sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Endgame em Maringue e Mangomonhe (Muxungue)


A FRELIMO JÁ NÃO TEM MANEIRA

*Endgame em Maringue e Mangomonhe (Muxungue)

A frelimo está neste momento dividida e de cabeça perdida. Já há muitos grupos na frelimo que estão a criticar o pequeno grupo de radicais deste partido. Tudo isso é resultado da coragem e determinação do líder da Renamo, Afonso Dhlakama que não vacilou perante vários atentados contra si perpetrados pela frelimo em 2015, como as emboscadas de Chibata e Zimpinga na província de Manica e o cerco a sua residência na cidade da Beira por militares da frelimo fortemente armados. Depois de todos esses graves incidentes, Dhlakama não teria a coragem para continuar com as suas reivindicações, teria arrumado as malas e partido à Maputo, onde ficaria definitivamente, usufruindo o estatuto de líder da oposição, "organismo" criado pela frelimo para subornar-lo. 
Esta era a estratégia desenhada pela frelimo para conseguir desbaratar a renamo, pois, se Dhlakama tivesse aceite esta "proposta irrecusável", a renamo desaparecia imediatamente e o povo ficaria decepcionado. A ala militar da renamo poderia até agir por sua conta, pois, já não respeitariam o líder e Dhlakama estaria como que em prisão domiciliária e todos os seus movimentos seriam controlados. Mas Dhlakama não tem intenção de golear a frelimo, apenas defende uma democracia concreta, a paz, eleições livres e transparentes, liberdade, justiça social, cooperação internacional, instituições públicas e forças de defesa e segurança apartidárias. 
A polícia e as forças armadas são hoje instrumento de repressão ao serviço da frelimo por isso deve ser reestruturadas. Assim como o serviço de informação e segurança do estado, vulgo Sise. Este sem duvidas, é um órgão especial ao serviço da frelimo. É em grande parte constituído por indivíduos naturais do sul, o que sempre permitiu que o regime sulista da frelimo mantivesse a sua hegemonia. Um funcionário público natural do sul em actividade nas regiões centro e norte e potencialmente um agente do sise disfarçado pronto para dar informações sobre qualquer "actividade subversiva". Actualmente o sise está empenhado em identificar os elementos chaves da Renamo para serem fuzilados pelos esquadrões de morte. Por isso, esta instituição deve ser profundamente reestruturada com muita urgência para passar a servir ao estado e não para espiar e perseguir as pessoas incluindo os frelimistas que não compactuam com a tirania do seu partido. 
Portanto, isto é o que Dhlakama, em representação do seu povo, defende mas já que a frelimo é uma organização terrorista e inimiga da democracia, faz de tudo para emperrar o diálogo e aniquilar a renamo e o seu lider. Neste momento, as negociações dão larga vantagem a renamo porque a frelimo não está a ter argumentos perante os diplomatas estrangeiros. Estas negociações são muito diferentes daquelas brincadeiras do Pacheco com a mediação dos frelimistas Do Rosário e Segulane. Nestas negociações a renamo provou "A" por "B" a fraude eleitoral da frelimo perante os diplomatas internacionais. Aliás, a frelimo foi obrigada a negociar sob mediação internacional depois de sofrer uma derrota catastrófica em Junho, Sandunjira. 
Mesmo até hoje, enquanto decorrem as negociações, a frelimo ainda insiste na solução militar mas os resultados são sempre desastrosos. Por exemplo, as forças da frelimo, depois dos desastres da semana passada, lançaram novas operações contra a temivel base central da renamo em Maringue e Mangomonhe (Muxungue). As operações iniciaram segunda feira desta semana. Em Maringue, os comandados do Chicalango nem sequer lograram aproximar - se da base central da renamo porque os dois grandes grupos destacados foram interceptados em Nfudza e Phango entre segunda e terça feira e forem repelidos. O 'endgame' deu-se na passada quarta - feira (19/10/16) em Gumbalantsai, onde 30 militares da frelimo foram abatidos, dezenas ficaram feridos e os sobreviventes, junto do seu comandante Chicalango, recuaram em debandada para Nhamapaza e outros fugiram via Macossa e pelo caminho assassinaram três motociclistas que traziam muitos produtos para as suas bancas. Durante esta operação, as perdizes capturam várias armas de fogo cartucheiras. Os cadáveres acima de 70, ficaram no terreno e ha deserções em massa. Ainda ontem foram encontrados escondidos numa mata, 10 ak-47 e igual número de cartucheiras e uniforme militar completo. .
Em Mangomonhe a história não foi muito diferente, depois de três escaramuças com debandadas, abandono de cadáveres e de armas entre segunda e terça - feira e o 'endgame' também deu - se na passada quarta - feira, 19/10/16, num combate travado a 10 km da estrada nacional número Um e o desastre foi de grandes proporções para as forças da frelimo. Quase toda a companhia foi aniquilada, o comandante do grupo fugiu desesperadamente para as matas e a sua "Mahindra" foi incendiada. As perdizes capturaram uma considerável quantidade de armas e munições. 
Também houve confrontos na terça - feira em Ncondezi, na zona de Mboza em que 20 militares da frelimo foram abatidos e também houve perda de armas. Algures em Mussorize houve uma escaramuça na passada quarta - feira, quando um grupo de militares da frelimo roubou 18 cabeças de gado bovino mas a acção foi interditada pela pronta intervenção dos rangers da renamo. Os ladrões fardados fugiram em debandada deixando os bois e os colega (9) mortos. Os donos recuperaram as suas cabeças e os rangers capturaram algumas ak-47. Desde o dia 1/10/16 ate este momento as forças da frelimo perderam 600 honens, entre mortos, feridos graves, desertores mas deste número, metade são baixas fatais. 
Portanto, como se pode ver, a frelimo já não tem maneira, a única coisa que hoje sabe fazer é propaganda barata sobre alegadas bases da renamo desactivadas e também assassinar os quadros da Renamo a todos os níveis, pensando que vai desarticular este partido. A frelimo pensa que sem o mártir Dr Pondeca, os deputados António Muchanga, Ivone Soares, Manteigas, Rail Khan, Namburete, Majibire, Mazanga, etc, a renamo deixará de produzir ideias ou de fazer política. Ou a frelimo esqueceu - se que a primavera não termina com a morte de uma andorinha? 
A frelimo tem realmente ideias curtas. Estes quadros da renamo que a frelimo está a matar em Maputo são o cordão umbilical que mantém o país "uno e invidivel" porque a renamo não precisa de Maputo e pode facilmente dividir o país e não há nada que a frelimo possa fazer para impedir isso. Porque mataram o Pondeca se este simplesmente estava a cumprir orientações da sua liderança? Mesmo suburnando os negociadores da renamo não resultará em nada porque sem a frelimo ceder às províncias e reestruturar as forças de defesa e segurança não há acordo nenhum que será assinado e a frelimo vai cair.
Unay Cambuma
      END GAME EM TSANGANO!
      Antes de avançar com a informação quero salientar que já esgotamos a reserva de "lantim" para reportar as baixas que as FDS sofrem diariamente em todas tentativas de ataques e assaltos as bases das perdizes a nível nacional. Tal como dissemos e repitiremos que a Frelimo está acabando com os Moçambicanos da pior forma possível. Os Militares que morrem diariamente são filhos da nação Moçambicana e as atrocidades que estes cometem antes ou depois da derrota contra os civis indefesos, terminam num banho de sangue. Mas vamos a informação: As tropas da Frelimo decidiram efectuar mais uma ofensiva contra à serra de Chibaene na última quarta feira, 19 de Outubro de 2016. Chegado ao local, usaram a mesma táctica de sempre, bombardeando cegamente a distância contra a serra usando o famoso e o temível B-11 por algumas horas, pois, na acepção deles o inimigo estava por perto e não teria qualquer manobra para ripostar ao fogo. Importa referir que toda área de Tsangano é uma jurisdição dos temíveis homens da Farda verde. Mas voltando a informação: Depois destes terem bombardeado cegamente (e sem resposta), tentaram avançar para o interior mas com muitas dificuldades devido a fumaça por eles causado quando bombardeavam e não conseguiram chegar não conseguiram controlar a direcção das cabanas do inimigo. Mas como as perdizes já tinham a lição bem estudada, montaram uma emboscada pesada e estes quando já estavam regressando foram surpreendidos por uma tempestade de balas e sofreram baixas e fugiram desesperadamente abandonando 7 cadáveres e todas armas que foram recolhidas pelos comandos das Forças Revolucionárias de Moçambique.

      General Nitafa.

      21 de Outubro de 2016!
      nício Política Política Desconhecidos matam a tiro membros da Renamo em Nampula

      Desconhecidos matam a tiro membros da Renamo em Nampula


      No local do crime foram disparados no total 17 tiros
      Indivíduos desconhecidos balearam, terça-feira, dois membros da Renamo no distrito de Ribáuè, província de Nampula. Trata-se de Flor Armando, 45 anos de idade, delegado político distrital daquele partido em Ribáuè e membro da Assembleia Provincial, e um outro membro simplesmente identificado por Zeca, de 25 anos.
      Segundo testemunhas citados pela Agência de Informação de Moçambique, no local do crime, foram disparados no total 17 tiros, que vitimaram os finados, e até ao momento são desconhecidas as reais motivações que levaram ao seu cometimento.

      Adelino Agostinho conta que foram dois os indivíduos que cometeram o crime e faziam-se transportar numa viatura da marca Toyota Hilux, que seguia no sentido Iapala-Ribáuè. O crime aconteceu da Estrada Nacional número 13, próximo ao rio Matharia.

      “O delegado morreu quando regressava de Iapala, onde, no dia 17, estávamos a comemorar o aniversário da morte do primeiro presidente da Renamo, André Matsangaissa, morto a 17 Outubro de 1979. Viemos juntos, mas felizmente outros membros ficaram no cruzamento à espera de ‘chapa’ e ele adiantou com um jovem numa motorizada”, explicou Agostinho. No entanto, volvidas algumas horas, receberam informações dando conta do baleamento do delegado da Renamo e consequente morte, que, segundo Juldina Alberto, também citada pela AIM, deixou bastante entristecidos os outros membros.

      Em contacto com a imprensa, o médico-chefe distrital de Ribáuè, Clever Tachiua, confirmou a morte das duas vítimas por baleamento, visto que os exames médicos revelam lesões que sugerem uso de armas de fogo. “O primeiro indivíduo tem 10 lesões por arma de fogo, na cabeça, no tronco (tórax), abdómen e ao nível dos membros superiores e inferiores”, esclareceu Tachiua.
      BREAKING NEWS!
      25 MANCEBOS DA FRELIMO ABATIDOS EM MBOZA (NKONDEDZI)!
      Depois do desastre de Tsangano, no mesmo dia 19/10/2016, o governo fraudulento decidiu lançar mais uma ofensiva contra os temíveis homens da farda verde no distrito de Moatize, localidade de Nkondedzi no povoado de Mboza. No momento começou-se a dançar a marabenta porque todos foram interceptados logo na entrada e as Forças Revolucionárias de Moçambique bloquearam todas saídas principais e o desastre foi de grandes proporções. Aliás, até neste momento que estamos elaborando este post as lágrimas estão caindo no meu rosto porque na verdade foi um grande massacre. As perdizes anteciparam um contra ataque e estes foram repelidos muito antes da base. Mais de 25 milícias da frelimo abatidos no local e dezenas ficaram feridos graves, os sobreviventes junto com o comandante do grupo saíram em debandada e os outros que estavam nas posições de fora despiram as fardas e puseram-se em fuga/desertaram para nunca mais voltar nessas fileiras do Guebuzismo. Durante a sequência, houve danos materiais(dois carros incendiados), e também as Forças Autónomas apreenderam muitas armas do tipo AK-47, cartucheiras e duas Bazucas.
      Já no posto administrativo de Chissassa, distrito de Macate, na província de Manica, 3 indivíduos que fazem parte do vasto elenco vulgo ESQUADROES DE MORTE foram ontem dia 20 de Outubro de 2016, interromper o bom sono de um dos membros da Renamo de nome QUISSIMISSE que se encontrava a descansar com sua família, sabendo este é desmobilizado de Guerra. De seguida o despertaram e pediram lhe que os acompanhasse e o mesmo sem resistir fez como lhe estavam obrigando a fazer. Entretanto, o Senhor Quissimisse ao perceber que se continuasse a jornada seria lhe tirado o folego de vida pôs-se em fuga pelo mato a dentro tendo lhe sido disferido 3 tiros de uma AK47 e pela graça de Deus nenhum mal lhe sucedeu e passa bem. neste momento esta refugiado em uma das nossas vastas matas.

      General Nitafa.
      21 de Outubro de 2016!
      Comentários
      Rosario Reginaĺdo Njaĺe Triste a formacao
      GostoResponder11 h
      Benjamim Jose Ribaue Rumo as 6 Autonomas.
      Filipe Joao Mandongue e melhor os perdis girar a frelima em moçambique
      Sudja Atibo Murrateia Bom trabalho rangers força ate a Victoria certa
      Zina Ngorinenhi Thomas Foi um hecatombe autentica viva os rangers uma vez resistente resisttente para sempre sem duvida e divida.
      JuniorMoises Adimao Triste isso q ta acontecer
      Anselmo Joao Informaçao certa
      GostoResponder11 h
      Guido Banco Ijidor Ijidor valeu obrigado ranger
      Inacio Ernesto Nzonga Ninguem conseguem explicar se em verdade ou não! !!! Os portar voz não possuem a voz; espero ver as notícias das vinte horas to atento mais tô convicto que não haverá e ninguém vai desmentir as informações
      Salomao Facitela Obrigado Déus por ter assegurado xta Vida do se servo!
      Mais ainda por ter nos livrado dos 25intrusos.
      Armando Pangane Bom trabalho rangers
      Fato Albino Bom trabalho rangers, boa noticia mano Nitafa Nomo estamos juntos
      Peter Casimiro Frelimo vai reconher a derrota depois de acabar seus gafanhotos
      Rico Antonio Antonio Rete FALSAS NOTICIAS. Entao o governo tinha um milhao de efectivo militar
      Lazaro Mucharu Grassa a deus
      Leston Massingue Óptima notícia #General, parece que em todos cantos das Regiões Autónomas está sub-contole pelo povo que é RENAMO.
      Àfrica Campo de Guerras Avante perdizes...

      Sérgiomachava Machava Esse é uma das maneira de scapulir nessa esquadrão d morte , pork te mobilizar em k maneira você volta morto.
    Muhove Tata Que morram.
    Nitafa Nitafa Nomo As perdizes somam e seguem!
    GostoResponder42 h
    Muhove Tata Como de sempre
    Angandimasso Alface Luís Hummmm, tamos mal.
    Alberto Constantino É só somar! vamos a isso: terminemos às mariazinhas.
    GostoResponder22 h
    Azaria Sitoe A SUA TENTATIVA VÁ DE DISINFORMAR E QUE ACABOU, PORK AS FDS, FORAM BEM TREINADOS, FORAM TRANSMITIDOS TODAS TECNICAS NECESSARIAS PARA ENFRENTAR O INIMIGO, SABEM QUE A PROPAGANDA FAZ PARTE DE ATAQUE PISCOLOGICA DO INIMIGO, DA MESMA FORMA QUE A GUERRILHA ...Ver mais
    GostoResponder12 h
    Alberto Constantino Azaria! só podes ser louco, acha ki são mentiras k transmitidas aki? se for pk se importa? saiba k o nhusy não keria a mediação Internacional mas devido às baixas no campo da Batalha aceutou; saiba k devido os escândalos k a frelixo comete daki a pouco passará para erra.
    Matin Sabin
    Escreve uma resposta...
    Pedro Jaime por favor,parem com as provocações!
    GostoResponder12 h
    Ismael C. Gocaldas kkkkkkkkkkk
    GostoResponder12 h
    Barao Junior Cuambe A caminho da governação das 6 províncias. VIVA A RENAMO
    GostoResponder22 h
    Pedrocas De Ana Kadzombe As perdizes trabalham no seu maximo 5 pessoas e nas camaradas trabalham em cardume.kem é forte ai?
    GostoResponder12 hEditado
    Armando Gundana Força renamo
    GostoResponder12 h
    Peter Casimiro Moçambique não fds so cacatas
    Sipo Mtambo Hondo iyi tisanyeperane...vana vedu veRENAMO vanochaya nehasha dzakakura maninge...musayita zvekufananidzira ngemitambo yevapwere...Midzimu yeyechinyakare yakavakomberedza..itayi zvemawara ane hasha navo ....
    Peter Casimiro Fds ou banana?
    Angandimasso Alface Luís Pessoas tão acabar sempre, até quando sr GUEBUZA?
    Jorge Macassane Para mi deve levar avida dus moçambicanos omentar para guibuza
    Guido Banco Ijidor Ijidor viva povo n poder
    Celso Cuhoco Parabens rangers
    Fernando Limpo E melhor acabar com cegos e surdos da frelimo que morem nos interxe does ladroes de guebuza nyusi e chipande
    Mário Caetano Inácio Que morram todos
    Sérgiomachava Machava Ranger em 1mão
    Comentários
    Constantino Chilambula forca unay, a victoria e certa
    Jeova Chambruca A luta continua
    Araujo Manuenca Jose Da ouvir eta vantage,viva renamo,viva Dlhakama,força rangers,anvaça nao recua
    Abdala Cheia Nós contamos contigo Unay
    Gosto23 h
    Marcos Bissopo Bissopo Keremos a prática não teoria
    Gosto13 h
    Inacio Macamo Ok nfaanhana wamina ,ahiyeni hitavona
    NicriSs Manejo Jr. Está lento isso...
    Paulo Mugare Eu qero ovir isso ou mais melhor k isso, nao vale apena vir chirar na rede sicial: ah mataram pondeca,, ah mataram muchanga, guerra e' morte de pessoas, k aja planos para matarem homens grandes na frelimo, se a renamo deixar seus quadros a serem mortos tipo galinha significa k a renamo nao e' capaz de dar seguranca aos generais dela e o povo? Como fica? Eu apenas qero ver a renamo no poder, mesmo k custe o meu sangue.
    Gosto33 h
    Anselmo Abílio Vicente Toda oração é para a renamo,e sua presidência fique tranquilo sua excelência a,m.m.dhlakama
    Moises Mate Unay Cambuma de regresso,onde anda o Prince Abraham?

    ultimamente o Muzungu Ndini xta a nos dar informacoes sozinho.
    Carlitos Mario Mas eu já não posso a creditar tudo ISO mas porque a RENAMO na cidade já xta a cabar poco poco , agora sim tas a referir a RENAMO do mato ai sim.
    Nelsonvictorsozinho Sozinho Estao fudidos,dixculpa a expressao,mas falei.
    Pauleque Joao Sinto pena dos que defendem oque nao sabem
    Benerth Ralc A Frelimo na cidade acabou, perdeu toda a credibilidade parece k o k resta e impedir o dialogo, os assassinatos dos membros da Renamo esta a criar um reves nunca antes visto na Frelimo, estao todos divididos nao sei como o partido vai sobreviver nas cidades, porque nas vilas e postos administrativos ja nao existe Frelimo.
    Gosto13 h
    Helio Joao Afonso Afonso Pouca esperança
    Rafa Barroso Verdade, força unay cambuma o povo está ao lado da RENAMO.
    Afonso Chicuare Chicuare Viva a resistência nacional Moçambicana
    Jamal Machane Viva Cota Marceta.
    Ribeiro Mola pena do partido Renamo
    Ribeiro Mola Penas do partido Frelimo
    Adelino Makuzi YA PA KAHULUVANLE KAMROWA KAWIVEZA OTTENEZAYA ANA FRELIMO .MASSI VO.FOROSSA YIVIUEKE PAHI KIHALEVASSA.
    Mateus Samuel Camisola Elias AVANÇAM OS NOSSOS DEFENÇORES OS RANGERS
    Jeremias Reddy Eu ja cansei de ouvir notícias so. Devia haver muita prática do que teoria.... Como greve nacional. Já que usa-se a polícia pra impedir a greve, não custa nada, todo funcionário zangar e sentar em casa por uma semana. Sobretudo médicos e professores, como uma forma de reclamar com a crise... Iriao ver o governo a se mijar
    Gosto12 h
    Germano Gar MUITO OBRIGADO MANO UNAY CAMBUMA, PELA LUZ QUE NOS FORNECE DIA A POIS DIA,E A VERDADE A LUTA CONTINUA E A VITORIA É CERTA. VIVA A RENAMO E OS SEUS ILUSTRES DEFENSORES.
    Gosto11 h
    Aziza Throne Divide então . Agora já se defende os " frelimista moderado" ?
    Joy Coulson As negociações são uma fantochada. O resultado será zero. A colonização de Moçambique só terminará quando a Frelimo for banida.
    John Wetela Corecto irmao unay, a luta continuara ate o regime ir a baixo isso e infalivel e ireversivel,.
    Be Focus E ate a bem pouco tempo tentaram ensinuar e propor o cessar fogo antes da governacao das 6 provincias, um plano que consistia em ganhar tempo para sumariamente e atraves dos esquadroes de mortes abater menbros da renamo e puxar o dialogo ate ao infinito
    Massaua Sagual Eu nao quero saber da frelimo mano so um cego nao ve o que estamos a passar so um cego nao conhece o culpado
    Aiuba Gambeta Gambeta Gambeta E iso mano unay.nao ha poeira sem vento,nao ha fumo sem chama.a frelimo esta a tentar fugir com ciringa na bunda.yuuuuuu
    Helio Joao Afonso Afonso Ja faz muito tempo que o sr reporta mortes e fugitivos dos fds, mas nunca acabam seraque morrem mesmo ou depois ressucitam nao estou a apanhar nada
    Jose Majasse Dombe Só me faz lembrar a mensagem do lider da Renamo"não estão a ver que a Frelimo está a cair"
    Gosto11 h
    Simao Matavele Copiado este é o rescaldo das três semanas de Outubro. Força vamos usar a expressão do Doutor E. Mondlane. INDEPENDÊNCIA OU MORTE VENCEREMOS.
    Florindo José Cabaia Helio voçe ta a dormir
    Nito Americano Atençao! O presidente da republica vendo que seu governo tava afundar foi ao estados unidos America pedir auxilio em troca de favor pra que os Americanos nao apoiem a renamo vist que esta visita foi entecional pra deixar os Americanos no control da Gás na bacia de revuma isto veio a se concretisar agora com a Nadark a vender açoes a Gigant Mobil assim os americanos teriam poco motivo de querer insitar a guerra vist que teriam muit dinheiro envestido.
    Renux Raquito HMs esta de parabens mano cmbuma!
    Jose Manuel Mais ação da partr da tenamo força guerreiros do povo
    Zina Ngorinenhi Thomas Presidente dhlakama jamais nus desamparara pior nesse momento em a frelixo so ficou por fio;pedimos ao nosso lider para que investe mais militarmente para duma vez desfazer o espinha dolssar na zona sul. O farao para libertar o povo hebreu precisou DEUS enviar pragas e pragas mais a praga k doeu foi a morte do filho do farao,assim tambem basta arder um pouco no maputo e um tubarao da frelixo perder braco ou orelha veremos os gajos joelhando e as 6 provincias entregarao de bandenja.

    Sem comentários: