quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Uma questão de lógica elementar


Editorial

Maputo (Canalmoz) - Das insuficiências de Filipe Nyusi a todos os níveis, parece-nos não haver dúvidas nem mais matéria para conversa. Que os seus discursos comunicam a nulidade, também parece haver amplo consenso sobre isso. Que as suas generalidades e os exemplos que enuncia são uma fotocópia autenticada do banal, também parece cristalino. Que Nyusi se confunde com o ponto mais alto de uma agenda já longa da banalização do Estado e dos seus órgãos, também inspira consenso.
E Filipe Nyusi tem estado a dar provas irrefutáveis de todas estas disposições. Por exemplo, há dias informou a população de Manica de que não é tarefa da população estar preocupada com a paz. Citado pelo diligente jornal “Notícias”, Nyusi disse que a população deve concentrar-se mais é na produção, e não na paz, que a paz é assunto do Governo. Daqui se pode perceber que os camponeses estão ligeiramente mais avançados do que Filipe Nyusi em matéria de raciocínio lógico.
Não se compreende como é que Nyusi quer que a população se concentre na produção ao mesmo tempo que esquiva das balas da guerra. Manica é onde, num passado recente, foi descoberta uma vala comum com corpos de cidadãos em avançado estado decomposição, uma acção que a população atribuiu aos “esquadrões da morte”. Ora, como é que é possível que a população se concentre na produção enquanto os seus familiares são sequestrados e fuzilados pelos “esquadrões da morte”? Como é que é possível que a população produza ao mesmo tempo que tem de fugir dos “esquadrões da morte”?
É fácil concluir que a sugestão de Nyusi deve ter soado a insulto à população. Aqui, é de notar que os camponeses conseguiram perceber que sem a paz não podem ir às machambas e desenvolver as suas demais actividades, mas Nyusi entende que é possível, sim, produzir sendo fustigado pela guerra.
No passado fim-de-semana, em Nairóbi, Nyusi abriu mais uma vez o seu livro e brindou-nos com mais uma pérola do seu invulgar raciocínio. Sobre a guerra e as revindicações da Renamo, Nyusi respondeu: “Quando termina o campeonato é apenas uma equipe que ganha, e é essa mesma equipe que representa o país no mundo inteiro”. Este é um raciocínio presidencial altamente revelador do quanto se tornou uma banalidade ser presidente desta República. Na nossa modesta opinião, qualquer secretário de Grupo Dinamizador conseguiria produzir uma frase mais bem elaborada do que esta análise típica de qualquer “futebolista de bancada”. Toda a situação pela qual Moçambique está a passar, e que nos arrasta a todos para o esgoto, reduz-se agora a uma cena futebolística de um campeonato qualquer.
Mas o mais arrepiante estava por vir. E, a fazer fé na notícia difundida pela Agência de Informação de Moçambique, há muito que se lhe diga. Escreve a AIM: “O Presidente da República, Filipe Nyusi, questiona a pretensão da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, de querer governar a força as províncias onde alega ter ganho nas eleições gerais de 2014”. E, mais adiante, a AIM anuncia: “Não é verdade que a Renamo ganhou seis províncias. Apenas teve mais votos relativamente a outros partidos, disse Nyusi”.
Não podia haver prova maior do que estivemos aqui a dizer. Ora, se a Renamo obteve mais votos em seis das dez províncias existentes em Moçambique, e se as seis províncias incluem os maiores círculos eleitorais e esmagadoramente dominados pela Renamo, como é que se explica então que a Frelimo tenha ganho as eleições?
Assumindo, de facto, que a Renamo tenha obtido mais votos nessas seis províncias relativamente aos outros partidos, incluindo a Frelimo, tal como Nyusi proclamou, como é que se explica que a Frelimo tenha sido declarada vencedora, ganhando em apenas quatro províncias, sem que nenhuma delas seja um importante conglomerado eleitoral?
O que sabemos é que, quando um partido tem a maioria dos votos em relação aos outros partidos e não forma Governo, é porque o segundo partido mais votado se coligou a um terceiro ou quarto para obter votos suficientes que suplantem o primeiro partido. A questão que se coloca é: com quem é que a Frelimo se coligou para suplantar quem “teve mais votos relativamente a outros partidos”?
Não havendo partidos que oficialmente se tenham coligado com a Frelimo, não é em si revelador de que a vitória da Frelimo e de Nyusi só tenham sido possíveis graças à coligação entre o partido Frelimo e a dupla constituída pela Comissão Nacional de Eleições e o Conselho Constitucional?
Se a Renamo “teve mais votos relativamente a outros partidos”, os outros partidos incluem a Frelimo, que, por inferência e tal como os outros, teve menos votos do que a Renamo. Cria-nos bastante confusão que um partido que tenha tido “mais votos relativamente a outros partidos” não esteja a governar. Tal como nos cria confusão que um partido que tenha tido “menos votos relativamente aos outros partidos” esteja a governar sem coligação.
Se calhar é por isso que Armando Guebuza, reagindo às eleições, declarou formalmente que foi uma “vitória arrancada”. Só uma “vitória arrancada” pode explicar o facto de o partido “que teve mais votos relativamente a outros partidos” não esteja no poder, e que o partido que teve “menos votos relativamente a outros partidos” esteja a governar sem coligação. (CanalMoz/Canal de Moçambique)
LikeShow more reactions
Comment
54 Comments
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Nico Voabil É bastante o que li. Sinceiramente desta vez tiro chapeu pra este poste/ artigo. Nunca estive tão esclarecido só numa leitura. Esta de parabens o CanalMoz...
Estevao Ferreira Um chefe de Estados que pisca a esguerda e curva a direita,não conduz nada melhor a nação!!!Aqui saímos do mal ao pior!!!!!!!!!!!!!!!!Mas em tudo que tem princípio tem o seu fim, o resto esperamos que deus faça o melhor para o povo de Moçambique!
Djicaze Dzovo Dzovo Se nos apresentassem as percentagens com que a Renamo ganhou nessas 6 províncias e as percentagens com que a Frelimo ganhou nas restantes bem como os resultados globais, tendo em conta que as eleições foram gerais, iríamos entender melhor esse vosso raciocínio. Tragam os números por favor.
LikeReply7September 5 at 1:46pmEdited
Isack Pilonthy Alela Em todas as Notícias do CanalMoz primeiro boto "Like" e, depois, vou ler a informação. Assim evito esquecer-me de botar "Like".

Aos G40 recomendo-os a se dirigir a uma célula mais próxima que ofender este jornal. ...See More
Estevao Ferreira Eu até me admiro deste ganancioso homem que ao invez de dizer não à guerra,diz vamos capinar para os filhos dele queimarem mas que. Palhaçadas!!!!;!!!!!!!!!!!!!?
Carlos Manuel Tudo isso é uma pena para o povo! Pois, nós a população somos a maior vítima disso tudo.
Francisco Joao Moiana Nyusi e um autêntico palhaço não sabe fazer política e uma carta fora do baralho só nos envergonha com a sua política de meia tijela
Pedro Manguene Este (contra)argumento é um sal sobre o açúcar! Não há qualquer outro que suplanta!
Arlindo Nhantumbo Aterrado!Faltará assessoria suficiente ! Ou será a ilustração da costumeira duplicidade ?A outra agenda que submerge incólume ao consciente,acredito mais nesta.Existe a agenda de Estado-partidário."O povo já não cabe no coração",transbordou irónicament...See More
Valter Chiziane kikikikiki.... realment sao coisas que acontecem so em moz..........................como aquela q diz; a ferlimo e' q fez, a ferlimo e' q faz
Vicente Morinho Morinho Nos ainda nao temos presidente hoje qualquer menbro d frelimo toma desicoes d Pais
Filomeno Filipe Cosme Sem palavras pra camaradinho! Ao menos ensaiar os discursos como chefao...
Joao Moreno Esse senhor está a defender uma causa caduca fora de prazo. Tenho pena dele porque não sabe o que diz desrespeito total a todos os Moçambicanos que não são da frelimo. Mal sabem gerir o partido deles como podem gerir o país.? Fora com ele e eles. Estamos cansados.
Abdala Cheia Contudo o Conselho constitucional é foi o dono da obra das eleições de 2014
Orlando Nogueira O poder é doce e viciaste, como todos podemos imaginar... Filipe Nyusi já provou o sabor agora já não quer largar.... E quanto mais tempo passar mais gosto lhe vai tomar.... Coitado do povo é sempre o sacrificado.... Depois admiram-se quando há uma revolução, penduram os governantes pelo pescoço.... É o que espera ao Maduro da Venezuela.
M-du Dulomite Nyusi revela-se um fantoche e muito contraditório nos seus discursos e accoes.
Florencio Munguambe Discurso do p. Nyussi parece de um secretário do birro.
Mbalamanje Uzende Chanunkha Ele é mais um filho na presidência.
Abdul Buana essa e verdade da nossa nação...por isso dizem a frelimo e quem faz
Nordino Matsinhe É apenas uma estátua falante
Nordino Matsinhe É apenas uma estátua falante
Gomes Quimunda Ó Canal da Renamo, a lógica elementar está aqui neste pasquim, é mesmo elementar.
LikeReply19 hrs
Florencio Munguambe Nunca falou como presidente
Jose Mani Samuel Deixo para Gugu (Gustavo Mavie) comentar
Jordao Duarte Luis Nota 10 nao se explica mesmo
Belito Libanio Rosse Rosse viva Resistentes a victoria é nossa.
Brito Antonio Começamos a ver que o cerco está a apertar a Frelimo
Ali Alberto Vahaly TRISTE E O RESTO NÃO COMENTEI.
Matias Mateus Machaeia Kikikiki ainda duvidam da derrota
Santos Maite Silvestre Canal Moz todos voz me entendem obrigado
Joao Deve Joao Estomos passar mal mesmo
Gomez Man Tsolo nyusi parece cheff d meu quarteirao kikijikikiii
Juma Sualehe Alado 4>6, kkkkkk.
Gracinda Viegas Esse nosso presidente envergonha juro.
Brazilwadebe Brazil Vitória arrancada kkkkkkk
Stelio Marcos Munguambe Bom artigo! Parabens.
Fernando Domingos Peleve Também gostei dessa Brazilwadebe,
"Victoria arrancada"
Helder Adriano Chacate 6 contra 4 kkkkkkkkk ya perderam a nocao comparacao. Grande batota.
Ly Guilaze Bem claro. Muito bem percebido
Florencio Munguambe Parabéns o canal.
Força
Daunicio Julio Ajofre boa visâo do CMOZ c/comentario...
Simião Chaúque Chaúque Eleicoes gerais? Provinciais?
Manuel Simate Maquisse São questões políticas não há o melhor seja que for vamos viver.
Nelio Dimande Eu te nomeio e depois tu me nomeias, o resto eh teatro. Mais nao disse
Anselmo Afito Mesmo com canais reconhecidos você continua dizer k esta mentir? Sinto pra ti Djicaze!!!!!!
Fernando Vasco Khossa Cossa Sim sim foi devez agora nao o blema d nosso ditou presidente ele nao analisa oqui ele fala apenas fala d boca fora e cheio d orgulho e nesta batalha k sai lezado somos nois ele apenas n parlamento bem relachado
Hugo Alfredo A escrever...

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook