sexta-feira, 19 de agosto de 2016

TONY BLAIR PODE SER USADO PELA FRELIMO PARA MATAR O LIDER AFONSO DHLAKAMA!





Afonso Chicuare Chicuare with Eduardo Domingos and 10 others.
Yesterday at 9:41am ·



ENQUANTO O NYUSI VAI FAZENDO DE FAZ DE CONTAS OS ZÉ NINGUÉM ESTÃO A MORRER DIARIAMENTE
Três membros da Fir que estavam no Mahindra da Escolta da coluna no sentido Changara-Chimoio foram abatidos ontem na zona de Chigoza, na EN7 que fica entre rio Luenha e Distrito de Guro.
Isto aconteceu na Primeira coluna que fazia no sentido Changara a chimoio onde chegaram no local três agentes foram baleado mortalmente pelos temíveis guerrilheiros da RENAMO.
O mais cruel ainda foi de os colegas terem tirado os fardamentos dos agentes mortos e atirado os três corpos na margem da EN7.
Entre colegas se fazerem isso!
É triste sabe!


"NOTICIAS DE DONDO"
Um dos Agentes da Fir morto em combates com os homens verdes em tete, e que em vida respondia por Zé Kenha vai a enterrar hoje dia 18/08/2016 no Dondo, o outro colega não conseguimos apurar o nome.
Bom dia e sempre em online




O megafone do Chipande



EDITORIAL

Certamente que o estimado leitor já deve ter-se apercebido das fracas capacidades do homem a quem agora cabe o título de Presidente da República.

Mas isso enquadra-se bem num método de actuação de grupo que torna o homem fácil de gerir e não representa qualquer tipo de ameaça intelectual ou de qualquer outra índole para os seus fabricantes.

O próprio Nyusi, que sempre soube que era um cabaz político, agora já não consegue sequer fingir que é alguma coisa. Agora é obrigado a conviver com o embaraço de cuidar de assuntos recreativos e infantis, enquanto Chipande cuida da agenda principal. O facto de que tudo quanto é medida estruturante ter de ser anunciado por Chipande é a parte visível dessa hierarquização, onde Nyusi ocupa o lugar de megafone. Tudo quanto Nyusi disse até aqui são reproduções de pensamentos e às vezes frases completas ou editadas de Chipande.

O que está a acontecer é que mudámos apenas de figurino. Mas a qualidade ou falta dela, por parte dos protagonistas, segue intacta.

Se Guebuza tinha, na altura, o Edson Macuácua para lhe reproduzir o pensamento vocal e fielmente, hoje o Chipande tem o Nyusi. A rigorosa diferença, na nossa modesta análise, é que o Chipande dispensou o Mercedes e a escolta presidencial para o seu porta-voz.


Até porque faz sentido, pois este ainda é comparativamente mais jovem e ainda tem necessidade de algum exibicionismo de posses.

Não é preciso ser especialista em qualquer tipo de ciência para perceber uma hierarquia tão clara quanto a existente. Chipande é quem toma as decisões e as anuncia.

Nyusi tem a tarefa de as reproduzir de forma fiel. Até pode editar algumas frases, isto é, não enveredar pela letra, mas aparentemente não está autorizado a contrariar ou distorcer o espírito de tais mensagens.

Por exemplo, já sabíamos pela boca de Chipande, quando este esteve na cidade da Beira em missões partidárias, que havia uma agenda de endurecimento de posição contra a Renamo e Afonso Dhlakama.

Também não é novidade que, agora, a abordagem é consolidar a diabolização da Renamo junto dos cidadãos, atribuindo-lhe toda a culpa pelo que está a acontecer.

Também não é novidade que a Frelimo está comprometida com o desenvolvimento e que a Renamo está a sabotar. Também não é novidade que a Frelimo vai continuar com a agenda de melhoria da vida dos moçambicanos. Tudo isto ouvimos da boca de Chipande, quando esteve na Beira. Chipande tomou a iniciativa de anunciar estas “novidades”, quando esteve na Beira.

E tudo quanto Chipande disse na Beira coincide exactamente com tudo o que Nyusi foi dizer em Manica, durante a sua “presidência aberta”. Algumas formulações das frases têm até a particularidade de começarem da mesma forma e terminarem da mesma forma.

Se fizermos algum esforço de retrospectiva cronológica, perceberemos que mesmo o plano de acabar com Afonso Dhlakama foi anunciado em entrevista ao jornal “Savana” por Salvador Ntumuke, em termos práticos uma espécie de coadjuvante do Chipande, e Nyusi recebeu ordens para ficar calado.

Portanto, em bom rigor, de Nyusi não se conhece novidade nenhuma.

Quem quiser saber o que se vai passar nos próximos dias, deve ficar atento a Chipande e aos seus ajudantes, que são, para a infelicidade dos mais de 23 milhões de habitantes, os guias. Tal aviso é extensível aos membros do partido Frelimo que, a nível formal, têm no Nyusi a figura do presidente, mas que, a nível material, estão todos esclarecidos em relação a que entidade devem, de facto, ter em conta, e a quem ignorar.

Qualquer cidadão com nível de lucidez mediana percebe que quem está a lidar com Dhlakama e a Renamo neste momento é Alberto Chipande e os seus ajudantes e não o Nyusi. Quem está atento, percebe que Nyusi só fala de Dhlakama depois de Chipande se ter pronunciado a esse respeito.

E, regra geral, Nyusi diz o mesmo dito proferido por Chipande. A Renamo e os mediadores já deviam ter-se apercebido de que o interlocutor válido no processo de negociações é o Chipande e não o Nyusi. Se os mediadores querem, de facto, algum grau de seriedade neste processo, é da mais elementar pertinência que, quando se chegar à fase de se encontrarem com as lideranças dos beligerantes, passem a reunir directamente com Dhlakama e com o Chipande, que é o dono das frases do Nyusi.

Lidar com Nyusi neste processo é lidar com um intermediário de efeito puramente cosmético. Nyusi jamais dirá o que os donos não mandaram dizer. Não é por acaso que Nyusi, até hoje, não tem ideias sobre qualquer coisa que diga respeito a este país. Pela forma como a organização foi montada, o papel de Nyusi é não ter ideias. E parece-nos que o protagonista está satisfeito com esse prestigiante lugar.

Para perceber a situação intelectual ou a capacidade de raciocínio de Nyusi, basta ficar atento às suas intervenções. Até aqui, Nyusi não

nada de novo que o identifique como presidente. O seu discurso não passa de um conjunto de generalidades e lugares-comuns que qualquer político estagiário pode dizer. Frases-feitas sobre “desenvolvimento, produção e produtividade”, “estamos comprometidos com a paz”, “estamos preocupados” e companhia comum limitada podem ser ditas por qualquer cidadão, desde que saiba escrever o seu próprio nome. Um conjunto de divagações repetitivas, intangíveis e, por isso, irreais têm servido de adjunto adnominal para especificar um cabaz político, feito porta-voz. (Canal de Moçambique/Canalmoz)
CANALMOZ – 19.08.2016
Estado independente não reconhecido internacionalmente



SOMALILâNDIA

Somalilândia na Somália é um Estado não reconhecido internacionalmente. Embora pertença oficialmente à Somália, a região declarou unilateralmente sua independência em 1991 e passou a ser um estado.

Localizada na região do Chifre da África, o território incorpora a antiga Somalilândia britânica, delineada por tratados internacionais realizados entre 1888 e 1897 e faz fronteira com o Djibuti, a oeste, Golfo de Aden, ao norte, Etiópia, ao sul e Somália a leste. a Somalilândia é formada por cinco regiões administrativas.

Uma sexta região -Saaxil - foi criada em 1996. Possui uma área de cerca de 137.600 km² e sua capital e sede do governo é Hargeisa.

A18 de maio de 1991, líderes do movimento Nacional Somali (SNm) e líderes dos clãs do norte revogaram o ato (1960 act of Union) que tinha unido os antigos territórios coloniais da Somália italiana e da Somalilândia britânica na república da Somália, e declararam a independência da república da Somalilândia.


A Somalilândia manteve uma existência estável, auxiliado pelo domínio de um governo forte e com a infraestrutura econômica deixada por programas de auxílios militares britânicos, russos, e americanos.

Anteriormente conhecido como Protetorado da Somalilândia britânica, imediatamente após ganhar a independência em26 de junho de 1960 se uniu com a Somalilândia italiana formando a Somália. o primeiro-ministro da Somalilândia britânica, Ibrahim Egal, tornou-se um ministro na nova república da Somália. Ele passou a ser primeiro-ministro em1967 mas um golpe de Estado o depôs em 1969.

Em 1991, após o colapso do governo na Somália, o território declarou sua independência como república da Somalilândia, embora tenha recebido nenhum reconhecimento internacional.

Ibrahim Egal foi eleito presidente em1993, reeleito em 1998 e permaneceu no poder até a sua morte a 3 de maio de 2002. O vice-presidente Dahir riyale Kahin foi declarado novo presidente pouco tempo depois.

Desde 1998, a autoridade da Somalilândia sobre as regiões de Sool e Sanaag tem sido contestadas por Puntlândia(estado da Somália auto-declarado autônomo). o coronel Abdullahi Yusuf de Puntlândia tem conduzido várias invasões a estas regiões consideradas partes do estado de Puntlândia.

A Somalilândia está tentando declarar também sua independência econômica, mas sem as regiões de Sanaag e Sool fica carente de terras para fazer o estado economicamente viável.

A Somalilândia faz fronteira com Djibuti, Etiópia e com o estado da Puntlândia, um estado

da Somália. a população foi estimada em algum valor entre 2,5 e 3,5 milhões de pessoas.

Estimativas afirmam que a população da capital, Hargeisa, está entre 500.000 e 800.000. Entretanto, essas estimativas não são confiáveis, porque não houve nenhum censo feito recentemente no país, e também por causa do rápido processo de urbanização nas regiões da Somália e Somalilândia desde 1991.
JORNAL YINGUISSANE – 19.08.2016
Governo moçambicano e Renamo mantêm silêncio sobre negociações



As delegações do Governo e da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) nas negociações de paz em Moçambique voltaram a reunir-se hoje em Maputo e conservaram o silêncio sobre os avanços nas conversações.

"Continuamos a debater, mas preferimos não avançar nada", disse Mario Raffaelli, antigo mediador chefe do Acordo Geral de Paz, firmado por Governo e Renamo em Roma em 1992, e um dos nomes indicados pela União Europeia para o processo negocial em curso.

Na sessão de hoje, que durou pouco mais de quatro horas, os mediadores internacionais reservaram um período para se reunirem em separado com as duas partes, que também não falaram aos jornalistas.

Também na sessão de quinta-feira, tanto as duas delegações como os mediadores não emitiram o habitual comunicado conjunto, depois de a ronda do dia anterior ter sido marcada pela polémica no ponto de agenda que diz respeito à revindicação da Renamo em governar nas seis províncias que alega ter ganho nas eleições gerais de 2014.

No início da tarde de quarta-feira, José Manteigas, líder da equipa negocial do maior partido de oposição, falando na qualidade de porta-voz da comissão mista, leu um comunicado conjunto declarando que, "sobre a governação nas seis províncias, as delegações concordam que devem ser encontrados mecanismos legais para a nomeação provisória dos governadores provinciais oriundos do partido Renamo o mais cedo possível".


Horas após a leitura deste comunicado, a delegação governamental convocou os jornalistas para esclarecer que a comissão mista não tem mandato para um acordo sobre a nomeação de governadores da oposição e que este só poderá ser firmado pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

"A decisão não é da comissão mista. Nós temos o mandato de preparar o encontro deles", precisou Jacinto Veloso, acrescentando que a reivindicação da oposição não pode ser analisada de forma isolada em relação aos outros pontos da agenda, igualmente "muito importantes".

Além da exigência da Renamo sobre as seis províncias, a agenda das negociações integra a cessação imediata dos confrontos, a despartidarização das Forças de Defesa e Segurança e o desarmamento do braço armado da oposição.

Noutra passagem do comunicado, em que é mencionada a nomeação dos governadores da Renamo "o mais cedo possível", Jacinto Veloso afirmou que foi imposta pelos mediadores internacionais e que nem devia constar no documento.

"Está claro que este 'logo que for possível' não é daqui a um mês", enfatizou Jacinto Veloso, que lembrou a necessidade de um novo pacote legislativo e que, "só quando houver uma aprovação no parlamento, é que poderá haver os mecanismos legais para uma eventual nomeação de governadores oriundos da Renamo"

No comunicado lido pelo porta-voz da reunião de quarta-feira, prevê-se a criação de uma subcomissão, que inclui os mediadores internacionais, para preparar um pacote legislativo para entrar em vigor antes das próximas eleições gerais, em 2019.

José Manteigas disse que o pacote deverá estar concluído até novembro para sua posterior submissão à Assembleia da República, como forma de garantir que a exigência do maior partido de oposição em Moçambique seja discutida "no quadro da unidade nacional e no processo de descentralização da administração".

A delegação do Governo já avisou que o prazo de novembro "é irrealista".

Entre os pontos em avaliação, destacam-se a revisão pontual da Constituição da República, das leis das assembleias provinciais e de bases da organização e funcionamento da administração pública, bem como uma nova lei das finanças provinciais.

A Renamo exige governar em seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014, acusando a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) de ter cometido fraude no escrutínio.

EYAC (HB) // EL

Lusa – 19.08.2016
23 shares
Comments

View 43 more comments


Tomas Bena Bena E triste pá

Like · 1 · Yesterday at 8:55pm


Barcelino Horacio Epha

Like · Yesterday at 10:27pm


Luwy Fernandes MERCENARIOS VAO MORRER , e vao ENTREGAR as PROVINCIAS .

Like · 15 hrs


Pardon Moses Felix triste isso eles ainda provocam mas pra morrer,espero k acabe todos da frelimo

Like · 3 hrs

Afonso Chicuare Chicuare with Eduardo Domingos and 4 others.
August 17 at 9:08pm ·



ÚLTIMA HORA ÚLTIMA HORA...
GORONGOSA ESTÁ A SER BOMBARDEADO NESTE MOMENTO COM OS FAMOSOS B11.
OS RADICAIS DA FRELIMO MANDARAM CANSELAR A GOVERNAÇÃO DA RENAMO NAS 6 PROVINCIAS.
QUE PENA GENTE!



LikeShow more reactionsShare

189189
26 shares
Comments


Carlitos Jose Muito triste

Like · 2 · August 17 at 10:09pm


Bercilio Nhaposse Jacinto Veloso, afirmou que houve má percepção. Ainda não cancelaram a proposta mas disse também a ser debatido na AR

Like · 2 · August 17 at 10:11pm


Alves Selemane Selemane Akele é frelimo e nunca vai dizer oq aceitou pork ja sabe k é uma derrota anticipada,se ele assinou e de onde vem a tal má percebçao k akele velho publica chorando durante 1h

Like · 5 · August 17 at 10:24pm


Bercilio Nhaposse Triste

Like · 1 · August 17 at 10:30pm


Pedro Saguro Muito triste.

Like · 1 · August 17 at 10:12pm


Lava Jacto Jacto Solução é so arder maputo

Like · 3 · August 17 at 10:13pm


Chaibo Arthur Apoiado

Like · 1 · August 17 at 11:31pm


Castro S Guambe Jocker Verdd

Like · 2 · Yesterday at 6:32am


Eusebio Bestana +guerra pra quem gente

Like · Yesterday at 6:34am


Castro S Guambe Jocker Pra tew bem estar

Like · 2 · Yesterday at 6:36am


Eusebio Bestana Meu bem star a morrerem pessoas

Like · Yesterday at 9:33am


Castro S Guambe Jocker Morrer soldado nao vce, a renamo agora nao ta biz em vce

Like · 1 · Yesterday at 6:29pm


Georgina Pedro Gipsson Pedro Golpe du estado

Like · 3 · August 17 at 10:13pm


Eusebio Bestana Quem disse?

Like · Yesterday at 6:35am


Manjur Manuel Gelo Muito triste. Mas Deus e grande vamos confiar Nele

Like · 1 · August 17 at 10:14pm


Eusebio Bestana A esperanxa e ultima a morrer

Like · Yesterday at 6:35am


Joaquim Joao Correia mau

Like · 1 · August 17 at 10:14pm


Edmar Dos Santos Chabel Precisa de sangue para o bem estar do povo !

Like · 1 · August 17 at 10:14pm


Bernardo Benjamim Sacate Não haverá isso estão a perseguir a galinha com sal na mao

Like · 1 · August 17 at 10:14pm


Eusebio Bestana Se calhar nem vao conseguir pegar

Like · Yesterday at 6:36am


Alves Selemane Selemane Poe piri piri no fogo para cheirar na zona do sul,rangeres xkeceram pagar pelas moedas

Like · 1 · August 17 at 10:17pm


Samussone Luís Triste mesmo
Eu acho que não nenhum diálogo.

Like · 1 · August 17 at 10:20pm


Nire Ernesto Manhalo Os rangers devem aumentar a presao no rio zave...

Like · 4 · August 17 at 10:21pm


Julio Maunze os rangeres deviam si mexer tambem ca no sul xta noite

Like · 4 · August 17 at 10:21pm


Eusebio Bestana Yuuuuu

Like · Yesterday at 6:37am


Sergio Gabriel Toscano Tosca MANOBRA

Like · 3 · August 17 at 10:26pm


Aziza Throne Ja sinto. Pq jacinto Veloso disse dispate. Ghgggg

Like · 2 · August 17 at 10:27pm


Eusebio Bestana Kkkkkkkk

Like · Yesterday at 6:38am


Carlitos Mausse Viva ranger ganhamos

Like · 1 · August 17 at 10:27pm


Wilson Lesiba Vamos arrabentar isto de uma vez

Like · 1 · August 17 at 10:31pm


Eusebio Bestana Isso nao sera solucao

Like · Yesterday at 6:40am


Wilson Lesiba Qual e a solucao depois de 40 anos sem termos a paz meu irmao

Like · Yesterday at 8:03am


Curriculo Ensino SO COM PURRADA.

Like · 2 · August 17 at 10:32pm


Gelyto Baptista Gassete Gassete Isso xta xeirar mal mexmo!

Like · August 17 at 10:32pm


Aziza Throne Como???

Like · August 17 at 10:34pm


Felisberto Felizardo ya ya ya ya é uque isso.serak frelimo penxou bem k val pena guerra. + isso e por causa d nao saber uque e guerra

Like · August 17 at 10:36pm


Gracinda Soares da Costa yuuuu assim esta mal !! o pais vai arder bs estamos mal

Like · August 17 at 10:37pm


Belizariodossantos Beli Muito triste então os mediadores deveram mesada aki

Like · August 17 at 10:37pm


Benildo Francisco Alberto Coomo esclarexa a informaxao favor

Like · August 17 at 10:41pm


Dudu Gabi Roberto Sabia eu k afrelm hum

Like · August 17 at 10:42pm


Gracinda Soares da Costa epha sinto muito pelo povo k esta a sofrer !! quando eque vai chegar o nosso libertador !!

Like · August 17 at 10:44pm


Heitor Joao Paulo Andicene Nunca confiar na frlimo

Like · August 17 at 10:45pm


Eduardo Domingos Frelimo está entreter a renamo enquanto procura parceiros para matar o povo.

Like · 1 · August 17 at 10:48pm · Edited


Eddy Waku Lombëla Eu a bocado estava a informar isso a um amigo eu dizia nenhuma ditadura n mundo ja aceitou emtregar o poder aos democratas d bandejas, o governo da frel so quer conter o avanço da revolução n campo militar emquanto n terreno busca-se apoios d todo tipo...See More

Like · 1 · August 17 at 11:03pm


Customo Jo Jo Certo

Like · August 17 at 11:09pm


View more replies


Sande Dosandes Lewane Sande Dialogo ja falhou o real Maputo deve arder por completo!

Like · 2 · August 17 at 10:50pm


Juliao Mussalafo Afrelimo esta apedir uma boa purada

Like · 1 · August 17 at 11:03pm


Customo Jo Jo Ainda vai dramar sangue....rangrs n controle...mbora la keimar os pirikitos

Like · August 17 at 11:07pm


Cesar Mawai a FRENAMO esta d brincadeiras com os 23milhoes d Mocambicanos q vivem duvidando d seu futuro,um desses dois precsa desaparecer do mapa para o povo viver em paz porq enquanto enzistirem havera sempre motivo para gorongoza,e isso compromet o futuro d nosso pais.

Like · 2 · August 17 at 11:10pm


Elias Goonda Elias Essa ( bom) conscidência

Like · August 17 at 11:11pm


Mwana Mukharadhi xii a frelimo é como mexmo,uns asinam o papel outros mandam rasgar o k foi assinado.

Like · August 17 at 11:11pm


Agostinho Joao Filipe Mabunda Ja stao perto do lider?

Like · August 17 at 11:15pm


Francisco Joao Moiana Os rangers vão dar conta desses sacanas da frelixo,do bem do mal vão ceder as regiões autónomas a vitória e certa,os bandidos estão com receio de entregar as 6 províncias,viva a renamo e o presidente Dhlakama.

Like · 2 · August 17 at 11:29pm


Customo Jo Jo Bem mxmo

Like · August 17 at 11:30pm


Zviripa Chena Machava Deve.quemar. Maputo

Like · August 17 at 11:47pm


Nordino Xavier Nhonhane Nhonhane Xta mal isso.

Like · August 17 at 11:58pm


Famba Uwone Nhoca Os Rangers devem bombardear a Ponta-vermelha.

Like · Yesterday at 12:07am


Nordino Xavier Nhonhane Nhonhane Kkkkk

Like · Yesterday at 12:12am


David Pita Fin de papo e quemar Maputo.See Translation

Like · Yesterday at 12:13am


David Dinheiro


Like · 1 · Yesterday at 12:15am


Charles Djaguar O ataque a ponta-vermelha é urgente.

Like · Yesterday at 1:01am


Benjamim Andre Licupa


Like · Yesterday at 2:31am


Michone Marcos Marcos Muita Cautela, nao é importante Golpe do Estado por parte da Renamo. Eles mesmos far-se-ão isto, se o atual presidente nao abandonar a carreira - acreditem.
Basta dividir no Save. O Sul é que depende do Centro e Norte. Toda matéria prima q/ levam pra Sul interompemos, nossa energia ke usam lä e Tudo.

Like · 2 · Yesterday at 3:33am


Neto Tomas Magasso Palmira


Like · Yesterday at 4:42am


Benfica Dos Canarinhos Então de estão a bombardear líder deve Ordenar os Rangers abrir espaço em todas cantos

Like · Yesterday at 5:02am


Lazaro Jimenez Sitoe Bando de burros. Tarde de mais. Ja tudo esta ser feito. Kkkkk

Like · Yesterday at 6:25am


Valenti Inhassoro Sithole Os Rangers ja da trabalhar seriamente com estes macacos da frelimerdas

Like · 1 · Yesterday at 6:36am


Negro Bruto que comecem com a confusao no maputo

Like · 1 · Yesterday at 7:02am


Saimon Ynhasena Ynhasena eu disse que isso vai chegar ate 2019 e mais 5 anos de guerra aftelimo nao e seria

Like · Yesterday at 7:38am


Mulandi HI Mina Kheni A RENAMO deve continuar a fazer o seu trabalho, essa gang vai cair a qualquer momento

Like · Yesterday at 7:55am


Carlos Victorino Abudala Messias e salvador vamos ter fe .....

Like · Yesterday at 8:09am


Muhove Tata Que é isto

Like · Yesterday at 8:56am


Sergio Maguidja Muhlanga Switalunga,é mais uma dívida,na Renamo.

Like · Yesterday at 9:10am


Maria Manjate Ja era de esperar. Eu nao espero boa coisa deste governo. Seria muito estranho o governo aceitar entregar essas províncias assim sem mais nem menos.

Like · 1 · Yesterday at 9:20am


Muhove Tata Mas vamos ate ao fim

Like · 1 · Yesterday at 9:31am


Maria Manjate Intensificar acçao armada para pressionar o governo, de contrário nada feito.

Like · Yesterday at 9:57am


Muhove Tata Faremos o que estiver ao nosso alcance mãe

Like · Yesterday at 9:58am


MoleChagonga Chagonga Ja tenho dito, dividir partindo do Save, e cada qual escolhe onde ficar.

Like · 1 · Yesterday at 9:49am


Macamo Cassimo Vocês é desinformador.

Like · Yesterday at 9:55am


Muhove Tata Não ha coerência nessa frase

Like · Yesterday at 9:58am


Neto Orlando Buramuge arenamo so pode continuar com seu trabalho, caçando a gazeila na serra d gorrongosa, e tera sucessos, eles querem arastar aguerra ate 2019 para ja entrarmos ja com as eleçoes com o projeito da renamo

Like · Yesterday at 10:17am


Neto Orlando Buramuge arenamo so pode continuar com seu trabalho, caçando a gazeila na serra d gorrongosa, e tera sucessos, eles querem arastar aguerra ate 2019 para ja entrarmos ja com as eleçoes com o projeito da renamo

Like · Yesterday at 10:22am


Antonio Memba Eu concordo consigo,eles arrastar a guerra ate 2019 para enganar o lider do povo para sair das matas para vir concorrer as eleicoes,e depois cacar-lhe denovo estes senhores nao querem nada estam a brincar com povo,meus irmaos ja e a hora para nos mostrarmos o nosso poder

Like · Yesterday at 10:59am


Neto Orlando Buramuge pra mim acho como uma armadilha grande a ida dos mediadores a gorongosa se afrelimo deram o cartão amarelo a governação d 6 provincia a renamo tambem não podia a ceitar o encotro com mediadores, isso pode ser fatal para arenamo e com o seu lidre o mas querido d todos nós é precisso diser isso sem receio

Like · Yesterday at 10:37am


Elias Mateus Caida Que pena pesmo,entao porq q o papa djaka nao dicida duma unika vez.

Like · Yesterday at 11:31am


Zacarias Juliao Juliao Robertos Exatamente ,os mediadores o que vao fazer em Corongosa !!! Se o problema das 6 vencidas está resolvido!!! Mandem os mediadores regressarem nas suas sipulturas !!! Mediadores vao trair o nosso lider Afonso Dhlakama!!! Aceito k alguns deles tem chip nos olhos !!!

Like · Yesterday at 12:10pm


Pedro Cristovao Mawai Jr. KKKKK,CHIP NOS OLHOS ..KKK

Like · Yesterday at 12:57pm


Zacarias Juliao Juliao Robertos O olhar das pessoas envenena te!!! Mais perigoso que beber o proprio veneno !!!

Like · Yesterday at 1:56pm


Gimo Mulandone E VERDADE E A EPERTESA QUE ENTAO SAR COMO ESTE PLANO,CUIDODONAO LEVEM COBRA METER NO BORSO

Like · 1 · Yesterday at 2:01pm


Ah Manhambane Cederam mas xtao com muita RAIVA do Dlakama pk este abriu a vista do povo moç . Agora resta -me saber se dpois de lhe abaterem o povo voltara a fechar a vista. As revoluçoes sao sempre irreversiveis.

Like · Yesterday at 2:22pm


Joao Subuhana Kando xta informaçao chegou em suas maos

Like · 1 · Yesterday at 3:04pm


Bisoni Ndaremba Kushaditsa Eu xtou pedir os rangers, para ir atacar maputo, porque a frelimo xta brincar

Like · Yesterday at 5:49pm


Jaimesilva Macualo Obrigado pela noticia

Like · Yesterday at 6:22pm


Jordão Bertino Cosme Mpinicamula Chegou a epoca da colheita, cada um colhe o ki plantou.

Like · Yesterday at 9:25pm


Ossifo Jafar Triste

Like · 11 hrs


Abdul Ibaimo Ibraimo Trist

Like · 10 hrs







Afonso Chicuare Chicuare with Eduardo Domingos and 6 others.
August 17 at 9:03pm ·



TONY BLAIR PODE SER USADO PELA FRELIMO PARA MATAR O LIDER AFONSO DHLAKAMA!

Atenção resistentes a todos os níveis.
Esse inglês pode ter portador dum chipe que facilitará a localização do General Afonso Dhlakama.
Não tenho dados suficientes mas há essa informação não confirmada.
Por favor o Lider deve ter muito cuidado.
Boa noite e bons sonhos



LikeShow more reactionsShare

246246
22 shares
Comments


Carlitos Jose Nao resta dúvida mano Afonso Chicuare Chicuare

Like · August 17 at 10:04pm


Joana Simeao Ntelela ESSA EH CARACTERISTICA NATURAL DA FRELIMO

Like · 1 · August 17 at 10:05pm


Pedro Saguro Vizão ao vivo, o nosso lider walahawula wala kuwat ila pillah.

Like · August 17 at 10:08pm


Tina Jocker Mto cuidado

Like · August 17 at 10:09pm


Gelyto Baptista Gassete Gassete Nem eu tambem xtou com duvida.madala tem xtar muito open.frelomo é assassino

Like · 1 · August 17 at 10:09pm


Alves Selemane Selemane PIOR COM ESSE BARAO,PODE SER CAPAZ DE TUDO

Like · 1 · August 17 at 10:09pm


Edmar Dos Santos Chabel Ficamos triste !

Like · August 17 at 10:09pm


Benedito Azarias Xtou a onde esse nglej,é exército ou tá no grupo dos mediadores?

Like · August 17 at 10:09pm


Estômago Vazio Por mim o Marechal n pode sair e nem falar com nenhum gatuno agora

Like · August 17 at 10:10pm


Alves Selemane Selemane Ta na mediaçao e escolhido pela frelimo

Like · August 17 at 10:10pm


Samussone Luís Todo cuidado é pouco.
Oque vão fazer mediadores lá?

Like · August 17 at 10:11pm


Angelo Francisco Suraje Suraje Isso mesmo nem pode aceitar brinquedos dos mudos manda embora

Like · August 17 at 10:13pm


Manjur Manuel Gelo Hummmm

Like · August 17 at 10:15pm


Samuel Pita Meque NAO BATE CABESA MEU IRMAO NAO VAO COSIGIR

Like · August 17 at 10:15pm


Julio Maunze ishii! cuidado tazerem suicida esses nao prestam

Like · 1 · August 17 at 10:16pm


Tomas Humbe Cuidado cuidado nao ha fugo sem fogo

Like · August 17 at 10:16pm


Lava Jacto Jacto Tem muitos trassueiros nos mediadores

Like · August 17 at 10:17pm


Nito Americano Visao muit precauçao grandes risco produtos toxicos pode ser uma das taticas...pra aniquilar

Like · 1 · August 17 at 10:18pm


Elias Goonda Elias Ele já sabe disso

Like · August 17 at 10:20pm


Angelo Francisco Suraje Suraje Aque é Moçambique aqueles não são nada para este problemas? Vejamos nos países deles ainda tem casos que deixaram agora querem deixar disgraça para nós . assim hoje vão comer num grande hotel

Like · 2 · August 17 at 10:23pm


Carlos Junior A situcao nao esta boa

Like · 1 · August 17 at 10:26pm


Ofece Deniasse Chania TB é grande


Like · August 17 at 10:28pm


Ju Almeida Essa cedencia deve haver muita coisa escondida. E' preciso ter muita cautela, os ditos cujos sao capazes d

Like · 1 · August 17 at 10:29pm


Clementina Bomba De facto e mto preocupante, pk depois d tantas tentativas frustradas d assassinar o nosso qrdo presidente Dhlakama, nao nos inspiram confiança. Eish k situaçao!

Like · 1 · August 17 at 10:33pm


Benildo Francisco Alberto Tada cuidado è nulo vau calma revistalo

Like · August 17 at 10:35pm


Benildo Francisco Alberto Os gajos

Like · August 17 at 10:36pm


Benildo Francisco Alberto Nada d mal deve acontecer olho aberto verdinhos

Like · August 17 at 10:38pm


Jorge M. M. Ferrao voce e um agitador a todos os niveis...

Like · August 17 at 10:39pm


Jaco Nickel Ford Se tentarem matar macacho ate a decima geraxao d mim nascera em guerra aqui. As crianxas irao nascer com anomalias

Like · August 17 at 10:39pm


Sheyron Tivane Junior David Ele tem medo de ser morto?

Like · August 17 at 10:40pm


Dudu Gabi Roberto Kuidd mexmo

Like · August 17 at 10:44pm


Helder Samuel Fernando Max vcx jornalixta porque nao lhe falam, faxam o meio possivel de informa-lo, ixto nao vai dar bem, ta cheirar mal.

Like · August 17 at 10:47pm


Cesar Mawai n sei quem s oferec,mj alguem ou um partido entre FRENAMO tem q morrer para q o povo viva cm certeza do futuro e em paz,porq enquanto isso n aconteccer,ainda havera moita incerteza.

Like · August 17 at 11:00pm


Mavuto Kadzombe Entao se é assim,do memo jeito k vcs tem tido as informacoes de gorongoza,é da mema forma k vao lhe dzr ese dhlakama para nao aceitar o convite do tony blair.

Like · August 17 at 11:01pm


Eduardo Domingos Mas para que serve esse frente a frente se pelo cell se comunicam. A renamo nunca aprende. Raul Domingos ficou dois anos em roma nunca os mediadores viajaram a maringue ter cm dhl.

Like · 1 · August 17 at 11:01pm


Arnaldo Tivana Certo

Like · August 17 at 11:15pm


Atanasio Nipadawe


Like · August 17 at 11:07pm


Anidio Paulo Jamusse Vilanculos Antes de se aproximarem perto do lider da renamo, vao ter que passar de um chek cape este vai ser feito pelos rangers a cada um metro queles fazerm...

Like · August 17 at 11:08pm


Lisa Diogo


Like · August 17 at 11:16pm


Lisa Diogo


Like · August 17 at 11:16pm


Agostinho Joao Filipe Mabunda Essa pessoa que quro matar o lider da renamo antes mata lo o lider ele e' vai morrer primeiro , segundo sera o lider

Like · August 17 at 11:17pm


Fernando Francisco Timoteo Timoteo Muito cuidado Papa dhaka

Like · August 17 at 11:17pm


Kungu FU FU Este è um troque ta frelimo para matarem Dhlakama. Sem dùvida e divida

Like · 1 · August 17 at 11:19pm


Lisa Diogo May God protect our LEADER and keep him safe a luta continua Viva Renamo.✌❤❤❤💪

Like · 1 · August 17 at 11:20pm


Nerv Mind acho que falta de precaução não falta aqui não se confia em ninguém

Like · August 17 at 11:25pm


Francisco Joao Moiana Se ele o fazer o país vai cheirar borracha,e haverá ranger de dentes já mais vista,o Dhlakama e muito passivo e os outros não tem essa paciência,advirto ninguém matará o Dhlakama .

Like · 1 · August 17 at 11:25pm


Kungu FU FU Nunca os Sàtanas vao entregar ao bem è mentira tdo isto. Haver vamos

Like · 1 · August 17 at 11:27pm


Frank Passe Sisqo Sisqopasse Se for esse; q morra nas matas antes d alcancar o boss e pai da democracia


Like · 1 · August 17 at 11:27pm


Silva Paulino A Renamo deve ter muita cautela para não ser enganado com a frelimo.talvez estão fazer uma latuera para pegar o Afonso Marceta Dhlakama

Like · August 17 at 11:39pm


Joseph Mtshembu e so quando eles chegarem na gorongoza fazerem encotro longe do sitio onde o lider se encotra com boa guarnicao

Like · August 17 at 11:39pm


Zviripa Chena Machava Presidente.afonso.naodeve.ter encontro.deles

Like · 1 · August 17 at 11:46pm


Lisa Diogo Nunca vao conseguir matar o nosso Lider nao ha Blair Blair nem Bla Bla a guerra z✌❤tem que continuar Viva Afonso Dlhakama Viva Renamo. Viva.


Like · August 17 at 11:49pm


Edy Eduardo Lucas Viva essa é a verdade. Continua a luta contra colonos da FRELIMO

Like · Yesterday at 12:40pm


Mateus Victor Zeca Isso não tem bom sabor, alguma coisa por trás dessa manobra ... Cuidado people

Like · August 17 at 11:55pm


Nordino Xavier Nhonhane Nhonhane Tudo deixamos nas maos e nos pés de deus ele é que resolverá isso nao tenho medo.boa noite.

Like · Yesterday at 12:02am


Famba Uwone Nhoca Tenham calma, ninguem vai matar o General na face da terra, aquele cota nunca fugiu militares, na Beira porque nao lhe conseguiram no ano passado tendo enconta que estavao a 1cm.

Like · Yesterday at 12:04am


Godfil Aguiar E so falarem via Telefonica, cuidado kota eu nao kero te perder.

Like · 1 · Yesterday at 12:08am


Nordino Xavier Nhonhane Nhonhane Concordo com sigo força.

Like · Yesterday at 12:11am


Faruk DAimo Eu aconselho esse Blair para n aceitar essa missão da Frelimo, se n vai terminar por mal.
Em corongosa já foram mortos muita gente que não esperávamos.
Outra coisa é que o líder da Renamo tem sonhos adiantado.....See More

Like · 2 · Yesterday at 12:12am · Edited


Calisto Serpa Salvador Verdade?

Like · Yesterday at 7:00am


Abacar Suale Abacar Paz para td Moz

Like · Yesterday at 12:22am


Nilyo Charles E bom mesmo ele se afastar

Like · Yesterday at 12:32am


Joao Moreno Kkkkkk

Like · Yesterday at 12:36am


Joao Moreno Homens de pouca fé. Ele está protegido contra qualquer coisa que o homem fizer. Ele foi escolhido por uma força não terrena para nos calar "a vocês"

Like · Yesterday at 12:38am


Hondo Unguare Pirikito Se for comprado ele tambem morre e renamo vai ainda continuar ate a vitoria final.

Like · Yesterday at 1:06am


Alberto Portugal Estamos olhos aberta

Like · Yesterday at 1:08am


Alberto Portugal


Like · Yesterday at 1:09am


Eljuca Mazingo Nem se atrevem em tentar mata-lo, pork a serra da gorongosa é espiritualmente do general...

Like · 1 · Yesterday at 1:29am


Cremildo Alfredo Mawelele Afonso! Procure dar esse ponto de vista aos nossos resistentés mais próximos, como gundane, ivoninha e outros, para terem cautela

Like · 1 · Yesterday at 2:38am


Amador Da Razao Sua Sera k os nossos k xtao em frente do processo n ver isso?

Like · Yesterday at 3:29am


Jamal Machane Pocha ya pah.

Like · Yesterday at 3:59am


Benfica Dos Canarinhos Nada vai acontecer ao líder prk so Deus pode lhe tirar a vida

Like · 2 · Yesterday at 4:59am


Luwy Fernandes Esses MEDIADORES nao deven ir a SERRA . sao capazes de gritar falso socorro e dai ATIVAREN ataque de alta proporcao e que nao seja ca de Mocambique , todo cuidado é pouco . Falen via MIDIA

Like · 2 · Yesterday at 5:00am


Matiasjuliao Chico


Like · Yesterday at 5:00am


Carlos Jose Bacalhane vamos tomar logo medidas.

Like · Yesterday at 5:32am


João Ferro Ferro Emboscada

Like · Yesterday at 5:32am


Valenti Inhassoro Sithole Este maluco merece um tiro na bunda do gajo

Like · Yesterday at 6:35am


Salvador Andre Pessoal não sejamos pessimistas,o kota Dhlaka tem um sensor difícil de entender,nao imaginam como escapou em Zimpinga,até deu entrevista enquanto ainda havia tiroteios.Eu escutei essa entrevista,confio no kota e tenho fé de que nada vai lhe acontecer. Podem localizar e não conseguir chegar lá. Assim ele já tem previsão do que vai acontecer,se o plano é matar,ele há de recusar esse encontro.

Like · 2 · Yesterday at 7:07am


Francisco Retxua Assim seja

Like · Yesterday at 7:11am


Mário Caetano Inácio Melhor falarem ao telfone e ponto final. Nao vejo arazao desses metiadores irem a gorongossa uma vez que a frelimo nao retiro os seus tropas dele.

Like · 1 · Yesterday at 7:15am · Edited


António Menete Experimente ele fazer isso ajudando Nyusi e seus comparsas a abater o líder. Já vamos avisando. A começar pelo próprio Nyusi até aos britânicos ki vivem em Moçambique passando pela embaixada britânica em Maputo todos eles serão vítimas de uma guerra Santa. É só experimentar.

Like · 1 · Yesterday at 7:34am


Barao Junior Cuambe O problema da Frelixo é de pensar que mantando o líder da RENAMO é o fim deste partido e dos ataques militares, pelo contrario, estão totalmente enganados, querem mexer o ninho de abelhas e depois não irão aguentar.

Like · Yesterday at 7:35am


Mulandi HI Mina Kheni A RENAMO não vai permitir isso. Creio que tudo está sendo preparado com o mínimo detalhe de segurança.

Like · Yesterday at 7:42am


Unay Cambuma Ninguém ira a Gorongosa. Esquecam isso.

Like · 8 · Yesterday at 7:52am


Muhove Tata Obrigado

Like · Yesterday at 8:55am


Gil Aviso Sabonete É o que duvido.

Like · Yesterday at 8:47am


Sergio Maguidja Muhlanga Quem pode fazer isso???ninguém!!!

Like · Yesterday at 9:04am


Rafael Eujenio Alar Vaso rui nuca kebra

Like · Yesterday at 9:12am


Styve Joao Fassam ok vos predend pra ele : todos nos xtamos d,passagem ,. Bom dia

Like · Yesterday at 9:18am


Niga-Fix Frey Nunca yaaaa .See Translation

Like · Yesterday at 9:48am


Marcos Jaime Melhor e nao deixar entrarem na serra

Like · Yesterday at 10:02am


Germano Gar Ti acredito, Mano Unay Cambuma tenha que informar o general Dhakama.

Like · Yesterday at 10:03am


AmisseSantinhomurqueza Muerqueza Seria melhor levarms os metiadores no navio pra alto mar irmos negociar la com helcopteros e pekenas imbracaxoes militares a fovor d Renamo pra kestons d...

Like · Yesterday at 10:50am


Mauro Galvao outras coisas pha

Like · Yesterday at 11:11am


Armandinho Da Filipa Cambuma Se isso acontecer o tal #Blair não irá voltar ao seu país.

Like · Yesterday at 11:12am


Cremildo Alfredo Mawelele Gente vamos com calma, o PR AMMD ê grande estratega, sabe muito a respeito deste dossiê

Like · 1 · Yesterday at 11:45am


John Wetela Dhlakama não deve aceitar nada deles apartir da comida que comer. E só para falarem mais nada. Daí cada volta ao aposento, e nunca conversem muitos dias , só um dia chega.

Like · Yesterday at 12:18pm


Marcos Jone Zuze Não resta duvida , né a nossa propria sombra desconfiamó-la ...

Like · 1 · Yesterday at 12:38pm


Edy Eduardo Lucas Nós da Gorongosa não vamos permitir que isso aconteça com o nosso lider.

Like · 1 · Yesterday at 12:43pm


Raimundo Antonio Bento Bento Eu tambem acredito

Like · Yesterday at 2:06pm


Tito Joao É melhor os mediadores ñ irem ao encontro do líder

Like · Yesterday at 2:09pm


Bacar Abdala Os mediador nao devem ir a gorongosa.a negociaçao nao é na base.

Like · Yesterday at 4:10pm


Quimo Martinho Martinho


Like · Yesterday at 5:15pm


Ricardo CHiziane Pouca vergonha o pensamemto de alguns compatriotas nas suas opinioes oque nos valera incitarmos a violencia a arrogancia e a intolerancia? Quem pagara a factura das hostilidade?

Like · Yesterday at 5:43pm


Saraiva Dinis Moises No encontra na serra, o Lider deve usar a tecnologia russa de bloquear todas redes moveis , fixas para k nenhum gprs funcone e checkar os midias do cabelo ate aos sapatos. Poucos risos papa dhlakama pork nos ainda nao confiamos a .ninguem
.

Like · 1 · Yesterday at 7:41pm


Simone Tazondiwa Os mediadores nao devem ir para serra.

Like · Yesterday at 8:40pm


Saraiva Dinis Moises NA SERRA E UM LUGAR MAGICO DE SOFALA, SE OS MIDIAS FOREM A SERRA PODEM DESAPARECER POR ISSO NAO DEVEM IR LA.

Like · Yesterday at 11:12pm


Palinhos Paios NEM VAO CONSEGUIr matar o cota esses

Like · 23 hrs · Edited


Sodja Rinosvika Kure Estão a tapar o sol com peneira

Like · 23 hrs


Molide Talausse


Like · 1 · 9 hrs


Molide Talausse


Like · 1 · 9 hrs


Domingos António Joaquinho


Like · 1 hr

Sem comentários: