sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Novos preços de combustíveis a partir de hoje


CanalMoz
4 h
Novos preços de combustíveis a partir de hoje
Maputo (Canalmoz) - O Governo fez subir os preços dos combustíveis com efeito a partir de hoje. A gasolina que custava 47.52 meticais passa a custar 50.02 meticais o litro, o gasóleo sobe de 36.81 meticais para 45.83 meticais o litro.
Por sua vez, o petróleo de iluminação sobe de 28.64 meticais o litro para 33.06 meticais, enquanto o gás domésticos (GPL) passa de 55.45 meticais/kg para 58.54 meticais/kg. Por seu turno, o gás comprimido (GNV) passa de 17.75 para 24.90 meticais.
O comunicado do Ministério da Energia e Recursos Minerais que anuncia tais medidas, indica que as mesmas surgem "da necessidade de se proceder à actualização das componentes de custos com a importação dos produtos petrolíferos, das margens dos distribuidores e do retalhista aplicadas na venda ao público".
Na noite desta sexta-feira, vários postos de abastecimento de combustíveis registaram enchentes incomuns, de cidadãos que queriam aproveitar o último dia do antigo preço.
O efeito directo destas medidas poderá ser também a subida do preço dos transportes semi-colectivos, vulgo chapas que são um serviço essencial para a esmagadora maioria da população. Em quase todas as vezes que o preço dos combustíveis subiu houve ameaça de manifestações populares, sendo que as mais mobilizadoras aconteceram em 2010 quando o povo paralisou Maputo e Matola. Facto garantido é que depois da subida generalizada dos preços dos bens essenciais como a comida o Governo acaba de abrir mais um furo no cinto do cidadão que em si, já andava muito apertado e sufocante. (Redacção)

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Leo James Engracado vejam so quem faz os reajustes dos precos nao tira nem um centavo para pagar combustivel e injusto isso, havia duas opcoes ou mantiam ou baixavam vejam bem os donos de bombas e fornecedores quem sao os proprietarios
GostoResponder32 h
Casimiro Andre Andre injusto defecto qu aumenta preco nao compra
GostoResponder1 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Astrogildo Antonio Salvador Mas como sobe o preço se o barril do crude está mais baixo ainda. Nhusy está a brincar muito mal. Se quer organizar as festas dos camaradas em matola as nossas custas vai dançar sem música.
GostoResponder21 h
Ginoca Ramos Acho graça quando estes senhores vêm com tretas para a TV tentarem justificar o aumento do preço dos combustíveis. quando o Metical estava baixo e o crude a cair a pique, vieram com a história que não podiam baixar porque tinham um compromisso com as gasolineiras, agora já não são as gasolineiras mas porque o preço não era mexido desde 2011 e o dólar agora está alto. Continuamos a pagar por incompetências.
Constancio Machanguana Só resta uma opção ao povo: trabalhar. Infelizmente essa opção, embora seja a mais acertada, ela tem retornos insignificantes em Maputo, e pior no resto do país. Que Deus salve Moçambique.
GostoResponder2 h
Rigoberto Joarce Não é situação a qual Deus entre para nos salvar... A nossa salvação está nas mãos dos que nos individaram "o governo".
GostoResponder1 h
Leonelson James Sunday Constancio Machangana, acha que se o povo trabalhar o combustível vai baixar? Acha que é com o trabalho que o preço doo pão vai baixar? E o senhor acha que os todos nós que reclamamos pelo poder de compra que baixou a 75% somos desocupados?
GostoResponder11 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Chabir Ibraimo Esses preços são em Maputo. Por isso deviam falar em percentagens, pois nas províncias é muito mais caro!
Não gostoResponder94 h
Cassamo Aboobacar Lá fora o combustível vai caindo de preço. Aqui estava fixo e não acompanhou a descida de 1/3 de preço de petróleo e agora sobe. E mesmo tentando acomodar a desvalorização de metical não bate certo
GostoResponder33 h
Paito Oliveira Massada Proximas eleiçoes ainda votamos neles, o povo é culpado.
GostoResponder63 h
Ferrao Reino Junior Junior Ninguém lhe vota,só o k lhe facilita é a corrupção
GostoResponder1 h
Abilio Manjate Eles não precisam do teu voto,eles têm mecanismos próprios para estar no poder,as eleições é só para o mundo ver
GostoResponder1 h
Paito Oliveira Massada Entao quando fazem visitas porqué vamos encher para lhes receber? O povo devia ficar nas suas casas para eles verem k nós estamos saturados com eles
GostoResponder1 hEditado
Andries Ouana Eles nunca sao votados por isso o povo nao tem culpa nenhuma.
Eles nao precisam de nenhum voto pra permanecerem no poder pois confiam nas fraudes.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Marceta Rubenmatate 2011 preço do barril de petróleo 110 dólares. 2016 preço 50 dólares justifiquem o aumento de preço!!!??
GostoResponder22 h
Mulandi HI Mina Kheni Povo Moçambicano, este Pais é nosso e não duma minoria que se intitula de libertadores desta patria. Cada Moçambicano fez alguma para que este Pais ficasse independente. Por isso não nos deixemos enganar com esses gatunos que formam uma quadrilha chamada Frelimo. Vamos tirar esses gatunos do poder.
GostoResponder31 h
Meck Da Nitta Mutumane Este é o Moçambique real, aquele que um indivíduo algum dia tera sonhado, em 10 anos de mandato criou 3 projectos para os próximos 25 anos vivermos na mendicidade.
GostoResponder23 h
Guilherme Gaspar Juro que eu nas próximas eleições ainda eide continuar a votar na frelimo,porque é a frelimo que fez é a frelimo que faz. ..
GostoResponder137 min
Nham Phaphe Será mais uma medida indicada pelo FMI para controlar a situacão da crise???? Ohhhhh parece que em materia de economia controlar a crise é apertar o bolso do cidadão
GostoResponder2 h
Timoteo Armando Cossa Cossa Vida de moz estamos mal ate se arrepende por ter nascido pois esses gatunos tem ja a vida feita so estao agerir mola
GostoResponder2 h
Naftal Massingue A culpa é nossa ! Colocamos alguém para nos dirigir e desde que entrou só são problemas
GostoResponder3 hEditado
Leo James NAO HA JUSTIFICACAO POSSIVEL SE O BARRIL DE PETROLIO ESTA A $45 CONTRA OS $100 E TAL QUE ESTAVA EM 2011 QUANDO FIZERAM O ULTIMO REAJUSTE ISSO E ROUBO, O COMBUSTIVEL DESCEU MUI NO MERCADO INTERNACIONAL NAS CONDICOES NORMAIS DEVERIAM BAIXAR ,
GostoResponder2 h
David Royal TA MAL ISSO, agora sim ja podemos paralisar tudo e ficar em casa
Nelson Machusas Apenas faltava essa praga pra completar infernisar mocambique chore como nao averdade e seguir o qui foi dito , nao temos o campo pra diser nao , o patrao sofre enquanto o impregado fas tudo de borla. Viva nhusse.
Jordan Lagartizscha Fabrica de cimentos anunciou novos preços para Maputo, Dondo e Nacala
GostoResponder3 h
Ernesto Nhaule Nyusi eu confio em ti...o teu voto conta..
GostoResponder23 h
Marcelino Botao Botao Vamos apertar o cinto o caldo ja se entornou e nao se apanha mais choramos mas nas eleiçoes sao enganados cm camisetes e uma doze d frango
GostoResponder1 h
NhamissöröDikôkô Sacur Para quem não sabe e pretende saber,somos escravo sem correntes...
Antigamente eramoa escravos com correntes,fomos liberto das correntes..
GostoResponder2 h
Valerio Cossa O teu voto conta.kkkkk
GostoResponder12 h
Joao Machel frelimo hoyeee...!
GostoResponder2 h
Santos Maite Silvestre Podem mandar bomba estão reunido na escola crntral
Dinho Da Rocha Isto esta ficando cada vez mas doce pah.
GostoResponder2 h
GostoResponder1 h
Santos Maite Silvestre Estamos atentos vamos ver oque mas irá subir
GostoResponder1 h
Alcides Mario Frell e uma merda
GostoResponder3 h
Filipe Antonio Tauzene Tauzene Ainda e muito cedo para reclamar
GostoResponder1 h
Benedito Manhice Manhice Mas um blema pra o Povo.........
GostoResponder3 h
Luis Madjadire paz a alma dos moçanbicanos
GostoResponder1 h
Ali Mario Picata II Othacatha ja
GostoResponder5 min
GostoResponder2 h
Flugencio Joao Chifuco E esta agora. O que sera de nos
GostoResponder3 h
Osvaldo Langa Cumbe O que eu mais temia aconteceu. E agora...
GostoResponder3 h
Andries Ouana Uffff aonde iremos?!
GostoResponder1 h
Zulficar Mahomed Isso mesmo caro Marceta Rubenmatate em 2011 preço do barril de petróleo 110 dólares. 2016 preço 50 dólares justifiquem o aumento de preço!!!??
Marcelino Botao Botao Um dia os nossos filhos pagarao a factura d sermos moçambicanos
GostoResponder1 h
Isaias Nyamunda Obrigado pela informacao
GostoResponder3 h
Lda Lda Este acréscimo em valor é Nacional ou só para Maputo, algo não esta bem explicado, visto que para cada local o preco difere, em Tete esta 52.41, com o acrescimo vai para??????
GostoResponder11 h

1 comentário:

Unknown disse...

Só falta subir os chapas, o que será inevitável porque o diesel e gás(auto) subiram 9mt /l e 7mt/l