sábado, 1 de outubro de 2016

A ventura do Moza chegou ao fim?

Marcelo Mosse adicionou 5 fotos novas.
2 h

Aquilo que alguns especulavam ha semanas esta confirmado. O Moza Banco acaba de ser intervencionado pelo Banco de Mocambique. Efeito Rogerio Zandamela, numa atitude prudencial jamais vista desde a liberalizacao do sector financeiro em Mocambique, ou...? Recordam-se em 2000 quando Siba Siba Macuacua foi nomeado Presidente do entao Banco Austral para ir dar uma mao no saneamento do banco depois da revelacao de creditos mal parados sumptuosos? Pois, o Moza Banco tem um novo PCA, o Jose Figueiredo, um dos responsaveis pelo crescimento do BIM.
Ou seja, todo o Conselho de Admnistracao (Prakash Ratilal, Ibrahimo Ibrahimo, Luis Magaco) deixa de o ser por via desta intervencao do BM. Diferentemente do Banco Austral, no caso vertente, nao se trata de credito mal parado mas de falta de liquidez. O Moza precisa de ujma injeccao de capitais urgente mas seus accionistas, a Mozambique Capitais, com 51%, e o Novo Banco portugues (que herdou o "lado solar" do BES) nao estao em condicoes de satisfazer essa demanda.
Entao, o mandato de Figueiredo eh tao taxativo quanto isso: vender o Moza Banco. O que significa, para mim, que a ventura de umas dezenas de mocambicanos que sonharam ter um banco pogera ter chegado ao fim. A Mocambique Capitais congrega pouco mais de 400 mocambicanos de classe media, e uns tantos milionarios. A equacao de venda em situacao de falta de liquidez (o que nao quer dizer necessariamente ma gestao) nao eh geralmente lucrativa....
Uma das questoes que se pode colocar na mesa, afastada a hipotese de ma gestao, eh: o que eh que falhou para que, depois de um take off prudente, o Moza nao ganhasse a altitude almejada para voar em cruzeiro?
Gosto
Comentar
Comentários
Luis Nhachote Tu vais manter a tua conta lá oh Marcelo Mosse?!
GostoResponder12 h
Marcelo Mosse Ate tenciono abrir dentro de dias uma conta no Moza. Sem problemas....
GostoResponder82 h
Hermes Sueia Marcelo Mosse para apoiar a sua recapitalização.......
GostoResponder12 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Hermes Sueia Uma vez mais a mão "externa".......nem tudo o que luz é ouro........gigantes de pés de barro.
GostoResponder22 h
Isaac Sitoe Jr. Qual è o proximo?
GostoResponder2 h
Siro Siro Os próximos serão os clientes do Banco meu caro....
GostoResponder2 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Salim Mahmood O nome do banco ja diz tudo MozaBanco diz me alguma coisa de Mocambique em termos de empresa se tem sucesso nada e so estrangeiros
GostoResponder2 h
Nelson Aires Johane Não faz parte dos Big 5?
GostoResponder2 h
Alegre Sebastiao Nhabande Ja que o slogam " o valor e teu" , aonde foi?kkkk
GostoResponder2 h
Joao Jussar Se a memória nao me trai. Neste ano o nosso Governador do Banvo Central foi o melhor de Africa também. Mas obviamente uma coisa nao tem nada a ver com outra... E, este ano nosso PR recebeu um prémio de campeões na preservação da floresta ... anima meu pais, sabe?
GostoResponder139 min
Rafael Ricardo Dias Machalela o nosso ministro da economia tambem foi galardoado com algum premio, enquanto a nossa economia ia derrocando... Outros assuntos
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Nelson Matsinhe Lamentável e triste, o que terá falhado? Mais uma iniciativa nacional em derrapagem...
GostoResponder11 h
Helder Morgamo Culumba ...sinto muito! É na verdade uma notícia má; só ficarão satisfeitos aqueles não percebem, literalmente, o grau de compentes que desfilavam no Mozabanco pois numa casa desarrumada é deficil achar uma agulha. Muita força para todos quadros que com as competências profissionais se encontram confundidos no meio da desarrumação.(...)
GostoResponder1 hEditado
Moisés Arlindo Valério Sitoe De facto está é uma questão curiosa porque aos olhos da maioria o Mozabanco estava em crescimento, e olhando para o C.A é formado de pessoas de competência provada o que aconteceu?
GostoResponder11 h
Joao Jussar Moisés Arlindo Valério Sitoe, sabe que a ENRON também sempre subia, nem mano?
Moisés Arlindo Valério Sitoe Com isso queres dizer que as contas publicadas eram fictícias oh Joao Jussar? Pk esse foi o caso da ENRON
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Joao Jussar Rafael Ricardo Dias Machalela Se a memória nao me trai. Neste ano o nosso Governador do Banvo Central foi o melhor de Africa também. Mas obviamente uma coisa nao tem nada a ver com outra... E, este ano nosso PR recebeu um prémio de campeões na preservação da floresta ... anima meu pais, sabe?
Selso Abilio Chivavel BES-Moz...Activos financeiros toxicos!
GostoResponder135 min
Ilidio Malunguisse Doença hereditária.
Selso Abilio Chivavel Ilidio Malunguisse nao sera o inicio do colapso do sistema financeiro Mocambicano?
Joao de Sousa Marcelo ... José Figueiredo ou João Figueiredo (ex-Bim - ex Banco Unico) ? Ou estarei eu enganado ?
Americo Pinheiro é ele mesmo, de seu nome completo João Luís Figueiredo
GostoResponder9 min
Ilidio Malunguisse Colapso do sistema financeiro de todo não creio. Mas do grupo Moza ainda se pode assistir a uma situação similar à que se deu com o BES. O que importa é que os interesses dos depositantes sejam salvaguardados e para tal está lá o BM a executar o saneamento financeiro.
GostoResponder8 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Pedro Couto, Paulo Muxanga, Max Tonela, Ragendra de Sousa (Correcçao)
Há exonerações tao óbvias que o Presidente da República nao precisa de se dar ao luxo de se explicar mas no caso do Pedro Couto (ex-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, a partir de hoje) alguma coisa adicional devia ser acrescentada ao lacónico e legalista “no uso das compentencias...."
Pedro Couto foi exonerado hoje. Pedra basilar do Governo, nao apenas pelo sector que comandava mas também por suas alegadas credenciais de integridade, ninguém acredita que ele vai simplesmente para fora. E eis que surge o nome de Paulo Muxanga, o PCA da Hidroelétrica de Cahora Bassa. Muxanga acaba de pedir demissao. E uma fonte assegura que Pedro Couto vai para a HCB. Alias, ja é oficial.
E acaba sendo mesmo uma remodelacao. A conta gotas, a mudancas estao ai: Ragendra de Sousa pode subir para Ministro do Comercio e Industria e Max Tonela deverá deixar este Pelouro para ir assumir o Ministerio dos Recursos Minerais e Energia. Estas duas ultimas mudanças ainda nao estao confirmadas oficialmente.
Primeira leitura: com a saida de Pedro Couto, o Conselho de Ministros perde um valioso asset e as negociacoes com as ENI e Anadarkos ficam mais fragilizadas do ponto de vista da defesa da integridade/interesse nacional.
Gosto
Comentar
Comentários
Dino Tualufo Quando o Fruto amadurece cai por si mesmo.
Luis Nhachote pode ser que a resposta esteja revestida naquele refrão de cabelos brancos, que diz: Vamos aguardar com serenidade…." e ate lá, ja se estão a celebrar as missas de eterna saudade sem respostas. ..
Mario Eduardo Lithuri Um dos mais Integros que o nosso governo tinha
Maria Margarida Chaves Marques Incrível! Porque será que se "deita fora" um ministro integro e competente?
Rob Sau Ele estava em um Ministerio chave para o desenvolvimento e pela sua postura Integra iria atrapalhar muitos cabritos . . . . . . . . .
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Elsa Do Rego E quele cc continua hahaha pais da marrabenta ....humor sem fim e isso e ?
Tiago Valoi Quando nao se tem informacoes apenas especula se. Ha sempre um motivo por detras de uma decisao sobretudp quando se acredita que esse ministro era integro e serio. Ate pode ser que nao tenha sido o proprio PR a tomar a iniciativa, mas como digo tudo sera especulacao.
Buanamade Lupagire Segundo Psicologia das organizações, cada organização ou grupo tem uma cultura organizacional e se um dos membro não assimila o comportamento do grupo acaba por ser visto como tendo um comportamento desviante e consequentemente pode ser banido da organização.
Antonio Messias Mandlate Inteira verdade ele não pactua com os ideais maléficos do grupo por isso foi retirado do grupo cabe ao povo fazer a análise se o nome criado por Mondlane FRELIMO o meu partido ainda tem razão e motivos de se impor?
Maria Narotam È verdade no "grupo...."- ser competente e integro realment è ter um compto desviante...simplesment n coabitam
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Felismino Santos Santos Efeitos da crise, kkkkk!
Tavares Braz Aproveitemos todos para maldizer. E não andarão lá outros?!
Ercílio Fernandes Bechardas Essa cena de um grupinho ir saltando de cadeira em cadeira é bad...até parece que já não há mais gajos competentes!.. Tsc...
Tiago Valoi Os cargos politicos sao por confianca e nao competencias. Se nao ter se ia que abrir um concurso publico para a sua ocupacao.
Ercílio Fernandes Bechardas Sim...por confiança, mas então o grupinho de confiança do PR é assim tão "pequeno"?
Tiago Valoi Claro. Kkkkk. Wene pah
Tiago Valoi O Sr tem confianca com muitas pessoas? Isso e mau
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Cremildo Maculuve Confirmado na HCB
Kim Fausto Naftal REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
____
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


POLÍTICA E COMUNICAÇÃO SOCIAL

GABINETE DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA EXONERA PEDRO COUTO
DO CARGO DE MINISTRO DOS RECURSOS MINERAIS E ENERGIA

MAPUTO, 29 DE SETEMBRO DE 2016 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição da República, nomeou através de Despacho Presidencial *Pedro da Conceição Couto* para *PCA da Hidroelectrica de Cahora Bassa* (GI)
Isaac Sitoe Jr. Passa a subordinado do seu sucessor!!. Esta inovacao d ser o PR a nomear o PCA da HCB antes era o conselho de ministros e este por sua vez tomava posse diante do PM.
Vassili Vassiliev Castigo por ser muito reclamador...
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Ilidio Malunguisse O que estará por detrás do pedido de demissão de Paulo Muxanga?
Lionel Magul Epah...
Boa vida, PCA da HCB...
Abdul Magide Sidi Hassam Pode ser que vá para Ministro das Finanças, de onde ele parece qye veio...
Rai Morrumbene Mulhanga saiu da ANE para HCB.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Jasmin Rodrigues Trocadilhos... No final das contas os 2 saem a ganhar e o País esse no meu ver perde!!
Abdul Magide Sidi Hassam Afinal foi para PCA da HCB. Ok. Seja isso.
Rutuane Valgy Em Matematica o que aconteceu chama-se propriedade comutativa da adicao.
Gallo Gallo Amanheceu "Podemos mudar a ordem das parcelas que o resultado não altera..."
Jasmin Rodrigues Muito bem dito!!!
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Rui Jose de Carvalho Couto vai para HCB, Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Se leres bem o texto isso esta la muito claro. So falta saber para onde vai o Julião João Cumbane....
Gulumba D. Mutemba Marcelo Mosse,o Julião João Nguluve(porco) vai para chiqueiro.
GostoResponder129/9 às 17:09Editado
Raúl Nhagumbe Cumbane? Kkkkkkkk vai para ministerio da defesa para liquidar o cota da serra.:
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Rutuane Valgy JJ Cumbane ainda esta nao passou da entrevista? Que pena
Dyne Silver Não cutuquem o Prof. Julião João Cumbane. Vão aguentar com a resposta??
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Siro Siro Um pequeno acerto:
Ministério da Indústria e Comércio - MIC e não Ministério de Comércio e Indústria...
Deus lhes abençoe nos novos cargos...
Raúl Nhagumbe E nas regalias tambem.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Joao Mazivila Antonio Excia,tem muito que fazer que este baralho de cargos,estes nem tempo para socializarem-se nas anteriores instituições para depois transmitirem sua filosofia de trabalho tiveram,isto é Governar adoc,tipo bombeiro,ele proprio ainda nao nos fez perceber que tipo de Governação esta a fazer
Joao Mazivila Antonio Devia parar com Presidencias Abertas para poupar nosso dinheiro,deixar o chefe de localidade,do POsto,Administrador,Governador trabalhàrem e mandarem relatorios,ele deve se ocupar com os dociers da Paz,Economia,desenvolvimento sustentavel
Moises Maitire Valentim JOAO eu nao sei pk ele Nyusi nao pára com as pres.abertas uma vez durante a campanha eleitoral ele cantava k nao vai priorizar as pres.abertas? Dá pra entender k xtava nos enganar.
Joao Mazivila Antonio Ele foi instruido pelo seu Boss,que uma forma boa de comer mola é ajudas de custo, uma rubrica grande so para ele cujo taco sempre é reforçado,muitos dirigentes construiram imperios no mandato passado com estas palhaçadas
Joao Mazivila Antonio Ele anda ai a inaugurar Pontecas,pontínhas tal iqual o seu Boss,ainda nao viu que o povo esta farto de protagonismo barato, se se concentrar na busca de soluções para a paz e estabilidade economica,seria muito melhor
Paulo Sérgio Catarino Chimene Subecrevo todas as linhas do teu pensamento Joao Mazivila Antonio
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Jose Neves HCB tem activos importantes, dividas a cumprir (a banca esta a controlar) e um papel importante a jogar no futuro energetico..logo PC e uma boa peca para uma gestao firme..MT conhece a casa, os projectos energetivos e outros, tem bom senso e equilibrio e surgem algumas nuvens no sector pelo que e bem vinda a sua ida para O Ministerio de Energia e RM; Ragendra domina o sector e precisa de voar sozinho para implementar aquilo que sempre defendeu..Pode ser que a CTA deixe de criticar as reformas que demoram...
Cayndo Lopes Cadir Ragendra de Souza, uma baleia nadando na água doce...
Benjamim Muaprato De todos ministros, Pedro Couto foi o único que quando fosse no pódio da Assembleia da República, eu prestava atençã:. Capacidade de sintese, eloquencia, dominio da materia... enfim foi exonerado um grande homem.
Lucas Arnaldo Mazive Remodelacao acertada
Onofre Domingos Subescrevo Benjamin M.
Mick Fanning Que se demitam todos esses.
Jeanette Brandwood São boladas atràs de bolàdas e nòs aqui nhèèèèééé.....aguentar com a CRISE sòsòsòsò
Samuel Alberto A meritocracia está em causa, há vários dociers pendentes por onde vai o homem homesto pelo menos até hoje.
Selso Abilio Chivavel P.Mulxanga só tava la para o "taxo"... A nossa hidro precisa de 1 homem forte e cm mais pragmatismo. Oxa-lá akilo desta ande, pela 1a vez, longe dos holofotes dos "tugas"
Messias Mahumane Desde que isso traga resultados para a estrategia do presidente Nyusi.
Angelo Malate Sem comentarios
Andre Muhomua No campo de integridade, ninguém pode dar aulas ao Dr. Couto..
GostoResponder15 h

Sem comentários: