quarta-feira, 21 de setembro de 2016

LAM: Orgulho moçambicano na falência!


Momade Assife Abdul Satar added 5 new photos.
September 13 at 6:28am ·
Todos os moçambicanos do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico, mesmo os que vivem no estrangeiro, conhecem a companhia da bandeira nacional. A actual LAM foi criada pelo Governo português em 1936 com a designação de Direcção de Exploração de Transportes Aéreos (DETA). Após a independência de Moçambique, em 1975, é extinta a DETA e criada a LAM, uma empresa estatal sob tutela do Ministério dos Transportes e Comunicações entre 1980 e 1989.

Segundo o decreto Lei Nº 69/98 de 23 de Dezembro de 1998, a LAM é transformada em Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, adoptando a denominação de LAM - Linhas Aéreas de Moçambique, S.A.R.L. Assim, o Estado moçambicano possui actualmente 80% das acções da nova sociedade formada e os gestores, técnicos e trabalhadores da LAM, os restantes 20 % das acções.

São ainda memoráveis aquelas palavras pronunciadas pelo saudoso Presidente Samora Machel: “A LAM vai ser orgulho de Moçambique!”

Falência

No dia 5 de Setembro corrente, o novo PCA da LAM, António Pinto de Abreu, veio, finalmente, a público assumir que a empresa está endividada em 139 milhões de dólares norte-americanos. A empresa não tem lucros. Isto é, uma máquina de calcular de oito dígitos nem chegaria a fazer o contra-valor em meticais. 139 milhões de dólares é muito dinheiro!

António Pinto de Abreu, quadro sénior do Banco de Moçambique, foi deslocado desta instituição para assumir a liderança da LAM. Ele foi peremptório ao afirmar que a empresa há muitos anos que não regista receitas financeiras. A cada dia tende a piorar. Pecou ele ao afirmar que os prejuízos da LAM se devem à tensão político-militar (guerra). Para mim, isto é falacioso.

Antes do António Pinto de Abreu foram PCAs da da LAM José Vieigas, Teodoro Waty e Silvestre Sechene. Será que foram eles os responsáveis pelo colapso da companhia da bandeira? Eu julgo que não.

Os problemas de todas as empresas públicas moçambicanas surgem da promiscuidade partido/ Estado. A Frelimo anda metida em todas as empresas públicas. Se forem a ver, o próprio Secretário-Geral do partido Frelimo, Eliseu Machava, ganha mensalmente um salário chorudo e este valor sai de alguma empresa pública. Ide para o presidente da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), Fernando Faustino, e demais quadros do partido. Atenção: eles não são funcionários públicos. São funcionários do partido Frelimo.

E essa mesma Frelimo sempre que organiza um evento, com destaque para congressos, vai buscar dinheiro aos cofres do Estado. Como é que pensam que as empresas públicas podem sobreviver a pagar salários a “funcionários fantasmas?”. Isso de nomear um camarada para cargo de administrador, PCA não executivo e eu sei lá, pessoas que nunca põem os pés à empresa, é só para acomodá-las. É só para mamar às tetas do Estado. E cá estamos: falência da Mcel, TDM, LAM e ainda serão anunciadas outras empresas públicas.

O que faz a Procuradoria-Geral da República?

Se forem a reparar, a composição dos órgãos que deviam disciplinar os prevaricadores parece ter sido feita propositadamente: só são mulheres. Não que eu tenha algo contra as mulheres. A Procuradora-Geral da República é Beatriz Buchili, depois temos a Procuradora-chefe da cidade de Maputo, Amélia Machava, e por fim a directora do GCCC, Ana Maria Gemo. O que fazem estas senhoras para combaterem o crime? Zero!

Eu sugiro que estas senhoras deviam sair da sua comodidade: ar condicionado, poltronas, alcatifas, Mercedes, Ajudantes de Campo e várias mordomias e combaterem os prevaricadores. Andam aos magotes na Função Pública. Caso não, estamos a pagar salários a pessoas inoperantes. Não fazem nada. Engordam a olhos vistos quando o povo soçobra na miséria. São parasitas. Sugam dos contribuintes.

Em conversas que tenho mantido com alguns procuradores, sempre me têm dito que na Procuradoria não acontece nada. Quando se fala de tubarões não há processo nenhum. O dia-a-dia é perseguir os Ninis. É assim que o país vai crescer?

Isto até já começa a fartar. Moçambique não produz nada mas dá salários chorudos a um punhado de inoperantes. Se esse dinheiro fosse distribuído equitativamente quantas escolas teríamos, carteiras, hospitais, supermercados, espaços para o lazer, estradas, fontes de água, etc.?



Nini Satar


LikeShow more reactionsCommentShare
Top Comments
752752
171 Comments
179 shares
Comments

Write a comment...



Amade Faquira Irmao melhor se continuassemos na primeira colonia que estes Farao k Allah nos concedeu ate quando sei. O pior erro deles nao consegue assumir o seu fracasso triste ver eles a deixarem ideais de Mandela e irem ressucitar de Hitler, Mussoline e outros.
Like · Reply · 6 · September 13 at 11:36am

1 Reply



Nilza Pinheiro Essa justificaçaõ que foi devido a guerra é tudo mentira porque até aproveitaram- se dela para subida de preços ..subida essa que tornou-se absurda e têm mais antes da guerra esta companhia ja estava a perder clientes para companhias terrestres que chegavam no mesmo dia ao local do destino...desde entaõ com esta tuburlência oportunaram-se para a subida de preços visto que as companhias terrestres estaõ parados..
Like · Reply · 36 · September 13 at 7:07am

3 Replies



Paulo Sérgio Quincardete Quincardete Bem dito Nini...apenas recordar que o mesmo caminho seguio a Texmoc, textafrica, texlom,vidreira de Mocambique, Mabor e mais. Estao em vista outras empresas a seguirem o mesmo caminho um dos exemplos e a HCB que tambem e um saco azul pra diversidades d...See More
Like · Reply · 15 · September 14 at 8:34am · Edited

2 Replies



Mila Vanessa Correia Why did you to specify that they were women? You did not nor do you specify when it is a group of men. Sexism is ignorance.
Like · Reply · September 13 at 12:42pm


Ismael Chumele Ainda a continuarmos a temer a FIR e outras forças nacionais no que diz respeito aos nossos direitos;e a comunidade acadêmica os diplomatas continuamos a afundar a bela pátria amada.
A concentração de puder vai a cada dia que passa prejudicando ainda...See More
Like · Reply · 3 · September 13 at 10:33am


Abel Philip Lamentavel, o que tem haver tensao politica com queda da nossa gigante companhia aerea???
Pelo que vejo nessas ocasiores os deveriam ter mas receiras pois ninguem ousaria a viajar por meios terreste, sobre saida dos ivestidores essa nao justifivavao para tamanha varvariedade de desvio escandaloso e queda das nossas priscipais empresa que outrora eram as melhores do nosso pais, algo tem que ser esclarecido...
Like · Reply · September 13 at 9:47am

2 Replies



Chongana Massango O senhor só fez bem se livrar deste país de ladrões,já nem consigo partilhar os teu posts,estão com medo,abraços
Like · Reply · 1 · September 13 at 9:38am


Isildo Maria Banze Ainda nao vimos nada,daki a alguns dias,meses,anos tdas empresas com denominacao E.P para a serem denominadas privadas se as coisas continuarem desse jeito
Like · Reply · September 13 at 6:38am


Mikhalu Kapfumu LAM, mcel, Tdm, EDM tem o mesmo azar de os PCA cumprirem ordens ilegitimas de saque, tudo para criarem negocios particulares, vejam que em breve teremos uma nova companhia com o grande acionista de Moz metido, nao temos a Vodacom, a Movitel,a Maguezi?
Like · Reply · September 14 at 8:32pm


Proudly Felix Mondlane No distrito onde me encontro ja vi muitos directores das escolas publicas a deixarem de exercerem a funcao de directores para serem secretarios do partido frelimo e eu sempre questionava: de onde vem esse dinheiro sendo que frelimo nao e uma empresa mas sim uma organizacao politica.
Like · Reply · 6 · September 13 at 7:02am


Astriigildo Cassimo Kazama Momade Assife Abdul Satar se te colocarmos na presidencia da republica tu mudarias o rumo dos acontecimentos? Pois vejo o seu ver sabio em todos acontecimentos. Esse eh um dos teus posts que eu mais gostei. Porem vejamos a LAM eh uma emprrsa estatal, pode estar a enfrentar graves problemas,porem por ser estatal acredito que nao ira cair sendo a unica de transportes aerios.
Like · Reply · 4 · September 13 at 8:27am · Edited

12 Replies



Tomas Mujovo Mujovo Esses politicos so nos envergonham com as suas ganancias.....o povo elege pessoas para desenvolver o Pais mas sao as mesmas pessoas que roubam algo que lhes foi confiado por nos sem
Like · Reply · 1 · September 13 at 10:48am


Alex Maluleque Não se justifica isso, o que acontece neste País é uma autêntica vergonha, só preocupam se em enxer seus bolsos e nada mais, é uma lástima por isso assim nunca o País irá desenvolver, estaremos em via de desenvolvimento até sempre ...Triste
Like · Reply · 1 · September 13 at 7:11am


Ernesto T. Magenge Estamos a perder tempo com comentarios, nos outros paises estao a agirem. Ex: Brasil, o que aconteceu ou esta acontecendo com o Governo corupto? Frelimo ja deixou de ser Frente de Libertacao de Moçambique, tem que ser qualquer coisa ligado a Ladrões. Avante Nini, ponha os tubarões na jaula! As pessoas nao falam por medo mas o sr vai e esta a instimular alguns. Mcel, LAM são ex mas temos muitas a cairem
Like · Reply · 1 · September 14 at 9:46pm


Young Cassimo Bravo...Bravo...Bravo...palavras sábias,Nini. Aplausos...Mas k bela visão só falta o povo kuase todo do Rovuma ao Maputo e Zumbo ao Indico despertar. Admira-me como ainda alguns compatriotas ficam a favor deste bando de corruptos,ladrões e até mesmo usurpadores dos nossos impostos,mesmo sabendo k,os mesmos,nada ganham em seu benefício!!! Verdadeiro país do pandza!!!
Like · Reply · September 14 at 11:02am


Pedro Tungadza lam, fala de tensao politico! esta merda esta mal ate que burlam dia dia,especulam precos ninguem reclama!
Like · Reply · September 13 at 7:20am


Mauro Silva Guebuza vai comprar essas empresas todas .Valentina PCA do grupo .se chissano tinha empresa de aviação e faliu .agora guebas compra a LAM e domina o mercado.
Like · Reply · 3 · September 13 at 8:07am


Francisco Langa-The Satyriasis Nao percebo como e' que num ano um pais pode ir abaixo desta forma, vincula se que tudo que esta acontecer de errado no pais e' culpa da divida, guerra e do ex presidente Armando Guebas nao sei se isso e'100% correto. Já havia uma ramificação de bandid...See More
Like · Reply · 1 · September 13 at 2:43pm · Edited


Francisco Abdala Bem dido.alguns compatriotas dirão que você fala muito eu penso que diz muitas verdades aos incompetentes inoperacionais oportunistas camafulatos de vítimas guando são grandes devastadores só que há uma pergunta que gostaria que pudesse fazer refeltir...See More
Like · Reply · September 13 at 7:38am


Gilberto Chuni Ronaz Sarifo minha querida, triste é ver os compatriotas meus passarem por ignorantes nesta página.
Para quem tem o mínimo de lucidez e algum conhecimento básico consgui notar que não é Nini quem escreve boa parte destes textos.
Após ter enriquecido de forma ilícita, incluíndo homicídios quer passar aqui imagem de bom mocinho???
Acordem...
Kaiser Sarifo
Like · Reply · September 15 at 11:12pm


Gilberto Chuni Quando é que você Ninisatar vai falar aqui na tua página do caso da falência "Rombo" do extinto BCM??
Quando vai explicar de onde veio a tua repentina e "grande, segundo você mesmo" fortuna??
Like · Reply · 3 · September 14 at 7:30am

9 Replies



Vasco Junior Nhamuanzo UPSI QUANTA VERDADE. Em sons noticiosos ainda não ouvi " homens armados atacam uma aeronave em niassa...." ja essa desculpa espera meu filho crescer que ele mesmo. Vai lhe desmentir na cara.
Like · Reply · September 15 at 11:45pm


Matias Mandlate Eu ja havia dito ou camarada nini no seu post k dava conta da falencia da mcel, Tdm k as empresa nacionais estatais estao cheias de sanguesugas piolhos matequenhas q nao tm nenhuma copetençia so servem p pilhar o dinheiro do povo prk no final do mes ...See More
Like · Reply · 1 · September 13 at 10:09am · Edited


Gilberto Chuni Enganas-te tu oh Kaiser Sarifo ao pensar que eles é que colocam o pão a minha mesa.
Simples não me baseio no senso comum nem no fanatismo em meus comentários.
Like · Reply · September 14 at 5:58pm


Avional D Anesio Vasco Meses passadas púde ler q haviam um tal fulano cunhado dum fulano Boss das LAM,k era pago 14000 mt/dia por hospedagem n Hotel Cardoso!max sinceramente,ki é ixo?
Like · Reply · September 13 at 3:23pm


Argentina Pedro Quem percebe de contas ou um pouco de economia da para ver que com a guerra ha mais procura de passagens aéreas e os gráficos deveriam estar a mostrar lucros, por isso concordo n parte que afirmas que a guerra não é fator de desculpa....
Like · Reply · September 13 at 4:32pm


Amilton Chitsungo Até quando isto? Acho que nos so vamos abrir olho no dia que passarem a vir as nossas casas e obrigarem nos a pagar para respirar.
Like · Reply · September 13 at 4:37pm


Silas Mondlane Mondlane O povo ja xta com olhos aberto' ese nao E o momento dos tubaroes do guverno da frelimo; deitar area' na vista do pacado cidadao' o povo mozambicano ja acordou' e esta de olhos abertos' o velho dlhakama tem razao' xta cansado de um pulhal de pessoas da frelimo' E k gosa o poder da riquesa mocanbicana e nos povo???? Basta basta meus senhors; tenho dito!
Like · Reply · September 14 at 5:34am

2 Replies



Zacarias Matope Matope Hoje provocou o elefante.

A FRELIMO anda metido nas empresas públicas,como eque podem sobre viver....See More
Like · Reply · 1 · September 13 at 10:52am


Lindo Joao Rapieque Lindo Nini de todas as publicação por ti feita essa é a mais que me tocou no coração e dou nota máxima e te peso pra publicar no portal do governo penso que dessa publicação vas deixar todo quadro da frelimo envergonhado e vão saber o quanto você é,por mi gosto e adoro dos seus posts
Like · Reply · 6 · September 13 at 7:54am · Edited


Neusa Dausse Tudo isso é culpa de guematum.
Like · Reply · 3 · September 13 at 6:38am


Leila Alpa Karsandas Nao ha ninguem k consegue parar esta frelimo dos ladrões .
É uma vergonha dia para dia um país k tem tudo para ser um dos paises na africa com condições e estabilidade a todos os niveis estar nestas condições k todos nos sabermos.
Like · Reply · September 14 at 9:09pm


Ernestino Candido Albino assim vai o pais do pandza
Like · Reply · 1 · September 13 at 9:47am


Adolfo Caetano A tensão politica beneficia o governo , pois ja tem como justificar a subida absurda de preços ,ate a corrupcão que sempre morou na LAM

As vezes eu me pergunto o que do Saco de arroz estar caro , se o mesmo vem do Estrangeiro ,è descarregado no Porto de Maputo e dai para os armazens e ca em Maputo não ha guerra
Like · Reply · September 13 at 11:14am


Joao Alexandre Papucides Isto faz-me pensar numa frase do saudoso Jose Craveirinha aquando da inauguracao do Banco Nacional Ultramarino hoje BM e que dizia: Nunca tantos deveram tanto a tao poucos. Palavras sabias ditas a tantos anos mas atuais.
Like · Reply · September 14 at 12:25am


Edson Agostinho Sangue Sangue Empresas em decadência atuando no monopólio 😂😂😂😂😂😂😂😂 isso faz rir...
Like · Reply · 1 · September 13 at 8:35am


Gerson Zacarias

Like · Reply · September 13 at 11:26am


Gerson Zacarias

Like · Reply · September 13 at 11:26am


Gerson Zacarias

Like · Reply · 1 · September 13 at 11:25am


Ricardo Luis Arto So o povo brasileiro e que tem dicisoes serias
Like · Reply · September 13 at 8:08pm


Apolinário Wa Ka MaBurleza Preços exorbitantes para uma passagem aérea, serviços medíocres e ainda se negam de deixar outras companhias aéreas operarem no mercado nacional
Like · Reply · 1 · September 13 at 8:42am


Machado Mac Tomas Esta tudo f...
Like · Reply · September 13 at 7:13am


Djao Dos Magaias Salarios gordissímos.
Like · Reply · September 13 at 10:07am


Filho Da Lbd Assim vai o pais do pandza
Like · Reply · September 13 at 8:18am


Nasser Faquira Esto é LAMentavel
Like · Reply · 1 · September 13 at 8:16am


منصور شامير Oh my God...
Like · Reply · September 13 at 7:22am


Daniel Mulima Hamide Alguém tem de dizer algo força aí compatriota.
Like · Reply · September 13 at 9:44am


Agnaldo Gouveia A poliçia guadjiçou uns putos de Nacala na coluna . Arancou documentos do camião ; comida ; uma parte da carga ; celulares ; e a inda deram um bom tatau aos putos . Os putos deicharão camião e fugiram a Niquadala . Participatam o problema a poliçia e estão a voltar de chapa . Estão bem rebentados com o chamboco.
Like · Reply · 1 · September 13 at 11:11am


Agnaldo Gouveia Bay Danilo Silva ; podes zangar ; fazer tudo o que quizeres ; esta M não vai mudar . Tem donos isto .
Like · Reply · 1 · September 13 at 11:01am


Azmal Rafik Não entendo como eles chegam a essas dívidas . Passagens Maputo beira a 15mil mts e mesmo assim dizem que não tem lucro , aviões de 2a . Em outros países um voo de mesma duração custaria 70 Dólares , estou a falar de países como o nosso onde importamos aviões e combustível . É um roubo a LAM . E ainda declaram falência
Like · Reply · 5 · September 13 at 6:49am
50 of 171
View more comments

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook