quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Afonso Dhlakama no Jornal Canal de Moçambique, Edição do dia 28 de Setembro de 2016

Canal de Moçambique: E a nível das províncias? Há relatos frequentes de confrontações na Zambézia, por exemplo.
Afonso Dhlakama: Nas últimas semanas, quando começamos com o ponto de negociação política de Defesa e Segurança, eles tentaram planificar umas operações em todas as provinciais, sobretudo na Zambézia, com destaque para Morrumbala, Morrotoni e Norte de Mocuba, Niassa, Tete, Manica e Catandica e Pambara, Chipungabera e Muxúnguè. Mas tudo redundou num fracasso. Tentavam atacar as nossas bases. O que os nossos militares faziam? Para não gastarmos material, dei ordem para que, quando as tropas da Frelimo avançassem para a atacar as nossas posições, as nossas forças deviam retirar-se das bases e ficar nas imediações e cercar as saídas. Então as tropas da Frelimo chegavam lá, não encontravam ninguém e disparavam e ninguém respondia. Queimavam barracas, mas à sua saída levavam porrada e sofriam muitas baixas e perdiam armas. o Exemplo disso foi o que aconteceu, há duas semanas em Morrumbala. Tentaram assaltar uma nossa base e perderam muita gente. Um deles é um dos comandantes, nosso conterrâneo da Beira, que morreu e foi enterrado ontem (NR:Sexta feira). Esta é a prova de que estão a brincar com assunto sério, muita gente está a morrer desnecessariamente. Quem vai ressarcir a família do nosso conterrâneo? Essas operações visam obrigar a Renamo a abandonar as suas exigências nas negociações. Mas isso é um jogo ultrapassado. A Renamo e Dhlakama cresceram na guerra e conhecem muito bem como isto funciona. Não nascemos ontem, já fizemos isso durante a guerra dos dezasseis anos, com tanques e blindados, aviões do Zimbabwe e da Tanzânia, mas ainda estamos aqui. Não será hoje, com esses jovens das FADM que nunca estiveram no mato.
Trechos da entrevista do Lider da Renamo,
Afonso Dhlakama no Jornal Canal de Moçambique, Edição do dia 28 de Setembro de 2016
TROPAS DA FRELIMO JÁ NÃO QUEREM COMBATER CONTRA A RENAMO
Como temos vindo a informar, há um descontentamento generalizado das forças da frelimo em todas as províncias não só devido às avultadas baixas e fraca logística militar mas sobretudo os militares questionam "porque estamos a receber ordens do partido frelimo para lutar contra o partido renamo? E nós estamos acabar todos dias. Só dois ou três homens da renamo 'limpam' 10 ou 20 dos nossos e os nossos comandantes andam a nós enganar dizendo que estamos a defender a soberania nacional, afinal que tipo de defesa de soberania é esta em que um exército do estado vai atacar um partido politico adversário e violentando as populações que apoiam este mesmo partido?"
"Os nossos chefes estão a nós mandar para a morte enquanto eles estão sentados lá em Maputo com os filhos deles. Nós temos que fugir porque estamos a morrer em muito e ainda por cima também somos fuzilados pelos nossos próprios chefes." - estávamos a citar as lamurias dos militares da frelimo nas diversas posições e quarteis ao longo das provincias em particular a posição das "Mangueiras", m Sandunjira.
Como havíamos anunciado, o comandante da brigada regional centro, de nome Boavida Boaventura, esteve na Gorongoza para tentar acalmar os militares particularmente da famosa posição das "Mangueiras" em Sadunjira. Neste reunião ao que parece de suma importância, também estiveram presentes os comandantes de várias regiões da zona centro. Também esteve presente o tal coronel fuzilados, que soubemos chamar se Waene "Bedford".
Segundo as nossas fontes ligadas às forças da frelimo, o comandante Boaventura falou de tudo mais alguma coisa para tentar acalmar as tropas e passamos a citar algumas das suas palavras proferidas nesta "magna" reunião:
"Vocês soldados não podem fugir porque o conflito militar vai terminar agora. Há negociações em Maputo e já sabemos que o nosso governo está a aceitar as propostas da renamo então isto significa que haverá um acordo e esta guerra vai acabar agora, por isso, não podem mais fugir. O nosso governo não tem outra maneira, tem que aceitar para a evitar o pior e também a situação do nosso lado como militares não é das melhores".
"Mas mesmo assim nos como militares nao podemos ficar de braços cruzados, a partir de agora voces devem fazer patrulhas nas manhãs dando voltas ao redor desta posição para evitar que sejam surpreendidos. Voces devem ouvir bem isto tudo o que estou a dizer-vos, eu sou o comandante regional e sai de Tete porque recebi ordens de Maputo para falar convosco acerca das negociações que decorrem em Maputo e também para explicar vos porque nao devem mais fugir porque a guerra ja vai terminar".
Como se pode notar, a situação no seio das forças da frelimo é boa. Mas mesmo com as "boas novas" do comandante Boaventura os militares já não querem saber de nada e querem ir às suas casas. Ainda ontem em Sadunjira, na zona chamada Mapanga ou Mapanga-panga, um poletao (30) das forças da frelimo tentaram fazer uma incursão com o objectivo de roubar cabritos e foram interceptados por uma patrulha dos temíveis guardas de Afonso Dhlakama e foram atacados mas com o inevitável pânico, os intrusos debandaram para o lado errado e foram de novo metralhados por um outro grupo de perdizes. Só não houve um total massacre porque grande parte dos militares da frelimo, todos eles miudos, deitaram as armas e fugiram a sete pés mas cerca da metade deles ficaram estatelados no terreno.
E o tal "cessar-fogo unilateral-nao-anunciado" da renamo expirou no dia 24/9 e no dia seguinte a escolta das colunas de Muxungue e via Tete sofreram muitas baixas.
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
45 comentários
Comentários
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi kkkkkkkk.gostei,debandaram para lado erado e d novo metralhados kakakakakakaka,
é axxim o país vai nas calmas.afinal é por esta razao os FADMs qestionaram para saber qual é o papel deles? estao atrasadox amgos ja encheram tantas craniox nas valas comuns e estao a dispertar hje? vces sao relogios sem pilha mesmo. pk emprestam o conhecimento? nao é bom ter a vossa?
Gosto19 h
Santos Paúnde Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Gosto19 h
MoleChagonga Chagonga Que anunciem o fim das ostilidades, antes que haja mais perda de vida. Isto e, saiam ao redor da serra de Gorongoza e aquartelem-se nas respectivas unidades estabelecidas antes do conflito.
Gosto219 h
Izack Machava Queremos paz em mocambique.
Gosto19 h
Gulumba D. Mutemba É só uma pequena insistência para derrubar definitivamente este movimento terrorista da frelimo.
Gosto19 h
Admiro Chemane Yes parem de morer meus manos
Gosto19 h
Luwy Fernandes Ainda estao a se FAZER de cercar a serra ! Isso é criar barulho e pedir mais mortes , ja nao basta ?
Gosto19 h
Castro Betane Perderam tanto tempo sem saber do vosso papel...muito triste. Mas prontos, nunca é tarde.
Gosto119 h
Pedro Taremba Q seja emplementado a governacao das seis 6 provicias.
Onde a renamo teve a maioria.
Gosto19 h
Samia Andre Chitlhango MORRER POR DEFENDER GANANCIA DE ALGUNS DIRIGENTES NE PENSAR....
Gosto19 h
Mingues Tse Tse Tse Ha ha ha ha... As lamurias dos militares do partido frelimo. Mano Unay sou muito sério mas este não aguentei. Kkkk
Gosto519 h
Muhove Tata Só agora? Acho que é tarde.
Gosto18 h
Bacar Abdala Esse puto vao acabar sendo mortos por defenderem lapios da frelixo,pp emquanto os vossos pais estao na total disgracas provocada pela mesmas pessoas que vos enganam .E se voces continuarem assim vao morrer todos enquanto ele acumulam riqueza ....pense bem.
Gosto18 h
Agostinho Joao Filipe Mabunda Ja stao cansado de morrer
Gosto18 h
Alberto Simango Hu he he zvitahera madoda kuhava chumu chigaherikiVer Tradução
Gosto18 h
Manjur Manuel Gelo Eles cada vez enquanto tao avr k nao bom
Gosto18 h
Muhove Tata Só agora? Kkkkkk
Gosto18 h
Rafa Barroso É de lamentar está situação porque os filhos de pobres é que esta acabar.
Gosto118 h
Jose Joao Lucas Recuar rapidamente pra sobreviverem.
Gosto18 h
Manjur Manuel Gelo Maior numero de Mocambicanos nao qrem a frelimo poriso k eles vao tr k pensar niso
Gosto118 h
Jose Antonio Mesa Ta tudo bem tio. Como vai a familia ai?
Gosto17 h
Gil Aviso Sabonete Se à guerra ta quase à acabar porq em Maputo estao à negociar,entao pra quê lutar?
Gosto17 h
Benjamim Jose Ribaue Xtou a louvar a decisao dos Militares. De facto nao ha necessidade d morrer pr interesses duns filho da maes k assaltaram o nosso Estado. Recuem recuem rapidamente k vossos Pais la em casa xtao a vossa espera.
Gosto17 h
Livaningo Tembe parabens aos militares pela consciencia e coragem de dizer defender a nacao nao e lutar contra um irmao dentro de teritorio esse e para dialoagr e nao para lutarmos.
Gosto116 h
Maria Manjate Desde o princípio das escarramussas dissemos k esta guerra era uma loucura.
Alguns nao acreditaram, mas agora já viram as desvantagens. Estao a morrer em vao sem honra e nem gloria, defendendo corruptos k estao no bem bom.
Gosto216 h
Betolass Beato Inacio Beato Força mano Unay vamos avança.
Gosto15 h
Adelino Makuzi PARA BENS SE REFLETIR SEDO .VOLTEM PARS VOSSA CASAS SEDOS POSSIVEIS POR FVR. 
Para outro lado .se a frelimo n recuar varrem bem mesmo .ninguem k n sabe na terra dele ....
Gosto15 h
Benjamim Flor Parem de atacar as colunas.assisti uma sena triste onde um simples cidadão que ia comprar seus produtos em Maputo para a sua pequena loja alvejado Mortalmente .O cuitado é um Civil com famílias a cuidar viu o seu sonho ai terminado.lutem entre vocês...Ver mais
Gosto115 h
Simao Matavele Sr Benjamim se calhar essa pessoa k morreu numa troca de tiros. Quem conhece a proveniência da bala k o atingiu? Porque no combate principalmente numa emboscada os atacados até podem se matarem entre Eles.
Gosto13 hEditado
Zambo Conde Esse sr não sabe que diz
Gosto113 h
Angandimasso Alface Luís Eles querem enganar crianças militares ,ta ai o resultado ontem morreram mais por querer ir roubar ou assaltar cabritos de povo. Na verdade o defensor do povo é a RENAMO.
Gosto13 h
Ricardo Sambo É muito bom eles renderem porque só estão a morrer de graça enquanto os seus chefes estão nas cadeiras giratoras com copo d wisk ao lado a contar baixas como se fosse número d golos
Gosto12 h
Martinho Torres Martinho Martinho Kkkkkkkkkkkkk Obrigado RICARDO SAMBO com a sua passagem de contar baixas parecer golos
Gosto11 h
Naile Faria Namalica Namalica Vocês não podem ser cegos e surdos até esse ponto. Não sabem que Unay xta vos ludibriar?
Gosto211 h
Muhavito Tassine Kkkkkkkkk pateta
Gosto6 h
Leonardo Chico SO kermos paz paz entre em consenso......
Gosto1 h
Santos Emilio Umar Auiba
Gosto1 h
Paulo Mugare K aja fogo, eu qero ver o governo ajoelhado como disse o Rei Dlhaca.

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook