada um com sua responsabilidade, incluindo tu.

A Renamo tem responsabilidade governativa e a Renamo também tem responsabilidade como oposição e moçambicano.


E paleio é falácia que a Renamo não tem responsabilidade
Gosto6 h
Zito Tomas And than. Tu também tens responsabilidades né? Então organize uma marcha contra os ataques da Renamo e os que se identificarem com ela irão participar, e não julgar os que organizam suas marchas. Se tu mesmo disseste que de nada valiam as marchas e agora queres que se organizem marchas.
Gosto26 h
Osvaldo Ossumane Amade Triste quem queimou?
Gosto8 h
Neves Nhavene Os democratas.
Gosto7 h
Osvaldo Ossumane Amade Que democratas? Nao haja ambiguidade falem as coisas com seus nomes
Gosto27 h
Amad Ravia A renamos, os que se intitulam "Pai da democracia".
Gosto3 h
Lenon Arnaldo Não me recordo reclamar uma marcha contra Renamo ou quem quer que seja.

Mas para gente minimamente lúcidas, exigia-se de um comportamento diferente. Repudio meus mentecapta não é marcha.
Gosto1 h
Benjamim F. Malate Não só nossa democracia precisa de tratamento de médicos vindo do planeta marte, todos nós, principalmente os fazedores de opinião que vezes sem conta apresentam incoerências e contradições, até parece que estão num delema com eles próprios ou estão ao serviço de agendas ocultas, mas eu prefiro acreditar que tudo não passa de efeitos dessa crise que estamos à atravessar. 
Nota: triste os ataques aos transportes que ajudam no desenvolvimento do país.
Gosto98 h
Claudio Lombene Democratas.Engraçado .
Gosto8 h
Meque José Meque Nao se pode queimar bens das empresas dos camaradas mas pode-se queimar e matar menbros dos outros partido. Zwa tanga lini? Mundho hano pissuao? Se tiri cu phisana pano passi cu dhenga hava tcha piswi?
Gosto68 h
Edgar Barroso Quais são as provas que o Egídio tem de que foram exactamente os homens da Renamo que fizeram isso? Pode ter sido qualquer um dos lados... contra-inteligência militar também faz isso, principalmente quando urge colocar a opinião pública "do nosso lado" ou "contra eles".
Não gosto358 h
Bitone Viage Sinceramente mano.
Gosto7 h
Edgar Barroso Esse teu comentário já diz tudo sobre a tua razão selectiva.
Gosto97 h
Lourenco Jose Um comentario diferente desse dai seria de estranhar
Gosto27 h
Bitone Viage Esse tipo de contra-inteligência me é estranha, não lhe parece?
Gosto6 h
Senito Dalas Cadango De facto, ilustre Edgar Barroso, também vejo as coisas sob o teu ponto de vista. Afirmar categoricamente que foi fulano ou Sicrano que cometeu acto "X" ou "Y" em tempos de conflito armado, logo à priori carecendo de provas palpáveis seria de certa forma ser tendencioso e com total ausência de transferência na sua análise. Em tempos de guerra, actividades erradas podem ser tomadas como certas principalmente se for pra manipular a opinião pública
Gosto56 h
Isaias Jaime Massango em tempo de guerra vale tudo para tirar vantagem
Gosto16 h
Ivan Maússe Caro Edgar Barroso, até posso aceitar o teu fio de pensamento, mas cá entre nós, sabemos quem foi o responsável por esse episódio.
Gosto6 h
Augusto De Almeida Edgar Barroso há anos que eu digo ao Chil Emerson David exatamente a mesma coisa. E mais, o maior problema destes momentos de crise política está na CONFIANÇA. Aliás, não é a CONFIANÇA o maior entrave em qualquer tipo de crise (política, financeira, amorosa)? Agora questiono-te, como se sai dum ponto em que não confias nem no governo nem na oposição?
Gosto32 h
Jorge Carlos Cavele Quem é honesto numa guerra?
Gosto28 h
Abílio José Conge O diabo, tsc...
Gosto6 h
Luciano Mapanga Na mosca!
Gosto27 h
Jorge Jone Obrigado por partilhar este grande texto. Um grande Like.
Gosto27 h
Zefanias Augusto Namburete Quer o que é dele, ou melhor dão o que lhe pertence.
Gosto37 hEditado
Eusebio Jose Ja vi imagens na tvs de pessoas a acusarem outro lado de queirar carro e saque,essas imagens nao dzem q sao HAR,todos queimam,saqueam, matam pra confudir a opiniao...
Gosto47 h
Gemeos Parruque É simplesmente, uma vergonha!
Gosto17 h
Jose Chirruco Triste mano
Gosto17 h
Hobety Luys Muhamby Essa gente tem muita coragem para queimar uma maquina dessas. Más qual é a intenção mesmo?
Gosto7 h
Neves Nhavene Estão a se defender kkkkkk
Gosto7 h
Hobety Luys Muhamby É assim como se defendem destruindo comboios?
Gosto7 h
Onesimo Muiocha Eh a Renamo que esta contra o povo de Tete
Gosto7 h
Onesimo Muiocha Esta contra aquilo que eh o Desenvolvimento, a Renamo eh aquilo que todos nos sabemos, assassina e sabotadora, democracia e vontade de chegar ao poder com base em pressao das armas nao eh democracia mas sim ditadura.
Gosto27 h
Benjamim F. Malate Esta é a imagem que circula dando conta da cratera feita pelos homens armados da Renamo na Estrada Nacional Número 7 (EN7), na zona de Boco-Boco, posto administrativo de Honde, distrito de Báruè, na província de Manica.
Não quero discutir o acto em si 
mas um pormenor técnico.

ONDE ESTÁ O ENTULHO?
Para além do "corte" ter sido bem feito, o seu tamanho e profundidade sugerem o uso de maquinaria pesada e não picaretas e machados ou enxadas.

Também importa referir que nesta zona, encontram-se empresas mineiras detidas pelos senhores da Renamo e também pelos senhores da Frelimo. O acesso aos mercados ou a sabotagem podem também justificar esta "zangada de comadres". 

Mas sem perdermos o foco da questão, quem está interessado pelo entulho? Onde ele está? Isto mais parece-me com aquelas atividades "normais" do que com actos furtivos e meramente de sabotagem.
By: Egidio Vaz
Gosto97 h
Issufo Issufo O investimento em armamento para eliminar a Renamo e o seu lider daria para comprar quantas máquinas dessas? Isso sem somar as dívidas ocultas...
Gosto57 hEditado
Lyndo A. Mondlane Tsc.. É alguns lhes dao confianca q podem resolver seus problemas..
Gosto7 h
Mendes Mutenda Acabamos tempo em debater "coerência e incoerências" deste post, mas o facto está aí: mais milhões de dólares, que precisamos, queimados. Outros moçambicanos podem ao andar do tempo alguns irão ao desemprego por falta de trabalho, enfim... Vamos apelar a consciência. Actos de violência não nos levam a lado nenhum
Gosto47 h
Remane Abudo Quando passando nos acompanha e nos esquecemos
Gosto7 h
Novo Combatente De Moz Mocambique precisa de um Governo sem uma historia de guerra para fazer inclusao e governar com justica os Mocambicanos.
Gosto16 h
André Mahanzule O maior azar de Moçambique é Afonso Ndlakama.
Gosto6 h
Nelson Junior Nao eh caracter meu de apontar dedos, evidentemente quem queimou essa maquina prejudica o povo...e aqui levanta-se a famosa pergunta: onde estao as ditas forcas armadas de defesa e seguranca pra proteger as infra-estruturas economicas??????.....e,nao so, estes queimam as maquinas, e os outros com instituicoes bancarias corruptas tiram do Pais milhoes e milhoes de dolares pra o estrangeiro em contas secretas...qual dos dois nao prejudica o povo?....senhores, uns fazem coisas visiveis, outros, mais malandros fazem o pior em silencio...o resultado eh o mesmo: prejudicam o simples povo...............
Gosto66 h
Gosto6 h
Nelson Junior Ps!....repito, cuidado em nao cairmos em Confirmation Bias.....
Gosto6 h
Gosto6 h
Novo Combatente De Moz Nao podemos olhar para a Renamo como unico partido belicista, a Frelimo tambem eh um movimento armado desde 1975 a diferenca entre os HAR e as FDS eh que uns sao formais e outros informais. As FDS ja deixaram de ser orgulho nacional porque estao partidarizadas. A Frelimo e a Renamo devem libertarem-se das amaras belicistas e juntarem-se ao MDM no jogo democratico de forma limpa e sem armas. A guerra eh desenvolvimento da mentalidade selvagem, o que se fez em anos pode destruir em apenas um segundo. A politica do seculo XXI faz-se pelos livros e nao pelas armas.
Gosto46 h
Valdemar Usta Caro compatriota, faço lhe a seguinte pergunta: Destes anos todos, após a independencia e sem conflitos ou guerras, a opção predileta do regime no poder foi a de violencias, intimidações, arrogancia e vários tipos de abusos. Será que, com o desarmamento da Renamo, está Frelimo mudará as suas atitudes, do inconveniente para o conveniente? Com as suas mentes formatadas para serem eternos "Donos do Poder" por mim, pelo que vejo e acompanho, tenho grandes dúvidas que estas mentes monstruosas, se tornem pacíficas, de dia pra noite!?! Abraços
Gosto25 h
Egidio Vaz Assim estão a tentar provar que eu sou incoerente ou que os homens armados da Renamo não queimaram estas máquinas!? Qual e o debate aqui?
Gosto16 h
Lukuekue Amani A questao passa necessariamente em saber quem realmente as queimou. o senhor ouviu dizerem e nao tem provas do que cimenta aqui. por isso conforme escreveu, o senhor apenas exterioriza os seus sentimentos com relacao a sua interpretacao sobre a desgraca que o pais enfrenta. #pode ser ou nao#. entao cada um interpreta da sua maneira ate que numca se prove (como e de custume em Mocambique).
Gosto4 hEditado
Imtiaz Vala Doa a quem doer a verdade que a RENAMO nao possui algo de patriotismo e nem de construtivo!A RENAMO foi concebida para matar,destruir e nem sabem o que eh Democracia!RENAMO eh uma autentica maquina de terror,destruicao!Lamentavelmente produziram uma falacia democratica e ate hoje nao conseguem justificar!Cada dia possuem causas novas,uma autentica demencia jamais vista na historia da humanidade!Loucura total que estamos a assistir!
Gosto86 h
Nelson Junior Carissimo Egidio,nao se zangue por favor, o debate eh analizar todos os prejuizos causados da renamo e tambem da frelimo....
Gosto46 h
Vitorino David DE FACTO
Gosto6 h
El Padrinho Eu reitero que o governo não capta investimentos, esqueceu e está nem ai para do Niassa, caro Egidio. Por isso é que temos aquela provincia, cuja capital nem para vila serve. Muitos dos meus manos com que converso, quando vou pra ali, apoiam o projecto das autarquias provinciais, porque acreditam que com a autonomia, Niassa experimentarà outros ares. Quanto aos que queimam comboios, que o diabo os carregue.
Gosto26 hEditado
Madudo Chaguala Estou cansado destas noticias, desta merda de guerra, estou cansado de reportagens de guerras, estou cansado de comentarios belicistas e acusacionais.
EU QUERO PAZ, COMIDA, TRABALHO E TODOS FAZERMOS DE MOÇAMBIQUE UM LUGAR PARA TODOS.
Gosto56 h
Abel Vilanculos Meus queridos, enquanto vocês estudarem e se tornarem senhores doutores de caserna, que não conseguem apontar o erro só porque vestem a mesma camisola, vossos conhecimentos, não passarão de papel! A Renamo mata sim, A Renamo pilha sim, A Renamo queima infra-estruturas sim... Agora, se as forças armadas se aproveitam de alguma coisa relacionada, será porque a Renamo, decidiu enveredar pela guerra. A Renamo matou, pilhou durante 16 anos e quando ela própria, decidiu sentar na mesa e acabar com a guerra, NUNCA MAIS OUVIMOS QUE ALGUEM PILHOU, MATOU, ROUBOU, NESTE PAÍS, por mais de VINTE ANOS.
Gosto46 h
Helio Ribeiro Mais um retardado na soma das contas.Não tem vergonha!!!!?
Não gosto15 h
Gosto16 h
Abel Vilanculos ja mencionei, leia o que eu escrevi..
Gosto6 h
Egidio Vaz Que provas. São bonecos estes ai/
Gosto6 h
Celso Guirimone Provas de que forram homes que dizes serem
Gosto16 h
Tesoura Júlio Tuboy Egidio Vaz , eu penso que foi desta vez que o senhor perdeu a oportunidade do uso da palavra #democrata.
Infelizmente estãs a dar um golpe duro aos democratas. O que eu saiba, democrtatas como eu, nunca pautaram por este tipo de actos. Mas ainda vai a tempo de mudar a palavra.
Gosto6 h
Abel Vilanculos Esse cabrito de que estão a procura encima de uma árvore, JAMAIS EINCONTRARÃO.
Gosto35 h
Egidio Vaz Kkkkk
Gosto15 h
Ricardo Manuel E. V. é de lastimar as atitudes desse partido que destroi bens que servem ao desenvolvimento de Mocambique
Gosto5 h
Celso Guirimone Ivan Maússe, o quê te leva a pensar assim?
Gosto5 h
Abel Zico Na guerra tudo vale, ate cometer actos macabros para diabolizar o inimigo. Parece que o caro Egidio Vaz não viveu nem sentiu a guerra dos 16 anos. Eu Vivi, senti e me doi até hoje. Muitos actos atribuidos à Renamo na altura foram na verdade protagonizados pelas forças governamentais, muitos e muitos. Na minha zona são incontaveis as vitimas humanas e materias dessa jogada de culpabilização. Portanto, como um suposto pesquisador era prudente que o Dr. Vaz tivesse cuidado ao pegar em imagens dessas e mostra-las com afirmações. Quem prova que são homens da Renamo? A Renamo reveindicou o acto? Não estou a dizer que é algo correcto essa acção, mas é menos correcto ainda essa campanha nojenta que não nos leva a lado nenhum. O autor desse post, na qualidade de académico que pode ser, devia estar a incentivar aqui debates de ideias de como sairmos dessa enrascada em que os politicos, dos dois lados, frelimo e Renamo, nos meteram, e não vir com posts de afirmações irresponsaveis. A Frelimo faz e fará tudo para desacreditar a Renamo, ate talvz matar e destruir em nome dela, para no fim das contas sair de cara lavada mesmo com toda robalheira e desgraça que está também protagonizando. Não nos enganemos aqui...
Gosto125 hEditado
Domingos Gundana Primeiro a forma como o EV resolver entrar para o campo já persi anuncia essa tal de contra-inteligencia, afinal contar histórias que não precisam de narradores secundários faz parte do saber desinformar. Apesar de ser seu direito do uso da palavra e do gozo dessa liberdade de expressão que se diga de passagem custou vidas, acho que está se delirando demais com mera propoganda barata. Em conflitos que quero acreditar apesar de ter feito a história acredito que encontrou a cadeira que trata dessa matéria, então te lembres que não estás a enganar a ninguém mais sim a fazer exactamente o que os regimes ditatoriais ou caducos gostam e até financiam. Espero lhe ver a substituir alguém na acessória presidencial. Mas a verdade não reside no que nos trás aqui, mas sim o que se vive na terra onde não estás. Força ai, mas que amanhã a verdade te questionar vai, pois não conheço desde dos tempos uma guerra que construiu.
Gosto25 h
Egidio Vaz Não entendi este palavreado todo. Mostrei máquinas paralisadas, queimadas pelos seus homens armados. Fui directo ao ponto. Onde está o seu ponto Domingos Gundana? Os seus homens estão agredir o estado. Sempre disse isso. E eu sou contra a guerra. Quem está a fazer a guerra não é o estado. É a Renamo. Por isso que ela está em fuga. E não o contrário. Só isso devia lhe trazer à memória as noções da diplomacia militar e ser comedido em palavras.
Gosto14 h
Egidio Vaz Este é um pais sequestrado à mentira, à narrativas curto-circuitadas, e aí pensamento circular que abraçou fortemente a resignação e à ignorância
Gosto4 h
Zacarias Matope Matope O sr EV quando se lutava para a liberdade de expressão, democracia multipartidária, eu e o senhor estávamos aonde?
Agora estamos aonde? 
E o senhor será um dos presidentes duma das províncias em causa.

Para de enganar agente.
Gosto1 h
Zacarias Matope Matope Dzwinango ndikusaka dzwakudya dzwilekeni dzwa política tomse timafuna kupona mwadydy.
Eddy Waku Lombëla Vakithi, êish mita lumana mahala emquanto nem apanharam se quer um centavo das dívidas. Hée mamani a rhumbo leli niku minta??
Gosto15 h
Eusebio Jaime Quando há ameaça de morte, alguns analistas mudam de discurso por temerem a morte, mas quando o céu acalmar voltam a carga.
Gosto45 h
Egidio Vaz Vale a pena estes do que outros que fogem para o mato e matam seus irmãos e destroem infraestruturas
Gosto15 h
Eusebio Jaime Uns matam irmãos no mato, uns matam irmãos até na cidade do maputo.
Gosto35 h
Egidio Vaz Eusébio, estas a ser circular. Estas apenas a defender-te. Estas a provar que isto é bom. Prove-me que os actos são nobres e eu alio-me a ti
Gosto13 hEditado
Lukuekue Amani certamente Eusebio jaime cada um procura o pao 'a sua maneira....
Gosto4 h
Eusebio Jaime Kkkkkk
Gosto4 h
Gosto3 h
Egidio Vaz Pão, sempre o pão. Então, acham que todos nacionais são famintos e incompetentes, que só através do culambismo podem ter pão. Isto é grave e estranho.
Gosto3 h
Evaristo Cumbane Eu também estou contra as matanças que ocorrem na cidade e no mato. Todos morrem a mesma morte...mas poucos criticam as mortes nas cidades...mortes com recurso a arma de fogo, fome, doença, nudez, pobreza...em fim. O nosso país está perdido
Gosto3 h
Lukuekue Amani nao e' para menos sr. Vaz, acontece que todos nacionais ( Mocambicanos) estao conscientes do estado do pais, e' verdade que boa parte pode nao entender essas variacoes (detalhes economicos: inflacao, depreciacao, balanca de pagamentos desfavoravel e por ai fora) no entanto bem sabem bem que se algumas pessoas que sempre fazem, deixassem de fazer certas coisas ( que melhor do que muitos, entendes) esse comboio nem nao seria queimado, se calhar...
Gosto3 hEditado
Lukuekue Amani Nesta publicacao o que esta em causa nao e o comboio queimado, sim a maneira como o sr. imputa a respnsabilidade e coloca o juizo e em forma de gozo. como temos assistido na Assembleia da Republica... acaba soando mais a amrginalizacao de um certo partido do que propriamente o bem ( comboio) perdido.
Gosto12 h
Egidio Vaz Isto deve envergonhar a qualquer um. Não é isto que esta na mesa das negociações
Gosto24 hEditado
Lukuekue Amani nao e bom quando bens publicos sao destruidos. mas o problema maior nao e a destruicao dos mesmos, e' sim a causa do conflito que mal gerido e por fim resulta nisso.
Gosto4 h
Lukuekue Amani sr. Vaz na sua cozinha houver uma falha na canalizacao de agua e gota a gota esta jorar ate que o chao da mesma fique alagado ou alguns bens se estragarem por conta disso, e perca de tempo choramingar pelos bens ou pelo chao alagado. vai mesmo contratar um canalizador e concertar a tubagem ( a fonte do problema).
Gosto33 h
Nacer Choy Lamentável está atitude. Ñ esperava que a Ren fosse até este nível. Muito triste. Repúdio e condeno.
Gosto4 h
Felismino Santos Santos Por causa do dinheiro Judas Iscariote vendeu Jesus Cristo em conluiu com os Fariseus & Companhia; não nos admiremos de certos posicionamento aqui, a moda de carangueijo assim vai a nossa camada intelectual
Gosto14 h
Samuel Chacate Sabotagem Vaz será k precisamos de chegar a estes níveis mesmo
Gosto4 h
Felismino Santos Santos Uns perdem oportunidade de narrar a real crise que o país atravessa nao porque nao saibam mas razoes ocultas como as dividas tambem ocultas porque em Moçambique tudo éoculto começando pelas verdades, dividas, resultados eleitorais, editais, sequestros, assassinatos de pessoas com o pensar diferente, o que nao éoculto sao as propagandas baratas e infundadas difundidas RM, TVM e orgaos que nao servem ao Moçambicano
Gosto44 h
Caula Manuel É triste. Esta guerra é resultado da ditadura imposta desde a Nachingwea, alguns do sul com o seu REGIONALISMO CAMUFULADO, continuam a querer perpetuar no comando e a renamo tem a maioria centro-norte. Se alguns chefes da frelimo não aceitam descentralizar porque querem continuar a pilhar o centro e norte, então não reclamem quando esses vem queimar. Porque não se gastou o dinheiro da Ematum para construir infra-estruturas na Gorongoza? apoio as populações locais na compra de tractores para os agricultores em vez de armas. O incentivo ao comércio dos excedentes agrários, escoação dos produtos. O povo tem fome, esse povo é que é o sustentáculo da renamo nessas zonas, e aceita quem lhes promete libertar dessa fome. Não sei se o povo iria fazer a guerra com a barriga cheia.
Gosto34 h
Sidonio Pedro Caula Manuel, o seu discurso demonstra que voçe e que sofre de regionalismo, ate nao disfarçado. Poupe-nos!
Filho Do Cinzentinho Azatitudes daqueles deixam a desejar, existem formas melhores de fazer política.
Gosto4 hEditado
Caula Manuel Gostava de saber se houve algum investimento de infraestrutura, água, electricidade, escolas hospitais, casas para os professores-enfermeiros. O que melhorou a condição de vida das pessoas que viviam ou que ainda vivem onde se situavam as anteriores bases da Renamo? Seria uma forma de desincentivar que esses locais fossem de novo o foco onde a guerra volta a estabelecer. Mas escolheram comprar armas, para matar quem abre a boca.
Gosto24 h
Caula Manuel Eu não sei quem é o bandido armado, é o Dlakama que largou a sua casa seus familiares com tudo e foi se refugiar na Gorongoza. Ou é aquele que está no luxo sentado de frente com um comando na mão a mandar os filhos dos outros morrerem nas estradas no mato em nome da soberania inventada por eles. Os filhos deles lá fora a viverem do melhor. Quem é o bandido aqui? Quem está a perseguir quem? e porque? em nome de quem? a constituição é um documento politico, não há nenhuma violação quando o povo quer e os políticos se entendem.
Gosto44 h
Sidonio Pedro Os jovens que o Dlhakama instrumentalisa e sao mortos pelas FDS nao sao filhos dele, sao filhos de camponeses, jovens enganados pelo discurso falacioso do do tal "lidre".
Ramalho Edson Paris Me desculpem qualquer coisa, eu sou apenas eu e sem nenhuma cor partidaria talvez somente simpatia por alguns grupos politicos. ..gostaria de saber com que bases o ilustre Egidio Vaz afirma que a Renamo queimou estas Maquinas? Serà que foram eles, ja vieram a publico assumir o acto? A dias alguêm veio a publico declarar guerra indirectamente afirmando que as FADM nao vao recuar, e pergunto :recuar de Onde para Onde? O que estao a fazer aonde estao? Qtos ja foram raptados por desmandos e tormento ao povo se estao la para defender o povo? Hummm vakahina vakity desculpa o meu partido è branco mas nao uso por medo de sujar. Kkkkkkkkk
Gosto33 h
Zeca Alfiado Mahangue Existe várias formas de fazer política mas o que está acontecer no meu país não se chama política mas oportunismo
Gosto13 h
Zacarias Matope Matope Numa das cerimónias da RENAMO em mussurize província de Manica onde o Dhlakama chorou até cair lágrimas ninguém se preocupou.
Alguns diziam que era emoção,outros diziam que estava pensar a desgraça que os seus homens vivem.
Aquele senhor já via e senti
a o que a FRELIMO aí fazer contra ele e o povo.
Vamos parar e pensar.
Quando foi baleado o membro da RENAMO por sinal membro do conselho de estado o senhor Egídio Vaz nada disse e não fala disso,afinal o senhor só vê o que a RENAMO faz?
Gosto43 h
Tutto Cazanova Eis a questão!
Gosto13 h
Sidonio Pedro Chorou lagrimas de crocodilo. Acredita mesmo que aqule fulano esta preocupado com o povo? Se esta preocupado, sera que nao hivia outra forma de resolver as suas diferenças com a frelimo senao andar a emboscar as pessoas nas estradas e distruir infaraestruturas?
Celso Cossa É culpa dos seguranças e polícia de proteção que não agiram para evitar os prejuizos!
Gosto13 h
Narciso Macuacua Abel Zico e Domingos Gundana, na verdade o que o autor do post fez é algo que os "fazendeiros e boiadeiros" brasileiros chamam de "boi para piranha"... ou como diz o músico Bander... "unga kwati... é só entretenimento".... porque o real problema está lá e ninguém quer mexer...
Gosto13 h
Valdemar Usta Waa, mano E.V. deveze nkuantu muça longa pindhu ninga dzemwa!
Gosto3 h
Francisco Banda os que queimaram este ferro que se vê nas imagens, não será os mesmos que mataram a queima roupa o constitucionalista, entre outros em plena luz do dia na cidade do Maputo? Eu não sei! Fui!
Gosto32 h
Sidonio Pedro Quem foi que matou o contitucionalista? Nao tera sido um .marido cornudo que se vingou do dito cujo quando descubriu que este andava a por-se na mulher?
Novo Combatente De Moz Existe um movimento recem criado em Mocambique que chama-se Nhusismo que pretende Araujizar a politica ou melhor pretende transformar a politica em Rua Araujo da Cidade de Maputo.
Gosto12 h
Calton Cadeado A pratica prova a minha teoria. "Não se negoceia duas vezes com o mesmo bandido". Tudo o resto, meus caros amigos, eh puro exercício de guerra de narrativas para alimentar os extremismos...
Gosto22 h
Adelino Branquinho Para alem de Teodato Hunguana, que foi recente, ja muitos disseram de varias formas; O primeiro e principal problema desta guerra, que o general se recusa aceitar como tal, `e a falta de reconciliacao. E a reconciliacao, nao se faz com palavras mas com accoes concretas. E esta guerra, nao `e possivel acabar com tiros, mais e mais efectivos, generais, tenentes e alferes, podemos matar dez, vinte, trinta "inimigos" mas o resquissio da falta de reconciliacao, ira sempre despoletar perigando a paz.
Gosto22 h
Celestino Cebu Edgar Barroso tem toda razao,,nesta altura tudo é possivel,Egidio Vaz deve ter muita atencao nas tuas analises sob pena de perderes crediblidades.
Gosto32 h
Francisco Banda "Não se negoceia duas vezes com o mesmo bandido". quem negoceia com quem? compatriotas, é com o amor que se conquista o amor!
Gosto32 h
Manuelinho Albino Soares Vamos procurar soluções e não lançar mais lenha na fogueira! Que tal em 2019 deicharmos de fora os dois partidos musculados e seus caudilhos? Duas soluções: chega dos dois ou nada de votar!?!
Gosto12 h
Kuyengany Produções You Being Fooled by the System Doctor. Nao Te deixes levar pele Propaganda A Frelimo ganhou a Luta "de libertação" através da Propaganda a Frelimo Dirige o Paìs desde 1975 Não com Um Programa Político Consistente mas através de Propaganda que mos Levou a Dívida Pública que Comprou Armas para Dustentat esta Guerra...Essa Ataque está previsto no "programa quinquenal do governo" mah man!
Gosto11 hEditado
Atumane Muenhe Muenhe Oque nós ( ONP, OJM, e Força Defesa e Segurança)esperavamos ou esperamos quando transpiramos afazer tudo por tudo manipularmos eleiçoes, quem contava que desta vez as repercrussoes seriam estas? Vale apena continuarmos injustiçar aos da oposição ou justiçarmos? Ja viram até certo ponto onde chegamos com a nossa esperteza? Agora porque se achar inocentes sabendo que foram os culpados disto tudo? São melhores organizados mas não são carismáticos! Por ultimo porque o povo quer ou vota esse mesmo que acham bandido?
Gosto1 h
Gulumba D. Mutemba Brada o país está em guerra,ou não Sabes o que isso significa?
Para se evitar isso não pode haver mais fraudes eleitorais.
Roubar votos,governar sem ser eleito resulta no conflito.

Diz o ditado,quem provoca merda aguenta com o cheiro,isto é,a frelimo provocou guerra,que aguenta com as conseqüências.
Este comboio se ficar totalmente paralisado a mina da frelimo ficará na merda.
Zarito Angelo Concordo consigo Abel Zigo. Eu tambem vivi em varios locais e presenciei tristes cenarios durante a guerra dos 16 anos. De facto, infelizmente, as forcas governamentais cometeram grandes atrocidades cuja autoria era posteriormente atribuida "aos bandidos armados".

1 comentário:

Anónimo disse...

infelizmente numa guerra, há destas e a frelimo terá que aprender duma vez por todas que Moçambique nao é sua propriedade.