domingo, 11 de setembro de 2016

Para Quando Você Estiver Cansado De Tudo


Todos nós já nos sentimos cansados em todos os sentidos da vida: físico, mental, emocional. Já nos sentimos cansados até de pessoas más e hipócritas. Muitas vezes nos sentimos entediados em viver assim.  Na verdade imaginamos que o mundo é uma gaiola de loucos. E você está cansado precisamente por conviver com pessoas assim, infensas a tudo que é natural, humano e real. É possível que você se sinta cansado de amar, de cuidar da felicidade de outros, de se oferecer em excesso a um mundo que nunca lhe devolve o que você dá de coração. Você deve estar cansado das incertezas de um mundo cinzento e cruel.
Mas sabemos que nossa relação com este mundo adverso nem sempre esteve, assim, tão desgastada. Houve época em que você estava cheio de esperanças, de sonhos e o mais puro afeto a tudo que lhe cercava. Naqueles momentos o otimista superava a desesperança. E você estava sempre disposto a recomeçar. Logo depois vieram as decepções, muitas promessas descumpridas. Sobrou um coração quebrado como se alguém tivesse escavado um fosso no seu encantamento com a vida.
Diante de tudo isso talvez você se sinta como quem perdeu tudo. E que o mundo nem sempre tem sido generoso com você. Talvez você pense que perdeu mais do que ganhou.  Eu sei que você está se sentindo sem inspiração para tentar de novo. Porque a verdade é que estamos todos cansados. Cada um de nós se sente assim. Eu sei. Sei que somos um exército de corações quebrados e almas doloridas, desesperados à procura de algo que nos realize de verdade. Queremos mais, entretanto estamos muito cansados para pedir. Estamos cansados deste lugar em que nos encontramos, mas sentimos medo de recomeçar.
Somos conscientes de que precisamos assumir novos riscos. Quem sabe uma nova aventura, um olhar de “primeiro amor” a cada detalhe da vida. Daí vem o medo de ver tudo desabar em torno de nós. Porque, afinal, não temos a certeza de quando seremos capazes de recomeçar.  A verdade é que nos imaginamos sozinhos numa ilha de dificuldades. Eu sei que você se sente assim. Estamos cansados uns dos outros, cansados do jogo que jogamos. Fartos das mentiras que contamos a nós mesmos. E das incertezas que apresentamos uns aos outros.
Se não queremos usar a máscara do drama, tampouco queremos a fantasia da comédia que, longe dos palcos, é a máscara dos tolos e ingênuos. Continuamos a jogar este jogo porque não temos a certeza da nossa escolha.  Eu sei que difícil – quase impossível – fazer tudo da forma como você fez até agora. Que é quase impossível partir para novas tentativas.
Você pode imaginar que suas forças mentais estão no fim. E que aqueles ideais fortes que pareciam tão próximos, hoje parecem inatingíveis e ilógicos. Mas já que você está prestes a desistir de tudo, vou pedir-lhe uma coisa:

Tente de novo, com todas as suas forças

A sorte é que, no fundo da alma, bem escondido, você tem um universo multicolorido e cheio de luz. Você é mais resistente e disposto do que possa imaginar.Esta é uma verdade inquestionável.  Você sabe bem de que é capaz de dar mais amor, mais esperança e mais paixão do que já deu até agora. Enquanto humanos queremos resultados rápidos e desistimos logo se não os obtivermos.  Na maioria das vezes, decepcionados com a falta de respostas, nós desistimos.
Mas você compreende que muitas vezes estamos no topo, noutras, em baixo. É compreensível estarmos cansados e chateados. Mas isso não significa que devemos jogar todas as boas tentativas pela janela. O fato de você se sentir exausto não indica que perdeu a vontade de agir. E isso não significa que você é contrário às mudanças.
Lembre-se de cada pessoa que admira, onde busca inspiração e copia exemplos para alimentar os seus sonhos. Elas também, em algum momento de sua vida, já falharam. Mas isso não as impediu que alcançassem os seus objetivos. Você está autorizado a pequenos tropeções para as suas maiores e duradouras transformações. Porém, falhar não é regra, é apenas uma mera interrupção na subida ao topo.  Em alguns momentos da vida a evolução acontece em silêncio, lentamente, mas para cima. Porque o mundo natural prefere o caminho da evolução à revolução que dói e machuca a alma. A evolução, esta sim, constrói uma estada mais segura.
O melhor da vida acontece por causa das pequenas e cuidadosas escolhas que fazemos todos os dias, que nos transformam na melhor versão de nós mesmos. Por isso, deve deixar que o tempo promova essa evolução.
Olhe para o alto: Não desista, seja numa tarefa pequena ou em planos grandes e ousados.  Eu entendo se você estiver cansado. Então vá devagar, sem pressa. Não se afobe. Caminhe com serenidade, timidamente, se preferir assim. Mas não pare.
Sabe porque você  está cansado? Você está cansado porque está mudando. Você está exausto pelas razões certas, inclusive porque está a crescer. Estas são as mais claras indicações para ir adiante e restaurar a energia de que você precisa.
Fonte: thoughtcatalog Texto de Heidi Priebe Tradução e adaptação: Portal Raizes

Sem comentários: