terça-feira, 18 de outubro de 2016

Carta aberta a Afonso Dhlkama

adicionou 2 fotos novas.
Carta aberta a Afonso Dhlkama

Exmo. senhor presidente da Renamo, Afonso Dhlkama. Escrevo-lhe, mais uma vez, à hora de muito pesar. A última vez que lhe escrevi foi em Maio do ano passado. Feitas as contas, passa mais de um ano sem que lhe escreva. E o propósito ainda continua o mesmo: PAZ.
O senhor presidente respondeu à minha última carta. Utilizou esta mesma plataforma, o Facebook, para mostrar que havia lido a minha carta. O que me preocupa agora, volvido um ano, é se o líder da Renamo entendeu o conteúdo da minha anterior missiva. Não lhe pedi mais nada que não seja devolver a paz aos moçambicanos. É pedir muito?
Em jeito de resposta à minha carta, o senhor disse o seguinte - e passo a citar ipsis verbis-:
“Meu povo, depois de um grande período de ausência nas redes sociais, estou de volta. Neste meu regresso encontro números impressionantes. Milhares de pessoas estão me seguindo no twitter, uma rede social sem muita expressão em Moçambique (@dlhakama), sem falar do Facebook.
Mas não é das redes sociais que quero falar. É para responder a uma mensagem amplamente difundida no Facebook, de Nini Satar, uma figura que dispensa qualquer apresentação. Na sua carta dirigida ao meu irmão Nyusi, em que muitos dos nossos irmãos ficaram chocados pelo conteúdo das suas declarações, Nini sugere ao Nyusi que ofereça maços de dólares à minha pessoa como forma de trazer a paz para o país. Meu povo, isto é um insulto a dignidade do povo moçambicano. É um insulto à todos aqueles que ao longo dos 16 anos lutaram para trazer a liberdade e a democracia neste país. É um insulto a moral e a humildade da pessoa humana, do povo moçambicano.
A história é testemunha: nenhuma pessoa é lembrada pela quantidade do dinheiro que teve enquanto vivo, mas sim pelo contributo que deu para o progresso da humanidade. Nini Satar está enganado. O dinheiro não compra tudo, senão a solução para problemas do mundo seria imprimir milhares e milhares de notas e distribuir por aí.
Não é o dinheiro que me move, eu, Afonso Dhlakama. Se fosse dinheiro eu estaria agora no Maputo com a minha família num palácio ou a viajar pelo mundo, fumando charutos, bebendo dos melhores vinhos ao invés de andar de distritos a distritos, dos mais pobres aos mais miseráveis. Meus jovens, o povo moçambicano está sofrer. É nossa missão arregaçar as mangas e lutar pela sua dignidade. É esse o sentido da vida. Todo o ser humano precisa de dinheiro para poder ter acesso a necessidades básicas. Mas o dinheiro não pode ser um fim, mas apenas uma necessidade. O nosso fim é o bem- estar de todo o povo moçambicano. Os nossos valores devem ser a solidariedade e não egoísmo. O dinheiro, Nini Satar pode ser bom, mas o que trás conforto a um ser humano é o sentido de compaixão.
Obrigado.”
Durante quase ano e meio que não lhe escrevi, senhor presidente, fiquei a analisar, palavra por palavra, a sua carta. Fiz bem em levar todo este tempo sem lhe escrever. Aclarei algumas ideias .
O senhor diz que não está preocupado com o dinheiro, mas, sim, com o bem-estar do povo moçambicano. Entre nós os dois, alguém está equivocado e tenho a certeza de que esse alguém não sou eu. Ou seja, eu, Nini Satar, não sei de que povo moçambicano o senhor está a falar.
Em algumas ocasiões, a Renamo, o seu partido, apareceu a reivindicar determinados ataques em que morreram civis. Esses não eram moçambicanos? Poderia lhe fazer a pergunta de uma outra forma: essa sua incessante busca do bem-estar do povo moçambicano só pode ser com Kalashnikov?
Presidente, entenda que não lhe estou a acusar de ser belicista. Só que julgo que há outros meios para se alcançar um determinado objectivo que não seja a via da guerra. A guerra atrasa o país, faz deslocados, desempregados, retrai investimentos, joga o nome do país na lama. É esse o Moçambique que o senhor quer governar?
É que do jeito como o senhor aposta na guerra sempre que quer reivindicar alguma coisa, parece que alguém lhe deu garantias secretas que só pode triunfar usando esse caminho. Porquê não insiste no diálogo? Ou por outra, nalgum momento ganhou alguma coisa por causa dessa guerra?
Eu, sinceramente, só à favor do diálogo. Chega de derramar sangue de moçambicanos inocentes. E quando digo isso é para que sirva aos dois contendores: a Frelimo e a Renamo. Para mim, não existe nenhuma razão para que os dois partidos matem moçambicanos inocentes.
O senhor presidente da Renamo tem autoridade suficiente para parar com esta guerra desnecessária. Prova que efectivamente é pai da democracia. Chama o seu irmão Nyusi ao diálogo. Convoque a comunidade internacional e diga que Dhlakama quer trégua, quer a via negocial, quer o bem-estar do seu povo por isso que depõe as armas. O senhor seria manchete em todos os jornais mundiais por boas razões.
Francamente, eu, Nini Satar, não acredito que a Frelimo possa entregar à Renamo as seis províncias onde esta reclama vitória nas eleições passadas. E parece-me ser este o argumento da Renamo para mover esta guerra. Agora lhe pergunto, presidente da Renamo: se a Frelimo não entregar as seis províncias o que vai acontecer? A guerra continuará?
Admitamos a possibilidade de lhe forem entregue as seis províncias. O que vai fazer com elas? É que não entendi o seu argumento, amplamente difundido pela comunicação social, de que as seis províncias vão ser governadas com o programa da Renamo.
Há qualquer que o líder ainda precisa de explicar aos moçambicanos. As tais seis províncias vão ser independentes do resto do país? É que o Plano Económico e Social, bem como o Plano da Acção do Governo já foram aprovados pelo Governo central, liderado pela Frelimo. Como é que a Renamo vai governar sem estes instrumentos? Onde é que a Renamo há-de ir buscar dinheiro para as seis províncias? Tem garantias de apoios? De quem? Quanto dinheiro?
E, por outro lado, não entendo como é que existindo um Presidente da República eleito (é o que todos sabemos e está em exercício), o líder da Renamo há-de conferir posse aos seus seis governadores. Quem lhe outorgou esse direito? Afinal não cabe ao Presidente da República, democraticamente eleito, conferir posse aos governadores provinciais? Como é que Dhlakama fará isso?
Portanto, é isto e tantas outras coisas que me fazem duvidar das reais intenções da Renamo. Parece que a sua pretensão é dividir o país. Aliás, já manifestou isso em diversas ocasiões. Está recordado?
Presidente da Renamo, entenda-se com o Presidente Nyusi: devolvam a paz aos moçambicanos. A culpa pelo que está acontecer ao povo moçambicano é vossa. Às vezes julgo que essas negociações em curso não vão dar em nada, porque ambos os lados não aprenderam a fazer concessões. Não aprenderam a aceitar-se como irmãos. Não aprenderam a sentar-se à mesma mesa e dividir do pouco que há. É preciso vencer esta barreira.
Ninguém negoceia ao som das armas. Se efectivamente a vossa pretensão- Renamo e Frelimo- é acabar com a guerra, deponham as armas. Cessem as hostilidades e dialoguem num clima de paz.
Até, de certa forma, posso simpatizar com a ideia da Renamo sobre a descentralização. Mas isso não pode ser feito a escopro e martelo. Tem que ser um processo muito bem estudado, sob o risco de voltarmos à guerra. O que a Renamo está a pedir agora é um paliativo. O presidente Dhlakama sabe, e muito bem, que as seis províncias não vão resolver o problema. Democracia não é o que o senhor está a exigir. Tudo passa por um processo negocial, concessões, entendimento mútuo e inclusão de todo o povo moçambicano.
Não queremos ser exigidos passaportes para visitarmos um nosso familiar na Zambézia, ou Niassa, Nampula ou qualquer província moçambicana. Moçambique é uno e indivisível.
Chega de mortes, presidente. Diariamente a Renamo reclama que os seus membros são assassinados pela Frelimo. Não sei se isso é verdade. Ou seja, não cabe a mim aferir isso. O que sei é que se não existisse essa maldita guerra as coisas seriam diferentes.
O senhor já tem idade avançada para continuar nas matas. Precisa de ver os seus filhos e netos a crescerem. O senhor presidente da Renamo precisa de escrever as suas memórias. Precisa de escrever a verdadeira história da Renamo para a posteridade. O senhor precisa dar palestras sobre democracia. Tem que provar a todo o mundo que é, efectivamente, o tal pai da democracia. E isso, sinceramente, não conseguirá nas matas.
Não arrastemos mais tempo com este diálogo a moldes actuais. Fala com o Presidente Nyusi, entendam-se e devolvam a paz aos moçambicanos. Será que o presidente Dhlakama tem ideia do sofrimento que esta guerra está a causar? Se é pai da democracia, faça-se amar pelo povo. É assim que fazem os grandes líderes.
Nini Satar
Doutor Maximo Maximo, Pedro Jorge, Jaime Jalane Jalane e 934 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Hummer Boy Martins Martins
Hummer Boy Martins Martins Momade Assife Abdul Satar palavras sabias meu caro, aposto que a carta chegara aos olhos ou ouvidos do sr Dlhakama, ate julgo que ele respondera a julgar pela sua simplicidade muito diferente do nosso presidente que parece fazer ouvidos de mercador, percebo a desconfianca do Dlhakama pois nao precisamos não precisamos ir longe você( #Nini) e sua família foram vítimas do mesmo partido, foram acusados e condenados sem que fossem os culpados mas isso virou história, e que para mim ambos presidentes estão a ser mal acessorados, por trás dessas duas grandes figuras estão belicistas que ficam criando manhas para a guerra não terminar, agora pergunto o que a frelimo ganha com a guerra? O que a renamo ganha com a guerra? Parece que a renamo encontrou nas armas a única forma de ser ouvido pela frelimo pois parece que de contrário muita coisa estaria mal, temos um ex presidente da República acusado de roubos financeiros que levaram o país a sarjeta e não se fala de outro assunto a nível internacional no que toca o nosso país e esse mesmo preside passeia a classe lado a lado com o novo presidente o que isso quer dizer?

1
Mario said...
Afinal quem fez Dhlakama voltar ao mato? Parece esta carta nao ter significados apenas o Nini esta a lamber botas.
Quando o Dlakama sofreu atentados e cercos a sua residencia sera que o Nini nao teve tempo para escrever esta carta?
Olha Nini, com todo respeito, esse seu fio de pensamento decepcionou-me! Este pedido ou carta, como queira chamar, podia vir de todos excepto d si.
Não sou de nenhum desses partidos, mas, tenho plena conciencia que se há alguem responsável por resolver este conflito é o PR. Ele prometeu-nos segurança e desde que está no poder nunca o fez (com ele conhecemos todo tipo de crime).
Disse que seria nosso empregado e nunca acatou nossas ordens. Ordenamos que parasse a guerra e não aceitou!
O PR, que é o legitimo responsável do povo, que va ao encontro de Dhlakama e diga o que for nessário para resolver isto. Ele deve parar de procurar refugio na bebida e encarar os problemas para vence-los e não aldrabar-nos. Até devia, se possivel emitir um mandato de captura a Dhlakama.
Lembraste-me aqueis discursos discursos preconcebidos de lambebotas da Frelimo kkkkkk
Nini tenho lido atentamente suas publicações e admiro-te muito pela sua imparcialidade. Mas eu te pergunto porquê é que depois de seres solto da B.O deste uma conferencia de imprensa alegando que estavas a ser perseguido e para tal tinhas uma força de 50 seguranças para lhe proteger. Tempo depois saiste de Moçambique sua patria amada para residir no estrangeiro deonde começaste a escrever. Não seria melhor voltares à patria e ao em vez de mandares cartas nas redes sociais, marcavas audiencias para falar pessoalmente com Nyusi e Dhlakama? Acho que o que estás a fazer a partir do estrangeiro pode ser um insulto para aqueles nossos irmãos que sentem na pele esse conflito armado. Até porque o Dhlakama pediu as FADM estacionadas na serra da Gorongosa para que se retirassem para os quarteis como forma de parar com o conflito enquanto decorrem as negociações mas o Nyusi negou. Em fim estamos em guerras, vamos morrer e no fim veremos a quem eles vão governar!

2
Francisco Moises said in reply to Francisco Moises...
CORRECCAO:
Onde se le Malawi no segundo paragrafo do meu comentario em baixo para cima, leia-se Mali antes que o meu xara frances me diga:
desole, cher Francisco, de t'entendre dire que j'ai fait une guerre au Malawi ou il n'y avait jamais des terroristes salafistes. Meme s'il en avait, cela serait aux anglais de faire une telle guerre pour en repousser. Le Malawi, c'est le domaine des Anglais ou des Israeliens ou des Portuguais, n'est-ce pas?
C'est au Mali que j'ai faite une telle guerre.
Desapointado, caro Francisco, em te ouvir dizer que fiz uma guerra no Malawi onde nunca havia terroristas salafistas. Mesmo se la houvesse, caberia aos ingleses de correr com eles. O Malawi e o dominio dos inglses ou dos israelicos ou dos portugueses para correr com tais terroristas.
Foi no Mali sim onde fiz uma tal guerra, nao e?
3
Francisco Moises said in reply to Mozambican...
Mozambican,
Bem que viu as coisas camufladas da Frelimo na mensagem do Nini Satar como Sabio e eu vimos. Cabe a Afonso Dhlakama nao se deixar entrujar por este homem e cair na lama onde se enterrara. Eu que critico Dhlakama, nao gostaria que ele caisse em tolices que lhe custarao a vida. A Renamo pode nao ter jeito maneira para se reorganisar depois dele, desde que ele nao a preparou para continuar sem ele.
4
Francisco Moises said in reply to Sabio...
Sabio,
Gosto de ver individuos que se envolvem em argumentos sérios como o senhor fez aqui. Nini Satar demonstrou mesmo que ele seja recebeu os dinheiros da Frelimo ou ele é um desajeitado que nao entendeu, nao entende e nunca entendera a Frelimo. Com esta mensagem louca ao um outro tanto enlouquecido que insiste em estar no poder em vez de entrega-lo aos mais jovens e que age por impulsos, Nini Satar, por desajeitice ou por ser um agente comprador da Frelimo, pode na verdade incita-lo a ir se entregar e fazer acordos gratuitos com o Nyusi, um outro louco neste triangulo de loucos Nini Star-Dhlakama Afonso-Nyusi Filipe Gomate.
Este Nini Satar esta a incitar a Dhlakama para confiar no patrao dos esquadroes da morte que nao faz nenhuma outra coisa senao planear matar o seu irmao Dhlakama com quem ele esta envolvido nesta guerra amigavel deles. Os dois precisam da guerra para estarem no poder -- um no poder que colocou no bolso como sua propriedade pessoal por ja mais de 37 anos faz agora e o outro para manter o poder roubado e ilegal.
Nini Satar quer chantagear o bobo Dhlakama com problemas de saude que este posssa ter por viver nas matas, familia, amigos, o povo, comicios, escrever, a paternidade da democracia moçambicana e toda mais asneira mal soante.
Dhlakama escrever o quê? Sabe ele escrever? Posso escrever para ele se me der macos de dinheiro. E tambem para o Nyusi Gomate de posturas polarisadas, se ele me pagar do dinheiro roubado das dividas ocultas. Nao quero mais ser um homem de moralidade. Estou cansado com isto num mundo de loucuras.
Dhlakama na verdade é o mais culpado. Diz que poder deitar o regime da Frelimo abaixo. Depois o mesmo Dhlakama diz que nao quer ver o governo do irmao dele Nyusi a cair. Mesmo eu que nao sou um homem brilhante e sou na verdade um outro tanto desajeitado como ele, tenho problema em entender o chefe da Renamo. Como posso confia-lo com a sua tal postura anti- e pro-Frelimo?
Foi o Gomate que desencadeou a guerra, e nao o Dhlakama que nao sabe fazer o jogo para acabar com as tolices da Frelimo, que quer uma guerra mas nao sabe como conduzir uma guerra. Soldados mal treinados e policia em camionetas é a pior maneira de encarar e confrotar uma guerrilla. Nyusi precisaria de comandos, helicopteros e avioes de caça e bombardeiros como François Hollande fez no Malawi onde em poucos dias degolou os terroristas islamistas salafistas.
Jacob Zuma nunca estudou François Hollande. Quando se entrometeu na guerra da Republica C-Africana para apoiar o derrubado presidente François Bozizé mandou soldados sem helicopteros e avioes caça e a sua força foi vergonhosamente derrotada por guerrilheiros. Pouca vergonha para a Africa do Sul. Nao sei porque é que o Zuma nao consultou os antigos generais apartheidistas em vez dos guerrilheiros do ANC?
5
Mozambican said...
+++++ SENHOR NINI SATAR +++++
Há muito que acompanhei com gosto os seus depoimentos, até cheguei ao ponto de
o querer admirar pela "APARENTE PAIXAO DE AMOR AO POVO MOZAMBICANO"..!
MAS QUE O COMPRARIAM PARA ENGROSSAR OS G40, isso nunca me caberia
a pensar e a acreditar sem a sua ajuda.
1- Quantas vezes tentarm assassinar o DHLAKAMA atravês do COMANDANTE EM CHEFE
das FORÇAS ARMADAS DA GANG - FRELIMO, já perguntou uma vez ao seu AMIGO NHUSSY??

2- A SUA TENTATIVA DE SIMULAR A SUA COBARDIA NA MENSAGEM FOI IMFRUTÍFERA,
para alèm da falta de Respeito para com o "seu Presidente DLHAKAMA", quem é o senhor de
apelar à velhice do outro e de escrever Memorandos??
PARA O SER FRANCO, ESTOU MUITO DESAGRADADO com a sua CÍNICA LINGUAGEM DOS G40 E
Rádio FRELIMO, isso mostra a sua DECADÊNCIA MORAL, para acima de tudo se ENCAPAR com
o nome do "POVO MOÇAMBICANO", como cada membro da CAMBADA usa quando pensam em ROUBAR e
se ENRIQUECEREM SEM SUOR...!
Bom, sem acelerar o meu enjoamento vou terminar aqui.
Aproveito presentar-lhe com todo o respeito as minhas desculps pela a linguagem que usei, simplesmente derivou do meu CHOQUE em saber que a tal mensagem foi escrita por sí.., é
muito lógico, penso eu, quando alguèm pensava em alguem como seu "ÍDOLO", par de repente
descobrir a se tratr de um "ACOBARDADO MISERÁVEL"..!
Cumprimentos,
Mozambican
6
Sabio said...
Parece-me que O Nini, recebeu os tais macos de dolares. Que diabo te fez dizer que basta entragar o dinheiro era resolver os desafios do pais. Ou seja esta ficar maluco. Quem estragou o pais e continua estraga-lo eh a Frelixo. Ainda mais, quem tem mais responsabilidade de devolver a paz eh o Nyusi chefe do estado entre aspas. Eh ele que tem todos meios para travar essa guerra. Eu ca por apenas concordo consigo que Dhlakama eh culpado pois se bem diz ele que tem capacidade para esmagar a Frelixo via militar, ja o teria feito. Como eh que o Dhlakama vai negociar a paz com o puto Nyusi quando esse puto mesmo quer matar o Dhlakama? O Sr quer ver o Dhlakama morte tanto como Frelimo. Saiba que a Frelimo esta a fazer xadrez. Isso atraves de deixar o Dhlakama no mato, claro o seu estado de saude deteriora-se. Eh plano de Frelimo reduzindo o "life span" (tempo de vida) devido as condicoes precarias. Melhor que ele morra assim do que morrer assassinato a tentar negociar a paz que o Sr fala numa de que como Pai de Democracia tem de negociar a paz.
Quanto os Governandores das 6 provincias, eu so posso dizer que nada eh impossivel. Afinal de contas o Sr invoca aqui indireitamente a Constituicao de Mocambique a dizer que como eh que o Dhlakama vai impossar os Governadores? Mas quem disse que o Dhlakama vai impossa-los. Saiba tambem que o Gomate (Nyusi) nao ganhou as eleicoes. Ele eh o presidente que esta governar a forca. Frelixo sempre foi MBAVAS de votos. Sabe quem comecou com isso? Eh o lobo na pele de cordeiro - o Chissano, Tzo
Futseka com essa sua carta. Nao disse mais nada.

Eliminar
Djao Dos Magaias
Djao Dos Magaias Isso quer dizer que sao cumplíces meu caro.
Eliminar
Maluco Beleza
Maluco Beleza Primeira pessoa que escreveu muito e disse muito nem o dono da carta o fez isso ...parabéns
Eliminar
Xitsotso Ni Xiberebere Xifufununhu
Xitsotso Ni Xiberebere Xifufununhu Com certeza Dou nota infinita
Eliminar
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Certo
Eliminar
Eduardo Santos Mapata
Eduardo Santos Mapata Com todo respeito,sera que a frelimo nao pode ceder visto que ela esta Armada ou estrategicamente bem montada no seio de um estado(assembleia,procuradoria , tribunal constituicional,supremo,ministerios,etc)
Eliminar
Silu Ch
Silu Ch Uma sava da palmas Hummer
Eliminar
Milton Matusse
Milton Matusse Como disse, diz #Donald_Trump, África presiza ser recolonizada.

Expressão, palavras que levaram muitos ao rubro, eufóricos, comparam-lhe ao #Hitler.

Não vivi a guerra dos 16 anos, na íntegra, mais os meus pais, relatam os episódios tristes e épicos do tempo.

Relembrar que em nenhum momento foi DECLARADO GUERRA, apenas eram dadas as culpas aos famosos BA's (Bandidos Armados), da Renamo.
Tal guerra, tornou Moçambique mais pobre, sem atração turística, sem investimentos, escolas, trabalho laser e sem #PAZ.
Ai o ministro da segurança na altura, o ex. Presidente, juntamente com a sua corja, criam programas como(OPERAÇAO PRODUÇÃO), só quem teve um familiar abrangido por esta OP, sabe do que falo.
O que era para ser um #recomeçar, tornou se um DRAMA.
Quem na altura, década 80, não lembra se de ouvir falar, "SI NAO FOSSSE EU" onde o país so produzia REPOLHO E COUVE, que no sul surgiu até um nome nativo, "GUILHIMBETA NA LONGOLOCA" que em tradução directa significa, EMPURRA E VAI JUNTO...
Pois é, não vivi esse tempo na íntegra., mais quem não sabe da Fome de 1982/83?
Relatam que o chá era tomado com doce.(Vulgo Chupa Chupa)
Os poucos produtos produzidos eram exportados, com a finalidade de adquirir #Armamento.
Já fomos o maior exportador da castanha de caju... Bons tempos.
Já exportamos o melhor camarão, que mal comia-se na altura.

Entretanto, hoje somos melhores em que???? #Nada.
Estamos no TOP-Paises mais corruptos.
Estamos no TOP-pobreza.
Estamos no TOP-corrupçao.
Estamos no Top Desemprego, custo de Vida.
Ao nível da SADC, Moçambique tem um dos piores salários mínimos.
Estamos no TOP em tudo que retrai o Desenvolvimento.
Portanto, essa meia tigela de mediadores políticos internacionais vão trazer a Paz?
Quando 2 elefantes lutam, quem sofre? O capim, quem é o capim(O povo), quem é o povo(somos nós)...
Atenção que o povo não é a alta elite da sociedade, o povo é a população baixa, sem emprego, sem escolarização, o povo é quem sente a consequência da causa.

Não quero ter #GUIA_DE_MARCHA, para sair de MAPUTO A INHAMBANE.
Não quero deixar meu país para ir a TANGANHICA,actual Tanzânia, preparar a ofensiva.

Já estamos no descalabro, são exoneraçoes e nomeações constantes no governo.
Roubos, escândalos, corrupção, desvio de fundos.
Até quando?
Um País onde mal consegue formar na íntegra um Engenheiro em Petróleo e Minas, como iremos progredir assim? Somos, mesmo com Grau de licenciado, empregado de um estrangeiro com grau de técnico médio.

Somos empregados novamente dos que um dia nos colonizaram.
Os PCA,s das grandes empresas privadas, Bancos, firmas, são os mesmo que um dia os seus avós, pais foram enxotados desta pátria amada.

Não sou nenhum político, e nem almejo ser, mais afinal qual é a finalidade dos estudantes de CIÊNCIAS POLÍTICAS?
Será que não podem em algum momento fazerem se OUVIR? Dar palpites, ideias e etc.

Debates, marchas de meia dúzia de pessoas será que surtira algum efeito.

Somos todos medrosos.
As graves são exclusivas, aliás, já tivemos greve em Moçambique? Ou foi um momento em que o mais pobres saqueavam comida nas lojas... Devido a FOME.

Assistimos o que está a acontecer na visinha áfrica de Sul, com os estudantes universitários, aquilo é uma Reivindicação... O estado sabe qual é a importância dessa classe social, e irá ceder.

Um país, Moçambique, onde existe a HIPOCRISIA, tudo termina em opinião e não em ATITUDES, DEBATES E MAIS DEBATES.

As vezes penso que tínhamos que estar na costa do Pacífico e não no indico.

Lamentável, um estudante de uma universidade público pagar a taxa de mensalidade 5.000,00MT, e ter aula prática a rasca, ou terminar o curso sem praticar, sem ter contacto com a matéria..

Hoje um dos nossos reitores está para rolar, por homenagear um malogrado.

Por razões absurdas, vão nomear mais um, camarada, instruído pela Frente.

#Moçambique, até ontem tudo que é CHINÊS, JAPONES, EUROPEU, queria investir.

Hoje, são empresas a fecharem as portas(privadas), as estatais diminuem o pessoal.

O que será desse ex. Funcionário?
Com 7 ou até 10 filhos, o que é típico de Moçambique, todos na escola e uma mulher doméstica?
Nas zonas de expansão só ouve falar de HOMENS CATANA... Roubam, violam e matam.
A polícia na via, a tentar extorquir o automobilista, o cidadão.

Perdemos o poder de compra.
Vivemos no aperto.
Mal conseguimos passar um refeição digna hoje em dia.

E aquele nosso irmão de NICUADALA? MUSSURIGE, MECONTA, METANGULA? GUIJA?
Quem tem um sonho de vir a cidade capital fazer a vida? Fiquei Boque aberto quando tirei uma nota de 1000 mt no distrito de NHAMATANDA, e o jovem disse que não conhecia aquela nota, mais porque viu a foto do ex. Presidente, o dinheiro e de Moçambique.

Lamentável, em alguns distritos ainda vivem o sedentarismo, troca de mercadoria por mercadoria... Como nos tempos remotos.

Hoje em dia, fazer um boa acção, dar esmola é Crime????

Afinal o que diz a Bíblia? Dai de comer a quem tem fome e sede.

Será que os meninos de rua irão todos aos orfanatos, os idosos para asilos?

Tais instituições que dependem de ajudas externas, pessoas de boa fé, e relembrar que essas ajudas só vem uma vez, ou duas por ano, dependendo da data festiva.

Ora vejamos a situação dos Madjermans, os protestos as quartas feiras pararam? Porquê?

Lembrar que foram estes, que acuparam lugares nas grandes empresas metalúrgicas, têxteis, etc, empresas que hoje são depósitos de material não usado, deteriorado etc.

Moçambique, quem te conheçe não te esqueçe já mais...
Quem não conheçe esse slogan.

O mentor até ontem era um PASTOR DA IGREJA UNIVERSAL, hoje é o que é, amanhã não ti espantes, vê lo como deputado, depois ministro, porquê? Move massas? Tem fama?

Senhor Afonso Marceta Macacho Dlhakama, si errei o nome, desculpa me...
Senhor Presidente Filipe Jacinto Nhyusse.
Si esta guerra atingisse vossos filhos? Parentes? Já teriam parado com esse braço de ferro a tempo.

#Não_usem_a_política_para_terminar_com_isto_usem_a_EMPATIA.

A situação tende a Agravar se.
A guerra está a acontecer...

#Ilegível...
Eliminar
Neques Antonio
Neques Antonio Olha Nini, com todo respeito, esse seu fio de pensamento decepcionou-me! Este pedido ou carta, como queira chamar, podia vir de todos excepto d si.
Não sou de nenhum desses partidos, mas, tenho plena conciencia que se há alguem responsável por resolver este conflito é o PR. Ele prometeu-nos segurança e desde que está no poder nunca o fez (com ele conhecemos todo tipo de crime).

Disse que seria nosso empregado e nunca acatou nossas ordens. Ordenamos que parasse a guerra e não aceitou!

O PR, que é o legitimo responsável do povo, que va ao encontro de Dhlakama e diga o que for nessário para resolver isto. Ele deve parar de procurar refugio na bebida e encarar os problemas para vence-los e não aldrabar-nos. Até devia, se possivel emitir um mandato de captura a Dhlakama.

Lembraste-me aqueis discursos discursos preconcebidos de lambebotas da Frelimo kkkkkk
Eliminar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda "Disse que seria nosso empregado e nunca acatou nossas ordens. Ordenamos que parasse a guerra e não aceitou!" Parece que o Nyusi esta a bricar de governar
Eliminar
Jaciara Gama
Jaciara Gama Concordo plenamente. O nini esta lá, bons vinhos, perfumes, charutos, cafés, roupa de marca, relógios de marcas, etc. Ele precisa ir até à catandica e ver quem realmente está atacar a população, quem realmente, promove a guerra... talvez assim ele muda de discurso. 😢😢😢😢
Eliminar
Cardoso Machai
Cardoso Machai Voce e lambe cu de dlhakama e da Renamo nem? Deixa Nini falar o que sente e pensa manambwa
Eliminar
Mauro Almeida
Mauro Almeida Concordo com Neques, não é preciso ser expert para entender de quem é o interesse desta guerra, já estamos SATURADOS .... já nos provaram com imagens e testemunhos que a FDS andam a cometer barbaridades com a população, quer dizer, a polícia só serve para defender os que fazem parte do certo partido, se é que isso pode-se chamar de partido ou uma quadrilha.
14 hEditado
Eliminar
Bruce Nanlipa
Bruce Nanlipa Nini tenho lido atentamente suas publicações e admiro-te muito pela sua imparcialidade. Mas eu te pergunto porquê é que depois de seres solto da B.O deste uma conferencia de imprensa alegando que estavas a ser perseguido e para tal tinhas uma força de 40 seguranças para lhe proteger. Tempo depois saiste de Moçambique sua patria amada para residir no estrangeiro deonde começaste a escrever. Não seria melhor voltares à patria e ao em vez de mandares cartas nas redes sociais, marcavas audiencias para falar pessoalmente com Nyusi e Dhlakama? Acho que o que estás a fazer a partir do estrangeiro pode ser um insulto para aqueles nossos irmãos que sentem na pele esse conflito armado. Até porque o Dhlakama pediu as FADM estacionadas na serra da Gorongosa para que se retirassem para os quarteis como forma de parar com o conflito enquanto decorrem as negociações mas o Nyusi negou. Em fim estamos em guerras, vamos morrer e no fim veremos a quem eles vão governar!
Eliminar
Weiss Mocalacha
Weiss Mocalacha Verdade....
Eliminar
Claude Champier Punja
Claude Champier Punja Grande observaçao,eu axo ki devias fazr uma carta ao nini,vejo ki ele tbm precisa duma carta dirigida a ele
Eliminar
Narcísio Mula
Narcísio Mula Em resumo, o Dhlakama está nas matas por causa dos mesmos motivos que Nini está no estrangeiro. É que parece que todo mundo se esqueceu dos ataques ou atentados de Zimpinga. Naquele momento a Renamo nao havia disparado contra ninguem
Eliminar
Bizeque Antonio H Pedro
Bizeque Antonio H Pedro Falaste bem mais muito bem e observou tao bem
Eliminar
Patricio Moises Saimone
Patricio Moises Saimone Fogo Bruce nanlipa você é demais boa observação
Eliminar
Estanislau Saene
Estanislau Saene compartilho a tua ideia isto porque esse nini satar devia voltar para mocambique, e nao mandar cartar apartir do estrangeiro, porque todo os amigos deles morreram aqui, entao que volte tambem e vai a stv ou miramar falar publicamente da frelimo e da renamo, porque isso e cubardia, os verdadeiro gladiadores morrem na arena lutando e caem no chao sem a cabeca e isso que devias fazer voltar e lutares tambem pela democracia. seja como o musico azagaia.
Eliminar
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah Falou tudo
Eliminar
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah Narcísio Mula Falou tudo
Eliminar
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah Nini desta vez metes te H2O
Eliminar
Hlavanguana Elvino Dique
Hlavanguana Elvino Dique Desta vez a carta deve ser dirigida ao nini ilustre.
Eliminar
Esperanca Mitano Mitano
Esperanca Mitano Mitano Sábias palavras,analisar algo escrito por outro custa,o importante é o sr .presidente da RENAMO pegar no teor da carta e pôr em prática como grande homem que luta pelo povo ele deve ser pragmático e evitar ouvir ideias agitadoras,pois em nada servem pra a construção da nossa moçambicanidade,sei e vi pela revisão tudo que sua exa.presidente da RENAMO passou,mas deve esquecer para o bem do povo moçambicano é aí onde surgi a heroicidade dos grandes líderes. O meu muito obrigado pela atenção dispensada.Paz
Eliminar
Ricardo Manhoso Estevao
Ricardo Manhoso Estevao Dessa vez meteu agua mesmo o Nini .
Eliminar
Afonso Chicuare Chicuare
Afonso Chicuare Chicuare Afonso Dhlakama refugiou se na serra da Gorongosa depois de ter sofrido um atentado em zimpinga e de lá de gorongosa o homem pediu para voltar a fazer as suas políticas normais, dai a Frelimo destacou seus lacaios disfarçados levaram o Dhlakama da serra até a cidade da Beira, pra o dia seguinte as 5:00 a casa do líder estar cercado com objetivos claros de o matarem!
Mas Deus não quis e Dhlakama conseguiu driblar as forças do governo da frelimo e sumiu pra gorongosa novamente.
Eliminar
Pedro Zibane
Pedro Zibane Nb nini
Eliminar
Loides Loides
Loides Loides Nunca comentei nenhum post seu Momade Assife Abdul Satar por achar e ter a certeza que estava certo, mas este discordo por ser um simples moçambicano que não apoia nenhuma ala politica mas observador e juiz de algo visível isto é; não precisa de ser muito inteligente para perceber o que está em causa para que a paz regresse ao belo e rico Moçambique..Sabemos que a intolerancia,a avareza sobre tudo a arrogancia é que está a matar este país.....Há espaço para todos e tudo para todos repito "avareza e arrogancia" Se não fosse a RENAMO ou Oposição a contestar não sei onde estariamosé só ver quanto estamos a dever e quanto mas vamos dever sem nunca sermos consultados? No dia em que pararmos de escovar sim isso mesmo ESCOVAR teremos a paz aqui ..não adianta ir a favor do vento enquanto sabemos quem está errado. disse mais não disse
Eliminar
Erasmo Manuel
Erasmo Manuel O Sr ja tem idade avançada para ficar nas matas,precisas de dar atenção a sua família,Filhos ,netos etc
Meu irmão Nini você falou e disse tudo.
O povo moçambicano esta virar escravos da Frelimo e Renamo chega antes que nos saímos a Ruas e tomamos o poder dessa nossa Pérola do Indico
Eliminar
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe O nosso maior problema é esse, deixamos as coisas estragar primeiro, a maioria de nós jovens somos responsaveis na manipulação de votos esquecendo das conseguencias que advem e ai esta a última hora queremos apaZ a mesma que sumiu depois de fraude eleitoral.
Eliminar
Baptista Hortencio Machado
Baptista Hortencio Machado Saindo a rua nao tomarao poder algum, pois isso é moçambique nao Brazil a diferença é DEMOCRACIA/DITADURA. #atençao
Eliminar
Arafat Adamo
Arafat Adamo Gostei
Eliminar
Alberto Wanderson Wan
Alberto Wanderson Wan sem sacrificio nao ha vitoria.
se a gente sair na rua marchar contra tudo o que esta acontecendo no nosso pais.
creio eu que teremos um fio nisso.
mas se a gente ficar em casa a espera de alguem fazer algo pra nos, nimguem fara algo por nos!
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Tamos a tem a demorar
Eliminar
Ray Bob Manhiça
Ray Bob Manhiça Cuidado com armas. cuidado com morte feito um mosquito. No dia de sair as ruas estarão uns 2%dos jovens nessa marcha.
Eliminar
Gil Vianova
Gil Vianova So podes marchar no seu quintal. Alberto Wanderson Wan. Em Moz não vais marchar
Eliminar
Lopes Fumo
Lopes Fumo Moz ja tem dono q controla so para ter ideia nao se pode falar contra eles pois se isso aconteçer sera perceguidos de balas....cuidado nao se esqueça q estx em moz irmao.
Eliminar
Muhove Tata
Muhove Tata Bem falado mano Nini. Mas eu não tenho palavras suficientes para te responder. Mas quero dizer o seguinte: o governo da frelimo não é de dialogo, se voltarmos atras podemos ver tantas tentativas de querer matar o lider da renamo. E mais: muitos que morreram e estao a morrer por serem da oposicao e por defenderem o dialogo. O senhor nao é unico a falar do dialogo.
É so ver a morte de Pondeca, era dos da comissao do dialogo mas foi morto barbaramente em pleno dialogo.
O que queres que ele faca? Deixar que ele.seja ataçado e morto? É isso? Espero que não. Se o senhor não esta em moçambique é por medo deste regime da frelimo, sei que es um homem de negocios, mas o o que te forcou a sair do país foi o medo.
Para terminar dizer que a frelimo nao é um partido de dialogo.
Eliminar
Adriana Dos Santos
Adriana Dos Santos Bem falado Muhove Tata
Muito bem falado mesmo
Eliminar
Manjor Lopez Portugal
Manjor Lopez Portugal Muhove Tata , em poucas palavras falaste muita mas muita coisa mesmo.
Receba os meus parabens
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Não é nini que vai resolver o problema da paz.o dia que governo da frelimo quiser a paz,vamos ter.eu não tenho mais dúvidas que está querra,está a esconder dívidas públicas do maior roubou da história do meu país
Eliminar
Augusto Gildo Buanaissa
Augusto Gildo Buanaissa Nini Satar, peço que primeiro faça uma cronologia dos acontecimentos desde 2010, até hoje. Acontecimentos que envolvem à Renamo, a Frelimo, o Governo e o Estado e todos seus membros envolvidos. Use factos reais, use acontecimentos, marca datas, etc. não te guies nas palavras manipuladora de nenhum dos lados.
Depois análise essa cronologia.
Quando terminar, por favor releia sua carta e veja se é necessário mudar alguma coisa ou deixá-la mesmo assim.
Eliminar
Cee Maquiti
Cee Maquiti Falar mais o qué, bem colocado
Eliminar
Bizeque Antonio H Pedro
Bizeque Antonio H Pedro Comcorgo comsigo
Eliminar
Abel Philip
Abel Philip pois é Nini nao vive p sofremente que povo senti
Eliminar
Salvador Augusto Faustino Faustino
Salvador Augusto Faustino Faustino Achou k vai mudar toda carta
Eliminar
Estevao Zefanias Chauque
Estevao Zefanias Chauque Falta dizer que lider renamo...esta desflorestar o pais vendendo madeira a pacheco e chineses....porque se encontra la no mato...outras coisas tambem.
Meu conselho;devia continuar a escrever para o seu camarada,conterraneo e presidente nao eleito nyussi
Eliminar
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Que bela carta ilustre Nini Satar dirigida ao lider ou presidente da Renamo. Tenha certeza de que leio todas suas cartas e observacoes em alguns aspectos, mas essa carta ilustre, parece que nao acompanha a realidade mocambicana. Lembre-se: O Lider da Renamo sofreu dois atentados e num desses atentados (Zimpinga, se nao estiver equivocado) perdeu a vida um comandante chamado Ngungunhane. Dai ele refugiou-se para o mato, e para a sua aparicao, exigiu a presenca do r Lourenco de Rosario e Dom Dinis Singulane. Foi isso que aconteceu. Posteriormente, quando chegou a cidade da Beira, foi aquela cena de pouca vergonha que todos vimos - o cerco a sua residencia pelas FDS. Morreu o Pondeca ha dias e ele disse: Vamos continuar a negociar. Portanto da minha parte, julgo que, a Frelimo herdou as artimanhas do Colono: So negocia com o soar das armas (minha mera opiniao, que pode nao ser verdade). Quantas inquietacoes de Partidos de Oposicao nao foram barradas na Assembleia da Republica (Exemplo do MDM sobre EDM?). Mas se houvesse o soar das armas por parte do MDM, julgo que eles podiam dar algum ouvido.\
Eliminar
Jose Banze
Jose Banze Infelizmente e verdade. A Frelimo nao cede nem um ponto se nao for pela guerra. De facto a guerra e um mal, mas honestamente neste pais e a unica forma de combater o regime.
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano tou contigo..a frelimo e que quer guerra a frelimo e que faz guerra
Eliminar
Manuel Justino Mandlate
Manuel Justino Mandlate Isso Nini, já disse tudo... Mas não se canse até que os dois Presidentes ponham as suas mãos na cosciéncia e pensem ou se colocar no lugar de quem está a correr de um lado para outro, sem saber se amanhã acordará vivo ou não...
Força Momade Assife Abdul Satar.
Eliminar
Jabley Julius
Jabley Julius Satar esse teu artigo me caem lágrimas. Mas não temos solução a ganância do poder mina o bem estar da sociedade moçambicana estive no centro a dias todos locais cheios de militares estamos em guerra sim.
Eliminar
Francisco Moisés Massinga
Francisco Moisés Massinga Bom, de forma breve diria que o senhor Nini conhece melhor o governo de moçambique. É só tirar Samora e um pouco de Chissano... Depois traga um bom exemplo ou marco ate aos dias de hoje.
Eliminar
Francisco Moisés Massinga
Francisco Moisés Massinga Que todo o ser Humano saiba:
Responder qualquer tipo de acção de forma emotiva, pode muitas vezes terminar mal, por isso que em todos os testes da nossa escolaridade vinha a seguinte frase:
Leia atentamente as perguntas e responda de forma clara e objectiva.
Eliminar
Nelson Ribeiro
Nelson Ribeiro Quem sao os paises que apoiam o afonsinho a ser mais assassino? Esses paises e que estam a apunhelar o povo mocambicano e o pais pelas costas... Quem sao os tais traidores? Alguem pode ajudar me?
Eliminar
Milton Matusse
Milton Matusse Como disse, diz #Donald_Trump, África presiza ser recolonizada.

Expressão, palavras que levaram muitos ao rubro, eufóricos, comparam-lhe ao #Hitler.

Não vivi a guerra dos 16 anos, na íntegra, mais os meus pais, relatam os episódios tristes e épicos do tempo.

Relembrar que em nenhum momento foi DECLARADO GUERRA, apenas eram dadas as culpas aos famosos BA's (Bandidos Armados), da Renamo.
Tal guerra, tornou Moçambique mais pobre, sem atração turística, sem investimentos, escolas, trabalho laser e sem #PAZ.
Ai o ministro da segurança na altura, o ex. Presidente, juntamente com a sua corja, criam programas como(OPERAÇAO PRODUÇÃO), só quem teve um familiar abrangido por esta OP, sabe do que falo.
O que era para ser um #recomeçar, tornou se um DRAMA.
Quem na altura, década 80, não lembra se de ouvir falar, "SI NAO FOSSSE EU" onde o país so produzia REPOLHO E COUVE, que no sul surgiu até um nome nativo, "GUILHIMBETA NA LONGOLOCA" que em tradução directa significa, EMPURRA E VAI JUNTO...
Pois é, não vivi esse tempo na íntegra., mais quem não sabe da Fome de 1982/83?
Relatam que o chá era tomado com doce.(Vulgo Chupa Chupa)
Os poucos produtos produzidos eram exportados, com a finalidade de adquirir #Armamento.
Já fomos o maior exportador da castanha de caju... Bons tempos.
Já exportamos o melhor camarão, que mal comia-se na altura.

Entretanto, hoje somos melhores em que???? #Nada.
Estamos no TOP-Paises mais corruptos.
Estamos no TOP-pobreza.
Estamos no TOP-corrupçao.
Estamos no Top Desemprego, custo de Vida.
Ao nível da SADC, Moçambique tem um dos piores salários mínimos.
Estamos no TOP em tudo que retrai o Desenvolvimento.
Portanto, essa meia tigela de mediadores políticos internacionais vão trazer a Paz?
Quando 2 elefantes lutam, quem sofre? O capim, quem é o capim(O povo), quem é o povo(somos nós)...
Atenção que o povo não é a alta elite da sociedade, o povo é a população baixa, sem emprego, sem escolarização, o povo é quem sente a consequência da causa.

Não quero ter #GUIA_DE_MARCHA, para sair de MAPUTO A INHAMBANE.
Não quero deixar meu país para ir a TANGANHICA,actual Tanzânia, preparar a ofensiva.

Já estamos no descalabro, são exoneraçoes e nomeações constantes no governo.
Roubos, escândalos, corrupção, desvio de fundos.
Até quando?
Um País onde mal consegue formar na íntegra um Engenheiro em Petróleo e Minas, como iremos progredir assim? Somos, mesmo com Grau de licenciado, empregado de um estrangeiro com grau de técnico médio.

Somos empregados novamente dos que um dia nos colonizaram.
Os PCA,s das grandes empresas privadas, Bancos, firmas, são os mesmo que um dia os seus avós, pais foram enxotados desta pátria amada.

Não sou nenhum político, e nem almejo ser, mais afinal qual é a finalidade dos estudantes de CIÊNCIAS POLÍTICAS?
Será que não podem em algum momento fazerem se OUVIR? Dar palpites, ideias e etc.

Debates, marchas de meia dúzia de pessoas será que surtira algum efeito.

Somos todos medrosos.
As graves são exclusivas, aliás, já tivemos greve em Moçambique? Ou foi um momento em que o mais pobres saqueavam comida nas lojas... Devido a FOME.

Assistimos o que está a acontecer na visinha áfrica de Sul, com os estudantes universitários, aquilo é uma Reivindicação... O estado sabe qual é a importância dessa classe social, e irá ceder.

Um país, Moçambique, onde existe a HIPOCRISIA, tudo termina em opinião e não em ATITUDES, DEBATES E MAIS DEBATES.

As vezes penso que tínhamos que estar na costa do Pacífico e não no indico.

Lamentável, um estudante de uma universidade público pagar a taxa de mensalidade 5.000,00MT, e ter aula prática a rasca, ou terminar o curso sem praticar, sem ter contacto com a matéria..

Hoje um dos nossos reitores está para rolar, por homenagear um malogrado.

Por razões absurdas, vão nomear mais um, camarada, instruído pela Frente.

#Moçambique, até ontem tudo que é CHINÊS, JAPONES, EUROPEU, queria investir.

Hoje, são empresas a fecharem as portas(privadas), as estatais diminuem o pessoal.

O que será desse ex. Funcionário?
Com 7 ou até 10 filhos, o que é típico de Moçambique, todos na escola e uma mulher doméstica?
Nas zonas de expansão só ouve falar de HOMENS CATANA... Roubam, violam e matam.
A polícia na via, a tentar extorquir o automobilista, o cidadão.

Perdemos o poder de compra.
Vivemos no aperto.
Mal conseguimos passar um refeição digna hoje em dia.

E aquele nosso irmão de NICUADALA? MUSSURIGE, MECONTA, METANGULA? GUIJA?
Quem tem um sonho de vir a cidade capital fazer a vida? Fiquei Boque aberto quando tirei uma nota de 1000 mt no distrito de NHAMATANDA, e o jovem disse que não conhecia aquela nota, mais porque viu a foto do ex. Presidente, o dinheiro e de Moçambique.

Lamentável, em alguns distritos ainda vivem o sedentarismo, troca de mercadoria por mercadoria... Como nos tempos remotos.

Hoje em dia, fazer um boa acção, dar esmola é Crime????

Afinal o que diz a Bíblia? Dai de comer a quem tem fome e sede.

Será que os meninos de rua irão todos aos orfanatos, os idosos para asilos?

Tais instituições que dependem de ajudas externas, pessoas de boa fé, e relembrar que essas ajudas só vem uma vez, ou duas por ano, dependendo da data festiva.

Ora vejamos a situação dos Madjermans, os protestos as quartas feiras pararam? Porquê?

Lembrar que foram estes, que acuparam lugares nas grandes empresas metalúrgicas, têxteis, etc, empresas que hoje são depósitos de material não usado, deteriorado etc.

Moçambique, quem te conheçe não te esqueçe já mais...
Quem não conheçe esse slogan.

O mentor até ontem era um PASTOR DA IGREJA UNIVERSAL, hoje é o que é, amanhã não ti espantes, vê lo como deputado, depois ministro, porquê? Move massas? Tem fama?

Senhor Afonso Marceta Macacho Dlhakama, si errei o nome, desculpa me...
Senhor Presidente Filipe Jacinto Nhyusse.
Si esta guerra atingisse vossos filhos? Parentes? Já teriam parado com esse braço de ferro a tempo.

#Não_usem_a_política_para_terminar_com_isto_usem_a_EMPATIA.

A situação tende a Agravar se.
A guerra está a acontecer...

#Ilegível...
Eliminar
Estevao Zefanias Chauque
Estevao Zefanias Chauque Nini diz na sua carta que faz ataques,onde morrem civis(quando e aonde nao sei)..e que a renamo reinvindica o ataque....
Ok pelos menos a renamo dá a mao a palmatório...por ex..mano satar,na emboscada de zimpiinga...a renano matou os ocupantes do mini bus...porque eles abriram fogo contra eles..
Haja paciencia...Diga ao seus camaradas reinvindicar as VALAS COMUNS E ESQUADROES DA MORTE....FRUTOS DA DIVIDA INVERTIDA A PUBLICA.
Eliminar
Jurema Mineses
Jurema Mineses Não há partido nenhum capaz de dar uma vida melhorada ao povo Moçambicano, porque são todos iguais antes de chegar ao poder promete e quando chegam esquecem de quém lhes deu o poder. Falar e prometer é fácil mas comprir ai ja começam a ver as dificuldades para o povo. Todos querem sim dinheiro, se ate nas igrejas o crentes devem tirar o Dizimo para ajudar a obra de Deus, agora quem é essa pessoa que não quer dinheiro? E logo em Moçambique onde vivemos, país onde um grupo de pessoas é que são os herdeiros.
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano Não é o dinheiro que me move, eu, Afonso Dhlakama. Se fosse dinheiro eu estaria agora no Maputo com a minha família num palácio ou a viajar pelo mundo, fumando charutos, bebendo dos melhores vinhos ao invés de andar de distritos a distritos, dos mais pobres aos mais miseráveis. Meus jovens, o povo moçambicano está sofrer. É nossa missão arregaçar as mangas e lutar pela sua dignidade. É esse o sentido da vida. Todo o ser humano precisa de dinheiro para poder ter acesso a necessidades básicas. Mas o dinheiro não pode ser um fim, mas apenas uma necessidade. O nosso fim é o bem- estar de todo o povo moçambicano.
Eliminar
Araújo Abdula
Araújo Abdula jurema mineses eu te amo. continua com assim. Todos são da mesma panela
Eliminar
Rogério Januário Samuel
Rogério Januário Samuel Tou cntg quanto isso sr meneses sao tds iguais e luta de poder so
Eliminar
Jose da Nilza
Jose da Nilza a que esta cheio de escovilhas pha! este Homem foi tirado das matas e meia volta foi atacado na mesma casa que o hospedaram! o que e isso?
Eliminar
Massaua Sagual
Massaua Sagual Mano nini admiro ti muito mas tu sabes quem é o culpado disso td sabe a renamo esta a anos nas matas desde que o presidente chissano entrou no poder a vida dos moçambicanos era super boa e a renamo sera que nao esistia? Responsabilizemos a quem deve ser o presindente guebuza abusou este senho primeira exijencia era so de enquadrar os homens dele nas forças armadas arastaram as coisas ate aqui e agora sao as provincia quanto a guera e os inocentes quando dois elefantes lutam as formigas e que sofrem e nao so as balas nao escolhem nao sou a favor da guerra quem pode mudar isso nao é a renamo somos nós o povo porque o guebuza abusou e faltou com o respeito a renamo e foi antes dos problemas se agravarem nunca cedeu o nhyusi sentou com ele lhe aldrabou pensemos nistos quem esta na frente é que nao quer nada e o sofrimento sobra para nós espero que nao tenha falado mal mano nini bom dia
Eliminar
Fatima Mouzinho
Fatima Mouzinho nini é teu irmao?
Eliminar
Araújo Abdula
Araújo Abdula pork não
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano eu, Nini Satar, não acredito que a Frelimo possa entregar à Renamo as seis províncias onde esta reclama vitória nas eleições passadas...Nini ha quem nao acreditava que o colono um dia iria cair nas maos da frelimo mas mesmo assim a frelimo consiguio espulsar o colono pela guerra tambem muitos moçambicanos moreram muitos mesmo mas como a guerra era o unico meio de alcançar a endependencia lutou se ate ao fim..foi assim tambem na guerra dos 16anos a frelimo quase nao imaginava que a renamo podia chegar onde chegou hoje todos nos moçambicanos sabemos quem quer guerra,se a frelimo nao aceita dialogar o qui voce nini sugere que o dlhakama faça?que desista do que ele começou na guerra dos 16 anos?nada e imposivel nao digo isso porque tou a favor da guerra mas sim porque vejo quale a tendençia do governo da frelimo e um governo egoista que maltrata o povo mata o povo disgraça o povo um governo de ladroes,se ainda se fala de democracia no país mas o povo ja perdeu o poder o povo ja trabalha sem salario imagina se o dlhakama desiste volta para cidade ficar com a familia dele?nao demoraria muito para se declarar a volta do regime da escravatura em moçambique...nao vamos ficar a espera de jesus cristo alguem tem que parar os ladroes da frelimo....eu leio quase todas as tuas publicaçaoes mas essa e a unica que senti insegurança nas tuas palavras sr ilustre..antes vale receber criticas de um sabio que receber muitos elogios de um idiota
Eliminar
Fatima Mouzinho
Fatima Mouzinho falo e disse
Eliminar
Araújo Abdula
Araújo Abdula falaste mas não falaste
Eliminar
Salvador Augusto Faustino Faustino
Salvador Augusto Faustino Faustino Gramei do fim antes vale...ate...de um idiota
Eliminar
Daniel Omar
Daniel Omar mais um apoiante do bandido Dlhakama o Zacks
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano Isso voce e que diz...nao e uma questao de apoiar quem e tar contra quem e uma questao de razao..a frelimo desde so ns fode pora pha..eu particularmente nao apoio nenhum partido..
Eliminar
Tomas Humbe
Tomas Humbe E o que me faltava;nao espantaremos si um dia ouvirmos que o dhlakama esvaziou os cofre do estado.afinal quem nus deve a paz?
Eliminar
Eugénio Ricardo Langa
Eugénio Ricardo Langa O governo
Eliminar
Estevao Zefanias Chauque
Estevao Zefanias Chauque Ha pessoas que preferem vir na cidade MORTO...DO QUE NO MATO VIVO .....pergunta a familia dele..
Se é paz queremos senhor satar que exijamos ao governo "eleito"...
Eliminar
Zefamas Cossa
Zefamas Cossa Eu ficaria muito feliz se os muchangas fossen ficar con o avo deles la nas matas da gorongosa a comeren o pao k o diabo amassou , en vez de estaren nos ar condicinados da cidade , e o dlhakama nao ta na serra pelos interences de nos pobrezinhos , mas si pelos intereces pessoas e dun grupinho , en roma pra assinar o cesar fogo derao lhe milhoes e milhoes de dolares , dividiu os milhoes pra os pobrezinhos ? Nao , e nao ,
Eliminar
Maciel Nhaliveu
Maciel Nhaliveu ficou bem claro. espero que o presidente da renamo leia com mais vagar essa carta.
Eliminar
Helder Ruben Tivane Tivane
Helder Ruben Tivane Tivane NiNi td bm contigo?lindas sms tuas isabias,mas neste pais nao ha guerra mas sim robalheira aos cofres d FMI...mano poe 1 ponto final as cartas para o lider e o Niyuse pk isto trata se d uma historia d robalheira politica sem fim!AJuda kem precisa mano.
Eliminar
Faizal Sumara
Faizal Sumara Palmas Nini... Essa carta foi bem feita....O Lider Dlakama não pode se esconder na democracia e continuar a matar inocentes, queimar camioes, e partir estradas...deve sim mostrar ao mundo que a democracia é "poder do povo" e nao "matar o povo" ele deve usar as ferramentas como assembleias , votos... escrever livros...fazer palestras etc..só assim deixará um legado!
Eliminar
Francisco Maingue Jose
Francisco Maingue Jose Assembleia??, voto??.kkk,, voce é bebé oquê?
Eliminar
Horacio Chipinzo
Horacio Chipinzo O senhor que é bebe. Se há diálogo que abaixo com as armas. Já viu aonde diálogo e punho de arma? "Francisco"
Eliminar
Loides Loides
Loides Loides Faizal Sumara penso que não estas a perceber o que se esta a passar no país, este senhor esta sendo acusado injustamente apesar de algumas falhas, apelo que acredite na manipulação da opinião publica. está claro quem não esta enteressado com a paz. volte um pouco para os ultimos 3 anos que aconteceu.
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Ja pararam para pensar que esse homem,lutou com 4 presidente deste Moçambique?dos 4 só um provou que amava o povo,por isso que morreu pobre.sabemos que a fundo Moçambique para pobreza esta vivo não si faz nada.
Eliminar
Horacio Chipinzo
Horacio Chipinzo Teria pensado em que ele é um traidor? Veja nos livros a história d rodesia e como foi criada a renamo nao se engane meu caro com revistas e publicidades enganosas
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Ja reparou que para todos os que lutam contra frelimo são traidores?
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Quem matou Samora Machel,orias simango? Eu não sei?
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Cuidado com palavra traidor
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Esses crimes todos os dias,roubou do dinheiro
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Sejam mais informado,ja não é tempo de escovar as pessoas que só a fudarao teu direito,faz o povo pagar o que não viu
Eliminar
Salvador Augusto Faustino Faustino
Salvador Augusto Faustino Faustino ESTA É UMA DAS FOTOS DO TEU PERFIL HORACIO...SEM COMENTARIOS
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Mim doi quando um jovem defende coisas erradas,até hoje não tem olhos para ver.a corda Horacio Chipinzo.por favor
Eliminar
Pelle Nelson Macuacua
Pelle Nelson Macuacua Dhlakama deve procurar Nyusi? Acho que ele so vai procurar nyusi se quiser morrer. Isso seria entregar o Ouro ao bandido!!!!!!!!
Eliminar
Edmarf Armando Naconacavo
Edmarf Armando Naconacavo mas presizava. kkkkkk verdade sim.
Eliminar
Guto Antunnes
Guto Antunnes Espero sinceramente que está carta chegue ao líder mais rápido possível , o texto está sucinto e quero acreditar no bom senso do receptor principal , acredito também na sua capacidade de análise ...obrigado Nini faço das tuas as minhas palavras e sublinho ...." Não há negociações com som das armas"
Eliminar
Flávio Ernesto Manhique
Flávio Ernesto Manhique Mano mini foste infeliz pra te o que é paz? Vamos homens com ideas para desenvolver a naçao foram mortos ,desde o general mabota ate pondeca se tu nao tivese forte escolta estaria morto, o teu subrinho Dinis porque esta escondido.
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano ponha infeliz nisso..
Eliminar
Bizeque Antonio H Pedro
Bizeque Antonio H Pedro Falaste bem
Eliminar
Edmarf Armando Naconacavo
Edmarf Armando Naconacavo ele deu fuga o mesmo q djakama fez. ta perdido nini.
Eliminar
Anselmo Afito
Anselmo Afito Meu caro Nini Satar! Eu nao sou bom pra retorica e nao sei se tem acompanhado prudentemento o k acontece nesse pais. Ora vejamos isto:
1-pork Dlakama saiu de Nampula pra Beira?
2-pork Dlakama saiu da Beira pra as matas?
3-a stv deu umas duas reportagens k falava da populaçao refugiada no Malawi. E outra falava duns comerciantes assassinatos depois queimados num carro. Assistiu Nini?
4-o caso de vala comum acompanhou?
5-os assassinatos k virou moda kem sao os executores e mandantes?
6-o jornal savana deu uma entrevista (esquadroes da morte) leu bem e chegou de relacionar com a situaçao?
Eu nao estou fazer se calhar kestao nenhuma,apenas lamentar,sem kerer falar da divida oculta k ja nos enforgou.
Eliminar
Fredy Asamoah
Fredy Asamoah Senhores! muitos empresarios nao estão a conseguir fazer boladas suja porque o cerco está fechado .... um deles é o tal nini. Quem pode devolver a paz é o povo(moçambicano), nos que estamos aceitar esses abusos......veja oque acontece na africa do sul, oque nos falta para agentes luntar para a nossa bela pátria!
Eliminar
Mchrisp Metano Do Amaral
Mchrisp Metano Do Amaral Senhor Nini satar desculpe-me pela intrusao na sua carta escrita para o presidente Dlhakama..olha vi ai por si citadas algumas palavras que supostamente teriam sido pronunciadas pelo Lider, mas eu começei lendo o seu discurso ora para analisar o que tinhas a dizer concretamente..! ate pensei que trouxesses um raciocinio diferente mas nao! Vieste com ares como o dos outros que tudo culpam ao Dlhakama e nada analisam se nao culpabilizar unilateralmente uma parte, por isso nao tive mais vontade de continuar lendo o seu discurso! Nao quero estar ao lado deste ou doutrem formacao politica em confronto eu penso cinceiramente que o Senhor nao deveria fazer como os outros que apenas trazem discursos que tendem a apontar pelo dedo a personalidade responsavel pela morte do povo moçambicano.. Eu tenho uma questao para si Senhor Nini Satar...Ë o seguinte: Se por exemplo eu tenho um exercito oposto ao seu e por alguma razao, o meu exercito e o seu começam um confronto armado no qual ambos desparam contra o povo e este vai morrendo aos poucos a quem o Senhor dará culpa? Porque culpar uma parte do exercito quando ambos disparam contra o alvo que é o povo? A segunda questao é: Se nós os dois concorremos para alguma coisa assim qualquer e eu durante o fim do processo de votacao angario 70% de votos e voce 30% quem entre nos os dois é o verdadeiro vencedor? Porque é que eu que angario a maior percentagem perco o concurso e voce com minoria ganha? E se eu reclamar nao sera com toda a razao? Senhor Nini Eu como havia dito nao terminei de ler o seu discurso, mas entendi logo que a sua intençao era de culpabilizar a dlhakama pela falta de PAZ...Nao acredito que uma Pessoa como o senhor que talvez INJUSTAMENTEpassou anos e anos trancado na Prision pode apararecer com esses discurso em prol de Defesa de quem te fez tanto mal. A outra quastao é: Será que é o Dlhakama que fez as dividas OCULTAS, SERA que é o Dlhakhama que sobe o preço dos produtos alimentares, transporte, combustiveis, etc? Sera o Dlhakhama que promove o mau atendimento nos hospitais, a má formaçao academica através de passagens automaticas, Corrupçao excessiva e muitos outros problemas que nos apoquentam?? Esqueceste em que PAís Estas? Bom diante de si talvez eu nem mereça o seu apreço pela minha Observaçao, mas com todo o respeito se o sr pudesse me responder as questoes por mim colocadas agradeceria. Ah a ultima coisa que queria lhe PEDIR É que faças uma carta igual para o P.R em prol do mesmo apelo porque nao acho justo haver dois assassinos em plena luz de dia e voces apenas verem um..Por favor ja mandaste a carta para um deles e agora falta o outro tambem, perdoe-me se é que o sr mandou para o outro, entao nao tive a opportunidade de ler... Abraços meu caro
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Espero que desta vez o destinatário Leia e ponha a mão na consciência. Estamos cansados desta guerra.
Eliminar
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane Na verdade, a renamo tem k ter um plano suculento p as tais seis provincias, se nao vai ainda a tempo d colocar os efervescentes apoiantes dessa ideia na situacao actual dos libios, k hoje sentem a falta d Kadhafi, todavia ja nao se pode voltar p atras. Eu ja vi pexoas k lutaram pelo poder, depois d terem-no alcancado comecaram a olhar-se 1 p a cara do outro com as seguintes perguntas: e agora? O k fazer com o poder? Ora, os k falam do atentado d zimpinga, dos culpados pela ida d Dhlakama a parte incerta, os k dizem k a frelimo so ouve kndo lhe eh apontado uma arma, qual eh a via k sugerem p o epilogo da situacao k encontramo-nos? Continuacao com a guerra? O problema das pxoas eh o odio pela frelimo, por mim k se traga a paz ao povo, dai depois poderao combater a frelimo a vontade, isto pk as consequencias do desejo pela vinganca entre estes dois partidos sempre recaem sobre o povo.Nini parabens por estar do lado do povo e, nao de nenhum dos dois partidos, xtamos numa situaxao k dispensa campanha/propaganda.
Eliminar
Carlos Domingos
Carlos Domingos Irmão mão não se engane este que dizes estar de lado do povo , não está coisisima(?) nenhuma ! Ele está preocupado com negócios dele que a guerra está a atrapalhar !
Eliminar
Salvador Augusto Faustino Faustino
Salvador Augusto Faustino Faustino Se estivesse no lugar de Dlhakama, o k tu farias depois de todos aqueles atentados????
Eliminar
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane Respeitdo Carlos, eu acho k pelo menos, fora o bom andamento dos negocios dele, ha uma coisa k ele sonha e k todos nOs queremx k eh a paz! Bem haja por ter colocado a dua reaccao cm elegancia, diferentemente dakeles k insultam.
Eliminar
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane Mano Salvador nao sei, mx pelo menos duma coisa tenho certeza, nao comprometeria a circulacao de pessoas e bens nas estradas e, falo d pessoas k nem me fizeram nada, nao xtavam nesses atentados k sofri, falo tbm d criancas k ja nao vao a xcola, d camponeses k ja nao vao as suas machambas, essas criancas, esses camponeses tbm nao tiveram nenhuma ligacao com os atentados, k sofri.
Eliminar
Iven Nzucule Yeye Iven
Iven Nzucule Yeye Iven Nini. ...you are very wise man after all....I wish there were more like you in moz.....you are honest...intelligent. ...wise....idealistic. ...etc..etc.
.....keep pushing. ..don't give up....It may look like wasting your time but you are not....infect you are doing so good for all people of moz
KEEP UP BROTHER
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano you are honest...intelligent...wise...keep pushing...you are the one who need to keep pushing and pushing for both of you he is relexing
Eliminar
Iven Nzucule Yeye Iven
Iven Nzucule Yeye Iven He'll yes
Eliminar
Joao Alexandre Papucides
Joao Alexandre Papucides Nini pode ter alguma razao do modo k argumenta. Porem gostava de questionar alguns pontos de vista. Quantos acordos foram assinados? Quantos a Frelimo cumpriu? Nao se dialoga por dialogar. Quando uma das partes vai para o dialogo de ma fe nunca teremos o fumo branco k desejamos. Quantos atentados sofreu o lider da Renamo. Quantos Pondecas terao de se sacrificados? Sera k o sr. Nini k tanto admiro ainda nao compreendeu k a Frelimo nao quer a PAZ k tanto apreogoua? A Frelimo para nos libertar pegou em armas. Nao dialogou primeiro? A Renamo é apologista da paz. Mas como diz uma apologista dos direitos humanos nos tocamos batuque mas ninguem nos houve. Dai o pegar em armas. Isso nao acontece so conosco. E universal. Abr.
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks Enquanto existirem alguns graúdos que se beneficiam da guerra, vamos esquecer um pouco da paz por enquanto.
Eliminar
Nelo Tembenuca
Nelo Tembenuca Maning.
Eliminar
Eduardo Santos Mapata
Eduardo Santos Mapata O Nini satar escreveu bem oque lhe vai a alma ou um parecer de quem esta a sofrer de longe...mais indo ao terreno nos cà podemos ver quem canta Paz paz Paz todos os dias mas no fim do dia mes ano tras mercenarios armamento sei la de onde...bombardea a Serra da gorongosa,ao inves de chamar o Sr Afonso a Mesa!!?ja agora oque lhe motivo a abandonar este pais?
Eliminar
Jacintobata Bata
Jacintobata Bata Sr.Nini, já não há cegos em Moçambique e acho k não entendeste a rspta k Dlhakama deut na carta anterior. Volta a ler please. Até prk a idéia é boa, ms não estás a derecionar pra pessoa certa.
Eliminar
Miguel Chissumba
Miguel Chissumba Olha só como esta Moçambique !
esses diálogos sinceramente falando não vai dar ao lado nenhum que tem poder para paralisar esta porcaria de guerra e o povo porque o estado depende do povo então já que o povo dos quais a maioria já estão corompido ! Vão morrer nossos irmaos assim mesmo pouco pouco para satisfazer os anseio de a maioria tanto como os renamista e frelimista!
Eliminar
Carlos Baloi
Carlos Baloi Parabès meu irmao Satar realment nòs nao somos culpado
pela falta d entendimento d ambos,vejo mes planos para crescer na vida retardado por causa dessa maldita gerra chaga d arma!Nasci em Vilaculos cheguei a Maputo por causa da gerra sdi muito bem isso espero k eles entendam k nos os Moçambicano sempre tivemos falta d tudo mas nunca reclamanos sabe pork?pork tavamos em paz mas mesmo apropria paz ja aracaram nos ! O k kere dos Moçambicanos ver eles mas mizeraves do k estao?Chaga ,chaga devolva nos a paz .Obrigadl
Eliminar
Elitojohn Manhica
Elitojohn Manhica Momade assife esta sem ideia ele quer voltar para o pais mas como estao a espera dele para lhe meterem na cadeia ele procurara nwgociar a sua prisao desta maneira..forca papaito mas parece k nao vao ti perdoar..kkkk
Eliminar
Armandinho Da Filipa Cambuma
Armandinho Da Filipa Cambuma Meu ilustre compatriota #Nini_Satar!

Saudações!
Vi com muito respeito dizer que nenhuma gazela ou animal inimigo do cão pode beber água num riacho ou lagoa enquanto ele atrás.

Não estou a dizer que o Presidente da Frelimo é inimigo do Presidente da Renamo, mas é pouca o que vejo entre eles. Quantas vezes que assinaram o acordo de cessar da hostilidade no país para terminar com a guerra e levar todas armas pesadas e transporte da guerra para os quartéis? Dizer que o país está em isso é claro porque muitos membros da renamo tanto como da frelimo morreram, morrem e irão morrer.

Nós bem sabemos que Dhlakama é combate de todos os tempos na guerra colonial de 10 anos tanto como dos 16 sempre foi e, se na verdade ele ainda tem o espírito de pegar AK-47 e o por equipamento de Guerra nem soubemos onde estaríamos neste momento. Ele paciênciou e ainda está a paciênciar.
Pediu para retirar todos tropas em volta a vila Paiva para dar caminho aos mediadores ao encontro dele e recusaram.

Em resumo quero dizer que a situação política desses dois partidos é idêntico ao problemas do cantor Bowito com sua ex esposa Maria da Lurdes. Ninguém sabe totalmente os tais problemas deles que levou divociarem a não ser eles com sua família.

Obrigado!
Eliminar
Samussone Luís
Samussone Luís Mas, para entender o atual conflito militar ou melhor esta guerra não é preciso ser catedrático mesmo um simples camponês entenda isso. Penso que o senhor Nini sabe muito bem as causas desta guerra.
Se o senhor Nini lembra do diálogo político atual. Os mediadores pediram o afastamento das posições das FDS, GOE, FADM para dar acesso os mediadores conversarem com o líder da RENAMO e qual a resposta? Pretextos da Guerra: caso eleições de 2014, caso Chibata, Zimpinga, Beira, e difícil negociar com quem quer ti matar. Quem tem maior responsabilidade de devolver a paz em Moçambique?
Eliminar
Júlio Francisco Campira Campira
Júlio Francisco Campira Campira Aprendi que chantagem funciona com chantagem... Não podemos culpar a RENAMO aqui por isso ou aquilo...nos como povo moçambicano o que tamos afaser para devolver apaz??? Nois é que somos verdadeiramente patrão temos que fazer algo e urgente.
Eliminar
Flávio Ernesto Manhique
Flávio Ernesto Manhique A chas que e paz ter bolça De estudo para for a voltar ficar desenpregado,voce tem dinheiro De dar De comer 3 geraçoes oque fax para o bem estar do teu pais?com elevadissimo taxa De desenprego.
Eliminar
Abel Pascoal Zualo
Abel Pascoal Zualo Acho todos comentarios pacificos indo de acordo com o pareser de cada um, isso eque é democracia fico feliz por precenciar comentarios de camaradas que realmente sentem pelas situações vividas no pais, queremos a paz palavras sabias do Nini, não justification se tudo isso e dizer que não é por dinheiro .
Eliminar
Juma Sinhalo
Juma Sinhalo Meus líderes se no vosso diálogo não há palavras usem esta carta de Nini como minuta. Quando queremos o bem para nossos filhos neste caso para o povo esqueçais as diferenças, se a Renamo quer governar as 6 províncias espera as outras eleições porque este mandato é de Nyusi, avó Afonso procura fazer as boas acções nos seus últimos dias porque a idade não perdoa.
Eliminar
Rogério Januário Samuel
Rogério Januário Samuel muitosui nao sabem ele nao aliou ao grupo de jovens mocambicanos que queriao libertar mocambique, como hoje diz que quer libertar o povo?ele entrou na frelimo depois das nacinalzacoes ,ele era mina ratetardada deixads pelo os portugues q dps deles ir comecou a esplodir pouco a pouco como esta acotecendo por isso ele morrera nm mato nao tem como pagar os patroes deles q passava dele golpear a frelimo pra serms colonizados de novo,n/b pergutem a ele quando jovem em que tropa ele pertencia,frelimo ou portugues. E dai vao tirar cocluzao,
Eliminar
Soares Francisco
Soares Francisco Desta vez sr. Nini Satar posso bater palmas, isso é o k todo moçambicano deseja. Gostaria d acreditar k o receptor dessa msg, lê si com muita atençao pra poder perceber k moçambicano não é so akela populaçao k esta nas seis provincias k ele tanto ker governar, tem k lutar por todos do zumbo ao índico.
Eliminar
Soares Francisco
Soares Francisco Não usando armas, mas sim usando a inteligencia e a boca k Deus li déu. Deixar d acreditar nos mafiosos k xtao a patrocinar lhe, pk isso vai ser k nem Líbia, e ele sera feito o k fizeram com o grande homem Khadafi.
Eliminar
Namugeca Nelito Sualeh
Namugeca Nelito Sualeh Bem falou Nini, mas por me dirigia essa carta ao ex-Presidente Guebuza, pois ele é o culpado dessa guerra por querer acabar com a renamo. Um território sem a posição não é território, a posição tem um papel importante na construção da sociedade.
Eliminar
Francisco Francisco
Francisco Francisco Ops... Se nós q comentamos soubéssemos estar o lado do povo haveria mesmo imparcialidade,,todos partidos são culpados pela guerra,,mas mais que está a arrogância,,ladroagem,,gatunagem,assassinatos do dito esquadrão da morte,,o povo é obrigado a calar se pá n apanhar tiro na esquina,,vamos a tempo desse país viver q nem somalia,,país sem governo de direito,,o povo já n confia nos partidos políticos,,pena do nyussi q acha q está govermar bem e pior pá dhlakama q pensa q está conquistar a paz de forma tão errada,,......senhores políticos...estamos cansados mentiras,,até mesmo os chipandes vem as mídias prometer merdas piores...viva a paz,,e só com paz sem cor partidária...uns se refugiam na democracia e outros na paz mais ainda mandam soldados pá lutar contra outros
Eliminar
Zacarias Matope Matope
Zacarias Matope Matope Dhlakama esteve na cidade o senhor Nini sabe bem disso. Ele foi obrigado a voltar para as matas, mesmo estando lá nas matas a FRELIMO e o seu governo bombardeiam onde suspeitam que esteja lá o Dhlakama.
Fizeste boas perguntas.
Mas o conselho não cabe ao Dhlakama sim ao nyusi.
O Nyusi fez muitas promessas de garantir a segurança ao Dhlakama mas o que vimos é ou contrário.
Ninguém quer a guerra sendo o povo simples mas aqueles que são do partido no poder até dizem que solução é matar Dhlakama.

O conselheiro do estado baleado mortalmente na beira foi por que avia aconselhado ao presidente Nyusi para investir nas negociações no lugar de investir a guerra.

Fiz a sua parte bom dia.
Eliminar
Patricio Moises Saimone
Patricio Moises Saimone Eu acho, com todo respeito que o nini esqueceu das emboscadas, das mortes e perseguição que a renamo tem sofrido. O líder da renamo disse faz isso pra precionar a frelimo a retirar as tropas. Uma pergunta pra mamade assife Abdul satar Porquê que no mandato do presidente chissano não havia ataques????? O que mudou???? Espero a resposta.
Eliminar
Dulce Sitoe
Dulce Sitoe Bem dito...essa é a parte do Dlhakama que nunca entendi! Afinal o que quer ele? Porque não luta usando meios passificos pra nos convencer que é a melhor opção? Ou também é um pau mandado desses que querem delapidar as nossas riquezas... Basta de guerra, queremos PAZ
Eliminar
Americo Cossa
Americo Cossa "Meus jovens, o povo moçambicano está sofrer. "- e o Sr Dhlakama para lhe mitigar este sofrimento , criva-lhe balas? Saqueia-lhe medicamentos? Faz tombar camiões? Quanto zelo e amor pelo povo. Quanta hipocrisia.Obrigado.
Eliminar
Yasser Amarcy Ragu
Yasser Amarcy Ragu Muito bem dito,acrescentando essas provincias que reclama sera que nas proximas eleicoes esse povo vai votar a guerra,naturalmente vais devolver a frelimo. Entenda se Dlhakama com president porque ele ja fez o impossivel teus netos merecem a paz.
Eliminar
Fernando Munhocovele
Fernando Munhocovele Nini vc da para xtar no grupo dos mediadores porke tens palavras sabias, uki eu admiro A renamo nao sabe uki quer e por outro eles xtao atacar onde alegao ter ganho mas e asim
Eliminar
Celso Need Beatz Nobre
Celso Need Beatz Nobre Espero que essa carta tenha um retrocesso, porque a muita gente a morrerem a fome, e vocês não são capaz de verem atrás dos vidros fumados dos vossos caros de luxo,think about people.
Eliminar
Orlino Zibia
Orlino Zibia Palavras sabias concordo com o nini e preciso conversa sem disconfianca ambas partes serem amigos e se considerarem irmaos o lider de renamo tem servir de exemplo deve provar k realmente e pai d democracia fazendo actos posetivos deveria ser ele convocar o presidente nyussi em forma de amostrar e provar o mundo k ele realmente e pai d democracia.
Eliminar
Estevao Simoes
Estevao Simoes Alguem ja imaginou dlhakama exigir essas provincias sem armas acredito eu k ja xtaria na cadeia ou ceminterio,dialogo so funciona em democracias verdadeira nao o caso de mocambik
Eliminar
Samuel Arlindo Mazivila
Samuel Arlindo Mazivila O problema do lider do maior partido da oposição não é homem da palavra, promente não cumpre...mas isso não importa, o que importa queros liberdade total em Moçãmbique.
Eliminar
Iven Nzucule Yeye Iven
Iven Nzucule Yeye Iven MR PRESIDENT OF FRELIMO. ..
HOW can you sleep well knowing people need peace.....
How much we must die until you see how bad it is.
How can you turn your eyes away from reality. ..
......This country is going down. ....can't you see????
Eliminar
Roberto Jose Lucasse
Roberto Jose Lucasse Viva Caro Nini. Admirei muito suas palavras, são de quem realmente roga pela paz, no entanto lhe covido a analisar mais sobre toda a situação, sobre tudo quando encontra as resposta de uma maneira facil e superficial, ai tens que tomar cuidado porque provavelmente não seja
Eliminar
Roberto Jose Lucasse
Roberto Jose Lucasse não sejam respostas correctas.
Eliminar
Monica Chilaule
Monica Chilaule Oi Momade assif Abdul satar (Nini) não deixo escapar nenhum dos teus post leio do principio ao fim assino em baixo, guerra destroi ñ é boa coisa.
Eliminar
Ernesto Filipe Vasconcelos
Ernesto Filipe Vasconcelos Porque ha Guerra?Simples Conflitos de Interesse,a prior o Interesse pode ñ aparentar algo palpavél,mais afinalidade é de ter algo palpavél.
Eliminar
Esposa Acp
Esposa Acp Mta pena que so JESUS ressuscitou ao 3º dia....mas, se eu pudesse pedir a deus para fazer ressuscitar samora agora, eish pediria pena que agora só posso pedir a deus a PAZ.
Eliminar
Nádio Malalane
Nádio Malalane Nini Satar, a tua pretensão é a minha e a de todos moçambiocanos e de todas pessoas que gostam deste país e do seu povo, mas enfim, é uma utopia, pelo menos enquanto os contendores (e aqui arrisco a incluir os "tais" mediadores internacionais) forem os mesmos, que não teem vontade nenhum de ver esta perola do indico e seu povo em PAZ e a desenvolver. Por mim "morremos" todos e que os proximos que aqui viverem sejam felizes.
Eliminar
Orlando Silva
Orlando Silva Boa sugestão caro camarada, k é um dos promotor da(s) desgraça (s) desse país, foste condenado e fugitivo! Não estou a favor da guerra. Mais andar a escrever cartas a distância é falta de..., moçambicanos xtão a sofrer e sr. De pouca fé ou se fé vem sugerir algo k o sr sabe k não será possivel antes dos dono da terra iliminar o sr democrata! Xtás a lamber. Nós cá só vivemos graças a Deus e não porque existe um governo k vela pelo seu povo, todos dias hà subida de preços, onde estão as instituições k velam velam pelo comércio? Aí onde Xtás refugiado as coisas são assim? Faz cartas para quêm xtá a governar ir ter, dizer k o pai dos democratas vir, duvido! Depois de tantas tentativas de o..., sinceramente! Finalizando, vc é dos culpados da desgraça deste povo, roubou dinheiro deste povo, o saudoso Carlos Cardoso, não existe por tua causa e junto a tua cupla, casa de câmbio.
Eliminar
Faimane Silva
Faimane Silva Gramei dessa tio
Eliminar
Amilcar Julio Samuel Tovel
Amilcar Julio Samuel Tovel O senhor Muchuquetane Guenjere Tem razão, para alem do que relatou ele mesmo esta a fugir do que no seu pais. porque nao volta?
Eliminar
Ematum Falido
Ematum Falido O Momade Assife Abdul Satar Vulgo Nini, esqueceu que vives a reclamando da pressiguiçao que sofreu durante o tempo que viveu em moz, do tempo na cadeia de 2o estrelas. E porquê fugiu da África para Europa? Você é um fugitivo igual a Dhlakama temendo as vossas vidas que o regime da frelimo e seu governo já haveria lhes tirado. Você escreve livremente por estar longe desta pátria sanguínario. Não venha com cara de samaritano a crucificar o líder da Renamo com suas perguntas para fazer as pazes com o grupo da frelimo que a dias chamou-os de filha da putas. Escreveu páginas e páginas a denegrir as suas imagens. Você é um dos que deve ser ainda investigado por roubo e desvio de dinheiro moçambicano e transferiu todo para fora onde hoje você vive a custa da pele negra do verdadeiro moz. Que diálogo pode ser monitorado por Dhlakama sabendo o poder económico e político esta sob controlo de Nyusi? Perdeste a opurtinadade de estar calado.
Eliminar
James Lugard
James Lugard A democracia supostamente implantada pela Renamo é defeituosa, pois reino princípios de guerra, descriminação e falta do oscentrismo. E esta não é a democracia que o mundo conhece cujo Pericles é considerado pai da mesma internacionalmente.
Eliminar
Jorge Macassane
Jorge Macassane Sinhor nini satar esta insultar arenamo asim como opovo moçambicano ki sao vitima d esquadrao d morto ternado pela frelimo vosse sabe muito bem qui arenamo ganhou as elesos esta pergunta e para us seus patraos asasino chau
Eliminar
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Desta vez o nini perdeu tempo de ficar calado. Sabes pk o lider da renamo esta nas matas.. E como foi parar lá..? Alguns dizem ate k foi por milagres k ele escapo dakele ataque de zimpiga pk estavam ali os melhores atiradores possiveis pra fazer akele trabalho. Alguns ate dizem k ele é um grande macumberro pk como é possivel os seus fies guardas mortos, carros incendiados a balas e morteiros. Mas milagrosamente o Dhlakama saiu vivo. E é assim k o nini quer k ele saia e de maõ beijada va aõ encontro do inimigo k tenta a todo cuxto matar. Nini algo naõ me soa bem neste seu post
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Vamos parar de pensar que renamo em que vai dar a paz em Moçambique.que deve dar a paz e o governo que o povo votou.
Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans
Tatyosvaneyvald Cumbans To dir pa penxarmx junts""ja imaginaram mocambique sem akele senhor la nu mato cmu seriamx tratads?
Eliminar
Massaua Sagual
Massaua Sagual Ta ver nem esse nini dessa ves vacilou
Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans
Tatyosvaneyvald Cumbans Muit ate,penxei k foce um resistent mx nao e
Eliminar
Pires Calembo
Pires Calembo Nini foste infeliz com a sua carta, acho que esquenceu onde começa o problema, acho que esquenceu que tamanha de vontade do presidente da oposicão ANFONSO DHLAKAMA tem. Esquenceu que ambas ja se encotraram por duas vezes, você sabe oque tanha combinado para o bem do povo moçambicano. E quem começou com ataques NiNi?
Eliminar
Massaua Sagual
Massaua Sagual Muito infeliz nao imaginas como
Eliminar
Maluco Beleza
Maluco Beleza Infeliz e pouco ...
Eliminar
Joao Florencio
Joao Florencio mas muito mesmo...
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa O povo esquece facilmente,por isso que nosso pais nao ada.
Eliminar
Ahmade Nassone Sitoe
Ahmade Nassone Sitoe Momade afonso naoVai ler as cartas achuk n tempo
Eliminar
Lionete Leona
Lionete Leona Deus guie essa mensagem até o senhor Dhlakama. QUEREMOS PAZ
Eliminar
Ernestino Candido Albino
Ernestino Candido Albino viva o presidente Dhlhakama FUck nyusi e a frelimo
Eliminar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Isto está complicado
Eliminar
Djao Dos Magaias
Djao Dos Magaias O país está naufragando.
Eliminar
Afonso Quinze Afonsinho
Afonso Quinze Afonsinho No comment
Eliminar
Pedro Oliveira Alfaiate
Pedro Oliveira Alfaiate A frelimo por causa da suas acções...
Eliminar
Filho Da Lbd
Filho Da Lbd O povo clama pela paz.
Eliminar
Vasco Lebre Malate
Vasco Lebre Malate Subscrevo-me novamente!
Eliminar
Calisto Nhandzimo
Calisto Nhandzimo Concerteza Nini
Eliminar
Curriculo Ensino
Curriculo Ensino Em poucas palavras senhor Nini, diría que com muita calma devia visitar todos esses comentarios, depois faca de novo a carta.
Eliminar
Yuri Namanhola Boss
Yuri Namanhola Boss 🙏👏👏
Eliminar
Ricardo Americo Sumbana
Ricardo Americo Sumbana Momade Assife Abdul Satar essas palavras são tocantes para um ser racional, agora vamos ver se a quem sao destinadas irão surtir efeitos.
Eliminar
GerSon GS Boane
GerSon GS Boane Deverias enderecar esta carta as Pessoas k estao sempre atras dele para provocar confusao
Eliminar
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Não podemos olhar as pessoas que estão por detras dele, oque nós temos feito qdo ouvimos de fraude eleitoral, oque tem sido o nsso contribudo p condenar antes duma confusão desta, quando deixamos tudo ocorrer e agora as conseguencias....
Eliminar
Pierângelo Rosa
Pierângelo Rosa Atumane comentário seu é de quem não perdeu um familiar nesses conflitos . Comentário de quem não passou pelo que muitos passam nas colunas
Eliminar
Kilelio Helio Munguambe
Kilelio Helio Munguambe Sera?que esse senhor tem o control dos seu homens sera k a voz do comando vem dele???acredto k nem ele nem Nyusi tem o control disso. Dlhakama so e capa tem gente ambisiosa por de traz dessa guerra!
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Realmente estes povo esqueci muito rápido.quantas vez o lider da Renamo abandonou as matas,para vir resolver o problema da paz?os mesmos tentarão matarem?esse senhor não esta preocupado em governar,mais sim preocupado com a maneira como esse governo maltrata o seu povo.
Dlhakama de burro não tem nada,ele sabe muito bem que não tem capacidade para governar Moçambique?diferente do presidente NYusi que também tá a provar que também não tem capacidade para governar meu Moçambique?falem protos
Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans
Tatyosvaneyvald Cumbans Assim kerem m dizer k akele senhor la ta gstar d viver nu mato cm td uki ele tem n capital d pais vulg maputo,?
Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans
Tatyosvaneyvald Cumbans Eu axuk nao intend essa carta d nini,"ele ta dizer k quem devi devolver a paz e lider da renamo e ixu?""
Eliminar
Massaua Sagual
Massaua Sagual Kkkkkkk
Eliminar
Daniel Omar
Daniel Omar escreva na língua portuguesa Cumbans por favor
Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans
Tatyosvaneyvald Cumbans Kkkkk
Eliminar
Ricardo Manhoso Estevao
Ricardo Manhoso Estevao Releia todo o conteudo , e iras entender .
Eliminar
Iassine Joao Ituiriua
Iassine Joao Ituiriua O polémico Momade Assife Abdul Satar criando ingerências no nosso país. Nós aqui a sofrermos ele lá a comer as batatas da primeira, gozando, se na verdade queres ser um bom conselheiro seria bom que viesses cá em Moçambique fazer esse belo trabalho cá.
Eliminar
Surate Atibo Murrateia Murrateia
Surate Atibo Murrateia Murrateia Oky, acho q nosso irmão Nini está muito da qui d certeza ele não apanha bem os acontecimentos de Moçambique, e não sabe quem q não quer paz, então saibas q a frelimo está podre, já não cerve para nada, por isso vai n lixo. Djakama é d paz porisso deremos essa paz difinitivamente
Eliminar
Dercio Carangueza
Dercio Carangueza nini agora virast lambe bota dos q fuderam t avida toda e mataram teu irmao? conta la bem esse papo quero intender pra eu tambem seguir tuas ideias porque eu gramava maning das suas ideias. nos estamos a ser governados com os melhores bandidos do mundo o pior é q todos sabemos d isso mas mesmo assim apoiamos. os bandidos mas perigosos sao aqueles d facto e gravata.
Eliminar
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Kkkkkk
Eliminar
Joaquim Zunguze
Joaquim Zunguze Honestamente falando fiquei impressionado com seu discurso não deixou nada essas são as verdades essas hostilidade alguém está ganhar. Se a Frelimo dar as 6 provincias a manha como a Renamo irá pagar? Vai querer casas e veículos do Estado que está ser governado pela Frelimo. Humm alguma coisa não está certo nessa história.
Eliminar
Warchild Vilakazi
Warchild Vilakazi Todo mundo quer paz mas cabe aos dois se entenderem nas negociações. As vezes corremos em afirmar uma coisa sem analisar a questão em causa. My question is: Quem é o verdadeiro culpado desta tensão que se faz sentir em Moçambique ?
Eliminar
Daniel Omar
Daniel Omar Nunca pensei que Moçambique tivesse tanto apoiante do criminoso de guerra afonsinho. Realmente isso me assusta. Espero que continuem a aplaudir lhe quando ele mandar atacar próximo as vossas casas
Eliminar
Chanfar Salimo Ernesto
Chanfar Salimo Ernesto Nini Satar muito obrigado por tudo que fazes por Moçambique,.
Eliminar
Cag Cag
Cag Cag Belas e sabias palavras Nini Satar. ...... viva a paz viva o diálogo ........
Nini Satar porque não vives em Moçambique?
Eliminar
Ken Feliciano
Ken Feliciano Nao se preocupa Nini o tempo é remédio até 2030 maior desse nao vão estar vivo .mas Moçambique sim com novo Governo.
Eliminar
Cassimo Ismael
Cassimo Ismael Se Dlhakama está a fazer esta guerra a mando ds seus ditos patrões,o q ñ acredito muito,mas algo d patriotismo nele tem,a verdade é uma so o nosso alvo é o mesmo escurraçar a gente bandida q está a dirigir actualmente Moçambique,.
Eliminar
Sitoe Sharp Navalha
Sitoe Sharp Navalha paz paz paz ... bem estar do povo. se o povo moçambicano não fosse bando de cobardes teria a paz garantida.
Eliminar
Van Basten
Van Basten Devias é escrever ao tal president eleito democraticamente para ele procurar ao presidente legitimo dos moçambicanos la na serra da gorongosa para falarem da paz. Afinal tem medo de quê ele de la ir ter se la é Moçambique?
Eliminar
Adriano Antonio Dimande
Adriano Antonio Dimande Serra da Gorongoza ja virou capital do pais?
Eliminar
Jose Manjate
Jose Manjate Fomos todos enganado com pr que na conquista de voto, jurou servir de nosso escudo... e faz ao contrário. Nos é que somos o seu escudo. Em quanto ao nini, esta a espera como um qualquer moçambique que tem poder de estar fora do pais. E juro que se todos tivéssemos condições, faríamos o mesmo p ver se os dois ficariam a lutar...
Eliminar
Maluco Beleza
Maluco Beleza Já perdi vontade de ler o que escrevem muito para dizer pouca coisa ...she ...
Eliminar
Aniceto Eurico Pinto
Aniceto Eurico Pinto Mano nini veja se pare de falar coisas como se nao estivesse a viver em Moçambique. Tenha cuidado pelo diz veja so os comentarios?
Eliminar
Luis Antonio
Luis Antonio Sr.Satar,continue a rezar para que o governo incapaz e corrupto da frelimo continue no poder...juro-lhe e garant-lhe de que no dia que a frelimo deixar o poder,o novo moçambique vai contactar o FBI para a sua prisao e seu regresso a moçambique-ate agora conseguiu corromper a frelimo e o governo..e por isso conseguiu sair com pretexto de ir em tratamento...espero que um dia apanhe um tiro
Eliminar
Daniel Evaristo Inhauane Inhauane
Daniel Evaristo Inhauane Inhauane Nini Satar voce é um parvo por favor .deixem nos nós os moçambicanos de gema lutarmos pra nossa causa q é se libertarmo nos do regime da frelimo .e voce porque fugiu aqui em moz ?? podes me dizer em poucas palavras??? convinha elaborar outra carta de pedido de perdao pra o povo de moz seus cao. .
Eliminar
Lélio Piloto
Lélio Piloto peço que escrevas para Guebuza,Nhussy e Chang devolverem o dinheiro que roubaram nduene Nini
Eliminar
Jorge Fino Sumane
Jorge Fino Sumane Bem,bem,bem e muito bem dito voce e filho do povo e para o povo, continua a escrever em nome do povo, voce e um dos herois desta epoca,luta assim mesmo escrevendo e falando com esta sua boca abencoada.
Eliminar
Solé Martin
Solé Martin ah! que me dera se eles lecem e escutacem uki leem, teriamos a nossa paz de volta.
Eliminar
Rosa Do Rosario Domingos
Rosa Do Rosario Domingos Quando 1 nao ker, 2 nao brigam. Nao seria bom mandar as cartas abertas aos 2 presidentes envolvidos? Pke responsabilizar so 1?
Eliminar
Issirafilio Delawala's Khallh
Issirafilio Delawala's Khallh Momade Assife Abdul Satar Nice frase mashallah.
Chukran
Eliminar
Pita Fundice
Pita Fundice Brada akele velhote com akela idade ja nao se corrige. Esta na fase do desespero e quem esta desesperado muita das vezes parte para a violencia
Eliminar
Negro Sampwaza
Negro Sampwaza Heee eu so quero a paz porque democracia para mi ja existe...
Eliminar
Orlando Ntaiamanja
Orlando Ntaiamanja Conhecem a mosca? Para a mosca, tem coisas boas a frente e boas atrás, por isso limpa a sua mão, para Frente e para o trás.
Eliminar
Pap Lazy
Pap Lazy Alguem deve estar usar fotografia ou clonou conta do Nini e escreveu isto...Nao pode ser ele... se foste tu Nini XXXXX desta vez nao concordo nem sequer com uma linha, a guerra sim nao resolve nada, mas esse Governo ja passou dos Limites memo sem Gurra ja trataram de aruindar o Pais, continuam a temar , nao seria facil o Nini apelar os outros "FRELIMO" entregar as 6 Provincias e vermos a boa/ ma governação da RENAMO??? o que acha que seria mais facil, qual o ponto positivo que das ao Governo , Eu ate sugiro que entreguem todo PAIS a Renamo ou aos outros Governar do que isto, Assaltos, sequestros, crises, Assassinatos, perseguiçoes, Roumbos nos Cofres do Estado, Corrupção, Impunidades, o que falta aqui???? Voltar a escravatura e pagar imposto de Palhota pois agora o que nos resta é um pouco de Terra que aos poucos teremos que vender para pagar as DIVIDAS que a cada dia descobrimos mais 1
Eliminar
Francisco Ernesto Francisco
Francisco Ernesto Francisco Ninguém pode dar o que não tenha e ninguém pode receber o que não queira!
Eliminar
Peter Casimiro
Peter Casimiro So esse camarada veio aki para nos chatear pk n propala suas bujardas para o camarada filipinho ou ladroes do povo? Tamos fardos do vosso comportamento
Eliminar
Leckson Alekss
Leckson Alekss Pronto, já estã escrito o k devia ser dito, espero k essa carta chega e analisam.
Obrigadi Nini Satar, Deus abençoa-te
Eliminar
Osvaldo Jose
Osvaldo Jose Já li muitas cartas tuas, mas está é simples e objetiva, o povo agradece.
Eliminar
Juma Jozane Juma
Juma Jozane Juma Senhor Nini Satar, concordo plenamente consigo. A Renamo não está preucupada pelo bem estar, governar o país nem as seis províncias. Me parece que está a cumprir alguma agenda externa de destruição e retardar o país do desenvolvimento.

O que ganha? Vai ganhar nas eleições, que alguns destraídos culpar o Govermo pelo atraso do país e vão vota-los.

Eu ainda me pergunto: Será que o aconselhamento que o Embaixador daquela potência deu ao Lider e ao Daviz Simango pouco antes do anuncio do resultado das eleições na ausência do outro candidato era de fazer isto?

Por favor devolvam-nos a paz (as duas partes). O povo ta a sofrer.
Eliminar
Chelton Muchangos
Chelton Muchangos Bonito!
E a viver limitado na sua própria casa. É muito triste
Eliminar
Elvis Magaia
Elvis Magaia Espero que Dlakama leia este texto e entenda que nós, o povo, nao temos absolutamente nada a ver com a disparidade de ideias que tem com a Frelimo. Queremos viver e viver em paz
Eliminar
Manuel Da Costa Marques
Manuel Da Costa Marques Eu sou membro do maior partido da oposição mas meu presidente deve alcançar meios de dialogar com o presidente da frelimo para sairmos dessa miséria que nós encontramos hoje. ....
Eliminar
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Membro??? Hummm....
Eliminar
Baturo Ambragem Issufo
Baturo Ambragem Issufo É membro traidor
Eliminar
Manane Manane
Manane Manane Esse macaco nao é nenhu menbro
Eliminar
Eugénio Ricardo Langa
Eugénio Ricardo Langa Chissano,,Guebuza,,Chipande,,M.dos Santos e Nyussi sao da mesma panela.
Eliminar
Eugénio Ricardo Langa
Eugénio Ricardo Langa A paz deve vir da parte do governo.pos,ninguem veio a publico dizer o que as forças governamentais fazem bem bem na serra da gorogoza
Eliminar
Ematum Falido
Ematum Falido Provocou abelhas agora aguenta...NINI Leia todos comentários e faça a estatística de quanto apoios tiveste neste post!
Eliminar
Zitha Zitha
Zitha Zitha Eu estou de acordo cm a descentralizaçao,mx vejo tambem k a renamo parece nao ter uma agenda nacional,ora vejamos eles querem governar as 6 provincias com a genda deles,onda vao buscar dinho pra faser isso?dai vesse logo k a um patrao k esta prometer isso, cm k finalidade só a renamo e seu patrao sabe
Por ultimo essa guerra piora pork a propria frelimo ,é currupta dai k o povo se encomtra desamparado
Eliminar
Samuel Lourenco Chinguvo
Samuel Lourenco Chinguvo Meu grande boss adorei a intervencao parabens boss
Eliminar
Salvador Salva Salva
Salvador Salva Salva Deixem d escrever vao lutar com ele veces nao conhece ond k fica o gajo???
Eliminar
Helio Jarmento Ordem
Helio Jarmento Ordem nini satar voce realmente es do povo Mocambicano......se um dia pensares em criar um movimento p tirar ese povo do sofrimento conta comigo......em ideias....força compatriota...
Eliminar
José Francisco Joao Guva
José Francisco Joao Guva De todos os seus artigos que já li, este me tocou com um olhar na sua imagem Nini Satar! uma mensagem que vale tudo
Eliminar
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Xtava ak. Ler todos comentarios, percebe k as pessoas nao gostaram dessa sua publicaxao, senao intende nada de politica mano nini, vale pena xtar a publicar assuntos relacionados a crise e a economia, deixa a politica pra os politicos, com risco d muitos dos seus admiradores te ofendere, ou nao te seguire, tu estas fora de moz porke? Escuta esse conselho do teu irmao mais novo, o gil
Eliminar
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Mano nini com todo respeito k tenho contgo, mas vai me dsclpar muito, essa guerra kem esta a provocar e a frelimo, eu xto a teclar directamente do terreno, neste momento o dhakama ja esta cercado em gorongosa com militares, agora e pra ele se entregar ao inimigo? Talvz e pork o mano nini vive fora do pais, se informe mais mano, xtamos a fvr da paz sim
Eliminar
Yuston de Jesus
Yuston de Jesus Palavras sábias só espero k tenham chegado ao destinatário...Mz sem guerra pode sim ultrapassar a crise financeira...Q HAJA PAZ
Eliminar
Muktar Ibn Full Full
Muktar Ibn Full Full Nini é um engraxador da frelixo.ele saiu do mato pensando que iria de se encontrar com pessoas.mais deparou-se com lobos
Eliminar
Francisco Mulhanga Frank
Francisco Mulhanga Frank Dizia alguém o seguinte o grande problema do nosso país e k basta vc ter uma opinião a mais ou não concordar com aqueles k estão no topo logo vc e considerado da oposição comecam as perseguições a sua pessoa , se vc quer falar nese tem k ser como a Renamo ter uma força militar embora não é o melhor caminho ese pois vidas inocentes se calam de vez , Bem aja a sua ideia mano Nini se o líder da Renamo nos ouvir será muito bom pra todos embora os k fazem e desfazem não vão parar aliás vão piorar
Eliminar
Ivo Baltazar Cossa
Ivo Baltazar Cossa o NINI foi muito feliz nesta nesta carta pena e que haja pessoas desprovidas de entendimento.o DLHAKAMA foi sempre uma pessoa que gosta de ver sangue ele alimenta se do sangue para ser forte.eu nao vejo nenhuma maldade da FRELIMO ora vejamos a renamo fez guerra com o PR SAMORA que mal fez o PR SAMORA a renamo e fez guerra com O PR CHISSANO FEZ com O PR GUEBUZA e a gora faz com o NYUSI sera que todos esses chefes de estado devem algo ao DLHAKAMA.so que tem gente que somente limita se a bujiar se quer sabem do que dizem.moveu guerra contra todos esses chefes de estado perguntem a renamo o porque e que faz essa guerra a resposta sera a seguinte nos queremos libertar o povo da escravatura da FRELIMO ora vejamos nao se liberta alguem matando como fazem eles nao sabem porque e que fazem a guerra eu pouco acredito que a renamo esteja em condicoes de levantar uma guerra com o estado sem apoio externo o DLHAKAMA a meu ver tem uma divida muito grande com os seu patrocinadores que queriam que ele derruba se a FRELIMO para reinarem ele nao conseguiu o seu objectivo porque os seus patrocinadores o apertam muito por bterem investido muito dinheiro com ele e nao reaveram nada ele e obrigado a tentar derrubar a FRELIMO o pior e que os seus patrocinadores sabem que o pais e muito rico e com a FRELIMO nao apanham nada eles usam o de novo para atacar o povo sempre com os mesmos pretextos a renamo e que trouxe a democracia ao pais .eu tinha doze anos quando assinou se o acordo geral de PAz e recordo me de ter sido o PR CHISSANO a mandar os seus mediadores ao KENIA para falar com a renamo para negociar se a PAZ no pais e ele andou a dar voltas o PR CHISSANO foi muito paciente com ele e conseguiu o objectivo mesmo contra vontade dele .eu fico muito confuso comigo quando o vejo apelidar se do pai da democracia porque o pai da democracia desse pais e o PR CHISSANO que foi atraz de alguem que matou um milhao de pessoas neste pais para que ele se enquadra se na sociedade mais ficou claro que este o lugar dele e no mato vacinou se com o sangue de perdiz a cidade nao e lugar para ele. a FRELIMO pode ter erros ao governar seria estranho se nao tive se a vida e feita de acertos e erros mais para este pais sinceramente nao vejo outro partido que pode ser alternativa a propria FRELIMO por outros partidos estao organizados na desorganizacao. acerca das seis provincias a renamo ganhou duas que e sofala e MANICA .em NAMPULA houve um empate e com uma ligeira vantagem a FRELIMO o asim como na Zambezia houve uma ligeira vantagem para a renamo que nao chegou a ser expressiva o resto a FRELIMO arrasou .
Eliminar
Alberto Daude
Alberto Daude Gostei da carta por mim dlhakama onde é k esta tá com arma apontado na cabeça dele
Eliminar
Guito Manuel Manuel
Guito Manuel Manuel Uma coisa é estar ao lado da razão e outra e fingir e esconder se nas sombras das bananeiras melhor morrer de bandidos armados K ser humilhados com camaradas desarmados acho K o objectivo de 25/75 não era esse
Eliminar
Gervasio Avelino
Gervasio Avelino Muito sensato da vossa parte, #Nini_Satar, em igualmente escrever para o Presidente da RENAMO. Acho que deu-se conta de que o alcance da Paz não só compete a sua Excia Presidente da República, outrossim, ao Presidente da RENAMO. Algumas frentes já aventavam a hipótese do #Nini estar ao serviço da oposição, neste caso a RENAMO. Lançando o apelo a Paz ao presidente da RENAMO, estará da mesma forma a decepar equívocos, segundo os quais, em virtude das missivas abertas apenas dirigida à uma parte dos beligerantes, neste caso o Presidente da República, estaria em serviço de agendas da oposição.
Seria bom se, com o mesmo número de cartas abertas que mandara ao Presidente Nyusi, mandasse também, incessantemente, ao Presidente da RENAMO.
Eliminar
Henrique Chicuava
Henrique Chicuava Bem falado Nini Satar, estamos juntos em prol da paz
Eliminar
Alirio Amane
Alirio Amane Lambendo as botas 👅👅👅
Eliminar
Anushwes Bartolomeu Boque
Anushwes Bartolomeu Boque Kkkk
Eliminar
Henrique Chicuava
Henrique Chicuava Tsk....
Eliminar
Bi Virchane
Bi Virchane Nini com mas homens como tu isso pode mudar .
O Nusy e Guebuza nao suberam acarinhar o afonso.
Chissano disse afonso precisa de ser a carinhado.
Eliminar
Gerson Fe
Gerson Fe Visão da Renamo para vencer temos que fazer sacrifícios. Vão falando mas ao vencermos vão aplaudir como aplaudiram a democracia e como dizia o Hitler poder não se conquista apenas arranca se.. visão da Frelimo temos homens mais que suficientes para acabar com este movimento não podemos ceder. Porque ceder é sinónimo de fraqueza incapacidade. Vamos cortar o mal pela raiz acabar com essa brincadeira de manter um grupo armado aliás teríamos feito isso a muito tempo o Chissano foi pacífico demais. Se todos os que não gostam do governo arranjar armas e um grupo de pessoas como será o país.se ceder os generais, coronéis, gananciosos ambiciosos podem usar mesma via, como diz Aristóteles um optimo governo usa a força para dirigir o povo, por que temos mais polícias e militares que cientistas gastam milhões em armas e formação destes do que em máquinas para produzirem, em projectos para desenvolver o país em investigação na tecnologia. Vamos deixar de usar teorias antigas usarmos novas cada indivíduo fala e tira uma ideia consoante a época que vive não é tempo de guerra esse. Já não existe frutas silvestres e animais em abundância temos que trabalhar plantar para colher criarmos animais para termos carnes agora com armas como vamos fazer isso aliás onde vocês arranjam comida Renamo leva do povo e Frelimo leva do povo o mesmo que estão aí a matar um leva mostrando armas outro com impostos. Mesmo com melhor armas do mundo é difícil acabar com um grupo de pessoas que têm armas que está misturado com o povo porque não sabes quem é quem que sabe se os teus melhores amigos estão com o teu inimigo os generais, não é tempo esse de guerra, ou vamos lutar sem armas com diplomas papeis, levem jovens da Renamo formar da Frelimo formar, vamos fazer essa competição com trabalho podem não estudar mas trabalhar muito cada um tem seu dom. Renamo vamos ceder Frelimo vamos ceder. Ceder é dizer sim mais eu também farei isto ou será desse jeito não desse ambos ganham. Minha opinião se não é boa estou a espera de ver onde vai terminar a vossa teimosia e apreender
Eliminar
Veloso Joanete
Veloso Joanete Ja li muitas vez as tuas carta, esse eu nao tiro xapeu.Lider pra voltar ao mato,que comecou?
Eliminar
James Cossa Cossa
James Cossa Cossa Quem não entend as ideias d presidente dhlakama é porque esta cego ou é d freliladrao,e qem pod ns devolver a paz é a freliladrao nao é p dhlakama,pronto falei
Eliminar
Ezequiel Jaime
Ezequiel Jaime Gostei de ler atentamente oseu comentário.
É muito verídico isso que Acabaste de sitar nessa pagina embora longa mais valeu apena.
Eliminar
Matias Mucavele
Matias Mucavele Estava na viver e trabalhar na beira, voltei há uma semana mas a minha família ainda está lá
Eliminar
Eurico Carlos Branco
Eurico Carlos Branco Escreveu mal contra o grande e renomado juiz paulino porque? Wa hi danissa sawi
Eliminar
Fumange Fumange
Fumange Fumange Nini satar hoje escreve pra lider da renamo??? Esqeceu da frelim que ti pos na cadeia! Hoje esqeceu? Lembra porque voce ficou preso?
Eliminar
Renamo Chimoio
Renamo Chimoio As vezes temos k comessar cm as coisas da baze ate ao topo, pra tal temos k por na mente prk sua excia presidente dhlakama esta em gorongosa, ele fez iki todo ser humano poderia fazer se n caso escapar da morte protagonizad pela frelimo, sua excia escapou por pouco em zimpinga todo mundo soube disso e foi se a gorongosa hove um consenso pra ele sair ,prk ele é d povo e inteligent saiu pra mais uma prova d ki ele xta a favor d povo saiu e cercarao a ele na sua residencia na beira, nini a sua carta xta bem vinda mais tenha uma boa base, pergunta pra o nini, imagina vc lutand cm alguem vc so pra evitar danos sai vai pra tua casa a pexoa vem cm catana na sua residencia e para na porta e comessa a gritar sai acabou vamos cnverssar e vc diz sai da minha porta pra eu sair agent cnverssar a pessoa n sai da porta e munid d catana uki vc faria? E quem k quer cntinuar cm a lura é vc ou ele?
Eliminar
Armando Tomas Fernando Fernando
Armando Tomas Fernando Fernando Nini já esqueceu que foi vítima deste governo da frelimo, porque abandunou o seu País que te nascer?
Eliminar
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Ai está! Hoje diz estar a residir em Londres, por que não em Moçambique e fazer essas cartas na sua própria Pátria? Muitas das vezes escrevemos para aparecer e não para ajudar os que lutam e sofrem.
Eliminar
Issirafilio Delawala's Khallh
Issirafilio Delawala's Khallh Chukran,mashallah very good
Eliminar
Mingues Tse Tse Tse
Mingues Tse Tse Tse Eu Mingues Tse tse tse fiquei admirado quamdo li a carta do Nini. Será que é propriamente Nini? Ou lambebotas da frelixo o caso de cardoso Machai usou conta dele. Se bem que é Nini virou um autentico lambebota da frelixo. Olha nini será foi dhlakama que sequestrava aquele teu sobrinho? Paro por nao digo mais outra coisa porque essa carta esta me irritar.
Eliminar
Mohomed Altaf
Mohomed Altaf Não resta duvida que ESTAS ao lado do Povo .... Este é um dos post mais comentado e compartilhado .. sinal pelo qual todos queremos a PAZ
Eliminar
Mandlate Angelo Emilio
Mandlate Angelo Emilio Nini Sátão, gosto muito de ler tudo o que tens vindo a escrever desde lá para cá, mas agora estou um pouco surpreso com esta última carta por si escrita.
Ora, será que tens acompanhado in-louco o que está acontecendo neste país ou dependes da TVM e RM?
Meu carro este país está dela ao pior, agora vive se caça Homem a homem. Todos os que são da oposição são perseguidos e mortos por esquadrões de morte aqui montados, são esses que querem paz?
Não vou detalhar tanto aqui, mas aconselho te a cavar para mais fundo e verás quem está a matar o povo moçambicano e quem é aquele que não quer paz.
Eliminar
Francisco Mariana Cumbyy
Francisco Mariana Cumbyy Deus te oiça Nini e outros amante de paz obrigado pelas palavras sabias.
Eliminar
Antonio P Biala
Antonio P Biala Lembre-se do dia 12/09/2015 em Chibata-Gondola; 25/09/2015 em Zimpinga-Amatongas, na Província de Manica; 09/10/2015, as 06horas nas Palmeiras na Cidade da Beira; Judas Escariote arrependeu-se depois de ter traído a Jesus Cristo, e suicidou-se, se não tivesse se suicidado havia de viver bem, porque Cristo Jesus ainda na Cruz pediu ao Pai que perdoasse a todos que se envolveram na sua morte, e foram perdoados. Algumas intervenções deixam reticências, apesar da liberdade nos assiste, cuja a origem todos a conhecem!...
Eliminar
Aunidio Lüïs Bäpë
Aunidio Lüïs Bäpë palavras sábias meu carro está carta esta resumida em tudo oque deve ser feito pra termos a paz.
Eliminar
Affonso Guerreiro
Affonso Guerreiro Esta carta é muito ingênua.
Está claro que Nini é muito distraído.
Desde 1992 este país estava em "paz" - paz armada- não obstante a eliminação sistemática de quaisquer pessoas que não fossem do agrado do governo da FRELIMO. O mal fadado acordo de paz tinha lá bulas que definiam muito bem como devia ser tal processo. Não se cumpriu nem um ponto disso.
Ainda assim não havia guerra.
Em 2012, durante o governo Guebuza, fomos surpreendidos pela informação de que a casa do Dhlakma (DHL) em Nampula estava cercada pelas FDS e que a casa do pai do DHL também foi alvo de buscas. Estava claro. Queriam eliminá-lo, de uma (prisão) ou de outra forma (morte).
Ele acabou fugindo. Foi aqui que a tensão começou de verdade. Tudo isso seguido depois, de eleições espúrias, onde o Conselho Constitucional validou resultados torpes, onde foram flagradas pessoas enchendo urnas a favor da FRELIMO, boletins de voto claramente manipulados, baleamento de Membros das Mesas de Voto da oposição, Postos de Votação abertos tarde e outros nem por isso, e o pior: desaparecimento do material eleitoral usado (nunca mais foi encontrado), etc, tudo a violar as regras da Lei Eleitoral.

De lá para cá o que se vê é um discurso inflado e belicista do Governo, dívidas ocultas, gastos para aquisição de material bélico para bombardear supostas bases da RENAMO.
O que o Nini faria? Deixaria de se defender? Até onde eu sei o Nini está fora do país e quando cá estava andava com mais de 10 seguranças armados que não hesitariam em alvejar quem o tentasse atacar. Então por que exige que alguém deponha suas armas - que com o cumprimento do AGP já teriam sido entregues - se está-se a tentar eliminar essa pessoa? Quem faria isso? Faz sentido?

O seu argumento talvez seria que você não ataca civis. E eu perguntaria, quem ataca?
O que todos sabemos é que as FDS obrigam transportadoras de viagens a albergarem seus homens em seus caros para envio dos mesmos à guerra - que muitos negavam - usando claramente os civis como ESCUDOS HUMANOS. Sim.
As FDS usam civis como escudo, vimos isso de gente a testemunhar que os soldados não fazem escolta nenhuma. Usam as transportadoras só para reposição de pessoal que quando é abatido é enterrado nas matas como indigentes. As mesmas fDS que praticam terrorismo nas aldeias, queimando casas, fazendo deslocados de guerra para o Malawi e países vizinhos.
É sério que é a RENAMO quem deve depor as armas?

A FRELIMO quer transformar este país numa Angola, meu caro.
E o problema não é a RENAMO. hoje são eles, amanhã será qualquer outro de nós que não seja ou esteja nas graças da FRELIMO. Até quando viveremos assim?
Eu não sou da RENAMO, não quero saber de partido nenhum, mas é inaceitável o que está a acontecer neste país.

Então, Nini, tenta lá ver isto com abertura mental e rigorosa. Estes pedidos superficiais são apenas um engodo para na cartada final TODOS nós ficarmos cativos e escravos desse governo revanchista, fascista, Stalinista e assassino o suficiente para acobertar criminosos que endividaram o país hipotecado 2, 3, 4 gerações em nome de interesses repugnantes.

Repito, não sou partidário.
Eliminar
Gervasio Nhapulo
Gervasio Nhapulo Parabéns. Espero que as palavras cheguem ao destinatário.
Eliminar
Doutor Maximo Maximo
Doutor Maximo Maximo Parabéns Nini,espere que o senhor Dhlakama reflicta e urgentemente tome Atitude
Eliminar
Fidelio Gustavo
Fidelio Gustavo Pensamento de um homem que se preze é este. Oxa la o pai da democracia e guerras te ouça Nini... continue escrevendo. Se Deus me tivesse dotado das mesmas habilidades também o faria
Eliminar
José Gove
José Gove Tanto o Governo como a Renamo têm a responsabilidade de terminar com a guerra porque são eles que tem armas e os dois estão a matar
Eliminar
José Gove
José Gove Quando as cartas são para Nyusi todos batem palmas. Agora que é para Dlakama já feriu sensibilidades. Força Nini. Continue a escrever o que pensas.
Eliminar
Jakobe Chitoquico
Jakobe Chitoquico Bom dia Sr. Nini! Admiro t muito e sempre admirei t muito pelas cartas interventivas e críticas ao amarranhasmo k esses dois belicistas submeteram-nos á força das armas e com o intuito de assaciarem as apetites e vontades deles e dos seus comparsas. Mas constatei k nesta carta em questão o senhor Nini manifesta uma mente adulteirada e princípio de lambe bota em troca se calhar,kem sabe ...pela sua segurança! Kem disse ao senhor k Dlhakama ker dividir o país? Até hoje não sabe o k são regiões autónomas? Fala-se disso...pelo menos o senhor já "cá fora con-nosco" Sabe kuantas vezes Dlhakama xcapou emboscadas??? E dga m kem kis matar o outro primeiro nessa altura? Não soube? De ke guerra,feita p Renamo s refere? Alguma vez já saiu d Maputo pa o centro e Norte pa ver o k tá a passar a população k pensa diferente? Não inimigo da paz eu almejo a paz pork o país tá sendo fustigado por esses dois senhores armados e não por um. Por isso continua com a tratar os assuntos com inicialmente tratavas com insençao,imparcialidade e corragem foi isso k fez com se dispensa-se a apresentação da pessoa "Nini" k tanto cantas nas sua cartas quanto a sua apresentação. Se t conhecemos foi exactamente por essa virtude acima mencionado
Deixa de s formatar ao lambe bota a todo o custo
Eliminar
Passomo Passomista
Passomo Passomista ESSA CARTA E FORTE.. mas vai ficar pelo dito e nao dito...afinal o problema de DLAKAMA e a evolucao pessoal....o problema das provincias em questao e apenas pretexto....DLAKAMA TEM PATROES.....e oaos patroes que temm que fazer chegar a mensagem...mas que a mensagem seja assinada por balas..
Eliminar
Hilario Afonso Tomo
Hilario Afonso Tomo Passei so pra ver os comentarios eu gosto mano unay cambuma so com os talentos dele de imformacao...bom dia gente linda
Eliminar
Thino Chadimba
Thino Chadimba Prontos falou e disse, espero que esse a carta abra a visão do pai da democracia...
Eliminar
Afonso Chicuare Chicuare
Afonso Chicuare Chicuare Afinal quem fez Dhlakama voltar ao mato?
Eliminar
Massaua Sagual
Massaua Sagual Quem manda tropas para lhe cercarem la o mano nini foi infeliz no poste
Eliminar
Danilo Joao Mbega Mbega
Danilo Joao Mbega Mbega Sera ki todos sivis ki os homens da renamo matarao nas enbuscadas sao culpados dos comflitos ?
Eliminar
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa Esse governo é que não quer paz.
Eliminar
Beto Mario
Beto Mario venha escrever ca em Mozambique .... estas a lamber botas ja...
Eliminar
Roro Simoes
Roro Simoes Porquê nini não volta a Moçambique
Eliminar
Simoes Mbanguine
Simoes Mbanguine Tá tudo dito,
Eliminar
Joaquim Henrique Chilaule
Joaquim Henrique Chilaule Amem
Eliminar
James Khumba
James Khumba SR.NINI...COM MEU TODO RESPEITO VENHO A ESTE MEIO DE TE EDUCAR UM POUCO:
-----SE QUIZERES ESCREVER;TENS QUE PENSAR PRIMEIRO.
:::::::EU TAMBEM QUERO SABER POR TI PORQUE É QUE O DHLAKAMA VIVE NO MATO???
::::::::AFINALS DE CONTA MOZAMBIQUE VAI SER UM PAÍS DO MUNDO A SER DIVIDIDO???
:::::::::QUEM STÁ CRIAR A GUERRA EM MOZAMBIQUE???
:::::::::COMO É POSSIVEL ALGUEM SER CANPEÃO SEM GANHAR???
STÃO BLA BLA BLA FALANDO DA PAZ.
::::::::::O QUE GEREMIAS PONDEGA STAVA FAZER EM MAPUTO?E QUEM O TINHA ENVIADO??....QUEM O MATOU?????
:::::::;YOU MUST BE CAREFUL COM SUAS CARTAS OTHERWISE U DOESN'T GONA BELONG MOZAMBIQUE ANIMORE...BECAUSE U LOOKING JUDGING AFONSO DHLAKAMA.
Eliminar
Avestino Augusto Fundai
Avestino Augusto Fundai Palavras sabias Nini Satar. Bem hja os bons ideais.
Eliminar
Macise Pondja Charme
Macise Pondja Charme Nos queremos a paz, só a paz
Eliminar
Serafim Serra Neves
Serafim Serra Neves
Eliminar
Ray Bob Manhiça
Ray Bob Manhiça Estamos a viver de favores.
Eliminar
Mathause Sitoe
Mathause Sitoe Frase curta, mas com MUITO conteudo...
Eliminar
Ray Bob Manhiça
Ray Bob Manhiça Obrigado. Isso é o resumo.
Eliminar
Joao Pereira
Joao Pereira Palavras sabias Nini palmas palmas e muitas palmas
Eliminar
Raimundo Justino Simbe Justino
Raimundo Justino Simbe Justino Frelimo + Renamo = ladrões
Eliminar
Salvador Salva Salva
Salvador Salva Salva
Eliminar
Xcala Boss
Xcala Boss Tako em jogo
Eliminar
Filipizz Albinizz Sitolizz
Filipizz Albinizz Sitolizz COLOCA ESSA CARTA NO O PERFIL DA SOBRINHA IVONE SOARES ...ou eu o faço
Eliminar
Bernardo Lamarck Jr.
Bernardo Lamarck Jr. Esse Moçambicano escreveu bonito
👏👏👏👏👏
Haja atitude ...Ver mais
Eliminar
Bobo Mandlate
Bobo Mandlate Nini,
Eliminar
Adriano Antonio Dimande
Adriano Antonio Dimande bem dito
Eliminar
Fatima Mouzinho
Fatima Mouzinho mas voce horacio xtas em k país?
Eliminar
Edson Valeriano S. Missael
Edson Valeriano S. Missael Bem Pensado
Eliminar
Miro Lopes
Elias Barnabe Cuco
Elias Barnabe Cuco És mto forte mano,tho também acompanhado as suas publicações, força ai
Eliminar
Eugénio Ricardo Langa
Eugénio Ricardo Langa Querem matar Dlakama porquê???
Eliminar
Fedinho Jose Cossa
Fedinho Jose Cossa Admiro te tanto nini mas desta vez devias ter ficado calado..
Eliminar
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Dizia Dr. Lourenco de Rosario.
Eliminar
Bernardo Mahara
Bernardo Mahara
Eliminar
Mano Killas
Mano Killas PARA MIM O IMPORTANTE E A PAZ O RESTO SAO CANTIGAS.
Eliminar
Maulido Arao Fumo
Maulido Arao Fumo Senhor meus Deus faça o milagre acontecer. Amem
Eliminar
Fortunato Luciano Matola
Fortunato Luciano Matola Façam convite ao puto Nini para aprenderem!
Eliminar
Paulo Nhadumbuque
Paulo Nhadumbuque Sem comentários,palavras sábias Sr.Nini.
Eliminar
Domingos Raiva Cnb
Domingos Raiva Cnb k coisa!isso e brincadeira ainda vai ferver
Eliminar
Su Ramos
Su Ramos Bem falado e apoiado.
Eliminar
Luis Antonio
Luis Antonio Aplausos
Eliminar
Jose Luis Colher
Jose Luis Colher Ascrever
Eliminar
Hilario Fabiao Matimbe
Hilario Fabiao Matimbe EU CMO MOÇAMBICANO SO KERO APAZ O RESTO É SECUNDARIO
Eliminar
Selemane Venancio Venancio
Selemane Venancio Venancio Politca.
Eliminar
Jerry Felipe
Jerry Felipe Bonito
Eliminar
Gerson Florindo
Gerson Florindo Sou o presidente e mandado cm os camaradas
Eliminar
Almeida Duarte
Almeida Duarte Amém
Eliminar
Manuel Capital
Manuel Capital Se fosse para nots dava 1000
Eliminar
Justino Timberland
Justino Timberland Nos so keremos viver em paz.
Eliminar
Yuri Fernandes
Yuri Fernandes Bem dito nini. Parabens
Eliminar
Aldino Daniel Aldino
Aldino Daniel Aldino Subscrevo-me de acordo! E novamente
Eliminar
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Assino por baixo.
Eliminar
Abel Manjaze Jr.
Abel Manjaze Jr. Pena dakele k não vai ler! É uma lição...
Eliminar
Bob Liss
Bob Liss ntla
Eliminar
Lourenco Conjo Conjo
Lourenco Conjo Conjo "6
Eliminar
Tomé Francisco Santos Tabuareia
Tomé Francisco Santos Tabuareia Paz
Eliminar
Iven Nzucule Yeye Iven
Iven Nzucule Yeye Iven MR...president of RENAMO if you was doing all your demand in words not with guns all of us would like to join you.............
1.....If you keep killing us like you do now ..If you win" WHO WILL BE WITH???
2.....If you was doing it for Mozambicans than why you keep killing them???
3......innocent people you kill on daily basis. ..know nothing about frelimo and political analysis
Eliminar
Simon Mungoi
Simon Mungoi
Zimba JC
Zimba JC ASSIM LEVA-ME A CRER QUE O COMRADE SATAR HAJA SIDO RETORNADO PELO PRESIDENTE POIS OS SINAIS ESTÃO PATENTES NA CARTA. . NÃO TENHO BOA MEMORIA MAS PARECE TER SIDO DITO POR ALGUEM QUE "SE AS FADM AFASTASSEM DO CINTURÃO DA RENAMO AS HOSTILIDADES (RESPOSTAS) CESSARIAM E A PAZ SE RESTABELECERIA. COMO MOÇAMBICANO, NÃO ME INTERESSA QUEM ESTA A FRENTE OU ATRAS DA GUERRA (LUCRA) MAS QUE O POVO NÃO SEJA FEITO REFÉM PELAS PARTES. ADEMAIS, DISSE OUTRO DESCONHECIDO QUE O ESTADIO NACIONAL DO ZIMPETO SERIA UM ESPAÇO IDEAL PARA RESOLVEREM ESSAS DIFRERENÇAS POIS ENTENDEMOS QUE NÃO MAIS É A DEFESA DO POVO, O MOBIL DESSA GUERRA, MAS A MANUETENÇÃO/ASCENSÃO NO/AO PODER. STOP GUERRA, VIVA A PAZ.
Eliminar
Rafael Miguel Macuacua
Rafael Miguel Macuacua Nin Ja perdeu acabeça
Eliminar
Sumaila U Muhias
Sumaila U Muhias Vendo os comentarios ,,,
Eliminar
Godfil Aguiar
Godfil Aguiar Tou a ler
Eliminar
Beto Mario
Beto Mario Sr. Nini diz que. DHL aposta na guerra, Nini diz que Niusy. Ganhou as eleições de 2014,. Nini diz que. DHL deve sair do mato pata dialogar. Nini diz que. A constituicao da República e uma Bíblia, por isso não se deve alterar nenhuma palavra. Nini diz que. A Frelimo pode atropelar a tal dita CR. Nini diz que a Renamo esta a negociar com armas em punho. Lhe pergunto afinal que está atacar a quem afinal Sr. Nini? Na Gorongosa? Nini diz que DHL quer dividir o País yuuuhhh... e ele não quer atravessar com passaporte p Zambézia. kkkk.... palhaçada. Nini diz que não acredita que existem esquadrões da morte que assassinam membros da oposição. A minha questão é : Sr. Nini porque não escreveu quando DHL foi atacado por duas vez e ainda cercaram a Casa dela na Beira para o Assasinar!! Manteve se calado porque?! O sr. Nini acha que DHL gosta de viver no Mato?! Sinceramente estou muito decepcionado com a sua Carta. Que contém conteúdo de Lambebotismo. Eu sinceramente acho que está Carta e incomendada p o Sr. Ganhar Imunidade, já que tem medo de viver no seu próprio País. Acho que O sr. Nini deve vir escrever essas cartas aqui em Moçambique e não escondido na Europa. O Sr. Deve vir viver de perto o que está a acontecer... e não culpar DHL por estar no mato a defender se das pessoas que querem o Assasinar. PORQUE é . Quando o Sr. Saiu da BO foi rodeado por 50 seguranças seus?? Tinha medo do que?!? Esqueceu nem?! Ou tem amnésia?! Frelimo e que fez a Frelimo e que FAZ... para terminar. sr. Nini satar o conteúdo da sua carta e de lambebota.

Sem comentários: