sexta-feira, 7 de outubro de 2016

*Conheça os truques e fraquezas de Nyusi


*MOÇAMBIQUE COM CADA COISA*
*Conheça os truques e fraquezas de Nyusi:*
*Cocaína, Tribalismo Makonde, Álcool, Cia e Dividir Para Reinar*
Moçambique vive seguramente o seu período negro desde que se tornou Estado independente do sistema colonial português e Filipe Nyusi, seu presidente é a face dessa crise.
a) *Como surge Filipe Nyusi*
Diz-se filho de combatentes, verdade. Mas só se filiou à Frelimo no final da década 90, quando recebeu das mãos da sua arque inimiga Margarida Talapa o seu cartão de membro. Depois foi o percurso que se conhece. Chegou a Ministro da Defesa de Moçambique, numa altura em que núcleo duro dos Makondes, autênticas máquinas de guerra, se ressentia da saída do seu melhor General de todos os tempos, Lagos Lidimo, que sabotava quando queria o exército moçambicano. Com o ingresso de Nyusi na defesa, Lidimo sossega mas perde muito poder, que passou para as mãos de outro falção de guerra, Mutumuke, actual Ministro da defesa, que desde cedo controlou a logística da defesa, um dos maiores implicados na compra das armas dos empréstimos. Perguntem a Eusébio Chivulele e Amade Camal, eles sabem disso.
b) *Nyusi Presidente*
Nyusi recebeu instruções para nunca contrariar Guebuza. Para ser um menino obediente, que Lidimo e Mutumuke fariam o resto. A seguir queimaram Luísa Diogo, Aiuba Cuereneia, Aires Aly, José Pacheco e Alberto Vaquina para que Nyusi tivesse tapete livre. Guebuza viu no jovem Makonde a única escolha que lhe prestaria vassalagem até 2017. Guebuza orientou toda a máquina que controlava, mais de 60% a apostar em Nyusi. O que aconteceu e Nyusi foi presidente. Mas antes disso, quando consultada a verificação do Estado, todos calaram-se e nada disseram a Guebuza sobre o verdadeiro perfil de Nyusi, que nem sequer tinha e vivia em família. Nyusi já dividia uma mulher com Manuel Tomé. Mas foi obrigado a recuar para a senhora dona Isaura, que já vivia com outro homem.
c) *O gabinete paralelo de eleições de Nyusi*
Enquanto que a Frelimo tinha dois gabinetes, central e do candidato, Nyusi tinham um gabinete paralelo, composto por Celso Correia, Amade Camal, Mutumuke, Lidimo, Salimo Eduardo, Amélia Nakhare, Sérgio Viera, Óscar Monteiro, Benjamim Pequenino, Catarina Dimande e Oswaldo Peterbusrgo. Era este o gabinete que tinha a missão de conceber o plano de roptura com Guebuza e precipitar o 11 congresso da Frelimo.
d) *o governo de Nyusi*
Nyusi fintou o Sise na montagem do seu governo. Primeiro pediu mais de 100 nomes divididos em vários filtros. Depois acrescentou e cortou nomes e pediu para que fizessem uma verificação fina. Guardou a lista com alguns membros séniores da cúpula de Guebuza. Mas quando tomou posse, rasgou a lista e foi com um manuscrito para a Comissão Política, daquela que era sua proposta de governo. Depois de um grande desconforto de Mulémbwe, a lista seguiu e formou-se a merda de governo que se vê hoje. Celso Correia era o mentor do governo.
e) *Queda de Guebuza*
O gabinete paralelo orquestrou a queda de Guebuza e angariou suspeitos do costumes para as quedas:Veronica Macamo, Alcinda de Abreu, Ana Sithole, António Tai, Fernando Lima, Sergio Pantie, Lucilia Hama, para mobilizarem membros do comité central para defenderem a queda de Guebuza e dos seus mais leais quadros, Paunde, Pacheco, Vaquina, Macuacua Talapa. Em recompensa, Alcina ficava Secretária geral da Frelimo, Ana Sithole chefe da Bancada, enquanto que o resto iria para pastas no governo que devia ser remodelado logo depois da queda de Tchembene. O que não aconteceu porque Nyusi prometeu e não cumpriu e ninguém podia cobrar nada a Nyusi.
f) *A afirmação de Celso*
Depois de ver Guebuza deposto, Celso finalmente rugiu, orquestrou mudanças na comissão política para a sua entrada e de Mutumuke. O plano falhou porque já só contava com Alcinda e Sithole. Ainda queVeronica gostasse do plano. Mas depois relegou Mutumuke para plano secundário.
*AS FRAQUEZAS DE NYUSI*
1) *O álcool*
Quando começou a perceber que não tinha como fintar as pessoas, Nyusi começou a beber que nem uma criança. Desde então não consegue chagar cedo aos programas e até desmarca em cima dos joelhos os programas.
2) *O tribalismo makonde*
Desde que Nyusi é presidente, a Frelimo conta com 3 makondes na comissão política, quando não são nem sequer 7% da população geral moçambicana. A saga dos makondes graça a defesa, protocolo de Estado, ministérios, direcções nacionais, provinciais, administradores distritais e directores distritais. O principal inimigo dos makondes sãos os macuas.
3) *Cocaína*
O mais alto magistrado dos moçambicanos é viciado em Cocaina. Foi introduzido na cena por Celso Correia. O círculo vicioso da cocaína conta ainda com Max Tonela, Oswaldo Peterbusrgo, Amade Camal, Catarina Dimande.
É sempre depois destas sessões que Nyusi toma decisões impopulares e sem o aval da comissão política que só é informada pelos órgãos de comunicação.
General Nitafa.
07 de Outubro de 2016!
GostoMostrar mais reações
Comentar
12 comentários
Comentários
Georgina Pedro Gipsson Pedro Esse já é uk batuke da paz??
GostoResponder11 h
Sergio Maguidja Muhlanga Huuuuuuuu!!!swakarata.
GostoResponder1 h
Urania Ventura Fontes.
GostoResponder1 h
Nitafa Nitafa Nomo Rádio Moçambique
GostoResponder153 min
Barao Junior Cuambe Mano Nitafa, logo Radio Moçambique? Não te esqueças que essa rádio é do partido FRELIMO.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Roberto Adalmeida Esses makondes sabem k nos nossos calcanhares nem chegam,por isso mesmo acham nos de rivais temos orgulho e dignidade não somos lambebotas e puchassacos como eles
GostoResponder1 h
GostoResponder1 h
Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
GostoResponder1 h
Momade Braimo Bom dia
GostoResponder1 h
Joaquim Antonio Moçambique ta male.
GostoResponder1 h
Loló Ubisse Socooooooro!
GostoResponder1 h
Peter Casimiro Esse é autêntico hipocrita do planeta
GostoResponder1 h
Simao Matavele Hayayaya. Mas será este mesmo o sonho de Mondlane?
Daniel Evaristo Inhauane Inhauane Ate ai falaste claro como agua.o maior inimigo ds macondes , sao o povo macua estas certo.

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook