sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A incompleta remodelação do Presidente


Marcelo Mosse adicionou 3 fotos novas.
13 h

O MIREME está sem ministro porque quem estava indicado era mesmo Max Tonela. A equação envolvia uma eventual mudança do Ministro Celso Correia para a HCB, como PCA, visto como um golpe de asa no meia de dividas a banca (BPI, CGD, Banco Austral e uma ainda não falada ao BIM). Seria um golpe de asa porque Celso teria na HCB um grande poder de influencia no sector financeiro local e estrangeiro, sobretudo no quadro de eventual de um project finance para viabilizar a Central Norte de HBC.
Mas foi o que se viu. Na véspera desse anúncio (em que Pedro Couto iria substituir Adriano Maleiane na Economia e Finanças) surge a indicação em dois jornais de referencia de Lisboa (Publico e Jornal de Negócios) de que Celso devia muitos milhões de Euros a BPI e a CGC, numa jogada de antecipação de quem está empenhado em “destruir” a carreira do Ministro da Terra e do Ambiente. Com Paulo Muxanga ja de saída da HCB, Nyusi terá protelado o envio de Celso para a HCB, tendo colocado Pedro Couto quase que a contragosto porque, como se viu, na EDM e na ENH (Moises Magala e Omar Mitha, respectivamente) em empresas estratégicas o PR teve sempre a tendência de colocar gente com quem partilhou relações, amizades e origens no passado. E esse não é Pedro Couto. Seria Celso Correia porque, apesar de tudo, ele ainda continua nas boas graças do Presidente.
Mas despoletadas as suas dívidas no circuito mediático de Lisboa, através de um lobby luso-moçambicano muito poderoso, Nyusi terá sido desaconselhado a indicar Celso para a HBC. E também desaconselhado a nomear quem justamente estava na calha para o Mireme: Max Tonela, cujo desejo manifestado em circuitos fechados era justamente ir presidir à HCB. Mas... a indicação de Tonela foi vazada para as redes sociais e Nyusi fez aquilo que fez doutras vezes que a opinião publica tomou conta das suas pretensas remodelações: não tomar uma medida já antecipada ao público.
De modo que Maleiane terá ainda de esperar. Descartado da ultima visita a Washingnton, centrada em assuntos do seu pelouro, ele já estava de malas aviadas. E quem deve ter saído furioso com este desfecho é Max Tonela, que terá de continuar a fazer uma coisa para a qual não está talhado. Há quem pensa que Celso Correia está acabado política e empresarialmente. Mas tambem ha quem considere sua relacao com Nyusi é sólida que longe está a possibilidade de ele ser descartado. Hoje soube que Celso está a desfazer-se de todos os seus aneis, permitindo um encaixe financeiro que lhe permitirá sair dos negocios e sedimentar sua aventura política.
Até quando o Mireme vai ficar sem Ministro?
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Isack Pilonthy Alela Permita-me desejar-lhe, uma vez mais, felicidades por + um ano de vida. abraxos
GostoResponder113 h
Álvaro Xerinda Estamos mal
GostoResponder12 h
Isaac Sitoe Jr. Hipoteses!!
GostoResponder12 h
Charles John Presunçoes!
GostoResponder12 h
Moises Maitire Valentim Este país está entregue e um dia teremos um governo sem povo. Tudo oque eh negocio está nas maos dos politicos-dirigentes e muito pouco fazem pra safar o povo da crise eminente.
GostoResponder12 h
Egidio Vaz Marcelo você....eish!
GostoResponder812 h
Marcelo Mosse Qual é a cena?
GostoResponder112 h
Egidio Vaz Feliz aniversário.
GostoResponder412 h
Juvêncio Abilio Comé Kkk... nem no seu aniversário descansa, não é? Parabéns
GostoResponder212 h
Marcelo Mosse Obrigado Egidio Vaz...
GostoResponder11 h
Milton Boane E nao é que o suspiro do Vaz tem razao de ser! Eish...feliz aniversario.
GostoResponder11 h
Momed Baião Feliz aniversario
GostoResponder2 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Faquir Fernandes Da ver vamos!
GostoResponder12 h
GostoResponder112 h
Dino Tualufo Marcelo Mosse Feliz aniversario e tudo de bom para si. Gosto e leio Muito aos seus posts.
GostoResponder112 h
Ido Alfred Marcelo Mosse , quem eh esta figura Moises Macala ? Na EDM esta Mateus Magala. Feliz aniversario
GostoResponder211 h
OL Penicela Parabéns Marcelo. Jornalismo investigativo a altura do turbilhão que está Moçambique.
GostoResponder210 h
Edson Bule Feliz aniversário Marcelo Mosse, provocações cirúrgicas p despertar a opinião pública. Muito bem. Parabéns
GostoResponder10 h
Antonio Gulube Kkkk qual e a cena so!!
GostoResponder8 h
Carlos Viegas Nunes Neste momento, a supultura do ministro Celso Correia ja está cavada e ele sozinho irá para seu lugar ! O governo de Moçambique neste momento só tem uma unica tábua de salvação ! Chama -se Marcelo Rebelo de Sousa , filho de um antigo governador da provincia ultramarina de Moçambique , do imperio colonial portugues ! DEpois das aventuras Guembuzianas , que chegaram ao fim , surge uma nova era e mais dificil para a Republica de Moçambique!
GostoResponder7 h
Carlos Viegas Nunes Só Marcelo Rebelo de Sousa pode amenizar o sofrimento Moçambicano e vou explicar porquê ! Marcelo é filho do Dr Baltasar Rebelo de Sousa , medico de profissão ( especialista em doenças tropicais) que foi escolhido por Salazar para dar mais voz às populações locais e fazer a introdução dos nativos na sociedade civil. A ideia era fazer a transição do regime colonial para um regime participativo inclusivo das elites locais e sua cultura ! Esse processo foi interrompido, em 1970 ,depois de USA e Urrs, terem acordado que as colónias portuguesas seriam entregues aos movimentos de libertação que estavam a ser apoiados e financiados pela urss e china. O Marcelo tinha 20 anos nessa altura viveu uma experiencia que o marcou para toda a vida na sua juventude ! Ele nem disfarça e disse que seu 2º Pais é Moçambique ! Marcelo sucedeu Cavaco e Silva , que é filho de um comerciante de alfarrobas de boliqueime , uma aldeia algarvia ( meu vizinho ) , enquanto Marcelo é filho de um prestigiado e condecorado politico portugues, antigo governador da província ultramarina de Moçambique e condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo., em 1971. Estamos a falar de campeonatos diferentes e de um ciclo que terminou e de um outro que começou . A eleição de Antonio Guterres para secretario geral das naçoes unidas vem dar grande ânimo à diplomacia portuguesa e com isso, ganha a lusofonia apesar de mergulhada em grandes sofrimento por causa da agenda mundial, com sede em Roma ! Onde é que Moçambique pode se agarrar ? A MArcelo REbelo de Sousa , porque este , para além de ser um craque em relações internacionais ( um CR7 em estado puro ) , é amigo pessoal de Antonio Guterres desde infância ( jogaram ao berlinde juntos ) ! Portanto meus amigos moçambicanos , esqueçam as politiquices menores da vossa diplomacia e agarrem-se a unica tabua de salvação que vos resta que se chama ARS , presidente da republica portuguesa. Por muito que vos doa , não tem melhor ancora para se agarrarem ! Esse homem é craque mas não gosta de escovinhas nem de bajulações. Apresentem os assuntos de forma séria . Nada de filmes com curandeiros e cobras mambas !!!
GostoResponder36 hEditado
Elsa Do Rego Pra se dar valor a,soberanias nao foi eleita a Helen e Mz sobreviveu por si so...e c um grd lucro above european rates two decades ago e em 2017 espera-se another 7% do GPD ...so Sr Nunes Mz nao precisa de Portg ...embore portg esteja a espera desta dependencia de,Mz a muito
GostoResponder4 hEditado
Elsa Do Rego O novo lider da UN vira tal como veio o Kofi Ann e os restantrs sempre muita influencia nas economias espeficas de cada pais .pra alem de Mz ter adquerido a Cabora Bassa e A HCB ter feito o melhor lucro nas maos dos Mz no ultimo ano
GostoResponder4 hEditado
Elsa Do Rego Cada nacao tem a capacidade de autosustentar-se e essa soberania vai ser defendida a tdo o custo e nao havera promocao de depencias como foi no passado . ..e uma geracao nova no poder mto longe das mentalidades do Sr Marcelo nos seus vinte anos de idade
GostoResponder4 hEditado
Elsa Do Rego O posicionamento de Portg na UN so promovera a abolicao dos reinados e suas estravagancias mentais
GostoResponder4 hEditado
Jose Hipolito Alfredo Congolo Já era de se esperar que algum português aparecesse as nos convidar a escravatura. Se nos recordarmos, Portugal esteve envolvido a uma crise sem presidente, com o pouco vinho que produz está a conseguir erguer-se, e nos povo unido e sólido devemos servirmo-nos da crise como elemento fulcral para vencermos. Somos soberanos e devemos continuar soberanos, temos recursos naturais apostemos na solidificação dos recursos humanos, venceremos. Para terminar "o crente que abandona a igreja por problemas do padre não sabe aquém ele deve crer e servir" o padre é mortal/crise mas a igreja e Deus permanece (soberania) continuará para sempre" feliz mês da paz.
As lucubrações de Marcelo Mosse

O texto que partilho a seguir é da autoria do Marcelo Mosse. Partilho o texto aqui, porque concita curiosidade(s)...

------ INÍCIO DE TEXTO PARTILHADO ------

A incompleta remodelação do Presidente
O MIREME está sem ministro porque quem estava indicado era mesmo Max Tonela. A equação envolvia uma eventual mudança do Ministro Celso Correia para a HCB, como PCA, visto como um golpe de asa

------ FIM DE TEXTO PARTILHADO ------

Agora seguem as minhas curiosidades, em jeito de comentário.
1. «O MIREME está sem ministro porque quem estava indicado era mesmo Max Tonela. A equação envolvia uma eventual mudança do Ministro Celso Correia para a HCB, como PCA, visto como um golpe de asa no meia de dividas a banca (BPI, CGD, Banco Austral e uma ainda não falada ao BIM).»
Bem, "golpe de água" pode significar qualquer das seguintes expressões: proeza; façanha; acto de coragem, censurável ou escandaloso. No contexto em que o Marcelo Mosse usa esta expressão no trecho do texto citado acima, ela significa "acto censurável ou escandaloso". Ou seja, Marcelo está a dizer-nos que nomear Celso Correia para PCA da HCB seria visto como um acto escandaloso, por causa das dívidas que se diz ele (Celso Correia) ter com instituições financeiras portuguesas. A minha questão é: Como é que Marcelo Mosse tem certeza do que está a dizer? Foi o Presidente Filipe Nyusi que lhe disse?

2. «Celso Correia [...], apesar de tudo, [...] ainda continua nas boas graças do Presidente.»
"Aié"! Será que o Presidente Filipe Nyusi priva com Marcelo Mosse, e lhe conta quem está nas suas graças? Ou o Ministro Celso Correia priva comMarcelo Mosse, e conta a este que o Presidente Filipe Nyusi o tem nas suas graças? Estas perguntas surgem, porque esta afirmação está cheia de "certezas".

3. «Descartado da ultima visita a Washingnton, centrada em assuntos do seu pelouro, ele já estava de malas aviadas. E quem deve ter saído furioso com este desfecho é Max Tonela, que terá de continuar a fazer uma coisa para a qual não está talhado.»
Afinal! Como é que o Marcelo Mosse tem certeza do que diz nesta passagem do seu texto? Terá ele relações pessoais com Adriano Maleiane e com Max Tonela, e estes terão dito ao Marcelo Mosse o que lhes vai nas mentes?
GostoMostrar mais reações
Comentários
Mussá Roots Jornalista aquele, tem as suas fontes... Cada um na sua área...
Gosto110 h
Julião João Cumbane Amiúde, as "notícias" do Marcelo Mosseprovaram-se falsas. Daí o meu questionamento, Mussá Roots.
Gosto110 h
Homer Wolf Profe, o Marcelo, todos os dias, quando acorda de manhã, vai à rua à busca da notícia. Ele lá sabe onde e como. É a profissão dele...
Já o Profe, passa os dias (laborais) entre salas de aulas e laboratórios... de Fisica. É a sua profissão


Moral da historia: é obvio que o Marcelo tem muito mais fontes, e muito mais crediveis k o amigo
Gosto39 h
Angelo Francisco Confio nas fontes de Marcelo Mosse, nao e' de hoje.
Gosto15 h
Narcísio Mula O MM tem errado nas previsões ou o PR ao ler o facebook muda de ideia
Gosto210 h
Marcelo Mosse Ka ka ka ka ka ka ka
Gosto210 h
Marcelo Mosse Se comecasse a dissecar as coincidencia das revelacoes sobre CC em Portugal e o vazamento da nomeacao de Max, falar e discutir com pessoas bem proximas desse processo decisorio, iria comprender de que eh feito a politica em Mocambique. Infelizmente eh um novato nestas andancas e nao domina as ferramentas ou nao tem boas fontes para se informar e tirar os fios a meada sem dar o no. Tchau....divirta-se comigo....
Gosto1210 hEditado
Julião João Cumbane Gostas de ser "o mais informado", Marcelo Mosse. Só "gostar" é uma coisa e "ser de facto" é outra. bem diferente. Aprecio a tua incessante busca por coisas para nos entreter. Isso também ensina alguma coisa. ...
Gosto310 h

Sem comentários: