segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cimento com novos preços a vigorarem a partir de hoje

2016-10-31 07:49:00 (UTC+00:00)

Novos preços do cimento de construção entram hoje em vigor em quase todo o país, no quadro de um reajuste anunciado pela empresa Cimentos de Moçambique.
MAPUTO- O director-geral da Cimentos de Moçambique, Jorge Manuel Reis, citado pelo Notícias, disse ontem, que o reajuste visa fazer face aos custos acrescidos a que a empresa incorre com a desvalorização da moeda nacional, o metical, face ao dólar norte-americano.

A fonte indicou que muitas das matérias-primas com que a companhia labora são importadas, daí que o seu pagamento é efectuado em dólares.

“Com a excepção da Matola, todas as nossas fábricas continuam a importar o clinquer. Mas mesmo aqui importamos o gesso, o saco de papel, motores para a nossa maquinaria, entre outros equipamentos”, sustentou Reis.

A fonte exemplificou que de Setembro de 2015 a Setembro de 2016, o metical sofreu uma desvalorização face ao dólar norte-americano de mais de 70 porcento, com impacto no custo das matérias-primas usadas pela empresa.

Segundo a nossa fonte, com o reajuste que vigora a partir de hoje, o saco de cimento 32,5 passa a ser adquirido nas duas fábricas da Matola a 347 meticais, em Dondo a 289 meticais e em Nacala a 390 meticais.

O saco de cimento 42,5 passa a custar 361 meticais na Matola, 304 meticais em Dondo e 408 meticais em Nacala. [FI]

Sem comentários: