quinta-feira, 27 de outubro de 2016

FRELIMO ENCALHADA NO DIÁLOGO


As coisas vão a passo de caracol nas negociações que decorrem em Maputo, isto porque até aqui a frelimo não apresentou nenhuma proposta ou contra proposta junto a Comissão Mista. A renamo já respondeu positivamente a proposta apresentada pela mediação internacional, que sugeria a nomeação provisória dos governadores da renamo nas seis províncias mas a frelimo está desde Agosto a dizer que está a analisar a proposta da renamo e de lá para cá não diz nada de concreto, está muda como uma múmia. 
Isto significa que a frelimo está a tentar todas as formas possíveis para sabotar as negociações não só para arrastar o processo até as vésperas das eleições de 2019 mas também para ganhar tempo para a todo custo aniquilar politicamente a renamo através dos esquadrões de morte e actos de rapina dos seus militares nos bastiões da renamo, estratégia que parece estar a surtir algum efeito. 
De qualquer forma, a frelimo está encalhada neste diálogo porque não está a conseguir apresentar nenhuma ideia mas não tem outra saída, é obrigada a aceitar as demandas da renamo porque esta não está a pedir favores a frelimo, que perdeu as eleições gerais de 2014 e recorreu a fraude para continuar no poder, poder este que está a ser ilegalmente defendido pelo exército republicano, cuja única missão consagrada na constituição é defender o país em caso de agressão externa.
Como se sabe, a renamo não está a exigir coisas de outro mundo. Para além da governação às seis províncias, a renamo exige a reestruturação das forças da defesa e segurança para que estas deixem de servir os interesses particulares do partido frelimo, eleições livres e transparentes, a implementação de um verdadeiro estado de direito, democracia, liberdade e desenvolvimento económico. Que a frelimo ponha fim as perseguições aos membros da renamo bem como as matanças protagonizadas pelos esquadrões de morte, para que haja uma verdadeira reconciliação nacional. 
Como dissemos acima, o papel de um exército republicano e defender a soberania nacional e em tempo de paz efectua tarefas humanitárias ou civis como intervenção em caso de epidemias ou desastres naturais, como cheias, seca, terramoto, etc. A marinha de guerra ajuda a resgatar pessoas nas ilhas e ilhotas isoladas, a força aérea pode fazer o lançamento de mantimentos para as populações isoladas através de pára-quedas, os médicos militares podem ajudar a controlar a epidemia de cólera e distribuir kits com medicamentos, nas forças de engenharia militar podem abrir estradas e construir pontecas nas vias que levam as localidades e postos administrativos, construção de aeródromos, entre outras actividades. Em suma, em tempo de paz as forças armadas podem e devem contribuir para o desenvolvimento do país. 
É isto que o líder da renamo exige e quer ver acontecer no país, não as actuais forças armadas, que funcionam como um braço armado do partido frelimo para esmagar os opositores políticos em particular a renamo. Portanto, a renamo está a exigir o que é normal em outros países e a frelimo tem que aceitar, caso contrário haverá um banho de sangue ainda pior.
Unay Cambuma

SENHOR MÁRIO RAFFAELLY
Fica feio um diplomata do seu calibre mentir. Ou ja comeu muito camarao da frelimo? Eu fico com as minhas palavras ainda mais, eu reitero o que postei.. Não sou um 'mabulanhutchi'* que anda a escrever mentiras. Desde 2013 que dedico a minha vida a informar a verdade para os moçambicanos.
A sua missao à Gorongoza era privada. Antes de chegar a vila de Gorongoza, o senhor pernoitou no Parque da Gorongoza junto do seu colega Jonathan. O senhor Mario Raffaelly tem a verdade no seu coraçao. Desafio-o a vir ao publico para desmentir me e vou lançar mais uma bomba mas desta sera uma laser guided bomb..


Unay Cambuma

Nota:
* Mabulanhutchi é um termo dos senas da Zambezia que literalmente significa 'aquele que extrai mel' - tido como a última alternativa para a sobrevivência do campones ou campestre mais inepto mas que e amiude usado pejorativamente para "desqualificar" outrem. Em português seria "não sou um 'sapateiro' qualquer" ou "não sou qualquer um".

Benedito Castanheiro Eu acho ke senhor Mario Rafael, ta comer muito atum aki em Moz!



Mbalamanje Uzende Chanunkha Deus os protegeu da missaõ perigosa ! O mais importante é todos eles devem voltarem com vida e saúde para países deles.

Nelli Nelly vams com calma pessoal acho k ele ta com vertingens....
Gosto · 2 · 6 h

Bobo King Massaba Mesmo em ndau mabulanhushi e isso mesmo, mas com o modelo das palavras mabulanhushi significa um gajo parado , um nabo, etc
Gosto · 2 · 6 h

Carla Tompson Pode estar corrompido ou pode estar a temer a sua vida devido às matanças.
Gosto · 1 · 5 h

Jose Manuel Esse ja comeu muito Camarão como dizes estes caes são todos uns imbusteiros trazem ordens para manter esses cães dos frelos no poder para poderem roubar os recursos minerais as impressas internacionais

Jose Manuel Estes gajos são traiçoeiros
Gosto · 1 · 5 h

Sergio Adriano Araujo Comeu camarão. Mas não funciona

Mangane Mangane Foi ameaçado com certeza ja temos exemplares sepultados por falar a verdade como Cardoso, cistac, etc
Gosto · 1 · 5 h

Roque Defy Chicavane Revira volta

Pauleque Joao MARIO AGORA JA FOI INSTRUMENTALIZADO

Benjamim Flor Foi assim com os Sengulane e hoje com esse senhor mas qual a mediação que precisais, que eu saiba ninguém é justo mas falar mal das pessoas q estam a trabalhar para nos ajudar a encontrar a paz no nosso país isso pode ser uma má imagem na fotografia.Temos que ser tolerante de modo alcançarmos a paz que todos Almejamos.Viva a paz
Gosto · 1 · 5 h

Rauljoao Chai-chai Esse e um caso serio.


Beto Mario Repito se Sr. Dhlakama. Não fizer guerra em todo território Moçambicano, ele viverá no Mário internamente e será comido pelos Leões. Sá Serra da 
Gorongosa . Será que O Sr. Dhlakama ainda não se apercebeu que ele é o partido dele nunca Irá governar nem uma vilinha em qualquer território Moçambicano?! Isso é burrice ou o que?! Os mediadores já estão todos corrompidos, não haverá nenhum governador da Renamo neste País nunca. O Dhlakama como gosta de viver no Mato então fique por.... o Senhor deve fazer Guerra de verdade.... e não disparar depois fugir.
Gosto · 3 · 5 h

Unay Cambuma Beto ta fora do jogo.



Benjamim Flor Dar cartão vermelho esse tal de Beto que está e favor de guerra em todo território e o senhor vai fugir para baixo da terra ou nos céus?o importante vamos procurar caminhos certos para alcançarmos a paz e à Democracia para todos e até para o último camponês.

Beto Mario Palhaçada... de Dkhakama

Se nao foss pelo djacka serias um escravo seu lambe-botas.

Fernando Isaac eses mediadores estão colaborar com a frelimo a purcula de mecanismo para acabar com a vida do líder da renamo dez começarão até amanhã amanhã agora ja é dia 10 daí vão adiar para 2017 que história esa oque estão pertender afinal isso podia ter rosovido muito tempo muito estanho oque estão fazerem mediadores..

Mick Fanning É isso que dá envolver estrangeiro nos nossos problemas domésticos. Foi assim que derrubaram a Líbia, Iraque, Síria, Yemem Afeganistão. Tudo isso porque os nativos não conhecem os valores patrióticos e não aceitam o pensar diferente fraterno.
Gosto · 2 · 5 h

Pedro Farias Teve medo ele ta meio tonto
Gosto · 1 · 5 h

John Wetela Nao se bate tanto unay, eu daqui onde estou, poco dizer alguem 30minutos depois que nunca estivi aqui. Desmentir e pao de cada dia da frelimo e istrumentaliza cada um que aparece pela frente, e faz pessoas mentirem tambem.
Ontem ouvi TVM e RM a dizer mentiras desmentindo completamente que mario nao se tinha deslocado aquele local. Hoje de manha ouvi na va maneira de desmentir, e entrevistaram o melhor mentiroso do pais, MAVIE, e ele se contradisse, ao meio da entrevista confirmou que Mario teria ido para resolver questoes do estado. Dai nao entendi afinal estao a dizer nao como? Ora nao,ora sim.
Gosto · 3 · 5 h

Alberto Constantino Esses bicho do Mário rafaelly já comeu nosso camarão e também está no ematum; por favor líder não confie desses são lambebotas comprados por frelixo.
Gosto · 1 · 5 h

John Wetela Mas confirmo pelo menos que eles sairao a saber quem E o dito frelimo. Quais os seus males.
Gosto · 1 · 5 h

Zina Ngorinenhi Thomas O cara caiu nas malhas da frelixo.



Amilcar Antonio Esdor Sinceramente

Ishmael Da Lnes Lampiao eu acho que nem dismentiu, ele aceitou sim mas usou uma outra forma de aceitar porque a viagem foi secreta. se ele dicesse que se os jornalistas queriam profundar mais em saber
Gosto · 1 · 4 h

Costa Malque e de difcil intender fantochada politica deste pais.se o lider da renamo nao tem condicoes para a guerra,entao deixe e esquece as suas revindicacoes que sempre a frelixo recusou.filhos de frelimistas a erriquecer enquanto o povo ta passar mal.abandone,abandone por favor.
Gosto · 1 · 4 h

Ishmael Da Lnes Lampiao os mediadores ja estao com medo d Moz
Gosto · 1 · 4 h

Antonio Tomas Mines Mines a frelimo pode comprar 50 vezes a qualquer mediadores ou paises pra enfrentar a renamo, nunca terá sucesso nenhum. porque a renamo, nao é um grupo de pessoas como frelimo. renamo é o povo de moz. ate os proprio ministros que compoe o governo, muitos sao da renamo. na frelimo estao la so por ganho material.


Badjai Namdhasse com essas tacticas esse branco vai ajudar na eliminacao do dhlakama...
Gosto · 1 · 4 h

Felisberto Júlio Frayz Esse cara é louco

Ofece Deniasse Chania Na lingua ndau é mabulanyutchi tambem

Jose Majasse Dombe Mabulanyuchi tambem significa a mesma tradução dos Zambézianos em Ndau
Gosto · 1 · 4 h

David Jose Vieram comer camarão vir adrabar moçambicana vamos acender.mandar fumar esses cães. Xtao agazetar o tempo.

Alberto Vubil Em Xangana chama-se MADJAMBENE.
-Madjambene e' a pessoa que faz algo enk nao copete altura dele, cosciencia dele, postura dele:
-Ese em resumo e' MADJAMBENE.
Gosto · 1 · 4 h

Gildo Marrumete Não ha solução isso.

Evaristo Jofire Jofire Evaristo LAMBEU A DOSURA DE MOÇAMBIQUI JA TAO SER PAGO ACHO



Carlitos Mario Ese Mario e um gajo sem vergonha.



Alberto Vubil Meu irmao:
-Ter vergonha e' pensar primeiro,
Entao se alguem nao pensa, nunca vai ter vergonha. Ese gajo ai o tal dito Mario dele, e' o primeiro madjambene.

Pedro Alfredo Em lingua metho, Wóthotha-Mentiroso



Pires Calembo Mantheza os mediador!!


Jose Ofece Deniasse Ofece O Mario Rafaely Comeu atum d ematum
Gosto · 1 · 2 h

Antonio Gulube Nao e por acaso que estamos atras da Venezuela.... somos o segundo melhor do mundo....
Gosto · 1 · 1 h

Bambo Cejo Ter um recorde mundial deste, foi necessário muita força e coragem acima de tudo, 😢

Bizmungo Arape Tuto O Mario Rafaelli está arependido por ter tratado as coisas as escondidas surprendeu-se com um "zaz" mesmo assim ñ deve tirar nada fora. 
*Estavam a tratar nas escondidas contra quem? Temendo oquê ? E se os fadm tivessem vos matado não sabe Sr Mario que a frelimo ia dizer que não sabia sa sua ida a Gorongosa, e que era combino seu com o Lider?

O Mario caiu na falsidade dos camaradas: 
Os camaradas negaram nas cameras das tvs que não haviam de retirar as posições militares como havia apelado o Lider para permitir a entrada dos mediadores e hoje quando o Mario insiste aos camaradas em ir a Gorongosa eles aceitam sim mas para extrair alguma vantagem desta feita ñ podiam pronunciarem -se nas tv seria vergonha, era como se estivessem a dar valor as opiniões do Lider.

Rafa Barroso O povo sabe que a verdade da situação do país é com UNAY CAMBUMA, o resto o povo descarta. Força
Gosto · 1 · 1 h

David Jairosse Alfredo Viva unay cambuma" eu sou o teu fa numero 1 continua a atualizar o nosso povo para saber a verdade!
Gosto · 1 · 1 h

Ánderson De Jesus Zambo Kkkkkkk rendí com essa.

Morais Alexandre Chinolane Se foi subornado, substimo-no!

Simone Tazondiwa Epa, este ja deve ter comido algo.

Alfredo Muianga Unay Cambuma Mabulanutchu é mesmo que dizer bobo, nao acho correcto tratar assim uma pessoa que está ajudanddo o.País a encontrar o caminho certo para aa Paz.



Simao Camunga Ele deve estar assustado e com medo realment aguardemos pelo relatorio desta ronda k nada hove quase se n constar factos reais ai xim levou com ele muito atum pra italia.



Evaristo Jofire Jofire Evaristo OBRIGADO PELA SUA AJUDA

Joy Coulson Estas negociações são uma palhaçada e só um homem que está demente na sua toca pode acreditar nas boas intenções da Frelimo que coloniza Moçambique há 42 anos e a continuar assim ainda ficará 100 anos

Tomas Chihururu Vai pior entao

Benerth Ralc E complicado caro Unay, e muito complicado mas tambem e muito necessario e urgente. E que os poucos individuos que ainda querem sustentar este estado de situacao da nacao, sao detentores d muita coisa, e muita gente que sera afectada depois da mudanca, mas ela a mudanca e urgente e necessaria, nao e facil mas e necessario e possivel. A Frelimo ja esta encostada a parede a unica direcao k deve tomar e para frente. O projecto esquadroes de morte nao esta a surtir os efeitos desejados e esta a ser muito despendioso porque a logistica para os assacinos e as viaturas e limitado.E os resultados ate aqui mostram que esta a juntar muita simpatia pela Renamo, porque e a vitima e esta a acumular rancor contra a Frelimo. A comunidade internacional ja tem.conhecimento de tudo o k esta a acontecer em Mocambique sobre as vitimas dos esquadroes e isso nao ficara impune de modo algum. Entao a unica saida e ir pra Frente.
Gosto · 1 · 3 h · Editado

Rauljoao Chai-chai Como sempre.

Assura Custodio Os tacarelas foram engasgados pelo txankam.

Mbalamanje Uzende Chanunkha Os mediadores naõ tem prazo fixo para mediar?



Zina Ngorinenhi Thomas Como diz o ilustre DOUTOR ANTONIO MUCHANGA passo a citar: vale pena morrer a lutar do que morrer envergonhado, deste modo ja estamos por aki com a frelimo,ja sofremos demais e ainda continuamos a sofrer pior ainda.meu povo derrubemos esses gajos.
Gosto · 3 · 2 h

Fonseca Cussaiavida Quissimisse Seria bm cmexar cm banho d sangue, prk ox flex nao kr boa coisa
Gosto · 1 · 1 h

Helio Joao Afonso Afonso Nao basta falar é melhor mostrar em pratica
Gosto · 1 · 1 h

Pauleque Joao OBRIGADO PELA VISAO TA COPIADO
Gosto · 1 · 1 h

Sergio Gabriel Toscano Tosca LIDER LIDER JÁ ESTAMOS A SER ENGANADO O DIALOGO NUNCA CHEGA NO FIM LIDER LIDER

Sergio Gabriel Toscano Tosca LIDER LIDER JÁ ESTAMOS A SER ENGANADO O DIALOGO NUNCA CHEGA NO FIM LIDER LIDER TOMA UMA OUTRA POSSIÇÃO FORTE MEMBROS MORTOS , FUGITIVOS, SEM SEGURANÇÁ A SEGURANÇA É ESSA QUE VIROU INIMIGO!

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook