quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Frelimo convoca 3º Comité Central Extraordinário

Início  Política  Política  Frelimo convoca 3º Comité Central Extraordinário

Reunião decorre na escola central do partido na Matola
A Frelimo estará reunida a partir de amanhã, em sessão extraordinária do Comité Central para debater as teses do 11º Congresso e preparar o partido para os próximos pleitos eleitorais. A reunião, de dois dias, decorre na escola central do partido mo poder na Matola.

Filipe Jacinto Nyusi vai dirigir o encontro, o segundo de género, desde que assumiu a presidência da Frelimo no ano passado. Hoje, o partido no poder chamou a imprensa para apresentar os assuntos que estarão em debate, onde o destaque vai para a preparação do 11º Congresso.

“Esta sessão vai apreciar as directivas sobre as eleições internas que vão guiar o processo de selecção dos delegados ao nível dos órgãos de base para as conferências e para o congresso”, disse António Niquice, porta-voz do partido.

De acordo com o porta-voz da Frelimo, na reunião serão também apreciadas as recomendações produzidas ao longo do encontro de quadros da semana passada, tendo em conta que, “a reunião de quadros é um órgão consultivo e o Comité Central é deliberativo”.

Niquice disse que o encontro será mais um momento de reforço da democracia interna do partido e de revisão do código de conduta dos seus membros. Neste sentido, Niquice deu a conhecer que serão realizadas eleições internas que têm como objectivo, “a revitalização e fortalecimento das acções do partido a todos níveis, a partir da base.

A disciplina interna dentro do partido é um assunto que o porta-voz da Frelimo sublinhou que vai merecer uma especial atenção, tendo em conta que o partido precisa melhorar os instrumentos normativos que regulam o funcionamento e o comportamento dos seus membros.

António Niquice admitiu que a 3ª sessão extraordinária do Comité Central da Frelimo poderá discutir outros aspectos pontuais de interesse do país, como a actual situação política e económica. “Os militantes, membros, simpatizantes e a população em geral vão ter oportunidade de participar, colocando aspectos relevantes sobre a vida socioeconómica do país”, disse.

Sem comentários: