terça-feira, 25 de outubro de 2016

Esquadra russa navega a 200 km de Aveiro


Esquadra russa navega a 200 km de Aveiro


A força naval russa já está a navegar na zona económica exclusiva portuguesa (ZEE) e encontra-se a navegar a 100 milhas, cerca de 200 km, da costa portuguesa, soube o JN. Mais concretamente a esquadra russa está a navegar ao largo de Aveiro, segundo adiantou ao JN, o Ministério da Defesa.
Os navios russos, dos quais o mais significativo é o porta-aviões Almirante Kuznetsov, tem como destino final o Mediterrâneo Oriental, eventualmente o conflito sírio.
A força naval está a ser seguida pelo patrulha oceânico Viana do Castelo e por um conjunto de navios da NATO, onde se integra uma fragata portuguesa. Também um P3 de Força Aérea está envolvido no controlo dos navios russos.
No entanto a Marinha tem uma fragata em estado de prontidão elevado que poderá ser envolvida no seguimento se tal for julgado necessário.
A esquadra naval russa e composta por seis a dez navios, onde pontificam o porta-aviões Kuznetsov e o cruzador lança-mísseis Pyotr Velikiy. Há ainda informação de que integram também a força quatro navios de apoio.
A força entrou na SER portuguesa hoje durante a madrugada, cerca das 5 horas da madrugada. A previsão anterior era às duas, mas a esquadra russa reduziu a velocidade. A saída de ZEE está prevista para as 17 horas de terça-feira.

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook