quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ainda sobre o Moza Banco e outros!


A 26 de Novembro de 2015, fui o primeiro a alertar sobre o colapso em Moçambique. muitos fizeram pouca fé ao meu post publicado aqui. Ou seja, quando publiquei aquela matéria, poucos tinham a dimensão exacta do que se avizinhava e aos poucos a realidade tratou de lhes aclarar as ideias.
Eis-nos agora neste lodaçal. Quase todas as empresas moçambicanas estão em crise, algumas delas só não decretam falência por aventar um milagre qualquer. Mas debalde. Porque isso só vai servir para endividá-las ainda mais ao ponto de ficarem no negativo.
O primeiro sinal de que o Moza Banco estava a passar por dificuldades financeiras se deu em Maio do ano passado. Nessa altura, o jornal português “Económico” noticiou que o “Novo Banco”, que antes se chamou Banco Espírito Santo, queria vender a sua participação de 49 por cento.
Depois disto, ouve conversas de esquinas dando conta da possível falência do Moza Banco, mas o banco, prontamente, desmentiu tudo e até chegou a dizer que era uma instituição recomendável. Mas, enfim, o véu foi destapado: o Moza Banco, realmente, faliu.
O Banco de Moçambique aponta como causas prováveis da falência do Moza Banco a não recapitalização do banco, subida de custos administrativos e rápida expansão no que diz respeito à construção de novos balcões.
Na altura em que a notícia da provável falência do Moza Banco foi publicada, até havia interessados em comprá-lo. Mas parte dos accionistas não concordaram. Quer dizer, mesmo sabendo que estavam prestes a afundar, fizeram vista grossa até que o Banco de Moçambique, sob liderança de Rogério Zandamela, decidiu colocar os pontos nos is.
E por via disso, Prakash Ratilal e Ibrahimo Ibrahimo saem pela porta pequena. Hoje são catalogados como incompetentes. Não souberam gerir o banco. Quer dizer, enquanto o Moza Banco agonizava financeiramente, até davam ordens para que as agências de publicidade produzissem mais spots publicitários a falar bem do banco. Com que finalidade? Valeu de alguma coisa? Coisa de moçambicanos…
Por outro lado, temos o “empresário” Celso Correia, ora ministro no Governo de Filipe Nyusi. Quando o seu grupo “Insitec” comprou parte das acções do BCI, conclui logo que havia qualquer coisa não muito bem esclarecida.
Magid Osman, renomado economista da praça, não podia vender as suas acções num banco certamente lucrativo para ir investir naquilo que é hoje o Shopping 24.
E o tal de Celso Correia, perdoem-me, é uma figura cosmética. Jamais teve um tostão para fazer face a qualquer aventura empresarial. Foi se endividando até fora do país, para alimentar o seu sonho de ser empresário. Está agora em sufoco, como o próprio país.
Para mim, devia ter continuado a vender os seus computadores do que se aventurar para o alto mar sem saber nadar. Celso Correia, em boa verdade, é um lobbista e não empresário. Tem tanto paleio mas com o bolso furado. Ei-lo agora: tudo o que é empresa associado a si está de tangas. Será que o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural não vai ser transformado em “viveiro” para pagar as dívidas dele?
Moçambique e os seus Celsos Correias estão de tangas. Isto acontece devido a manifesta incompetência do Governo em gerir o país. Em poucos meses Moçambique se tornou um dos piores lugares para viver. Tudo está caro: o pão, óleo de cozinha, arroz, cebola…e, como se não bastasse, o Governo ainda agrava o preço do combustível. Será que os próximos dias serão de esperança? Começo a duvidar porque nem a situação da guerra está resolvida.
Aliás, a situação da guerra jamais será resolvida se as negociações continuarem a ser dominadas pela Frelimo e a Renamo. Moçambique não é destes dois partidos. É do povo moçambicano. Os dois partidos que lá estão a discutir, não é para o bem da maioria do povo moçambicano. Discute-se a partilha do poder, mas não se pensa no povo. Povo, sempre povo….
PS: vamos ver agora como o jornalista do Savana, Francisco Carmona vai passar a tratar Celso Correia depois de lhe apelidar de "Jovem Tigre" em troca sabê-la de quantos tostões. Será que vai chamá-lo agora de "Elefante Branco?", ou "Tigre desdentado?!"
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
41 comentários
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Bruno Cuna O problema central é que os moçambicanos sao um povo pacifico, por essa razao usam e abusam de nós. Na RSA so porcausa da subida das propinas das faculdades houve greve e as coisas tendem a mudar. Aki nao acontece nada. Em brasil ha justica, aki a policia, a procuradoria é tudo frelimo. Como vamos reverter esta situacao??? Nunca, a verdade é que teremos de ficar nas nossas casas apenas a lamentar. Vamos senpre reclamar e no fim temos k cumprir aquilo que eles querem. Pora
GostoResponder102 h
Thony Melven Machava Melven como vaı acontecer?porque mesmo na segunda f,houve grave dos chapeıros,nem todos tavam a fazer greve ,outros tavam na estrada a trabalhar porque estao com fome,Nos os Mocambıcanos so gostamos de falar,mas pratıcar nada••••e reclamar,tenho certeza que tudo vaı mudar,passa quantos Mocambıque a depender dos paıses de fora quase tudo?e agora estao a dzer que devemos produzır ,parar de ımportar•apesar de que o Governo pertence a tal Frelımo mas um dıa vaı acabar,dızem o que tem ınıcıo ,sempre havera fım
GostoResponder12 h
BruneiraZz Da Ligia Martinho Nos somos palhaços
GostoResponder2 h
Muhove Tata Não diga o povo Moçambicano. Eu penso que enquanto maputo nao começa, nada se faz. So depois de subir pão e chapa ai sim.
GostoResponder1 h
Tomás Coana Eu ñ gostaria que o moçambicano fizesse greve para partir as suas proprias coisas. O primeiro passo a fazer é uma campanha contra os que defende esses tubaroes, já os conhecemos. Esses que defendem esses senhores fazem isso como se também vivessem na ponta vermelha enquanto vao ao serviço dos mesmos chapas...eu digo no governo devia ser lugar para trabalhar os mais "inteligentes"do país. Todos os inteligentes desse pais estão nos privados porquê enquanto o estado, a maior empresa de moçambique, está nas maos dos mal intencionados. Muitas reformas devem ser feitas no pais.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Marc Bruno Magalhães Forte. É a realidade que vivemos e não queremos enxergar. Triste
GostoResponder13 h
Ivano Javane Muito triste o que estamos a passar... 
Prontos.
Muita paz gente fina.
GostoResponder2 h
Neques Antonio Pierre Yves Chiniah, não é emprego que você precisa. Precisa é de aprender como Nini conseguiu um imperio!
GostoResponder2 h
Ivo Sacer Ananás Reflexões insólitas mano e sempre igual a si mesmo. Continue trilhando por esse caminho da verdade, quem sabe alguma coisa mudará neste país. Paz
GostoResponder13 h
Muhove Tata A questão não da pacividade do povo Moçambicano, mas é preciso que os nossos dirigentes ponham a mão na consciencia.
Nem sempre temos que ir as ruas para vandalizar ou gritar. Os nossos dirigentes não podem nos tratar como cães com fome a ladrarem...
É preciso que tenhamos boa fe nas nossas governaçoes
GostoResponder11 h
Muhove Tata Quanto aos bancos em Moçambique, até chegou um tempo que eu comecei a desconfiar o alastramento dos bancos, agora é que estou a redoscobrir que os bancos foram se alastrando so para ajudar a frelimo a roubar o dinheiro do povo.
GostoResponder21 h
Tomás Coana Boa visâo. Gramei.
Muhove Tata Obrigado.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Edmilson Dos Nicetos Uitissone A sua observação é meramente excepcional. Até no meu distrito (CUAMBA) no Niassa já existe um balcão bem apetrechado do Moza Banco! Mesmo na época da implantação do referido banco, eu pessoalmente admirei. Admirei pela rápida expansão em menos tempo.

Agora se aparecem com a história de falência já já, é porque há um gato preto ai não revelado. 

Também fiquei de boquiaberta quando decretaram a falência, antes que os balcões da cidade de lichinga entrem em função . é lamentável Nini ! Moçambique já estamos mal, muito mal.
GostoResponder2 hEditado
Tomás Coana Gente, vamos parar de apontar oque está mal somente só, vamos nós tornar uma geração de homens, vamos criar algo para o melhor de moçambique, vamos ter iniciativas. Eu gosto de ver estas coisas a contecerem, pessoas a falarem mas , pessoas, vamos nós juntar, vamos criar a unicidade do moçambique. Temos a constituição tem luz para fazer isso.vamos ser uma juventude memoravel.
Lemos Junior ...PS: vamos ver agora como o jornalista do Savana, Francisco Carmona vai passar a tratar Celso Correia depois de lhe apelidar de "Jovem Tigre" em troca sabê-la de quantos tostões. Será que vai chamá-lo agora de "Elefante Branco?", ou "Tigre desdentado?!"

Nini Satar, kkk...
GostoResponder4 min
Narcy Chauque Esses textos são muito elucidativos e tristes, mas de certa forma encorajadores! A peneirada esta a chegar ao fim, poucas migalhas sobrarão!
GostoResponder12 h
Golden Boy Diamond Lembro me como ontem quando disseste isso nini.
GostoResponder1 h
Oksana Semo Kkkkk so podem lhe apelidar tigre desdentado
GostoResponder2 h
Tita Aly É de Lamentar o que Vivemos.....
GostoResponder2 h
Hummer Boy Martins Martins Sempre excepcional nas suas observações.
GostoResponder3 h
GostoResponder2 h
Bia Esteira Fim dos tempos
GostoResponder2 h
Clara Sengo Triste cenário. ...
GostoResponder2 h
Victor Tembe O dia k o moçambicano s aposar d espirito brasileiro e sul africano as coisas vão mudar. Nini força ai e vams lutar por Moçambique.
Evaristo Emidio Baptista Xico Baptista Venha ler isto. É tudo aquilo que falamos durante a semana
Kleber Alberto Ha uma licao de ouro aqui, quando se nota que estas a beira da falencia, assuma a falencia para evitar se individar mais, pois as ondas da desgraca estao muito fortes e voce so estara tentando remar contra elas.
GostoResponder22 h
Cutana Cutana Realmente sempre se duvidou do Celso...epha tampa fudidos com estes governantes hipócritas.
GostoResponder1 h
Arsenio Titos Matsinhe Observacoes claras e correctas,na verdade neste pais xtamos muito mal e o pior e' que nem greve temos corragem de fazer
GostoResponder12 h
VG Mathavel estou a morrer de rir por causa do '' TIGRE DESDENTADO'' Nini e um espoente sem sombra de duvidas, diz tudo que pensa e como quer dizer. epha ainda vamos comer Tapioca no lugar de pao.
Tedy Edgar Nguiraze Obrigado Nini Satar, eu sempre tenho acompanhado tuas intervenções sem dúvidas todas com factos.
Gigy Matsinhe O País está doente e se continuar assim com esses Xiconhocas vai desaparecer do Mapa,podes crer .
GostoResponder2 h
Hlavanguana Elvino Dique Celso lobista aventureiro(nhonguista).
GostoResponder2 h
Aly Issa Nini Satar!!! 
Es um gajo fudido.
GostoResponder2 h
Al-Aziz Ibn Sicapo Halla Halla, mais um post a configurar excelente Obs. Força aí mano!
GostoResponder2 hEditado
Alves Bento Naete Naete vai a ver muitos negócioés d terra pr pagar as dívidas moçambiqi terra de um povo sofrido
GostoResponder1 h
Luis Thomo Procura se presidente.
GostoResponder1 h
Cadillac Ma Berro Boa observação valeu pela alerta...
GostoResponder1 h
Jose Carlos Mouzinho Coisas de MOZ.
GostoResponder1 h
Mafiua Jose Bai Kkkkk gostei cmo terminast o post.
GostoResponder2 h
Nilton Paulo Tudo dito

Sem comentários: