sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Mais uma vez a estória de que só o Governo de Moçambique é que tem a perder...



Julião João Cumbane with Comite Central Da Frelimo.
September 5 at 12:38am ·

O nosso compatriota na imagem parece ter especialização em determinar as perdas de Moçambique por os governos que este país já teve fincarem o pé em defender a soberania do Estado e povo moçambicanos. Com efeito, na edição de hoje (04-09-2016) do "STV Pontos de Vistas", ele (na imagem) voltou a dizer que Moçambique só sai sozinho a perder, se não aceitar cumprir as exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI); «o FMI não tem nada a perder», disse ele... e acrescentou blá, blá...

Bem, eu não entendo como é que um comerciante não perde nada se de repente perde um cliente que paga regularmente as suas contas. O FMI é uma "cooperativa de crédito" e não pode ser verdade que não perde nada com a saída de um membro que tem a tradição de honrar pontualmente as suas obrigações. Moçambique é membro do FMI desde 1987 e durante estes anos todos as relações entre o país com aquela instituição foram sempre boas.

Os créditos comerciais contraídos por empresas juntos a instituições de crédito internacionais com o aval "oculto" do Estado moçambicano, o que ditou a suspensão do apoio ao Orçamento Geral do Estado por parte daquele instituição e de outros parceiros de cooperação ocidentais, não podem ser a causa que vai fazer o FMI preterir das vantagens que podem ser extraídas da cooperação com Moçambique, mormente agora que este país vai iniciar a exploração das suas largas reservas de gás natural.

Não estejamos enganados por esse "papo" nós somos os únicos que temos algo a perder. Esse parece um discurso encomendado para desencorajar o Governo de Moçambique em defender a soberania do nosso Estado. Para quê e quem servirá a «auditoria forense internacional» que o FMI exige da nossa dívida externa? Esta pergunta tem ser respondida antes que realização dessa tal «auditoria forense...» seja autorizada pelos órgãos competentes do Estado moçambicanos.

Aliás, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, já disse, quando empossou Rogério Zandamela no cargo de Governador do Banco de Moçambique:

«[...] não se espalhem nem se assustem por aquilo que possa ser pressão de fora.»

Agora vem o homem na imagem "ameaçar" que se o Governo não ceder à pressão de fora, vai ser só Moçambique que sairá a perder. Donde tirou ele essa ideia? O que é que consubstancia essa opinião de que só Moçambique sai a perder por defender a sua soberania ante pressões externas?

Temos que ter cuidado com estes "conselheiros" que recomendam a hipoteca do nosso futuro colectivo em troca de "analgésicos". Os analgésicos só eliminam momentaneamente a dor, mas não curam a doença. Os dólares que FMI vem emprestando a Moçambique são como analgésicos, razão pela qual este país continua entre os mais do mundo até hoje, quase 30 anos depois ter aderido àquela instituição financeira internacional. Vamos lá reorganizar a nossa economia de modo a que possa crescer de forma sustentável sem causarmos convulsões sociais. Isto só pode ser possível mediante uma combinação óptima de políticas que fiscal, monetária e cambial que estimule a produção nacional e as exportações.

Chega de papo furado que andamos a ouvir no «Pontos de Vista» e outros painéis de falsos debates por ai!


LikeShow more reactionsShare

3434
33 Comments
2 shares
Comments


Julião João Cumbane Qual é o país qual é ele que venceu efectivamente a pobreza com o apoio financeiro do FMI? Existe algum?...
Like · 9 · September 5 at 1:20am


Clementino Raice So teme kem deve. Nao entendo as rozoes k levaram o governo d ARMANDO GUEBUZA a contrair emprestmos secretament? o tal aval oculto...Pork tinha k ser ocultado se num governo democratico as accoes do governo teem d ser transparents? e quando se pretend por o preto no branco, o governo do turno nao popa esforcos para impedir k o maravilhoso povo saiba o verdadeiro dstino dado ao dinheiro. Ferida no pe d outro nao doi, uma vez k o sr nao sent na pela o impacto do tal aval oculto, tem toda razao d dfender a tamanha corrupcao.
Like · 9 · September 5 at 11:56am · Edited


Homer Wolf Por amor de Deus!... Ninguem merece isto Profe...
Com que entáo « não entendo como é que um comerciante não perde nada se de repente perde um cliente que paga regularmente as suas contas.» né?...
Então se "PAGA REGULARMENTE" como explica que lhe fechem as torneiras?

PS: Ademais: essa de "o compatriota aí na imagem", "o fulano da foto" etc. etc, não tem razão de ser... Este senhor chama-se Salomâo Moyana, ntsém
Like · 19 · September 5 at 2:37am · Edited


Isac Manjate Kkkkk. O próprio com características específicas!
Like · 1 · September 5 at 5:31am


Ariel Sonto NTSÉM!!!!!
Like · 1 · September 5 at 10:38am


Homer Wolf eish... é que o Profe "enjangera" pah
Like · 2 · September 5 at 10:40am


Ricardino Jorge Ricardo É assim que ele trata ao "rider", Antº Muchanga, Alice Mabota, e aos outros que não vão ao encontro dele e nunca diz "esse ai" ao FJN, depois vem com a estória de que não "venera" pessoas.
Like · September 5 at 2:17pm


Julião João Cumbane Confundes "respeito" com "veneração". Respeito tem-se por quem merece. Venerar é adorar. Adora a Deus. Venerar é ter profundo respeito por algo. Todos devemos devemos profundo respeito à lei. Eu respeito pessoas que merecem respeito; não as venero. Quem apoia assassinos e terroristas arbitários, não merece o meu respeito. Quem se esforça por fazer o bem para si e para outrem, merece o meu respeito. Entendeste, Ricardino Jorge Ricardo? E tu Homer Wolf? E tu Ariel Sonto?...
Like · 1 · September 5 at 2:31pm


Ricardino Jorge Ricardo Entendido Profe..."bolas baixas." Estamos juntos!
Like · September 5 at 2:34pm


Ariel Sonto E há o que eu não havia entendido e que pedi esclarecimento, profe?
Like · September 5 at 7:01pm


Ismael Xicamane Moçambique já se beneficiou de perdão de dívida externa. E por outro lado paga as suas dívidas em tempo real. Mas pelo que saiba actualmente é considerado um paupérrimo. Para terminar, Dr Julião João Cumbane não gostava de ver essa novela esclarecida integralmente? O que temos a perder com auditoria forense Internacional?
Soberania? Eu me lembro o recurso de certos fantasmas para justificar o injustificável. Em tempos lá idos a desculpa era guerra dos 16 anos depois o disco tocou pelo side B as cheias. Agora novo álbum SOBERANIA.
FACHAVOR
Like · 1 · September 5 at 7:09pm


Rogerio Antonio Será que este post é para ajudar-nos a sair da crise ou afundar-nos ainda mais? Profe, eu concordo com o homem na imagem, Moçambique é que 'sai a perder caso não aceite a auditoria forense internacional. O nosso país precisa do dinheiro dos países que apoiam o orçamento geral do estado, que teriam suspendido por falta de transparência. Para terminar, chega desse filme de soberania e bla bla blas, porque qualquer moçambicano minimamente informado nem tampouco vai engolir isso.
Moçambique não está em condições de caminhar sem o FMI, BM e grupo de países que apoiam o orçamento geral do estado, porque se estivesse, já teria devolvido a dignidade ao moçambicanos, estabilizando a economia que está um caus.
Like · 12 · September 5 at 1:44pm · Edited


Isac Manjate Ntsém...
Like · 1 · September 5 at 5:34am


Brigido Muhosse É verdade que a crise que vivemos hoje é em parte resultante do congelamento financeiro imposto pelo #FMI e dos outros parceiros mas, não deixo de pensar que se calhar seja um "castigo libertador". Porquê não aproveitarmos o momento pra decobrirmos outras formas de sobrevivência económica sem contarmos com essas sufocantes fontes ds financiamento ??!
Like · 5 · September 5 at 6:34am · Edited


Homer Wolf http://mundoestranho.abril.com.br/.../quando-foi.../
Like · September 5 at 9:18am


Cossa Khossa Já é tempo de a #EsseTeVê ponderar trazer mais um comentador ao "Pontos de Vista". Nem que seja de passagem e assim passariamos de "o senhor na imagem" para o "senhor aqui ao lado". Kuhela ntsén
Like · 1 · September 5 at 7:16am


Ramalho Edson Paris Sai sim a perder meu caro, vamos la falar de coisas do pais e nao do partido. Sabendo que este pais vive e sempre viveu de agiotas, na situação em que encontra se o agiota nao dà a mao como vai sobreviver? Sabendo porem que muitos paises de dependem dakele agiota e tbm nao podem dar a mao sem o concentimento do mesmo. ..vakahina vamos la parar de procurar protagonismos onde nao existe. ..
Like · 2 · September 5 at 7:33am


Armando Cuna Grande Salomao Moyana! Muito profundo a pensar. Te ouvindo, percebo sempre melhor a complexidade do mundo a minha volta. Ha gajos que te goatariam de saber bajulador da Frelimo. Nao ligue!
Like · 2 · September 5 at 8:02am


Joaquim Gove O que acho é que as mentes ficam afundadas quando antes de pensar há uma nuvem chamada "derrubar a FRELIMO" a todo o custo. Aí ñ há mais nada a fazer que ñ pensar tudo que possa contrariar, condenar, desvalorizar, etc, etc... Esqueçamos nomes de indivíduos, organizações, por aí e vejamos as coisas e, por consequência disso veremos os sujeitos...
Like · 2 · September 5 at 9:48am


Armando Cuna Desculpa. Nao percebi nada!
Like · 1 · September 5 at 10:22am


Homer Wolf Neste caso concreto eu acho exactamente o contrário, caro Joaquim Gove: "as mentes ficam afundadas quando antes de pensar há uma nuvem chamada bajular a FRELIMO a todo o custo"
Like · 4 · September 5 at 10:43am


Juvêncio Flores Posts d sr prof podem afundar muitas mentes...
Like · 3 · September 5 at 8:23am


Chiwombe Marrime Sr. Julião João Cumbane. As verdades do Salmao Moane criam dor em ti nem? Deixam descortinada a infantilidade de alguns membros do partido nem? O que você sabe sobre políticas dos crédores do países membros do FMI? FMI é o balão para estabilidade económica de qualquer estado.

O ponto de vista de cada um de nós vai ajudar o governo a posicionar - se melhor na mesa do diálogo com o CREDORES para aliviarem a pressão do reembolso do empréstimo dado ao governo do ARMANDO GUEBUZA.
Like · 2 · September 5 at 8:55am · Edited


Nelo Txuma chega de papo furado que andam a ouvir no "pontos de vista"e outros paineis de falsos debates por ai!
assim o prof. deu nota-0 !!!
"agora é só indicar em que canais podemos ver os não falsos debates..."

Like · 6 · September 5 at 8:55am

Nelo Txuma replied · 2 Replies



Junior Capece Concordo com o Prof...Se a FMI nada tivesse a perder com Moçambique, nao estaria evidenciando esforços em enviar as suas equipes de trabalho para ca. Se o fazem é porque algum interesse eles tem com esta pérola do indico! Politica a parte, as duas partes saem a perder. Tambem esta na altura de provarmos que temos massa cinzenta suficiente para colocarmos o pais em linha certa. Basta de pessimismo e viver de maos estendidas.
Like · 5 · September 5 at 9:02am


Oscar Faduco Massa cinzeta sem mola nao basta, quantos sabios existem, porque nao tem mola nada vale
Like · 1 · September 5 at 9:09am


Homer Wolf Junior Capece, o FMI náo está «evidenciando esforços em enviar as suas equipes de trabalho para ca» coisa nenhuma!...
Volte a (re)ler o dossier completo sobre este assunto, e reveja os acordos que existem entre Moçambique e aquela instituição de Brent...See More
Like · 4 · September 6 at 9:34am · Edited


Julião João Cumbane Não creio que entendas nada, Homer Wolf! Só queres dinheiro emprestado sob qualquer condição, qual o caso de Salomão Moyana e Fernando Lima! Não é isso, Homero?
Like · September 5 at 10:35am


Homer Wolf There´s no way out!
Like · 1 · September 5 at 10:36am


Mondlane Dzowo O senhor na imagem chama-se Salomao Moyana. O "professor" Julião João Cumbane, em parte pode ter sua razao. O FMI e um comerciante. Se importa com osseus clientes. De certeza nao se sentiria a vontade em perder um cliente sequer. So que, nenhum comerciante, tambem se importaria com um cliente irresponsavel, que quer consumir fora da sua capacidade de compra. As dividas contraidas ultrapassaram a nossa capacidade, dai que estamos a passar um dos momentos mais criticos da nossa historia economica, agudizados pelos confrontos militares. Este momento e esta situacao chama a responsabilidade de nos todos. Contribuirmos com ideias que posam ajudar o pais a sair deste burraco. Ainda nao estamos em vondicoes de andar sem ajuda externa, mas precisamos de politicas de producao para sairmos da vondicao de mendigos.
Like · 7 · September 5 at 9:04am


Mondlane Dzowo Caro "professor" Julião João Cumbane, esta nao e altura de discutirmos pessoas e programas das televisoes. Momento certo de discutirmos ideias construtivas que possam ajudar o pais a crescer.
Like · 5 · September 5 at 9:13am


Chiwombe Marrime AGORA SIM. você está dentro do grupo que apenas quer solução para sair da crise
Like · 1 · September 5 at 9:19am


Joaquim Gove Porém, caro Mondlane Dzowo, as ideias são apresentadas por pessoas e essas pessoas, muitas vezes levam a construir uma percepção conturbada aos menos instruídos e atentos. No caso, eu concordo que nós - Moçambique - saímos a perder mas, ñ saímos, só no...See More
Like · 1 · September 5 at 9:41am


Mondlane Dzowo De facto. As ideias sao emitidas por pessoas, mas eu acho que sao essas ideias que deviam ser discutidas sem perdermos o horizonte na pessoa que as emite. Na giria popular diz-se que "quem tem dinheiro tem poder". Temos que adotar politicas claras de producao como formar de sair desta dependencia economica que chega a atentar de certa forma, contra a nossa soberania.
Like · 2 · September 5 at 9:57am


Joaquim Gove Concordo... Todavia, a minha questão prende-se com a nossa atitude ao comentar, opinar, analisar, as coisas e a interpretação que dados os outros (menos atentos ou preparados) a fazerem à cerca dos fenómenos.
Tomando em conta que a educação é a chave e comunicando educados mais do que fazemos formalmente nas instituições de formação e de educação...
Like · September 5 at 8:53pm


Junior Capece Oscar Faduco oque tem de trazer a tal mola que dizes é a massa cinzenta! Voce sabe bem gerir o teu salario quando este sobra metade do que todo ele. Certo? O erro ta cometido, de que adianta estarmos aqui em lamurias que nada nos ajudam...? Vamos é trabalharmos para mantermos no minimo os dois pratos nas nossas mesas.
Like · 2 · September 5 at 9:17am


Joaquim Gove Bela e reflexiva crítica esta do Julião João Cumbane. Eu, tão pouco entendo dessas coisas de política, política monetária e financeira, macroeconomia, etc, etc. Mas de coisas de gente com birra, vício, protagonismo, sensaconalismo, e sei lá mais o quê, discursivo, que é o que mais vemos e ouvimos na maior parte das vezes nesses debates, análises e comentários televisivos. O mais certo que posso dizer é que sempre me cheirou à especialidade de crítica ñ reflectida ou, no mínimo reflectida sem rigor nenhum, cujo forte está na crítica depreciativa de tudo o que vem do Governo de Moçambique. Acho que já deve ser hora para começarmos a saber escolher r ensinar a escolher o que ver e ouvir, em prol da construção do nosso Moçambique.
Parabéns, Cumbane.
Like · 2 · September 5 at 9:27am


Junior Capece Saudaçoes Leoninas ao meu carro amigo Oscar Faduco...espero que esteja ja no teu posto de ganha pao
Like · 2 · September 5 at 9:31am


Oscar Faduco Viva o Sporting Clube de Portugal
Like · September 5 at 10:18am


Jabley Julius O FMI nunca levou nem.se quer um.pais ao topo por isso tenhamos muito cuidado com esta instituição.
Like · 3 · September 5 at 10:14am


Jabley Julius Temos que sair dessa da dependência com O FMI.
Like · 3 · September 5 at 10:15am


Adilson Michel Rogério Mahanjane Costuma-se dizer que quem cala consente... mas por vezes há debates que não vale apena iniciar pelo facto de acabar não sendo productivos ou garantia de que não terá efeito
nenhum dependendo de quem ouve/lê.... é o drama "Convencido a forma mantém ideias anteriores intactas".

1. Há muitos comentários em torno da divida pública que muitos de nós nem sequer sabe que do todo esta dívida nem é 50% do total da dívida.

2. Podem ao menos (já que estão muito envolvidos nesta discussão) dizer como são feitos estes empréstimos e como é desembolsado estes valores?

3. Pode alguém indicar de onde vem o dinheiro que CIA (agência secreta) obtém fundos (curiosidade).

4. Alguém sabe o significado de defesa da soberania e como isso é feito (curiosidade);

5. Alguém sabe como se adquire equipamento militar (democraticamente)? Se sim peço que esclareça (também curiosidade)

Em suma... antes de discutir assuntos que pouco se conhece devemos perguntar primeiro. Os comentadores ai apresentados tem suas próprias agendas, e garanto que os mesmos tem o conhecimento de todas as questões aqui apresentadas,só não se sabe o motivo de não compartilharem. E isto ajusta-se a falta de capacidade de análise de muitas pessoas que tanto discutem assuntos sem o conhecimento mínimo.
Like · 3 · September 5 at 10:30am


Joaquim Gove Concordo e gosto da abordagem.
Like · 1 · September 5 at 8:13pm


Homer Wolf Ao fim e ao cabo o que o Adilson Mahanjane pretende provar?
Like · September 6 at 8:46pm


Adilson Michel Rogério Mahanjane Homer Wolf 🤔
Leia, perceba... E depois responda... Pode ser o primeiro a responder que Ja agradecia...
😊
Like · September 6 at 8:55pm


Homer Wolf Li e percebi desde o inicio. A minha pergunta é "quer demonstrar o quê, através dessa argumentação?"
Like · September 6 at 9:20pm · Edited


Adilson Michel Rogério Mahanjane Parece que nunca percebes nada Meu caro ou queres embrulhar ? 🤔🤔
Like · September 6 at 9:27pm


Homer Wolf Enquanto isso, o caro Adilson vai "enrolando"... eh eh eh
Like · September 6 at 9:30pm · Edited


Adilson Michel Rogério Mahanjane Homer Wolf não se faça de sonso porque Sei Bem que não é. Se não pode argumentar deixe para quem o faça... Não Tenho habito de enrolar, Mas parece ser especialista nisso e sinceramente agradecia que me ensinasse uma de suas qualidades 😁
Like · September 6 at 9:58pm


Homer Wolf Deixemos...
Like · September 6 at 10:06pm


Hermes Sueia Moçambique é que pediu a adesão...............regras são regras. Enquanto formos membros há que cumpri-las.É como respeitar a Constituição..........
Like · 1 · September 5 at 10:42am

Hide 12 Replies



Homer Wolf Ntsém!
Like · September 5 at 10:48am


Julião João Cumbane Moçambique pediu adesão e o FMI aceitou,Hermes Sueia. É por isso que existe um acordo. Num acordo há direitos e obrigações para cada uma das partes. Os objectivos da "auditoria forense" que o FMI quer ver feita à divida externa de Moçambique devem ser negociados entre aquela instituição e o Governo de Moçambique. É isso que os teus "analistas" não dizem, não sei porque ignoram ou porque fazem de contas que não sabem. O FMI não é esse "bom parceiro", "disciplinador" que se pensa que é por aqui. Os maiores contribuintes do FMI têm os seus interesses específicos que não incluem acabar efectivamente da dependência económica os países de economias fracas. Pelo contrário, o interesse desses maiores contribuintes do FMI é manter o ciclo de dependência dos menores contribuintes, em benefício próprio. Vamos lá deixar de ser infantis. Para sair do «rat race», aumentar a produção e produtividade é a palavra de ordem. O FMI não está para tirar ninguém da pobreza, porque não tem linhas de crédito para a produção!

Like · 1 · September 5 at 11:07am


Hermes Sueia O ciclo da dependência só se pode quebrar com uma gestão criteriosa dos recursos financeiros, humanos e materiais. O FMI foi convidado na última metade dos anos oitenta para ajudar Moçambique a fazer um ajustamento estrutural da sua economia. E chegamos a ser uma referencia de aluno cumpridor ao longo destes anos todos até ao momento desta zanga actual. Não foi o FMI que mudou as suas características..................nós é que pensámos que já não precisaríamos do FMI quando a realidade demonstra que ainda não chegou a hora de quebrar a dependência vista pelo meu amigo Professor Cumbane. Já agora qual é a sua receita Professor? Caminharmos orgulhosamente sós?
Like · 3 · September 5 at 11:17am


Homer Wolf Conversa fiada, a do Profe... tsc
Like · September 5 at 11:20am


Julião João Cumbane Meu caro Hermes Sueia, a receita não pode ser outra que não seja «gestão criteriosa dos recursos financeiros, humanos e materiais» para estimular investimentos que vão permitir o aumento da produção e da produtividade. Em suma, o solução é alargar a base produtiva nacional e estimular as exportações para captar divisas que financiarão a economia de forma sustentável. Ocorrem porém que o FMI não tem linhas de crédito para financiar a produção; o FMI só tem linhas de crédito para financiar o consumo. Sabes porquê, Hermes? Ah, claro que sabes! É para tu não saíres do «rat race». O Homer Wolf não quer entender estas coisas. O que ele quer é que esjamos sempre com as calças furadas para FMI continuar a enrabar-nos a seu bel-prazer. Não dá mais! É por isso que pensamos nas EMANTUM, Proindicus e MAM como uma saída para gerar mais receitas para os cofres do Estado. Podemos discutir internamente se esta era ou a melhor opção. Isto é outro assunto. Alguns dizem que se poderia ter usado o dinheiro que criou estas empresas problemáticas para financiar a produção agrícola. Mas ocorre que no campo está a Renamo a semear terror, razão pela qual há retracção de investimento no campo. Fazer o quê e como?...
Like · 4 · September 5 at 11:39am


Carlos Chivambo Julião João Cumbane , eu acho que eles não estão pra tirar alguém da pobreza( FMI), mas você tendo boas ideias nas suas políticas, pode bem usar o financiamento deles pra sair da pobreza, se desde o ano que Moçambique começou a ter financiamento do FMI tivesse polícias sérias na produção interna eu acredito que já estaríamos nem aí com o FMI, falhamos nos objetivos, acredito eu que o projeto de Unango, Chokwe.... Se o nosso Ministério d Agricul.... Tivesse abraçado e com práticas claras estaríamos longe, agora pra sairmos dessa eu acho vamos precisar dum empurrão, não sei d quem, mas esse tal vai colocar condições, espero que está situação tenha servido pra uma boa lição, Não podemos confiar no empréstimo pra sempre, vamos usar o dinheiro emprestado e gerarmos fontes próprias de rendimentos, com base em políticas sérias!
Like · 3 · September 5 at 11:42am · Edited


Hermes Sueia Julião João Cumbane a guerra é sem dúvida o maior empecilho ao nosso desenvolvimento.........o fardo da guerra impede-nos de trabalhar para eliminar o fardo da dívida.
Like · 3 · September 5 at 11:43am


Homer Wolf Mas neste momento (estamos a 5 de Setembro de 2016) voce vai "alargar base produtiva e bla bla bla.." de quê? Esse discurso é bonito para uma tese de economia...
Se a sua casa está a arder, vc náo precisa de pessoas que te venham dar liçóes filosóficas sobre a "gestáo de fogos". precisa sim de quem lhe apague o fogo, ntsém!
Like · 3 · September 5 at 11:50am · Edited


Carlos Chivambo Hermes Sueia boa observação, ainda não estamos com pés no chão, pois as nossas políticas principalmente na geração de rendimentos com base no financiamento deste parceiro falharam, o nosso gás e petróleo ainda não estão maduro pra nos dar mola por enquanto, e pra sairmos dessa vamos ter que ceder a qualquer um que tem mola, podemos negar pra o FMI mas ninguém vai trazer mola de borla
Like · 1 · September 5 at 11:51am


Hermes Sueia Alguém me sabe explicar exactamente quais são as razões desta guerra e a quem ela beneficia? Quem me explica por favor?
Like · September 5 at 11:51am


Carlos Chivambo Afinal quando pensamos no PARPA , PROSSAVANA era papo? Lembro me que nessa altura a Renamo não estava no mato,
Like · September 5 at 11:58am


Julião João Cumbane Hermes Sueia, eu até penso que este conflito, que tu chamas incorrectamente guerra, está a ser promovido e apoiado por aqueles que não estão satisfeitos que seja Filipe Nyusi a governar este país. Entre esses até suspeito que seja possível encontrar militantes de peso da própria Frelimo que Filipe Nyusilidera. Pela sua natureza, a Renamo é um instrumento à disposição de quem quiser fazer confusão. É só para isso que serve. Atesta isso o perfil delinquente da maioria dos militantes da organização doAfonso Dhlakama. ...
Like · 3 · September 5 at 12:49pm


Victór Mambo Mambo Vamos ao plano B com o novo governador " não se espalhem nem se assustem por aquilo que possa ser a pressão de fora" vamos ter um líder e um não Lider liderado, vamos voltar a dar valor a madioca a batata-doce e muitos outros produtos nacionais porque o que vê do estrangeiro será de maior pressão ao preço a pagar
Like · September 5 at 10:58am


Julião João Cumbane Mussagy Juma, venha aqui discutir ideias em torno do assunto sobre se é verdade que só Moçambique tem a perder com a actual situação no relacionamento com o FMI! Os teus comentários que não discutem este assunto, serão eliminados. E já eliminei um que estava muito desenquadrado!
Like · 2 · September 5 at 11:19am


Mussagy Juma Se não estás democraticamente maduro podes o fazer com todos os que te dizem a verdade. Mas que fique claro que as suas ideia não são vinculativas daí que todos nós fazemos as contribuições.

Agora se acha que o assunto do FMI é válido quando a pessoa bate palmas, ou tinha que dizer que estás correcto no que disse, seria falta de seriedade e isso é não ser democrático.

Tens que aceitar todas as opiniões sejam elas contributivas ou não . Opiniões nuca podem ser convergentes num universo de 3 pessoas imagina aqui que tem acima de 100 pessoas ?

Procura de aplausos meu caro só se estiver a falar da Física porque sei que aí é algo de aprender e que é do seu ramo de actividade.
Like · 3 · September 5 at 11:30am · Edited


Hermes Sueia Os mesmos moçambicanos que lideraram o processo de reestruturação económica que levou Moçambique a conquistar respeito internacional como um exemplo de sucesso e crescimento económico têm o dever de recuperar a fórmula que levou a este período áureo da nossa economia. Ou será que fugiram todos para o FMI, Professor Cumbane?
Like · 2 · September 5 at 11:29am


Julião João Cumbane Esses moçambicanos não fugiram para lugar nenhum, estão aqui. Mas estão se marimbando, porque queriam ser eles a continuar a fazer. Esse é outro problema, Hermes!...
Like · 2 · September 5 at 11:43am


Julião João Cumbane Mussagy Juma, não venha aqui para me dar lições de democracia. Eu sei que tu sabes NADA sobre democracia. Diz lá se concordas ou não com Salamão Moyana, quando ele diz que quem está a perder com a actual crise no relacionamento entre o FMI e Moçambique é este país. É isto que se está a discutir neste 'post', não democracia!
Like · 1 · September 5 at 11:47am


Mussagy Juma Não começa dizer que não sei NADA poderá ter uma resposta a altura em defesa da minha honra. Então evita esses vocabulários deselegantes porque sabes que não é verdade isso.

Agora para responder a sua pergunta diria o seguinte.

1 Lêa atentamente a minha intervenção esta aí claro que percebi o rol do debate e daí optei pela resposta directa querendo saber do seu posicionamento final em relação ao FMI.

Para mim o país sim sai a perder sob vários motivos e fundamentos que aqui foram arrolados. E eu dizia já que para si não servem as ideia do salmão e dos outros que segundam a ideia qual seria o seu posicionamento caso fosse conselheiro para área de Finanças???
Like · September 5 at 12:45pm · Edited


Julião João Cumbane Mussagy Juma, faz-te o favor de ler o teu comentário (acima) e veja se entendes tu próprio o que querias dizer. Estás expondo-te ao ridículo! Ciao.
Like · September 5 at 1:00pm · Edited


Mussagy Juma Já viste quando eu digo que terás trombose, !! Estou a dizer para não usar adjetivos ofensivos porque podes te arrepender com as respostas. Deixa de fazer ataques aos fortes mostra aqui teu poderio profissional convença me que percebes melhor o que dizes.
Like · September 5 at 1:03pm · Edited


Julião João Cumbane Se tu acreditas que eu não percebo o que digo, é para eu fazer o quê com essa tua crença, ó Mussagy Juma?! Não estou aqui para os teus desafios pedantescos. NADA tens a dizer sobre o que se está a discutir aqui, e queres distrair pessoas para assuntos do teu interesse. Vá fazer isso no teu mural!
Like · September 5 at 1:10pm


Marcos Cipriano Maulate Eu e minha família já deixamos de assistir este programa des que apareceu este fulano porta voz da renamo.
Like · 2 · September 5 at 12:26pm


Homer Wolf Pre conceptions...
Like · 1 · September 5 at 1:50pm


Ismael Xicamane Marcos Cipriano Maulate pára de sofrer! Não precisas ser como aqueles radicais que dizem que deixaram de acompanhar a imprensa pública (TVM, RM, JN...) alegadamente porque são emissoras da Frelimo. Se não consegues engolir os intervenientes ao menos deixa os outros membros da família assistirem. Cordiais saudações
Like · 1 · September 5 at 7:24pm


Joaquim Gove Muito certo Ismael Xicamane... De facto, se ñ podemos ver e ouvir o que diz um e diz o outro, só vamos rotular e mesmo quando "vai deixar de ser/fazer" o que irrita... Saímos a perder!
Like · 1 · September 5 at 8:32pm


Mauro Dinis Figueiredo professor Julião João Cumbane, melhor não tocar no Senhor Salomao. É um indivíduo muito honrado. até o governo do dia, respeita e acata suas opiniões.
Like · September 5 at 6:13pm · Edited


Ismael Xicamane Moçambique já se beneficiou de perdão de dívida externa. E por outro lado paga as suas dívidas em tempo real. Mas pelo que saiba actualmente é considerado um paupérrimo. Para terminar, Dr Julião João Cumbane não gostava de ver essa novela esclarecida integralmente? O que temos a perder com auditoria forense Internacional?
Soberania? Eu me lembro o recurso de certos fantasmas para justificar o injustificável. Em tempos lá idos a desculpa era guerra dos 16 anos depois o disco tocou pelo side B as cheias. Agora novo álbum SOBERANIA.
FACHAVOR
Like · September 5 at 7:20pm


Lyndo A. Mondlane O único q nao entendo é porque do medo a auditoría forense??? Se sou honesto, íntegro, inmaculado, transparente, legal, porque vou ter medo da inspecao das financas ou de ir declarar a um juiz??? Ou de mostrar meus documentos ao policia de turno?????....Algo nao esta bem.... Ademis pelo tamanho da nossa ecomomia (irrisorio) nao vejo porque uma instituicao como o FMI, pode ter medo de nos excluir.. Nos nao representamos nem 1% das contribuicoea do FMI....que mostré as cartas na mesa se nao ha nada q temer
. Viva a trasnparecia
Like · 1 · September 5 at 9:15pm · Edited


Joaquim Gove O que estou a perceber da intervenção de Julião João Cumbane é que 1. ele ñ concorda com a ideia de Salmão Muianga, segundo a qual Moçambique só sai a perder. 2. Ele sugere que como um.pais soberano podemos aceitar ou ñ as condições impostas, em função daquilo que melhor adequar a defesa da nossa soberania; 3. Que há que pensar em nós livrarmos do ciclo vicioso do financiamento para consumo, concedido pelo FMI.
Então, acho que nos espalhamos quando começamos a inferir que há quem (Julião João Cumbane) defenda que ñ deve haver auditoria forense... A ñ ser que tal Posição tenha me passado despercebido...
Like · 2 · September 5 at 8:42pm


Julião João Cumbane Entendeste bem o meu ponto, caro Joaquim Gove. Obrigado!
Like · 1 · September 5 at 9:56pm · Edited


Bianca Delluka Sr Julião tens mostrado muito a imagem desse senhor parece que há um pendente.
Like · 1 · September 6 at 1:22am

Hide 21 Replies



Julião João Cumbane Não tenho nada a ver com o que pensas ou deixas de pensar, Bainca Bianca Delluka. No texto eu exponho o que me interessa tu saberes do meu pensamento relativamente ao que acontece no meu meio. És livre de interpreta do jeito que quiseres, qual se faz com a Bíblia!
Like · 1 · September 6 at 10:29am


Bianca Delluka Não é o que parece, mas como dizes tou livre de intrepretar.....
Like · 2 · September 6 at 1:58pm


Julião João Cumbane Já disse: Eu estou pouco me lixando com o que te parece ou deixar de parecer, Bianca Delluka! Entendes?
Like · September 6 at 2:27pm


Bianca Delluka Nao estamos a discutir é só o meu ponto de vista.
Like · 1 · September 6 at 5:24pm


Bianca Delluka Assim como o senhor deu a sua opinião eu tambem opinei...
Like · September 6 at 5:26pm


Bianca Delluka Agora esse vocabulário ou expressão "pouco me lixando" já não me parece de uma pessoa sensata. Vamos maneirar e ns respeitar.
Like · 1 · September 6 at 5:30pm


Julião João Cumbane Bianca Delluka, eu "maneirar" o quê?! Acaso alguém te terá dito que o meu caralho não anda "maneirado" nas minhas cuecas? Eu disse bem e reitero: estou pouco me lixando com o que te parece ou deixar de parecer! Vens ao meu mural para me dar lições de maneiras? Vá tomar banho, ou vá para o caralho, ó tu menina aventureira! Olha que estás aportada no meu mural. Se não gostas do que está aqui, então cava daqui antes que seja demasiado tarde! Que opinião pensas tu que trouxeste para aqui que seja útil para a conversa em torno do assunto exposto no texto? A imagem que está no 'post' é publica e não está mal usada aqui! O que queres tu?! Tsc.
Like · 1 · September 6 at 8:06pm


Homer Wolf YUUUUUUUU!!!

Like · 2 · September 6 at 8:50pm


Milton Chembeze Santa Maria mãe de Deus.
Like · September 6 at 10:23pm


Bianca Delluka Pra tua idade é vergonhoso o que falas
Like · September 6 at 10:39pm


Bianca Delluka Você é quem me fez o pedido de amizade e amigos assim eu risco.
Like · September 6 at 10:40pm


Bianca Delluka A inveija mata o seu facebook ta cheio de fotos do Salomão moyana isso é doença.
Like · September 6 at 11:40pm · Edited


Bianca Delluka Querias tu estar no lugar dele.
Like · September 6 at 11:41pm · Edited


Bianca Delluka Pra falar de um texto não precisa mostrar a imagem ou a foto do autor.
Like · September 6 at 10:54pm


Bianca Delluka Eu não sou professora ms o meu nível não me permite descer tão baixo assim, tenho pena dos teus alunos.
Like · September 6 at 10:56pm


Homer Wolf

Like · 2 · September 6 at 11:27pm


Bianca Delluka Nem como comentador o senhor leva jeito, vai insultar tdos os ouvintes que ligarem p fazer uma crítica. Um bom comentador tem que saber ouvir/ler críticas sem lanzar piedras
Like · September 6 at 11:46pm · Edited


Homer Wolf Malume Ariel Sonto, come here...
Like · 1 · September 6 at 11:39pm


Ariel Sonto Yúuh, falo nada eu...ainda sobra para mim. tsc
Like · September 7 at 12:39am


Homer Wolf O importante é que "Testemunhaste porque participaste"... eh eh eh
Like · 1 · September 7 at 1:46am · Edited


Ariel Sonto Hehehe
Like · September 7 at 12:46am


Jabley Julius Ilustre adilson concordo ctigo plenamente.
Like · September 6 at 10:16am


Jabley Julius O exemplo que deste da CIA e falaste da soberania chega os entendidos já entenderam.
Like · September 6 at 10:17am


Homer Wolf Na na ni na nah !!!... Isso não está no ambito desta discussáo...
Like · September 6 at 8:48pm


Homer Wolf Afináliiiii..... yuuuuh

Sem comentários: